• Nenhum resultado encontrado

Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento

Tecnológico e Inovação da USP

(2)

Foto da capa: Cecília Bastos/USP Imagem março/2019

O Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação é regulamentado pela Resolução CoPq nº 7.236, de 22 de julho de 2016.

O objetivo do programa é propiciar aos alunos de graduação a aprendizagem do método científico e de técnicas de sua área de atuação por meio do desenvolvimento de um projeto de pesquisa, sob orientação de um docente ou pós-doutorando.

Projeto de Iniciação Científica: envolve pesquisa básica ou pesquisa aplicada, utilizando o método científico para produzir conhecimento, com ou sem objetivo prático.

Projeto de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação: desenvolvimento, aperfeiçoamento ou estudo de viabilização de produtos, protótipos, processos, serviços, sistemas ou modelo de negócios, preferencialmente de caráter multidisciplinar.

O que é?

(3)

1) Para ingressar no Programa, o aluno deve identificar qual a linha de pesquisa de seu interesse, procurar um docente que trabalhe nessa linha e verificar a disponibilidade dele para orientar seu projeto de pesquisa.

2) Antes de iniciar o projeto, é necessário submetê-lo ao Comitê de Ética correspondente (Pesquisa com Seres Humanos, Uso de Animais, Ambiental na Pesquisa, Biossegurança, outros) quando aplicável.

3) Em seguida, o projeto deve ser cadastrado no sistema Atena pelo orientador ou pela Comissão de Pesquisa da Unidade onde o projeto será desenvolvido.

4) O projeto será avaliado pela Comissão de Pesquisa e, se aprovado, poderá ser iniciado. Os projetos usualmente têm a duração de 12 meses, porém podem ser concluídos em mais ou menos tempo, devendo o prazo ser registrado no sistema Atena.

Como participar?

(4)

1) O Programa exige o cumprimento de 480 horas de atividades, que devem ser registradas mensalmente pelo aluno no sistema Atena.

2) Também é necessário a entrega de relatórios semestrais, que devem ser inseridos pelo orientador no sistema Atena. Os relatórios são avaliados e aprovados ou não pela Comissão de Pesquisa.

3) Ao final do projeto, o aluno deve apresentar seus resultados no Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP).

4) Cumpridos os requisitos acima, o aluno receberá um atestado de conclusão do Programa.

Quais os requisitos

para a conclusão?

(5)

Bolsas

O Programa pode ser realizado de forma voluntária, sem o recebimento de bolsa. Porém, existem diversas opções de bolsas oferecidas por diferentes fontes.

Independentemente da bolsa que possuam, todos os alunos devem cumprir os requisitos listados em

“Quais os requisitos para conclusão?”.

1) CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), oferece bolsas nas duas modalidades, Iniciação Científica (PIBIC) e Iniciação Tecnológica (PIBITI). A seleção é feita conforme regras do edital que é publicado no mês de abril em http://prp.usp.br/iniciacao- cientifica/. O orientador deve fazer a inscrição do projeto no sistema Atena no período informado no edital. Em seguida, o projeto será avaliado por um parecerista e classificado pela Comissão de Pesquisa da sua Unidade de Ensino. A distribuição das bolsas é feita pela Pró-Reitoria de Pesquisa, conforme a demanda e a classificação dos projetos pelas Unidades. A vigência da bolsa é de 12 meses, de agosto a julho do ano seguinte.

2) FAPESP

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) analisa pedidos de bolsas de Iniciação Científica ou Tecnológica em fluxo contínuo, ou seja, podem ser submetidos a qualquer tempo. O aluno deve submeter o pedido diretamente no sistema SAGe da FAPESP. A duração da bolsa é de 12 meses.

(6)

3) PUB – USP

O Programa Unificado de Bolsas da USP concede bolsas para projetos em três vertentes: ensino, pesquisa e cultura e extensão. Os projetos na vertente pesquisa podem ser equivalentes a projetos de iniciação científica ou tecnológica.

Nesse programa, os alunos devem cadastrar-se primeiramente no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) e posteriormente inscrever-se nos projetos dos docentes já aprovados. O edital é publicado

geralmente no mês de maio em

https://uspdigital.usp.br/juno/. A duração da bolsa é de 12 meses, com vigência entre setembro e agosto do ano seguinte.

4) Unidades de Ensino

Algumas Unidades concedem bolsas de IC/IT. Também existe a possibilidade de pagamento de bolsas vinculadas a projetos de convênios firmados com outras entidades.

Consulte a Comissão de Pesquisa da Unidade de seu interesse para saber se há opções disponíveis.

5) Outras

Há diversas fundações de apoio que também oferecem bolsas. Informe-se na Comissão de Pesquisa da Unidade de seu interesse.

Bolsas

Referências

Documentos relacionados

Portanto, compreende-se que estudos relacionados a esta temática poderão contribuir para a compreensão dos fatores que envolvem o desenvolvimento das Úlceras por

Bactérias patogênicas como Salmonella, Listeria monocytogenes, Shigella, Escherichia coli O157:H7, Bacillus cereus, Vibrio cholerae estão relacionadas com surtos de infecção

Papert (1991; 1993) admite ainda que a construção do conhecimento tem, como pressupostos, a exigência de uma aprendizagem situada, isto é que profundamente mergulhada e parte

O paciente em questão apresentava-se com sequela de uma antiga fratura de complexo zigomático e destruição de assoalho de órbita, estando o osso zigomático consolidado

Utilizar o senso crítico e construir planos de tratamento baseados nos resultados da avaliação cinético-funcional em consonância com as diretrizes do Sistema

Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar o efeito da suplementação com vitamina C sobre os parâmetros de desempenho (ganho de peso, sobrevivência, taxa de crescimento

Desenvolvidos na Primeira Grande Guerra como uma tentativa de varar as defesas e ultrapassar as trincheiras, rompendo com a longa e custosa guerra estática, os carros

Flórida, Região Noroeste, com 2.281 habitantes, capacitação denominada “Teoria Histórico-Cultural e Ação Educativa: intervenções humanizadoras no processo escolar” no