• Nenhum resultado encontrado

VIVER A SEMANA SANTA Proposta de celebração familiar em casa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VIVER A SEMANA SANTA Proposta de celebração familiar em casa"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

VIVER A SEMANA SANTA

Proposta de celebração familiar em casa

(2)

Reunimo-nos, neste fim de dia, para partilhar a mesma mesa.

Preparamo-nos durante a quaresma para nos sentarmos à mesa onde Jesus nos deixa, por palavras e gestos, o Seu testamento.

Jesus convida-nos a sentarmo-nos a esta mesa e aqui desejamos experimentar o amor que nos chama à vida e na vida continua a chamar, para que participemos inteiramente da Vida que há em Deus.

Nesta mesa fazemos família e na mesa do altar fazemos comunidade. É nestas mesas que a vida se faz bela e em abundância.

Esta Vida vive-se como o partir do pão, repartindo a nossa vida por todos.

QUINTA-FEIRA SANTA

Bênção da mesa e do pão

V. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. R. Amén

V. Os pobres hão de comer e serão saciados, louvarão o Senhor os que O procuram. R. Vivam os seus corações para sempre.

Do Evangelho segundo São João

Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo para o Pai, Ele, que amara os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim. Jesus, sabendo que o Pai Lhe tinha dado toda a autoridade, sabendo que saíra de Deus e para Deus voltava, levantou-Se da mesa, tirou o manto e tomou uma toalha, que pôs à cintura.

.

Breve reflexão

A mesa é um abrigo para a fome que a humanidade transporta consigo.

Precisamos de mesas onde a fome de Deus cresça, para que a fome de pão diminua. Uma mesa que não fecha o seu ciclo na abundância.

Uma mesa que não se fecha no seu grupo de amigos ou nos da sua classe. Uma mesa com um lugar a mais.

Uma libertação da pandemia e um regressar ao convívio social, aos momentos de partilha e de lazer.

Voltar à mesa com os seus familiares e amigos.

(3)

V. Senhor, porque, no Vosso imenso amor, nos ensinastes a pedir o pão de cada dia

e nos ensinastes a fazê-lo pão nosso, de todos e para todos, para trazer mais justiça ao mundo e para vivermos unidos numa só alma e num só coração ousamos dizer:

Pai Nosso

Oremos:

Senhor Jesus Cristo que, para fazer a vontade do Pai, obedecestes até à morte, abençoai quantos aqui estão reunidos nesta mesa de família para que, saboreando esta refeição com este pão (podem partir o pão), saibamos alimentar o desejo de voltar à comunhão da tua mesa. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo.

R. Amén

V. Por nosso amor, Cristo obedeceu até à morte R. E morte de cruz.

V. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. R. Amén

(4)

Ontem estivemos com Jesus à mesa. Hoje queremos continuar a acompanhá-l’O com o mesmo amor e amizade. Todos os anos, nos reunimos nesta tarde para estarmos junto d’Ele, que Se entregou por nós. Nestes confinamentos, percebemos melhor a solidão que Jesus passou na hora da cruz. Por amor morreu na cruz. Por amor ofereceu a Sua vida e assim derrotou a morte, por amor nós oferecemos os sacrifícios deste ano de pandemia. “Se o grão de trigo morrer não fica só.” A morte abre-se à vida.

Vamos preparar um altar na mesa da ceia. Colocamos uma toalha branca, uma cruz e duas velas. Deixamos ficar a cruz até ao fim da oração e/ou da ceia que realizamos em família.

SEXTA-FEIRA SANTA

Adoração da Cruz

V. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. R. Amén.

V. A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, que por nós foi pregado no madeiro da

cruz, esteja convosco.

R. Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.

Segundo o Evangelho de São João

Levando a cruz, Jesus saiu para o chamado lugar do Calvário, que em hebraico se diz Gólgota. Ali O crucificaram, e com Ele mais dois: um de cada lado e Jesus no meio. Pilatos escreveu ainda um letreiro e colocou-o no alto da cruz; nele estava escrito: «Jesus, o Nazareno, Rei dos judeus». Muitos judeus leram esse letreiro, porque o lugar onde Jesus tinha sido crucificado era perto da cidade. Estava escrito em hebraico, grego e latim.

Estavam junto à cruz de Jesus sua Mãe, a irmã de sua Mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. Ao ver a sua Mãe e o discípulo predileto, Jesus disse a sua Mãe: «Mulher, eis o teu filho». Depois disse ao discípulo: «Eis a tua Mãe». A partir daquela hora, o discípulo recebeu-a em sua casa.

Quando Jesus tomou o vinagre, exclamou: «Tudo está consumado». E, inclinando a cabeça, expirou.

(5)

Reflexão

O Caminho de Jesus até à cruz é feito de encontros.

Não podemos ver Deus na cruz de Jesus se não virmos, no irmão sem lugar, Jesus crucificado.

Não podemos beijar a cruz de Jesus se não beijarmos a solidão do idoso ou do jovem sem futuro.

Há quem se sinta só, por estar confinado em casa. Há muitos carregados com uma solidão atroz por não saberem que futuro terão depois de tudo isto passar.

Escutemos o grito dos que padecem de solidão, dos que sofrem, dos empobrecidos, dos que têm os seus sonhos frustrados, dos que se sujeitam a trabalhar sem condições.

Sejamos Maria ou João, José de Arimateia ou Nicodemos ajoelhemos aos pés da cruz do irmão.

Adoração da cruz

A cruz preside às nossas vidas, adorna os nossos peitos e decora as nossas Igrejas. É o símbolo maior do amor de Deus por nós.

Vamos acolher a cruz. Não só como adorno ou símbolo, mas como presença d’Aquele que se entrega por nós, Jesus. Somos convidados a acolher a cruz na nossa vida, aproximando-nos com um gesto simples de adoração e coração contrito para que o amor de Jesus seja grão de trigo lançado à terra e dê muito fruto.

Oração

Senhor, Pai Santo, que fizestes da cruz do Vosso Filho a fonte de todas as bênçãos e

a origem de todas as graças, olhai benignamente para nós, vossos servos, que nos aproximamos desta cruz, como sinal da nossa fé, e concedei-nos que, vivendo na terra sempre unidos ao mistério da paixão de Cristo, alcancemos no Céu as alegrias eternas da ressurreição.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

R. Amén

Neste momento somos convidados a fazer um gesto de adoração da cruz com um beijo ou com um gesto de ternura.

V. Seguindo as palavras e exemplos de Cristo na Sua paixão, entreguemo-nos

confiadamente à vontade de Deus Pai e digamos a oração que o Senhor nos ensinou:

R. Pai nosso que estais nos céus…

V. Por nosso amor, Cristo obedeceu até à morte R. E morte de cruz

V. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. R. Amén

(6)

A noite da criação – da passagem das trevas para a luz – e a noite da libertação dos judeus – da passagem da escravatura para a liberdade da terra prometida – preparam a noite da ressurreição, da passagem da morte para a vida em abundância.

Hoje amanhece mais cedo e a luz desponta entre a noite. É a luz da ressurreição. Jesus ressuscitado é a nossa luz e está simbolizado no círio que abre a procissão. Vamos colocar uma vela sobre a mesa, para ser acesa nesta oração e permanecer durante a refeição.

SÁBADO SANTO

Vigília da Páscoa | Bênção da Luz

V. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. R. Amén.

V. A comunidade dos fiéis tomava o alimento com alegria e simplicidade de coração. Aleluia.

R. Louvando a Deus. Aleluia.

Do Evangelho segundo São Mateus

Depois do sábado, ao raiar do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram visitar o sepulcro. De repente, houve um grande terramoto: o Anjo do Senhor desceu do Céu e, aproximando-se, removeu a pedra do sepulcro e sentou-se sobre ela. O seu aspeto era como um relâmpago, e a sua túnica branca como a neve. Os guardas começaram a tremer de medo e ficaram como mortos. O Anjo tomou a palavra e disse às mulheres: Não tenhais medo; sei que procurais Jesus, o Crucificado. Não está aqui: ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver o lugar onde jazia. E ide depressa dizer aos discípulos.

(7)

Reflexão

A ressurreição não é um acontecimento do passado.

A ressurreição não é um lugar nem tem lugar, é um agora, um hoje permanente no amor de Deus.

Acontece sempre em Deus e no Seu amor, que vence o confinamento egoísta.

Está a acontecer, a vencer em tantas e tantos que, mais do que nunca, abrem o sepulcro onde enterram a sua vida na indiferença ou no relativismo, no egoísmo ou no hedonismo.

Está acontecer uma outra possibilidade.

Neste momento acendemos a vela/círio que colocamos na mesa e vamos proceder à bênção da luz. Esta é a luz da ressurreição de Jesus que nos ajuda a ver a vitória do amor sobre a morte. O amor é o único que vence a morte e é este amor que nos ilumina nesta noite. Uma noite cheia de luz, porque Jesus ressuscita e, no seu amor, desperta o nosso olhar para que vejamos o Seu amor atuar.

Oração para bênção da luz

Senhor Deus, fonte e origem da luz eterna, infundi no coração dos fiéis a claridade da luz que não tem ocaso, para que todos nós, iluminados pelo vosso amor, mereçamos chegar um dia à luz da Vossa ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

V. Seguindo as palavras e exemplos de Cristo na sua paixão, entreguemo-nos

confiadamente à vontade de Deus Pai e digamos a oração que o Senhor nos ensinou:

R. Pai nosso que estais nos céus…

V. A luz de Cristo gloriosamente ressuscitado nos dissipe as trevas do coração e do

espírito.

R. Os discípulos reconheceram o Senhor, ao partir o pão. Aleluia. V. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

(8)

Referências

Documentos relacionados

Os itens 12 a 14 da ITG 1000, que tratam da Carta de Responsabilidade da Administração, têm por objetivo definir e estabelecer a obrigatoriedade da existência formal de

Este aparelho não foi criado para ser utilizado por pessoas (incluindo crianças) cujas capacidades físicas, sensoriais ou mentais sejam reduzidas, ou por pessoas com falta

Handgun - Divisão CLASSIC – OVERALL 1º ao 5º lugar, depende da REGRA #2 Handgun - Divisão CLASSIC - Classe U 1º ao 5º lugar, depende da REGRA #2 Handgun - Divisão CLASSIC

Sobre o dia do senhor: o domingo O domingo é um bem de Deus, é o dia reservado para Ele, é o dia do Senhor.Ele fez todos os dias da semana.Poderia ter ficado com

As aulas de Educação Física não se destinam só aos melhores alunos.. Os alunos podem escolher entre diversas

Zinacef e nomes associados (ver Anexo I) 1,5 g pó para solução para perfusão (apresentação de frasco para injetáveis unidose). [Ver anexo I - A ser completado nacionalmente]

2. Geração para o CONTAB0 – utilizado com a finalidade de consolidação junto ao CONTAB0 para Prestação de Contas Consolidada. Os arquivos gerados tanto para a

muscular; FP- função pulmonar; FR- fisioterapia respiratória; GC- grupo controle; GI- grupo de intervenção; GIA- grupo de intervenção de treino aeróbio; GIF- grupo de