• Nenhum resultado encontrado

AMOR À PRIMEIRA VISTA. Domingo, 26 de julho de 1998 (Segunda Atividade) Santiago de Chile, Chile

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AMOR À PRIMEIRA VISTA. Domingo, 26 de julho de 1998 (Segunda Atividade) Santiago de Chile, Chile"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

VISTA

Domingo, 26 de julho de 1998 (Segunda Atividade) Santiago de Chile, Chile

(2)

Nossa intenção é fazer uma transcrição fiel e exata desta Mensagem, tal como foi pregada; por tanto, qualquer erro neste escrito é estritamente erro de audição, transcrição, tradução e impressão; e não deve ser interpretado como erros da Mensagem.

O texto contido nesta Conferência, pode ser verificado com as gravações em áudio ou vídeo.

Este folheto deve ser usado somente para propósitos pessoais de estudo, até que seja publicado formalmente.

Usou-se a Bíblia na edição Revista e Corrigida da tradução de João Ferreira de Almeida. Outras edições são citadas nos casos em que expressam melhor a mensagem do autor.

(3)

E quando formos transformados, então o veremos cara a cara em Seu corpo glorificado, porque nós também teremos um corpo glorificado.

Foi para mim um privilégio grande estar com vocês, dando testemunho deste AMOR À PRIMEIRA VISTA de Rebeca e Isaque, e da Igreja-noiva de Jesus Cristo e nosso amado Senhor Jesus Cristo.

Que as bênçãos de Jesus Cristo, nosso Isaque, sejam sobre cada um de vocês e sobre mim também, e em seguida todos sejamos transformados e levados a Casa de nosso Pai celestial no Céu. No Nome Eterno do Senhor Jesus Cristo. Amém e amém.

Agora, onde está a Rebeca atualizada, que sentiria amor à primeira vista por Cristo na Era da Pedra Angular? Pois aqui estamos, na América Latina e no Caribe, sentindo esse amor à primeira vista por Cristo na Era da Pedra Angular.

E Cristo por nós sentindo o mesmo. Ambos sentindo uma mesma coisa: AMOR À PRIMEIRA VISTA.

Mas esse amor em seguida continua se manifestando, à medida que continuam se vendo, até que cheguem ao casamento, às bodas de Isaque com Rebeca, que são tipo e figura das Bodas de Cristo com Sua Igreja.

E onde está a Rebeca atualizada, que se casaria com Cristo, o Isaque prometido? Pois aqui estamos presentes neste tempo final, para esta união de nós com Cristo neste Último Dia.

Que Deus os abençoe e guarde a todos, e muito obrigado por vossa amável atenção.

“AMOR À PRIMEIRA VISTA”.

AMOR À PRIMEIRA VISTA

Dr. William Soto Santiago Domingo, 26 de julho de 1998

(Segunda Atividade) Santiago de Chile, Chile

Muito boa tarde amados irmãos e amigos presentes.

É para mim uma bênção grande estar com vocês nesta ocasião, para compartilhar uns momentos de companheirismo ao redor da Palavra de Deus e Seu Programa correspondente a este tempo final.

Para o qual quero ler no livro de Gênesis, capítulo 24, versículos 56 em diante (até o 67), quando Eliezer, o servo de Abraão, chegou até Harã, o lugar onde viviam os filhos de seu irmão Harã; e ali vivia Betuel, sobrinho de Abraão e filho do irmão de Abraão, de Harã; e ele teve uma filha, chamada Rebeca, a qual foi eleita por Deus para ser a esposa de Isaque; e o Anjo do Senhor guiou Eliezer, o servo de Abraão, para chegar até a casa de Betuel e aí encontrar a que seria a esposa de Isaque.

E agora, quando a encontra e ele fala com ela sobre Isaque, e em seguida pergunta a ela se ela irá com Eliezer até Isaque, para ser a esposa de Isaque, vejam o que acontece aqui…

Ela já havia dito que sim, que iria, porque deixaram a

(4)

ela essa decisão; e a jovem, ao dizer que sim, que ela ia, o servo Eliezer já queria ir da casa de Harã e ir para a casa de Abraão com a boa notícia de que tinha achado uma noiva para Isaque, o filho de Abraão.

E agora, Vejamos aqui; versículo 50 em diante diz:

“Então, responderam Labão e Betuel e disseram (Labão é irmão de Rebeca, e Betuel é o pai de Rebeca e de Labão): Do SENHOR procedeu este negócio; não podemos falar-te mal ou bem.

Eis que Rebeca está diante da tua face; toma-a e vai- te; seja a mulher do filho de teu senhor, como tem dito o SENHOR.

E aconteceu que o servo de Abraão, ouvindo as suas palavras, inclinou-se à terra diante do SENHOR;

e tirou o servo vasos de prata, e vasos de ouro, e vestes e deu-os a Rebeca; também deu coisas preciosas a seu irmão e a sua mãe.

Então, comeram, e beberam, ele e os varões que com ele estavam, e passaram a noite. E levantaram-se pela manhã, e disse: Deixai-me ir a meu senhor.

Então, disseram seu irmão e sua mãe: Fique a donzela conosco alguns dias ou pelo menos dez dias; e depois irá.

Ele, porém, lhes disse: Não me detenhais, pois o SENHOR tem prosperado o meu caminho; deixai-me partir, para que eu volte a meu senhor.

E disseram: Chamemos a donzela e perguntemos-lho.

Rebeca consente em casar com Isaque

E chamaram Rebeca e disseram-lhe: Irás tu com este varão? Ela respondeu: Irei.

Então, despediram Rebeca, sua irmã, e a sua ama, e o servo de Abraão, e os seus varões.

E abençoaram Rebeca e disseram-lhe: Ó nossa irmã,

Anjo Mensageiro.

E assim a promessa dada por São Paulo se converterá em uma realidade para a Igreja de Jesus Cristo deste Último Dia na Era da Pedra Angular; e o estaremos amando, a Cristo, o Anjo do Pacto; e estaremos recebendo Suas bênçãos por meio da manifestação que Ele terá através de Seu Anjo Mensageiro; e assim Ele nos abrirá todas as Escrituras correspondentes a este tempo, e nos abrirá o mistério da Sua Vinda velado em carne humana em Seu Anjo Mensageiro; e assim nos abençoará em Sua visita, a visitação de Jesus Cristo, o Anjo do Pacto, vindo em Espírito Santo velado e revelado através de Seu Anjo Mensageiro, neste Último Dia, na Era da Pedra Angular e Dispensação do Reino.

Agora, vimos que o que aconteceu com o encontro de Rebeca e Isaque é o que nós estaríamos experimentando com nosso encontro com Cristo, o Anjo do Pacto, o Anjo do Senhor, na Era da Pedra Angular, velado e revelado em Seu Anjo Mensageiro, nos falando todas estas coisas que devem acontecer neste tempo final.

E para os que estarão com Ele na Era da Pedra Angular, neste Último Dia, será AMOR À PRIMEIRA VISTA na Era da Pedra Angular, vendo-o e Ele a nós cara a cara.

Agora vimos o que é ver Deus cara a cara. O viram no passado cara a cara em Seu corpo teofânico, e em seguida o viram cara a cara velado em carne humana em Jesus de Nazaré. Em seguida o vimos através de Seus anjos mensageiros manifestado na porção correspondente a cada era; e neste Último Dia, na Era da Pedra Angular, o estaríamos vendo cara a cara através de Sua manifestação em Seu Anjo Mensageiro. Isso é vê-lo cara a cara na Era da Pedra Angular.

(5)

Agora vimos que o que estaria acontecendo neste tempo seria algo do profundo da nossa alma, do nosso ser, tanto em nós como indivíduos como no Corpo Místico de crentes, o qual é uma manifestação da Igreja de Jesus Cristo na Era da Pedra Angular, que é a Alma da Igreja de Jesus Cristo, onde Cristo no Último Dia estará manifestado primeiramente como as primícias e depois em toda Sua plenitude.

É a única etapa que tem a promessa de uma manifestação de Cristo, do Anjo do Pacto, em toda Sua plenitude, como foi a manifestação do Anjo do Pacto dois mil anos atrás no meio do povo hebreu, no véu de carne chamado Jesus.

Agora, antes de ter essa manifestação plena, encontramos que teve cerca de 30 anos nos quais não esteve pregando publicamente e operando as maravilhas que depois Ele fez em Seu ministério; ou seja: que teve 30 anos aproximadamente, o qual foi um segredo da Primeira Vinda de Cristo, mas já estava cumprida a Primeira Vinda de Cristo em Jesus de Nazaré; mas em seguida Seu ministério confirmou que a Vinda do Messias estava cumprida em Jesus, e realizou a Obra para a qual Ele veio em Sua Primeira Vinda.

Assim também a Vinda do Anjo do Pacto para o Último Dia será um mistério no começo, será um mistério, um segredo escondido da vista dos seres humanos; mas em seguida, na etapa de Seu ministério nos dando Sua Palavra, esse mistério é aberto; e então o estaremos vendo velado em carne humana em Seu Anjo Mensageiro nos revelando todas estas coisas que em breve devem acontecer; e o estaremos vendo nos expressando Seu Amor e nos preparando para sermos transformados e raptados; o estaremos vendo cara a cara velado em Seu

sejas tu em milhares de milhares, e que a tua semente possua a porta de seus aborrecedores!

E Rebeca se levantou com as suas moças, e subiram sobre os camelos e seguiram o varão; e tomou aquele servo a Rebeca e partiu.

Ora, Isaque vinha do caminho do poço de Laai-Roi, porque habitava na terra do Sul.

E Isaque saíra a orar no campo, sobre a tarde; e levantou os olhos, e olhou e eis que os camelos vinham.

Rebeca também levantou os olhos, e viu a Isaque, e lançou-se do camelo,

e disse ao servo: Quem é aquele varão que vem pelo campo ao nosso encontro? E o servo disse: Este é meu senhor. Então, tomou ela o véu e cobriu-se.

E o servo contou a Isaque todas as coisas que fizera.

E Isaque trouxe-a para a tenda de sua mãe, Sara, e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a. Assim, Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe.”

Que Deus abençoa nossas almas com Sua Palavra e nos permita entendê-la.

Esta passagem é muito importante para a Igreja do Senhor Jesus Cristo, já que Abraão representa Deus, Isaque representa Cristo e Rebeca representa a Igreja do Senhor Jesus Cristo. E para este tempo final, este grande evento que foi visto lá, do encontro de Rebeca com Isaque, está se repetindo entre Cristo e Sua Igreja.

E agora, isso dá cumprimento a esta Escritura do Novo Testamento, de Primeira de Coríntios, capítulo 13, versículos 8 ao 13, onde diz São Paulo:

“A caridade nunca falha; mas, havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

(6)

porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos.

Mas, quando vier o que é perfeito, então, o que o é em parte será aniquilado.

Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

Porque, agora, vemos por espelho de maneira obscura;

mas, então, veremos face a face; agora, conheço em parte, mas, então, conhecerei como também sou conhecido.

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade, estas três; mas a maior destas é a caridade.”

Aqui São Paulo nos fala de um tempo no qual veremos cara a cara.

Durante as sete etapas ou eras da Igreja gentia, a Igreja do Senhor Jesus Cristo esteve vendo como em espelho, em escuridão; mas a promessa é que veremos cara a cara e que conheceremos como somos conhecidos.

Vejamos o que disse o precursor da Segunda Vinda de Cristo com relação a esta profecia de São Paulo aqui. Diz o reverendo William Branham na mensagem As Sete Eras da Igreja gentia, página 375, e também na 376, da seguinte maneira; citando Primeira de Pedro, nos diz, Vejamos:

“ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso.”

Assim como quando o servo de Abraão esteve contando a Rebeca, lá na casa de seus pais, esteve contando sobre o filho de Abraão, sobre Isaque; e ela sentiu amor e sentiu desejo de vê-lo, de conhecê-lo; e por isso é que, quando perguntam a ela: “Irás tu com este homem?” Ela diz que sim.

Agora, podemos ver que a Igreja se encontra na parte ou etapa mais importante, se encontra na etapa da Alma da Igreja.

Já tivemos o Átrio, de Adão a Cristo; tivemos o Lugar Santo, de Cristo até este tempo; e agora começamos na Era do Lugar Santíssimo; e aí é onde a fé para ser transformados e raptados surge, porque é uma fé da Alma da Igreja, do Corpo Místico de Cristo; recebe a fé, a revelação, para ser transformada e raptada; recebe a revelação da Segunda Vinda de Cristo, a Vinda do Anjo do Pacto, do Anjo do Senhor, à Era da Pedra Angular, e recebe assim Suas bênçãos neste tempo final.

E a Vinda do Anjo do Pacto se manifestando em Sua Igreja é a Vinda do Cavaleiro do cavalo branco de Apocalipse 19, o qual é a Vinda do Anjo que era diferente dos demais, que apareceu nesta nuvem formada por anjos mensageiros: os sete mensageiros e outro Anjo que era diferente dos demais, o qual é o Anjo do Pacto, o Anjo do Senhor.

E Sua Vinda à Era da Pedra Angular, se velando e se revelando através do Seu Anjo Mensageiro, é a visitação de Cristo, o Anjo do Pacto, à Sua Igreja no Último Dia, para nos dar a fé, a revelação da Sua Vinda, para ser transformados e raptados neste tempo final.

Agora, Sua Vinda é em forma simples, porque o que é grande é Ele; mas o Anjo de Jesus Cristo é o profeta mensageiro da Era da Pedra Angular e Dispensação do Reino: um redimido pelo Sangue de Cristo e instrumento de Cristo para este tempo final, para a Era do Amor Divino; onde Ele estaria expressando Seu Amor a nós, e nos preparando assim para ser transformados e raptados neste tempo final.

(7)

é o corpo com seus cinco sentidos; tem espírito, que é o lugar santo; e tem alma, que é o lugar Santíssimo, que é o lugar de morada de Deus no ser humano.

Por isso a Escritura diz: “filho meu, me dê seu coração”;

e também diz: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem a vida.”

Por isso é que quando a pessoa crê com sua alma, com seu coração, obtém a redenção. Não é algo intelectual, mas que é algo diretamente desde a alma; porque aí é onde habita a fé: na alma, como produto do livre-arbítrio.

Agora, vejam vocês, com o livre-arbítrio você crê em Deus e em Sua Palavra, e recebe as bênçãos de Deus, e ama a Deus com toda sua alma, com todo seu coração.

E isso foi o que aconteceu com Rebeca e Isaque; esse amor à primeira vista foi amor de lá, da alma. E quando duas pessoas têm esse encontro desde o profundo de sua alma, e são ordenados por Deus para serem unidos aqui na Terra, vejam vocês, primeiro vem essa união lá na alma; e isso é amor lá no profundo do coração, da alma da pessoa, de um pelo outro. Isso foi o que Rebeca sentiu e o que Isaque sentiu.

E isso é o mesmo que a Igreja-noiva de Jesus Cristo sente por Cristo na Era da Pedra Angular, e isso é o mesmo que Cristo sente por nós neste tempo final.

Recordem que estamos na Era da Pedra Angular, que é a Era do Lugar Santíssimo, a Era da Alma, do Coração da Igreja de Jesus Cristo.

Por isso é que neste tempo final Cristo faz de Sua Igreja-noiva, a totna Sua Esposa, e se torna coerdeira, a coerdar todas as coisas com Cristo. Ele diz: “Ao que vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.”

E agora, a Igreja do Senhor Jesus Cristo, de etapa em etapa, vejam vocês como Rebeca esteve escutando por todas as diferentes eras a história do Filho de Abraão, da Semente de Abraão, que é Cristo, e sentiu Amor por Cristo e desejou algum dia vê-lo manifestado.

E vamos ver o que nos diz aqui o precursor da Segunda Vinda de Cristo, pois ele é quem vem na sétima etapa ou sétima era da Igreja gentia preparando o caminho ao Senhor; vem anunciando que depois dele vem Isaque, depois dele vem o Filho prometido, depois dele vem Aquele ao qual está preparando o caminho. E agora, diz:

“57. Nós também nos alegramos junto com eles. Não o vimos, mas o sentimos. Nós agora conhecemos Deus até o limite de nossos sentidos. Mas algum dia será cara a cara. Isso é para esta era. Ele vem ao fim desta era (ao fim da sétima era). Realização parcial será feita REALIZAÇÃO PERFEITA, REALIZAÇÃO COMPLETA.

Estivemos vendo através de um espelho escuro, mas muito em breve será cara a cara. estivemos caminhando de gloria em glória, mas muito em breve será diretamente na glória, e em Sua glória brilharemos. Seremos semelhantes a Ele, maravilhosamente como Ele — Jesus nosso Divino Salvador!”

Agora vejam para que tempo é que veremos cara a cara: para este tempo final, que é o tempo onde vamos ser como Ele, seremos transformados e seremos iguais a Jesus Cristo. Diz:

“estivemos caminhando de gloria em glória (vamos ver como)…”

Estivemos caminhando de gloria em gloria através de cada uma das eras, de era em era, onde Deus manifestou temporariamente Sua glória; mas diz: “… mas muito

(8)

em breve será…”, como? “… será na mesma glória”.

Já não será de gloria em glória, mas “… em breve será diretamente na glória, e em Sua glória brilharemos.

Seremos semelhantes a Ele!”

Onde estava a glória de Deus no templo? Quando entrou, encontramos que entrou, passou pelo templo e chegou até o lugar Santíssimo; e aí se deteve sobre o propiciatório e ali morou a glória de Deus.

Por isso é que no livro do Êxodo Deus nos fala, ou Deus fala ao profeta Moisés, no capítulo 25, versículo 21 em diante, e lhe diz:

“E porás o propiciatório em cima da arca, depois que houveres posto na arca o Testemunho, que eu te darei.

E ali virei a ti e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do Testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel.”

Agora vejam vocês, desde que foi estabelecido o tabernáculo ou templo que Moisés construiu e o dedicou a Deus, Deus se colocou no lugar Santíssimo, e dali falava ao profeta Moisés todas as coisas que queria que Moisés comunicasse ao povo hebreu.

Também, no capítulo 16, encontramos que Deus fala também ao profeta Moisés; no capítulo 16 de Levítico, aí é onde Deus fala ao profeta Moisés, e vejamos o que lhe diz; capítulo 16 de Levítico diz:

“E falou o SENHOR a Moisés, depois que morreram os dois filhos de Arão, quando se chegaram diante do SENHOR e morreram.

Disse, pois, o SENHOR a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre no santuário em todo o tempo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a

“Amarás ao Senhor com toda sua alma”. Esse é o primeiro amor: o amor da alma, o amor divino, para amar a Deus; e em seguida, depois, pode lhe expressar também amor terreno; e também expressar amor com o que faz com seu corpo humano, nos trabalhos que realize na Obra de Deus, com suas mãos e com tudo o que tu aprendeste.

Mas o primeiro é amar a Deus com toda a alma, e isso é com amor divino.

E com amor divino é que a Igreja do Senhor Jesus Cristo na Era da Pedra Angular ama ao Senhor Jesus Cristo neste tempo final; é a Era da Pedra Angular.

Agora, vejam vocês, a Igreja do Senhor Jesus Cristo é o Templo espiritual de Deus. Temos o Átrio aqui, que foi o tempo de Adão até Jesus, todos pertencem ao Átrio;

e ainda há lugar no Átrio para as virgens insensatas e muitas outras pessoas; e para os que das eras passadas não pertençam aos escolhidos de Deus do Corpo Místico de Cristo, pertencerão ao Átrio também.

E agora, temos as sete etapas ou eras da Igreja gentia, que são — no templo que Moisés construiu e o templo que Salomão construiu— o Lugar Santo; e por isso têm no lugar santo o castiçal ou candelabro com sete lâmpadas acesas; e o candelabro com suas sete lâmpadas acesas é a Igreja de Jesus Cristo durante as sete eras, com os sete anjos mensageiros acesos no Fogo do Espírito Santo.

E em seguida passamos ao Lugar Santíssimo, que é a Alma do Templo; porque a Alma do Templo é o lugar de morada de Deus; é o lugar onde está a arca do pacto e é o lugar onde Deus está na Shekinah, a luz da Shekinah, sobre o propiciatório.

E por isso o ser humano também está criado por Deus, feito por Deus, na mesma forma do Templo: tem átrio, que

(9)

Pedro: “Pedro, me amas?” Pedro lhe disse: “Senhor, Tu sabes que te amo. Eu te amo”. Em seguida pergunta novamente: “Pedro, me amas?” E Pedro diz: “Senhor, Tu sabes que te amo”. Pedro… Vamos ver; isto está em São João, capítulo 21, versículos 15 em diante, onde diz:

“E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes?

E ele respondeu: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse- lhe: Apascenta os meus cordeiros.

Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo.

Disse-lhe (Jesus): Apascenta as minhas ovelhas.

Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas- me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez:

Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.”

Estas três vezes que Jesus pergunta a Pedro: “Me amas?”, e Pedro responde; Jesus aqui fala a Pedro com a palavra ágape. Há duas palavras: ágape é amor divino e filio é amor terreno.

E quando Jesus pergunta a Pedro: “Simão, filho de João, me ágapas?”, Pedro lhe diz: “Senhor. Sim, Senhor, Tu sabes que te filio” (isso é nos originais). E pela segunda vez Jesus pergunta a Pedro: “Pedro, Simão, filho de João, me ágapas?” E Pedro lhe diz: “Senhor. Sim, Senhor, Tu sabes que te filio”. E a terceira vez Jesus pergunta de novo: “Simão, filho de João, me ágapas?” E Pedro diz entristecido, se entristeceu, e disse: “Senhor, Tu sabes tudo; Tu sabes que te ágapo. Isso era o que tinha que dizer desde o princípio! Porque a Deus não o podes amar humanamente, mas com amor divino.

arca, para que não morra; porque eu apareço na nuvem sobre o propiciatório”.

Agora, onde estava Deus? No lugar Santíssimo, na Coluna de Fogo, sobre o propiciatório; o propiciatório estava sobre a arca do pacto, era como a tampa da arca do pacto. E agora, ali estava a glória de Deus.

E para o Último Dia, vejam vocês, o Anjo do Senhor, o Anjo do Pacto, que é Jesus Cristo em Espírito Santo, o qual se fez carne dois mil anos atrás e foi conhecido pelo nome de Jesus, e morreu na Cruz do Calvário, esse corpo de carne para nossa redenção, agora este Anjo do Pacto que estava dentro daquele véu de carne esteve se manifestando de era em era.

Portanto, a glória de Deus esteve passando pela Sua Igreja de era em era, mas não se deteve em nenhuma das eras da Igreja gentia, mas que esteve por uma quantidade de anos em cada era e em seguida se moveu a outra era.

Foi caminhando de era em era para chegar à Era da Pedra Angular; foi caminhando de era em era, e de território em território, e de nação em nação, até chegar à Era da Pedra Angular e ao território onde a Era da Pedra Angular estaria sendo cumprida.

E esta é a Era do Amor Divino. É a era onde os filhos e filhas de Deus, onde a Igreja de Jesus Cristo, onde a Rebeca espiritual, que é a Igreja-noiva de Jesus Cristo, verá cara a cara, como Rebeca viu cara a cara àquele do qual Eliezer tinha falado.

E agora vejamos o que é ver cara a cara.

Em Gênesis, capítulo 32, versículos 24 em diante, temos a história do encontro de Jacó com o Anjo do Senhor, com o qual lutou e venceu. Diz assim:

“Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um varão, até que a

(10)

alva subia (ou seja: um homem, um varão, mas um varão, um homem, de outra dimensão).

E, vendo que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa; e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele.

E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se me não abençoares.

E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó.

Então, disse: Não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel, pois, como príncipe, lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.

E Jacó lhe perguntou e disse: Dá-me, peço-te, a saber, o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali.

E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.”

Jacó diz que viu Deus cara a cara. No entanto a Escritura, vejamos o que nos diz; em São João, capítulo 1, versículo 18, diz:

“Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o deu a conhecer.”

E como pode ser possível que estas pessoas digam que viram Deus cara a cara, e a Bíblia também diz que ninguém jamais viu Deus?

Vamos ver outro caso no livro dos Juízes, capítulo 13, vamos ler o que nos diz aí. Este foi Manoá e sua esposa, os quais são os pais de Sansão, quando lhes apareceu o Anjo do Senhor dando a notícia que teriam um filho…

Apareceu o Anjo à esposa de Manoá e disse que teriam um filho; ela contou ao seu esposo; e seu esposo, Manoá, orou a Deus para que Deus enviasse esse Anjo, esse Varão

Agora vejam que na Era da Pedra Angular, é a Era do Amor Divino, é onde a Igreja de Jesus Cristo expressará em toda sua plenitude esse amor divino que sente por Cristo; e Cristo expressará Seu Amor para Sua Igreja plenamente na Era da Pedra Angular, a tal grau que nos transformará e nos levará à Ceia das Bodas do Cordeiro.

Agora, é nesta era onde se realiza a união de Cristo e Sua Igreja, ou seja: as Bodas de Cristo e Sua Igreja; e em seguida nos levará à recepção das Bodas, que é a Ceia das Bodas do Cordeiro.

Há algo muito importante que devemos compreender, e é que o ser humano é corpo, espírito e alma.

O corpo e o espírito são dois corpos, um da dimensão terrena e o outro de outra dimensão; e ambos os corpos têm cinco sentidos, cada um deles, que são os seguintes:

O corpo tem (vamos ver, vamos ver aqui os sentidos do corpo): visão, audição, olfato, tato e paladar; por meio desses cinco sentidos fazemos contato com as coisas terrenas. O espírito também tem cinco sentidos, que são:

imaginação, memória, consciência, afeto e razão.

E a alma, que é o que a pessoa é, porque a pessoa é alma vivente (aí é onde está a vida: na alma), e somente tem um sentido, e é o livre-arbítrio, para crer positivamente na Palavra de Deus ou para crer negativamente na Palavra de Deus; e crer negativamente na Palavra de Deus é ser incrédulo à Palavra de Deus.

Ou seja: que com o sentido da alma, a pessoa desde sua alma expressa ou fé ou incredulidade à Palavra de Deus;

não pode fazer outra coisa: crer ou ser incrédulo; e isso é desde o profundo da pessoa, lá em sua alma. E na alma é que está também o amor divino.

Por isso é que em uma ocasião Jesus perguntou a

(11)

o viram no corpo da sexta dimensão, não morreram; em seguida os que o viram em um corpo de carne chamado Jesus, também não morreram.

Nos profetas Deus esteve também manifestado parcialmente de etapa em etapa, na porção correspondente a cada era; mas em Jesus esteve em toda Sua plenitude para realizar a Obra de Redenção na Cruz do Calvário.

E de era em era Ele esteve manifestado através de cada um de Seus anjos mensageiros realizando a Obra correspondente a cada era. Foi o Anjo do Senhor, o qual é o mesmo Jesus Cristo em Seu corpo teofânico, manifestando-se por meio de cada anjo mensageiro de cada era; e a Igreja esteve passando de era em era, de gloria em glória, para no Último Dia estar na Era da Pedra Angular e ver Deus, o Anjo do Senhor, o Anjo do Pacto, que é Jesus Cristo em Espírito Santo, manifestado em Seu Anjo Mensageiro, velado e revelado por meio de Seu Anjo Mensageiro; e vê-lo aí, em Sua manifestação, cara a cara.

Sendo que esta é a Era do Amor Divino, a Igreja terá uma manifestação do Amor Divino; e expressará o Amor Divino a Cristo na manifestação de Cristo na Era da Pedra Angular, onde o estaremos vendo cara a cara manifestado em carne humana em Seu Anjo Mensageiro.

E assim como foi amor à primeira vista de Rebeca ao ver Isaque, amor à primeira vista sairá desde o profundo de nossa alma para Cristo na Era da Pedra Angular em Sua manifestação final. E da parte de Cristo para nós também sairá Amor Divino, e nos amará com toda Sua alma; e nos chamará; nos juntará, nos colocará na Sua Casa, na Era da Pedra Angular, e aí nos abençoará; e daí e aí nos transformará, e nos levará a Casa de nosso Pai celestial, à Ceia das Bodas do Cordeiro.

(ele não sabia que era o Anjo do Senhor, ele não sabia que era o mesmo Senhor em Seu corpo teofânico), orou a Deus para que esse Anjo fosse enviado por Deus.

E apareceu de novo este Anjo à esposa de Manoá; e quando apareceu; em seguida ela foi onde Manoá estava, o fez saber; e Manoá veio onde estava o Anjo, no campo, e falou com ele.

E diz… Vejamos desde a oração aqui; diz [versículo 8]:

“Então, Manoá orou instantemente ao SENHOR e disse: Ah! Senhor meu, rogo-te que o homem de Deus, que enviaste, ainda venha para nós outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer.

E Deus ouviu a voz de Manoá; e o Anjo de Deus veio outra vez à mulher, e ela estava no campo, porém não estava com ela seu marido Manoá.

Apressou-se, pois, a mulher, e correu, e noticiou a seu marido, e disse-lhe: Eis que aquele homem que veio a mim no outro dia me apareceu.

Então, Manoá levantou-se, e seguiu a sua mulher, e veio àquele homem, e disse-lhe: És tu aquele homem que falaste a esta mulher? E disse: Eu sou.”

Vejam como se identifica; Ele disse: “Eu sou”; se identifica aqui como o EU SOU.

“Então, disse Manoá: Cumpram-se as tuas palavras;

mas qual será o modo de viver e serviço do menino?

E disse o Anjo do SENHOR a Manoá: De tudo quanto eu disse à mulher se guardará ela.

De tudo quanto procede da vide não comerá, nem vinho, nem bebida forte beberá, nem coisa imunda comerá; tudo quanto lhe tenho ordenado guardará.

Então, Manoá disse ao Anjo do SENHOR: Ora, deixa

(12)

que te detenhamos e te preparemos um cabrito.”

Ou seja: o mesmo que Abraão tinha feito; agora Manoá, sendo também um descendente de Abraão, quer fazer o mesmo. E agora vamos ver o que diz o Anjo:

“Porém o Anjo do SENHOR disse a Manoá: Ainda que me detenhas, não comerei de teu pão; e, se fizeres holocausto, o oferecerás ao SENHOR. Porque não sabia Manoá que fosse o Anjo do SENHOR.

E disse Manoá ao Anjo do SENHOR: Qual é o teu nome? Para que, quando se cumprir a tua palavra, te honremos.

E o Anjo do SENHOR lhe disse: Por que perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso? (outras versões dizem, outras traduções dizem: ‘o qual é oculto’).”

Vejam; muitas pessoas quiseram saber, conhecer o Nome do Anjo do Senhor; pois Deus disse que o Nome d’Ele, o Nome de Deus, onde está? Ele disse: “… porque meu nome está nele”. Isso está em Êxodo. Vamos passar por aí e depois continuamos lendo esta história de Manoá.

Capítulo 23, versículo 20 em diante, do Êxodo, diz:

“Eis que eu envio um Anjo diante de ti, para que te guarde neste caminho e te leve ao lugar que te tenho aparelhado.

Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não o provoques à ira; porque não perdoará a vossa rebelião;

porque o meu nome está nele.

Mas, se diligentemente ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, então, serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários.”

Aqui podemos ver que o Nome de Deus está em Seu Anjo, no Anjo do Senhor.

Assim como o nome de cada um de vocês está em

Era o Pai celestial, o Anjo do Pacto, quem estava fazendo todas àquelas obras que as pessoas viam que Jesus fazia; e aquelas palavras que Jesus falava, o Pai as colocava, o Anjo do Pacto, no coração e na boca de Jesus. Por isso Ele diz sempre: “Eu não falo nada de mim mesmo, mas o que eu ouço o Pai falar, isso é o que eu falo”; e também dizia: “As obras que eu faço não as faço de mim mesmo, mas como eu vejo o Pai fazer, operar, assim é como eu faço.”

Ou seja: que eram as obras do Pai celestial, do Anjo do Senhor, através de um homem de Israel, nascido em Belém da Judeia por meio da virgem Maria e criado em Nazaré, um jovem carpinteiro chamado Jesus.

Era algo inconcebível para a mente humana pensar que nesse jovem carpinteiro estava o Anjo do Pacto, o Anjo do Senhor, cumprindo Sua Vinda naquele tempo.

E as pessoas que viam Jesus estavam vendo o Anjo do Pacto, o Anjo do Senhor, velado em carne humana; por isso o viam e não morriam.

Agora, tudo era simples: um homem humilde com um ofício simples de carpinteiro; mas nele estava o Criador dos Céus e da Terra, o qual tinha libertado o povo hebreu por meio do profeta Moisés; e agora estava visitando o povo hebreu em carne humana, conforme a Sua promessa.

E isso era a Vinda do Messias: a vinda de um homem ungido com o Espírito Santo, um homem no qual estava o Anjo do Pacto manifestado em carne humana. E tudo se via tão simples para ser algo tão grande como estava prometido; mas, quando Deus promete algo grande, o cumpre em forma simples.

E agora vimos a forma de ver Deus cara a cara e não morrer: vê-lo velado, vê-lo em um corpo… Os que

(13)

estas pessoas. Apareceu a Abraão como Melquisedeque em uma ocasião, e também lhe apareceu como Elohim no dia antes da destruição de Sodoma e de Gomorra.

Agora podemos ver que é Deus velado em um corpo teofânico da sexta dimensão, no Seu corpo da sexta dimensão.

E estando em Seu corpo da sexta dimensão pôde ser visto por estas pessoas, e estas pessoas não morreram.

Porque a forma de ver Deus cara a cara e não morrer é vê- lo velado em Seu corpo teofânico. E em seguida quando se fez carne o Anjo do Senhor, o Anjo do Pacto, o Verbo: “E aquele Verbo se fez carne, e habitou entre nós (ou seja: no meio do povo hebreu, entre os seres humanos)”, o vimos velado em carne humana em Jesus de Nazaré; e as pessoas o podiam ver. Cristo disse: “O Pai e eu somos um.”

E também a Felipe, disse Jesus Cristo, em uma ocasião algo muito importante, quando Jesus falava do Pai. Jesus disse em uma ocasião: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; e ninguém vem ao Pai, senão por mim”. Felipe lhe diz: “Senhor, mostra-nos o Pai, e nos basta” (isso está pelo capítulo 14 de São João). E Jesus diz a Felipe (aqui o temos):

“Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

Não crês tu que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.

Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede- me, ao menos, por causa das mesmas obras.”

Aqui podemos ver claramente onde estava o Pai celestial: estava dentro do véu de carne chamado Jesus.

vocês; no corpo que vocês têm, aí foi colocado esse nome quando seus pais o inscreveram, o registraram lá nos escritórios de Governo [cartórios]; e em onde quer que você for, seu nome vai com você; e qualquer pessoa que vai te chamar, te chama pelo nome que puseram nesse véu de carne que nasceu de seus pais terrenos.

Agora, o Nome de Deus, onde está? Está no corpo teofânico de Deus. Pelo Nome Eterno de Deus é conhecido o Anjo do Senhor.

Por isso, quando Moisés perguntou ao Anjo do Senhor:

“Qual é Seu Nome?”, o Anjo lhe disse qual era Seu Nome, deu quatro letras, quatro consoantes, que são YHWH; ou seja: essas quatro consoantes são a forma em que soa o Nome que Deus deu a Moisés; ou seja: que essa é a forma que foi traduzida dos originais.

E agora, o significado que deram a essas quatro consonantes…, o qual aparece em Êxodo, capítulo 3 e versículos 13 ao 14, onde diz:

“Então, disse Moisés a Deus: Eis que quando vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?

E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.”

Deus aqui; vejam vocês, nesta tradução que foi feita do Nome que Deus deu a Moisés, ou quanto ao que significa esse Nome, colocaram “EU SOU”.

Por isso é que Jesus também, em algumas ocasiões, usou o EU SOU; por exemplo, quando disse: “Eu sou o Bom Pastor”. E no Antigo Testamento, o Salmo 23 diz: “O Senhor [Jeová] é meu Pastor”; porque o Senhor [Jeová]

(14)

do Antigo Testamento, que é o Anjo do Pacto, é o mesmo Jesus do Novo Testamento, porque é o mesmo Anjo do Senhor em Seu corpo teofânico dentro de um corpo de carne chamado Jesus; é o mesmo Anjo do Senhor. O mesmo Bom Pastor do Antigo Testamento é o Bom Pastor do Novo Testamento.

E agora, vejamos aqui a continuação deste momento pelo qual passou Manoá e sua esposa diante do Anjo do Senhor:

“Então, Manoá tomou um cabrito e uma oferta de manjares e os ofereceu sobre uma penha ao SENHOR;

e agiu o Anjo maravilhosamente, vendo-o Manoá e sua mulher.

E sucedeu que, subindo a chama do altar para o céu, o Anjo do SENHOR subiu na chama do altar; o que vendo Manoá e sua mulher; caíram em terra sobre seu rosto.

E nunca mais apareceu o Anjo do SENHOR a Manoá, nem à sua mulher; então, conheceu Manoá que era o Anjo do SENHOR.

E disse Manoá à sua mulher: Certamente morreremos, porquanto temos visto Deus.”

Tinham visto Deus, mas o tinham visto como? Em Seu corpo teofânico. E a mulher de Manoá o que lhe disse?

“Porém sua mulher lhe disse: Se o SENHOR nos quisera matar, não aceitaria da nossa mão o holocausto e a oferta de manjares, nem nos mostraria tudo isto, nem nos deixaria ouvir tais coisas neste tempo (ou seja: que iam ter um filho).”

E como teriam um filho se morressem como Manoá pensava? Agora, Manoá tinha visto Deus cara a cara, e sua esposa também, mas estava velado em Seu corpo teofânico.

E essa é a única forma de ver Deus cara a cara e não morrer: vê-lo velado em um corpo, para assim a pessoa não morrer, mas receber a bênção de Deus.

Moisés também quis ver Deus, e sabem o que Deus disse a Moisés? No capítulo 34 e 33… Leiamos no capítulo 33 do Êxodo, versículo 18 ao 23, diz:

“Então, ele disse (Moisés): Rogo-te que me mostre a tua glória.

Porém ele disse (Deus): Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti e apregoarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem me compadecer.

E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá.

Disse mais o SENHOR: Eis aqui um lugar junto a mim; ali te porás sobre a penha.

E acontecerá que, quando a minha glória passar, te porei numa fenda da penha e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado.

E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá.”

Agora vejam como Deus diz a Moisés: “Não poderás ver meu rosto; porque não me verá homem, e viverá.”

E como estas pessoas dizem que viram Deus cara a cara, até falaram com Deus, com o Anjo do Senhor? É que Deus estava dentro desse corpo teofânico chamado “o Anjo do Senhor”, e chamado também no Novo Testamento

“o Verbo de Deus.”

O Verbo de Deus é esse corpo teofânico, essa teofania na qual Deus habita e se manifesta. O vemos no Antigo Testamento aparecendo na forma de um homem, tanto a Abraão como também a Moisés, a Manoá, a Jacó, a todas

Referências

Documentos relacionados

(EF06ER07X) Estabelecer e exemplificar a relação entre mito e rito, e a presença de símbolos nas práticas celebrativas, familiares e das comunidades, de diferentes culturas

O Anjo: Este anjo é invocado para estar bem com todos, para eliminar as forças das pessoas que querem nos ofender e para ajudar na reconciliação dos esposos.. Domina os testamentos,

Os caçadores tinham estendido uma grossa corda ligada a uma rede, no caminho por onde o leão costumava passar, de maneira que, quando o leão tropeçou na corda, a rede caiu-- lhe em

Numa corrida rápida, de velocidade, teria as minhas hipóteses, mas dar cinco voltas ao recinto enlameado da escola era mais apropriado para o Mário e o Xavier, por exemplo,

Desta forma, este estudo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada, por acadêmicas do 5º período do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de

7.1 Convertendo o setup interno para externo no posto alfandegado de Uruguaiana Shingo (1996) cita que o aumento no tamanho dos lotes de produção serve para reduzir os

Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa O local escolhido como cenário para a pesquisa foi a Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró – FACENE/RN

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma