• Nenhum resultado encontrado

usou homens santos, isto é separados, para registrar a Sua mensagem a todos nós. Tudo quanto Deus

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "usou homens santos, isto é separados, para registrar a Sua mensagem a todos nós. Tudo quanto Deus"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

1

Olá amigo estamos iniciando mais um programa da série Através da Bíblia. Você sabe que este programa tem por objetivo estudar a Palavra de Deus, comentando detalhadamente os seus diversos textos, no propósito de proclamar todos os desígnios de Deus para cada um de nós. Querido amigo você sabe que não existe no mundo um livro que possa se comparar à Bíblia. O Deus santo que ainda fala usou homens santos, isto é separados, para registrar a Sua mensagem a todos nós. Tudo quanto Deus tinha a nos dizer, Ele disse por meio da Bíblia, por isso é importante estudá-la e nela meditarmos. Sobre a meditação que fazemos tendo por base a Bíblia Sagrada, recebemos um e-mail do CAK da cidade de Ponta Grossa, do estado do Paraná de um irmão que enviou a seguinte mensagem : “Olá amigo estou ouvindo o Através da Bíblia via internet. E, escrevo esperando que Deus os abençoe grandemente e que a Palavra do Senhor seja divulgada a todas as nações brevemente para que chegue logo o dia que nós cristãos mais ansiamos. A vinda do Filho do Homem. Quanto ao tema Quem É Deus, as vezes me pego pensando e meditando, Ele é o Deus que criou tudo do nada e, pensando assim só me resta cair de joelhos e adorar”. Querido irmão, querido amigo, é isso mesmo! Quando pensamos, meditamos e lemos sobre Deus na sua Palavra, sagrada e inspirada, só nos resta louvá-lo e adorá-lo. Louvamos a Deus por tudo o que ele tem feito e faz por nós. Mas, adoramos a Deus, em espírito e em verdade, conf, Jo 4.24, por ele ser quem ele é! Adoramos a Deus pelo seu ser! Por ele ser Deus, único, verdadeiro, justo, santo, criador e justificador. Esse é o privilégio que só quem tem o Espírito Santo pode desfrutar.

Só os salvos por Cristo podem adorar a Deus dessa maneira. Mas a grande notícia é que Deus ainda hoje busca os verdadeiros adoradores. Portanto se um dos nossos ouvintes ainda não se tornou um filho de Deus pela aceitação da salvação através de Jesus Cristo, essa é uma boa ora para confessar os pecados e pedir para Jesus te salvar para que assim o seu louvor e adoração cheguem a Deus pela intermediação do Espírito Santo. Aproveito então essa manifestação e testemunho do CAK para encorajar a todos nós a buscarmos a Deus em oração exatamente nesse momento. Peçamos a ele que nos faça entender a sua palavra e nos capacita a obedecê-la. Por isso, convido-o para aquele momento

(2)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

2

sempre gratificante do nosso programa. Vamos orar! Junte-se a nós nessa oração, necessitamos da sua intercessão: "Pai celestial, abençoa-nos nesta hora de estudo e meditação da Sua Palavra. Recebe o louvor e a adoração desse teu filho lá de Ponta Grossa e de todos nós que nesse momento estamos em tua presença. Senhor também te pedimos que nos dês a iluminação e a capacitação para te obedecermos pelo teu Santo Espírito. Pai querido, mesmo sem merecermos te pedimos essas bênçãos em nome de Jesus. Amém".

Querido amigo, hoje temos como objetivo estudarmos Isaías 6.1-13. Esse, juntamente com o capítulo 53 é um dos textos que mais são conhecidos e amados por todos os que amam a Palavra de Deus. Aqui nós vemos a chamada divina para Isaías. Transformando-o de um nobre ou aristocrata em um profeta, um homem de Deus, um servo de Deus, um porta voz de Deus. E, é importante que conheçamos um pouco o fundo histórico que envolvia o profeta para entendermos a razão das suas palavras.

E, aqui é possível reconhecermos, conforme Arnold e Beyer (2001, p.356-357) que a mensagem divina mostrava que o futuro reino de Deus incluía três elementos: o povo de Deus, o templo de Deus e a paz de Deus. O povo de Deus, pretendido por Deus não era apenas Israel, mas gente de todas as nações. O templo de Deus era o lugar para onde afluiriam todos os que queriam adorar e andar nos propósitos de Deus. E, a paz de Deus seria baseada na Palavra eterna, na Palavra encarnada que nos daria a sua paz, não como o mundo a dá. Como muitos admitem quando Jesus voltar essa profecia acontecerá. Com o objetivo de alcançar essas três dimensões Deus chamou Isaías para que trouxesse a avaliação de Deus para o seu povo. 1) Deus não estava contente com a maneira que o povo de Judá vivia. Havia um estilo de vida totalmente fora dos padrões de Deus, havia imoralidade, desonestidade, injustiça, arrogância e um flertar com o modo de vida gentio e pagão que desagradava a Deus. 2) Deus chamou Isaías no templo, para mostrar que ali ele deveria ser adorado em santidade. Deus desaprovava completamente a falsa religião, que chamamos de religiosidade. Deus queria e quer verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e verdade. 3) Deus chamou Isaías também para mostrar que aquilo que o homem mais

(3)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

3

procura, a paz de espírito, o sentido da vida, só poderia ser encontrado nele mesmo. Deus condenava a procura desordenada, desonesta e corrupta da felicidade, da paz e do sentido da vida.

Mas, quem era Isaías? Isaías, cujo nome significa o Senhor deu salvação ou Jeová é a salvação era filho de Amoz, que não deve ser confundido com o profeta Amos. Teve como seus contemporâneos no ministério profético tanto com Amós e Oséias, que pregavam no reino do norte, quanto com Miquéias que pregava no reino de Judá, principalmente no interior do estado.

Seu ministério se desenvolveu entre os anos 740 a 680 A.C. e ele profetizou durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá. Desses reis Uzias, Jotão e Ezequias foram bons reis, porém Acaz foi um dos piores reis de Judá. Por isso é possível dizer que esse era um período de crise na história do povo de Deus. Tanto em Israel, quanto em Judá, o povo de Deus experimentara, talvez durante uns cinqüenta anos, uma grande prosperidade, mas esse tempo de bonança os levou para longe de Deus e da sua Lei. Esse era um tempo de declínio espiritual e moral, por isso mais uma vez é possível descrever-se esse período como um tempo de crise.

Isaías, como os demais profetas trouxeram as palavras do Senhor ao povo, advertindo-os, tentando evitar que fossem disciplinados, mas todos eles não tiveram sucesso nesse detalhe especifico. Em termos gerais a palavra profética pode ser resumida em sete ênfases:

1) Recordação de que Deus era e é o único Deus. Só ele merece a nossa adoração.

2) Recordação de que Deus não faz acepção de pessoas. A sua salvação é universal.

3) Confirmação de que embora Deus seja supremo e onipotente ele é Deus presente com o seu povo.

4) Confirmação da santidade de Deus que exige arrependimento do homem, mas lhe concede perdão.

5) Exigência de Deus de que seu povo praticasse a justiça social. Todos são iguais diante de Deus.

6) Exigência de Deus de que seu povo vivesse a intimidade com ele e deixasse a religiosidade formal.

7) Promessa do dia do Senhor que significava juízo e salvação, na vinda poderosa do Messias.

Com essa mensagem Isaías pode ser considerado como aquele profeta que mais esteve com a cabeça

(4)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

4

nas nuvens e os pés na terra; com o coração nas tarefas da eternidade e com as mãos e os lábios nas coisas do tempo; em que no espírito buscava os eternos conselhos de Deus e no físico buscava entender o momento definido da história. Isaías foi de fato um profeta singular. Ele tanto proclamou a Deus na corte, em meio aos poderosos, como proclamou a Deus para todo povo simples e injustiçado. Ele tanto sabia escrever e transmitir sua mensagem a um grupo de ilustres aristocratas, como podia andar rasgado e de pés descalços nas ruas de Jerusalém para revelar a Palavra de Deus ao seu povo.

Nas horas das graves crises pelas quais passamos ao buscarmos a face de Deus ele nos abrirá os olhos e nos fará ter visões esclarecedoras.

Nesse texto encontramos cinco visões que Deus quer que tenhamos ao enfrentar os tempos de crise Em 1º lugar temos a visão da sua glória e santidade, vs. 1-4

6:1 No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de

sua veste enchia o templo. 6:2 Acima dele estavam serafins; cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés e com duas voavam. 6:3 E proclamavam uns aos outros:

“Santo, santo, santoé o Senhor dos Exércitos,a terra inteira está cheia da sua glória”. 6:4 Ao som das suas vozes os batentes das portas tremeram, e o templo ficou cheio de fumaça.

Esse era um tempo de crise. A morte do mais importante mandatário do reino era um tempo de crise, era um tempo de mudanças, era um tempo de ver a ação de Deus. Lembrando que Uzias foi um dos reis considerado pelos autores de 2Reis e 2Cronicas, como um bom rei, certamente esse era um tempo de crise (2Rs 15 e 2Cr 26). A substituição do mais alto mandatário era um desafio para o povo, para a liderança e certamente era um desafio também para aqueles que tinham a responsabilidade de orientar o povo e o país nos caminhos de Deus.

Certamente por ter o seu senso de responsabilidade aguçado pelas circunstâncias, Isaías foi ao templo para orar, para buscar a Deus, para pedir a sua orientação e ouvir a sua voz. Graças a Deus hoje não precisamos de ir ao templo para falarmos com Deus. Hoje a comunhão com Deus pode acontecer a

(5)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

5

qualquer hora, em qualquer lugar. Agora mesmo que você está me ouvindo você pode ter comunhão, você pode entrar em contato com Deus. Isso é válido para aqueles que já são seu filhos, mas isso vale também para todos os que desejam se tornar filhos, para todos aqueles que ainda não receberam Jesus Cristo como seu salvador e senhor. Assim como Isaías buscou a Deus para a solução, para ter a direção divina para sua necessidade, assim você também pode falar com Deus agora mesmo.

Em 2º lugar temos a visão da nossa própria pecaminosidade, vs. 5

6:5 Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!

Querido amigo, quando nos comparamos com os nossos irmãos, com os nossos semelhantes, quando nos comparamos com aqueles que estão em pecado, com os que são fracos e não conseguem andar corretamente diante de Deus, nós os condenamos e muitas vezes nos achamos melhores que eles. No capítulo cinco Isaías proclamou contra o povo de Deus seis “ais”, seis palavras condenatórias. Ele via os seus conterrâneos como culpados e merecedores de todo o castigo que Deus enviaria sobre eles.

Mas, agora, tendo a visão da glória e da santidade de Deus Em 3º lugar temos a visão da graça de Deus, vs. 6-7

6:6 Logo um dos serafins voou até mim trazendo uma brasa viva, que havia tirado do altar com uma tenaz. 6:7 Com ela tocou a minha boca e disse: “Veja, isto tocou os seus lábios; por isso, a sua culpa será removida, e o seu pecado será perdoado”.

Em 4º lugar temos a visão do chamado de Deus, vs. 8

6:8 Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: “Quem enviarei? Quem irá por nós?”E eu respondi:

Eis-me aqui. Envia-me!

Em 5º lugar temos a visão do serviço a Deus, vs. 9-13

6:9 Ele disse: “Vá, e diga a este povo: “Estejam sempre ouvindo,mas nunca entendam;estejam sempre vendo,e jamais percebam. (A Septuaginta diz Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca

(6)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

6

entenderão; ainda que estejam sempre vendo, vocês jamais perceberão. O coração desse povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos). 6:10 Torne insensível o coração deste povo;torne surdos os seus ouvidose feche os seus olhos.Que eles não vejam com os olhos, não ouçam com os ouvidos, e não entendam com o coração,para que não se convertame sejam curados”. 6:11 Então eu perguntei: Até quando, Senhor? E ele respondeu: “Até que as cidades estejam em ruínas e sem habitantes, até que as casas fiquem abandonadase os campos estejam totalmente devastados, 6:12 até que o Senhor tenha enviado todos para longe e a terra esteja totalmente desolada. 6:13 E ainda que um décimo fique no país, esses também serão destruídos. Mas, assim como o terebinto e o carvalho deixam o tronco quando são derrubados, assim a santa semente será o seu tronco”.

Referências

Documentos relacionados

Tal como numa profissão ou num(a) companheiro(a), procuramos numa casa, a nossa casa, algo para onde olhemos e nos consigamos reconhecer, com a qual nos consigamos identificar

Somos salvos para honrar, amar e guardar a Palavra de Deus, assim como foi o propósito de Jesus ao ter vindo a este mundo e morrer em nosso lugar para que

Sessão 6: Desafio das Ligas Acadêmicas de Medicina do Exercício e do Esporte do Estado de São Paulo. 15:30-16:30 Apresentação dos casos: Maíta Poli de Araujo/ Tiago

e, em ti serão benditas todas as famílias da terra (Gn 12.2-3), certamente Deus mostrava que a formação da nação israelita tinha como objetivo torná-la

Tal como numa profissão ou num(a) companheiro(a), procuramos numa casa, a nossa casa, algo para onde olhemos e nos consigamos reconhecer, com a qual nos consigamos identificar

Agora são “3/4”, vivem 3 ou 4 pessoas, bastante espaço para animar os nossos dias com as brincadeiras dos nossos filhos, com o fulgor e energia que tanto desprendem, é uma casa

Tal como numa profissão ou num(a) companheiro(a), procuramos numa casa, a nossa casa, algo para onde olhemos e nos consigamos reconhecer, com a qual nos consigamos identificar

Tal como numa profissão ou num(a) companheiro(a), procuramos numa casa, a nossa casa, algo para onde olhemos e nos consigamos reconhecer, com a qual nos consigamos identificar