• Nenhum resultado encontrado

Palavras-chave: Formação docente; residência pedagógica; representação social.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Palavras-chave: Formação docente; residência pedagógica; representação social."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À FORMAÇÃO DOCENTE POR PROFESSORES E ALUNOS DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA

PEDAGÓGICA

LEAL, Carolina de Castro Nadaf – UNESA/RJ

RESUMO

Este trabalho é uma pesquisa de doutorado em andamento, cujo objetivo consiste em investigar e comparar as representações sociais de professores e alunos de curso de Pedagogia e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre Residência Pedagógica implementada por quatro programas: Universidade Federal de São Paulo, Universidade Estácio de Sá, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Colégio Pedro II. O projeto referente à Residência Pedagógica foi instituído por meio do Projeto de Lei n. 284/ 2012, cuja proposta é inspirada na Residência Médica que por sua vez foi instituída via Decreto em 1977 e é entendida como uma modalidade de pós-graduação sob a forma de especialização funcionando em instituições de saúde. A proximidade entre o Projeto e a formação específica para o professor iniciante se dá na medida em que este prevê um período de formação, na escola, ulterior à Formação Inicial. Fundamentada na teoria das representações sociais desenvolvida por Serge Moscovici, será realizada análise retórica do Projeto de Lei, Portaria que estabelece os Programas de Residência Pedagógica nas quatro instituições e demais documentos que norteiam a implementação dos programas tais como projetos, ementas, atas de reunião, relatórios. Em seguida, serão aplicadas entrevistas semi-estruturadas a professores do curso de Pedagogia, alunos concluintes deste curso e professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, cujo roteiro partirá da análise empreendida anteriormente. Espera-se analisar os significados atribuídos à formação e ao trabalho docente desEspera-ses sujeitos, uma vez que conceitos, políticas, diretrizes e normas afetos a estes objetos são interpretados e ressignificados por eles, regendo suas condutas sociais e profissionais.

Palavras-chave: Formação docente; residência pedagógica; representação social.

INTRODUÇÃO

A formação de professores é um tema que vem sendo discutido com muita ênfase pela comunidade científica e a qualidade dessa formação, de responsabilidade das instituições de ensino superior, está cada vez mais sendo exigida. As discussões sobre o período de iniciação profissional do professor têm sido alvo de abordagens diferenciadas. Uma delas é o projeto referente à Residência Pedagógica, através do Projeto de Lei n. 284, datado de 2012, de autoria do Senador Blairo Maggi. A proposta de uma Residência Pedagógica enquanto política pública inspira-se na Residência Médica, conforme se pode constatar no texto do Projeto de Lei apresentado ao Congresso Nacional.

(2)

Pela sua aproximação com a concepção de residência médica, o Projeto da Residência Pedagógica prevê o acompanhamento do professor iniciante por um professor experiente, sendo que este, possivelmente orientará seu trabalho na instituição de ensino, que difere de muitas propostas de formação continuada.

Nessa direção, a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) criou um Programa de Residência Pedagógica para o curso de Pedagogia. Um vínculo entre formação inicial e continuada foi estabelecido por meio da imersão dos residentes em vivências sistemáticas e temporárias nas práticas pedagógicas de docentes e gestores escolares, acompanhadas pela orientação do docente da universidade e de professores e gestores das escolas-campo.

O Programa de Residência Pedagógica da Universidade Estácio de Sá (UNESA) também é oferecido aos alunos do último ano do curso de pedagogia com o objetivo de consolidar a formação iniciada no exercício da profissão em ambiente de trabalho.

Já o Programa de Residência Pedagógica do Colégio Pedro II é oferecido prioritariamente aos professores da rede pública, licenciados, com até três anos de conclusão do curso, em quaisquer disciplinas oferecidas pelo Colégio na Educação Básica, do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. O objetivo é aprimorar a formação do professor, oferecendo um programa de formação continuada, através do desenvolvimento de competências docentes in loco, visando complementar a educação recebida na Instituição de Ensino Superior de origem com a vivência em ambiente escolar de excelência e contribuir para elevar o padrão de qualidade da Educação Básica.

Por fim, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ – São Gonçalo) também realizou um projeto de Residência Pedagógica com egressos do curso de Pedagogia. O objetivo era pesquisar o processo de parceria entre a escola básica e a faculdade de formação de professores em São Gonçalo. Os encontros ocorrem mensalmente e os professores relatam suas experiências e aprendizagens de início de carreira.

Para Sousa et al. (2004, p. 7), os estudos que articulam as questões da educação com a Teoria das Representações Sociais têm se tornado expressivos na literatura científica brasileira, “uma vez que a análise do campo representacional, pelo qual se compreende a dinâmica e o conteúdo de se pensar a escola e a educação, sugere uma rica possibilidade de exploração da dimensão simbólica e de aspectos da cultura escolar”.

(3)

Portanto, o estudo das representações sociais de professores e alunos sobre a residência pedagógica ajudará a compreender os significados atribuídos á formação e ao trabalho docente por esses três grupos de sujeitos - professores e alunos de curso de pedagogia e professores dos anos iniciais do ensino fundamental - uma vez que conceitos, políticas, diretrizes e normas afetos a estes objetos são interpretados e ressignificados por eles, regendo suas condutas sociais e profissionais.

REFERENCIAL TEÓRICO

O referencial teórico-metodológico que embasa esta pesquisa é a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, [1978]2012), que tem sido cada vez mais explorada no âmbito da educação, especialmente em estudos nos quais importe ter acesso ao conhecimento social que orienta as práticas de uma dada população, ou seja, o conhecimento que ela utiliza para interpretar seus problemas e justificar suas práticas sociais.

As representações sociais são elaborações psicológicas e sociais, construídas pelos indivíduos e com os indivíduos e possuem uma dupla função: tornar familiar o que é estranho/ameaçador e perceptível o que é invisível. É o conhecimento habitualmente denominado de espontâneo, ingênuo, do senso comum ou pensamento natural por oposição ao pensamento científico (MOSCOVICI, 2010).

É a partir das representações sociais que se apreende os fatos da vida cotidiana, constituídos a partir de nossas experiências e saberes. É um conhecimento socialmente elaborado e partilhado, a partir da dinâmica que se estabelece entre a atividade psíquica do sujeito e o objeto do conhecimento. Relação que se dá na prática social e histórica da humanidade e que se generaliza pela linguagem. (JODELET, 2001).

Assim, a Teoria das Representações Sociais se apresenta como um recurso teórico fortemente recomendável para o tratamento desse objeto, a residência pedagógica, por possibilitar uma abordagem multidisciplinar de um fenômeno que se situa no cruzamento de aspectos sociais e psicológicos que envolvem tanto a dimensão cognitiva quanto afetiva dos sujeitos (MOSCOVICI, 2010).

METODOLOGIA

Para dar inicio a pesquisa, será feita a coleta de documentos que versam sobre a residência pedagógica como, Projeto de Lei, n. 284, Portaria que estabelece os Programas de Residência Pedagógica nas quatro instituições e demais documentos em que estas se baseiam para implementar seus programas como projetos, ementas, atas de reunião, relatórios. Serão também aplicadas entrevistas semi-estruturadas aos

(4)

professores e alunos do curso de pedagogia e professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental que participam dos programas de residência pedagógica.

Os dados coletados serão analisados segundo o Modelo da Estratégia Argumentativa (MEA), proposto por Castro e Bolite-Frant (2000) e fundamentado na teoria da argumentação de Perelman e Olbrechts-Tyteca ([1958]1996), centrado na busca das estratégias utilizadas para convencer o outro através de argumentos.

Este tipo de análise é pertinente porque é no discurso, nas conversas que as representações sociais se formam, se modificam e se revelam e é a relação retórica que integra orador, discurso e auditório - três elementos centrais do discurso - permitindo que a comunicação aconteça.

CONSIDERAÇÕES

Como esta é uma pesquisa de doutorado em andamento, só é possível esboçar algumas considerações sobre o que já foi estudado.

Inicialmente, cabe registrar que a análise dos documentos mostrou que os programas de residência pedagógica são bastante diferenciados.

No Colégio Pedro II, há a preocupação em proporcionar ao residente uma vivência profissional orientada, oferecendo uma formação complementar em questões de ensino e aprendizagem da área ou disciplina. Também tem como proposta o desenvolvimento da autonomia na produção e na aplicação de estratégias didáticas.

Na Uerj, o que predomina nos encontros são o compartilhamento de experiências dos egressos em seus ambientes de trabalho (escolas). Também são selecionadas algumas leituras que estejam diretamente ligadas à prática dos alunos para que seja discutido em grupo.

Na Unesa, a disciplina a disciplina residência pedagógica é oferecida no último semestre do curso tendo como foco a implementação de um plano de ação no local onde o aluno realiza sua residência.

Por fim, na Unifesp, a residência pedagógica é oferecida nos 5º, 6º e 7º períodos como uma modalidade inovadora de estágio baseada na participação sistemática dos residentes, por tempo determinado, nas práticas pedagógicas de escolas públicas de Educação Básica. As atividades foram direcionadas para constituir uma ação de formação inicial dos futuros profissionais e, ao mesmo tempo, contribuir para a formação continuada dos profissionais de ensino das escolas envolvidas.

Verificou-se que a residência pedagógica, entendida como algo novo, desconhecido, iniciando sua implementação com modelos diferenciados, possivelmente

(5)

ainda não foi apropriada pelos envolvidos Repousa aí a relevância dessa pesquisa, que focalizará o processo de construção da representação social desse objeto no momento em que estão sendo gestadas, visto que tanto professores quanto alunos em situação de interação, em suas conversas, elaboram conceitos, socializam crenças e valores sobre a temática de estudo.

REFERÊNCIAS

CASTRO, M. R.; BOLITE-FRANT, J. Estratégia Argumentativa: um modelo. Trabalho apresentado no Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, I, 2000, Serra Negra. Proceedings of I SIPEM, São Paulo: SIPEM, p. 381-383, 2000.

JODELET, D. Representações Sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001, p.17- 44.

MOSCOVICI, S. Representações Sociais: Investigações em psicologia social. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.

________. A Psicanálise, sua imagem e seu público. Petrópolis: Editora Vozes, 2012. PERELMAN, C; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado de Argumentação: a nova retórica. São Paulo, Martins Fontes, 1996.

SENADO FEDERAL. Projeto de Lei n. 284. Brasília, 2012.

SOUSA, C. P. de et al. Estudo psicossocial da escola. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 27., 2004, Caxambu. Anais eletrônicos... Caxambu: ANPEd, 2004. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt20/t204.pdf>. Acesso em: 31 mar. 2014.

Referências

Documentos relacionados

Renato Lopes Leite Palavras-chave: Historiografia, representação, Anarquismo A presente monografia tem como objetivo investigar as representações historiográficas do

Itumirim/MG, Itutinga/MG, Jacuí/MG, Jacutinga/MG, Jesuânia/MG, Juruaia/MG, Lambari/MG, Liberdade/MG, Luminárias/MG, Machado/MG, Maria da Fé/MG,Marmelópolis/MG, Minduri/MG,

Apresenta limita çõ es em casos de interrup çõ es, DMA (acesso direto à mem ó ria) e tempo de execu çã o de programas. 4.2 Ponto de

Como objetivos específicos pretendeu-se iden- tificar os taxa existentes nesta gruta, determinar a riqueza de es- pécies de sua comunidade; verificar a influência de fatores

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna

Com base em Tardif, Nóvoa e Pimenta, que relacionam entre outros fatores, o poder da socialização na formação docente e Lave e Wenger que apresentam as comunidades de

Diante da proposta de discutir as idéias decorrentes das comunidades virtuais de professores, voltada para a qualidade das conexões entre os atores da rede e de seus conteúdos

Entre os dias 16 e 17 de fevereiro, fo- ram entregues para todas as Unidade Educacionais Jurisdicionadas da Subse- cretaria Regional de Educação, Cultura e