• Nenhum resultado encontrado

SUMÁRIO. 1. INTRODUÇÃO 4 2. DESENVOLVIMENTO 5 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 6 ANEXO 7 ANEXO 1 Planos de aula 8

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SUMÁRIO. 1. INTRODUÇÃO 4 2. DESENVOLVIMENTO 5 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 6 ANEXO 7 ANEXO 1 Planos de aula 8"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)
(2)

Relatório Final de Estágio Curricular Obrigatório III : Do curso de Geografia apresentado à Faculdade Única de Ipatinga como requisito parcial e obrigatório para finalização das atividades de Estágio Supervisionado.

Tutor/a de Estágio:

(3)

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. DESENVOLVIMENTO 5

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 6

ANEXO 7

ANEXO 1 – Planos de aula 8

(4)

1.INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado I foi iniciado no dia 25 de outubro de 2021, como docentes estagiárias, ministrar aulas de Geografia do Ensino médio para alunos do 1º Ano na Escola Estadual Itajahy Feitosa Martins Prof, localizada na Rua Renata, 191, Bairro Pq dos Camargos no município de Barueri/SP. Tendo como diretoria de ensino a Diretoria de Itapevi.

Etapa está constituída de novas experiências, novos valores propagados por todos os sujeitos envolvidos no processo de construção do ensino aprendizagem.

A importância do estágio é inquestionável para quaisquer atividades profissionais que venhamos a exercer no decorrer da vida. É este o momento de colocar em prática os conhecimentos que construímos durante anos, juntos com os nossos professores e colegas de turma.

Estas características são reforçadas quando pensamos na carreira docente, independente das concepções de compreensão da realidade que cada sujeito adote para consigo e para sua carreira no magistério é inegável a importância que as diferentes ocasiões de estágio possuem na formação deste futuro professor, oferecendo-lhe oportunidades de confrontação entre a realidade do ensino escolar com as teorias aprendidas em sua formação acadêmica.

Sendo assim, a partir da experiência de observação e das aulas ministradas na disciplina de Geografia da Segunda Unidade, relata o compartilhar, vivenciar as experiências adquiridas, buscando desta maneira, constatar os possíveis pontos positivos e negativos da realidade do ensino público.

A base teórica que fundamenta o trabalho circunscreve-se aos estudos de Mafuani (2011), Buriolla (2001), Cavalcanti (2002), Libâneo (1992) e outros renomados educadores.

A disciplina de Estágio Supervisionado, independentemente de suas especificidades representa perspectivas das experiências adquiridas nas atividades de cunho docente, induz nos a buscar não somente o cumprimento de mais uma atividade obrigatória no processo de construção curricular, mas sim, encarar como uma oportunidade de refletir tanto sobre sua escolha pessoal a respeito da profissão desejada quanto vivenciar as experiências que cercam o processo de ensino e aprendizagem no cotidiano escolar.

Durante este período, não apenas compreendemos as práticas do ensino aprendizagem do saber fazer docente, mas também, contribuímos para a ampliação e enriquecimento do processo de ensino.

(5)

2 DESENVOLVIMENTO

2.2. Caracterização da Escola

As aulas que ministramos no Estágio Supervisionado I foram realizadas na PEI Itajahy Feitosa Martins Prof, localizada na Rua Renata, 191, Bairro Pq dos Camargos no município de Barueri – SP, durante os meses de Setembro e Outubro na turma do 1º ano

“A” do Ensino Médio. O espaço escolar é subdividido em dois anexos, no primeiro é possível encontrar diversos setores como: Sala de direção, sala de professores, laboratórios de informática, biblioteca, refeitório, quadra de esportes. O segundo pavilhão tem apenas salas de aulas. A escola foi inaugurada para atender a comunidade do bairro e adjacentes, conta atualmente, com 9 (nove) salas de aulas, 02(duas) cozinhas, 01(uma) secretaria, 01(uma) sala de suporte pedagógico, 01(uma) sala de coordenação, 01(uma) sala de vídeo, 01(uma) almoxarifado, 01 (uma) depósito de alimentos, 01(uma) arquivo inativo, 01(uma) quadra de esportes, 04 (quatro) sanitários, 01(uma) biblioteca, 01(uma) laboratório de informática e 01(uma) sala de recursos multifuncional. Atualmente funciona como escola de tempo integral, das 7h às 16h, com 9 turmas de ensino médio, contabilizando um total de 246 alunos distribuídos nos três níveis de ensino médio.

2.2. O período de observação

A maioria, 79% dos alunos são oriundos dos bairros e até cidades vizinhas e 21%

são do próprio bairro. Muitos chegam de ônibus, para o deslocamento dos alunos de casa até a escola e vice- versa. Por falta de vagas, ou de escolas de tempo integral nos bairros onde vivem, os estudantes são obrigados a irem para a escola que a Secretaria de Educação determinar, esta busca as escolas localizadas em locais em que o número de alunos é muito baixo. Há um expressivo número de alunos com idade defasada em relação à série.

Não obstante às dificuldades sociais, econômicas e culturais, percebe-se que os alunos são criativos e espontâneos.

Na sala do novo ensino médio 1°A, são 13 meninas para 17 meninos. Alunos de ensino médio integral, têm mais aulas e também mais qualidade na absorção do conteúdo, pois eles têm aulas práticas e essa escola disponibiliza muito material para professor usar em suas aulas.

Na pandemia o Estado de São Paulo disponibilizou para as escolas, novos computadores, notebooks e acesso a internet. Assim, os alunos que não tinham como

(6)

estudar de casa, puderam usufruir da tecnologia para acompanhar as atividades.

Os professores da escola são ótimos e muito competentes na elaboração de suas aulas.

Descrever em cada dia observado: o conteúdo; as atividades desenvolvidas, os pontos positivos e negativos na sua percepção.

● Primeiro dia:

Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.

● Segundo dia:

Analisar a produção de diferentes territorialidades em suas dimensões culturais, econômicas, ambientais, ambientais, políticas e sociais, no Brasil e no mundo contemporâneo, com destaque para as culturas juvenis.

● Terceiro dia:

Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.

● Quarto dia:

Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais.

● Quinto dia:

Analisar a ocupação humana e a produção do espaço em diferentes tempos, aplicando os princípios de localização, distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos, casualidade, entre outros que contribuem para o raciocínio geográfico

(7)

2.3O período de regência

Ensinar Geografia é firmar o compromisso e responsabilidade com a sociedade e com as futuras gerações, estas, destinadas a fazer a diferença a mudar a contribuir com o desenvolvimento econômico, político e social e acima de tudo pessoal, fazer deste mundo um lugar para se viver com dignidade e respeito ao próximo.

Essa é a real função da educação, tornar cidadãos ativos com responsabilidade e compromissados para que tenhamos uma sociedade justa e igualitária.

Ensinar Geografia é muito mais que uma tarefa diária exercida pelo professor desta disciplina é voar pelo espaço da imensidão do planeta terra e nela destrinchar todos os seus mistérios de norte a sul, de leste a oeste.

É sentir o mar, o oceano, os rios o barulho das árvores em seus respectivos biomas e nestes, apreciar as montanhas, os vales, as serras as espécies vegetais e animais, que correm sem direção pela destruição do homem que busca de forma descontrolada o que eles acham que é felicidade o que eles acham que é poder de territorializar de expropriar aqueles que são indefesos, aqueles que não têm oportunidade que vivem na marginalização de um sistema que promove a desigualdade, a perversidade e a miserabilidade em um planeta naturalmente perfeito de culturas diversas de povos diferenciadas, que fazem deste planeta, o mais belo de todos, o qual habita uma única raça com a grandeza de diferentes características que o tornam verdadeiros habitantes do planeta terra (SANTOS; TADEU, 2014, p. 09).

Assim, a formação do professor corresponde ao compromisso com uma prática pedagógica significativa, contextualizada que promova ao educando uma visão crítica sobre a sociedade. A atividade teórica integrada com a prática possibilita ao graduando conhecer a realidade como objeto de conhecimento, como referência , que respeita a singularidade dos alunos e oportuniza agir para transformar a realidade , pelo seu trabalho pedagógico , por sua atividade prática ,fazendo da sua atividade profissional uma práxis transformadora.

Na escola onde foi realizado o estágio, a turma do 1º ano A é composta por 30 alunos sendo que 25 frequentam regularmente, maioria são participativos, assim foi a nossa primeira impressão durante a aula de observação que fazemos do professor regente, o mesmo estava fazendo correção de uma atividade da aula anterior sobre Globalização, Revolução Tecnológica e Emprego.

O professor regente apresenta um excelente comportamento para com a escola, sendo assíduo e pontual, muito organizado, além de estar sempre presente nas atividades escolares/eventos realizados pela escola.

Percebemos que, espaço escolar é um lugar de transformação, mesmo com as

(8)

dificuldades enfrentadas principalmente por parte dos alunos tivemos que dinamizar para mudar aquela esta realidade que presenciamos inicialmente, alunos desmotivados e desinteressados, mas, no decorrer das aulas dinamizadoras, os alunos passaram a participar, esse foi o primeiro passo para o início de uma participação efetiva nas aulas e nas atividades.

Iniciamos o nosso estágio ministrando aulas sobre os tipos de Regionalização Mundial e seus aspectos econômicos, físicos, culturais, políticos e sociais, através de vídeos, aulas em laboratório de informática, apresentação de trabalhos e atividades lúdicas como jogos que motivados fizeram da sala de aula um verdadeiro espaço de aprendizagem.

O professor regente, formado em Licenciatura em Geografia, proporcionou toda assistência e acompanhamento contribuindo para a nossa formação, enquanto alunos da graduação, sempre nos deixando à vontade para ministrar as nossas aulas, contribuindo sempre que necessário.

Durante a regência ministramos os conteúdos da unidade III, constituído de II capítulos cujo tema central foi A Regionalização do Mundo Contemporâneo. No capítulo VI ministramos aulas sobre como regionalizar o espaço geográfico mundial a partir de 4 subtítulos referentes aos conteúdos tais como: Regionalizando os Países do Mundo;

Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo; Países Ricos e Pobres: o centro e a periferia e por ultimo Países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos, como forma de compreender o processo de divisão regional e as complexas relações que configuram o espaço mundial a partir das diferenças e semelhanças abordando os aspectos culturais, econômicos, físicos, políticos e sociais. No capítulo VII o tema central foi o Mundo Desenvolvido Subdesenvolvido, subdividido em Indicadores de Desenvolvimento Humanos e Origens históricas do desenvolvimento e do subdesenvolvimento, que teve como objetivo de contextualizar as origens históricas do desenvolvimento e do subdesenvolvimento.

Nas aulas foi utilizada uma didática com estratégias diversificadas para o entendimento e compreensão do conteúdo, como também foi solicitado que acompanhassem os conteúdos do livro didático, além de outras fontes através da pesquisa na internet, para que acompanhassem o conteúdo, pois percebemos em alguns a falta de leitura. Assim, as regências foram desenvolvidas com explanação dos conteúdos com auxílio de imagens, mapas e vídeo, como também, realizando atividades dinâmicas que facilitaram a compreensão dos conteúdos trabalhados.

Na unidade trabalhada sobre a regionalização do mundo contemporâneo, utilizamos o laboratório de informáticas, para que os alunos pudessem pesquisar os IDH dos países da Espanha, Canadá, Venezuela, Brasil, Moçambique, Itália e Angola. Devolvemos a atividade

(9)

da seguinte forma: primeiro dividimos a turma em grupos em seguida foi realizada a pesquisa em quatro etapas, a primeira foi à coleta de dados no site http://www.indexmundi.com, realizada através de pesquisa na internet; a segunda foi ensinar - los a construir gráficos e a tabelas; terceira desenvolver trabalhos em grupos cada um ficou com um país para pesquisar os indicadores sociais e a quarta e última apresentação do resultado da pesquisa.

De acordo Pimenta (2013, p.205) isto é, é a atividade teórica que possibilita conhecer a realidade ( a prática objetiva),tomando essa realidade como objeto de conhecimento, como referência , para , a seguir , estabelecer-se idealmente a realidade que se quer.

Durante o período da regência, foi notório perceber as dificuldades de alguns em associar o conteúdo com a realidade do seu dia a dia, daí a necessidade de estar sempre bem informada e atualizada.

Assim, as aulas eram iniciadas revisando os conteúdos anterior, fazendo perguntas, problematizando situações do contexto social onde estão inseridos, organizando rodas de conversa que proporciona umas práxis dialógica de respeito à diversidade, a singularidade do ser, no sentido de viabilizar nos alunos habilidades e conhecimentos necessários para a vida social participativa e consciente do seu papel como sujeito da história.

Nas considerações sobre o contexto da sociedade atual, que destacam a constante, ampliada e diversificada forma de divulgação e circulação de informações e de conhecimentos, a escola continua desempenhando um papel relevante na formação das pessoas. Ela é um espaço peculiar dessa formação, que tem como referência o trabalho, congrega diferentes saberes produzidos e veiculados em diversos cenários educativos, para que sejam elaborados conjuntamente pelos alunos.

Para que seja assim, salienta-se a necessidade de sua articulação à dinâmica sociocultural local e global, às demandas da sociedade contemporânea e de seus alunos, da comunidade da escola, do bairro e da cidade em que está. (CAVALCANTI, 2013, p16) A função social da escola é possibilitar ao aluno uma visão crítica da realidade, a partir de uma proposta interacionista, dialógica tendo o professor como mediador dos saberes, concomitantemente a formação do jovem perpassa por uma pedagogia humanizadora e questionadora .

Para tanto o professor não é um mero transmissor de informação , mas um profissional comprometido com a formação do educando, assim o Estágio Supervisionado oportuniza ao graduando refletir sobre a construção da identidade da docência, a formação e a prática pedagógica .

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

(10)

O período de estágio na escola constituiu-se em uma experiência única tanto para a formação acadêmica quanto a participação e engajamento nos processos referentes à educação e especialmente, ao ensino-aprendizagem. A oportunidade de vivenciar a realidade da educação básica nas atividades desenvolvidas na proposta pedagógica do estágio, que não é apenas transmitir conhecimento, mas envolve um professor pesquisador que saiba lidar com as diferenças e proporcione ao aluno poder fazer parte da sociedade não apenas como objeto, mas sujeito da história.

A Escola Itajahy Feitosa Martins Prof foi um espaço pedagógico fundamental para a construção do saber acadêmico e poder aplicar a fundamentação teórica assimilada na academia na regência de classe. Além disso, ressaltar o empenho de vários profissionais que independentemente das limitações do sistema procuram fazer e trazer algo de útil para os alunos que ali se encontram.

Assim foi constatado que na preparação das aulas precisamos cronometrar as ações para que não haja frustrações nas tarefas interrompidas ou uma extensão de tempo para além da necessidade, redundando em indisciplina na sala.

Na previsão do tempo destinado às atividades houve necessidade de respeitar o ritmo de assimilação dos alunos e suas habilidades na execução das tarefas. Não obstante, sabemos que algumas vezes as ações não podem ser planejadas de forma rígida, pois a aula é uma dinâmica coletiva que provoca alterações no tempo previsto.

O educador, então, precisa conhecer bem a comunidade, problematizar junto aos estudantes seus desafios e propor formas de construção do conhecimento que permitam a superação destes.

Além disso, cabe ao educador conhecer os estudantes, seus sonhos, suas ideias, habilidades e atitudes, suas condições para aprender, enfim, precisa considerar tudo isso no momento que estiver planejando aulas.

O Estágio Supervisionado proporcionou conhecer a realidade do cotidiano escolar, momentos de integração com todos os profissionais da educação e vivenciar uma prática pedagógica dialógica fugindo da didática tradicional e ensinamentos proveitosos no decorrer das aulas entre graduando, professor da sala e principalmente os alunos que foram fundamentais para entender a importância da formação do professor, a construção da identidade da docência.

(11)

REFERÊNCIAS

COURLET, Claude. Globalização e Fronteira. Ensaios FEE. V. 17. 1996.

Porto Alegre. Disponível em: <

http://revistas.fee.tche.br/index.php/ensaios/article/viewFile/1834/2203>.

Acesso em 01 nov. 2014.

HAESBAERT, Rogério. O processo de des-territorialização e a produção de redes e aglomerados de exclusão. In: CASTRO, et al. (Orgs.) Geografia:

conceitos e temas. Rio de janeiro, Bertrand Brasil, 1995.

HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. 21ª edição. São Paulo: Loyola, 2011.

MARTINS, José de Souza. Fronteira: a degradação do outro nos confins do humano. São Paulo: Contexto, 2009.

HAESBAERT, Rogério; LIMONAD, Ester. O território em tempos de globalização. Etc, espaço, tempo e crítica. N. 02. V. 04. 2007. Disponível em: http://www.uff.br/etc/UPLOADs/etc%202007_2_4.pdf>. Acesso em 01 nov. 2014.

SANTOS, Milton; SOUZA, Maria Adélia A. de; SILVEIRA, Maria Laura (Orgs.).

Território:globalização e fragmentação. 4ª Ed. São Paulo: Hucitec, 1998.

(12)

PLANO DE AULA – 1

Dados de Identificação:

● Data: 25/10/2021

● Disciplina(s)/Eixo(s) Temático(s): GEOGRAFIA

● Turma: 1º A

Conteúdo:CATEGORIA: TERRITÓRIO E FRONTEIRA Objetivos a serem alcançados pelos alunos:

Objetivo geral:

Analisar a produção de diferentes territorialidades em suas dimensões culturais, econômicas, ambientais, ambientais, políticas e sociais, no Brasil e no mundo contemporâneo, com destaque para as culturas juvenis.

Objetivos específicos:

Desigualdade no território: diferentes formas de ocupação em diferentes espaços. Transição demográfica, população economicamente ativa e ocupação das áreas urbanas.

Metodologia:

Introdução do conteúdo, com texto na lousa, roda de conversa e debate...

Recursos didáticos:

Lousa, giz e cadeiras.

Avaliação:

O aluno será avaliado de forma contínua no decorrer do bimestre.

Todas as atividades desenvolvidas pelo estudante em sala e a lição de casa serão avaliadas.

O aluno será avaliado pela participação ativa em sala.

Dados de Identificação:

● Data: 26/10/2021

● Disciplina(s)/Eixo(s) Temático(s): GEOGRAFIA

● Turma: 1°A

(13)

Conteúdo:TERRITÓRIO E FRONTEIRA Objetivos a serem alcançados pelos alunos:

Objetivo geral:

Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais.

Objetivos específicos:

A geopolítica e seus desdobramentos na produção, circulação e consumo responsável.

Fronteiras culturais: integração e exclusão sociocultural.

Metodologia:

Os estudantes serão divididos em 5 grupos para realizarem pesquisas sobre aspectos políticos , econômicos e comidas típicas das regiões estudadas( cada grupo deverá apresentar 3 slides apenas para a turma).

Os estudantes também deverão preparar dois pratos típicos da região estudada e explicar qual a importância desse prato ou bebida(sem álcool) para a região. Faremos a socialização das mesmas em sala de aula com a participação de todos.

Recursos didáticos:

Computador, Smartphone, caderno, lápis.

Avaliação:

O aluno será avaliado de forma contínua no decorrer do bimestre.

Todas as atividades desenvolvidas pelo estudante em sala e a lição de casa serão avaliadas.

O aluno será avaliado pela participação ativa em sala.

Dados de Identificação:

● Data: 27/10/2021

● Disciplina(s)/Eixo(s) Temático(s): GEOGRAFIA

● Turma: 1º A

Conteúdo:CATEGORIA: TERRITÓRIO E FRONTEIRA

(14)

Objetivos a serem alcançados pelos alunos:

Objetivo geral:

Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.

Objetivos específicos:

As correntes migratórias, a produção e circulação de mercadorias e suas marcas na paisagem; conflitos socioespaciais e organização territorial.

Metodologia:

Apresentação no power point ( elaborado pelo professor) sobre os aspectos naturais do Brasil – tipos de climas, vegetações e paisagens brasileiras.

O professor fará a explicação do conteúdo abordado sanando as dúvidas dos estudantes, logo após o professor irá registrar o resumo do Powerpoint e algumas questões na lousa ( elaboradas pelo professor) para os estudantes copiarem nos cadernos e a correção das atividades será oralmente.

Recursos didáticos:

Projetor, notebook, cadernos, canetas.

Avaliação:

O aluno será avaliado de forma contínua no decorrer do bimestre.

Todas as atividades desenvolvidas pelo estudante em sala e a lição de casa serão avaliadas.

O aluno será avaliado pela participação ativa em sala.

Dados de Identificação:

● Data: 28/10/2021

● Disciplina(s)/Eixo(s) Temático(s): GEOGRAFIA

● Turma: 1ºA

Conteúdo: TERRITÓRIO E FRONTEIRA

(15)

Objetivos a serem alcançados pelos alunos:

Objetivo geral:

Comparar os significados de território, fronteiras e vazio (espacial, temporal e cultural) em diferentes sociedades, contextualizando e relativizando visões dualistas (civilização/barbárie, nomadismo/sedentarismo, esclarecimento/obscurantismo, cidade/campo, entre outras).

Objetivos específicos:

Fronteira, território e territorialidade: conceito político e jurídico e a noção social de ocupação do espaço. Segregação espacial e cultural.

Metodologia:

Apresentação no power point( elaborado pelo professor) sobre os aspectos econômicos das cinco maiores regiões do Brasil: Região Sul, Sudeste, Centro-oeste, Norte e Nordeste.

O professor fará a explicação do conteúdo abordado sanando as dúvidas dos estudantes, logo após será registrado o resumo do Powerpoint e algumas questões na lousa ( elaboradas pelo professor) para os estudantes copiarem nos cadernos e a correção das atividades será oralmente.

Recursos didáticos:

Projetor, notebook, lousa, caderno, canetas.

Avaliação:

O aluno será avaliado de forma contínua no decorrer do bimestre.

Todas as atividades desenvolvidas pelo estudante em sala e a lição de casa serão avaliadas.

O aluno será avaliado pela participação ativa em sala.

Dados de Identificação:

● Data: 28/10/2021

● Disciplina(s)/Eixo(s) Temático(s): GEOGRAFIA

● Turma: 1ºA

Conteúdo:TERRITÓRIO E FRONTEIRA

(16)

Objetivos a serem alcançados pelos alunos:

Objetivo geral:

Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.

Objetivos específicos:

O pensamento geográfico e as diferentes concepções da geopolítica. Potências mundiais:

fronteiras, territórios e territorialidades. Organismos internacionais e políticas de administração nacionais.

Metodologia:

Os estudantes deverão assistir vídeos do www.youtube.com denominados de:

Olhar geográfico – aspectos naturais da região nordeste, Seca no nordeste, fantástico da rede globo-20/01/2013. Em seguida, os estudantes deverão desenvolver atividades de interpretação dos vídeos assistidos.

Recursos didáticos:

TV, cabo HDMI, notebook, caderno e canetas.

Avaliação:

O aluno será avaliado de forma contínua no decorrer do bimestre.

Todas as atividades desenvolvidas pelo estudante em sala e a lição de casa serão avaliadas.

O aluno será avaliado pela participação ativa em sala.

Referências

Documentos relacionados

13 De modo geral, pode-se observar que o setor de linha branca enfrenta constantemente a sazonalidade do mercado, que é motivado por diversas datas

O trabalho de Ziul já teve destaque na mídia nacional diversas vezes, a exemplo da revista ‘Guitar Player’ brasileira (junho de 2010), a revista virtual GuitarLoad (janeiro de 2011),

5.1 A prova de Economia será formada por 10 (dez) questões, sendo 5 (cinco) questões de Microeconomia e 5 (cinco) questões de Macroeconomia, compostas de 5 (cinco) itens com

Cassiane Chais, Universidade de Passo Fundo - UPF, Passo Fundo/RS [Brasil] Daniel Calbino Pinheiro, Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ, São João. Del

A infecção leva a formas sintomáticas em até 70% dos infectados, sendo suas formas clínicas, nos pacientes sintomáticos, divididas em três fases: aguda ou febril, com duração de

TRANSPORTE DOS ANIMAIS ATÉ O ABATEDOURO. a) O transporte dos animais vivos provenientes do manejo realizado sob qualquer sistema com fins comerciais até o abatedouro

Entre os assuntos que podiam provocar avaliações consideradas “erradas” pelos integralistas estavam: a relação entre o integralismo e o fascismo; a questão do

BISAVÔ: HOLLYLANE RENAISSENCE (I.A.) 3° MÃE: ECRL “ANI” CASCALHO BRIAR MASTER... DEBORA ZABELINA ULISSES