• Nenhum resultado encontrado

JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO PROCESSO: / EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 33/2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO PROCESSO: / EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 33/2014"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO PROCESSO: 23411.001099/2014-34 EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 33/2014

1. Cuida-se de reposta ao Pedido de Impugnação ao Edital interposto pela empresa DTCOM DIRECT TO COMPANY S/A, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n°03.303.999/0001-36, ora Impugnante, referente ao Pregão Eletrônico n° 33/2014, cujo objeto é contratação de pessoa jurídica para a prestação de serviços de UPLINK através da locação de equipamentos destinados a prover 2 (dois) canais de transmissão digital via satélite com acesso ao segmento satelital da Intelsat (IS-14) para tráfego de sinal de vídeo com seus respectivos áudios associados gerados através dos estúdios do Instituto Federal do Paraná para possibilitar a integração de uma rede de recepção (downlinks) já existente e em operação dentro do território brasileiro e manutenção corretiva e preventiva dos dowlinks (realinhamento do sinal quando necessário) nos municípios do Paraná, prevendo em média 10 manutenções por mês. O sistema de transmissão a ser implantado deverá fornecer 2 (dois) canais de 4,5 MHz para uso exclusivo do Instituto Federal do Paraná sendo um dos canais para utilização 24h/dia (fulltime) e outro para utilização no período noturno (das 18:30h às 23h de segunda-feira à sexta-feira) atendendo às especificações da ITU (International Telecommunication Union) e em conformidade às normas da ANATEL, incluindo locação da banda satelital, instalação, manutenção, testes de interferência e serviços básicos de infraestrutura, sendo o período contratual de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado por períodos iguais e sucessivos de até no máximo 60 (sessenta) meses, observados os detalhamentos técnicos, especificações e condições constantes

DA ADMISSIBILIDADE:

2. Nos termos do disposto no art. 18 do Decreto 5.450 de 31/05/2005, é cabível a impugnação, por qualquer pessoa, do ato convocatório do pregão na forma eletrônica até dois dias úteis antes da data fixada para abertura da sessão pública.

3. Desse modo, observa-se que a Impugnante encaminhou sua petição, via e-mail licitacoes@ifpr.edu.br, no dia 10/06/2014 às 16h45m, e, considerando que a abertura da sessão pública do pregão está agendada para o dia 13/06/2014, a presente Impugnação apresenta-se tempestiva.

DOS PONTOS QUESTIONADOS E DO PEDIDO

4.Exigencias cumulativas dos Itens de habilitação constantes da Seção XIV os quais são os itens 36.1 e 36.2, restringindo o caráter competitivo:

36.1 Balanço patrimonial e demonstrações contábeis referente ao último exercício social, comprovando de patrimônio líquido não inferior a 10% (dez por cento) do valor estimado da contratação, comprovando índice Liquidez Geral, Liquidez Corrente e Solvência Geral, informados pelo Sicaf, forem iguais ou inferiores a 1 (um);

36.2 Capital Circulante Líquido (CCL) ou Capital de Giro (Ativo Circulante – Passivo Circulante) de, no mínimo, 16,66% (dezesseis inteiros e sessenta e seis centésimos por cento) do valor estimado para a contratação; (conforme IN 02/2010 SLTI – MPOG);

5. Exigência do Item de habilitação constante da Seção XIV o qual é o item 36.4, restringindo o caráter competitivo:

36.4 Comprovante de que está devidamente cadastrada na ANATEL com a classificação SCM – SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA para operar o

(2)

transporte de canais de transmissão via satélite, em nome da própria empresa, em plena vigência.

6. Em linhas gerais, a Impugnante pretende que seja retirada a exigência do item 36.2 com o fundamento de tratar de uma faculdade e do item 36.4 sob o fundamento de que é injustificada tais exigências para a prestação dos serviços. Alega ainda que a exigência acarretaria em uma suposta restrição à competitividade do certame.

DA ANÁLISE DOS PONTOS QUESTIONADOS E DO PEDIDO

7. Cumpre atentar que, de acordo com o Art. 19º da Instrução Normativa nº 2, de 30 de abril de 2008, que dispõe sobre regras e diretrizes para a contratação de serviços continuados ou não, alterada pela Instrução Normativa nº 6, de 23 de dezembro de 2013:

“ Os instrumentos convocatórios devem o conter o disposto no art. 40 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, indicando ainda, quando couber:

XXIV - disposição prevendo condições de habilitação econômico-financeira nos seguintes termos: (Incluído pela Instrução Normativa nº 6, de 23 de dezembro de 2013) a) balanço patrimonial e demonstrações contábeis referentes ao último exercício social, comprovando índices de Liquidez Geral – LG, Liquidez Corrente – LC, e Solvência Geral – SG superiores a 1 (um); (Incluído pela Instrução Normativa nº 6, de 23 de dezembro de 2013)

b) Capital Circulante Líquido ou Capital de Giro (Ativo Circulante - Passivo Circulante) de, no mínimo, 16,66% (dezesseis inteiros e sessenta e seis centésimos por cento) do valor estimado da contratação, tendo por base o balanço patrimonial e as demonstrações contábeis do último exercício social; (Redação dada pela Instrução Normativa nº 6, de 23 de dezembro de 2013 e retificada conforme redação publicada na página 840 da Seção 1 do DOU nº 252, de 30 de dezembro de 2013)

c) comprovação de patrimônio líquido de 10% (dez por cento) do valor estimado da contratação, por meio da apresentação do balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, apresentados na forma da lei, vedada a substituição por balancetes ou balanços provisórios, podendo ser atualizados por índices oficiais, quando encerrados há mais de 3 (três) meses da data da apresentação da proposta;(Redação dada pela Instrução Normativa nº 6, de 23 de dezembro de 2013 e retificada conforme redação publicada na página 840 da Seção 1 do DOU nº 252, de 30 de dezembro de 2013.

8. Em se tratando do objeto da licitação de grande vulto e de suma importância para este IFPR para a reiniciar as aulas do Ensino à Distância, bem como mantê-lo sem interrupção, a Administração entende ser necessário tal exigência, pois a empresa deve ser capaz de possuir qualificação econômica capaz de suprir possíveis falhas da Administração Pública no que diz respeito ao pagamento dos serviços prestados até 90 (noventa) dias até que se proponha a rescisão do contrato, conforme prevê o art. 78, Inciso XV, da lei 8666/93 XV:

Art. 78. - o atraso superior a 90 (noventa) dias dos pagamentos devidos pela Administração decorrentes de obras, serviços ou fornecimento, ou parcelas destes, já recebidos ou executados, salvo em caso de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou guerra, assegurado ao contratado o direito de optar pela suspensão do cumprimento de suas obrigações até que seja normalizada a situação;

(3)

9. Sabendo que a licitante vencedora deverá contratar com outra empresa para manter cada segmento espacial, esta deve ter capacidade de honrar financeiramente seus compromissos pelo prazo máximo de 90(noventa) dias caso não receba a tempo da Administração Pública.

10. Ainda, há jurisprudência no sentido de que tais exigências podem ser solicitadas cumulativamente, pois são diferentes às exigência do Edital em questão da Súmula nº275/2012 TCU , conforme apresentado pela impugnante. As exigências do Edital tratam de Patrimônio líquido e de Capital Circulante Líquido ou Capital de Giro.

11. Vejamos o Acórdão 1214/2013-Plenário, TC 006.156/2011-8, relator Ministro Aroldo Cedraz, 22.5.2013,

que trata do assunto:

“Registrou, ainda, que no Acórdão 47/2013, do Plenário, o Tribunal, ao examinar representação contra edital da própria Corte de Contas, concluiu não haver irregularidades em exigir, simultaneamente, capital circulante líquido de no mínimo 16,66% e de patrimônio líquido não inferior a 10% do valor estimado da contratação, questão também examinada na esfera judicial, a qual também considerou ser razoável tal exigência.” (grifo nosso)

12. Seguindo ainda o

Acórdão TCU nº 1.214/2013 – Plenário, que originou as alterações da IN

02/2008 deixa claro que deverá ser fixadas tais exigências na contratação de serviços continuados:

1.10 sejam fixadas em edital as exigências abaixo relacionadas como condição de habilitação econômico-financeira para a contratação de serviços continuados:

9.1.10.1 índices de Liquidez Geral (LG), Liquidez Corrente (LC) e Solvência Geral (SG) superiores a 1 (um), bem como Capital Circulante Líquido (CCL) ou Capital de Giro (Ativo Circulante – Passivo Circulante) de, no mínimo, 16,66% (dezesseis inteiros e sessenta e seis centésimos por cento) do valor estimado para a contratação, índices calculados com base nas demonstrações contábeis do exercício social anterior ao da licitação;

9.1.10.2 patrimônio líquido igual ou superior a 10% (dez por cento) do valor estimado da contratação;

13. Quanto à exigência do item 36.4, cumpre atentar que, de acordo com o art. 3º, II, da Lei nº 10.520/02, “a definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição”, deste modo, entende este Pregoeiro que a caracterização do objeto da Licitação não deve ser omissa, de modo a prejudicar a Administração com a compra de algo que não corresponda a suas necessidades, no entanto, nem tão excessiva, de modo a restringir a competitividade.

14. Neste sentido, considerando as razões expostas pela impugnante, buscou-se averiguar junto à área técnica as especificações do objeto licitado que remete a exigência de comprovante de que a empresa está devidamente cadastrada na ANATEL com a classificação SCM – SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MUTIMÍDIA.

Esclarecemos que o Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), segundo a resolução 614 da ANATEL, de 28/05/20013 é definido por:

"Art. 3º O SCM é um serviço fixo de telecomunicações de interesse coletivo, prestado em âmbito nacional e internacional, no regime privado, que possibilita a oferta de capacidade de transmissão, emissão e recepção de informações multimídia..."

Já o serviço SeAC (Serviço de Acesso Condicionado), do qual faz parte o DTH (Direct to Home), segundo a resolução 581 da ANATEL, de 26 de março de 2012, é definido por:

"Art. 4º O SeAC é o serviço de telecomunicações de interesse coletivo, prestado no regime privado, cuja recepção é condicionada à contratação remunerada por assinantes e destinado à distribuição de conteúdos audiovisuais na forma de pacotes, de canais de programação nas modalidades avulsa de programação e avulsa de

(4)

conteúdo programado e de Canais de Programação de Distribuição Obrigatória, por meio de tecnologias, processos, meios eletrônicos e protocolos de comunicação quaisquer.

§ 1º Incluem-se no serviço a interação necessária à escolha de conteúdo audiovisual, à aquisição de canais de programação nas modalidades avulsas e outras aplicações inerentes ao serviço.

§ 2º Entende-se como interação qualquer processo de troca de sinalização, informação ou comando entre a URD e os equipamentos e sistemas da Prestadora.

§ 3º O SeAC é considerado, para todos os efeitos, serviço de televisão por assinatura. § 4º O SeAC é sucedâneo do TVC, do MMDS, do DTH e do TVA."

Desta forma, apesar da Licença DTH atender tanto à pessoa física como à jurídica, em referência ao usuário final, foge totalmente da modalidade de ensino público de destino “aberto” sem caráter e habilitação de cobrança ao usuário final (aluno), pois a Licença DTH é destinada à prestação de serviço de TV por assinatura via satélite cuja recepção é condicionada à contratação remunerada (assinatura). 21. A legislação do setor de telecomunicações estabelece que somente empresas com concessão, permissão ou autorização emitida pela Anatel podem explorar serviços de telecomunicações no país. O Serviço de Comunicação Multimídia - SCM deve ser explorado nas condições previstas no Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia, aprovado pela Resolução n.° 614, de 28 de maio de 2013, e o Regulamento dos Serviços de Telecomunicações, aprovado pela Resolução n.° 73, de 25 de novembro de 1998.

22. A omissão da exigência desse pré-requisito pode acabar prejudicando o órgão e ainda desperdiçando o dinheiro publico já que, caso a empresa vencedora não possua a licença do serviço SCM, o prestação do serviço poderá ser interrompido pela ANATEL.

23. Entendemos que um dos princípios da licitação é a garantia da ampla concorrência, entretanto, tal princípio não pode ser tomado por absoluto, antes, deve ser interpretado e sopesado conjuntamente com outros importantes princípios tais como a razoabilidade, proporcionalidade e eficiência nas contratações. Sendo assim, não há que se falar em ilegalidade ou alegação da existência de cláusula “manifestamente comprometedora ou restritiva do caráter competitivo”, mas apenas a primazia pela contratação de serviços de qualidade e de acordo com a necessidade desta Instituição de Ensino na oferta do serviço gratuito de qualidade. Está claro que a necessidade deste IFPR é a contratação de serviço de comunicação multimídia para oferta do Ensino à Distância de forma gratuita, sem a necessidade de pagamento de assinatura para ter acesso aos conteúdos das aulas que serão transmitidas.

19. Ainda nesse bojo, a Administração deve exigir dos participantes somente o que for realmente necessário para a adequada execução dos serviços desde que respeitados os interesses administrativos e a segurança da futura contratação, a fim de selecionar, dentre as inúmeras licitantes, a proposta que lhe melhor aprouver, tendo em vista principalmente o interesse público e as exigências legais, até para evitar culpa in eligendo por parte do IFPR.

20. Com efeito, este IFPR não deve, ao seu bel prazer, estipular exigências que não aquelas estritamente necessárias à execução do objeto. Tal situação, como já demonstrado, não ocorreu no presente caso e ainda as exigências possuem base legal, procurando garantir uma contratação que venha suprir as expectativas de contratação de uma empresa possível de prestar e manter sem interrupções o melhor serviço para a Administração.

DA DECISÃO

21. Diante do exposto, CONSIDERO IMPROCEDENTE a presente impugnação, mantendo em sua plenitude, todos os termos do edital, e por consequência, a abertura do certame na data de 13 de junho, conforme disposto no instrumento convocatório.

(5)

Curitiba/PR, 11 de junho de 2014. (Documento original assinado)

*

CARLOS EDUARDO FONINI ZANATTA Pregoeiro Oficial

Referências

Documentos relacionados

Nossa preocupação está voltada para a construção de um caminho possível para a compreensão de como o processo de reprodução do espaço na metrópole de São Paulo,

Esta é a parte humana do sistema, portanto, são os usuários, que em informática são aqueles que usam a informática como um meio para a sua atividade fim.. Destarte, programadores

- a estrutura dos dados que podem aparecer no banco de dados;.. •

Passivo Circulante, Passivo Exigível a Longo Prazo, Passivo não circulante, Patrimônio Líquido dividido em Capital Social, Reservas de Capital, Ajustes de Avaliação

A Intervet/Schering-Plough reserva-se no direito de não atribuir qualquer prémio, caso a qualidade dos trabalhos apresentados não seja suficiente ou caso

Associação de manifestações extra-articulares com idade do diagnóstico, duração da doença e valores do DAS-28, nos pacientes portadores de AR do ambulatório de Artrite

Quando o CNPJ apresentar mais de um Código de Serviço, o portal exibirá uma caixa com a informação de que o usuário deverá selecionar qual Código de Serviço está presente

Presidente Rogério Paulo de M. Soares n.° de inscrição 5850 Suplente Luís Manuel Leitão da Costa » C-243 Secretário Ana Lúcia da Silva Costa » C-1060 Escrutinador João