• Nenhum resultado encontrado

Vejamos mais alguns casos específicos que o ser humano deve eliminar da sua vida:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vejamos mais alguns casos específicos que o ser humano deve eliminar da sua vida:"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Vítor Quinta Novembro 2015 Parte 3

Continuamos a procurar identificar, biblicamente, os males específicos que contaminam o coração/mente do ser humano e que O Altíssimo YHWH considera abomináveis aos Seus olhos. De uma maneira geral, podemos dizer que YHWH abomina tudo o que é pecado, sendo que pecado tem o mesmo significado que iniquidade ou que “anomia” (no grego), que significa ausência ou transgressão da Lei/Torá do Altíssimo – 1.João 3:4; 5:17. Sim, a palavra pecado está intimamente ligada à desobediência dos preceitos de vida que YHWH deu ao ser humano na Sua Lei/Torá e nas palavras dos Seus profetas. Este é o caminho da santificação de que nos fala Hebreus 12:14.

Vejamos mais alguns casos específicos que o ser humano deve eliminar da sua vida: O Altíssimo criou o homem diferente da mulher e Ele espera que o homem entenda que essa distinção não é somente orgânica, física e também psicológica. Ele também aponta e condena os efeminados (1.Coríntios 6:10) e aqueles/as que se vestem com roupas do sexo oposto. Isto é confusão mental e espiritual, e YHWH não é Deus de confusão. Por isso Ele diz na Sua Torá:

Deuteronómio 22:5 – “Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é a YHWH teu Deus”.

O que é que o ser humano não compreende nestas palavras? Serão elas assim tão difíceis de compreender? Não, não são, mas temos de levar em conta que toda a perversão que está no mundo foi fomentada por Satanás, que tem feito tudo para contrariar a expressão da vontade do Altíssimo e induzir/arrastar o ser humano para o pecado (a desobediência aos preceitos de vida do Eterno). É só culpa do maligno? Claro que não. A principal culpa é do ser humano que, pouco a pouco, se vai desviando do verdadeiro conhecimento que vem do Alto e Sublime que o pode conduzir à vida eterna.

(2)

Romanos 12:1-2 – “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo,

mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento [pela

lavagem da Palavra], para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”.

O conselho de Paulo é de que nos afastemos do pecado que nos cerca por todos os lados (até no seio das nossas famílias), e que nos cheguemos ao trono da graça de YHWH, para que sejamos lavados e guiados pelo Seu Santo Espírito. Só assim poderemos ser eleitos para a vida eterna, por Yeshua HaMashiach.

Na realidade, o mundo está moralmente contaminado em muitas formas de viver em sociedade. E hoje, em todo o mundo, e em clara transgressão da vontade do Altíssimo, é cada vez maior o fenómeno do “travestismo” e da mudança de género (mudança de sexo), a que se juntam os movimentos de “gays e de lésbicas” (Romanos 1:26-27), expondo-se, sem vergonha, em paradas públicas em muitas cidades do mundo onde revelam a sua degenerescência e rebeldia morais. Até os governos e as assembleias nacionais de muitos países aprovam leis protegendo estes desvios. Por isso Paulo aconselha os que buscam andar por fé e obediência à vontade de YHWH a que nos deixemos transformar/aperfeiçoar pela Palavra…não nos conformando com este mundo e não nos deixando contaminar com tais aberrações satânicas.

A respeito destes amorais escreve Paulo mais detalhadamente em:

Romanos 1:28-32 – “E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; estando cheios de toda a iniquidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; sendo murmuradores, detractores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; néscios, infiéis nos contractos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; os quais, conhecendo a justiça de Deus

[a Sua Lei/Torá] (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem”.

Aos filhos do Altíssimo a Sua Palava ordena-nos que nos afastemos da imundícia que está no mundo:

2.Coríntios 6:16-18 – “E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso”.

(3)

Hoje, também, tanto a moda quanto a publicidade, o cinema e as novelas, têm um peso enorme no comportamento das pessoas, influenciando, negativamente, a forma como as pessoas trajam e se comportam. Neste aspecto, a pessoa mais influenciável é a mulher. Estas não conhecendo os caminhos do Altíssimo, deixam-se facilmente guiar pelos seus apetites carnais, descobrindo o seu corpo, revelando-o no todo ou em parte, de forma insinuadora para se tornar mais apetecível para o sexo oposto (que responde a essa sedução/chamamento), querendo assim parecerem mais “sexy”, repudiando o pudor que as suas avós sempre manifestaram na maneira secular de vestir da mulher. E até as suas filhas, desde tenra idade, já imitam o despudor das mães e são encorajadas a comportar-se da mesma maneira. Sim, o comportamento feminino decaiu muitíssimo, rapidamente, no decurso de uma ou duas gerações. O ser humano está moralmente corrompido e espiritualmente vazio. É isto exagero? Não, infelizmente não é.

Por isso mesmo, as santas mulheres que há hoje lembram-se dos conselhos de Pedro, em 1.Pedro 3:1-6, pelo que não usam trajes masculinos só porque é moda, nem os homens usam trajes que possam ser confundidos com trajes femininos ou se ataviam de forma indecente, pois tal é abominação perante YHWH. Por isso o adorno do ser humano deve estar no seu interior, firmado numa fé viva em Yeshua e no poder salvador do Seu sangue, caminhando por fé e obediência em todos os preceitos do Altíssimo, a Sua Lei/Torá.

Por outras palavras, o traje e o adorno exterior devem reflectir o que está no seu interior: um coração convertido e entregue a YHWH. Uma pessoa consagrada e obediente veste com modéstia e humildade, qualidades que O Eterno aprecia nos Seus filhos.

Por exemplo, uma boa maneira de um varão cumprir a vontade do Altíssimo é seguir o exemplo dos fiéis da antiguidade com o uso da barba. A barba foi dada ao rosto do homem pelo próprio Criador, sendo por isso uma maneira natural do homem se apresentar em sociedade. Infelizmente, costumes antigos também, efeminados, provenientes principalmente da cultura greco-romana, vieram impor ao homem moderno um padrão que contraria a vontade do Altíssimo. Basta lermos que os grandes servos do Todo-Poderoso usavam barba, incluindo Yeshua (Isaías 50:6). Não é pois admiração que Yeshua usasse barba como os restantes homens do Seu tempo. Desde o princípio dos tempos que o homem usa barba, como lhe é próprio, e são muitas as passagens bíblicas que no-lo apontam: Levítico 19:27; 21:5; Salmo 133:2; 2.Samuel 10:4-5; Isaías 15:2; Jeremias 48:37, etc. De resto, basta olharmos para as gravuras e baixos-relevos antigos que nos chegaram da Suméria/Mesopotâmia e de outras regiões, para podermos constatar que todas as figuras masculinas eram ali retratadas com longas barbas. Além de ser apanágio do varão, a barba longa era tratada com o orgulho próprio da masculinidade. Hoje é o contrário.

Outro grave pecado que o ser humano comete perante YHWH, até sem se dar conta disso, é orar ao Altíssimo sem quaisquer laivos de arrependimento na sua vida. Por

(4)

Provérbios 15:7-9 – “Os lábios dos sábios [os que andam segundo a Lei/Torá] derramam o conhecimento, mas o coração dos tolos não faz

assim. O sacrifício [a oração] dos ímpios é abominável a YHWH, mas a

oração dos retos é o seu contentamento. O caminho do ímpio é

abominável a YHWH, mas ao que segue a justiça [a Lei/Torá] ele ama”.

Isto mesmo é confirmado em:

Provérbios 28:9 – “O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável”.

Mas não basta sermos somente ouvintes e depois não fazermos a Vontade do Altíssimo. Lembremos as palavras do apóstolo em Tiago 1:22. Por exemplo: de que serve ao ser humano orar ao Alto e Sublime e andar depois nos caminhos da idolatria, rogando, ajoelhado perante imagens feitas pelas mãos dos homens, que são também abominação perante O nosso Criador? Será que tais orações podem ser ouvidas por YHWH? Claro que não! Esta é, seguramente, uma das maiores abominações que encontramos na Palavra. É equivalente a reduzirmos a majestade do Altíssimo a uma figura de pau ou de pedra feita pelas mãos e imaginação dos homens. Porém, multidões seguem estes caminhos de mentira diabólica. Ignoram que O Eterno é Espírito. E, tal como o apóstolo diz em João 4:24, importa que O adoremos em Espírito e em Verdade, i.e. na Sua Lei/Torá, cf. a Salmo 119:142, 151.

Notemos que O Eterno também nos diz de que nada serve ao ser humano juntar as mãos e dobrar os seus joelhos em oração, se continuar a viver com um coração que não se deixa transformar, que não se humilha perante Ele. Estes são abomináveis:

Provérbios 16:5 – “Abominação é a YHWH todo o altivo de coração; não ficará impune mesmo de mãos postas”.

Sim, os pensamentos do perverso são abominação perante YHWH – Provérbios 15:26. Ora O Eterno abomina todo/a o/a que tem o seu coração dobre e que usa de dois pesos e duas medidas nas várias instâncias da sua vida. YHWH não faz distinção de pessoas, por isso Lhe é abominável toda a pessoa que trata o seu semelhante dando distinção a uns e rebaixando outros (Provérbios 11:12). Reparemos que Ele não nos está a falar somente de pesos falseados das balanças ou de medidas de medir um produto, mas também destes (Provérbios 20:23). Sim, ele fala-nos de pesos justos e de medidas certas, balanças confiáveis (em Provérbios 11:1), mas também nos fala de critérios de julgamento do nosso semelhante:

Provérbios 20:10 – “Dois pesos diferentes e duas espécies de medida são abominação a YHWH, tanto um como outro”.

Todos os que dizem seguir ou querer seguir a Yeshua, O Messias de Israel, devem andar como Ele andou, i.e. humildemente e em obediência a todos os preceitos de vida do Pai, a Sua Lei/Torá e as palavras que nos enviou através dos Seus profetas.

(5)

1.João 2:3-6 – “E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus

mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade [a Lei/Torá, cf. a

Salmo 119:142, 151]. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou”.

O Todo-Poderoso é EL Justo, Santo, Santo, Santo. Não confundamos os Seus critérios e pensamentos com os nossos, porque os Dele são muito elevados e os nossos são muito baixos. Os Dele são espirituais, mais elevados que os céus, e os nossos são terrenos, carnais…e terminam quando o ser humano desce à cova. Mas os Dele permanecem, são eternos enquanto os nossos são perecíveis, duram o tempo de vida que Ele nos dá. Ele não muda, mas o homem é inconstante. Assim vemos o quanto temos de procurar agradar ao Altíssimo, andando por fé e obediência em todos os Seus preceitos de vida, confiando na Sua misericórdia, pois se assim não o fizermos nunca Lhe poderemos agradar e alcançar a Sua graça. Por isso o ser humano se deve humilhar perante a Majestade do Adonai da Vida.

Quem não compreende isto é tolo/a, acabando por desperdiçar um bem inestimável e único que lhe foi dado por um tempo: a sua vida. Atentemos nalguns dos Seus critérios altíssimos:

Provérbios 11:18-20 – “O ímpio faz obra falsa, mas para o que semeia

justiça [ensina a Sua Lei/Torá] haverá galardão fiel. Como a justiça

encaminha para a vida [eterna], assim o que segue o mal vai para a sua

morte [eterna]. Abominação a YHWH são os perversos de coração, mas os

de caminho sincero são o seu deleite [Provérbios 3:32]”.

É fazendo diariamente uma distinção clara entre o que é agradável ao Altíssimo e aquilo que Ele rejeita (por ser abominável), que o ser humano sincero deve pautar as suas decisões. Sim, a pretensão do fiel é agradar ao seu Senhor, fazendo a Sua vontade, i.e. caminhando nos caminhos da vida que Ele mesmo nos deu. Podemos assim entender melhor as palavras de Paulo em:

Romanos 6:23 – “Porque o salário do pecado [da desobediência/rebeldia] é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”.

Quem não entender isto está condenado porque não conheceu e deu valor ao sacrifício de Yeshua HaMashiach no madeiro. Estando inocente em tudo, O Justo foi entregue à morte para que muitos (os que O aceitam como Salvador das suas vidas e andam nos caminhos santos do Pai) possam ter direito à vida eterna.

Temos vindo a analisar um conjunto de passagens bíblicas que nos apontam caminhos que o homem trilha mas que YHWH abomina. Vejamos mais alguns, desta vez ligados

(6)

Levítico 18:6-18 – “Nenhum homem se chegará a qualquer parenta da sua

carne, para descobrir a sua nudez [i.e. copular com ela]. Eu sou YHWH.

Não descobrirás a nudez de teu pai [Levítico 20:11; Deuteronómio 22:30;

27:20; 1.Coríntios 5:1] e de tua mãe: ela é tua mãe; não descobrirás a sua nudez. Não descobrirás a nudez da mulher de teu pai; é nudez de teu pai. A nudez da tua irmã, filha de teu pai, ou filha de tua mãe, nascida em casa, ou fora de casa, a sua nudez não descobrirás. A nudez da filha do teu filho, ou da filha de tua filha, a sua nudez não descobrirás; porque é tua nudez. A nudez da filha da mulher de teu pai, gerada de teu pai (ela é tua irmã), a sua nudez não descobrirás. A nudez da irmã de teu pai não descobrirás; ela é parenta de teu pai. A nudez da irmã de tua mãe não descobrirás; pois ela é parenta de tua mãe. A nudez do irmão de teu pai não descobrirás; não te chegarás à sua mulher; ela é tua tia. A nudez de tua nora não descobrirás: ela é mulher de teu filho; não descobrirás a sua nudez. A nudez da mulher de teu irmão não descobrirás; é a nudez de teu irmão. A nudez de uma mulher e de sua filha não descobrirás; não tomarás a filha de seu filho, nem a filha de sua filha, para descobrir a sua nudez; parentas são; maldade é. E não tomarás uma mulher juntamente com sua irmã, para fazê-la sua rival, descobrindo a sua nudez diante dela em sua vida”.

De uma maneira geral, até no direito das nações, muitos destes aspectos estão ali consagrados como relações incestuosas, havendo penalidades estipuladas para os casos que forem denunciados. Neste domínio, o que aflige mais as sociedades nos dias de hoje são as relações sexuais impostas no seio das famílias a menores de idade por parte de membros das suas família (pais, padrastos, tios, etc.)… porque as outras permanecem escondidas dos olhares dos homens.

Porém, quando conhecidas, tais situações de abuso sexual de crianças de menor idade, passam a ser classificadas como crimes públicos, podendo/devendo ser denunciados às autoridades por qualquer pessoa – um vizinho da família ou um professor da criança, por exemplo.

Ainda no campo das relações sexuais perversas, a Palavra do Altíssimo também condena como abominável a relação de um ser humano com qualquer tipo de animal (zoofilia). Esta abominação era tida como tão grave que YHWH manda que tanto o ser humano como o animal fossem mortos – Levítico 20:15-16; Êxodo 22:19; Deuteronómio 27:21, para que a terra não ficasse contaminada.

Levítico 18:23, 26-27 – “Nem te deitarás com um animal, para te contaminares com ele; nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; confusão é… Porém vós guardareis os meus estatutos e os meus juízos, e nenhuma destas abominações fareis, nem o natural, nem o estrangeiro que peregrina entre vós; porque todas estas abominações fizeram os homens desta terra, que nela estavam antes de vós; e a terra foi contaminada”.

(7)

Não adulterarás! Este princípio está consagrado em Êxodo 20:14, na santa Lei dos Dez Mandamentos, aquela que é uma súmula de toda a Lei/Torá. Mas tal princípio está também bem patente em:

Levítico 18:20 – “Nem te deitarás com a mulher de teu próximo para cópula, para te contaminares com ela”…Ezequiel 18:11, 15.

Por este mesmo pecado foi Herodes repreendido por João, o Batista, porque o Rei se deitava com Herodias, a mulher de seu irmão Filipe.

Até o tempo de separação sexual deve ser respeitado quando a mulher estiver durante o seu período de limpeza menstrual – Levítico 18:19.

AlleluYAH

Vem ó Espírito de YHWH, vem já hoje abrir o nosso entendimento à força da Tua Palavra/Verdade.

Referências

Documentos relacionados

“Considero bem importante esse serviço prestado pela cooperativa e sempre busco orientação antes de realizar um negócio, escolher a melhor aplicação, fazer empréstimos

A resposta passa por preços maiores para quem estiver disposto a pagar por melhores serviços, e com essa margem adicional financiando o mercado de preços baixos para mais

Temos então que na música ouvimos um movimento que não é o de objetos nem de uma psique, mas o movimento puro de forças fluindo em mudanças de estado e dinâmica. Esta

O contencioso tributário (onde se insere o arbitral) é um contencioso de mera anulação visando a apreciação, sequencialmente, dos vícios que conduzam à declaração

RODOLFO – Júlia, dizer quando eu não saberia porque acredito que sempre fui apaixonado por você?. Não tenho receio de dizer que você sempre foi a mulher da

O Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio trabalha para aprimorar políticas públicas de energia e uso da terra gerando evidências para

The Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio works to improve public energy and land use policies by generating evidence for decision makers

Os valores de um quadro de segurança humana são, em primeiro lugar, uni- versais e aplicam-se a todos os tipos de regime, pelo que a nato assume como sua uma