• Nenhum resultado encontrado

PALAVRA DO PRESIDENTE DA LABRE-DF A palavra do Presidente se constituirá em fazer um breve comentário sobre tema livre.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PALAVRA DO PRESIDENTE DA LABRE-DF A palavra do Presidente se constituirá em fazer um breve comentário sobre tema livre."

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

LIGA DE AMADORES BRASILEIROS DE RÁDIO EMISSÃO

ADMINISTRAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL

QTC Nº 37 – BRASÍLIA, 06 DE OUTUBRO DE 2018

ABERTURA

Saudações fraternas aos prezados colegas labreanos e radioamadores. Estamos iniciando a leitura

de mais um QTC da LABRE-DF, procurando trazer notícias e informações de seu interesse. Saudações

aos amigos radioamadores do Distrito Federal e do Entorno e a todos aqueles que nos brindam com

a sua audiência e leitura. Nossas frequências de uso em VHF são as repetidoras 145.210 kHz (-600) e

146.950 kHz (-600). Tais repetidoras passaram a ser monitoradas e rastreados por um grupo de

colegas atuantes quanto aos sinais espúrios emitidos contra as mesmas, auxiliando de forma direta

a fiscalização da ANATEL, que irá lacrar os equipamentos encontrados, com abertura de processo

criminal junto à Polícia Federal e Secretaria da Receita Federal do Brasil, além da cassação das

licenças de tais responsáveis. Entenda que o QTC DA LABRE DF é cultura, bem como os QTC’s das

demais LABRES ESTADUAIS e são históricos.

Este QTC da LABRE-DF não substitui o QTC da LABRE Nacional, estabelecido o mesmo

boletim como objetivo da LABRE Nacional nos termos do Estatuto Social, cf. art. 2º,

item XII, enquanto que a LABRE-DF apenas colabora na divulgação de suas notícias

quando assinadas e identificadas. Este editor e redator PT2IQ-RENDY agradece a

manifestação dos colegas sobre a qualidade e conteúdo destes QTC da LABRE-DF e a

validade da sua continuidade ou modificação ou suspensão, solicitando que seja

utilizada a via de e-mail para registro das manifestações.

PALAVRA DO PRESIDENTE DA LABRE-DF

(2)

RELEASE

Reclamações contra prestadoras de telecomunicações caem 18,8%

nos últimos 12 meses

Publicado: Quarta, 03 de Outubro de 2018, 14h56 | Última atualização em Quarta, 03 de Outubro de 2018, 14h56 | Acessos: 278

Em agosto de 2018, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou um total de 250,6 mil reclamações de usuários contra as prestadoras dos principais serviços de telecomunicações (banda larga fixa, telefonia móvel, telefonia fixa e TV por assinatura), redução de 58,0 mil registros (-18,8%) nos últimos doze meses. Em relação ao mês anterior, agosto de 2018 apresentou aumento de 7,4 mil reclamações (+3,03%). No entanto, a variação em relação à julho de 2018 é sete pontos percentuais menor do que a ocorrida entre agosto e julho de 2017. Todos os principais serviços de telecomunicações apresentaram redução nos últimos 12 meses. A maior redução na TV por assinatura, menos 10,3 mil reclamações contra prestadoras (-24,2%), seguida pela telefonia fixa, menos 15,8 mil (-21,7%), telefonia móvel, menos 27,3 mil (-18,8%) e banda larga fixa, menos 4,6 mil (-9,7%).

Das 118,2 mil reclamações contra prestadoras de telefonia móvel recebidas pela Anatel em agosto de 2018, 84,1 mil foram referentes à modalidade paga do serviço e 34,1 mil à pré-paga. As principais causas de reclamações na pós-paga foram cobrança (47,2%), ofertas e promoções (10,0%) e qualidade e funcionamento (9,7%). Já na pré-pós-paga, as reclamações que se referiram a créditos pré-pagos (39,0%) formaram o maior volume, seguido das de ofertas e promoções (19,4%) e de qualidade e funcionamento (13,6%). Em relação ao serviço de telefonia fixa, foram 57,2 mil reclamações causadas principalmente por problemas na cobrança (42,0%), na qualidade e no funcionamento (17,9%) e no cancelamento do serviço (10,1%).

No mês de agosto de 2018, a Anatel recebeu 43,2 mil reclamações contra prestadoras de banda larga fixa cujos principais motivos foram problemas na qualidade e no funcionamento (41,8%), na cobrança (26,2%) e no cancelamento do serviço (7,7%). E na TV por assinatura, as 32,1 mil reclamações foram motivadas por questões de cobrança (50,6%), de ofertas e promoções (9,6%) e de cancelamento (9,0%).

Grupos

Dos grupos acompanhados pela Anatel, apenas a NET na banda larga fixa apresentou aumento de reclamações em agosto de 2018 quando comparado ao mesmo mês do ano anterior, mais 500 casos (+6,1%), a Oi teve redução de 7 mil reclamações (-34,4%) e a Vivo menos 2,8 mil (-20,1%).

No entanto, na telefonia fixa, a NET liderou a redução proporcional nos últimos 12 meses, com menos 4,1 mil reclamações (-38,5%), seguida da Oi, menos 9,3 mil (-23,5%), e da Vivo, menos 3,1 mil (-14,7%).

Na telefonia móvel, a maior redução proporcional de reclamações nos últimos 12 meses foi registrada pela Nextel, menos 5,7 mil queixas (-55,2%), seguida da Vivo, menos 10,7 mil (-32,3%), da Claro, menos 5,6 mil (-17,9), da Oi, menos 3,4 mil (-16,7%) e da TIM, menos 1,8 mil (-3,6%).

(3)

E na TV por assinatura, a maior redução proporcional de reclamações entre agosto de 2018 e agosto de 2017 foi registrada pela Oi, menos 1,1 mil (-28,9%), seguida da SKY, menos 4,2 mil (-28,5%), da NET/Claro, menos 4,4 mil reclamações (-21,8%), e da Vivo, menos 500 reclamações (-15,1%).

Estados e Distrito Federal

Todos os estados brasileiros e o Distrito Federal apresentaram diminuição no número de reclamações registradas na Anatel na comparação entre agosto de 2018 e o mesmo mês do ano passado. As cinco maiores reduções proporcionais ocorreram nos estados de Rondônia, menos 251 reclamações (-32,4%), Mato Grosso, menos 702 (-30,6%), Tocantins, menos 158 (-30,0%), Pernambuco, menos 2,6 mil (-27,3%), e Rio de Janeiro, menos 13,6 mil (-27,0%).

HOMOLOGAÇÃO DE EQUIPAMENTOS

CORRA PARA A ANATEL

DIRETORIA DE RADIOESCOTISMO – LABRE-DF

Diretor: CÉLIO – PT2WV

(4)

O QUE É O RADIOESCOTISMO

RADIOESCOTISMO

(adaptado da expressão em inglês

Radio Scouting

)

RADIOESCOTISMO: Atividades Escoteiras que

incluem radiocomunicação.

RODADAS DA PATRULHA BP

Há diversas Rodadas da Patrulha Baden Powell sendo realizadas durante o ano todo. Para saber mais sobre os dias e horários de realização das Rodadas, VEJA AQUI:

(5)

JOTA - JAMBOREE NO AR REGULAMENTO UNIDADES ESCOTEIRAS LOCAIS

O JAMBOREE NO AR

Art. 1. O Jamboree-On-The-Air / JOTA - é a maior atividade escoteira mundial, de caráter anual,

realizada sempre no terceiro final de semana de outubro, das 00h00 UTC* de sábado até 24h00 UTC

de domingo, com a ajuda e participação de radioamadores, que tem por objetivo colocar em contato

nossos jovens em todo o mundo, através do rádio, oferecendo uma excelente oportunidade para que

conheçam e utilizem a radiocomunicação, incrementando o Programa Educativo da UEB, concorrendo

diretamente para a formação de novos radioamadores. * UTC - Universal Coordinated Time ou Horário

Padrão Mundial. Para o Brasil, a Hora Brasília = UTC-3 horas, ou seja, início 21h00 da sexta às 21h00 do

domingo. PARTICIPANTES

Escoteiros do Brasil encerram 2º Congresso Brasileiro de Educação

Escoteira olhando para o futuro

(6)

A segunda edição do Congresso Brasileiro de Educação Escoteira, promovido em parceria pelos Escoteiros do Brasil e Instituto de Geociências da Unicamp, reuniu na cidade de Campinas – SP membros do Movimento Escoteiro, pesquisadores e professores. Mais de 120 inscritos, durante os três dias de evento, tiveram a oportunidade de assistir palestras e seminários, participar de oficinas e apreciar relatos de experiências de ações e projetos desenvolvidos no Brasil e no mundo.

Tendo como tema “Escotismo: Educação em Movimento”, o congresso teve como um dos principais tópicos a interação entre educação formal e educação não formal. As temáticas também versaram sobre educomunicação, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, protagonismo juvenil, aplicação do método escoteiro, diversidade, inclusão, entre outros. No total foram proferidas quatro conferências, três seminários, e apresentados dez comunicações, oito relatos de experiência e seis pôsteres. Para o diretor-presidente dos Escoteiros do Brasil, Alessandro Vieira, o Congresso “foi um espaço privilegiado para discutirmos a necessária aproximação do escotismo com a academia, de modo a aprendermos uns com os outros, em benefício das crianças, adolescentes e jovens do Brasil”, explicou. “Como um importante agente de transformação, podemos colaborar com escolas e universidades em todo o país e também aprender com o aprofundamento científico que nos permita entender melhor e aprimorar as nossas práticas”.

O balanço deste congresso foi totalmente positivo, na visão da sua presidente – professora e dirigente escoteira Vanessa Cristina Melo Randig – que destacou a importância de espaços onde se possam problematizar questões da educação escoteira. A diretora de Métodos Educativos dos Escoteiros do Brasil, Carmen Barreira, que acompanhou todo o evento, considerou o congresso um sucesso, informando que os seus anais e materiais produzidos serão em breve divulgados. Os Escoteiros do Brasil se preparam agora para, em dezembro de 2019, receber o 3º Congresso Mundial de Educação Escoteira, na cidade do Rio de Janeiro.

Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência é marcado por história de

superação dentro do Movimento Escoteiro

21 de setembro de 2018

No ano de 1982 foi oficializada no Brasil um dia de Luta da Pessoa com Deficiência, instituído Lei em 2005. O dia 21 de setembro marca a data de reflexão pelas reivindicações de cidadania e participação em iguais condições, uma luta nacional num país que conta com mais de 45 milhões de deficientes, de acordo com o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E, naturalmente, a celebração deste dia é acompanhada de histórias emocionantes de inspiração.

Sergio Nardini nasceu em 1967, no interior do estado de São Paulo, com uma doença chamada amiotrofia espinhal progressiva tipo II, que desde cedo o fez ter necessidade de utilizar a cadeira de rodas. Quando pequeno já não tinha firmeza e movimentos das pernas, e foi perdendo também o movimento dos membros superiores, até ficar tetraplégico.

(7)

Autodidata e artista plástico, seguiu a vida enfrentando as dificuldades, e saboreando momentos com a esposa Elisângela e a filha Lavínia, de 08 anos.

No último dia dos pais, em agosto, o Grupo Escoteiro Portal das Águas (365°/SP), do qual Lavínia faz parte no Ramo Lobinho, organizou uma atividade no âmbito da campanha ‘Dia do Amigo’, em que os membros poderiam convidar

um amigo ou familiar para passar o dia e participar das atividades. Sergio se aprontou para acompanhar a filha, que pela primeira vez teria a oportunidade de vivenciar um momento destes com o maior apoiador. Embora apreensiva com a possível dificuldade de locomoção do pai, a pequena se emocionou com a companhia, e juntos foram ao Parque Ecológico de Amparo-SP, onde o grupo se reúne.

A tarde com os Escoteiros foi bastante desafiadora, mas de muita alegria para Sergio. Pelas redes sociais do ‘Pai de Rodinhas’, personagem que Sergio mantém para divulgar o trabalho como palestrante motivacional e também como

escritor, comentou ter experienciado inclusão, integração e cooperação. “Eu já conhecia o trabalho maravilhoso realizado pelo grupo Portal das Águas e sempre admirei, mas dessa forma, como pai de uma Lobinha, foi a primeira vez”, conta o pai de Lavínia. A principal barreira enfrentada foi de fato a locomoção dentro do parque, obstáculos superados graças à ajuda da esposa e dos chefes escoteiros, de acordo com Sergio. “O grupo teve o cuidado de montar as atividades em locais possíveis para que eu pudesse participar”

Muito além da emoção em estar ao lado da filha participando de um importante momento do desenvolvimento – ainda mais pelo simbolismo promovido pela campanha da amizade promovida pelos Escoteiros do Brasil -, o episódio de Sergio e Lavínia é um exemplo de um pilar do Movimento Escoteiro: a preocupação com a inclusão. Sergio completou o relato considerando este aspecto. “Os grupos de escoteiros precisam estar preparados e aptos para receber todos os tipos de pessoas, respeitando as diferenças e atendendo as necessidades de cada participante. Eu posso dizer que o grupo Portal das Águas trabalha desta forma, pois, frequentemente, conta com a participação de pessoas com deficiência”.

Pelo Brasil, diversas ações têm colocado o Escotismo cada vez mais em contato com histórias como a de Sergio. No Rio Grande do Sul, por exemplo, desde 2015 há uma Política Regional de Inclusão e Acessibilidade, voltada justamente às necessidades das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nos grupos gaúchos, iniciativa reconhecida pelo Ministério dos Direitos Humanos. A Região Escoteira também organiza mutirões e semanas de reflexão sobre o tema, em prol de despertar atenção e reflexão por uma questão nobre. Em agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla publicou uma série de vídeos (Histórias de Inclusão | Deficiência Física) que trazem histórias recentes sobre a temática, que servem de exemplo para todo o país. “Escotismo também é isso: misturar tudo entre todos – e vice-versa – com carinho, respeito e naturalidade na relação com as diferenças. Me senti incluído e, sobretudo, acolhido”, finalizou Sergio.

(8)

NOTA DA DIRETORIA DE DEFESA CIVIL E RESGATES DA

LABRE-DF

Diretor LUIZ RONALDO ROSA – PT2GL

DEFESA CIVIL E RESGATES -AULA PARA O CURSO DE DEFESA CIVIL AVANÇADO SOBRE CHUVAS - E ENCHENTES INSTRUTOR LUIZ RONALDO

A Defesa Civil trabalha em Prevenção ! No caso de CHUVA com enchentes a vida da População que vive em lugares propicios , corre Risco de Saúde e causam grandes prejuízos materiais a ribeirinhos, proprietários de Cháca- ras e Fazendas.

ANTES DAS CHUVAS

Não jogue lixo ou entulho no córrego , para não obstruir a passagem da Àgua;

Não construa em cima de barrancos que possam INUNDAR.

Não costrua em cima de barrancos que possam deslizar, carregando sua casa;

DURANTE AS CHUVAS;

Se nível de água estiver subindo , vá com sua familia para um local SEGURO;

Não deixe crianças brincando na ENXURRADA \ou nas águas dosCórregos pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se , contraindo graves DOENÇAS , como Hepatite, e LETOSPIROSE;

DEPOIS DAS CHUVAS

Não use equipamentos Elétricos que tenham sido molhados ouem locais inundados, pois há RISCO de CHOQUE Elétrico e

Curto-Circuito;

Cuidado com á água que for beber ; veja se não foi contamindada pela INUNDAÇÃO , o que trás Sérios Riscos á Sa´ude ;

CUIDADO TAMBÉM COM OS ALIMENTOS OS ATINGIDOS PELA ÁGUA ESTAM CONTAMINADOS;

(9)

Em casos de Febre, vômitos, diárreias dores de cabeça ou no Corpo , se tiver qualquer outro sintoma de doença ou alguma dúvida sobre os Procedi mentos seguros para sua saúde, procure imediatamente o Centro de Saúde mais proximo .

Uma carga Elétrica por RAIO possui uma Potência de 30 ampéres e quem já tomouum CHOQUE sabe o quanto é perigosso podem ser. CONCEITO;

A colaboração dos SRS RADIOAMADORES fora e dentro ou fora de RÁDIO , Culturalmente , junto Á SOCIEDADE , da Comunidade ,Em- presas , Clubes de Serviço e dos Poderes Públicos , ajudará em muito as Soluções dos problemas a favor do bem estar da POPULAÇÃO !

Meus Alunos Radioamador ouvinte quando estiver Móvel- Portátil e avistar uma QUEIMADA ou mesmo m ACIDENTE com TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSSOS , Favor informe ao Posto Policial Rodoviario mais

próximo !

DEFESA CIVIL E RESGATES SOMOS TODOS NÓS Brasilia - DF, em 30 de Setembro de 2018

DIRETOR DE DEFESA CIVIL E RESGATES LABREDF E BP SCOUTS CH N 420 PY3LR - PT2LRR - PX9A0234 E PT2GL

CANTINHO TÉCNICO – TECHNICAL CORNER

Radioescuta, DXista, Radioamador e Ouvinte de Ondas Curtas

DEXISTAS (DXers), RÁDIO ESCUTAS, RADIOAMADORES, OUVINTES DE ONDAS CURTAS

E MONITORES DE EMISSORAS INTERNACIONAIS. QUAIS AS DIFERENÇAS?

Sergio Dória Partamian 2/11/2009

No presente artigo, de forma sintética, estarei procurando passar aos colegas alguns conceitos sobre o que é dexismo, delimitando seu segmento de atuação frente a outras atividades ligadas ao rádio.

1 – Radio Escutas ou Ouvintes de Rádio.

Na categoria genérica e imprecisa de “Rádio Escutas” podem estar enquadradas todas e quaisquer pessoas que ouçam o rádio: o ouvinte de uma emissora local, o empregado de uma estação que tem por tarefa ouvir as concorrentes, o monitor de radio internacional, o Radioamador (quando escuta seu rádio), o promotor de testes de equipamentos de rádio e antenas, o Dexista e até mesmo aqueles que se dedicam a ouvir sinais de rádio provenientes de fontes tão exóticas como os morcegos (!). Ou seja, o “rádio escuta” é o ouvinte de rádio em sentido amplo, tal como o termo em si mesmo sugere.

2- Radioamadorismo e radioamador

O radioamadorismo é um hobby de caráter científico. O radioamador procura manter em funcionamento uma estação de radiocomunicação para comunicados, contestes ou conversas informais em diferentes modos de transmissão entre eles a telegrafia ou CW, AM, SSB-USB/LSB, FM, FSK para os modos digitais: SSTV, RTTY, Packet (Acesso via internet+software+radio) e operação via satélite. Para se ter uma estação de radioamador, é necessário que seu praticante estude legislação, detenha conhecimentos científicos (pelo menos os

fundamentos) de eletricidade e eletrônica; para comunicados de longa distância (DX), conhecimentos de Geografia e Astronomia entre outros.

(10)

3 – Os Ouvintes de Ondas Curtas ( Shorwave listeners (SWLs).

Tem por hobby sintonizar estações de radiodifusão que transmitem nas freqüências de Ondas Curtas,

compreendidas entre 1700 kHz (logo acima das Ondas Médias) até 30 MHz, que corresponde ao limite máximo de cobertura da maioria dos receptores de Ondas Curtas. Geralmente procuram ouvir emissoras de todo o mundo tendo por motivação principal o interesse na programação, de forma a que possam acompanhar notícias, esportes, ouvir músicas e adquirir cultura geral. Gostam de participar dos concursos promovidos por pelas emissoras, onde concorrem aos brindes por elas ofertados. Outros têm como hobby colecionar

confirmações de recepção das emissoras (por escrito ou na forma de Cartão QSL). Muitos desses ouvintes de Ondas Curtas que colecionam QSLs, na medida em que buscam obter confirmações de estações de mais difícil captação, acabam por tornarem-se dexistas.

4 – O Monitor de Radio Internacional.

São ouvintes de Ondas Curtas (Shortwave Listeners) que prestam serviços, remunerados ou não, as emissoras internacionais. Seus serviços consistem no auxilio os engenheiros das estações através do monitorando de freqüências em horários indicados pelos Departamentos Técnicos. Enviando regularmente informações sobre as condições de recepção da emissora em sua região, os monitores ajudam os engenheiros na seleção de

freqüências e contribuem para que as transmissões internacionais cheguem aos demais ouvintes com a melhor qualidade possível.

5 - Dexismo e Dexistas (DXers).

A palavra “DX” originalmente significa distância, distante.

Diferentemente do radioamadorismo - onde termo é utilizado para definir contato (bi-lateral ou multilateral) a longas distâncias - para aqueles usam seus receptores com objetivo único de caçar e ouvir sinais distantes e difíceis (não estabelecendo, portanto, nenhum tipo de contato pelo meio rádio) a significante DX tem contornos próprios e até diferenciados, sem que sua essência de “distância, distante” tenha sofrido alterações.

Assim, a letra “D” significa distância e a letra “X” significa desconhecida, incógnita; sendo o Dexismo assim definido:

Dexismo: hobby de se escutar transmissões de sinais longínquos, provenientes de regiões distantes (milhares de quilômetros), fora das áreas de cobertura projetadas pelas emissoras e preferencialmente de potências reduzidas.

5.4 - Dexistas e Radioamadores.

Os dexistas não devem ser confundidos com radioamadores, eles não transmitem nenhum sinal

eletromagnético e, conseqüentemente, não necessitam de nenhuma licença. Do dexista não são exigidos conhecimentos de eletrônica, tecnologias de rádio nem de telegrafia (a menos que ele se dedique a essa da modalidade), se bem que tais saberes certamente, poderiam ser-lhe de grande valia.

Não quero dizer com isso que um radioamador não possa tornar-se num dexista. O radioamador - que de antemão, já dispõe de conhecimentos técnicos sobre transmissores, receptores, antenas a certa experiência nos contatos de longa distância desenvolvidos na prática de seu hobby - tem grandes chances de transformar-se num bom dexista. Isto pode acontecer caso ele venha a se interessar em desenvolver uma dose a mais de paciência, de perseverança e de técnicas arrojadas de recepção para caçar, ouvir e decifrar os sinais débeis, muitas vezes em idiomas exóticos, provenientes de emissoras longínquas em transmissões não dirigidas a sua área de recepção. Da mesma maneira, um dexista pode transformar-se um bom radioamador, caso tenha o interesse em transmitir, se prepare tecnicamente e se submeta às avaliações previstas pelos órgãos de comunicação de seu país.

5.5 – “Dexismo” e “Radioescuta” não são sinônimos.

O dexismo é o hobby de se caçar sinais de rádio que em condições normais não poderiam ser ouvidos numa determinada região; aqueles sinais que somente seriam possíveis de se ouvir através da experiência, da paciência, da perseverança e das técnicas de um dexista.

(11)

Todo e qualquer ouvinte de rádio, ou radioamador pode tornar-se um Dexista, entretanto diluir ou rotular o hobby como “prática da radio escuta” além de revelar desconhecimento sobre assunto, corresponde a uma grosseira e perigosa simplificação que descaracteriza a prática do dexista, induz os novos praticantes ao erro e, no extremo, pode conduzir o hobby ao esquecimento e sua conseqüente desaparição.

Para quem quiser saber mais sobre dexismo, recomendo que na Internet visitem o site do “DXinfo” e procurem o artigo denominado “Introdução ao Dexismo” (em inglês) do renomado dexista finlandês Mika Mäkeläinen que pode ser encontrado em http://www.dxing.info/about/dxers/mtm.dx

O autor é formado em História e membro do DX Clube do Brasil.

DIRETORIA DE RADIOAMADORISMO – LABRE-DF

Diretor: RENDY- PT2IQ

Amateur Radio Volunteers in Indonesia Link Earthquake Zone

with Outside World

Following a devastating 7.7-magnitude earthquake and tsunami in Central Sulawesi Island in Indonesia, on September 28, members of International Amateur Radio Union (IARU) member-society ORARIand other volunteers have been providing emergency communication for community and government interests. The quake and tsunami destroyed the city of Palu, completely cutting power and telecommunications.

New IARU Region 3 Disaster Communication Coordinator Dani Halim, YB2TJV, said Amateur Radio operators in Indonesia immediately responded to the unfolding disaster, establishing an emergency net on 7.110 MHz. Amateur Radio volunteers from other regions also pitched in to support radio communication for emergency news on 7.110 MHz and 7.065 MHz. ORARI has asked that radio amateurs not involved in the emergency response avoid those frequencies. ORARI also activated the LAPAN-ORARI IO-86 satellite as a backup communication channel. Some radio amateurs with mobile stations have traveled to the affected region to help.

According to Budi Santoso, YF1AR, on Java Island, the local Palu ORARI representative Ronny Korompot, YB8PR, was among the first contacted. Through his mobile station, he reported on conditions and the response, including evacuations. Sutrisno Sofingi, YB8NT, was also heard on

(12)

7.110 MHz using an emergency

station he assembled at the disaster site. He said Amateur Radio was the only available communication with the outside world.

Amateur Radio also has assisted government agencies following severe damage to the

telecommunication infrastructure. Hams operating on 2 meters were communicating information on which roads were open to allow traffic from the outside.

Halim reported that communication was established from the Luwuk Disaster Management Agency some 430 miles from the earthquake's epicenter to obtain information on landslides and blocked roads and highways.

Salmin Sahidin, YB8IBD, in Southeast Sulawesi has been live streaming audio of the activity on 7.110 MHz via his Facebook page.

The earthquake and subsequent tsunami has claimed more than 1,400 people and caused

widespread devastation. Some victims remain trapped in the debris. -- Thanks to IARU Region 3 and

Budi Santoso, YF1AR

As Radiocomunicações de Emergência que se estabelecem através de ligações por reflexão na

ionosférica, são meios de comunicação autónomos, porque não carecem de retransmissores previamente

instalados, estas ligações fazem-se por reflexão ionosférica e servem para estabelecer comunicações por

rádio entre distâncias acima da linha de vista (LOS), podendo cobrir qualquer distância acima de 5 a 10

km e até 300 ou 500 km de distância, destinadas a apoiar, a informar e a coordenar os serviços de socorro

dentro das áreas de âmbito municipal, regional e nacional.

(13)

Nas condições extremas de emergência e calamidade, as Radiocomunicações de Emergência tem de ser

imediatas e estar habilitadas, ou sejam, dotadas de meios e pessoas treinadas, nestas condições, estas

comunicações são absolutamente autónomas e não carecem nem de sistemas de retransmissão

geralmente usados nas redes de VHF e UHF, nem sequer de ligação por satélite ou ainda das

telecomunicações por meios físicos de transmissão integrados em redes celulares (que regra geral são

destruídas e ficam inoperativas com a calamidade), estes sistemas radioeléctricos de emergência

funcionam plenamente com energia própria. As suas transmissões funcionam dentro das faixas de

frequência situadas nas faixas de HF entre 2 e 8 ou 10 MHz, muito raramente as excedem, salvo em

países próximos do equador, as ondas electromagnéticas propagam-se e reflectem-se no ionosfera por

efeito de NVIS, ou sejam, por reflexão ionosférica na região espectral da chamada frequência critica de

reflexão ou foF2, que ao longo do dia e noite, variam quer com a latitude do lugar, quer com o meridiano

ou hora solar.

A zona ionosférica ou camada onde ocorre esta reflexão está situada acima da estratosfera para além dos

100 km até cerca de 400 km de altitude, assim como, as frequências prováveis de reflexão, são medidas

e descritas nos gráficos ou mapas registados pelas inosondas que determinam as condições da

propagação pelo referido efeito de NVIS.

Estas radiocomunicações carecem de antenas especialmente dedicadas para esse efeito, antenas capazes

de radiar com ângulos de incidência vertical até cerca da perpendicularidade do lugar, ou seja a partir de

89,5º de elevação para se poderem alcançar ligações a curta distância como 10 km, ou entre 70º a 50º de

elevação para as ligações regionais e nacionais que distam entre 200 a 500 km de distância.

As antenas veiculares verticais são contraindicadas para estas aplicações, por oferecerem ângulos de

radiação muito baixos, bem inferiores a 25º de elevação vertical que só permitem ligações a partir dos

1.500 km de distância.

(14)

QSU PONTO DE CONTADO Agraciados de Set-2018

De: "Carlos Alberto Nascimento /Quissamã-Rj" <cafn50@bol.com.br>

Para: undisclosed-recipients@

Bom Dia e Bom Final de Semana a Todos Colegas e Amigos,

Relação dos Agraciados na Rodada Qsu Ponto de Contato Setembro/2018: 1º)PT2-MG-Otacílio=16Presenças=Medalha Padre Roberto Landell de Moura. Obs:Só Falta a Guiglielmo Marconi.

2º) PY2-LCW-Peninha=17Presenças=Medalha-Marechal Rondon. Obs:só Faltava Essa.

3º)PY3-AP-Alexandre=18Presenças=Medalha-Guiglielmo Marconi. Obs:Só Faltava Essa.

Medalha de Honra ao Mérito=Vamos Aguardar o Retorno do Ávido(Viajando).

Obs:O Critério para Desempate é o Sorteio e Foi Verificado as Medalhas Já Ganhas Anteriormente para Diferenciá-las.

Computação dos Pontos=PY3-OO-Roberto. Apuração=PY1-CAF-Carlos Alberto.

Quissamã-Rj,29 de Setembro de 2018.

Carlos Alberto Nascimento / Quissamã-Rj.

NOTAS SOCIAIS

“Lembre-se de olhar para as estrelas e não para baixo, nos seus pés. Tente entender o que você vê e PENSE sobre o que faz o universo existir. Seja curioso.” – Stephen Hawking, 1942–2018

ANIVERSARIANTES

Período de 01 e de 07 a 13 de outubro de 2018.

01/10

ANA MARIA LAOR PY4CLK REMIDO

01/10

CARLOS DE SOUZA MORGADO PT2CSM REMIDO

(15)

7

GABRIELA ASSUNÇÃO FERNANDES ********** CRISTALOIDE DE ADOLFO LÚCIO-PT2ST

8

EXPEDITO JOSE DE ALCANTARA GOMES PT2EXP

8

TIAGO PEREIRA DA SILVA FILHO PU2ATI

9

JOSÉ GUY MOREIRA BIZARRA PT2BZ

9

CARLOS EUGÊNIO DE FARIA FRANCO PT2AMA

9

EVANI JOSÉ DA SILVA PT2WEE

9

JULIANA M.SOARES FERREIRA **********

CRISTALOIDE DE ROGÉRIO SOARES FERREIRA-PT2RK

10

HORACIO DE GODOY LABREANO REMIDO

12

ALFREDO DA SILVA FARIAS PT2GJC REMIDO

13

EDUARDO FERREIRA PY2QS

OBS: SOLICITAMOS A TODOS OS COLEGAS LABREANOS, INCLUSIVE SÓCIOS REMIDOS, PARA QUE

COMPAREÇAM À SEDE DA LABRE-DF PARA REALIZAREM RECADASTRAMENTO DE SEUS DADOS, PARA

MELHOR CONTROLE, INCLUSIVE COM ATUALIZAÇÃO DE DEPENDENTES. CONVIDAMOS, CASO

PREFIRAM, PARA QUE PREENCHAM A FICHA DE RECADASTRAMENTO E QUE A MESMA SEJA ENVIADA

A LABRE-DF VIA ECT OU DIGITALIZADA POR E-MAIL =>>

labredf2017@gmail.com

AOS CUIDADOS DO

VICE-DIRETOR SECRETÁRIO RONALDO IUNES.

DATAS COMEMORATIVAS

Período de 07 a 13 de outubro de 2018.

 07DOM

Eleições 2018

 07DOM

Dia do Compositor Brasileiro

 08SEG

Dia do Nordestino

 09TER

Dia do Atletismo

 10QUA

Dia de São Daniel Comboni

 12SEX

Dia das Crianças

 12SEX

Nossa Senhora Aparecida

 12SEX

Dia do Engenheiro Agrônomo

 12SEX

Dia do Corretor de Seguros

 12SEX

Dia Nacional da Leitura  13SÁB

(16)

Independência do Brasil

O dia 7 de setembro é feriado nacional no Brasil, marcado como a Independência e emancipação política do território brasileiro do Reino Unido de Portugal. Foi em 1822 que ocorreu o chamado “Grito do Ipiranga” do príncipe regente do Brasil, as margens do Rio Ipiranga (atual cidade de São Paulo). De acordo com a história, Dom Pedro I bradou “Independência ou Morte!” perante a sua comitiva.

A partir daí a Família Real Portuguesa se mudou para o Brasil, o que gerou alteração no governo da Coroa Portuguesa, pois o estado Português passou a operar a partir do Brasil, deixando de ser colônia e assumindo efetivamente as funções de metrópole.

A Independência do Brasil significa um grande ato para o crescimento social e econômico do país, no qual deixou de ser dependente de outro estado. Porém o Brasil ainda fazia parte de um governo imperialista, sendo regido pela política portuguesa.

O Brasil ainda carrega fortes traços da cultura portuguesa, como a própria língua, que passou por mudanças e adequação ao longo do tempo. Ainda existem grandes catedrais com influências portuguesas, obras de arte e descendentes de Portugal distribuídos em todos os 26 estados do país.

“A MINHA BANDEIRA SERÁ SEMPRE VERDE E AMARELA E NUNCA VERMELHA”

FORÇA CAPITÃO !!! VAIS SAIR LOGO DESSA !!! A VITÓRIA É NOSSA!

(17)

ARLP40 Propagation de K7RA

ARLP040 Propagation de K7RA

De: "ARRL Web site" <memberlist@www.arrl.org>

Para: mrendy@uol.com.br

SB PROP @ ARL $ARLP040 ARLP040 Propagation de K7RA ZCZC AP40

QST de W1AW

Propagation Forecast Bulletin 40 ARLP040 From Tad Cook, K7RA

Seattle, WA October 5, 2018 To all radio amateurs

SB PROP ARL ARLP040 ARLP040 Propagation de K7RA

Sunspots finally returned on September 29, after over two weeks with none.

Average daily sunspot numbers increased from 0 to 9.6, and average daily solar flux increased from 67.9 to 68.4 over the past week, September 27 through October 3.

Average daily planetary A index declined from 10.9 to 7.7, while average mid-latitude A index changed from 7.9 to 6.1.

Predicted solar flux is 68 on October 5 to 18, 70 on October 19 through November 2, 68 on November 3 to 14, and 70 on November 15 to 18.

Predicted planetary A index is 5 on October 5 and 6, 20 on October 7 and 8, 12 on October 9 and 10, then 10, 8, 5, 12 and 8 on October 11 to 15, 5 on October 16 and 17, then 10, 25, 14, 8 and 12 on October 18 to 22, 8 on October 23 to 25, then 10, 6, 12, 8 and 5 on October 26 to 30, then 8 on October 31 through November 2, then 20, 35, 10, 18 and 15 on November 3 to 7, then 8, 5, 10, 8 and 5 on Nov ember 8 to 12, and 5, 10, 25, 15, 8 and 12 on November 13 to 18.

Geomagnetic activity forecast for the period October 05 to 31, 2018 from F. K. Janda, OK1HH. "Geomagnetic field will be:

Quiet on October 15 and 16, 29 and 30 Quiet to unsettled on October 12, 14, 27, 31

Quiet to active on October 5, 10 and 11, 20, 22 to 26 Unsettled to active on October 6, 9, 17, 28

Active to disturbed on October 7 and 8, 13, 18 and 19, 21

Solar wind will intensify on October 7 to 9, 11 to 13, 18 to 20, (27 and 28) Parenthesis means lower probability of activity enhancement."

From Australia's Space Weather Services:

"SWS GEOMAGNETIC DISTURBANCE WARNING 18/22 ISSUED AT 0417 UTC/05 OCTOBER 2018 BY THE AUSTRALIAN SPACE FORECAST CENTRE.

(18)

levels on 8 Oct. There is a remote chance that for short periods the geomagnetic activity may even reach major storm levels during this interval.

The disturbance is due to the expected arrival of CIR (Corotating Interaction Regions) and HSS (High Speed Streams) associated with a large recurrent positive polarity north polar connected coronal hole. The aurora may be visible on the local nights of the 7 and 8 October from Tasmania, coastline of Victoria and Southwest coast of Western Australia.

INCREASED GEOMAGNETIC ACTIVITY EXPECTED DUE TO CORONAL HOLE HIGH SPEED WIND STREAM FROM 07 to 09 OCTOBER 2018

GEOMAGNETIC ACTIVITY FORECAST 07 Oct: Active

08 Oct: Minor Storm 09 Oct: Active"

Following the recent temporary shutdown of the solar observatory in Sunspot, New Mexico, the local newspaper in Alamogordo ran this article by local astronomer Alan Hale, explaining some solar physics:

https://bit.ly/2zQlwR0

Ted Leaf, K6HI had a comment about the K9SQG 40 meter observations last week.

"Aloha Evan. 40 may be dead for DX but not for NVIS. We have a daily 40m net at 4pm local Hawaii time. Goes all over the islands, out to more than 200 miles. Lots of S9+ signals.

For a very low antenna, tell me how well do you get out for DX?"

NVIS is Near Vertical Incidence Skywave propagation). See https://www.qsl.net/wb5ude/nvis/ . Evan wrote on September 28:

"Interestingly I've been having nightly schedules on 40M, between Dayton and Wimberley Texas, a distance of about 1500 miles perhaps, and signals both ways are +20 to 30 over S9 for an hour or more at a time. This is in the 9:30 to 11 pm range, Eastern time. Going to try earlier in the evening too and see about that. Bottom line, 40M is usable at night but people haven't discovered it yet, hi hi." On September 28, KD6JUI wrote:

"Hi Tad

Here's your kayak guy. I was operating today from the boat on 17 and 20m CW. Using poor wire antenna, but managed two contacts on 17m.

However, I was amazed to hear France (F6HKA) and Italy (I8QJU) coming in loud and clear on 20m CW. I was unable to get ANY contacts on 20m, but was surprised to hear these guys coming in like locals at around 1 p.m. Pacific time.

bil paul, KD6JUI

Operating on the Haas Slough SE of Dixon, CA"

(19)

http://www.arrl.org/news/kd6jui-wins-november-qst-cover-plaque-award

Charles, KW6G wrote:

"The equinox effects are definitely significant. Wednesday night, September 26 I worked an ATNO; ZD9CW on Tristan de Cunha Island on 40 meters around 0700 UTC. Got him on CW on the 3rd call! I was running my IC7600 driving an Avon 1010 amp to a ground mounted Butternut HF9V. I have copied him last night as well.

Longer propagation does have its advantages! However, after working 277 DXCC entities, finding new ones during this time of the Sun Spot Cycle is pretty difficult."

Regarding comments by NN4X last week about noctilucent clouds and e-skip, Jon Jones, N0JK mentioned that he discussed this subject inthe most recent World Above 50 MHz column in QST. For more information concerning radio propagation, see the ARRL Technical Information Service at

http://arrl.org/propagation-of-rf-signals. For an explanation of numbers used in this bulletin, see

http://arrl.org/the-sun-the-earth-the-ionosphere.

An archive of past propagation bulletins is at http://arrl.org/w1aw-bulletins-archive-propagation. More good information and tutorials on propagation are at http://k9la.us/.

Monthly propagation charts between four USA regions and twelve overseas locations are t http://arrl.org/propagation.

Instructions for starting or ending email distribution of ARRL bulletins are at http://arrl.org/bulletins. Sunspot numbers for September 27 through October 3, 2018 were 0, 0, 13, 14, 14, 14, and 12, with a mean of 9.6. 10.7 cm flux was 67.1, 69.1, 68.7, 68.3, 70.1, 67, and 68.4, with a mean of 68.4.

Estimated planetary A indices were 7, 8, 10, 6, 9, 8, and 6, with a mean of 7.7. Estimated mid-latitude A indices were 6, 8, 9, 4, 6, 6, and 4, with a mean of 6.1.

NNNN /EX

NOTÍCIAS DE DX

ARRL DX - Bulletin ARLD0041 (2018)

A

SB DX @ ARL $ARLD041

ARLD041 DX news

ZCZC AE41

QST de W1AW

DX Bulletin 41 ARLD041

From ARRL Headquarters

Newington CT October 4, 2018

To all radio amateurs

SB DX ARL ARLD041

ARLD041 DX news

(20)

This week's bulletin was made possible with information provided by

KE1R, The Daily DX, the OPDX Bulletin, 425 DX News, DXNL, Contest

Corral from QST and the ARRL Contest Calendar and WA7BNM web sites.

Thanks to all.

LIBYA, 5A. Elham, 5A0YL has been active on 20 meters using SSB

around 1200 and 1300z. QSL to home call.

UGANDA, 5X. Anders, SM0HPL is QRV as 5X7W from Kampala until

October 13. Activity is in his spare time on 20 meters only using

CW, JT65 and FT8 with QRP power. QSL to home call.

CAPE VERDE, D4. Harald, DF2WO will be QRV as D44TWO from Praia

Baixo, Santiago, IOTA AF-005, from October 6 to 21. Activity is on

the HF bands, with a preference for 160 and 80 meters, using CW,

SSB, JT65 and FT8. QSL via M0OXO.

NIUE, E6. Members of the Quake DXpeditioners will be QRV as E6Y

from the Makefu area from October 6 to 15. Activity will be on the

HF bands using CW, SSB, RTTY and FT8 in DXpedition mode. This

includes being an entry in the Oceania DX Phone contest. QSL direct

to ZL3PAH.

CANARY ISLANDS, EA8. Ben, DL1RNT is QRV as EA8/DL1RNT from El

Hierro. Activity is holiday style on the HF bands using mainly CW

with some digital modes. QSL to home call.

BELARUS, EU. Special event station EV890G is QRV until October 20

to celebrate the 890th anniversary of the city of Grodno. QSL via

EW4R.

FRANCE, F. Emil, DL8JJ is QRV as F/DL8JJ/p from Ile de la

Tradeliere, IOTA EU-058, until October 6. Activity is on 40 to 10

meters using CW and SSB. QSL to home call.

REUNION ISLAND, FR. Stephan, DL9HAL will be QRV as FR/DL9HAL from

October 9 to 27. Activity will be holiday style on the HF bands.

QSL via M0OXO. In addition, Willi, DJ7RJ will be QRV as FR/DJ7RJ

from October 9 to 21. Activity will be on the HF bands, with a

focus on 160 meters, using CW and SSB. QSL to home call.

ISLE OF MAN, GD. Tom, KE1R is QRV as MD/KE1R until October 7.

Activity is holiday style on 80 to 10 meters, around 1300 to 1700z,

using FT8. QSL via LoTW.

AMERICAN SAMOA, KH8. Darren, VK4MAP is QRV as KH8/VK4MAP from

Tutuila Island, IOTA OC-045, until October 10. Activity is on 80 to

10 meters. This includes being an entry in the Oceania DX Phone

contest. QSL to home call.

DODECANESE, SV5. Wolf, DL3DRN is QRV as SV5/DL3DRN from Rhodos

Island, IOTA EU-001, until October 10. Activity is on the HF bands.

QSL to home call.

(21)

as T88UW, T88HS and T88WM, respectively, from Koror Island, IOTA

OC-009, until October 10. Activity is on 160 to 6 meters using CW,

SSB and various digital modes. QSL direct to home calls.

CHAD, TT. Ken, LA7GIA will be QRV as TT8KO from N'Djamena from

October 9 to 21. Activity will be on 160 to 10 meters using CW and

SSB. QSL direct to home call.

NORFOLK ISLAND, VK9N. Takao, JO7GVC and Hirokazu, JK7LXU will be

QRV as VK9/home calls from October 9 to 14. Activity will be on 40

to 10 meters using CW, PSK and FT8. QSL to home calls. In

addition, Joe, N7BF, Everett, W6ABM, Russ, N7QR and Peter, ZL2HM

will be QRV as VK9BF, VK9EV, VK9QR and VK9PM, respectively, from

October 9 to 20. Activity will be on 40 to 6 meters using SSB and

FT8. QSL to home calls.

CHRISTMAS ISLAND, VK9X. Martin, A65DC, Paul, A65DR, Thomas, SM0CXU

and Delia, VE7HDW are QRV as VK9XT until October 6. Activity is on

160 to 10 meters using CW, SSB and various digital modes, including

FT8 as band conditions warrant. QSL direct to N4GNR.

VIET NAM, XV. William, WA7WJR is QRV as XV9WJR from Vung Tau until

October 27. Activity is on 40, 20 and 15 meters using CW, with some

SSB and PSK31. He also plans to visit Con Son Island, IOTA AS-130,

and Phu Quoc Island, IOTA AS-128. QSL direct to home call.

THIS WEEKEND ON THE RADIO. The NCCC RTTY Sprint, NCCC CW Sprint,

TRC DX Contest, Oceania DX Phone Contest, Microwave Fall Sprint,

Russian World Wide Digital Contest, YLRL DX/NA YL Anniversary

Contest, California QSO Party, International HELL-Contest, FISTS

Fall Slow Speed Sprint, SKCC CW QSO Party, RSGB DX Contest, UBA ON

SSB Contest and the Peanut Power QRP Sprint are all on tap for this

weekend.

The RSGB 80-Meter Autumn CW Series is scheduled for October 8.

The CWops Mini-CWT Test, Phone Fray, 10-10 International 10-10 Day

Sprint and NAQCC CW Sprint are scheduled for October 10.

The ARRL International Grid Chase runs during all of 2018.

Please see October QST, page 91, and the ARRL and WA7BNM Contest Web

Sites for details.

NNNN

/EX

SILENT KEYS– PASSAMENTOS

Internacional

Aos 94 anos, morre, na França, o cantor Charles Aznavour

Publicado em 01/10/2018 - 10:05 Por Da Agência Brasil* Brasília

(22)

Morreu hoje (1º), aos 94 anos, na França, o cantor francês de origem armênia Charles

Aznavour. Em mais de 70 anos de carreira, gravou 1.400 canções em pelo menos oito idiomas

(francês, inglês, italiano, espanhol, alemão, russo, armênio e napolitano), e apresentou-se em

lugares requintados, como Carnegie Hall, em Nova York, e Albert Hall, em Londres.

Charles Aznavour: talento como cantor e ator, tendo atuado em mais de 60 filmes- (REUTERS/Christophe Ena/Pool/direitos reservados)

Não foram divulgados detalhes sobre a causa da morte, nem horários do velório e

sepultamento do artista. A imprensa internacional informa que a morte foi confirmada por um

porta-voz.

Nascido Hahnour Varinag Aznavourian, Charles Aznavour lançou mais de 100 álbuns, vendeu

mais de 180 milhões de discos e participou de 60 filmes. Em 1998, Aznavour foi

nomeado Entertainer of the Century pela CNN e usuários do Time Online de todo o mundo.

(23)

De acordo com seu fã-clube nas redes sociais, o cantor foi reconhecido como o melhor

desempenho do século, com quase 18% do total de votos, superando Elvis Presley e Bob

Dylan.

Charles Aznavour cantou duetos com artistas, como Paul Anka, Plácido Domingo, Sting, Josh

Groban, Mouskouri Nana, Mireille Mathieu, Dalida, Céline Dion, Laura Pausini, Bono, Carole

King, Renaud Line, Serge Lama, Herbert Grönemeyer, Bryan Ferry e dois duetos póstumos

com Frank Sinatra e Dean Martin.

Aznavour usou sua fama para ajudar na causa dos armênios refugiados no mundo,

colaborando financeira e politicamente.

Morre, aos 89 anos, a cantora Angela Maria

Ela estava internada há 34 dias em hospital de São Paulo

O Globo

30/09/2018 - 02:08 / 30/09/2018 - 14:25

RIO - A cantora Angela Maria, de 89 anos, morreu, na noite deste sábado, após 34 dias

internada num hospital particular de São Paulo. A causa da morte ainda não foi divulgada.

O

velório da artista está acontecendo desde às 10h deste domingo

, no Cemitério Congonhas, em

Vila Sofia, São Paulo.

(24)

Eleita uma das rainhas do rádio, Angela foi uma das cantoras mais famosas do Brasil nos anos

1950 e 1960. Ela tinha 70 anos de carreira. O empresário da artista, Thiago Marques Luiz,

postou, em sua página do Facebook, uma foto ao lado dela e escreveu sobre sua importância

no mundo da música:

RAINHA DO RÁDIO

No ano de 1929, nascia em Macaé a dona da voz que viria a ser uma das mais famosas do país.

Angela Maria — nome artístico de Abelim Maria da Cunha — passou a infância entre Niterói,

São Gonçalo e São João de Meriti. Ela era filha de um pastor protestante e cantava em corais

de igrejas desde criança. Antes da fama, Angela trabalhou como operária tecelã e inspetora de

lâmpadas em uma fábrica da General Eletric, e teve que peitar a família, que não via com bons

olhos seu sonho de se tornar cantora.

ENCERRAMENTO: AGRADECEMOS AOS COLEGAS QUE ESTIVERAM ACOMPANHANDO NA NOSSA TRANSMISSÃO, À DISTINTA ESCUTA DA ANATEL SE POR VENTURA NOS ESTEJA MONITORANDO E A TODOS AQUELES QUE DE UMA MANEIRA OU DE OUTRA TOMARAM CONHECIMENTO DESTE QTC LABRE-DF N.º 37/2018.

Brasília, 06 de outubro de 2018

PT2GTI

ROBERTO FRANCA STUCKERT DIRETOR-PRESIDENTE LABRE-DF PT2IQ MIGUEL RENDY DIRETOR DE RADIOAMADORISMO LABRE-DF

Referências

Documentos relacionados

Na interação entre os tratamentos com os períodos de coleta, para a contagem de fi broblastos, observou-se que os três tratamentos tiveram aumento progressivo da média de

O conjunto de variáveis oriundo da combinação das técnicas de dinamometria isocinética e de eletromio- grafia de superfície mostrou algumas tendências de

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

Após a implantação consistente da metodologia inicial do TPM que consiste em eliminar a condição básica dos equipamentos, a empresa conseguiu construir de forma

1 — As empresas que oferecem redes de comunica- ções públicas ou serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público são obrigadas a disponibilizar ao público, bem

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Ainda nos Estados Unidos, Robinson e colaboradores (2012) reportaram melhoras nas habilidades de locomoção e controle de objeto após um programa de intervenção baseado no clima de