• Nenhum resultado encontrado

21 de maio de I. A decisão transitada em julgado resolve definitivamente a questão da competência em razão do território.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "21 de maio de I. A decisão transitada em julgado resolve definitivamente a questão da competência em razão do território."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Processo 2920/18.7T8BCL-A.S1 Data do documento 21 de maio de 2021 Relator Olindo Geraldes

SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA | CÍVEL

Acórdão

DESCRITORES

Conflito de competência

SUMÁRIO

I . A decisão transitada em julgado resolve definitivamente a questão da competência em razão do território.

II. Estando definida a decisão prevalecente, não se configura um real conflito negativo de competência.

TEXTO INTEGRAL

I – Subsequente a divórcio cujo processo correu termos no Juízo de Família e

Menores de Barcelos, Comarca de Braga, AA (representada pela sua tutora

BB) veio requerer, por apenso, contra CC, processo de inventário.

(2)

Barcelos declarou-se incompetente, em razão do território, por os bens imóveis a partilhar se situarem na área da competência do Juízo de Família e Menores de Matosinhos, com fundamento, designadamente, no disposto no art. 72.º-A, n.º 3, do CPC.

Remetido o processo ao Juízo de Família e Menores de Matosinhos, Comarca do Porto, o interessado CC arguiu a incompetência territorial (fls. 51), alegando ser competente o Juízo de Família e Menores de Barcelos, e, noutro requerimento, arguiu também a nulidade processual decorrente da sua falta de audição quanto ao despacho declarativo da incompetência do Juízo de Família e Menores de Barcelos.

Por despacho de 15 de fevereiro de 2021, O Juízo de Família e Menores de Matosinhos declarou a sua incompetência, em razão do território, com fundamento no art. 72.º-A, n.º 1, do CPC.

Pelo Juízo de Família e Menores de Matosinhos foi suscitada a resolução do conflito negativo de competência, nos termos de fls. 66.

No Supremo Tribunal de Justiça, a interessada AA pronunciou-se no sentido da competência dever ser atribuída ao Juízo de Família e Menores de Matosinhos (fls. 70).

O Ministério Público emitiu o parecer de fls. 72/74, concluindo que a competência deveria ser atribuída ao Juízo de Família e Menores de Barcelos, Comarca de Braga.

(3)

Cumpre apreciar e decidir.

II - 2.1. Descrita a dinâmica processual, importa então apreciar, sumariamente, do pedido de resolução do conflito negativo de competência, suscitado entre, por um lado, o Juízo de Família e Menores de Barcelos e, por outro, o Juízo de Família e Menores de Matosinhos, para conhecer do processo de inventário subsequente a divórcio.

A incompetência declarada refere-se à incompetência relativa (art. 102.º do CPC).

A decisão transitada em julgado em primeiro lugar resolve definitivamente a questão da competência relativa, nos termos do disposto no art. 105.º, n.º 2, do CPC.

Perante esta norma legal, que estabelece os termos da resolução definitiva da competência relativa, o tribunal para o onde o processo seja remetido já não pode recusar a competência que lhe foi atribuída ou endossá-la a um terceiro tribunal (ABRANTES GERALDES, PAULO PIMENTA e LUÍS FILIPE P. DE SOUSA, Código de Processo Civil Anotado, I, 2018, pág. 135).

A decisão do Juízo de Família e Menores de Matosinhos, não obstante ser posterior, transitou já em julgado e, por isso, é obrigatória dentro do processo, sob pena de ofensa do caso julgado formal (art. 620.º, n.º 1, do CPC).

A decisão do Juízo de Família e Menores de Barcelos, porque não notificada, nomeadamente ao interessado CC, ainda não transitou em julgado, sendo certo

(4)

ainda que este veio arguir a nulidade processual resultante da omissão de audição relativamente à competência territorial.

Assim, importa cumprir a decisão que transitou em julgado, nomeadamente a decisão do Juízo de Família e Menores de Matosinhos, que declarou

competente para o inventário o Juízo de Família e Menores de Barcelos,

Comarca de Braga, para além de que o inventário deve seguir por apenso ao processo de divórcio (arts. 1133.º, n.º 1, e 1083.º, n.º 1, alínea b), ambos do CPC).

O sentido normativo orientador tem sido, reiteradamente, sufragado pelo Supremo Tribunal de Justiça, designadamente nas decisões de 20 de novembro de 2019 (2027/11.8TBPNF.S1), 29 de maio de 2020 (4165/20.7T8LSB-B.S1), 2 de julho de 2020 (5349/15.5T8MTS.G1.S1) 30 de dezembro de 2020 (159/20.0T8BRR.S1), 3 de fevereiro de 2021 (3918/19.3T8STS.S1) e 19 de maio (1718/21.0T8GMR.G1.S1).

Assim, estando definida a decisão prevalecente, não se configura, nos autos, um real conflito negativo de competência e, por isso, não resta senão dar cumprimento à decisão transitada em julgado em primeiro lugar, que declarou a incompetência territorial do Juízo de Família e Menores de Matosinhos.

Não havendo, pois, conflito negativo de competência a resolver, é de indeferir o pedido (art. 113.º, n.º 1, do CPC).

2.2. Em conclusão, pode extrair-se de mais relevante:

I . A decisão transitada em julgado resolve definitivamente a questão da competência em razão do território.

(5)

II. Estando definida a decisão prevalecente, não se configura um real conflito negativo de competência.

2.3. A interessada AA, ao ficar vencida por decaimento, é responsável pelo pagamento das custas, sem prejuízo do benefício do apoio judiciário - art. 527.º, n.º s 1 e 2, do CPC.

III - Pelo exposto, decide-se:

1) Indeferir o pedido de resolução do conflito negativo de competência.

2 ) Condenar a interessada AA no pagamento das custas, sem prejuízo do benefício do apoio judiciário.

Lisboa, 21 de maio de 2021

O Vice-Presidente do Supremo Tribunal de Justiça

Olindo dos Santos Geraldes

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho pretende contribuir com o desenvolvimento do Turismo em Caverna, Espeleoturismo, a partir da avaliação da percepção de qualidade de serviços pelos visitantes

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

Os melhores projetos de componentes e processos de fundição são obtidos com interações entre engenheiros de fundição e projetistas, e o uso de novas

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Resposta: para traçar os efeitos de curto prazo e longo prazo de uma redução na demanda agregada real por moeda na taxa de câmbio, taxa de juros e nível de preços, é necessário

O artigo 2, intitulado “Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): Estar fora da família, estando dentro de casa”, foi resultado da realização de uma pesquisa de