• Nenhum resultado encontrado

Redação. Eixo temático: educação e juventude. Teoria. Educação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Redação. Eixo temático: educação e juventude. Teoria. Educação"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Eixo temático: educação e juventude

Objetivos

O objetivo das aulas de eixo temático é fornecer informações relevantes que possam ser utilizadas na escrita das redações. Esses repertórios socioculturuais são essenciais para uma boa avaliação na Competência II da grade de correção do Enem. Nesta aula, o foco são questões sobre educação e juventude.

Teoria

Educação

Dentre os muitos assuntos que sempre discutimos nas aulas de redação, um dos mais importantes é a ideia de educação e como ela pode fazer a diferença na vida do indivíduo. Sabemos que nossa sociedade, basicamente, se desenvolveu a partir de uma construção de conhecimento e de diversidade de costumes oriundos de partes de todo o mundo. Dessa forma, é possível perceber as polêmicas envolvidas com os traços educacionais da história e sua importância para a prova do vestibular.

Em 2017, o tema da prova de redação do Enem foi sobre os “Desafios para a formação educacional dos surdos no Brasil”, o único que abordava efetivamente sobre a situação da educação, discutindo as barreiras e problemas enfrentados pelos surdos.

Como visto no exemplo acima, é possível perceber que diversas questões sociais contemplam o que podemos chamar de educação social – ou seja, educação de uma grande maioria. São elas: cultura, identidade nacional, comportamento usual e outras influências. Assim, se vê como solução para o foco de problemáticas que envolvam educação o envolvimento com a juventude e as mudanças para apresentar uma melhoria em problemáticas pertinentes. Por isso, o tema da nossa aula de hoje é educação, juventude e suas questões.

“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”

Disponível em: https://www.pensador.com/frase/MzczMjY/

(2)

A citação do educador e psicanalista Rubem Alves consegue nos direcionar ao pensamento sobre a aula de hoje. Como vemos a relação do jovem com a educação nos dias atuais? Qual é a responsabilidade que a escola tem, no cenário atual, sobre a criação moral e ética em um ser humano, em comparação com a família?

É possível perceber que as instituições de ensino ganharam um papel importante sobre o desenvolvimento humano de cada aluno e, dessa forma, uma responsabilidade maior, devido às mudanças da contemporaneidade e as condições de trabalho.

Juventude

Você já refletiu sobre o papel da juventude na sociedade? Neste eixo temático, vamos comentar sobre alguns conceitos, ações e comportamentos dos jovens que são vistos na contemporaneidade. Para começarmos a discussão, leia, abaixo, um conceito de juventude fornecido pela UNESCO:

“As Nações Unidas definem ‘juventude’ como a faixa etária que abrange pessoas entre os 15 e os 24 anos de idade. No entanto, sabemos que a experiência de ser jovem pode variar enormemente em todo o mundo, e que, muitas vezes, juventude é uma categoria fluida e mutável.”

Disponível em: https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/expertise/youth-brasil

Além disso, cabe destacar, também, o papel do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) como um documento oficial que garante os direitos dos jovens em relação à liberdade, convivência familiar e comunitária, profissionalização e proteção no trabalho, além da educação, cultura, esporte e lazer.

Título I - Das Disposições Preliminares

Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.

Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.

Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.

Parágrafo único. Os direitos enunciados nesta Lei aplicam-se a todas as crianças e adolescentes, sem discriminação de nascimento, situação familiar, idade, sexo, raça, etnia ou cor, religião ou crença, deficiência, condição pessoal de desenvolvimento e aprendizagem, condição econômica, ambiente social, região e local de moradia ou outra condição que diferencie as pessoas, as famílias ou a comunidade em que vivem. (incluído pela Lei nº 13.257, de 2016)

Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm

(3)

MOMENTO “SÉRIES E FILMES”

“Tudo que aprendemos juntos” – Laerte (Lázaro Ramos) é um violinista que, após não passar em um teste para a OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), vai dar aulas em uma favela na periferia de São Paulo. Lá, descobre um garoto com talento excepcional; e, por meio da música, faz com que ele abandone o tráfico de drogas e dê um novo sentido para sua vida.

Fonte: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-240727/

“Sociedade dos poetas mortos” – Em 1959, na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a "Sociedade dos Poetas Mortos".

Fonte: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-5280/

“Preciosa – Uma história de esperença” – 1987, Nova York, bairro do Harlem.

Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo'Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de "Mongo", por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá, Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.

Fonte: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-132242/

(4)

Exercícios

1. “Materialista”, “fútil”, “individualista”, “consumista”. Muitas vezes, a visão que a sociedade demonstra ter em relação ao jovem é dotada de uma grande dose de determinismo. Explique essa ideia, considerando em que medida ela é pertinente. Depois, procure estabelecer uma relação entre a ética existente no meio juvenil e a moral predominante na sociedade a partir da ideia de hedonismo.

2. Os jovens sempre foram associados pelos mais velhos a comportamentos inovadores e, por que não dizer?, rebeldes. Isso parece ter se tornado mais evidente nas décadas de 60 e 70, quando movimentos ideológicos de contracultura passaram a ser mais divulgados.

a) Sob a perspectiva política, quais parecem ser as principais diferenças entre o jovem de hoje e o de ontem?

b) Nesse sentido, como os jovens do século XXI têm se posicionado diante do dilema utopia/descrença?

3. É comum observar especialistas apontando o fato de o jovem estar sempre em busca de mais independência, autonomia. Entretanto, se analisarmos com atenção as atuais estruturas familiares, perceberemos que é cada vez maior o número de filhos que, mesmo depois até dos 30 anos, continuam morando com os pais. Explique esse paradoxo.

4. “Na sociedade capitalista, o binômio juventude-velhice não é caracterizado pela complementaridade.

Ao contrário, os dois termos excluem-se.”

Explique o comentário acima, evidenciando a pertinência dele no plano mundial.

5. No passado, o jovem era visto pelo mercado como um simples instrumento para se atingir o consumidor “ideal” – seus pais. Hoje, essa perspectiva parece ter mudado radicalmente: os jovens, muitas vezes, são colocados no topo da lista do consumo, enquanto os pais é que passaram a fazer

“figuração” dentro do sistema.

a) Elabore uma listagem de exemplos que indique a existência de um mercado voltado para o jovem.

b) De que forma essa “novidade” se relaciona com o culto à aparência no mundo contemporâneo?

c) Nesse contexto, qual seria a arma utilizada pelo mercado para garantir aos consumidores a “fonte da juventude”?

(5)

6. É comum dizermos que investir em educação e na conscientização do jovem é a melhor forma de construirmos um bom futuro para a sociedade. Contudo o grande número de crimes cometidos por jovens (alguns das classes mais abastadas) e comportamentos inadequados (como beber e dirigir, por exemplo) revela a insuficiência de tais medidas.

a) Aponte possíveis causas para esses problemas.

b) De que forma a educação pode ser mais eficaz no sentido de conscientizar o público jovem?

c) Os meios de comunicação de massa poderiam auxiliar nesse quadro? De que forma(s)?

7. "Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo". A frase de Paulo Freire destaca um papel importante da educação, desde o início dos tempos: o de transformar a sociedade. Indique de que forma isso pode ser feito, apresentando, inclusive, exemplos concretos.

8. Uma das grandes novidades no mundo da educação, hoje, é a disponibilização de ferramentas tecnológicas. De projetores a tablets, as novas formas de se mostrar o conteúdo têm tomado conta da sala de aula e da vida dos alunos.

a) Mostre as vantagens da utilização dessas tecnologias em sala e fora dela.

b) Parece que, nos últimos tempos, muitas escolas têm evitado aderir a essas tecnologias. Aponte alguns motivos para isso.

9. “Não é aceitável um modelo educacional em que alunos do século XXI são 'ensinados' por professores do século XX, com práticas do século XIX." A frase é de José Pacheco, idealizador da famosa Escola da Ponte, em Portugal. Explique a frase, apontando os problemas citados.

10. "O novo modelo depende ainda da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que está em elaboração e será homologada em 2017. A BNCC será obrigatória e irá nortear os currículos das escolas de ensino médio. Após essa etapa, no primeiro ano letivo subsequente à data de publicação da BNCC, os sistemas de ensino deverão estabelecer um cronograma de implantação das principais alterações da lei e iniciar o processo de implementação, conforme o referido cronograma, a partir do segundo ano letivo."

Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361#nem_03

No debate sobre as mudanças acerca das novas regras do Ensino Médio, há prós e contras que precisam ser levados em consideração. Aponte no que consiste essa reforma, quais são suas proposições e como isso influencia, diretamente, a vida da escola e de seus alunos.

(6)

Gabarito

1. O determinismo pregava que o comportamento individual não era dotado de livre arbítrio – ou seja, o homem era condicionado por três fatores externos a eles: o meio, o contexto histórico e a raça (hereditariedade). Ao associar essa visão à questão do jovem, destaca-se que o meio pode influenciar o jovem, por exemplo. No entanto é importante não generalizar essas características a essa faixa etária.

Além disso, existe uma dualidade entre a ética do jovem e a moral social, principalmente, em relação ao comportamento dessa faixa etária, pois os jovens, em grande parte, são movidos pelo hedonismo: o prazer físico, imediato e inconsequente.

2. a) A principal diferença entre os jovens de ontem e os de hoje é que os da contemporaneidade são, geralmente, menos ativos politicamente, alguns são mais alienados aos problemas sociais etc. Mas é importante destacar, também, que o contexto histórico interfere nessa representação política.

b) Hoje, existe um panorama de falência das utopias e, com isso, a descrença começa a imperar, devido às pessoas não acreditarem mais em um futuro promissor.

3. Atualmente, existe uma determinante econômica que incentiva os jovens a continuarem na casa dos pais mesmo querendo possuir uma liberdade; além disso, o mercado de trabalho ainda é difícil para quem está procurando o primeiro emprego, devido a uma falta de experiência, o que impacta na independência dos jovens.

4. A relação entre juventude e velhice dá-se por uma exclusão, pois a cultura do novo e da novidade é sempre mais valorizada pelo mercado capitalista. Já a velhice é vista como um aspecto negativo.

5. a) Em relação ao mercado voltado para os jovens, cabe destacar: canais de televisão, programas exclusivos, aparelhos eletrônicos, bancos, moda/vestuário.

b) O culto à aparência está diretamente ligado ao culto à juventude, por quererem ter os mesmos comportamentos desta faixa etária.

c) A arma utilizada para atingir essa “fonte da juventude” é a propaganda.

6. a) As causas para esse problema podem ser: a cultura hedonista, a sensação de impunidade, a autoimagem elevada (problema do “outro”) e os valores distorcidos.

b) Educar é conduzir a um patamar superior. Assim, a presença da família na educação dos jovens é necessária para fornecer valores para os jovens.

c) Os meios de comunicação em massa podem e devem ajudar, alertar, conscientizar os jovens sobre as formas de agir na sociedade.

7. A educação pode ser transformadora a partir de uma visão ampla de mundo e sociedade; primeiramente, vendo os alunos como seres em construção e não apenas receptores de conhecimento. Ademais, a valorização do ensino, sobretudo do professor, para cativar os estudantes, é essencial para uma compreensão plena no que tange as matérias e as outras áreas de aprendizado.

8. a) As vantagens que as tecnologias podem apresentar dentro do ambiente escolar são usar uma linguagem mais próxima dos jovens com a contemporaneidade; além disso, trazer o ambiente desses alunos, por meio de vídeos do YouTube, jogos interativos, dentre outros, garantindo uma percepção ainda maior do conteúdo a ser passado e um interesse ainda maior para o aprendizado.

b) Muitas escolas optam por não aderir aos meios tecnológicos, por ter o entendimento de que a concentração do aluno possa ser dissipada; e, com isso, se desvalorize o ensino. O necessário é atualizar o professor para essa nova linguagem, de modo a trazê-lo para dentro do ambiente tecnológico, para que ele compreenda as formas de ensino.

(7)

9. O modelo escolar tradicionalista carrega, desde o século XIX, um grande conservadorismo em relação aos métodos de ensino. Dentro desse âmbito, o jovem é apenas um receptor de conteúdos transmitidos pelo professor, detentor do que chamamos de “verdade absoluta em sala de aula”. Apesar de, atualmente, o ensino ter se tornado apostilado, é perceptível a hierarquia entre o professor e o aluno, sem haver a possibilidade de troca de conhecimentos.

10. Segundo o Ministério da Educação, a reforma é um conjunto de novas diretrizes para o ensino, que consistirão em ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas, formação técnica e profissional, linguagens e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias; sendo que apenas 60% desta base curricular é obrigatório para o aluno, os 40% restantes serão optativos, de acordo com sua preferência e disponibilidade da instituição.

Referências

Documentos relacionados

Na prática em sala de aula, geralmente, o trabalho com jogos envolve um desejo e interesse natural do aluno, enquanto ser de movimentação nata, ou seja, além da ação de jogar,

Na minha equipe de trabalho, sob a liderança do meu líder imediato, realizamos ações para resolver os problemas identificados na pesquisa de clima e compromisso.... Na Atento

Serão analisados fatores que influenciam os tempos de atendimento em cabines de praças de pedágio, tais como: forma de pagamento praticada; classe de veículos sendo atendido,

O ponto essencial no tratamento dos temas relacionados às mudanças climáticas é a questão catastrófica associada a elas (BARRETO e STEINKE, 2008), especialmente ao aquecimento

A inscrição do imóvel rural após este prazo implica na perda do direito de manter atividades agropecuárias em áreas rurais consolidadas em APP e Reserva Legal, obrigando

O propósito deste trabalho é analisar o processo de desidratação osmótica do tomate cereja, abordando os temas modelagem e estimação dos parâmetros através do paradigma referido

Após a análise foi possível apontar, diante dos discursos percebidos, uma negação de uma apropriação crítica do esporte pela EF escolar que sinaliza a necessidade de

Temperatura - Quando o travamento da inicialização do Windows ocorre apenas quando o computador é ligado pela primeira vez, não ocorrendo novamente quando é resetado ou mesmo