• Nenhum resultado encontrado

O impacto das novas tecnologias nas empresas e instituições

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O impacto das novas tecnologias nas empresas e instituições"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

O ROTARY CLUB DE SãO PAULO REÚNE-SE ÀS SEXTAS-FEIRAS, DAS 12h45 ÀS 13h45, NA AVENIDA hIGIENÓPOLIS, 996 - 5º ANDAR - TEL.: 3826-9333

N e s t a e d i ç ã o

AssuNto ... Pág.

. Aconteceu ...2

. Aniversários ...2

. Notícias ...2

. Eleições ...3

. Conselho Diretor 2010-2011 ...4

. Palestrante do dia ...5

. Psicogerontologia ...5

. Você sabia? ...5

. Mensagem do Governador ...6

. Aprovados os Relatórios da ESPRO ...6

. Edital de convocação do MOPI...6

P a i n e l

HOJE 12h45min

Palestrante: Antonio Carlos De Marchi Nammur

Tema: SIVAM e a FAB na Amazônia 11.12.2009

Reunião Ordinária Palestrante: Zélia Pierdoná Tema: Filantropia no Brasil

ANo 85 - são PAulo, 04 de dezembro de 2009 - Nº 3.788

O impactO das nOvas tecnOlOgias nas empresas e instituições

O D r . J o s é A u g u s t o Pereira Brito confessou que é apaixonado por tecnolo- gia e inovação desde sua adolescência; formado em engenharia civil, passou por várias especializações, entre outros marketing e sistema de computação, e hoje busca aplicações da tecnologia que venham em ultima instância aprimorar o cotidiano dos cidadãos.

Já há 11 anos empresta seu conhecimento, como Gerente de Tecnologia da Informação, ao Instituto Presbiteriano Mackenzie, em São Paulo. Seu desafio nesta função é a promoção

do desenvolvimento das novas tecno- logias dentro desta organização, que segundo ele exige pioneirismo e criati- vidade.

Na nossa ultima reunião do mês de novembro, o Dr. Brito veio à tribuna do RCSP para apresentar sua visão do impacto das tecnologias nas empresas e demais instituições.

Esclareceu o orador que a tecnologia já está consolidada em todas as esferas da vida humana, interagindo, integrando e operando mudanças significativas no comportamento das pessoas.

A chamada globalização se encarregou da convergência de nacionalidades e dos interesses, da interação tecnológica

e da criação de novos cenários e novas demandas que vieram formar a chamada sociedade conectada. Isto não teria sido possível sem os grandes avanços da tec- nologia, que permitiu a expansão dos horizontes.

O orador vê 3 momentos importantes da tecnologia nos ultimos 20 anos, que exer- ceram grandes influências no mundo. O primeiro deles, de 1995 a 2000, apoiado pelo advento da internet, provocou uma ampla oferta de informações. Uma segunda fase veio com o aproveitamento desta tecnologia no segmento de servi- ços, sendo o melhor exemplo o uso que dela fez o setor financeiro. A atual fase é a era da comunicação colaborativa, onde cada um se interage com vários e ao final todos se interagem com todos, e isto botou em cheque a imprensa, as escolas e vários paradigmas que estão agora sendo quebrados.

Quando se fala em tecnologia, alerta o palestrante, o principal fator a ser consi- derado é o ser humano, em torno do qual tudo deve acontecer.

O orador também mencionou as “face- tas” que estão se formando nos novos ambientes tecnológicos, tais como, a

mobilidade, a portabilidade e as bandas cada vez mais largas.

Tudo isto está levando à cha- mada convergência tecnológica, onde são cada vez menos claras as fronteiras entre os serviços de TV, telefonia, internet, compu- tação e até mesmo os controles residenciais.

Como impacto da tecnologia nas instituições, ele chamou a atenção para sua importância na garantia de uma boa governança corporativa e nas possibilidades que se abrem para educação dos cidadãos. Neste segundo caso, ele também estimula fortemente a necessidade de atualização dos professores face às novas demandas.

A ética, explica o palestrante, deve regular a tecnologia, controlando os exageros e conservando os valores humanos. Por isso, é necessário que toda organização e instituições tenham muito clara a sua Política de Segurança de Informação.

Por fim o palestrante enalteceu as ini- ciativas de integração de instituições de ensino com as empresas, fundamentais, diz ele, para o desenvolvimento do país.

O Governo de Estado de São Paulo já tem iniciativas neste sentido com a cria- ção dos pólos de tecnologia, exemplo que, segundo ele, deve ser seguido e ampliado para mais instituições.

(2)

20.ª reuNIão ordINárIA 27 de NoVembro de 2009 mesa da Presidência

Ao centro: Francisco Carneiro de Souza, Presidente 2009-10 do Rotary Club de São Paulo.

À direita do Presidente: o senhor José Augusto Pereira Brito, Gerente de Tecnologia da Informa- ção do Instituto Presbiteriano Mackenzie em São Paulo e orador do dia e, a seguir, o companheiro Fernando de Almeida Nobre Neto, 3.º Vice- Presidente do Rotary Club de São Paulo para o ano rotário 2009-2010.

À esquerda do Presidente: a companheira Regina Célia Faria Amaro Giora, Classificação “Docência Universitária e, a seguir, o companheiro Josino Bentes Monteiro, Presidente do Rotary Club de São Paulo-Noroeste para o ano rotário 2009-2010.

12h45min – Abertura ocuparam a tribuna:

• O Diretor do Protocolo, o companheiro Luiz Alvaro de Menezes Filho, para anunciar a abertura da reunião;

• O Presidente Francisco Carneiro de Souza, para pedir a todos que, em pé, saudassem o pavilhão nacional e as demais bandeiras da panóplia;

• O Diretor do Protocolo, o companheiro Luiz Alvaro de Menezes Filho, para apresentar a mesa da presidência;

• O Senhor José Augusto Pereira Brito, para proferir palestra sobre “O impacto das novas tecnologias nas empresas e instituições”;

• O Presidente Francisco Carneiro de Souza, para entregar ao senhor José Augusto Pereira Brito, uma placa de agradecimento por sua brilhante palestra;

• O GDE Altamiro Ribeiro Dias, para dar maiores informações sobre sua posse na governadoria do D. 4610;

O Diretor do Protocolo, o companheiro Luiz Alvaro de Menezes Filho, para apresentar os rota- rianos visitantes e anunciar os aniversariantes da semana;

• O Presidente Francisco Carneiro de Souza, para encerrar a reunião.

A reunião foi encerrada às 13h45min.

Visitantes: Josino Bentes Monteiro do RCSP-Noroeste, Manoel Joaquim Ribeiro do Valle Neto do RCSP- Pacaembu e Sérgio de Castro do RCSP-Sumaré.

N o t í c i a s

•Nosso companheiro Irineu De Mula participou do „X PROLATINO - Con- gresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino“, proferindo pales- tra sobre “Fluxo de Caixa e Dinâmica Empresarial”, evento que se realizou, nos dias 19 e 20 de novembro, em Uber- lância, Minas Gerais.

• O companheiro Cel PM Med. Luiz Alvaro de Menezes Filho comunicou na ultima reunião ordi- nária do RCSP, que é pré-candidato a deputado federal pelo Partido Trabalhista Cristão – PTC, nas próximas eleições de 2010.

• O Hospital da Cruz Vermelha Brasi- leira, filial do Estado de São Paulo, com sede nesta Capital, será objeto de pro- jeto de Subsídio Equivalente, por parte do RCSP e do RC Los Altos, Califórnia, EUA (D-5170). Este projeto está sendo elaborado companheiro João Gilberto M. M. Campos, com auxílio do Dr. Mar- celo Zabaneh, Diretor Administrativo do referido hospital, que visa equipar a sala de cirurgia aos pacientes porta- dores de fissura lábio-palatina.

• O companheiro Norton A. Severo Batista Jr.

esteve em Nova York-USA, na primeira quin- zena de novembro, reunindo-se com clientes e assinando contratos.

A companheira Cidinha está coorde- nando uma série de palestras do Prof. Dr.

Marcos Cintra, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, nos Rotary Clubs, cujo tema é “Momento atual pós-crise”, com importantes infor- mações para empresários e profissionais.

• O companheiro Alvaro Leo Gragnani Ippolito nos informa que, lamentavelmente, a Sociedade Brasileira de Ópera, da qual foi diretor por muitos anos, fundada no Rio de Janeiro pelo ex-ministro Mário Henrique Simonsen, que era barítono e grande aprecia- dor do gênero lírico, foi encerrada devido às dificuldades crescentes na obtenção de patro- cínios, mesmo através da Lei Rouanet, que é a lei federal de incentivo á cultura.

O Companheiro Marcos Paulo de Almeida Salles, em novembro, participou, com outros especialistas, de uma mesa redonda sobre “Derivativos e Risco Sistê- mico”, a convite de Mattos Muriel Kestener Advogados.

O companheiro Lívio Giosa, esteve, no ultimo dia 25 de novembro, no RC Rio de Janeiro, proferindo palestra sobre “Sustentabi- lidade e o desafio do Rotary”.

A c o n t e c e u

A n i v e r s á r i o s

Aniversariam na próxima semana:

04 – Enos Bortolai 04 – Alejandro Herbon Perez 05 – Oswaldo Aranha David Wolff 06 – Aurélio Borelli

08 – Luís Alexandre C. C. Chicani 10 – Ivo Nascimento

10 – Sra. José Luís Fogaça de Lima – D. Cláudia

ADVOCACIA

HERNÁNDEZ & CAMPOS

Av. Paulista, 807 - 11º andar - cjs. 1.104-05 Telefone: 3288 6332 Fax: 3288 5420 Advocacia.hc@sti.com.br

SERVIR

Boletim do

Rotary Club de São Paulo

FUNDADO EM 13 DE FEVEREIRO DE 1924 Dong Kurn Lee Presidente de RI 2008-09 Amilton Medeiros Silva Governador 2008-09 do D. 4610

Presidente 2008-2009 Antonio Gava Netto 1º Diretor de Divulgação Carlos Alberto Pereira Goulart 2º Diretor de Divulgação Celso Kiyoyuki Kuwabara Secretaria

Av. Higienópolis, 996 - 5º andar - CEP 01238-910 Tel.: 11 3826-9333

E-mail: rotary@rotarysp.org.br www.rotarysp.org.br Impressão: Exacta Comunicação

Fone: (11) 5573-6006 - E-mail: exactapg@uol.com.br

Conselho Diretor

Presidente Antonio Gava Netto

Conselheiro Pessoal Mário Porfírio Rodrigues 1º Vice-Presidente José Roberto Silva de Arruda Pinto 2º Vice-Presidente Nahid Chicani

3º Vice-Presidente Jorge Roberto Corrêa Zantut 1º secretário Oswaldo Roberto Pacheco Campiglia 2ª secretária Heloísa de Arruda Pereira Junqueira

de Andrade

1º tesoureiro Antonio Wadih Haddad

2º tesoureiro Nilson Gennari

1º Diretor do Protocolo João Gilberto Marcondes Machado de Campos

2ª Diretora do Protocolo Deise Luiza Bergamini Cruz 1º Diretor de Divulgação Carlos Alberto Pereira Goulart 2º Diretor de Divulgação Celso Kiyoyuki Kuwabara Diretor de serviços internos Márcio Arroyo Diretor de Serviços Profissionais Thadeu Teixeira de Freitas Diretor de serviços internacionais Fernando Pereira de Matos Diretor de serviços à Comunidade Jorge Roberto Corrêa Zantut Diretora de serviços à Juventude Marísia Donatelli

Diretor de Captação de recursos Paulo Roberto de Campos Castro Comissão de Administração Flávio Eurico Ferreira de Barros imagem Pública do rotary Paulo Roberto de Campos Castro Comissão de Admissão e DQs Floriano Octavio de Godoy Comissão de Prestação de serviços Altamiro Ribeiro Dias Comissão da Fundação rotária Paulo Marcondes Torres Filho Presidente 2007-2008 Sylvia Moraes Passarelli Presidente 2009-2010 Francisco Carneiro de Souza

N o t í c i a s A c o n t e c e u

A reunião festiva de Posse do gover- nador 2009-2010, Reinaldo Aparecido domingos, acontecerá no dia 01 de julho no moinho santo Antonio. os convites podem ser retirados na secretaria do nosso Clube e o custo é de R$ 95,00 por pessoa.

O Companheiro Sizenando Affonso foi moderador do Fórum de Serviços Inter- nacionais no ultimo dia 14 de maio na reunião do RC Barueri Alphavile.

o RC de são Caetano do sul completou 58 anos de existência dia 19.05.09. Na última segunda-feira dia 18 realizou um jantar festivo no qual o nosso companheiro mário Porfírio Rodrigues foi homenageado por ser o único fundador do Clube ainda vivo.

Companheiros do Rotary Club de São Paulo que visitaram outros clubes: Maria Áurea Lima (RCSP Barra Funda dias 04 e 11.05) – Regina Giora (RCSP Norte 15.04) – Sizenando Affonso (RC cotia – 28.04, RCSP Moema – 25.05.2009).

A n i v e r s á r i o s

Aniversariam na próxima semana:

22 – Pery Bomeisel 26 – Hélio Falchi 27 – Altamiro Ribeiro Dias 38.ª ReuNiÃo oRdiNáRiA

15 de mAio de 2009

mesa da Presidência

Ao centro: Antonio Gava Netto, Presidente 2008- 09 do Rotary Club de São Paulo.

À direita do Presidente: a jovem Roberta Nas- cimento, Presidente da Comissão de DQS do Rotaract Club de São Paulo Universidade Macken- zie e, a seguir, o companheiro Paulo Roberto de Campos Castro, Presidente da Comissão de Imagem Pública do Rotary para o ano rotário 2008-2009 e EGD do Distrito 4610 do ano rotário 2004-2004.

À esquerda do Presidente: o companheiro Oswaldo Roberto Pacheco Campiglia, 1.º Secretário do Rotary Club de São Paulo para o ano rotário 2008-2009 e, a seguir, o companheiro F. Octavio de Godoy, Presidente da Comissão de Admissão e DQS para ano rotário 2008-2009.

12h45min – Abertura Ocuparam a tribuna:

• O Diretor do Protocolo, o companheiro João Gilberto Marcondes Machado de Campos, para anunciar a abertura da reunião;

• O Presidente Antonio Gava Netto, para pedir a todos que, em pé, saudassem o pavilhão nacional e as demais bandeiras da panóplia;

• O Diretor do Protocolo, o companheiro João Gilberto Marcondes Machado de Campos, para apresentar a mesa da presidência;

• A Roberta Nascimento para proferir palestra sobre “40 Anos de Rotaract Club de São Paulo Universidade Mackenzie”;

• O Presidente Antonio Gava Netto, para entregar o diploma de agradecimento;

• O Diretor do Protocolo, o companheiro João Gilberto Marcondes Machado de Campos, para apresentar os rotarianos visitantes e anunciar os aniversariantes da semana;

• O Presidente Antonio Gava Netto, para encerrar a reunião.

A reunião foi encerrada às 13h45min.

Visitantes: Manoel Joaquim Ribeiro do Valle RCSP Pacaembu e Leonardo Kersnovsky - RCVSP Alto de Pinheiros

PARAHYBA ARRUDA PINTO - ADVOGADOS

ADVOCACIA TRABALHISTA EMPRESARIAL- Rua Machado Bittencourt, 420 - Vila Mariana

São Paulo - CEP: 04044-001 Tel.: 11 5573-8788 - Fax: 11 5572-8008

email: jr@arrudapinto.com.br;

ADVOCACIA

HERNÁNDEZ & CAMPOS

Av. Paulista, 807 - 11º andar - cjs. 1.104-05 Telefone: 3288 6332 Fax: 3288 5420 Advocacia.hc@sti.com.br

Conselho Diretor

Presidente Francisco Carneiro de Souza

Conselheiro Pessoal Carlos Jerônimo da Silva Gueiros 1º Vice-Presidente Adolfo Milani Filho 2º Vice-Presidente Sylvia Moraes Passarelli 3º Vice-Presidente Fernando de Almeida Nobre Neto

1º secretário Márcio Arroyo

2ª secretário Thadeu Teixeira de Freitas

1º tesoureiro Irineu De Mula

2º tesoureiro Oswaldo Roberto Pacheco Campiglia 1º Diretor do Protocolo Luiz Alvaro de Menezes Filho 2ª Diretora do Protocolo Deise Luiza Bergamini Cruz Comissão de Administração João Gilberto Marcondes Machado

de Campos Comissão de Prestação de serviços Altamiro Ribeiro Dias Comissão da Fundação rotária Sizenando Affonso Comissão de Admissão e DQs Paulo Roberto de Campos Castro imagem Pública do rotary Marcos Paulo de Almeida Salles Presidente 2010-2011 Jorge Roberto Corrêa Zantut

SERVIR

Boletim do

Rotary Club de São Paulo

FUNDADO EM 13 DE FEVEREIRO DE 1924 John Kenny

Presidente de RI 2009-2010 Reinaldo Aparecido Domingos Governador 2009-2010 do D. 4610

Presidente 2009-2010 Francisco Carneiro de Souza

Presidente da Comissão do Boletim Servir Maria Aparecida de Moraes Gomes Pereira Assessores da Comissão do Boletim Servir Olenka Roman Tayarol

Silas Fonseca de Mendonça Secretaria

Av. Higienópolis, 996 - 5º andar - CEP 01238-910 Tel.: 11 3826-9333 E-mail: rotary@rotarysp.org.br

www.rotarysp.org.br Impressão: Gráfica Exacta Fone: (11) 5573-6006 - exacta@graficaexacta.com.br

(3)

1999-2000

• Membro da Comissão de Freqüência

2004-2005

• Coordenador da Comissão Gestora do Coral de rotarianos

• Membro da Comissão de Saúde 2005-2006

• Coordenador da Comissão Gestora do Coral de Rotarianos

• Membro da Comissão de Confraternização de Natal dos Rotarianos

2006-2007

• Coordenador da Comissão Gestora do Coral de Rotarianos

• Membro da Comissão de Confraternização de Natal dos Rotarianos 2007-2008

• 1.º Tesoureiro

• Membro da Comissão de Palestras e Programas 2008-2009

• 1.º Secretário

• Membro da Comissão do Encontro Rio-São Paulo

• Membro da Comissão de Doações Anuais

ANO 85 - São Paulo, 04 de dezembro de 2009 - nº 3.788 3

e l e i ç õ e s

NA AssembleIA gerAl ordINárIA de 11 de dezembro de 2009 será reAlIzAdA A eleIção do No Nosso PresIdeNte PArA o ANo rotárIo 2011-2012. PublIcAmos AbAIxo o currículo rotárIo do cANdIdAto à PresIdeNte, coNforme INdIcAção feItA Pelo coNselho coNsultIVo, bem como A clAssIfIcAção rotárIA dos cANdIdAtos Ao coNselho dIretor, ProPostos Pelo PresIdeNte eleIto PArA 2010-2011, Jorge roberto

corrêA zANtut, de Acordo com o regImeNto INterNo do clube.

eleições para presidente 2011-2012 e cOnselhO diretOr 2010-2011 dO rOtary club de sãO paulO

OswaldO rObertO pachecO campiglia

ocuPou os seguINtes cArgos:

1994-1995

. Membro da Comissão de Companheirismo

1995-96

• Membro da Comissão Desenvolvi- mento do CAMP Metropolitano 1997-1998

• 1.º Diretor do Protocolo

• Membro da Comissão de Admissão

Nascido em São Paulo, em 6 de julho 1941, casado com Maria Cassilda Machado Campiglia. Tomou

posse no Rotary Club de São Paulo em 1 de julho de 1994

na classificação

“Serviços de Home Care”

(4)

1.º Vice-Presidente

José Roberto Silva de Arruda Pinto Classificação: Advocacia Trabalhista

1.º Secretário

João Gilberto Marcondes Machado de Campos

Classificação: Advocacia Comercial

2.ª Secretária

Heloísa de Arruda Pereira Junqueira de Andrade

Classificação: Advocacia Cível

1.º Tesoureiro

Antonio Wadih Haddad

Classificação: Construções – Edifícios

2.º Tesoureiro

Fernando da Cruz Lopes Classificação: Construções - Representações

1.º Diretor do Protocolo

Carlos Alberto Pereira Goulart Classificação: Engenharia Eletrônica

Jorge roberto corrêA zANtut Presidente

2.ª Diretora do Protocolo Deise Luiza Bergamini Cruz

Classificação: Administração Hospitalar

Presidente da Comissão de Administração

Flávio Eurico Ferreira de Barros Classificação: Auto Peças –

Materiais de Fricção - Fabricação Presidente da Comissão de

Desenvolvimento do Quadro Social Márcio Arroyo

Classificação: Comércio Exterior – Pesquisa de Mercado

Presidente da Comissão de Pres- tação de Serviços

F. Octavio de Godoy

Classificação: Investimentos – Assessoria

Presidente da Comissão de Imagem Pública do Rotary Antonio Gava Netto

Classificação: Perícias Econômicas e Financeiras

Conselheiro Pessoal do Presi- dente

Mário Porfírio Rodrigues Classificação: Artes Gráficas – Publicações

c o N s e l h o d I r e t o r 2 0 1 0 - 2 0 1 1

2.º Vice-Presidente Nahid Chicani

Classificação: Seleção de Executivos

3.ª Vice-Presidente Sylvia Moraes Passarelli Classificação: Construção Civil – Prestação de Serviços

Presidente da Comissão da Fundação Rotária

Paulo Roberto de Campos Castro Classificação: Seguros – Corretagem

(5)

Paraíso: Rua Ramon Penharrubla, 130, cj. 703, CEP: 01232-040 Fone: 55 11 3142 9898 - Celular: 5511 9947 4121

fccuryaadvocacia@ig.com.br

Fer nando Chafic Cury

ADVOGADO OAB/SP 147.520

ANO 85 - São Paulo, 04 de dezembro de 2009 - nº 3.788 5

A internacionalidade do Rotary permite uma miríade de projetos de prestação de serviços. Uma classe desses que adi- cionalmente contribui para melhorar a imagem da instituição é a dos GRUPOS DE ROTARIANOS EM AÇÃO. São formados por rotarianos, rotaractianos e seus côn- juges. São grupos de mais de 100 pessoas que representem pelo menos 10 países e três zonas rotárias. Para se formar um grupo deve-se seguir as diretrizes gerais do programa, ter aprovação formal de RI e estruturar o programa de maneira que tenha administração independente.

O contato entre membros do grupo e RI deve ser constante e os grupos aproveitam a convenção internacional em junho para planejar encontros, workshops e outras atividades concomitantes, dos quais par- ticipam membros atuais e potenciais. Os estandes ali montados são parte vital do Centro de Confraternização da convenção e os grupos celebram suas realizações, planejam a continuação das suas ativida- des e recrutam novos integrantes. Entre as áreas de prestação de serviços dos grupos existentes encontramos atividades com relação a Aids, doação de sangue, prevenção de cegueira, odontologia, assistência em casos de catástrofe, eventos mundiais de saúde, regeneração auditiva contra a fome e subnutrição, erradicação da malária, microcrédito, combate a minas terrestres, conscientização sobre esclerose múltipla, sobreviventes da pólio, popula- ção e desenvolvimento, recursos hídricos e saneamento.

vOcÊ sabia?

Participei na PUC-SP, do III Congresso Ibero- americano de Psicogerontologia, apresentando 2 trabalhos sobre “Qualidade de vida e educação continuada”. O tema desta edição foi: DIVERSI- DADE: Subjetividade, Cultura e Poder.

Algumas considerações iniciais:

1-As rápidas e inúmeras mudanças econô- micas, políticas e sociais ocorridas nas ultimas décadas, somadas aos avanços da ciência e das novas tecnologias têm gerado um forte impacto no comportamento dos indivíduos, em especial dos mais idosos, provocando uma situação de estresse e angústia, na medida em que esses não se sentem capazes de acompanhar processo de transformação com a rapidez que se faz neces- sária.

2-A experiência a ser relatada aponta algumas das relações entre qualidade de vida e um pro- grama de educação continuada, desenvolvido por uma universidade comunitária confessional na cidade de São Paulo, desde 1998.

3-A velhice não se constitui em doença, pois faz parte do desenvolvimento humano, mas é um período da vida que precisa ser compreendido e estudado do um ponto de vista interdisciplinar e multidisciplinar. A compreensão dessa etapa da vida é que permitirá a elaboração de políticas públicas e privadas que atendam de forma ade- quada as suas necessidades e expectativas.

5-A sociedade contemporânea valoriza a juventude, em especial a do corpo, e passa, por meios das mídias, a ideia equivocada ao idoso de que ele pode permanecer jovem para sempre e que isso depende somente dele. Se continuar neurologicamente bem, se tiver condições de manter boa saúde física e mental, se permanecer ativo, a velhice se transforma num período muito gratificante.Qualidade de vida é fundamental, mas no Brasil apenas uma pequena parcela dos idosos é assistida.

Objetivando contribuir com a qualidade de vida da comunidade, o Instituto Presbiteriano

Mackenzie, por meio da sua Universidade, implantou, em 1998, um programa de educação continuada denominado Universidade Aberta do Tempo Útil – UATU, aberto a todas as pessoas com idade superior a 18 anos. Os objetivos prin- cipais desse programa consistiam em: oferecer experiências educacionais voltadas à atualização, capacitação de novas competências, desenvolvi- mento de habilidades socioculturais, bem como prover um espaço para a sociabilidade e cres- cimento pessoal, com vistas ao pleno exercício da cidadania. Observou-se, entretanto, que o público mais interessado e participante desse programa tinha idade superior a 40 anos.

Pelas entrevistas abertas e informais com os alunos da UATU, durante mais de 7 anos, pude perceber o quanto o programa havia mudado sua vida e de sua família. O fato de conviverem no mesmo espaço acadêmico que os demais alunos da universidade lhes garantiam uma sensação de acolhimento e satisfação, desconhecidas em outros lugares. Inúmeros depoimentos mostram, também, o quanto atitudes de discriminação e de preconceito foram eliminadas com essa experiência interativa entre pessoas de todos os segmentos sociais.Um número muito grande de idosos voltou a se sentir útil ao se perceberem com possibilidades de desenvolver novas habili- dades e competências. Muitos prestaram vestibu- lar e completaram seus estudos. Talentos foram descobertos, bem como a alegria de conviver em grupo. Pode-se afirmar, com segurança, que participar de um programa de educação continu- ada garantiu uma melhor qualidade de vida para essas pessoas.

psicOgerOntOlOgia

T hadeu Tei xei r a de Freit a s

Reg i na Gior a , é sóc ia do RC SP, pós - doutor a em Psicolog ia Soc ia l e professor adju nto d a Un ive r sid ade Mac ken z ie

antOniO carlOs de marchi nammur

É Tenente Coro- nel Aviador, Piloto Operacional de Asas Rotativas e Piloto de Transpor te. Possui cerca de 2.800 horas de voo. Formou-se pela Escola Preparató- ria de Cadetes do Ar, Barbacena-MG, 1985 e pela Academia da Força Aérea, no Curso de Oficiais Aviado- res, Pirassununga-SP, turma de 1989. Especializou-se em Análise de Sistemas, pelo ITA, em 2000 e MBA, em Desenvolvimento Avançado de Executivos, Gestão de Processos, na Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, 2008.

É Instrutor de Voo nas aeronaves:

P a l e s t r a n t e d o d i a

TZ-13 Blanik; TZ-14 Nhapecam; T-25 Neiva Universal; T-27 Tucano; CH-55 Esquilo; C-98B Grand Caravan e piloto das aeronaves: Z-16 Planador Quero-quero; UH-50 Esquilo; C-98 Caravan; AB-115 Aero Boero; AB-180 Aero Boero.

Foi Chefe do Grupo de Aviação nº 1º/8º, em Belém do Pará, 1991 a 95; da Aca- demia da Força Aérea, 1996 a 99; do Serviço Regional de Proteção ao Voo de Manaus, 2001 a 2005; do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 4), 2005 a 2007; do Serviço Regional de Pro- teção ao Voo de São Paulo, 2009. Foi também professor em diversas disciplinas no Curso de Sistema de Informação, no Centro Universi- tário Nilton Lins, em Manaus-AM, 2002 e na Universidade Luterana do Brasil, Manaus, 2003 a 2007.

(6)

Associação de Ensino Social Profissionalizante ABRINDO CAMINHOS PARA O FUTURO

Invista no futuro do país. Contrate um aprendiz Espro!

Informações com Fabíola: 3124-7166 ou pelo site: www.espro.org.br Em nossa reunião de sexta-feira passada o

presidente Francisco Carneiro de Souza solicitou o comparecimento à tribuna do Governador Eleito do Distrito 4610, para o ano 2010-11, o companheiro Altamiro Ribeiro Dias, acompa- nhado de sua esposa, Da. Vânia que proferiu as seguintes palavras:

Quando tivemos a honra de sermos indicados para Governar o Distrito 4610 na gestão 2010-

Em nossa ultima reunião t i ve m o s a r e a l i z a ç ão d a Assembleia Geral Ordinária da ESPRO -Associação de Ensino Social Profissionalizante, con- forme edital de convocação de 30 de outubro, publicado no Boletim “Servir” de 13 de novembro de 2009. O Presi- dente do Conselho Delibera- tivo, companheiro Fernando d e A l m e i d a N o b r e N e t o declarou instalada a Assem-

bleia. Falou sobre o relatório de atividades e os resultados de 2008, que estavam sobre as mesas ocupadas pelos presentes. Franqueou a palavra aos presentes e submeteu o relatório à aprovação. Estando todos de acordo passou ao segundo item da convocação: Assuntos Gerais.

Como não houve nenhuma manifestação, agradeceu a todos e declarou encerrados os trabalhos.

Conforme mencionou o companheiro Fer- nando de Almeida Nobre, a ESPRO é uma

mensagem dO gOvernadOr 2010-2011

aprOvadOs Os relatÓriOs da esprO

2011, sentimos uma alegria muito grande. Logo foram surgindo questões sobre o mundo rotário, que nos foram ensinando a magnitude da grande responsabilidade e expectativas que recaem sobre nós, Eu e Vânia.

Pretendemos fazer uma gestão compartilhada, aberta, com a participação de todos. Nossos objetivos são voltados para o cumprimento das obrigações determinadas por RI, o desenvolvi- mento da cidadania por ações junto à juventude, a ampliação de cursos profissionalizantes e ações voltadas para a saúde, em especial com- bate às drogas, gravidez na adolescência e AIDS.

Outro objetivo importante é o de estimular os Clubes a apresentarem projetos. Queremos ter a satisfação de ver o maior número possível de clubes apresentando projetos. Poderemos dispor de 50% dos recursos do FDUC, bem como pode- remos apresentar projetos de maior envergadura, os chamados projetos globais, dentro da nova orientação da Fundação Rotária, contida no

Plano Visão de Futuro.

Convidamos a todos a se envolverem, de coração aberto, no mundo rotário, que é o nosso mundo. Nossa posse será no dia 25/06/2010, no Edifício Rotary, às 20h30, Av. Higienópolis, 996.

A razão desta opção foi a de fazer nossa posse, na nossa casa, que é o Rotary Club de São Paulo.

Como diz Vânia, “mais que uma participação, fazemos um convite para que, a partir de agora, vivam conosco este ano. Assim, juntos podere- mos compartilhar o trabalho e as conquistas.

Este é o perfil do Rotary Club de São Paulo”.

Gosto de citar o lema que aprendi com meu saudoso mestre, Prof. Zerbini: “NADA RESISTE AO TRABALHO”. Com a devida licença espiri- tual do mestre, este será o lema de nossa gestão, lema este que tem muito a ver com nosso Clube.

Vâ n ia e A lt a m i ro R i bei ro D ia s G ove r nador Eleito do Dis t r ito 4 610 – a no rot á r io 2010 - 2011

i n st it uição cr iad a pelos Rotary Clubs de São Paulo, Aclimação, Cambuci, Leste, Liberdade e República, cuja missão é promover a inclusão social de jovens por meio de ações educativas e inserção no mercado de Trabalho.

O relatório aprovado na Assembleia registra que no ano encerrado em 31-12- 2008 a ESPRO contabilizava 6.575 jovens aprendizes exercendo atividades em empresas diversas e estava formando 3.987 jovens para também assumirem responsabilidades em firmas que mantêm parceria com a entidade. Somam 278 funcionários que trabalham para a ESPRO conseguir esse elogiável desempenho. Os membros do Conselho Deliberativo e Fiscal e a Diretoria são rotarianos e exercem essas atividades como serviço voluntário.

Má r io Por f í r io Rod r ig ues Sóc io do RC SP

MOPI - MOVIMENTO PRÓ IDOSOS

CNPJ/MF n.º 47.198.668/0001-59 EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

 

Ficam  os  associados  do  MOPI  –  Movimento  Pró  Idosos  convocados  para  a  Assembléia  Geral  Extraordinária  a  ser  realizada  no  dia  18  de  dezembro  de  2008, 6ª feira, às 11h00, em primeira convocação, ou às 11h30, em segunda  convocação, na Sala de Reuniões do Rotary Club de São Paulo, situada à Av. 

Higienópolis, nº. 996, 5º andar, Higienópolis, para, em atenção ao Artigo 11º  do Estatuto Social, deliberarem sobre a seguinte ordem do dia: 

 

a) Eleição da Diretoria Executiva da instituição para o biênio 2010‐2011; 

 

b)Outros assuntos de interesse da instituição. 

 

São Paulo, 01 de dezembro de 2008. 

 

Ivo Nascimento  Presidente do Conselho Deliberativo 

   

2009.

2009

Referências

Documentos relacionados

1 - A proteção nas eventualidades previstas no âmbito do subsistema de proteção familiar concretiza-se através da concessão de prestações pecuniárias. 2 - A proteção referida

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

Na baía de Manila (Filipinas), peixes pelágicos apresentaram maiores concentrações de Hg que os demersais (Prudente et al., 1997). Algumas suposições podem ser levantadas

PÁGINA 03 • Observações de Segurança • Especificações Técnicas • Características Técnicas PÁGINA 04 • Caixa Central • Roda Reguladora de Altura • Conjunto Deslizador

As UGDs são importantes para a síntese de polissacarídeos da parede celular, e a identificação dessa enzima no estádio de desenvolvimento do embrião globular de mamão

Com o plano de ação sistematizado caberá aos profissionais de saúde informar sobre o aleitamento materno exclusivo através do cordel, onde é de fácil acesso e

Diante disso, pretendemos avaliar a relação entre a expressão de Ki67 ao diagnóstico do carcinoma de mama com a expressão de receptores hormonais e a resposta clínica e

Contribuição para formação profissional Os objetivos do subprojeto 2014 ressaltam as seguintes proposições com as quais o programa se materializa no âmbito da Educação