• Nenhum resultado encontrado

REGIÃO ESCOTEIRA DE MINAS GERAIS DISTRITO METROPOLITANO 109º Grupo Escoteiro Sérgio Vieira de Mello. Laura Carvalho Santiago.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGIÃO ESCOTEIRA DE MINAS GERAIS DISTRITO METROPOLITANO 109º Grupo Escoteiro Sérgio Vieira de Mello. Laura Carvalho Santiago."

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

REGIÃO ESCOTEIRA DE MINAS GERAIS  DISTRITO METROPOLITANO 

109º Grupo Escoteiro Sérgio Vieira de Mello   

     

Laura Carvalho Santiago                       

Trilhas do Saber 

 

                                            Belo Horizonte  2020   

(2)

SUMÁRIO   

   

1. Introdução 1 

2. Motivação para o projeto 2 

3. Objetivos do projeto 3 

4. Equipe 5 

4.1 Coordenador 5 

4.2Escotista responsável 5 

4.3Nome das pessoas que compõem a equipe: 5 

5. Etapas do projeto 6 

5.1 1ª Etapa: Geração de ideias 6 

5.22ª Etapa: Planejamento 6  5.3 Cronograma 6  5.43ª Etapa: Execução 6  5.5 4ª Etapa: Avaliação 6  5.6 5ª Etapa: Conclusão 6  5.76ª Etapa: Celebração 6  6. Conclusão Pessoal 7  7. Fotos 8     

(3)

1. Introdução 

     

O termo alfabetização no sentido etimológico significa a aquisição do alfabeto e no sentido        restrito significa ler e escrever. Mas, no sentido amplo é um processo contínuo de        transformações sociais significativas, dando ao indivíduo que nele está inserido ferramentas        para lutar pelos seus direitos e tomar consciência do cumprimento dos seus deveres        (Canário,2000).  

 

Já o letramento desenvolve o uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais.        Então, uma das principais diferenças está na qualidade do domínio sobre a leitura e a escrita.        Enquanto o sujeito alfabetizado sabe codificar e decodificar o sistema de escrita, o sujeito        letrado vai além, sendo capaz de dominar a língua no seu cotidiano, nos mais distintos        contextos. 

 

O adulto integrado no processo de alfabetização é portador de uma cultura que se vai        manifestando no acumular de conhecimentos, produto próprio da sua experiência prática no        decorrer da sua vida. Assim, para ele não é importante conhecer coisas isoladamente, mas        sim que este novo processo de aprendizagem aproveite e sistematize o seu conhecimento        prático e o integre nos novos conhecimentos ( Osório, 2003).  

 

Falarmos hoje em analfabetismo, não é falarmos de um grupo restrito de pessoas que não        sabe ler nem escrever porque não frequentou a escola, mas é falarmos de uma grande parte        da população que não tem acesso aos meios de comunicação, que não tem acesso ao        emprego, que não tem acesso a níveis de escolaridade superiores, ou seja que não participa        na vida social e política da comunidade onde está inserida (Esteves,1995). 

 

A partir disso o presente projeto foi desenvolvido para atender os escotistas que tenham a        intenção em auxiliar o jovem em algum aspecto de defasagem na alfabetização, haja vista que        existe uma implicação direta na execução das atividades escoteiras quando o jovem não tem        um aproveitamento de 100% do seu período de alfabetização. 

 

A necessidade de aplicação do Trilhas do Saber surgiu através da observação de relatos de        escotistas próximos que a partir de atividades já apresentadas em seus grupos escoteiros ou        atividades distritais perceberam que alguns jovens não tinham a habilidade da leitura ou        escrita correta. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa de casos aberta aos escotistas que        se interessarem responder, a fim de coletar mais situações parecidas e/ ou diferentes que        tenham sido desafiadoras para o processo de comunicação entre escotista e jovem.  

 

O projeto tem como coordenadora principal Laura Carvalho Santiago do Ramo Pioneiro        membro do 109º GE/MG Sérgio Vieira de Mello, uma equipe de colaboradores de quatro        escotistas e duas pioneiras convidados a participarem da organização. Além de outros        escotistas convidados através de um formulário sem restrições de região escoteira,        possibilitando outros estados a participarem da execução do projeto.   

(4)

2. Motivação para o projeto 

     

A inspiração para o projeto surgiu a partir da observação e da necessidade de se avaliar e        executar atividades que auxiliem o jovem a se comunicar melhor. Logo, a motivação        emergiu de um sentimento coletivo que alegava a necessidade de se abordar o assunto       

(5)

3. Objetivos do projeto        Objetivo Geral    

O objetivo geral do projeto consiste em aplicar uma formação para os escotistas a fim de        que esses consigam auxiliar o jovem a melhorar sua fala, escrita e a comunicação no        geral utilizando de atividades escoteiras, mais especificamente, a ferramenta de jogos.        Logo, o projeto promove também a importância de se construir uma comunicação        adequada e segura a fim de alcançar a melhor compreensão entre os interlocutores.   

   

(6)

4. Equipe 

 

4.1 Coordenador 

Nome: Laura Carvalho Santiago  

4.2 Escotista responsável 

Nome: Gustavo Vinicius Horta Silva   

4.3 Nome das pessoas que compõem a equipe: 

  Escotistas:    

● Antônio Cosso G.E. 23º Antônio Mourão Guimarães  ● Gustavo Horta G.E. 80º Jequitibá 

● Letícia Rosa G.E. 21º Mangabeiras 

● Maria Eduarda Queiroz G.E 37º Júlio Verne  Pioneiras:  

● Blanda Palhares G.E. 22º Acauã  ● Julya França G.E. 132º G.E. Triângulo 

   

(7)

 

5. Etapas do projeto 

5.1 1ª Etapa: Geração de ideias 

 

● Criação de uma apostila dividida em três módulos sobre o que é a alfabetização,        como são os processos pessoais do jovem em sua etapa de aprendizado e como        devemos lidar com suas defasagens; 

● Capacitação do adulto escotista através de reuniões online ou palestras        presenciais nos grupos escoteiros para que ele compreenda todo o processo de        alfabetização e como irá auxiliar e lidar com o jovem; 

● Distribuição de uma apostila ao final do projeto com sugestões de atividades para        os escotistas. 

 

5.2 2ª Etapa: Planejamento 

  

● Organização:  

○ Criar um formulário de inscrições de participação na execução do projeto,        sendo restrito a escotistas e pioneiros (as) assistentes de tropa; 

 

○ Montar uma lista de transmissão por e-mail para envio dos materiais e        informações necessárias sobre o projeto; 

 

○ Criar a apostila do projeto dividida em três módulos, sendo eles;  

■ I - Explicar sobre os principais tipos de alfabetização e suas        implicações na vida do jovem; 

■ II - Explicar como funciona o processo de alfabetização; 

■ III - Explicar como proceder em casos de defasagem, como lidar        com a família e com o jovem; 

■  

○ Criar um cronograma mensal que conste as datas de entrega dos módulos        da apostila, das reuniões após cada módulo e enviar para os inscritos no        projeto; 

 

○ Criar uma apostila com sugestões de jogos para todos os ramos com o        viés educativo que incentive a leitura e a escrita. 

● Divulgações: 

○   O projeto deve ser divulgado através das redes sociais da equipe de        colaboradores constando a data limite de encerramento das inscrições        para participação. 

   

5.3 Cronograma 

Cronograma de montagem da equipe de colaboradores e distribuição de tarefas:   

Maio:    

(8)

● Designar funções a equipe de colaboradores; 

● Montagem da apostila e formulários de avaliação e inscrição.   

Junho:   

● Criação da Identidade Visual do projeto; 

● Divulgação em rede através das redes sociais dos colaboradores;  ● Diagramação dos módulos da apostila; 

● Criação de apresentação virtual para as reuniões onlines     

   

Julho: Cronograma de execução e distribuição das apostilas   

 

Data  Objetivo   Responsável 

1/7/2020  Enviar apostila módulo I  Coordenadora ou  organizadores  

11/7/2020  Reunião online   Coordenadora ou 

organizadores   11/7/2020  Enviar feedback do módulo 

Coordenadora ou  organizadores   13/7/2020  Enviar apostila módulo II  Coordenadora ou 

organizadores  

18/7/2020  Reunião Online  Coordenadora ou 

organizadores   18/7/2020  Enviar feedback do módulo 

II 

Coordenadora ou  organizadores  

20/7/2020  Enviar módulo III  Coordenadora ou 

organizadores  

25/7/2020  Reunião online  Coordenadora ou 

organizadores   25/7/2020  Enviar feedback geral  Coordenadora ou 

organizadores   27/7/2020  Enviar apostila de jogos   Coordenadora ou 

organizadores    

5.4 3ª Etapa: Execução  

 

A primeira etapa do projeto consistiu em definir os objetivos gerais e como alcançar os        escotistas de maneira simples mas impactante, também foi definido quais seriam as       

(9)

formas de distribuição do conteúdo e a partir disso surgiu a demanda de montar um        material escrito que abordasse a teoria da alfabetização e as implicações desta para        posteriormente entregar uma sugestão de atividades de auxílio. A partir do momento que        a demanda foi organizada, projetada e já com as inscrições dos escotistas através do        formulário completa partimos para execução do cronograma de distribuição do material        e reuniões.  

 

O projeto foi executado entre os dias 1 e 27 de Julho de 2020 contando com a distribuição        dos módulos, a realização das reuniões e o envio das avaliações. Os módulos I, II e III da        apostila Trilhas do Saber foram enviados para o email dos inscritos assim como os links        das reuniões realizadas através do Google Meets, no total foram três reuniões com a        média de 10 participantes por encontro.  

 

As reuniões tiveram o seguinte roteiro;    

● Apresentação do projeto, objetivos, equipe de colabores e resumo dos assuntos        que serão trabalhados posteriormente; 

 

● Explicação breve porém detalhada sobre o módulo vigente;   

● Debate sobre experiências dos escotistas com as situações apresentadas no        módulo e momento de retirada de dúvidas. 

 

Durante todo o período de execução do projeto os participantes puderam mandar e        mails relacionados ao que foi abordado nos módulos e fazer contribuições mesmo que        fora da data estipulada para os encontros. Logo, tivemos uma construção de ideias e        sugestões não somente antes da execução como durante todo o processo do projeto.    

Por fim, os participantes puderam avaliar a experiência e a qualidade do projeto através        de formulários de avaliação entregues no final de cada módulo, o feedback foi positivo no        geral, contando com relatos dos escotistas que já aplicavam o método escoteiro no viés        educativo voltado para a construção de uma melhor comunicação. 

 

5.5 4ª Etapa: Avaliação 

 

A ação do projeto foi concluída com êxito e com feedback positivo, os participantes        ficaram satisfeitos e com o incentivo de praticar as atividades propostas e compartilhar        com outros escotistas. Cada participante, incluindo a equipe de colaboradores, envolvida        respondeu ao processo com harmonia e cooperação, podendo assim ser um projeto que        tem grandes possibilidades de expansão . 

    5ª Etapa: Conclusão        

O trilhas do saber contou com 68 inscritos de variadas regiões e estados e 20.700 horas        dedicadas a execução, esse projeto despertou o interesse e o melhor entendimento dos        escotistas sobre como funciona a comunicação com o jovem, suas falhas e como todo        esse processo pode ser aprimorado e implementado de maneira atraente e educativa.  

(10)

 

Concluímos que o projeto entregou um resultado excelente corroborando para que os        escotistas percebam a necessidade de abordar o assunto educação e alfabetização        dentro do plano de atividades e entender que o assunto está diretamente ligado ao        método escoteiro e sua aplicação.  

  

 

5.6 6ª Etapa: Celebração 

 

No parecer geral gostaria de agradecer a todos que dedicaram tempo e carinho para que        o projeto fosse aplicado da melhor maneira possível e a equipe de colaboradores que        apoiou todo o processo desde o seu início e foi essencial para que o Trilhas do Saber        fosse colocado em prática.   

(11)

6. Conclusão Pessoal 

   

O saldo do projeto foi positivo não só para os que participaram mas também para meu        crescimento pessoal poder conversar com escotistas de variadas realidade nos faz        entender que não importa o local, as dificuldades sempre serão parecidas e podem ser        auxiliadas de forma geral utilizando o método escoteiro. Pensando em progressão        pessoal acredito que o ramo pioneiro foi contemplado da sua melhor forma colocando        em prática o servir e estar preparado para lidar com as adversidades que enfrentaremos        posteriormente atuando como chefes.  

 

O Trilhas do Saber apresenta um grande potencial de expansão, haja vista que, a        comunicação sempre é uma habilidade que precisa de atenção e de melhorias seja para        com o jovem ou entre os escotistas, o projeto continua cumprindo sua função sempre        que alguém se atenta às necessidades do jovem, o escuta e põe em prática atitudes que        possam melhorar sua experiência, não só em atividades escoteiras, mas também no seu       

(12)

7. Fotos 

Primeiro encontro online:

(13)
(14)

Referências

Documentos relacionados

889 do Código de Processo Civil: Serão cientificados da alienação judicial, com pelo menos 5 (cinco) dias de antecedência; I - o executado, por meio de seu

Em período posterior, caracterizado por um quadro de maior atividade da economia e inflação mais baixa, a formalização das empresas e dos contratos de trabalho e o aumento do valor

Desse modo, pretendemos, neste artigo, refletir um pouco sobre como se dá o funcionamento discursivo dos provérbios sobre o negro, não limitando nossas análises

Table II: Lipid peroxidation measured throughout TBARS levels (nmol MDA/mg of protein) in brain, liver and muscle of Cyprinus carpio exposed to carbofuran... *Indicates significant

Assinale a afirmativa que apresenta ERRO de grafia. C) O lixão é uma área de disposição final de resíduos sólidos sem nenhuma preparação anterior do solo. D) A falta de um

Para doentes nos quais os sintomas estão apenas parcialmente controlados após 3 meses de tratamento, a dose pode ser aumentada para 30 mg de Sandostatina Lar, de 4 em 4 semanas.

Capacidade de problematizar situações por meio de análise crítica dos aspectos sociais, econômicos, ambientais, técnicos, legais e do espectro de necessidades, aspirações

Com base nestas premissas, este estudo visa discutir a detec¸c˜ ao de sonolˆ encia atrav´ es da aplica¸ c˜ ao da melhor aproxima¸c˜ ao por m-termos (MAmT) na an´ alise de um sinal