• Nenhum resultado encontrado

CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE ENERGIA ELÉTRICA NO AMBIENTE DE CONTRATAÇÃO LIVRE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE ENERGIA ELÉTRICA NO AMBIENTE DE CONTRATAÇÃO LIVRE"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

CPS n º <n.>/<ano>

CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE ENERGIA ELÉTRICA NO AMBIENTE DE CONTRATAÇÃO LIVRE

Por este instrumento particular, as Partes,

<NOME COMPLETO DA SOCIEDADE DO GRUPO LDC>, sociedade empresária com sede na

<Inserir Nome Exato da Rua/Avenida>, <Inserir n.º ___, Bairro, complementos>, na cidade de

<Inserir Cidade>, <Inserir Estado>, CEP <Inserir CEP>, inscrita no CNPJ/MF sob n.º <n.º CNPJ>, neste ato representada nos termos de seu Estatuto Social (doravante denominada “Vendedora”); e

<NOME COMPLETO DA COMPRADORA>, sociedade com sede na <Inserir Nome Exato da Rua/Avenida>, <Inserir n.º ___, Bairro, complementos>, na cidade de <Inserir Cidade>, <Inserir Estado>, CEP <Inserir CEP>, inscrita no CNPJ/MF sob n.º <n.º CNPJ>, neste ato representada nos termos de seu <Estatuto / Contrato> Social (doravante denominada “Compradora” e, em conjunto com a Vendedora, doravante denominadas “Partes”);

Em vista das seguintes considerações:

Considerando que a Vendedora realizou oferta pública para venda de energia elétrica de fonte convencional, nos termos do Edital de Oferta Pública para Venda de Energia Elétrica – [LDC-LP 2013-2016] (“Edital”), tendo a Compradora se sagrado vencedora para a compra de energia elétrica em um montante de [___ MW médio], no período compreendido entre às 00h00min do dia [XX] até às 24h00min do dia [XX];

Considerando que a Compradora se caracteriza [como consumidor livre, o que lhe assegura o exercício da opção de compra de energia elétrica no ACL, para atendimento total ou parcial das necessidades de suas unidades consumidoras] OU [como agente de geração de energia elétrica, o que lhe assegura a possibilidade de adquirir e comercializar energia elétrica no ACL na forma da legislação aplicável] OU [como comercializadora de energia elétrica, o que lhe assegura a possibilidade de adquirir e comercializar energia na forma da legislação aplicável];

Considerando que o presente instrumento tem por objeto o registro de uma operação de compra e venda de energia elétrica no SCL, perante a CCEE;

Considerando que a transmissão, a distribuição e a entrega física da energia elétrica não são objeto deste instrumento e serão tratados nos termos da legislação e contratos aplicáveis;

Têm entre si justa e contratada a celebração do presente Contrato de Compra e Venda de Energia Elétrica no Ambiente de Contratação Livre (“Contrato”), de acordo com as seguintes cláusulas e condições:

1. Definições

1.1. Adicionalmente aos demais termos definidos ao longo deste Contrato, os termos a seguir, no plural ou no singular, terão os significados definidos abaixo:

“ANEEL” significa a Agência Nacional de Energia Elétrica, responsável pela regulamentação do setor de energia elétrica no Brasil, criada pela Lei n.º 9.427, de 26 de dezembro de 1996, ou qualquer outra entidade que a venha sucedê-la.

(2)

“CCEE” significa a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, pessoa jurídica de direito privado, cuja criação foi autorizada pela Lei n.º 10.848, de 15 de março de 2004, submetida à autorização, regulamentação e fiscalização da ANEEL, ou outra pessoa jurídica ou órgão que venha a sucedê-la ou substituí-la.

“Energia Contratada” é o montante de energia elétrica a ser disponibilizado pela Vendedora à Compradora no Ponto de Entrega, conforme previsto no Anexo I deste Contrato.

“Entrega Simbólica” significa a disponibilização da Energia Contratada pela Vendedora à Compradora no Ponto de Entrega, que se opera por meio do registro da Operação, pela Vendedora, no SCL.

“ONS” significa o Operador Nacional do Sistema Elétrico, entidade responsável pela operação do Sistema Interligado, criado pela Lei n.º 9.648, de 27 de maio de 1998, ou outra pessoa jurídica ou entidade que venha a substituí-lo de acordo com a legislação aplicável.

“Patamar de Carga” significa a classificação de horas do mês de acordo com o perfil de carga definido pelo ONS e divulgada pela CCEE mensalmente.

“Período de Suprimento” período durante o qual a Vendedora disponibilizará a Energia Contratada à Compradora, conforme previsto no Anexo I deste Contrato.

“Ponto de Entrega” é o ponto virtual definido como centro de gravidade do Submercado considerado na Entrega Simbólica, para fins de contabilização e liquidação pela CCEE.

“Preço” corresponde ao preço da Energia Contratada, em R$/MWh a ser pago pela Compradora, por cada unidade de MWh (megawatt hora) da Energia Contratada disponibilizada pela Vendedora, conforme previsto no Anexo I deste Contrato.

“Procedimentos de Comercialização” significa o conjunto de normas aprovadas pela ANEEL que definem condições, requisitos, eventos e prazos relativos à comercialização de energia elétrica na CCEE.

“Regras de Comercialização” significa o conjunto de regras comerciais e suas formulações algébricas definidas pela ANEEL e de cumprimento obrigatório pelos agentes participantes da CCEE.

“SCL” significa o sistema de programas computacionais que possibilita o envio e o recebimento de informações relativas a medições e ofertas de energia de cada membro da CCEE, fixação de preço, contratação, contabilização, pré-faturamento, liquidação financeira, bem como quaisquer outras operações comerciais no âmbito da CCEE.

“Sistema Interligado” ou “SIN” significa os sistemas de geração, transmissão e distribuição nas regiões Sul/Sudeste/Centro-Oeste e Norte/Nordeste, com uso compartilhado pelas empresas que operam tais sistemas, através do qual a energia de várias fontes com vários destinos, é transportada, de acordo com as normas do ONS.

“Submercado” significa o submercado do Sistema Elétrico Interligado conforme especificado no Anexo I, ou aquele que o substituir, no qual a Energia Contratada será entregue; e

“Tributos” significam todos e quaisquer impostos, taxas, empréstimos compulsórios, e contribuições, incluindo mas não se limitando às contribuições ao PIS e COFINS, dentre outros tributos relacionados a este Contrato e impostos nos termos da legislação aplicável.

(3)

2. Objeto

2.1. O presente Contrato tem por objeto estabelecer os termos e condições que irão regular a venda da Energia Contratada pela Vendedora à Compradora, durante o Período de Suprimento, mediante registro no SCL e pagamento do Preço.

3. Energia Contratada e Período de Suprimento

3.1. O volume de Energia Contratada a ser disponibilizado ao longo do Período de Suprimento é o estabelecido pelas Partes no Anexo I.

3.2. Conforme previsto no Anexo I, a Energia Contratada será disponibilizada flat, sem qualquer modulação, flexibilidade ou sazonalização, sendo o montante distribuído igualmente entre todos os Patamares de Carga e em todas as semanas ao longo do Período de Suprimento.

4. Entrega

4.1. A Vendedora entregará a Energia Contratada ao Comprador através de Entrega Simbólica.

4.1.1. Conforme detalhado na Cláusula 5, a Vendedora efetuará primeiramente a Entrega Simbólica somente com relação aos cinco primeiros meses do Período de Suprimento. Após o término do primeiro mês e realização do correspondente pagamento pela Compradora, a Energia Contratada correspondente ao sexto mês do Período de Suprimento será entregue ao Comprador por meio de Entrega Simbólica no SCL, e assim sucessivamente, de forma que sempre permanecerá entregue ao Comprador o montante de Energia Contratada equivalente a cinco meses do Período de Suprimento, até o final do Contrato, desde que os correspondentes pagamentos estejam sendo feitos corretamente. O sétimo, oitavo e todos os meses subsequentes serão registrados sucessivamente da mesma forma, ou seja, sempre que houver o pagamento de um dos meses do Período de Suprimento.

4.2. Considerar-se-á que a Vendedora terá entregado a Energia Contratada à Compradora, e a Compradora terá recebido a Energia Contratada da Vendedora, independentemente do montante de energia elétrica que a Vendedora ou a(s) fonte(s) geradora(s) contratada(s) pela Vendedora tenha(m) gerado ou sido instruída(s) a gerar. O registro do Contrato no SCL representará a Entrega Simbólica, sendo a entrega física garantida pelo SIN, conforme as normas e procedimentos do ONS.

4.3. Todo o volume de Energia Contratada colocada à disposição pela Vendedora à Compradora estará associada a uma capacidade de geração própria, ou contratada junto a terceiros, em todo caso, sempre devidamente registrada no SCL.

4.4. Os direitos sobre a Energia Contratada comercializada entre as Partes não serão alterados na hipótese de a CCEE alterar a forma ou freqüência de registro, contabilização, liquidação das posições contratuais de seus agentes em relação aos volumes contratuais pactuados.

4.5. As Partes concordam que será de inteira responsabilidade da Vendedora arcar com todos os riscos, obrigações, responsabilidades, encargos de transmissão, distribuição e conexão, e perdas de transmissão porventura devidas e/ou verificadas em face da disponibilização da Energia Contratada até o Ponto de Entrega, sendo a Vendedora obrigada a tomar todas as providências que lhe competem para tornar disponível para a Compradora no Ponto de Entrega a Energia Contratada.

4.6. As Partes concordam, ainda, que será de inteira responsabilidade da Compradora arcar com todos os riscos, obrigações, responsabilidades, encargos de transmissão, distribuição e conexão, e

(4)

perdas de transmissão porventura devidas e/ou verificadas após a disponibilização da Energia Contratada no Ponto de Entrega.

5. Registro; Procuração

5.1. Nos termos da regulamentação aplicável, das Regras de Comercialização e dos Procedimentos de Comercialização, a Vendedora registrará o Contrato no SCL e a Compradora validará tal registro, observado o disposto nas Cláusulas 5.2 e 5.3 a seguir.

5.2. Dentro de até 48h (quarenta e oito horas) a contar da efetiva e correta apresentação pela Compradora da garantia prevista na Cláusula 7, a Vendedora (i) registrará no SCL a Energia Contratada correspondente a cinco meses do Período de Suprimento, em conformidade com a Cláusula 4.1.1, e (ii) contanto que os pagamentos mensais sejam e continuem sendo feitos pela Compradora, manterá registrado no SCL a Energia Contratada correspondente a cinco meses do Período de Suprimento, observado o disposto na Cláusula 5.3. A Compradora validará o registro, sob pena de rescisão do Contrato.

5.3. Verificado o pagamento do primeiro mês do Período de Suprimento, a Vendedora registrará no SCL, em no máximo 48 horas, o volume correspondente ao sexto mês e assim sucessivamente até o final do Período de Suprimento, de forma que, nos cinco últimos meses do Período de Suprimento toda a Energia Contratada haverá sido entregue ao Comprador.

5.4. Na presente data, a Compradora outorga à Vendedora procuração irrevogável e irretratável, na forma estabelecida no Anexo II deste Contrato, para que a Vendedora tenha poderes para consumar o cancelamento do registro deste Contrato no SCL, perante a CCEE ou qualquer outra autoridade competente, em caso de descumprimento, pela Compradora, da sua obrigação de pagamento prevista na Cláusula 6 por mais de 30 (trinta) dias ou em caso de rescisão antecipada deste Contrato em virtude de ato, fato ou omissão da Compradora, nos termos da Cláusula 9. Não obstante os termos desta Cláusula 5.4, a Compradora obriga-se a prontamente ratificar o cancelamento do registro nas hipóteses aqui previstas, caso assim requerido.

6. Preço e Pagamento

6.1. O Preço aplicável, em reais por megawatt-hora (R$/MWh), é aquele previsto no Anexo I deste Contrato. Salvo pelo disposto na Cláusula 6.2, o Preço já contemplará todos os Tributos, incluindo a Contribuição para o Plano de Integração Social – PIS e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – COFINS.

6.2. O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS será considerado como não incluso no Preço e, caso este Tributo venha a ser cobrado, será repassado à Compradora.

6.3. Na hipótese de criação de novos Tributos ou de alteração da alíquota de Tributos atualmente incidentes, o Preço será imediatamente revisado de acordo, para refletir tal alteração.

6.4. O Preço ficará sujeito à correção monetária anual ou na menor periodicidade autorizada pela regulamentação aplicável, com base na variação positiva do IGP-M, divulgado pela FGV, verificada a partir de março de 2012, mês em que a Compradora submeteu sua oferta de compra, nos termos do Edital.

6.5. A cobrança pela entrega da Energia Contratada em um determinado mês calendário será objeto de fatura(s), emitida(s) pela Vendedora à Compradora em até 2 (dois) dias úteis corridos a contar do término de tal mês, devendo discriminar: (i) volume de Energia Contratada, expresso em MWh, (ii) Preço, expresso em R$ por MWh; (iii) valor do ICMS recolhido pela Vendedora, caso

(5)

incidente; (iv) valor total a ser pago, obtido pela multiplicação do volume pelo Preço, com o acréscimo do ICMS caso este seja incidente sobre o valor da operação, observadas as demais disposições desta Cláusula 6.

6.6. O vencimento das faturas ocorrerá no 5.º dia útil do mês subsequente ao do fornecimento.

6.7. Caso, por qualquer motivo, a Compradora deixe de pagar a fatura emitida pela Vendedora na data de vencimento, a Compradora ficará sujeita ao pagamento do valor devido, acrescido de multa de 2% (dois por cento) e de juros moratórios à taxa de 1% (um por cento) ao mês, calculados estes desde a data de vencimento da respectiva fatura até a data do efetivo pagamento, sendo todos os valores atualizados monetariamente, na menor periodicidade permitida por lei, com base na variação do IGPM, desde que tal variação seja positiva.

7. Garantia

7.1. A Compradora, para garantir o pagamento e o fiel cumprimento das obrigações previstas neste Contrato, apresentará à Vendedora, no prazo máximo de até 60 (sessenta) dias antes da data de início do Período de Suprimento, uma Carta de Fiança Bancária, conforme modelo constante no Anexo III, emitida por instituição financeira de primeira linha definida em comum acordo entre a Compradora e a Vendedora, observado que:

a) a Carta de Fiança Bancária deverá ser mantida sempre no valor equivalente 2 (duas) vezes o faturamento mensal associado à Energia Contratada, com validade para todo o Período de Suprimento

b) o valor da Carta de Fiança Bancária deverá ser automaticamente reajustado de acordo com o reajuste do Preço, conforme previsto na Cláusula 6.4, de modo a corresponder, em qualquer data dentro da vigência contratual, a 2 (duas) vezes o faturamento mensal associado à Energia Contratada.

8. Vigência

8.1. O presente Contrato entrará em vigor na data de sua assinatura, e vigorará durante todo o Período de Suprimento, até o cumprimento integral das obrigações contratuais de ambas as Partes, salvo se antes rescindido pelas Partes, nos termos da Cláusula 9.

9. Rescisão

9.1. Este Contrato poderá ser rescindido pela Vendedora, a qualquer tempo, nos seguintes casos:

a) se a Compradora deixar de cumprir com suas obrigações relativas à garantia de pagamento, nos termos da cláusula 7 deste Contrato, ou se a garantia mostrar-se inexequível ou insuficiente, e tal falta não for corrigida no prazo máximo de 15 (quinze) dias, a contar do recebimento de notificação da Vendedora, especificando o inadimplemento e exigindo que a Compradora o corrija no prazo acima assinalado; ou

b) se a Compradora deixar de cumprir com qualquer de suas outras obrigações estipuladas neste Contrato, e deixar de corrigir tal falta no prazo de 30 (trinta) dias a contar do recebimento de notificação da Vendedora, especificando o inadimplemento e exigindo que a Compradora a corrija no prazo acima assinalado; ou

(6)

c) se houver decretação de falência, deferimento de recuperação judicial, dissolução ou liquidação judicial ou extrajudicial, declarada ou homologada, ou insolvência da Compradora; ou

d) se ocorrer alteração na estrutura societária da Compradora, ou outro fato relevante, que comprometa sua capacidade de cumprimento das obrigações assumidas neste Contrato;

ou

e) se a Compradora, devido a sua ação ou omissão, vier a ter revogada qualquer autorização legal, governamental ou regulatória, indispensável ao cumprimento das atividades e obrigações previstas no presente Contrato, incluindo mas não se limitando à sua condição de agente da CCEE; ou

f) se o registro deste Contrato for cancelado pela CCEE ou qualquer outra autoridade governamental competente, ou caso a CCEE se recuse a proceder a contabilização deste Contrato, devido a ação ou omissão da Compradora; ou

g) se a Compradora deixar de cumprir ou infringir a legislação aplicável, especialmente os Procedimentos de Comercialização, as Regras de Comercialização e demais regras a que esteja sujeita para a execução do presente Contrato; ou

h) caso a Compradora tenha feito declarações e garantias neste Contrato ou no Termo de Adesão integrante do Edital que venham a se revelar incorretas, incompletas ou inverídicas.

9.2. Este Contrato poderá ser rescindido pela Compradora nos seguintes casos:

a) se houver decretação de falência, deferimento de recuperação judicial, dissolução ou liquidação judicial ou extrajudicial, declarada ou homologada, ou insolvência da Vendedora;

ou

b) a qualquer data se, por motivo imputável exclusiva e diretamente à Vendedora, houver a suspensão total da disponibilização da Energia Contratada para a Compradora, no Ponto de Entrega, ressalvados os casos de caso fortuito e força maior, notadamente quando afetando ativos de geração de energia elétrica da Vendedora, e tal descumprimento não for corrigido no prazo de 30 (trinta) dias, a contar do recebimento da notificação escrita da Compradora, especificando a falta e exigindo que a Vendedora a corrija no prazo acima assinalado; ou

c) se a Vendedora, devido a sua ação ou omissão, vier a ter revogada qualquer autorização legal, governamental ou regulatória, indispensável ao cumprimento das atividades e obrigações previstas no presente Contrato, incluindo mas não se limitando à sua condição de agente da CCEE; ou

d) se o registro deste Contrato for cancelado pela CCEE ou qualquer outra autoridade governamental competente, ou caso a CCEE se recuse a proceder a contabilização deste Contrato, devido a ação ou omissão da Vendedora; ou

e) se a Vendedora deixar de registrar mensalmente no SCL os volumes de Energia Contratada, conforme prevêem as Cláusulas 4 e 5, desde que comprovada a total adimplência por parte da Compradora; ou

(7)

f) se a Vendedora deixar de cumprir ou infringir a legislação aplicável, especialmente os Procedimentos de Comercialização, as Regras de Comercialização e demais regras a que esteja sujeita para a execução do presente Contrato; ou

g) caso a Compradora tenha feito declarações e garantias neste Contrato que venham a se revelar incorretas, incompletas ou inverídicas.

9.3. Qualquer das Partes poderá rescindir o presente Contrato se, em decorrência de caso fortuito ou força maior, a execução deste Contrato ficar suspensa por um prazo igual ou superior a 90 (noventa) dias consecutivos. Nesse caso, não caberá qualquer multa rescisória.

9.4. A rescisão do presente Contrato não libera as Partes das obrigações devidas até a data da rescisão e não afetará ou limitará qualquer direito que, expressamente ou por sua natureza, deva permanecer em vigor após a rescisão do presente Contrato ou que decorra de tal rescisão.

9.5. Ocorrendo a rescisão deste Contrato, a Parte inadimplente obriga-se a manter a Parte adimplente isenta de quaisquer obrigações e responsabilidades, responsabilizando-se a Parte inadimplente pelo pagamento das penalidades previstas na Cláusula 10.

10. Multa Rescisória

10.1. Ocorrendo a rescisão, por qualquer dos motivos dispostos na Cláusula 9, a Parte que der causa à rescisão ficará obrigada a pagar à outra Parte uma multa em valor correspondente a 30%

(trinta por cento) do valor remanescente do CONTRATO, obtido através da aplicação da seguinte fórmula:

Mres = 0,30 x PECn x ECrem

Onde:

Mres = Multa por rescisão contratual.

PECn = Preço vigente no mês de ocorrência da rescisão.

ECrem = Energia Contratada remanescente até o final do Período de Fornecimento.

11. Disposições Gerais

11.1. Nenhuma das Partes poderá ceder ou transferir, direta ou indiretamente, os direitos e obrigações aqui estabelecidos a terceiros, sem a prévia e expressa concordância por escrito da outra Parte.

11.2. Observado o disposto na Cláusula 9.3, nenhuma das Partes será considerada em mora ou inadimplente, nem ficará sujeita ao pagamento de qualquer indenização ou penalidade, se o atraso ou o descumprimento das obrigações decorrer de caso fortuito ou motivo de força maior, devidamente comprovado, nos termos do disposto no parágrafo único do artigo 393 do Código Civil Brasileiro.

Uma vez cessado o caso fortuito ou o motivo de força maior, as obrigações das Partes serão imediatamente restabelecidas, de forma automática.

11.3. As obrigações de cada uma das Partes estabelecidas neste Contrato constituem obrigações legais, válidas, vinculantes e exeqüíveis de acordo com seus próprios termos, bem como substituem todos os contratos, propostas, representações, negociações e entendimentos anteriores, sejam verbais ou por escrito que disponham, no todo ou em parte, sobre o seu objeto, salvo pelo Termo de Adesão integrante do Edital. O Contrato somente se altera por escrito mediante aditivo assinado pelas Partes.

(8)

11.4. Cada uma das Partes deverá manter absoluto sigilo sobre todas as informações que lhe forem reveladas pela outra Parte, incluindo, mas não se limitando, a quaisquer dados, materiais, informações, documentos e especificações técnicas a que venha a ter conhecimento ou acesso, ou que lhe venham a ser confiados, relacionados ou não ao objeto do presente Contrato. Essa obrigação deverá permanecer válida por mais 5 (cinco) anos após a extinção do presente Contrato.

11.5. O presente Contrato obriga as Partes, seus herdeiros e sucessores a qualquer título, constituindo título executivo extrajudicial, nos termos do artigo 585, inciso II, 632 e 645, todos do Código de Processo Civil Brasileiro, comportando execução específica de obrigação de fazer ou de abstenção.

11.6. Se, a qualquer momento após a data de assinatura do presente Contrato, quaisquer disposições do mesmo forem consideradas por qualquer tribunal de jurisdição competente como ilegais, nulas ou inexequíveis, a referida disposição não deverá prejudicar ou afetar, por qualquer forma, as demais disposições do presente Contrato, que permanecerão plenamente válidas e eficazes, cabendo às Partes encontrar, de comum acordo, meios juridicamente válidos e exequíveis para restabelecer o equilíbrio contratual, no que a citada ineficácia ou inexequibilidade possa vir a afetá-lo, a fim de que fique atendida, na maior extensão possível, a intenção original das Partes.

11.7. A não exigência, por qualquer das Partes, em relação ao cumprimento de qualquer dos compromissos avençados no presente Termo, constitui-se mera liberalidade, não caracterizando de forma alguma novação ou precedente invocável pela outra Parte para obstar o cumprimento de suas obrigações.

11.8. Se a Parte inocente for obrigada a recorrer aos meios judiciais para fazer valer qualquer das cláusulas e condições deste Contrato, a Parte infratora ficará sujeita, ainda, ao pagamento de honorários advocatícios à razão de 20% (vinte por cento), além das custas e despesas processuais.

11.9. Todas as comunicações e notificações entre as Partes deverão ser feitas por escrito por meio de carta entregue mediante recibo ou com aviso de recebimento, para sua validade, e destinadas aos endereços constantes do preâmbulo deste Contrato.

11.10. Sem prejuízo do disposto na Convenção Arbitral a que estão sujeitos os agentes da CCEE, e que vincula as Partes para todos os fins do presente Contrato, as Partes elegem, para o que for cabível, o juízo do Foro da Comarca de São Paulo, Estado de São Paulo, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões relacionadas com o presente Contrato.

Estando, assim, justas e contratadas, as Partes firmam o presente Termo em 2 (duas) vias de igual teor e forma para todos os efeitos legais, na presença de 2 (duas) testemunhas instrumentárias abaixo assinadas.

<local>, <UF>, <dia> de <mês> de <ano>.

_______________________________________________________________________________________

_

<NOME COMPLETO DA SOCIEDADE DO GRUPO LDC>

<Nome do Representante da LDC> <Nome do Representante da LDC>

(9)

_______________________________________________________________________________________

_

<NOME COMPLETO DA COMPRADORA>

<Nome do Representante da Empresa Contraparte> <Nome do Representante da Empresa Contraparte>

Testemunhas:

1. ________________________________ 2. ________________________________

Nome: <Nome Completo da Testemunha> Nome: <Nome Completo da Testemunha>

RG: <n.º do RG da Testemunha> / <Órgão Emissor>

RG: <n.º do RG da Testemunha> / <Órgão Emissor>

CPF/MF: <n.º do CPF da Testemunha> CPF/MF: <n.º do CPF da Testemunha>

(10)

Anexo I ao Contrato de Compra e Venda de Energia Elétrica no Ambiente de Contratação Livre CPS n º <n.>/<ano> celebrado entre <NOME COMPLETO DA EMPRESA CONTRAPARTE> e <NOME COMPLETO DA SOCIEDADE DO GRUPO LDC> em <dia> de

<mês> de <ano>

CONDIÇÕES COMERCIAIS

Período de Suprimento: 00h00min do dia [XX] até às 24h00min do dia [XX]

Energia Elétrica Contratada: ___ MW médios

Fonte: Convencional

Ponto de Entrega: Centro de Gravidade do Submercado Sudeste / Centro-Oeste

Distribuição nos Patamares de Carga (Modulação): Flat

Sazonalização: Flat

Flexibilidade: Flat

Preço: R$ ____/ MWh, já inclusos todos os Tributos, exceto ICMS

Reajuste: anual, de acordo com a variação do IGP-M, a partir da presente data.

Vencimento da fatura: 5.º dia útil do mês subsequente ao do suprimento.

Garantia: a ser definida pela Compradora conforme a Cláusula 7.

(11)

Anexo II ao Contrato de Compra e Venda de Energia Elétrica no Ambiente de Contratação Livre CPS n º <n.>/<ano> celebrado entre <NOME COMPLETO DA EMPRESA CONTRAPARTE> e <NOME COMPLETO DA SOCIEDADE DO GRUPO LDC> em <dia> de

<mês> de <ano>

Minuta de Procuração

Pelo presente instrumento particular de mandato, a <NOME COMPLETO DA COMPRADORA>, sociedade com sede na <Inserir Nome Exato da Rua/Avenida>, <Inserir n.º ___, Bairro, complementos>, na cidade de <Inserir Cidade>, <Inserir Estado>, CEP <Inserir CEP>, inscrita no CNPJ/MF sob n.º <n.º CNPJ>, neste ato representada nos termos de seu <Estatuto / Contrato> Social (doravante designada “Outorgante”), em vista das disposições do Contrato de Compra e Venda de Energia Elétrica, celebrado em __ de __________ de 2012 (doravante designado o “Contrato”), entre a Outorgante e a <NOME COMPLETO DA SOCIEDADE DO GRUPO LDC>, sociedade empresária com sede na <Inserir Nome Exato da Rua/Avenida>, <Inserir n.º ___, Bairro, complementos>, na cidade de <Inserir Cidade>, <Inserir Estado>, CEP <Inserir CEP>, inscrita no CNPJ/MF sob n.º <n.º CNPJ> (doravante designada “Outorgada”), nomeia e constitui, em caráter irrevogável, a Outorgada como sua fiel e bastante procuradora, a quem a Outorgante confere poderes exclusivos e específicos para a prática dos seguintes atos:

(i) Solicitar e tomar todas as medidas necessárias para aceitar e validar o cancelamento do registro e/ou término do Contrato motivado pela Outorgante, perante a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE ou perante a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL ou qualquer outro órgão, agência, entidade, que venha a ser criado ou investido de competência para proceder ao cancelamento do registro e/ou término do Contrato, em especial aquelas previstas no Procedimento de Comercialização – CO.01 – Contratos Bilaterais, promulgado pela CCEE, ou outro documento que vier a substituí-lo, na forma da legislação aplicável;

(ii) Autorizar expressamente a CCEE, na ocorrência da hipótese definida no item (i) acima, a ingressar no SCL – Sistema de Contabilização e Liquidação da CCEE, em nome e por conta da Outorgante e da Outorgada, para efetuar o cancelamento do registro e/ou término do Contrato, conforme os procedimentos definidos no Procedimento de Comercialização – CO.01 – Contratos Bilaterais, promulgado pela CCEE, ou outro documento que vier a substituí-lo, na forma da legislação aplicável;

(iii) A Outorgada poderá substabelecer os poderes ora conferidos, com reserva de iguais, a terceiros de sua escolha no tocante a qualquer dos propósitos supramencionados, responsabilizando-se integralmente pelos atos e omissões praticados por estes terceiros, indenizando a Outorgante em qualquer prejuízo que esta verifique decorrente destes fatos;

e

(iv) Praticar qualquer ato ou firmar qualquer documento que venha a ser necessário ou obrigatório, para o fiel e pleno cumprimento do presente mandato.

A nomeação da Outorgada como procuradora da Outorgante é feita de acordo com os termos e condições estipulados nos artigos 653, 654, 683, 684 e 685 do Código Civil, sendo a presente procuração válida durante todo o Período de Suprimento e até o cumprimento de todas as obrigações da Outorgante sob o Contrato.

São Paulo, __ de ____________ de 2012.

(12)

OUTORGANTE

Por:

Cargo:

Por:

Cargo:

TESTEMUNHAS:

Nome:

RG:

CPF:

Nome:

RG:

CPF:

(13)

Anexo III ao Contrato de Compra e Venda de Energia Elétrica no Ambiente de Contratação Livre CPS n º <n.>/<ano> celebrado entre <NOME COMPLETO DA EMPRESA CONTRAPARTE> e <NOME COMPLETO DA SOCIEDADE DO GRUPO LDC> em <dia> de

<mês> de <ano>

Modelo de Fiança Bancária

Pelo presente instrumento particular de fiança, o BANCO <inserir razão social do banco> , com sede na Cidade de <inserir>, Estado de <inserir>, inscrito no CNPJ/MF sob nº. <inserir>, adiante denominado Fiador, por seus representantes abaixo assinados, constitui-se fiador e principal pagador da <inserir razão social da compradora>, com sede na <inserir>, inscrita no CNPJ/MF sob o nº

<inserir>, adiante denominada COMPRADORA, em

favor da empresa <inserir razão social da vendedora>, com sede na <inserir>, inscrita no CNPJ/MF sob o nº <inserir>, adiante denominada VENDEDORA, até a importância de R$ <inserir> (“Valor Limite”), a título de garantia de fiel cumprimento das obrigações contraídas pela COMPRADORA junto à VENDEDORA, em decorrência do CONTRATO de Compra e Venda de Energia Elétrica no Ambiente de Livre Contratação CPS n º <n.>/<ano>, datado de <inserir data>, doravante denominado CONTRATO.

O Valor Limite será reajustado anualmente, com base na variação positiva do IGPM/FGV, no mês de março de cada ano.

Esta Garantia entrará em vigor a partir de <inserir data de início da vigência>, e permanecerá eficaz e em plena vigência até <inserir data de término da vigência>.

Na eventualidade da inexecução pela COMPRADORA, total ou parcialmente, de quaisquer das obrigações assumidas no mencionado CONTRATO, compromete-se o Fiador, ou seus eventuais sucessores, a efetuar, sem interferência da COMPRADORA, e sem qualquer questionamento, o pagamento da importância coberta por esta fiança, dentro de 72 (setenta e duas) horas, após solicitação expressa da VENDEDORA, que deverá ser protocolada no seguinte endereço <inserir>.

Assegura o Fiador que o compromisso aqui assumido satisfaz plenamente a legislação bancária específica, determinada pelo Banco Central do Brasil.

O Fiador renuncia em favor da VENDEDORA, ao benefícios do artigo 827 do Código Civil Brasileiro, bastando, portanto, um simples aviso por escrito da VENDEDORA, de que a COMPRADORA não cumpriu com as obrigações, para se tornar efetiva a execução desta Garantia.

Fica eleito o foro da Comarca de São Paulo, Capital, com expressa renúncia a qualquer outro por mais especial ou privilegiado que seja, para dirimir eventuais controvérsias oriundas da presente Garantia.

<inserir data e local>

<razão social do banco>

Testemunhas:

________________________ ________________________

Nome: Nome:

CPF: CPF:

Referências

Documentos relacionados

Em busca de um equilíbrio entre desenvolvimento socioeconômico dos países e a proteção do meio ambiente, técnicas de geração de eletricidade, através de fontes

CONSTRUTORA. ENTREGA DO IMÓVEL. 1) Encontra-se inadimplente a promitente vendedora se, depois de decorrido o prazo de tolerância previsto no contrato de promessa de compra e venda

CLÁUSULA 3ª - Constitui objeto do CONTRATO a compra e venda da ENERGIA CONTRATADA a ser disponibilizada pela VENDEDORA à COMPRADORA no PONTO DE ENTREGA. Parágrafo Primeiro - As

Parágrafo 2º – A garantia da COMPRADORA deverá ser mantida válida e eficaz em seu valor integral durante todo o período informado pela VENDEDORA e até o cumprimento das suas

(vi) a ocorrência da possibilidade da VENDEDORA ou da COMPRADORA de, respectivamente, vender ou comprar a ENERGIA CONTRATADA no mercado a preços mais favoráveis

(vi) a ocorrência da possibilidade da VENDEDORA ou do (a) COMPRADOR(A) de, respectivamente, vender ou comprar a ENERGIA CONTRATADA no mercado a preços mais

f) “Energia Elétrica Contratada” – significa a quantidade de energia elétrica a ser colocada à disposição, conforme venda realizada pela Vendedora à

Parágrafo Quinto - Em caso de rescisão deste CONTRATO, a VENDEDORA alterará para 0 (zero) as quantidades de energia elétrica registradas na CCEE para todo o