• Nenhum resultado encontrado

NOTIFISCO. Jantar de Confraternização de Final de Ano apresenta nova diretoria do SINDAFEP. SINDAFEP realiza a cerimônia de entrega do I PGP-PR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOTIFISCO. Jantar de Confraternização de Final de Ano apresenta nova diretoria do SINDAFEP. SINDAFEP realiza a cerimônia de entrega do I PGP-PR"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

XXIX Fiscalíada

é sucesso entre Auditores

Fiscais e familiares

NOTI

Jornal dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná

FISCO

Ano XXX | Nº 191 | Dezembro de 2013 Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1793 - Batel - CEP 80420-160 - Curitiba-PR

Jantar de Confraternização de Final de Ano

apresenta nova diretoria do SINDAFEP

SINDAFEP

realiza a cerimônia

de entrega

do I PGP-PR

Confira nesta edição

p. 08 a 10

Sindical

p. 03 a 05

Social

p. 18 a 20

Sindical

p. 06 e 07

XVI CONAFISCO

é realizado pela

FENAFISCO e

pelo SINDAFEP

Sindical

p. 16

Encerramento da

segunda turma

do curso de formação

de Auditores

Nacional

p. 13

SINDAFEP na

luta pelos

direitos do Fisco

(2)

Despedida

da diretoria 2011/2013

Chegamos ao final de mais um ano. A diferença é que este momen-to também representa o final de uma gestão. Uma gestão que se caracteri-zou pelo trabalho, mas que também teve nos resultados obtidos seu dife-rencial, demonstrando ter a catego-ria dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná, na sua entidade representativa, quem efetivamente luta e defende seus direitos.

A posição alcançada pelo Fisco do Paraná traz responsabilidades. Responsabilidades pessoais, fami-liares e com a sociedade. As ações desenvolvidas no campo institu-cional buscam demonstrar à po-pulação que os Auditores Fiscais podem fazer e fazem mais do que a sua função estatal.

Através de ações como as cam-panhas em prol do PROVOPAR, da APACN e outras entidades, a

partici-pação efetiva em fóruns e conselhos como o FPPPI, o CEDI e o CMDI, dos Seminários do Fisco Paranaense, campanhas institucionais, Prêmio Gestor Público, buscamos demons-trar à sociedade que somos mais que arrecadadores de tributos.

A nova diretoria pode e deverá ter formas diferentes de agir. Mas com certeza terá os mesmos objeti-vos e compromissos da que finda seu mandato. A experiência de quem já fez parte, aliada ao sangue novo da-queles que iniciam sua experiência na direção da nossa entidade, com certeza permitirá uma gestão que responda à altura os anseios da ca-tegoria.

Um Feliz Natal e que, em 2014, possamos prosseguir com muito tra-balho e vitórias!

Diretoria do SINDAFEP

DIRETORIA EXECUTIVA Presidente:

Agenor Carvalho Dias

Vice - presidente Sindical:

João Marcos de Souza

Vice - presidente de Administração:

Osmar de Araújo Gomes

Vice - presidente de Finanças:

Pedro Sanches

Vice - presidente de Aposentados e Pensionistas: Olávio Pires Pereira

SUPLENTES

Ciro Fernando Cvilikas; Nilton José Rodrigues de Oliveira; Pedro Luiz de Paula Neto; Claudi-nê de Oliveira.

CONSELHO FISCAL

José Aparecido Valêncio; Luiz Fernandes de Moraes Junior; Murilo Ferreira Wallbach; Fer-nando Rogério Lenzi; Gilberto Favato.

SUPLENTES

Carlos Mitsuaki Nomura; Ghefferson Tavares; Luiz Ciruelos Sobrinho.

CONSELHO DE REPRESENTANTES SINDICAIS

Reginaldo de França; Lídio Franco Sanways; José Carlos Carvalho; Joaquim Antonio da Silva Maia; Georges Jean Bruel Filho; Carlos Emil Kahali; Manoel Marques Neto; Wilson Rogério Krepsz; Jacir Ailton da Silveira; Maria Teresa Dal Bianco Negrisoli; Benedito Maciel de Góes; Ítalo Roberto Zuan Benedetti; Ânge-lo César Correia Pinheiro; José CarÂnge-los Endlich; Erson Lopes da Silva; Fred Muniz; Osni Vito; Rejane Carla Führ Bonamigo.

SUPLENTES

Sérgio Evaristo Machado; Alexandre Seixas; Lauro Luiz de Vasconcelos Costa; Wagner de Faria Lima; Jorge Gomes Filho; Ricardo de Freitas; Osvaldo Chocorosqui; Ignês Bruchez; Plínio Luiz Faedo; Genildo Duffecke Tibes; Adenilson de Oliveira Arneiro; Renato Pazza-nese; Maria Lúcia Chrun Cattusso.

STUDIO ART COMUNICAÇÃO INTEGRADA

| www.studioartcomunicacao.com.br | 41 3026-0630

EQUIPE DE REDAÇÃO:

Guilherme Mikami (SRTE 9458/PR) Larissa Amorim (SRTE 9459/PR) Larissa Knaipp

Mérie Weber

PROJETO GRÁFICO: Guilherme Mikami DIAGRAMAÇÃO: Larissa Knaipp TIRAGEM: 2.500 exemplares

(3)

SINDAFEP realiza

a cerimônia de entrega do I PGP-PR

No dia 03 de dezembro, o Sin-dicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) realizou a cerimônia de entrega da primeira edição do Prêmio Gestor Público Paraná, no plenário da Assembleia Legislati-va do Estado do Paraná (ALEP).

De acordo com a diretoria do SINDAFEP, o Prêmio, lançado em maio deste ano, mostrou já em sua primeira edição o engajamento e a preocupação não apenas dos gestores, mas de toda a sociedade com o desenvolvimento de bons projetos pelo estado.

“O primeiro PGP-PR foi um su-cesso. Nós tivemos 49 prefeituras participantes e 89 projetos apre-sentados. Isso demonstra que, no Paraná, muitos gestores estão re-alizando ações que estão mudan-do a realidade da população”,

de-clarou o presidente do SINDAFEP, Agenor Carvalho Dias.

Para o coordenador geral do PGP-PR, Laerzio Chiesorin Junior, os projetos inscritos na primeira edição do Prêmio servirão como um bom modelo para as demais prefeituras do Paraná e, até mes-mo, de outros estados.

“Neste primeiro ano do prêmio, o resultado foi exitoso e ficamos fe-lizes com a participação das prefei-turas. Foram apresentados proje-tos de cunho social e de boas práti-cas administrativas, belíssimos, de prefeituras com poucos recursos, mas que podem servir de exemplo para outros gestores”, ressaltou Chiesorin Junior.

INICIATIVA

Participaram da cerimônia de abertura diversas autoridades

como o presidente ALEP, Valdir Rossoni, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Guilherme Luiz Gomes, e a subprocuradora--geral de Justiça para assuntos ju-rídicos, Samia Saad Gallotti Bona-vides.

“Hoje, na entrega da premiação, eu vejo o grande acerto dessa ini-ciativa, que vai servir como bom exemplo aos outros municípios. Com a realização da primeira edi-ção, nós vamos motivar os gestores públicos municipais às boas práti-cas administrativas e às inovações”, afirmou Rossoni.

Muitos deputados estaduais e autoridades de órgãos governa-mentais também prestigiaram o evento, como a secretária de Esta-do da Fazenda, Jozélia Nogueira, representando no ato o governador paranaense, Beto Richa, a

(4)

secretá-ria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille, e o superintendente da Se-cretaria Municipal de Educação de Curitiba, Marcos Flavio de Oliveira Schiefler.

A secretária de Estado da Fazen-da ressaltou a importância do SIN-DAFEP trazer esse reconhecimen-to aos gesreconhecimen-tores do Paraná.

“Essa é uma iniciativa que o Paraná precisava há muito tempo, para prestigiar os prefeitos que praticam uma administração efi-ciente, responsável e criativa mes-mo com a pouca receita que

pos-suem, demonstrando que não basta apenas ter recursos, mas que é pre-ciso ter compromisso com a popu-lação”, afirmou Jozélia.

Para a representante do deten-tor da marca Prêmio Gesdeten-tor co, Sindicato dos Servidores Públi-cos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul (SIN-DIFISCO -RS), o Prêmio Gestor Pú-blico Paraná já mostrou seu grande potencial nesta primeira edição.

“Os membros da organização do Prêmio demonstraram muita maturidade e representação, pela

escolha de bons projetos, de in-teresse nacional, inclusive alguns com as mesmas preocupações do Rio Grande do Sul, o que mostra um panorama dos problemas e pre-ocupações de cada região do país”, afirmou a diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas do SINDIFISCO -RS e coordenadora--geral do PGP-RS, Virginia Baldes-sarini Cano.

PRÊMIOS

O tema desta primeira edição foi “Educação: uma necessidade, uma certeza”, mas puderam ser inscri-tos projeinscri-tos que abrangessem qual-quer área das funções de governo.

Foram premiados os municípios de Assaí, Cambé, Campo Largo, Chopinzinho, Cianorte, Curitiba, Engenheiro Beltrão, Foz do Igua-çu, Guairaçá, Guarapuava, Ibiporã, Ipiranga, Maringá, Nova Esperan-ça, Nova Fátima, Paraíso do Norte, Piên, Pinhais, Ponta Grossa, Rolân-dia, Santa Terezinha do Itaipu, Te-lêmaco Borba e Umuarama.

“OS PREFEITOS QUE

FORAM PREMIADOS

HOJE SAÍRAM

MOTIVADOS PARA

INSCREVEREM

OUTROS PROJETOS

NO ANO QUE VEM”

(5)

O projeto “Agroindústrias Fa-miliares”, do município de Cianor-te, foi contemplado com o Prêmio Gestor Público Paraná Especial.

“Este é um momento especial para Cianorte, uma cidade que possui apenas 75 mil habitantes ter conseguido um Prêmio tão im-portante quanto esse. Para o pró-ximo ano, já estamos idealizando novos projetos”, afirmou o prefei-to municipal, Claudemir Romero Bongiorno.

O município de Pinhais rece-beu o Prêmio Destaque de Educa-ção com o projeto “Redescobrindo o encantamento de ensinar”, e a cidade de Engenheiro Beltrão re-cebeu o Prêmio de Tecnologia da Informação pelo desenvolvimento do projeto “Ebonline”.

O Prêmio de Administração Tributária foi para o município de Nova Esperança, pelo projeto “Mo-dernização da Gestão Tributária”.

Além disso, o SINDAFEP tam-bém premiou 11 projetos com o troféu Prêmio Gestor Público e outros sete projetos com certifica-dos de reconhecimento.

Para o SINDAFEP, o resultado positivo do primeiro PGP-PR deve estimular a participação de outras prefeituras na próxima edição. “Os prefeitos que foram premiados hoje saíram motivados para ins-creverem outros projetos no ano que vem e, certamente, muitos dos que não participaram neste ano es-tarão presentes no ano que vem”, afirmou o presidente da entidade, Agenor Carvalho Dias.

(6)

XVI CONAFISCO é realizado

pela FENAFISCO e pelo SINDAFEP

A 16ª edição do Congresso Nacional do Fisco Estadual e Distrital (CONA-FISCO) foi realizada entre os dias 25 e 29 de novembro de 2013, pela Federa-ção Nacional do Fisco Estadual e Dis-trital (FENAFISCO) em conjunto com o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDA-FEP), em Foz do Iguaçu.

“O objetivo principal do CONAFIS-CO é a conscientização política da catego-ria, através de um congresso com painéis, debates e discussões, para levar para a base todos os projetos com os quais a FE-NAFISCO trabalha e todas as discussões que versam sobre os servidores públi-cos”, afirmou o presidente da FENAFIS-CO, Manoel Isidro dos Santos Neto.

O Congresso, que reuniu represen-tantes do Fisco dos 30 sindicatos filiados à Federação de todos os estados brasi-leiros, contou com palestras, apresenta-ções de trabalhos e diversas atividades

de integração entre os participantes. Para o presidente do SINDAFEP, Agenor Carvalho Dias, sediar o evento deliberativo mais importante da FENA-FISCO é motivo de orgulho e responsabi-lidade para todo o estado paranaense.

“O Paraná se sente extremamente prestigiado por sediar o XVI CONA-FISCO e receber 30 sindicatos de todo o Brasil que representam 37 mil servido-res do Fisco. Nós nos sentimos fortaleci-dos na nossa representação e esperamos que tenhamos um Congresso histórico que faça a diferença”, afirmou Dias.

ABERTURA

No período da manhã do dia 25, após o credenciamento dos participantes, foi realizada a abertura estatutária do Con-gresso, na qual os participantes puderam ouvir as propostas dos candidatos à Dire-toria Executiva e ao Conselho Fiscal da FENAFISCO.

Já durante a noite, cerca de 1200 servidores do Fisco e acompanhantes estiveram presentes na cerimônia ofi-cial de abertura do XVI CONAFISCO.

Estiveram presentes diversas autori-dades, dentre elas a secretária de Estado da Fazenda do Paraná, Jozélia Nogueira, a secretária adjunta da Receita Estadual do Amapá, Lana Teles, o prefeito muni-cipal de Nossa Senhora do Livramento, Carlos Roberto da Costa, o presidente do Movimento dos Servidores Aposen-tados e Pensionistas (MOSAP), Edison Guilherme Haubert, e o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira.

Também participaram da cerimô-nia de abertura os deputados federais Artur Bruno (CE), Amauri Teixeira (BA), Akira Otsubo (MS), João Dado (SP), Décio Lima (SC), Cesar Colnago (ES), Rogério Peninha (SC) e Weliton Prado (MG). Os deputados estaduais Renato Hinnig (SC) e Gilmar Knaesel (SC) também prestigiaram do evento.

Durante o evento, também foi feita a entrega do Prêmio Cervantes da FE-NAFISCO, que visa divulgar as ações relacionadas à Administração Tribu-tária brasileira. Nesta edição, foram premiados os deputados federais João Dado e Décio Lima.

ELEIÇÕES

No dia 25, foi realizada a eleição para Diretoria e para o Conselho Fiscal da FENAFISCO, da qual participaram 212 delegados representando os mais de 37

(7)

mil filiados situados em todos os estados do Brasil.

Para o Conselho Fiscal foram eleitos Paulo Roberto Ferreira Bonfim (SIN-DIFISCO/MS), Anatal de Jesus Pires de Oliveira (SINDIFISCO/AP) e Philippe Salha (SINAFFEPI/PI).

Já para a Diretoria Executiva foi eleita a chapa “Lutando por ideais” que passou a ter como presidente Manoel Isidro dos Santos Neto (Sindifisco/PB).

DEBATE POLÍTICO

No debate político realizado no pri-meiro dia de atividades do Fisco esti-veram presentes diversas autoridades, entre deputados estaduais, federais e pre-feitos que discutiram os projetos de inte-resse do fisco e do funcionalismo público que tramitam no Congresso Nacional.

Entre os pontos debatidos esteve a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 186, de autoria do Deputado Dé-cio Lima (PT/SC), que torna obrigató-ria a edição de Lei Complementar que discipline as normas aplicáveis à Admi-nistração Tributária da União, estados e municípios. A PEC 05, de 2011, que busca restabelecer o teto único nacio-nal para todos os servidores públicos, também foi alvo de debate.

PAINÉIS

Durante o XVI CONAFISCO vários painéis abordaram assuntos importan-tes para o Fisco brasileiro, como o tema da primeira mesa “Federalismo Fiscal e a Reforma Tributária”.

O painel “Políticas públicas para su-perar desigualdades sociais e regionais” levou a discussões sobre as diversidades regionais e debates sobre as intervenções feitas em cada região. Já o painel

“Sindi-calismo público nacional e internacio-nal” abordou a evolução do sindicalismo público e as mudanças necessárias no Es-tado para conquistar avanços.

O painel “Mídias Sociais e os Movi-mentos Populares” destacou a influência das tecnologias na construção de uma so-ciedade consciente. O quinto painel, deno-minado “PEC 186: Administração Tribu-tária do Estado para aperfeiçoar o Brasil”, abordou a importância da Proposta não apenas para o Fisco, mas para a sociedade.

MONOGRAFIAS

No dia 28 de novembro, foram reali-zadas as apresentações do V Concurso de Monografias da FENAFISCO, por meio do qual se pretende incentivar a pesquisa de assuntos relacionados ao Fisco e pro-mover a capacitação desses servidores.

O primeiro lugar ficou com a mono-grafia “A restrição ou glosa de créditos de ICMS pelo estado destinatário em opera-ções interestaduais de circulação de mer-cadorias em decorrência da denominada ’Guerra Fiscal’”, de Bruno Gouvêa Bastos.

DELIBERAÇÕES

Durante a tarde, foi realizada a

plená-ria final do XVI CONAFISCO, que pro-moveu debates e deliberações impor-tantes da categoria para os próximos três anos.

Dentre os principais temas aprova-dos está a permanência da filiação da FENAFISCO à Internacional de Servi-ços Públicos (ISP).

A participação ativa do Fisco brasi-leiro junto aos parlamentares nas mobi-lizações pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 186, refe-rente à Lei Orgânica da Administração Tributária, também foi um importante ponto de deliberação da plenária final.

LAZER

Para garantir a confraternização entre a categoria fiscal de todo o Bra-sil, no dia 25 de novembro foi realizado o V Torneio Desportivo da FENAFIS-CO, que contou com disputas de seis modalidades.

Além disso, no dia 27 de novembro, 30 artistas se apresentaram na quinta edição do Show de Talentos, que trouxe cantores, músicos, dançarinos, decla-madores de poesia, humoristas e conta-dores de causos.

(8)

Jantar de Confraternização de Final de Ano

apresenta nova diretoria do SINDAFEP

No dia 6 de dezembro, o Sindi-cato dos Auditores Fiscais da Re-ceita do Estado do Paraná (SIN-DAFEP) realizou o Jantar de Con-fraternização de Final de Ano, no Paraná Clube.

No jantar, que reuniu diversos Auditores Fiscais e familiares, a atual diretoria do SINDAFEP fez um balanço das conquistas desde 2011 e agradeceu a toda categoria Fiscal pelo apoio durante a sua gestão, que se encerra neste ano.

Além disso, durante o evento também foi feita a apresentação da nova Diretoria Executiva Es-tadual, que tomou posse no dia 3 de dezembro para a gestão do

tri-ênio 2014-2016. Também foi dada a posse aos membros do Conse-lho Fiscal (CF) e do ConseConse-lho de Representantes Sindicais (CRS), eleitos em 17 de setembro.

Estiveram presentes ao jan-tar diversas autoridades como a secretária de Estado da Fazenda, Jozélia Nogueira, o diretor da Co-ordenação da Receita do Estado (CRE), Helio Hisashi Obara, e o presidente da Federação Nacio-nal do Fisco Estadual e Distrital (FENAFISCO), Manoel Isidro dos Santos Neto.

Ao fim do evento, ao som de boa música, toda a família Fiscal pôde celebrar em mais este importante

momento de confraternização que encerra o ano de 2013.

DESPEDIDA

Durante o evento, a atual dire-toria do SINDAFEP relembrou as lutas e as conquistas que a catego-ria obteve nos últimos anos.

“Alguns pontos dos quais me orgulho: as assembleias com a pre-senta maciça dos filiados, as vitó-rias como as promoções e o retor-no da paridade ainda retor-no goverretor-no Requião, a conquista da aprovação da Lei Complementar 131, de 2010, que reestruturou nossa carreira. Mas, o que permitiu todos os nos-sos ganhos foi a união.Hoje somos todos membros dessa carreira que é uma das mais belas e importan-tes do estado”, afirmou o vice-pre-sidente sindical do SINDAFEP, João Marcos de Souza.

Para o presidente do

SINDA-NO JANTAR A ATUAL DIRETORIA FEZ

UM BALANÇO DAS CONQUISTAS

AGRADECEU A CATEGORIA FISCAL PELO

APOIO DURANTE A SUA GESTÃO.

(9)

FEP, Agenor Carvalho Dias, a atual diretoria encerra sua gestão com o sentimento de dever cumprido.

“Ao longo desses anos todos, aqueles desafios que nós nos pro-pusemos a enfrentar foram prati-camente todos alcançados. O que posso dizer é que o saldo é bastan-te positivo e que valeu a pena tudo o que vivemos nesse período”, de-clarou Dias.

Para os Auditores, a gestão da atual diretoria foi sinônimo de avanços para a categoria. “Essa diretoria praticou aquilo que eu chamo de sindicalismo de resul-tados, sem confrontos, guerras e conflitos; firmaram parcerias pro-dutivas, saindo apenas da esfera da reivindicação e partindo para a ci-dadania”, afirmou o Auditor Fiscal Clovis Rogge.

Ao fim do evento, a atual dire-toria deixou uma mensagem de agradecimento à categoria. “A to-dos vocês colegas Auditores ativos, aposentados e pensionistas, obri-gado pela confiança e pelo apoio. Em nome de toda a diretoria posso dizer que fizemos o nosso melhor. Findo esse ciclo com orgulho”, considerou Souza.

FUTURO

Durante o jantar foram apre-sentados os membros da nova Diretoria Executiva Estadual do SINDAFEP, composta pelo pre-sidente, José Carlos Carvalho, o vice-presidente sindical, Wander-ci Polaquini, a vice-presidente de administração, Nilce Costa de Oli-veira Nascentes, o vice-presidente

(10)

de finanças, Olávio Pires Pereira, e o vice-presidente de aposentados e pensionistas, Delcides Toneli.

De acordo com Carvalho, a nova diretoria tem como desafios não apenas lutar por novas conquistas, mas também manter os diversos ganhos da categoria.

“Precisamos concluir algumas coisas que haviam sido iniciadas e solucionar pendências como a dos atrasados dos aposentados e pen-sionistas, conquistar a promoção dos ativos e aproximar o SINDA-FEP à sociedade como já vem sendo feito. Vamos procurar fazer aquilo que pudermos de melhor”, afirmou o futuro presidente do SINDAFEP.

Em seu discurso, José Carlos Carvalho falou de algumas lutas que fará pela categoria, como a incorporação dos prêmios de dutividade ao salário base, a pro-moção dos Auditores fiscais ativos e solucionar a situação do passivo gerado pelas ações judiciais ao Te-souro do estado.

Para a categoria Fiscal, a

expecta-tiva para a próxima gestão é bastan-te positiva. “Esperamos que o José Carlos dê continuidade ao trabalho iniciado há nove anos e que sejam alcançadas todas as nossas reivin-dicações”, afirmou o Auditor Fiscal aposentado Mario Aime Valente.

O presidente da Federação Na-cional do Fisco Estadual e Distrital também desejou as boas- vindas à futura diretoria do SINDAFEP du-rante o jantar.

“Nós esperamos que a próxima diretoria dê continuidade ao

gran-de trabalho realizado pela atual gestão, e, temos certeza, que tra-rão várias outras conquistas para a categoria do Fisco, com a parceria fortalecida entre o SINDAFEP e a FENAFISCO”, ressaltou Isidro.

UNIÃO SINDICAL

Para o presidente da FENAFIS-CO é preciso ter um sindicato uni-do e fortaleciuni-do para conseguir o respeito de qualquer governo.

“É preciso formar um bloco compacto, força de mobilização e uma diretoria coesa, pronta para lutar pela categoria em todas as horas”, afirmou Isidro.

Em seu discurso, Jozélia ressal-tou a importância da união da ca-tegoria Fiscal para o fortalecimen-to do estado.

“Como funcionária pública sei da importância da união pelos in-teresses da categoria, e fico muito feliz em ver que os frutos do exce-lente trabalho realizado até agora foram colhidos e que os colegas estão unidos nesse momento”, de-clarou a secretária.

(11)

Justiça declara válida

a eleição da chapa União SINDAFEP

No dia 28 de novembro, o juiz de direito Cézar Ghizoni julgou ex-tinto o processo movido pela chapa Renovação que buscava excluir a chapa União SINDAFEP do proces-so eleitoral para a Diretoria Execu-tiva Estadual (DEE) do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP).

O magistrado julgou improce-dente o pedido da chapa Renova-ção, revogando a tutela inicial-mente determinando o regular procedimento e posse da chapa vencedora do pleito eleitoral.

Legalmente, a chapa União SIN-DAFEP está eleita, empossada e

assumirá a Diretoria do sindicato a partir do dia 1º de janeiro de 2014.

O Fisco na luta

pela PEC 443 de 2009

A Proposta de Emenda à Constitui-ção (PEC) 443, de 2009, de autoria do deputado Bonifácio de Andrada, esta-belece o limite remuneratório da Advo-cacia Geral da União, das Procuradorias dos Estados e do Distrito Federal, esti-pulando o subsídio dessas categorias em 90,25% do subsídio dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Desde outubro, a FENAFISCO e o SINDAFEP realizaram inúmeras reu-niões com os parlamentares para soli-citar apoio à PEC 443 e para a inclusão das postulações do Fisco na Proposta. Em novembro, a PEC foi aprovada na

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) por unanimidade, e

vem sendo intensificado o trabalho para a contemplação do Fisco na Proposta.

(12)

SINDAFEP apresenta pauta de

reivindicações à secretária da Fazenda

No dia quatro de novembro, a diretoria do Sindicato dos Audito-res Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) se reuniu com a secretária de Estado da Fazenda, Jozélia Nogueira, com o objetivo de apresentar e discutir as reivindica-ções da categoria.

Além da secretária, também es-tiveram presentes na reunião o di-retor geral da Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná (SEFA), Vi-tor Puppi, e o chefe de gabinete da SEFA, Luiz Fernandes de Moraes Junior.

De acordo com a diretoria do SINDAFEP, a reunião foi realiza-da para esclarecer à nova titular realiza-da pasta quais são as atuais pendências do Fisco atualmente.

“Fizemos a reunião para que a secretária tomasse conhecimento de tudo o que existe de pendente

com relação à categoria, para que ela entre sabendo das nossas neces-sidades, o que facilita as conversas entre sindicato e o estado ao longo do tempo”, afirmou o vice-presiden-te sindical do SINDAFEP, João Mar-cos de Souza.

REIVINDICAÇÕES

Entre os principais assuntos abordados na reunião, esteve a im-plantação das promoções vencidas em julho de 2011 e em julho de 2013, que atinge a maioria dos Auditores em atividade.

Além disso, também foi apresen-tada pelo SINDAFEP a necessidade de nomeação dos novos Auditores Fiscais aprovados no concurso pú-blico realizado em 2012. De acordo com o Sindicato, por parte da SEFA a nomeação já está pronta para ser feita, dependendo apenas do

gover-no do estado a efetivação da contra-tação.

Durante a reunião, a diretoria do SINDAFEP também apresentou outros pontos, como os valores de-vidos nas ações judiciais do bolão e das 3.300 quotas para aposentados. Porém, em virtude da aprovação da nova lei de custeio da ParanaPre-videncia e o julgamento que deve ocorrer em relação ao seu artigo 26, esse assunto deverá ser discutido após o julgamento pelo órgão espe-cial do Tribunal de Justiça (TJ).

A pauta entregue à secretária contém ainda assuntos como os bolões retidos dos ativos de 2005 a 2009, o pagamento do bolão de mar-ço de 2013 para ativos e aposentados e o encaminhamento do bolão de setembro de 2013 tanto para ativos quanto para aposentados.

Também constaram da pauta a necessidade de algumas alterações na LC 131, como a revisão dos car-gos em comissão, a contagem do estágio probatório para promoção, a incorporação das quotas fixas ao vencimento básico e a incorporação da maior parte do bolão na remune-ração, dentre outras mudanças.

Porém esses pontos deverão ser discutidos na sequencia, havendo concordância da secretária em dar andamento para tentar solucionar as promoções e a contratação dos novos Auditores.

(13)

SINDAFEP na luta pela

aprovação e inclusão do Fisco nas PECs

Durante os meses de outubro e novembro, o Sindicato dos Audito-res Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) participou das mobilizações feitas pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Dis-trital (FENAFISCO) em luta pela aprovação das Propostas de interes-se do Fisco que tramitam no parla-mento.

Além das lutas constantes pela Proposta de Emenda à Constitui-ção (PEC) 186 de 2007 e da PEC 443 de 2009, também são conside-rados projetos essenciais na luta da categoria Fiscal a Proposta de Emenda à Constituição 555, de 2006, e a inclusão do Fisco na PEC 147, de 2012.

Para o presidente do SINDAFEP, Agenor Carvalho Dias, a aprovação das Propostas pelo Senado é um importante passo na valorização do Fisco e no fortalecimento da cate-goria. “Aprovar, não só a PEC 186,

mas também a PEC 555, bem como incluir o Fisco estadual e distrital nas PECs 443 ou 147 são importan-tes meios de valorização e fortaleci-mento da categoria. E é por isso que continuaremos lutando por suas ad-missões”.

PEC 555

A Proposta de Emenda à Cons-tituição 555, de 2006, prevê o fim gradativo da contribuição previden-ciária dos servidores públicos apo-sentados e pensionistas, acabando, assim, com a injusta tributação que sofrem após já terem pago impostos ao longo de toda a vida.

O texto acaba com taxação dos servidores públicos inativos em até 11% sobre os vencimentos que ultrapassam o teto da previdência social.

A PEC já esta pronta para ser vo-tada no plenário da Câmara dosDe-putados, uma vez que já foi

aprova-da pela Comissão Especial em julho de 2010.

PEC 147

A Proposta de Emenda à Constitui-ção 147, de 2012, do deputado Amauri Teixeira, fixa parâmetros para a remu-neração dos Auditores Fiscais da Re-ceita Federal do Brasil, dos Auditores Fiscais do Trabalho e do grau ou nível máximo da carreira dos servidores do Banco Central do Brasil.

Com a PEC, o teto salarial desses servidores passa a ser equivalente a 90,25% do salário dos ministros do STF.

Para os servidores que não es-tão no topo da carreira, a proposta dispõe o valor dos salários a partir dos seguintes critérios: a diferen-ça entre um subsídio e o imediata-mente posterior deverá ser de 5% a 10%; e o subsídio inicial não po-derá ser menor que 75% do valor máximo.

A APROVAÇÃO DAS

PROPOSTAS PELO

SENADO É UM

IMPORTANTE PASSO

NA VALORIZAÇÃO

DO FISCO E NO

FORTALECIMENTO

DA CATEGORIA.

(14)

Comissão Especial

aprova a PEC 186 de 2007

No dia 19 de novembro, no ple-nário da Câmara dos Deputados, a Comissão Especial destinada a apre-ciar e proferir parecer à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 186, de 2007, do deputado Décio Lima, apre-sentou o parecer do relator e deputa-do Rogério Peninha Mendeputa-donça pela aprovação da PEC e pela admissibili-dade das emendas apresentadas.

A Proposta acrescenta os parágrafos 13 e 14 ao artigo 37 da Constituição Fe-deral (CF), determinando que uma Lei Complementar (LC) definirá as nor-mas gerais aplicáveis à Administração Tributária da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

A proposta segue agora a Plenário e precisa ser aprovada por 2/3 dos de-putados, em dois turnos, por se tratar de alteração na Constituição Federal.

Uma vez aprovada, a PEC 186, de 2007, determinará a elaboração de Lei Complementar que instituirá a Lei Orgânica Nacional da Adminis-tração Tributária (LOAT). A nova lei obrigará que estados e municípios elaborem suas próprias leis.

Para o vice-presidente sindical do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDA-FEP), João Marcos de Souza, a partir da reforma constitucional proposta pela PEC 186, de 2007, será iniciada uma nova história de cidadania, onde a administração tributária brasileira se tornará mais forte.

“A aprovação da Proposta na Co-missão Especial é um importante passo conquistado por todos nós na busca por uma administração tribu-tária mais forte e autônoma”, afirmou Souza.

A PROPOSTA

A PEC 186, de 2007, foi apre-sentada pelo deputado Décio Lima ao Plenário em novembro de 2007, de onde seguiu para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidada-nia (CCJC).

Por meio da PEC pretende-se tor-nar as Administrações Públicas com o grau de independência importante diante dos governos e voltadas ainda mais aos interesses maiores da popu-lação brasileira.

A Proposta visa proporcionar ao país meios que possibilitem o aumen-to de receitas, bem como recursos que viabilizem a redução do custo dos serviços prestados à sociedade,

finali-dade que deve ser alcançada por meio da conquista da autonomia funcional, administrativa e orçamentária da União, estados, municípios e Distri-tos.

Para a consultora da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distri-tal (FENAFISCO) Adriana Schier, a PEC 186, de 2007 atenderá a deman-da requerideman-da pela sociedeman-dade quanto à reforma tributária.

“Esse é um tema que transcende as discussões da categoria fiscal e vai atender diretamente um recla-mo da sociedade civil em relação à necessidade de uma reestruturação da administração tributária em fun-ção da própria cidadania”, afirmou Adriana.

A admissibilidade da PEC 186, de 2007 contribuirá para a reestrutura-ção do Estado e fortalecerá o combate à fraude e à sonegação fiscal, além de promover uma visão integrada do Fis-co brasileiro.

(15)

SINDAFEP participa da

157ª Reunião do CD da FENAFISCO

Nos dias 22 e 23 de outubro, o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SIN-DAFEP) participou da 157ª Reu-nião Extraordinária do Conselho Deliberativo (CD) da Federação Nacional do Fisco Estadual e Dis-trital (FENAFISCO), em Boa Vis-ta, Roraima.

O evento foi realizado no Aipa-na Plaza Hotel, Aipa-na Praça do Centro Cívico, e contou com a presença do presidente da FENAFISCO, Mano-el Isidro dos Santos Neto, do vice--presidente da entidade, João Mar-cos de Souza, dos presidentes de sindicatos dos fiscais de todo o país e também do governador de Rorai-ma, José de Anchieta Júnior, que participou da abertura da Reunião.

A pauta de discussões tratou de diversos assuntos de interesse do Fisco, como a Lei Orgânica de Admi-nistração Tributária (LOAT), os tra-balhos realizados no Congresso Na-cional para aprovação das Propostas de Emenda à Constituição (PEC), as eleições da FENAFISCO, realizadas em novembro no XVI Congresso Na-cional do Fisco Estadual e Distrital (CONAFISCO), a agenda de 2014 e a Reforma Eleitoral.

LOAT

A Lei Orgânica de Administra-ção Tributária é parte integran-te da PEC 186 de 2007, conhecida

como “Lei Orgânica da Adminsi-tração Tributária (LOAT)”, que acrescenta os parágrafos 13 e 14 ao artigo 37 da Constituição Federal, que trata da organização do Estado quanto à Administração Pública.

A PEC prevê a criação de Lei Complementar para estabelecer normas gerais aplicáveis à Adminis-tração Tributária da União, estados, Distrito Federal e municípios, dis-pondo sobre direitos, deveres, ga-rantias e prerrogativas dos cargos de sua carreira específica, e também determina autonomia administrati-va, financeira e funcional.

Para o vice-presidente sindi-cal do SINDAFEP, João Marcos de Souza, a aprovação da PEC 186 é um sinal de valorização da categoria fis-cal. “Estivemos lutando em Brasília pela aprovação da PEC 186 e sabe-mos que um passo para a vitória nós

já conquistamos com a aprovação pela Comissão Especial de avalia-ção. Ainda temos que lutar muito para que a nossa categoria alcance mais autonomia e valorização”.

CONAFISCO

Entre os dias 25 e 29 de novem-bro, em Foz do Iguaçu, foi realizado o XVI CONAFISCO pela FENAFIS-CO em parceria com o SINDAFEP.

Além de oferecer atividades li-gadas à carreira, como a apresen-tação de trabalhos técnicos e a realização de palestras, o evento teve como objetivo proporcionar momentos de confraternização entre os servidores do Fisco, atra-vés de atividades esportivas e cul-turais, como a V Noite de Talentos e o V Torneio Desportivo que per-mitiram maior integração entre os congressistas de todo o Brasil.

(16)

Encerrado o curso de formação

da segunda turma

de Auditores

Na tarde do dia 29 de outubro, na 2ª Delegacia Regional da Recei-ta EsRecei-tadual (DRR), foi realizado o encerramento das atividades da segunda turma do curso de forma-ção de Auditores Fiscais da Recei-ta do esRecei-tado do Paraná, realizado pela Escola de Administração Tri-butária (ESAT).

No evento estiveram presentes o chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA), Luiz Fernandes de Moraes Junior, a co-ordenadora da ESAT, Nilce Costa de Oliveira Nascentes, e outros representantes do Fisco que com-pareceram para prestigiar o mo-mento.

Para a coordenadora da ESAT, o curso, além de capacitar os novos Auditores Fiscais, possibilita um espaço de integração para os alunos.

“O curso foi ótimo. Os futuros

Auditores puderam estudar e se envolver para conhecer melhor os procedimentos e atividades da Se-cretaria”, declarou Nilce.

O curso de formação de novos Auditores Fiscais da Receita do es-tado do Paraná foi realizado como mais uma da etapas de avaliação do concurso público realizado em 2012, no qual foi prevista a contra-tação de 100 novos Auditores.

Os aprovados foram divididos em duas turmas, sendo que a pri-meira, composta pelos 50 primei-ros colocados, concluiu o curso de formação em maio.

Durante a cerimônia de encer-ramento do curso de formação da segunda turma, o chefe de gabine-te da SEFA ressaltou o trabalho da Secretaria para a convocação dos novos Auditores.

“A Secretaria de Estado da

Fa-zenda está se esforçando para que os candidatos ao cargo de Auditor passem a integrar o quadro com as nomeações”, explicou Moraes Ju-nior.

O CURSO

O curso de formação foi realiza-do em duas etapas, senrealiza-do a primei-ra com questões referentes à am-bientação administrativa, política e relacional, e a segunda com ques-tões teóricas e práticas sobre as ati-vidades profissionais de Auditor.

Na primeira fase, além dos tra-balhos de ambientação e integra-ção, realizados com a participação de um psicólogo, foram apresen-tadas também a estrutura política e administrativa do estado, bem como o funcionamento da SEFA, da Receita Estadual do Paraná e da Coordenação da Receita do Estado (CRE).

Já na segunda etapa foram mi-nistradas aulas sobre o conheci-mento de todas as Inspetorias da Receita Estadual do Paraná - tribu-tação, arrecadação e fiscalização.

Além disso, foram desenvol-vidas diversas avaliações sobre questões vinculadas ao trabalho na Receita e sobre ações práticas de fiscalização de mercadoria em trânsito, com a realização de ins-peções de veículos nas rodovias do estado.

(17)

Repasse de impostos

aos municípios aumenta 10,63%

O governo do Paraná transferiu R$ 5,01 bilhões para as contas dos muni-cípios referentes às participações no Imposto sobre Circulação de Merca-dorias e Serviços (ICMS) e no Impos-to sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) arrecadados en-tre janeiro e outubro deste ano.

O valor é 10,63% maior que o repas-sado no mesmo período de 2012. Em outubro, os depósitos nas contas das prefeituras foram de R$ 454,7 milhões, com aumento de 5,86% sobre valor do ano anterior.

Para a secretária de Estado da Fa-zenda, Jozélia Nogueira, a

moderniza-ção do Fisco paranaense, que tornou mais eficiente a fiscalização, tem con-tribuído para a elevação dos valores destinados aos 399 municípios.

Do valor total arrecadado do ICMS, 25% são repassados às prefeituras, de acordo com o Índice de Participação dos Municípios (IPM), e o IPVA cor-responde a 50% do arrecadado.

ICMS

Segundo a Coordenação da Adminis-tração Financeira do Estado da Secreta-ria da Fazenda, o ICMS enviado às pre-feituras nos dez primeiros meses do ano totalizou R$ 4,10 bilhões,

corresponden-do a um aumento de 11,28% sobre os re-passes em igual período de 2012.

Com incremento de 5,7% sobre os R$ 397 milhões de outubro do ano pas-sado, o Governo do Estado depositou R$ 419,7 milhões de ICMS nas contas dos municípios no mês passado.

IPVA

Entre janeiro e outubro, foram transferidos R$ 907,3 milhões referen-tes ao IPVA, o que representa aumento de 7,81% em relação ao mesmo período em 2012. Já em outubro, os depósitos totalizaram R$ 34,9 milhões, superan-do em 7,7% os valores de 2012.

Paraná institui

a campanha “Nota Fiscal Paranaense”

No dia 16 de outubro, o estado do Paraná, por meio do Decreto Estadu-al 9.170, instituiu a campanha “Nota Fiscal Paranaense”, que deverá ser im-plantada ainda em 2013.

Mediante a distribuição de prêmios em dinheiro, a campanha tem por obje-tivo estimular o exercício da cidadania fiscal, incentivando o consumidor a exi-gir o documento fiscal nas compras no comércio varejista paranaense.

Além disso, a campanha visa unir o Estado e a sociedade numa ação em rede para promover a concorrência leal pelo estímulo à emissão e a

exi-gência de documentos fiscais, repri-mindo práticas ilícitas e garantindo a receita pública.

Na primeira fase, somente cupons fiscais poderão ser utilizados para con-correr aos prêmios; porém, posterior-mente, a campanha poderá ser esten-dida a outros documentos fiscais.

O participante, por meio de men-sagem de texto (SMS), enviará algu-mas informações do Cupom Fiscal e receberá, também por mensagem de texto, o número do bilhete eletrôni-co que participará dos sorteios. Cada Cupom Fiscal corresponderá a um

bi-lhete eletrônico e cada pessoa poderá participar com quantos cupons fiscais possuir. Ao realizar essa operação, independente do valor da compra, o cidadão estará automaticamente con-correndo aos prêmios.

Estão previstos sorteios semanais, mensais, trimestrais e semestrais, em quantidade a ser definida.

Numa fase posterior da Campanha, o participante premiado poderá indi-car uma escola estadual ou uma ins-tituição de assistência social sem fins lucrativos, paranaense, para receber prêmio de igual valor.

(18)

XXIX Fiscalíada é sucesso

entre Auditores Fiscais e familiares

A 29ª edição da Fiscalíada foi reali-zada entre os dias 14 e 16 de novembro, na Colônia de Férias dos Fiscais, na cidade de Guaratuba, no litoral para-naense, e contou com a presença ani-mada de Auditores Fiscais ativos, apo-sentados, pensionistas e familiares.

O evento, que teve14 modalidades esportivas visa proporcionar, além da prática do esporte, a união e a confra-ternização entre toda a categoria Fis-cal.

“O principal objetivo da Fiscalíada é a confraternização entre a família fa-zendária, que encontra nas olimpíadas dos Fiscais um momento de disputas saudáveis, festa e celebração”, afirmou o vice-presidente de administração do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDA-FEP), Osmar de Araújo Gomes.

O SINDAFEP buscou

proporcio-nar um ambiente confortável a todos os presentes, com disputas esportivas, festas animadas e diversos momentos de recreação e diversão para todos, com atividades para crianças, jovens e adultos.

ABERTURA

Inicialmente marcada para a noite do dia 13, a cerimônia de abertura foi realizada na noite do dia 14 para que mais Auditores Fiscais e autoridades pudessem participar.

Estiveram presentes ao evento a Secretária de Estado da Fazenda do Paraná, Jozélia Nogueira, o diretor da Coordenação da Receita Estadual (CRE), Helio Hisashi Obara, a prefeita de Guaratuba, Evanir Justus e o presi-dente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (FENAFISCO), Manoel Isidro dos Santos Neto.

“Há o momento de trabalhar e há o momento para comemorar, celebrar. Que todos aproveitem e divirtam-se durante esses dias de Fiscalíada”, de-clarou Jozélia.

COMPETIÇÕES

Durante os três dias de competi-ções da 29ª edição da olimpíada do Fisco paranaense, foram realizadas disputas nas modalidades de bocha, malha, futebol, vôlei de areia mascu-lino, vôlei de areia feminino, vôlei de areia 4x4, tênis de campo individual, tênis de campo dupla, sinuca, truco, tranca, pebolim individual, pebolim dupla e tênis de mesa.

O futebol foi a modalidade que abriu e encerrou as competições desta edição da Fiscalíada. Nesta categoria, o grande campeão foi o time da 1ª De-legacia Regional da Receita Estadual, que levou o ouro pelo segundo ano consecutivo.

A preparação física, a amizade e o entrosamento entre os jogadores tornaram as competições ainda mais emocionantes.

“Equipe tem que ter união, jogan-do junto sempre, é isso o que faz com que sejamos vitoriosos”, declarou um dos campeões no tênis de campo du-pla, Carlos Alberto Stella.

COSTELADA

Já há cinco anos na Fiscalíada, a tradicional costelada foi a atração do

(19)

almoço da sexta-feira de feriado (15). As 45 costelas feitas em fogo de chão começaram a ser preparadas antes do sol nascer e foram servidas aos pre-sentes, que aguardavam ansiosamente para saborear a receita no almoço.

“Não existe um segredo para a re-ceita da costela, a única coisa funda-mental é prepará-la com carinho para que as pessoas gostem cada vez mais”, afirmou o vice-presidente de finanças do SINDAFEP, Pedro Sanches.

DIVERSÃO

Com o intuito de divertir e propor-cionar o entretenimento de crianças, jovens e adultos, o Sindicato trouxe uma equipe de monitores, que prepa-rou diversas atividades de recreação durante toda a Fiscalíada e, além disso, disponibilizou cinema 6D, cama elás-tica e giroscópio para a diversão dos pequenos.

Também foram desenvolvidas ati-vidades como alongamento, torta na cara, caça ao coelho, oficina de biscuit, jogos de tabuleiro, desafio musical, ofi-cina de natal, onde crianças e adultos puderam confeccionar seus próprios enfeites e sacolas de natal.

Para a esposa de Auditor Fiscal Fa-bíola Zanetti, a recreação é um bom momento para gerar interação entre as crianças. “As atividades recreativas geram integração entre nossos filhos, que acabam fazendo mais amizades, e divertindo-se ainda mais”.

FESTAS

Durante a noite do dia 14, depois de um intenso dia de atividades, os Audito-res Fiscais ativos, aposentados,

(20)

pensio-nistas e familiares puderam se divertir e confraternizar em mais uma edição da tradicional Fiscalfest, que contou com boa música, chopp e espetinhos.

“A festa está excelente. Ano após ano, além da decoração, a participa-ção do nosso pessoal, o ânimo, todos se divertem com a família, acho que isso é fantástico. O ponto alto da nos-sa festa é a confraternização”, decla-rou o assessor da diretoria da Coor-denação da Receita Estadual (CRE), Fernades dos Santos.

Já na noite do dia 15, os partici-pantes da 29ª edição da Fiscalíada, em clima de celebração e muita animação,

participaram do baile tropical e pude-ram aproveitar a belíssima decoração. Além disso, o Baile contou com co-quetéis, show da Banda Som Quattro, diversão e um delicioso bolo em come-moração às bodas de prata do Sindicato. Os presentes elogiaram o cuidado e esmero com que a festa foi organi-zada. “A decoração está lindíssima, superando-se a cada ano”, afirmou a auditora fiscal aposentada Eloyna da Costa Riekes.

CAFÉ COLONIAL

Durante a tarde do último dia da XXIX Fiscalíada, foi realizado o café

colonial para mulheres, que aconteceu pelo terceiro ano consecutivo e contou com a presença de aproximadamente 300 mulheres de todas as idades.

“O objetivo do café é que as mu-lheres tenham um tempo para elas durante a Fiscalíada, conversando, se divertindo e se confraternizando com as amigas”, afirmou a Auditora Fiscal Elizete Crispim Carvalho Dias.

Pelo segundo ano consecutivo, o evento contou com uma momento de palestras, que este ano foi ministrado pela esposa do presidente do Conselho de Representantes Sindicais - Reginal-do de França -, Aparecida de Lourdes França. O tema “A mulher, a ética e a sociedade” trouxe informações e visi-bilidade para um assunto pouco abor-dado nos dias de hoje.

ENCERRAMENTO

A chuva no último dia de ativida-des não atrapalhou a comemoração dos campeões durante a cerimônia de encerramento da XXIX Fiscalíada. A diretoria do SINDAFEP premiou os jogadores que conquistaram o primei-ro, segundo e terceiro lugares nas 14 modalidades disputadas nesta edição.

Também foram premiados os atle-tas destaques de cada regional e o atleta símbolo de 2013, o Auditor Fis-cal da 3ª DRR Ozir Rech.

Para o presidente da entidade, Agenor Carvalho Dias, o balanço final da XXIX Fiscalíada, última da atual gestão, é bastante positivo. “Para nós é um prazer encerrar nosso mandato com uma Fiscalíada que foi um suces-so como esta. Foi um coroamento do nosso trabalho”.

MODALIDADE 1º LUGAR 2º LUGAR 3º LUGAR

PEBOLIM DUPLA 9ª DRR - A 1ª DRR - A 2ª DRR - A PEBOLIM INDIVIDUAL 9ª DRR - A 1ª DRR - B 2ª DRR - B MALHA 11ª DRR - A 9ª DRR - A 8ª DRR - B BOCHA 14ª DDR - A 11ª DRR - A CRE - A TRANCA 8ª DRR - A 13ª DRR - A 9ª DRR - A TRUCO CRE - A 13ª DRR - B 4ª DRR - B SINUCA 3ª DRR - A CRE - B 3ª DRR - B

TÊNIS DE MESA 13ª DRR - A CRE - A 1ª DRR - A

TÊNIS DE CAMPO DUPLA 1ª DRR - A CRE - A 1ª DRR - B

VÔLEI DE AREIA FEMININO 3ª DRR - B 2ª DRR - A 9ª DRR - A

VÔLEI DE AREIA MASCULINO 3ª DRR - A 9ª DRR - A 3ª DRR - B

VÔLEI DE AREIA 4X4 3ª DRR 9ª DRR 1ª DRR

FUTEBOL 1ª DRR 9ª DRR 11ª DRR

REGIONAL ATLETA DESTAQUE

COORDENAÇÃO DA RECEITA ESTADUAL (CRE)

Pedro Tomishima

CURITIBA (1ª DRR) José Ari de Lima

REGIÃO METROPOLITANA (2ª DRR) Hiroyuki Saita

PONTA GROSSA (3ª DRR) Carlos Gilberto Schafer

UNIÃO DA VITÓRIA (4ª DRR) Astolpho Souza Cavallin

GUARAPUAVA (5ª DRR) Evaldo Dobrychtop

JACAREZINHO (6ª DRR) Julio Tomihiko Manabe

LONDRINA (8ª DRR) Carlos Mitsuaki Nomura

MARINGÁ (9ª DRR) Valdete Medeiros Pacheco de Souza

UMUARAMA (11ª DRR) James Corradini

FOZ DO IGUAÇU (12ª DRR) João Maria Vicuate

CASCAVEL (13ª DRR) Romualdo Carignano

PATO BRANCO (14ª DRR) Rosmari Bordin Correa

(21)

SINDAFEP participa de ato público

em defesa dos direitos da pessoa idosa

Entre os dias 17 e 19 de novem-bro, o Sindicato dos Auditores Fis-cais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) participou do V En-contro Nacional de Fóruns Perma-nentes da Sociedade Civil pelos Di-reitos da Pessoa Idosa, no Asilo São Vicente de Paulo, em Curitiba.

O Encontro teve como objetivo o fortalecimento desses fóruns e a mobilização social para a criação de novos espaços públicos, na perspec-tiva de organização da sociedade ci-vil para as questões da participação social, defesa de direitos e cidada-nia, controle social e democrático.

ATIVIDADES

As atividades desenvolvidas du-rante os três dias de encontro mos-traram à população a importância da formulação de políticas públicas direcionadas à proteção dos direitos e da cidadania da pessoa idosa.

Durante o encontro, a professora Dra. Cecilia Minayo reuniu parti-cipantes e observadores na sua pa-lestra sobre “A pessoa idosa na luta pela cidadania”, abordando ques-tões do papel do idoso na busca pe-los seus direitos.

Além disso, o geriatra e diretor-ge-ral do Hospital Geriátrico de Cornélio Procópio, João Batista de Lima Filho, realizou uma oficina sobre “Saúde e violência contra a pessoa idosa”, onde tratou de questões sobre a atenção

dada aos idosos no Brasil. Durante a palestra, também foram abordadas as características sobre o envelheci-mento saudável da pessoa idosa.

ATO PÚBLICO

No dia 19 de novembro, foi reali-zado o ato público “Idoso erga a sua bandeira”, que reuniu cerca de 150 idosos na Boca Maldita.

Os fóruns da Bahia, Ceará, Pará, Paraná e do Rio de Janeiro expuse-ram as principais reivindicações do segmento para a sociedade, como a criação de novos fóruns e o seu forta-lecimento como espaços e oportuni-dades de participação democrática, para que as pessoas idosas tenham voz frente à sociedade e possam lutar pela garantia de seus direito.

SINDAFEP

O SINDAFEP participou do

En-contro como integrante do Fórum Popular Permanente da Pessoa Ido-sa de Curitiba, Região Metropolita-na e Litoral (FPPPI) e como repre-sentante do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI).

Para a diretoria do SINDAFEP, participar do V Encontro e, espe-cialmente, do Dia Nacional de Lu-tas pelos Direitos da Pessoa Idosa, é uma oportunidade de exercer seu papel de cidadão e também de lutar por melhorias para toda a socieda-de.

“Participar dos movimentos em defesa dos direitos do idoso, junto a tantas pessoas engajadas é essen-cial para fortalecer a luta pelo cum-primento e ampliação dos direitos dessa importante parcela da socie-dade”, afirmou o vice-presidente de aposentados e pensionistas do SIN-DAFEP, Olávio Pires Pereira.

(22)

SINDAFEP revela vencedores do IV

Concurso de Contos e Histórias do Fisco

No início do mês de dezembro, a diretoria do Sindicato dos Audi-tores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) revelou os vencedores da quarta edição do Concurso de Contos e Histórias do Fisco.

Criado no ano de 2009, desde sua primeira edição o Concurso vem trazendo grandes contribuições no resgate de histórias e vivências in-teressantes dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná.

O Concurso conta com a parti-cipação de Auditores Fiscais ativos e aposentados de todo o estado, e possui como objetivo

comparti-lhar com a categoria as histórias vividas pelos profissionais do Fisco em sua rotina de trabalho, através das obras narradas pelos colegas.

De acordo com a diretoria do SINDAFEP, um dos objetivos do Concurso é acumular uma grande quantidade de material para que seja possível a criação de um livro, no qual será feito um registro da memória da categoria.

“Pela qualidade dos contos es-critos pelos nossos colegas Au-ditores, nós precisamos criar um modo de imortalizar as histórias vividas durante o desenvolvimen-to de nossas carreiras. O melhor

modo de fazermos isso é com a criação de um livro com os contos inscritos no Concurso”, afirmou o presidente do SINDAFEP, Agenor Carvalho Dias.

VENCEDORES

O grande campeão da quarta edição do Concurso de Contos e Histórias do Fisco foi o Auditor Fiscal da 9ª Delegacia Regional da Receita Estadual (DRR) Reinal-do Fantinelli, que participou com o codinome “O vigilante”, com o conto “Cárcere Privado”.

O maringaense foi premiado com uma semana de hospedagem no Hotel Rota do Sol, na cidade de Guaratuba, no litoral paranaense, com direito ainda a levar um acom-panhante e café da manhã incluso. O vencedor poderá usufruir do prêmio até outubro de 2014, con-forme a disponibilidade do hotel.

O segundo colocado foi o Auditor Fiscal da 2ª DRR Wellington Sam-muel Martins da Silva, ou “Jacaré Bagrinho”, codinome utilizado, au-tor do conto “O Nosso Português”.

Como prêmio, Martins da Silva recebeu uma semana de hospeda-gem na Colônia de Férias dos Fis-cais, em Guaratuba, com direito a levar até quatro acompanhantes. O prêmio poderá ser utilizado até o mês de outubro de 2014, de acordo com a disponibilidade da Colônia.

O GRANDE CAMPEÃO DA QUARTA

EDIÇÃO DO CONCURSO FOI O AUDITOR

FISCAL DA 9ª DRR REINALDO FANTINELLI,

COM O CONTO “CÁRCERE PRIVADO”.

(23)

Cárcere Privado

*

O Vigilante

Corria o ano de 1995. Naquele tempo, como se diz no início de umaleitura sacra, estava trabalhando na gloriosa 6ª DRR - Jacarezinho erespondia pela chefia de duas agências e quatro postos fiscais. Como aturma de AF3 era nova, (inclusive este que vos narra), na relação fisco-sonegador sempre aconteciam algumas pendengas, querelas (que não éaquele de Ponta Gros-sa) e situações inusitadas, sem contar que tínhamosna cabeça que auto de infração bom era auto de infração pago.

Resolvi trocar os plantões por trabalho de agência, para ter final desemana livre e poder programar melhor uma vida social. Estava no sábadode manhã, de bermuda em minha casa, “folgado que nem pijama velho”,quando o telefone tocou. Precisavam de meus préstimos num dos postosfiscais, pois o plantonista simplesmente não aparecera para trabalhar.Poste-riormente soube que o indivíduo estava sendo procurado pela polícia(o motivo nunca soube ao certo, sei também que ele nun-ca mais apareceuna região) e precisavam de alguém para subs-tituir emergencialmente o ditocujo.

Fui procurar o jaleco (cor de abóbora), juntei alguns víveres,produtos de higiene pessoal e parti para o posto fiscal. Lá chegando, porvolta do meio dia, encontrei o agente fiscal a ser rendido “troncho” devontade de ir embora; ele deu graças a Deus quando me viu.

Recebi o plantão, soube alguns detalhes do acontecido com o colegafaltante e recebi um alerta:

- Chefia fique esperto, este é um tipo de plantão que costu-ma darproblecostu-ma.

Só me faltava esta, pensei. Preciso ficar “mais ligado que rá-dio depreso”, como diz um provérbio gaúcho. Mas, fazer o quê ‘? Durante o dia, tudo calmo, uma carimbada aqui, outra ali, um altinho de frete... e o dia foi passando.

Quando chegou a noite, fui ficando agoniado. Sozinho, ou melhor, eue Deus, movimento pequeno... comecei a parar tudo de tudo, até parasegurar pessoas no posto, ter companhia, e o tempo passar mais rápido.

Mas que passar rápido que nada, o tempo ia cada vez mais devagar.

Chegou a madrugada, como era uma noite de verão, de re-lativo calor,coloquei uma destas cadeiras de descanso na frente do posto e me prepareipara não cochilar.

Lá pelas duas, três horas da manhã, veio um caminhão car-regado de porcos, bem devagar, parecia estar com o motor des-ligado, pois existia umpequeno declive em frente ao posto. Ao passar uma lombada, com osolavanco, a torcida do Palmeiras

aprontou uma gritaria e o caminhoneirotentou passar. Catei meu farolete e apontei para o caminhão, o motoristadiminuiu, parou e quis conversar:

- Tudo certo? Posso passar?

- Se tiver tudo certo, sim! Vamos verificar... - Como assim? Como é seu nome?

Informei meu nome e sobrenome. Não satisfeito pergun-tou novamentee, claro, teve a mesma reposta; fiquei com a im-pressão que não era euquem deveria estar ali naquele momen-to...

Após verificar a carga observei que existia uma nota fis-cal de produtorde procedência duvidosa, de uma cidade do sul do estado do Paraná efaltava o recolhimento antecipado do imposto, condição exigida na época.Procedi a autuação. O motorista não tinha como pagar em dinheiro,sugeriu pagar em cheque, não aceitei. Disse que só ia liberar a porcadamediante o pagamento do auto de infração. O motorista fez a seguinte-proposta:

- Seu fiscal, me libere para ir até o destino, é bem perto daqui, cercade 20 quilômetros. Lá entrego os porcos e vou re-ceber em dinheiro. Navolta venho e pago o senhor.

Que fazer? Liberar e talvez nunca mais receber ou ficar com aquelesporcos gritando e fazendo suas necessidades fisio-lógicas na porta do postofiscal?

O motorista estava acompanhado de seu pai, um senhor simpático,brincalhão de cerca de 70 anos. Pensei um pouco e disse ao motorista:

- Já que a distância é pequena e pressinto boa vontade no pagamentodo auto de infração, vou te fazer a seguinte suges-tão: deixe seu pai aquicomigo me fazendo companhia, estou sozinho neste posto abandonado.

Vou fazer um café e ficamos conversando. Você vai até o seu destinoentrega os palmeirenses e volta com o dinheiro.

- Está feito seu fiscal, disse prontamente o motorista, fe-liz em ver queo problema estava perto de ser solucionado e eu feliz por ver a catingapartir, embora por várias horas ainda fi-casse a lembrança.

O motorista assinou os papéis e seguiu viagem. Fiz o café prometidoe fiquei conversando com o mineirinho prosa du-rante o resto damadrugada.

O dia estava clareando quando o motorista voltou, fez o pagamentodo auto de infração em dinheiro e levou seu bom e idoso pai para casa.

(24)

Último Encontro de Aposentados

2013 dá boas-vindas à nova gestão

No dia 05 de dezembro, foi rea-lizado o último Encontro de Apo-sentados e Pensionistas da atual gestão do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP).

Durante a reunião, o atual pre-sidente da entidade, Agenor Car-valho Dias, aproveitou a ocasião para agradecer todo o apoio rece-bido dos aposentados e pensionis-tas durante os seus seis anos de gestão.

Além disso, fez um balanço da gestão e das conquistas realizadas pelo Sindicato, como o pagamen-to dos bolões de 2011 e 2012, e dos eventos realizados pela entidade, como o XVI Congresso Nacional do Fisco Estadual e Distrital (CO -NAFISCO), em Foz do Iguaçu, e o I Prêmio Gestor Público Paraná.

“A realização desses eventos é

uma forma que encontramos de retribuir à sociedade e apresentar a ela boas ações que estão sendo feitas no Estado. Por meio dessas ações, e outras acompanhadas pelo Sindicato ao longo dos anos, esta-mos engajados na busca por uma sociedade mais justa”, afirmou Dias.

O presidente do SINDAFEP apresentou ainda o resultado do processo movido pela chapa Reno-vação, contra a chapa União SIN-DAFEP, durante o processo elei-toral para a Diretoria Executiva Estadual (DEE) e para o Conselho Fiscal. A chapa União SINDAFEP foi eleita e assumirá a diretoria a partir do dia 1º de janeiro de 2014.

“Nós esperamos que, com a aju-da de vocês, possamos concluir todo esse trabalho e dar continui-dade às lutas da categoria”,

decla-rou o presidente eleito para a pró-xima gestão, José Carlos Carvalho. Para o vice-presidente sindi-cal do SINDAFEP, João Marcos de Souza, mesmo com o fim da gestão o trabalho continua. “Apesar de não estarmos mais na administra-ção do Sindicato, continuaremos apoiando e auxiliando também os filiados por meio do Conselho de Representantes Sindicais (CRS), para o qual fomos eleitos”, afir-mou.

TRANSIÇÕES

Durante o Encontro, o presi-dente do SINDAFEP tratou tam-bém das transições acompanha-das pelo Sindicato durante os seus anos de administração, sendo a mais recente a ocorrida na Secre-taria de Estado da Fazenda (SEFA), com a saída do deputado Luiz Car-los Hauly e o ingresso da então procuradora-geral do Estado, Jo-zélia Nogueira, que tem se mostra-do preocupada com as questões da categoria.

“Toda mudança provoca um período de adaptações. As reivin-dicações da categoria precisam ser reapresentadas aos novos re-presentantes mas, por meio do diálogo, temos visto que muitas delas estão sendo cumpridas com os novos dirigentes”, afirmou Dias.

Referências

Documentos relacionados

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

Os instrutores tiveram oportunidade de interagir com os vídeos, e a apreciação que recolhemos foi sobretudo sobre a percepção da utilidade que estes atribuem aos vídeos, bem como

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das