• Nenhum resultado encontrado

LIDERANÇA DA NOVA ERA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LIDERANÇA DA NOVA ERA"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

Liderança da Nova Era

Liderança é a realização de metas por meio da direção de

colaboradores. A liderança ocorre quando há lideres que induzem seguidores a realizar certos objetivos que representam os valores e as motivações, tanto dos líderes quanto dos seus seguidores.

Líder é o condutor, o guia, aquele que comanda. Ser líder é ter

uma visão global, uma relação entre o homem e o seu ambiente de trabalho. É saber ensinar e também aprender, sendo este último de vital importância, ou de maior importância.

Mas qual é o papel de um líder?

O papel e o trabalho dos gerentes (gestores) nas Organizações veem sendo estudado há muito tempo e representam as principais fontes de conhecimentos sobre a arte de administrar.

Todos os estudos sobre os gerentes reforçam a idéia de que o enfoque funcional é uma forma de classificar as atividades em grandes categorias e de entender as técnicas que os gerentes utilizam para realizá-las.

(4)

As pessoas que administram qualquer conjunto de recursos são administradores ou líderes. Quase todas as pessoas, independentemente da posição que ocupam, ou do título de cargos, desempenham tarefas de liderança. Quem quer que esteja manejando recursos ou tomando decisões está liderando. O processo de liderar é importante em qualquer escala de utilização de recursos: pessoal, familiar, organizacional e social.

O Líder nas Organizações:

Com as profissões ocorre o mesmo. Pesquisadores, engenheiros, médicos, advogados e outros profissionais realizam atividades que exigem habilidades de planejamento, organização, controle e trabalho em equipe. O papel de quem lidera uma equipe vem sido estudado há muito tempo, mas todos os estudos sobre os líderes reforçam a idéia de que o enfoque funcional é uma forma de classificar as atividades em grandes categorias e de entender as técnicas que os líderes utilizam para realizá-las.

(5)

O trabalho dos líderes compreende:

- Atividades de tomar decisões (especialmente decisões de planejamento, organização, liderança, execução e controle, e decisões sobre o uso do próprio tempo);

- Atividades de processar informações;

-Atividades de relacionar-se com pessoas, de dentro e fora das Organizações.

Competências Gerenciais:

O gestor (líder) deve ter algumas competências, que chamamos de “Competências Gerenciais”, são elas:

- Competências Intelectuais: São competências usadas para elaborar conceitos, fazer análises, planejar, definir estratégias e tomar decisões.

- Competências Interpessoais: São as que o líder usa para liderar sua equipe, trabalhar com seus colegas, superiores e clientes e relacionar-se com todas as outras pessoas de sua rede de contatos.

- Competência Técnica: Abrange os conhecimentos sobre a atividade específica do líder, da equipe e de sua organização. - Competência Intrapessoal: Essa é a maior das competências, significa todas as relações e formas de reflexão da pessoa a

(6)

respeito dela própria como: auto-análise, autocontrole, automotivação, autoconhecimento, capacidade de organização pessoal e administração do próprio tempo.

Os princípios da Liderança:

- Divisão de trabalho, designação de tarefas específicas para cada indivíduo, resultando na especialização das funções e separação dos poderes.

- Autoridade e responsabilidade;

- Disciplina, o respeito aos acordos estabelecidos entre a empresa e seus agentes;

- Unidade de comando, de forma que cada indivíduo tenha apenas um superior.

- Unidade de direção, um só líder e um só programa para um conjunto de operações que visam o mesmo objetivo.

- Subordinação do interesse individual ao interesse geral.

- Remuneração do pessoal, de forma equitativa e com base tanto em fatores externos quanto internos.

- Centralização, o equilíbrio entre a concentração de poderes de decisão do líder, sua capacidade de enfrentar suas responsabilidades e a iniciativa dos subordinados.

- Cadeia de comando (linha de autoridade) ou hierarquia. Dando-se aos subordinados de chefes diferentes a autonomia para estabelecer relações diretas.

- Ordem, um lugar para cada pessoa e cada pessoa em seu lugar. - Equidade, o tratamento das pessoas com benevolência e justiça, não excluindo a energia e o rigor quando necessários.

- Estabilidade do pessoal, a manutenção das equipes como forma de promover seu desenvolvimento.

- Iniciativa, que faz aumentar o zelo e a atividade dos líderes. - Espírito de equipe.

(7)

O líder:

Uma das principais habilidades associadas à liderança é a de comunicação. A comunicação é o alicerce da liderança, uma vez que o requisito básico para um líder é a capacidade de transmitir sua mensagem de modo a persuadir, inspirar ou motivar seus seguidores.

ESTILOS DE LIDERANÇA:

O estilo pode ser autocrático ou democrático, dependendo da maneira como o líder se relaciona com os seus liderados. Esses estilos são reconhecidos desde a Antiguidade Clássica, assim como suas disfunções: O excesso de democracia (que consiste em buscar popularidade) ou excesso de autocracia (que consiste no abuso de autoridade ou tirania).

Nos dias de hoje, aplicamos outros nomes para as mesmas idéias: - Liderança orientada para a tarefa ou Liderança orientada para as pessoas.

Liderança orientada para a tarefa:

O líder é autocrático: - Toma decisões sem consultar sua equipe,

- Está muito mais preocupado com a tarefa do que com o grupo que a executa.

- Concentra sua atenção no desempenho do funcionário ou grupo, enfatizando o cumprimento dos prazos, padrões de qualidade e economia de custos.

(8)

- Insiste na necessidade de superar a concorrência ou rival dentro da mesma organização.

- Define com precisão as responsabilidades individuais e designa tarefas específicas para pessoas específicas.

- Dá ênfase à cobrança e a avaliação do desempenho de seus funcionários.

- Mantém distância de seus funcionários ou sua equipe.

Liderança orientada para as pessoas:

O líder é democrático:

- Acredita que deve criar um clima em que as pessoas sintam-se confortáveis.

- Focaliza sua atenção no próprio funcionário ou no grupo, enfatizando as relações humanas e o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe.

- Pede opiniões ou sugestões de decisões, ouve, presta atenção e usa as idéias do grupo.

- Dedica parte significativa de seu tempo à orientação dos integrantes de sua equipe.

- É amigável e carismático.

- Apóia e defende os funcionários.

- Insiste com os integrantes de sua equipe para que aceitem as responsabilidades e tomem a iniciativa de resolver problemas.

(9)

Mas qual o tipo ideal de liderança, o autocratico ou democratico?

A Autocracia (liderança orientada para a tarefa) e a democracia (liderança orientada para as pessoas) são dois estilos básicos que se desdobram em outros estilos.

São eles:

- Líder Bidimensional:

O líder pode ser orientado para pessoas e tarefas ao mesmo tempo, no mesmo grau de proporção.

- Líder Situacional:

Situação é uma palavra elástica que permite várias interpretações, em suma, o líder age com maior ou menor autoridade, dependendo da situação.

(10)

- Líder Carismático:

É o líder que oferece recompensas de conteúdo moral e tem seguidores fiéis. O líder carismático faz seus seguidores trabalharem para realizar uma missão, meta ou causa, e para alcançar isso, afetam as emoções de seus seguidores, encorajando-os e dando-lhes inspiração.

- Líder Transacional:

É o líder que negocia que apela aos interesses, especialmente às necessidades básicas dos seguidores. Ele promete recompensas para que os colaboradores consigam realizar suas metas. São recompensas materiais ou psicológicas, conseguindo um compromisso de tipo calculista.

Ex: - Aumentos salariais, liberalidade no uso do tempo, prêmios monetários por seu desempenho, etc.

(11)

Qual estilo de Liderança é mais eficaz?

Não existe um modelo padrão, uma receita já pronta para a liderança eficaz, onde podemos dizer que em tal circunstância, a liderança x, y ou z seria a mais adequada. Na prática, o que vemos, é uma mescla dos estilos de acordo com a situação, com as pessoas e a tarefa a ser executada, após inúmeros estudos na área.

Como ser um Líder da Nova Era?

Primeiramente, há de se conhecer bem as pessoas, individualmente e em grupo, identificar traços de liderados fiéis e ou mercenários.

No entanto, estudos realizados nas Universidades de Ohio State e Michigan demonstraram que o estilo de liderança voltado às pessoas seria mais positivo e proveitoso.

Este estilo estimulava a participação nas decisões, garantindo um ótimo desempenho, onde inspirava confiança e respeito nas pessoas lideradas, conseqüentemente baixando até o número de rotatividade nas empresas.

Em outras palavras, o comportamento do líder é um combinado dos dois estilos, seja tarefa/autoritário, seja pessoas/democrático.

Sobretudo, para ser um líder da nova era, temos que estar atentos e adeptos às mudanças!

(12)

Gestão de Mudanças:

A sociedade contemporânea vem passando por inúmeras mudanças em todas as áreas do conhecimento humano. Os impactos produzidos nos últimos tempos na sociedade, através dos meios de comunicação altamente sofisticados como, TV, satélites e internet, teem provocado uma profunda modificação no estilo de conduta, atitudes, costumes, tendências e até mesmo no comportamento das pessoas.

O aumento da tecnologia, dos meios de comunicação e informação, impulsiona ainda mais o processo de mudança comportamental, e é absolutamente necessário que as pessoas se adaptem a essas transformações para que possam se estabelecer no mercado, ou na vida de um modo geral.

Os efeitos das novas tecnologias na vida das pessoas provocarão mudanças econômicas, políticas, sociais e psicológicas muito significativas, por isso, mudar é preciso!

Mas as mudanças de comportamentos são as mais difíceis de conseguir, pois geram inúmeras resistências das pessoas, e diminuem a capacidade de resposta organizacional.

(13)

Devido à necessidade de adaptação as mudanças, as Organizações teem adotado estruturas organizacionais mais planas, maior envolvimento dos líderes com seus liderados e melhor integração entre todos. Essa nova gestão de liderança proporciona maior capacidade de aprendizagem por parte de seus liderados, desenvolvimento dos hábitos éticos, maior cooperação e participação de todos, e ao mesmo tempo, essa nova forma de liderar potencializa o clima de confiança mútua, maior transparência e compartilhamento de informações, aumentando a motivação de todos.

Concluindo, quando você aprende algo novo e bom, você amplia seus conhecimentos, isto já é uma mudança, uma boa mudança, e quando você muda você se transforma e essa transformação positiva, fará mudar todo o ambiente.

Você já está pronto para a Nova Era de Liderança? Que tal começar agora?

(14)

Identificação de Grupos:

Um grupo é um conjunto de pessoas que teem o mesmo objetivo comum ou que compartilha alguma característica.

Nas Organizações, existem dois tipos de grupos: Os grupos formais e informais.

Grupos Formais:

Ou equipes de trabalho, são grupos formados pela Organização para equipar qualquer unidade de trabalho. Cada líder com sua equipe constituem um grupo de trabalho.

Grupos Informais:

Os grupos informais não possuem líderes, mas podem ter “incentivadores”. Normalmente esses grupos são criados pela iniciativa dos próprios integrantes.

(15)

Tipos de Liderados:

O líder e seus liderados manteem uma relação de influencia recíproca. Os liderados são colaboradores de quem exerce a liderança e vice-versa. Sem liderados não há liderança.

Há dois tipos de liderados:

- Fiéis: que seguem o líder por uma ideologia;

- Mercenários: que atuam por motivos de interesse.

Nos dois casos, o líder e os seguidores teem uma relação de dependência mútua.

O que liga o líder aos seus seguidores é uma tarefa ou missão, sem missão não há liderança, apenas influencia ou popularidade. A missão deve estar sintonizada com as motivações dos liderados.

Equipes:

O desenvolvimento de equipes é um processo de aprimorar as competências dos integrantes de um grupo, com a finalidade de torná-los um grupo de alto desempenho.

(16)

É um processo contínuo, que pode ser necessário enfatizar em determinados momentos.

Para isso é necessário algumas ações: - Promover o conhecimento mútuo. - Criar uma identidade para o grupo.

- Instituir normas de alto desempenho, com participação efetiva dos próprios integrantes, como padronização, qualidade e ética. - Oferecer treinamento continuado em diversas modalidades. - Oferecer recompensas pelo desempenho.

- Criar um clima motivador, estimular a criatividade, evitar julgamentos críticos, permitir a participação de todos com novas idéias.

Qual recompensa é mais eficaz?

Em muitos casos, as pessoas oferecem sua contribuição a atividade e projetos sem esperar qualquer espécie de recompensa material. A satisfação intrínseca por ter participado já é suficiente. No entanto, em muitos outros casos, não se pode esperar que apenas as recompensas morais ou psicológicas funcionem, especialmente o reconhecimento, se não houver alguma parcela de recompensas materiais. Provavelmente as duas espécies de recompensas são importantes para a maioria das pessoas, mesmo para aquelas que eventualmente se envolvem em projetos desinteressados. Em resumo, todo líder deve ser capaz

(17)

de equilibrar as duas espécies de recompensas, mas o feedback deve ser constante.

Comunicação Gerencial:

Da qualidade do processo de comunicação depende a eficácia das relações interpessoais nas Organizações.

Negociação, venda de idéias e produtos, liderança, motivação, organização, delegação, orientação de funcionários e avaliação de desempenho, entre muitas outras funções gerenciais, exigem um alto nível de capacidade de comunicação, incluindo as relações de um líder com sua equipe.

Se não houver uma transmissão da informação de forma objetiva, não haverá comunicação.

O processo de comunicação se divide em: - Emissor - Receptor - Mensagem - Canal de comunicação - Ruídos - Feedback. Mensagem Canal de Comunicação Ruídos ou Boatos Receptor Feedback Emissor

(18)

Emissor e Receptor:

O processo de comunicação sempre envolve uma fonte (ou

emissor) que transmite uma mensagem por algum meio, para um destinatário (ou receptor).

Antes de transmitir a fonte codifica a mensagem convertendo em símbolos: idioma, sons, letras, números ou outros sinais.

A mensagem passa por um canal ou meio de comunicação ( conversação, telefonema, e-mail, memorando etc.). E na outra ponta da linha, o receptor decodifica a mensagem, desde que esteja usando o mesmo sistema de símbolos do emissor. A mensagem é então, interpretada pelo receptor.

Ruídos:

O processo de comunicação está sujeita a ruídos e interferências, que podem distorcer a mensagem ou impedir a transmissão e recepção eficaz da informação, como por exemplo uma dificuldade de expressão ou linguagem incorreta por parte do emissor e boatos propriamente ditos no ambiente ou canais de comunicação.

Feedback:

Um elemento muito importante no processo de comunicação é o feedback, que significa “realimentação”, ou seja, feedback é o retorno da informação.

O feedback é uma garantia da eficácia do processo de comunicação, como um todo no ato de liderar pessoas.

(19)

Para finalizar, citaremos algumas frases sobre Liderança:

“O sucesso da liderança depende mais da percepção dos seguidores em relação às capacidades do líder do que da própria percepção do líder”.

“Um dos testes de Liderança é a habilidade de reconhecer um

problema antes que ele se torne uma emergência”. (Arnold Glasgow) “Acredito que, em última análise, a função do líder é espalhar

esperança”. (Bob Galvin)

“A multidão segue um líder que marcha vinte passos à frente, mas se ele estiver mil passos à frente, eles não o veem e não o seguem."

Referências

Documentos relacionados

Todas as propriedades dos sistemas vistas até aqui podem estar presentes nos sistemas artificiais, porém a produção de si é capital nos sistemas vivos nos sentidos

This is an especially good opportunity to define at what point a Preliminary Environmental License must be obtained, who must obtain it – the government or the concessionaire, and

Gottardo e Cestari Junior (2008) efetuaram análise de viabilidade econômica na implantação de silo de armazenagem de grãos utilizando os seguintes modelos VPL,

Objetivo: Garantir estimativas mais realistas e precisas para o projeto, ao considerar nesta estimativa o esforço necessário (em horas ou percentual do projeto) para

auxiliar na criação de KPI’s. Fonte: Elaborado pela autora com base nos Quadros de 1 a 10 dessa dissertação.. O Quadro 13 apresenta os resultados trabalhados e que possuem

A proposta aqui apresentada prevê uma metodologia de determinação da capacidade de carga de visitação turística para as cavernas da região de Bulhas D’Água

Portanto, podemos concluir que ser líder de uma equipe não é uma tarefa simples. Com base no exemplo exposto acima, nem sempre um gerente de linha, que está habituado a liderar em

A visão sistêmica de liderança requer, portanto, conhecimento do líder sobre os seguintes aspectos inerentes à gestão de uma organização: tomada de decisão e gestão de