• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: INTEGRAÇÃO SOCIAL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: INTEGRAÇÃO SOCIAL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904

TÍTULO: INTEGRAÇÃO SOCIAL

TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO

CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

ÁREA:

SUBÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS

SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADE ANHANGUERA DE DOURADOS

INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): KARIN YAMAGUSHI

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): VALERIA MARIA DA LUZ BLEYER

(2)

INTEGRAÇÃO SOCIAL

RESUMO

Este projeto deverá se resumir em um grupo de estudos com alunos e professores dos cursos de Administração, Recursos Humanos, Logística e Ciências Contábeis da EaD polo de Dourados MS. Este grupo deverá organizar os eventos de ações sociais que deverão acontecer nos bairros carentes da cidade. Proporcionar maior participação e envolvimento dos acadêmicos dos cursos de Administração, Recursos Humanos, Logística e Ciências Contábeis nos programas de ação social da Universidade Anhanguera-Uniderp do polo de Dourados MS.Objetiva-se aproveitar a oportunidade de envolver alunos com a prática, de modo que tanto o aluno possa ampliar a valoração e interesse no conteúdo como adquirir experiência qualitativa embasada pela teoria e orientações dos professores. Além disso, observa-se que as ações sociais decorrentes desta Universidade contam com pouca participação dos alunos e muita participação dos coordenadores, professores e tutores.Há um grande potencial de aprendizagem, de troca de experiência bem como valorização do ensino, da aprendizagem, dos profissionais, da própria Universidade, além de maior abrangência nas ações.Palavras-chave: Ação social; administração, organização.

INTRODUÇÃO

Observa-se que as ações sociais que acontecem na Universidade dão bons resultados, porém, por conta do curto espaço de tempo entre a proposta das ações e sua efetividade, ainda a demanda de outras atividades aos acadêmicos no dia-a-dia na Universidade, acontece pouca participação e envolvimento desses acadêmicos. Este projeto tem o objetivo de reunir um grupo de no máximo quinze alunos para envolver todos os demais de suas respectivas salas. Com o grupo de planejamento as ações deverão ser organizadas e desenvolvidas pelos próprios alunos. Assim, terão mais tempo para se envolver, deverão traçar metas, organizar procedimentos, ampliar possibilidades e resultados das ações sociais.

OBJETIVOS

Proporcionar maior participação e envolvimento dos acadêmicos dos cursos de Administração, Recursos Humanos, Logística e Ciências Contábeis nos programas de ação social da Universidade Anhanguera-Uniderp do pólo de Dourados MS.

(3)

Organizar grupos de estudo;

Ampliar a relação entre o conteúdo da área e o acadêmico;

Levar ao acadêmico conhecimento do ambiente externo à sua área de atuação

METODOLOGIA

As ações estão sendo planejadas e serão gradativamente organizadas por um grupo de alunos que montarão equipes de trabalho e deverão envolver os demais alunos da sala de aula formando equipes para a ação. Montarão um calendário que deverá ser organizado após primeira reunião com a coordenação da Universidade para saber até onde poderão agir.

Os encontros deverão ser marcados de acordo com as datas das ações a serem realizadas e servirão para efetuar o planejamento, organização dos eventos e aferição dos resultados.

Os professores tutores deverão acompanhar as atividades e fazer revezamentos da presença no dia dos eventos, bem como nas orientações e encontros.

Os acadêmicos montarão equipes de trabalho para fazer levantamento de necessidades e arrecadação de materiais e recursos necessários, para divulgar o evento, para trabalhar na cozinha (se for o caso), servir, montar, preparar, cuidar da

limpeza e manutenção, cuidar da educação ambiental. Observar, aferir

resultados. Devem ainda observar horários, fazer contato com terceiros e instituições, buscar patrocínio, organizar fundo e finanças para os eventos.

As turmas devem se dividir conforme os cursos:

Logística: levar, acomodar e organizar recursos, materiais e pessoas; Ciências Contábeis: aferir resultados, prestar contas, fazer cálculos;

Administração: Liderar, administrar, fazer pesquisas demográficas e sensos para futuras ações.

Recursos Humanos: Organizar grupos e atividades, trabalhar com a educação ambiental, reciclagem, divulgação do evento e ergometria.

(4)

DESENVOLVIMENTO

A primeira ação desenvolvida aconteceu no dia 9 de março na Escola Caic. O movimento estava intenso com as pessoas que trabalhariam no evento. Os alunos decidiram montar um cercado de cadeiras próximo ao portão de entrada, assim fizemos. Também encontramos um lugar no pátio interno onde organizamos carteiras com cadeiras para as listas de chamada das turmas de Administração, Ciências Contábeis, Recursos Humanos, Processos Gerenciais, Gestão Pública e Logística.

Enquanto alguns alunos recebiam e organizavam os materiais recicláveis que chegavam outros recebiam os alunos para assinarem a lista e orientavam que fizessem o cadastro junto à promotoria.

Durante a manhã e a tarde, alunos compareceram conforme os horários marcados. Dos professores dos referidos cursos compareceram pela manhã as professoras Dalva e Elaine até as 12h:30min e o professor Clóvis, na sala de promotoria junto a alguns alunos fazendo o cadastro de todos que compareceram ao evento.

A partir das 13h:00min, o professor Welington permaneceu no local até as 15h:00min, em companhia dos alunos, quando começaram a recolher o lixo reciclável para o local reservado pela direção da escola para esperar a coleta.

DIFICULDADES:

O aviso da ação antes do início das aulas, alguns tutores ainda não tinham alunos, no caso de calouros. A comunicação aconteceu na semana da ação dificultando a organização.

Para atender ao projeto Interação combinamos organizar o grupo de alunos que organizariam subgrupos para:

o Recolher material reciclável em suas salas;

o Organizar caixas conforme as cores indicadas para reciclagem (estudar como funciona a coleta);

(5)

o Verificar para onde levar o lixo.

Pois, ficou decidido que este projeto faria a coleta seletiva do lixo. Como o lixo produzido no local seria irrisório, pedimos que os alunos levassem a fim de vendê-lo arrecadando dinheiro para a escola comprar algo para as crianças.

Isso não ocorreu, uma vez que as empresas cotadas para ir ao local e fazer a pesagem não poderiam comparecer no sábado à tarde. O diretor da Escola, professor José Vicente,reservou um local e ficou combinado com uma empresa a coleta para a segunda-feira. Isso não ocorreu e depois de diversos telefonemas, consegui com a aluna Maria de Jesus que outra empresa fosse ao local e fizesse a coleta, isso aconteceu na quinta-feira, pela manhã dia 14 de março, sem pesagem e venda. A demora foi grande, o lixo estava em local aberto e houve muita chuva.

Tivemos dois encontros com alguns alunos de cada curso das áreas afins de Administração a fim de organizar o evento. O primeiro encontro aconteceria no dia 28/02, mas houve uma palestra que se estendeu além do esperado e por sugestão do professor Clóvis, remarcamos para a semana seguinte, a semana da ação.

No dia 5 nos reunimos na sala da professora Elaine, o professor Hélcio apenas enviou os alunos, o professor Clóvis disse estar fora desse projeto por precisar prestar outro serviço, o professor Welington foi até a porta, mas não quis participar com seus alunos, a professora Elaine deu algumas sugestões, mas se manteve à parte com os alunos, não participaram. Os alunos levantaram muitas ideias, mas no dia seguinte (06/03) em reunião com tutores e coordenação ficou decidido que faríamos da forma como foi relatado acima. Foi colhido os telefones e e-mails de todos em outra reunião no dia 07/03, organizamos a escala do grupo para que não faltasse ninguém o dia inteiro.

RESULTADOS PRELIMINARES

Contamos com um quadro de professores com experiência, pois sempre estiveram à frente de todas as ações anteriores.

Tanto professores quanto alunos puderam e deverão ampliar os seus conhecimentos práticos de administração.

(6)

O projeto é a oportunidade de colocar em prática a teoria e ampliar a visão externa à Universidade.

REFERÊNCIAS

CHIAVENATO, Idalberto. Administração. São Paulo: Anhanguera, 2010

COLLINS, James C., PORRAS Jerry I. Feitas para durar: práticas bem sucedidas de empresas visionárias. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.

HUNTER, James C. O monge e o executivo. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento,

implementação e controle. Tradução de Ailton Bonfim Brandão. 5 ed. São Paulo:

Referências

Documentos relacionados

CONTOS DE GRIMM Irmãos Grimm Martins Fontes.. CONTOS DE GRIMM (VOLUMES 1

TÍTULO: DECLARAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE OS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS: UMA ANÁLISE SOBRE A DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS DA ETNIA KADIWÉU EM MATO GROSSO DO

O presente trabalho tem como finalidade, apresentar a importância do gerenciamento do CRM (Customer Relationship Management) que significa Gestão de Relacionamento com o

A razão principal de afirmarmos o diálogo ecumênico e inter-religioso como pressupostos do Projeto Educativo Marista não é a pluralidade religiosa em si mesma. O diálogo

Pesquisar sobre Influência da Auditoria Interna na gestão dos recursos financeiros de uma empresa no ramo de conserto de automóveis e retificação de motores

Pandemia do Corona vírus faz E-commerce Explodir no Brasil Devido ao distanciamento social muitos consumidores tiveram que se adaptar as mudanças e as formas de

Podemos constatar que após a aplicação do método do ciclo PDCA na empresa, houve melhorias na produção devidas o planejamento da rotina do processo

O estudo tem como principal objetivo abordar a importância da pedagogia social na educação, sobretudo no que se refere a possível promoção da transformação