• Nenhum resultado encontrado

PAULO PINTO DE ALBUQUERQUE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PAULO PINTO DE ALBUQUERQUE"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

PAULO PINTO DE ALBUQUERQUE

Faculdade de Direito

Universidade Católica Portuguesa Palma de Cima, Lisboa 1649-023

Portugal palbu@fd.ucp.pt

http://www.fd.lisboa.ucp.pt/~palbu

GRAUS ACADÉMICOS:

DOUTORAMENTO, na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.

Dissertação: O Duplo Grau de Jurisdição no Processo Penal Português, Os Fundamentos do Novo Paradigma Judiciário.

Orientador: Professor Doutor Jorge de Figueiredo Dias, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.

MESTRADO, na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa. Dissertação: Introdução à Actual Discussão sobre o Problema da Culpa em Direito Penal.

Orientador: Professor Doutor Manuel Cavaleiro de Ferreira, da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.

LICENCIATURA, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

OUTROS TÍTULOS:

First Certificate in English da UNIVERSITY OF CAMBRIDGE, Junho 1984. Diplôme de Langue Française da ALLIANCE FRANÇAISE, Junho 1984. Zeugnis Zentrale Mittelstufenprüfung do GOETHE – INSTITUT, Agosto 1990.

Zertifikat Deutsch als Fremdsprache do GOETHE – INSTITUT, Março 1989.

EXPERIÊNCIA ACADÉMICA:

Professor Auxiliar, Faculdade de Direito da Universidade Católica, Lisboa, Setembro de 2004 até ao presente.

(2)

Professor Visitante, Illinois College of Law, Urbana-Champaign, Illinois, Estados Unidos da América, ensinando um curso sobre “Criminalidade Transnacional e Direito Europeu dos Direitos Humanos”, Janeiro 2007, e um curso sobre “Terrorismo e Direito Europeu dos Direitos Humanos”, Janeiro e Fevereiro 2006.

Professor Visitante, College of Law, Jiao Tong University, Shanghai, China, ensinando um curso sobre “Criminalidade Transnacional e Direito Europeu dos Direitos Humanos”, Setembro 2006.

Professor Convidado, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Lisboa, Portugal, ensinando um curso de mestrado sobre os “Fundamentos penais da coacção”, Outubro e Novembro de 2006.

Professor Convidado, Faculdade de Direito da Universidade Católica, Lisboa, Portugal, Setembro de 2003-Setembro de 2004.

Assistente de Direito Penal, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Portugal, 1989-1990.

Organizador, em parceria com a Procuradoria-Geral da República, da Conferência Internacional “O Tribunal Penal Internacional e a Transformação do Direito Internacional”, com a participação de 16 especialistas nacionais, dois convidados internacionais, o Procurador do TPI Dr. Luís Moreno-Ocampo e a Juíza do TPI Dra. Sylvia Steiner, e do Ministro da Justiça Dr. Alberto Costa, Faculdade de Direito, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 24-25 de Março de 2006.

Organizador e Coordenador Científico de um curso de pós-graduação em Estudos Penitenciários (82 horas), Faculdade Direito, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, Outubro de 2004-Janeiro de 2005.

Organizador da conferência sobre “Estudos Penitenciários”, com a participação de 16 especialistas na matéria e da Ministra da Justiça Dra. Celeste Cardona, Faculdade de Direito, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 7-8 de Maio de 2004 (as respectivas actas foram publicadas em Volume Especial da “Direito e Justiça”, de Setembro de 2004).

Arguente da dissertação “Indícios suficientes: Uma chave hermenêutica do processo penal”, para obtenção do mestrado em direito penal da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

A dissertação foi apresentada pela Dra. Gracinda Salles Rodrigues, sob a orientação da Professora Doutora Maria Fernanda Palma. Lisboa, 29 de Janeiro de 2007.

Arguente da dissertação “Corporate Governance: deveres fiduciários dos administradores e estruturas organizatórias de sociedades cotadas” para obtenção do Masters on European Legal Practice organizado conjuntamente pela Universidade Católica Portuguesa, a Universidade de Rouen, a

(3)

Universidade do Havre e a Universidade de Hannover.

A dissertação foi apresentada pelo Dr. Fernando de Souza Penteado, sob a supervisão do Professor Doutor A. Carneiro da Frada. Lisboa, 21 de Outubro 2006.

Arguente da dissertação “Negociação Electónica” para obtenção do Masters on European Legal Practice organizado conjuntamente pela Universidade Católica Portuguesa, a Universidade de Rouen, a Universidade do Havre e a Universidade de Hannover.

A dissertação foi apresentada pelo Dr. Diego Rodrigo Monteiro Morales, sob a supervisão do Professor Doutor A. Carneiro da Frada. Lisboa, 21 de Outubro 2006.

Membro do júri da dissertação “Estudos de Teoria da Justiça” para obtenção do Masters on European Legal Practice organizado conjuntamente pela Universidade Católica Portuguesa, a Universidade de Rouen, a Universidade do Havre e a Universidade de Hannover.

A dissertação foi apresentada pelo Dr. Felipe Accorsi, sob a supervisão do Professor Doutor Vasco Pereira da Silva. Lisboa, 21 de Outubro de 2006. Arguente da dissertação “Restrição ao Princípio da Presunção de Inocência ao Controlo do Crime Organizado: decreto de prisão preventiva por razões de ordem pública”, para obtenção do mestrado em direito penal da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

A dissertação foi apresentada pelo Dr. Renato Barão Varalda, sob a orientação da Professora Doutora Maria Fernanda Palma. Lisboa, 27 de Julho de 2006. Arguente da dissertação “Eficácia e Aplicabilidade da Legislação Brasileira no Combate ao Tráfico Ilícito e Uso Indevido de Substâncias Entorpecentes. Críticas e Alternativas”, para obtenção do mestrado em direito penal do Departamento de Direito da Universidade Lusíada.

A dissertação foi apresentada pela Dra. Taciana de Souza Maciel, sob a orientação do Professor Doutor Augusto Silva Dias. Lisboa, 3 de Março de 2006.

Arguente da dissertação “Direito Penal do Ambiente: A Problemática das Normas Penais em Branco no Delito Ecológico de Poluição”, para obtenção do mestrado em direito penal da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

A dissertação foi apresentada pela Dra. Luciana Rodrigues Krempel, sob a orientação do Professor Doutor José de Faria Costa. Coimbra, 20 de Junho de 2005.

Arguente da dissertação “A Responsabilidade Jurídico-Penal do Chefe das Organizações Criminosas: Autoria Mediata, Co-Autoria ou Instigação?”, para obtenção do mestrado em direito penal da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

A dissertação foi apresentada pelo Dr. Arthur Pinto de Lemos Júnior, sob a orientação do Professor Doutor Jorge de Figueiredo Dias. Coimbra, 18 de Março 2005.

(4)

OUTRA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

Perito do GRECO (Grupo de Estados contra a Corrupção), do Conselho da Europa, Janeiro de 2007 até ao presente.

Membro do Conselho da Unidade de Missão para a Reforma Penal, do Ministério da Justiça, Setembro de 2005 até ao presente.

Membro do júri para os exames de admissão ao Centro de Estudos Judiciários, Ministério da Justiça, Lisboa, Maio e Junho de 2005, Maio e Junho de 2006. Primeiro nomeado pelo Subcomité para a nomeação de juízes da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa para o lugar do juiz português no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, Estrasburgo, França, Junho de 2004 (a Assembleia elegeu o segundo nomeado).

Juiz de Direito, Tribunais Judiciais das comarcas de Sintra, Nelas e Lagos, Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, Juízos Criminais de Lisboa e Varas Criminais de Lisboa, 1992-2004.

Juiz presidente, Tribunais de Nelas e Lagos and Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa.

Juiz orientador na formação profissional de outros juizes, 1996-1999.

Auditor de Justiça, IX Curso Normal de Formação Para Magistrados Judiciais, Centro de Estudos Judiciários, Tribunais Judiciais de Alijó e de Sintra, 1990-1992

Assessor, Secretaria de Estado da Administração Interna, Lisboa, 1989-1990.

APRESENTAÇÕES EM CONFERÊNCIAS E SEMINÁRIOS:

A revisão do Código de Processo Penal – convergências e divergências.

Seminário organizado pela Associação Nacional dos Jovens Advogados Portugueses, 25 de Novembro de 2006.

Ética e Deontologia em meio prisional: Especificidades e limitações.

Primeiras Jornadas Nacionais de Saúde em Meio Prisional, organizadas pelo Ministério da Justiça e pela Santa Casa da Misericórdia do Porto, 3-4 de Novembro de 2006.

O sistema judicial e os novos instrumentos e limites das acções de prevenção e repressão da criminalidade grave.

Seminário no curso de pós-graduação e mestrado sobre “Estudos Avançados em Direito e Segurança”, organizado pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e pelo Observatório de Segurança,

(5)

Criminalidade Organizada e Terrorismo, Lisboa, 10 de Outubro de 2006. De novo, os mecanismos de consenso e oportunidade.

Seminário no âmbito da Acção de Formação Permanente sobre “Celeridade, Diversão e alternativas à Privação da Liberdade em Processo Penal”, organizada pelo Centro de Estudos Judiciários, Lisboa, 25-26 de Maio de 2006.

A Responsabilidade Criminal das Pessoas Colectivas ou Equiparadas.

Conferência sobre “o Anteprojecto de Revisão do Código Penal”, organizada pela Faculdade de Direito da Universidade Lusíada, Lisboa, 17 de Maio de 2006.

O papel do advogado no processo penal.

Seminário organizado pela Ordem dos Advogados, Funchal, Madeira, Portugal, 7 de Abril 2006.

A reforma do inquérito e das formas alternativas do processo penal.

Conferência Internacional: “Crise da Justiça”, organizada pelo Departamento de Direito da Universidade Lusíada, Porto, 6 de Abril 2006.

O julgamento no tribunal de primeira instância no Estatuto de Roma.

Conferência Internacional: “O Tribunal Penal Internacional e a Transformação do Direito Internacional”, organizada pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 25 de Março 2006.

O papel do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem na defesa dos direitos dos reclusos.

Conferência organizada pela Humana Global, Universidade de Coimbra, 8-9 de Março de 2006.

Justiça e assuntos internos na União Europeia (proferida em inglês, Justice and Home Affairs in the European Union).

Seminário organizado pelo Departamento de Ciência Política, Universidade de Illinois, Champaign-Urbana, IL, EUA, 8 de Fevereiro de 2006.

Tortura e o âmbito da competência do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (proferida em inglês, Torture and the ambit of the competence of the European court of Human Rights).

Seminário organizado pelo Centro para os Estudos Globais, Universidade de Illinois, Champaign-Urbana, IL, EUA, 7 de Fevereiro de 2006.

Terrorismo e a União Europeia (proferida em inglês, Terrorism and the European Union).

(6)

Seminário organizado pelo Centro da União Europeia, Universidade de Illinois, Champaign-Urbana, IL, EUA, 31 de Janeiro de 2006.

Investigação Criminal.

Conferência organizada pelo Jornal “Primeiro de Janeiro”, Porto, 3 de Novembro de 2005.

Imigração e Política Criminal em Portugal.

Conferência sobre “A Criminalidade de Estrangeiros em Portugal”, organizada pelo Alto Comissário para a Imigração e as Minorias Étnicas, Lisboa, 7 de Março de 2005.

O que é a política criminal, porque precisamos dela e como a podemos construir?

Conferência sobre “A reforma da justiça criminal em Portugal”, organizada pelo Instituto Francisco Sá Carneiro, Lisboa, 24 de Novembro de 2004.

O futuro da prisão.

Conferência Internacional: “Para além da prisão”, organizada pelo Departamento de Antropologia da Universidade do Minho, Braga, 17 de Novembro de 2004.

Terrorismo, detenção não judicial e reforma penal (proferida em inglês Terrorism, non-judicial detention and penal reform).

Conferência Internacional: “Prisões e Política Penal: Perspectivas Internacionais”, organizada pela City University, Islington, Londres, Inglaterra, Junho de 2004.

Conferência Internacional: “Direito Processual Penal: Desafios do século vinte e um”, organizada pelo Centro de Estudos Legais e Judiciários, Macau, China, 9-10 Dezembro de 2004.

O futuro dos estudos penitenciários.

Conferência sobre “Estudos Penitenciários”, organizada pela Faculdade de Direito da Universidade Católica, Lisboa, 7-8 de Maio de 2004.

O Processo Penal Português e os Padrões Europeus (proferida em alemão, Das portugiesische Strafverfahren und die europaische Standards).

22.ª Conferência da Academia de Juízes Alemã (Deutsche Richterakademie), Trier, República Federal Alemã, Setembro 2001.

21.ª Conferência da Academia de Juízes Alemã (Deutsche Richterakademie), Wustrau, República Federal Alemã, Julho 2000.

20.ª Conferência da Academia de Juízes Alemã (Deutsche Richterakademie), Trier, República Federal Alemã, Setembro 1999.

(7)

Relatório de Portugal sobre recursos em direito penal (proferida em alemão, Landesbericht Portugal über Rechtsmittel im Strafrecht).

Conferência Internacional organizada pelo Ministério da Justiça federal, com a participação da Ministra da Justiça, Prof. Dra. Däubler-Gmelin, Bona, República Federal Alemã, Maio de 1999.

A Ausência do Arguido na Audiência de Julgamento em Processo Comum, Proposta de revisão do Código de Processo Penal.

Conferência em Homenagem ao Professor Doutor Cavaleiro de Ferreira, organizada pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 17-18 de Março de 1996.

Alguns Problemas sobre a Neo-Criminalização no âmbito dos Crimes de Perigo Comum e contra a Segurança das Comunicações na Reforma Penal de 1995.

Conferência Internacional sobre “As Reformas Penais em Portugal e Espanha”, organizada pelo Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, Tavira, 15-16 de Dezembro de 1995.

Crimes de Perigo Comum e contra a Segurança das Comunicações em face da Revisão do Código Penal.

Conferência sobre “A Revisão do Código Penal”, organizada pelo Centro de Estudos Judiciários, Lisboa, 23-25 de Novembro de 1995.

PUBLICAÇÕES:

LIVROS:

Direito Prisional Português e Europeu, Coimbra: Coimbra Editora, 2006, 434 páginas.

Direito Processual Penal, Projectos Legislativos, volume II, Navarro de Paiva, Alexandre de Seabra, José de Alpoim, Coimbra: Almedina, 2006, 755 páginas. Direito Processual Penal, Projectos Legislativos, volume I, Mello Freire, Forjaz Sampaio, Giovanni Carmignani, Corrêa Telles, Joaquim Sant’ Anna, Coimbra: Almedina, 2005, 539 páginas.

A Reforma da Justiça Criminal em Portugal e na Europa, Coimbra: Almedina, 2003, 1176 páginas.

Introdução à Actual Discussão sobre o Problema da Culpa em Direito Penal), Coimbra: Almedina, 1994, 118 páginas.

(8)

ARTIGOS:

A responsabilidade criminal das pessoas colectivas ou equiparadas, in Revista da Ordem dos Advogados, Ano 66, Setembro 2006, pp. 627 a 651.

A prisão à luz da Convenção Europeia dos Direitos do Homem, in Revista Portuguesa de Ciência Criminal, 15 (2005), pp. 369-389.

A Criminalidade de Estrangeiros em Portugal – Um Comentário, in Hugo Seabra et al., A Criminalidade de Estrangeiros em Portugal, Lisboa, Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas, 2005, pp. 217-221.

A responsabilidade criminal e contra-ordenacional no âmbito do financiamento da campanha eleitoral para a Assembleia da República em face da nova lei do financiamento dos partidos políticos e das campanhas eleitorais (Lei n. 19/2003, de 20 de Junho), in Revista do Centro de Estudos Judiciários, 2005, pp. 31-64.

O que é a política criminal, porque precisamos dela e como a podemos construir?, in Revista Portuguesa de Ciência Criminal, 14 (2004), pp. 435-452. O futuro dos estudos penitenciários, in Direito e Justiça, Volume Especial, 2004, pp. 301-330.

A Justiça no Centro da Política – Em torno do Projecto de Revisão Constitucional da “Ala Liberal”, in Nuno Manalvo (coord.), Um Caso de Luta pela Liberdade e pela Democracia – O Projecto de Revisão Constitucional da Ala liberal, Lisboa, Instituto Francisco Sá Carneiro, 2004, pp. 11-32.

A consagração de um novo direito securitário na reforma prisional de 1936, in Liber Discipulorum para Jorge de Figueiredo Dias, Coimbra, Coimbra Editora, 2003, pp. 433-481.

Sete Teses sobre a Reforma do Processo Penal, in Armando Leandro et al., Interrogações à Justiça, Coimbra, Edições Tenacitas, 2003, pp. 411-420.

Relatório de Portugal (publicado em língua alemã, Landesbericht Portugal), in Monika Becker und Jörg Kinzig (Hrsg.), Rechtsmittel im Strafrecht, Eine international vergleichende Untersuchung zur Rechtswirklichkeit und Effizienz von Rechtsmittel, Band 1/1, Freiburg im Breisgau, edition iuscrim, 2000, pp. 319-377.

Crimes de Perigo Comum e contra a Segurança das Comunicações em face da Revisão do Código Penal, in CEJ, Jornadas de Direito Criminal, Revisão do Código Penal, Lisboa, CEJ, 1998, pp. 255-315.

Um equívoco sem fim, Considerações sobre o conceito de culpa penal de Jakobs (publicado em língua alemã, Ein unausrottbares Mi

β

verständnis,

(9)

Bemerkungen zum strafrechtlichen Schuldbegriff von Jakobs), in Zeitschrift für die Gesamte Strafrechtswissenschaft, N. 110, 1998, pp. 640-657.

A Ausência do Arguido na Audiência de Julgamento em Processo Comum, Proposta de revisão do Código de Processo Penal, in Direito e Justiça, volume XI, 1997, pp. 203-242.

Alguns Problemas sobre a Neo-Criminalização no âmbito dos Crimes de Perigo Comum e contra a Segurança das Comunicações na Reforma Penal de 1995, in Revista do Ministério Público, Cadernos 7, 1995, pp. 87-103.

Sobre a desistência de queixa no crime de emissão de cheque sem provisão, in Direito e Justiça, volume VIII, N. 2, 1994, pp. 319-324.

O Conceito de Perigo nos Crimes de Perigo Concreto, in Direito e Justiça, volume VI, 1992, pp. 341-364.

O Cumprimento Defeituoso da Prestação de Trabalho, in Revista Jurídica, 15 (1991), pp. 125-151.

FILIAÇÃO: Tomaz de Albuquerque

Armandina Neves Pinto de Albuquerque

ESTADO CIVIL: Casado (com três filhos) NACIONALIDADE: Portuguesa

Referências

Documentos relacionados

Considerando os quatro agrupamentos do ensino secundário, é o agru- pamento 1 o que concentra o maior número de alunos.. A análise do quadro permite concluir que i) os

[r]

Laura Carvalho, Ana Rita Antunes, Filipa Alves, Sara Ramos – Quercus ANCN Francisco Ferreira –

Os projetos de circuitos integrados estão sendo realizados em tensões de alimentação cada vez mais baixas, com a finalidade de se manter a confiabilidade de circuitos com

Em conferência proferida no primeiro dia do Fórum Internacional sobre as Perspectivas do Direito e do Processo do Trabalho, que ocorreu em 2 e 3 de fevereiro de 2006 na Sala

Algum morador de 18 anos ou mais de idade alguma vez sentiu fome mas não comeu porque não havia dinheiro para comprar comida.. Algum morador de 18 anos ou mais de idade perdeu peso

Considerando que a avaliação da capacidade funcional é importante indicativo da reabilitação de idosos com membros inferiores, e que o grau de dependência está associado ao

CONSERVAÇÃO DOS QUELÔNIOS AMAZÔNICOS: ECOLOGIA POPULACIONAL E PERFIL DOS CAÇADORES DA ESPÉCIE PODOCNEMIS EXPANSA (TARTARUGA– DA– AMAZÔNIA) NO ENTORNO DO PARQUE