• Nenhum resultado encontrado

Ilmo. Sr. Vereador Paulo César Mossini MD. Presidente da Câmara Municipal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ilmo. Sr. Vereador Paulo César Mossini MD. Presidente da Câmara Municipal"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Ilmo. Sr.

Vereador Paulo César Mossini

MD. Presidente da Câmara Municipal

O Vereador Emilio Millan Neto, da bancada do Partido dos Trabalhadores - PT, com assento nesta Casa legislativa, vem, na forma regimental, à presença de Vossa Excelência, solicitar que seja encaminhado ao Senhor Prefeito Municipal o seguinte PROJETO DE LEI, cuja disposição trata o seguinte:

“DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE

DAS AGÊNCIAS BANCÁRIAS QUE

POSSUEM PORTAS COM DISPOSITIVO DE TRAVAMENTO ELETRÔNICO, MANTEREM,

NA ÁREA QUE AS

ANTECEDEM,“GUARDA-VOLUMES”,NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CANOAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

JUSTIFICATIVA

O presente Projeto de Lei, institui a obrigatoriedade da colocação de guarda-volumes em estabelecimentos bancários com portas dotadas de travamento eletrônico situados no Município de Canoas.

Com o aumento dos índices de assaltos nas agências bancárias, foram criadas ferramentas legais que reduzissem esses índices, como por exemplo, a obrigatoriedade da instalação de portas giratórias e detectores de metais nas agencias bancárias. Essa medida gerou um

(2)

desconforto para todos os usuários dos bancos, uma vez que esses dispositivos acusam a presença de metais junto aos usuários, obrigando-os a depositar seus pertences em um compartimento junto a porta de segurança.

As agências bancárias são instituições do dia a dia dos cidadãos que, em grande número, a elas se dirigem cotidianamente.

Dotá-las de guarda-volumes seria a solução para evitar o constrangimento de ficar preso na porta da agência, ou de ter que abrir a bolsa e expor seus pertences.

Muitas vezes os usuários são submetidos a uma exposição vexatória, constrangedora, desagradável e em alguns casos abusivas, por seguranças das agencias que em muitos casos ao desconfiar dos usuários, seja pela cor, aparência ou comportamento, ficam obrigados exibir seus pertences. Muitos desses atos discriminatórios e constrangedores foram levados ao conhecimento da mídia quando portas de bancos “prenderam em flagrante” clientes desavisados que portavam ou não algum metal em bolsos ou bolsas.

Deve-se também levar em consideração que legislar sobre os interesses dos cidadãos Canoenses é e sempre será competência do Vereadores da Cidade de Canoas e do Prefeito Municipal, independente dos bancos serem órgãos fiscalizados e licenciados pelo Governo Federal ou Estadual.

Pelo acima exposto espero e confio na aprovação da presente proposição pela necessidade e justiça do seu conteúdo.

Atenciosamente

Canoas, 16 de abril de 2010.

Emilio Millan Neto Partido dos Trabalhadores

(3)
(4)

Excelentíssimo Senhor Vereador Paulo Casar Mossini

MD Presidente da Câmara municipal de Canoas

Vereador Emilio Millan Neto, integrante da bancada do Partido dos Trabalhadores – PT, com assento nesta Casa Legislativa, vem, na forma regimental, à presença de Vossa

Excelência, solicitar que seja encaminhado ao Senhor Prefeito Municipal o seguinte Projeto de lei, cuja disposição trata o seguinte:

Projeto de Lei nº _____/2010

“DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DAS AGÊNCIAS BANCÁRIAS QUE POSSUEM PORTAS COM DISPOSITIVO DE TRAVAMENTO ELETRÔNICO, MANTEREM, NA ÁREA QUE AS ANTECEDEM, “GUARDA-VOLUMES”, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CANOAS E OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

JAIRO JORGE DA SILVA, Prefeito Municipal de Canoas.

FAÇO SABER que a Câmara de Vereadores de Canoas aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte

(5)

LEI:

Art.1º - Ficam obrigadas às agências bancárias que possuem portas com dispositivo de travamento eletrônico, manterem, na área que as antecedem, “guarda-volumes” para depósito temporário de objetos pessoais dos usuários.

§1º Os “guarda-volumes” serão dotados de fechaduras, com chaves em número suficiente para atender todos os usuários.

§2º O uso do “guarda-volumes” deverá ser aleatório, vedada a reserva de exclusividade de uso para correntistas da própria agência.

§3º O serviço de “guarda-volumes”, prestado pela agência bancária deverá ser gratuito.

§4° O controle do “guarda-volumes” é de responsabilidade da agência bancária.

Art. 2º - O prazo para cumprimento das exigências desta lei será de 180 (cento e oitenta) dias, contados da publicação.

Art. 3º - As agências bancárias que infringir o disposto nesta lei ficará sujeita as seguintes penalidades, aplicadas sucessivamente.

I - advertência, com o prazo de 30 (trinta) dias para regularização da pendência.

II - multa: persistindo a infração, aplicar-se-á multa no valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais); se, até trinta dias após a aplicação da multa, não houver regularização da situação, aplicar-se-á a segunda multa no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais)

(6)

III - cassação de licença: se, após 30 (trinta) dias úteis da aplicação da segunda multa, persistir a infração, o Município procederá a cassação da licença de localização do estabelecimento bancário.

.

Art. 5º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação revogando-se as disposições em contrário.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS, em__ ____de 2010.

JAIRO JORGE DA SILVA Prefeito Municipal

Referências

Documentos relacionados

O documento propôs ainda oito iniciati vas para melhorar o mundo, que fi caram conheci- das como Objeti vos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Foi a parti r de 1995 que a Cúpula

A opção Activar menu de contexto mostra as opções Seleccionar predefinição e Ajustar ecrã do SmartControl Premium no menu de contexto exibido no ambiente de trabalho ao clicar

Esse formulário é aplicado com o auxílio da Secretaria Acadêmica, que dispõe de telefone, endereço e e-mail para proceder à pesquisa, caso não seja realizado presencialmente.

Ao abrigo do Protocolo entre a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema e a DGIDC - Ministério da Educação, os alunos e professores da Rede Escolar Pública, do Pré-Escolar ao

b) campo "BASE DE CÁLCULO DO IMPOSTO DEVIDO CUJA ALÍQUOTA INTERNA É DE 25%": informar o valor total das bases de cálculo do imposto nas entradas de mercadorias oriundas

Adriana Coletto Morales Corrêa e Castro. Aprovada a solicitação de

Carrega no botão Reproduzir para veres como fica o vídeo. Podes mexer nos botões da

As definições dos veículos Citroën comercializados na UE podem variar de um país para outro. Para conhecer detalhadamente a definição dos equipamentos de cada modelo da gama