• Nenhum resultado encontrado

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA-UNICEUB- PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM DIREITO (MESTRADO E DOUTORADO)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA-UNICEUB- PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM DIREITO (MESTRADO E DOUTORADO)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA-UNICEUB-

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM DIREITO (MESTRADO E DOUTORADO)

Disciplina: Jurisdição Política, Ativismo Judicial e Direitos Sociais

Professores responsáveis: Inocêncio Mártires Coelho1 e Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy2

JUSTIFICAÇÃO: A disciplina explora as relações entre direito e política, e as implicações resultantes no contexto da efetividade dos direitos sociais. Há três linhas centrais que orientam as leituras, discussões e reflexões: a hermenêutica constitucional, a história da jurisdição política no direito brasileiro e o direito comparado, enquanto métodos e disciplinas para compreensão das relações entre direito e político, ponto central do curso. O direito é um objeto cultural, e essa constatação é a chave para o problema de sua compreensão. Com base nessa premissa é que o curso propõe explorar temas centrais da hermenêutica constitucional, a exemplo das consequências hermenêuticas das diferenças entre lei e Constituição, da especificidade da interpretação constitucional, dos métodos e princípios da interpretação constitucional, a par dos limites desta última. Bem entendido, esse conjunto exploratório se desdobra no contexto de uma experiência histórica e cultural, que se desdobra no ambiente de outros direitos também, o que justifica as intervenções de direito comparado, especialmente do ponto de vista metodológico. Há necessidade de que o doutorando seja adequadamente estimulado para dialogar com as fontes primárias, especialmente jurisprudenciais, de onde possa colher material para fundamentar historicamente as investigações que realiza. É última premissa orienta a construção dos seminários.

OBJETIVOS: Apresentar as linhas gerais das relações entre direito e política. Discutir os limites e as ambiguidades do ativismo judicial. Familiarizar o pesquisador com a linguagem e com as fórmulas do direito de feição internacional. Propiciar material de apoio e de referencial para continuidade das pesquisas. Identificar conjunto bibliográfico que possibilite sólida e segura exploração de fontes jurisprudenciais e de fundamentação hermenêutica. Instrumentalizar o estudante para o trato adequado das fontes primárias, a partir de discussões em torno da contextualização dos documentos e textos levados em sala de aula. Mapear possibilidades de pesquisa, com especial referência nos projetos e interesses específicos dos estudantes.

ENQUADRAMENTO, CARACTERÍSTICAS, CARGA HORÁRIA,

METODOLOGIA, AVALIAÇAO E POSOLOGIA DA DISCIPLINA: Aulas expositivas com foco na discussão de questões previamente postas. Apresentação de seminários ao longo do curso. Discussões centradas nas leituras antecipadamente determinadas. Espera-se do doutorando uma leitura precedente dos textos, comprovada na conjuntura das discussões em sala de aula e na entrega de fichamentos. Entrega de artigo sobre tema explorado em aula, ao fim do curso, com média de 20 páginas, como condição para aprovação. Encontros semanais com 4 horas de duração. Há possibilidade

1 Doutor em Direito pela Universidade da Brasília.

(2)

de escolha de módulos, dependendo de interesse de maior ou menor aprofundamento de determinados temas. O Professor Inocêncio Mártires Coelho conduzirá as discussões de fundo filosófico, histórico, hermenêutico e político. O Professor Arnaldo Godoy conduzirá as discussões de fundo de direito comparado. Ambos conduzirão as discussões de feições mais notadamente constitucionais, especialmente quanto aos seminários propostos.

EMENTA: Direito e Política. O ativismo judicial. Hermenêutica Constitucional. As funções declaratórias e constitutivas das decisões judiciais. A jurisdição política na história do direito brasileiro. A metodologia do Direito Comparado. O tema dos Direitos Sociais. Os Direitos Sociais em Espécie. A construção jurisprudencial dos Direitos Sociais: educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância, assistência aos desamparados. A reforma trabalhista. A reforma previdenciária. Direitos Sociais no Supremo Tribunal Federal. Direitos Sociais na Corte Europeia de Direitos Humanos e na Corte Americana.

PROGRAMA E ROTEIRO DOS MÓDULOS DE ESTUDO:

MÓDULO DE APRESENTAÇÃO: Conceitos. Problemas metodológicos. Apresentação da disciplina. Entrega e discussão do syllabus e da metodologia. Alerta para a carga de leituras. Inventário de dificuldades. Os temas da hermenêutica e do direito comparado. Indicação das fontes de pesquisa. Apresentação da bibliografia. Especificação da avaliação. Discussão dos módulos. Distribuição dos seminários.

MÓDULO 1- Prof. Arnaldo. O tema do Direito Comparado e possibilidades de uso no estudo da Jurisdição Política, Ativismo Judicial e Direitos Sociais.

Roteiro temático: Direito comparado. Metodologia, objeto e finalidade do direito comparado. Sistemas e famílias constitucionais. As contribuições de Montesquieu, Max Weber, Leontin-Jean Constantinesco, Marc Arcel, Konrad Zweigert, René David, Rodolfo Sacco, Roscoe Pound, Patrick Glenn, Richard Hyland e Jorge Miranda.

Leituras sugeridas: Diversidade dos Direitos Contemporâneos, René David, Os

Grandes Sistemas do Direito Contemporâneo, p. 14-24. Sistemas e Famílias Constitucionais, Jorge Miranda, in Teoria do Estado e da Constituição, p. 57-70.

Seminário proposto: Caso Roe versus Wade (Suprema Corte dos Estados Unidos – 1973). O debate entre progressistas (pro choice) e conservadores (pro life) sobre a interrupção voluntária da gravidez.

MÓDULO 2- Prof. Inocêncio. Mapeamento das tendências hermenêuticas.

(3)

Leituras sugeridas: GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método. Petrópolis-RJ: Vozes, vol. 1, 1997, p. 400/556; POPPER, Karl. A sociedade aberta e seus inimigos. Belo Horizonte: Itatiaia/Edusp, vol. 2, 1974, p. 219/231; SERNA, Pedro (Org.). De la

argumentación jurídica a la hermenéutica. Granada: Editorial Comares, 2003, p.

211/247; ORTEGA Y GASSET, José. Verdad y Perspectiva, in El Espectador. Obras Completas. Madrid: Revista de Occidente, Tomo II, 1963, p.18/19. DILTHEY, Wilhelm.

Origens da hermenêutica, in Textos de Hermenêutica. Porto: Rés, 1984, p. 147/203;

DILTHEY, Wilhelm. Crítica de la razón histórica. Barcelona: 1986, p.238/286; PALMER, Richard. Hermenêutica. Lisboa: Edições 70, p. 13/79; CORETH, Emerich.

Questões fundamentais de hermenêutica. São Paulo: E.P.U/Edusp, 1973, p. 1/43.

Seminário proposto: A construção jurisprudencial dos Direitos Sociais: A reforma trabalhista no direito brasileiro. Propostas, avanços e retrocessos.

MÓDULO 3- Professor Arnaldo. O tema do Direito Comparado e possibilidades de uso no estudo da Jurisdição Política, Ativismo Judicial e Direitos Sociais (II). Roteiro temático: Introdução ao Direito Constitucional Norte-Americano. Jurisdição política nos Estados Unidos. O pensamento jurídico nos Estados Unidos. A transposição do constitucionalismo inglês. Estrutura do texto constitucional norte-americano. Os

Federalist Papers. As impressões de Tocqueville e de Max Weber.

Leituras sugeridas: Hard Cases, Ronald Dworkin, in Taking Rights Seriously, p. 81-130. Há tradução para o português.

Direito e Filosofia nos Estados Unidos, Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy, in Revista de Informação Legislativa do Senado Federal, ano 41, no. 163, julho/setembro 2004, p. 69-83.

Seminário proposto: Caso Brown versus Conselho de Educação de Topeka (Suprema Corte dos Estados Unidos – 1954). O regime segregacionista na era “Jim Crow”. A interpretação conferida a Emenda XIX.

MÓDULO 4- Professor Inocêncio. A hermenêutica jurídica.

Roteiro temático: A teoria hermenêutica. A teoria de Emilio Betti. O debate filosófico sobre a hermenêutica jurídica. A hermenêutica jurídica de Hans-Georg Gadamer.

Leituras sugeridas: BLEICHER, Josef. Hermenêutica Contemporânea. Lisboa: Edições 70, 1992, p. 13/43 e 45/75; BETTI, Emilio. A hermenêutica como metodologia geral das

geisteswissenschaften (ciências do espírito), in BLEICHER, Josef. Hermenêutica Contemporânea. Lisboa: Edições 70, 1992, p. 77/131; BETTI, Emilio. Interpretação da lei e dos atos jurídicos. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. XXXI/CXXVIII.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método. Petrópolis-RJ: Vozes, vol. 1, 1997, p. 482/505; KAUFMANN, Arthur. Hermenéutica y Derecho. Granada: Comares, 2007, p. 63/145; COELHO, Inocêncio Mártires. Da Hermenêutica filosófica à Hermenêutica

jurídica. Fragmentos. São Paulo: Saraiva, 2010. DASCAL, Marcelo. Interpretação e compreensão. São Leopoldo-RS: Editora Unisinos, 2006, p. 342/381; STRECK, Lenio

(4)

preconceito em H.G.Gadamer: sentido de uma reabilitação. Coimbra: Fundação

Calouste Gulbenkian/Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, 1995, p. 307/377; GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método. Petrópolis-RJ: Vozes, vol. 1, 1997, p. 482/505.

Seminário proposto: A construção jurisprudencial dos Direitos Sociais: A reforma previdenciária em andamento no Brasil. Temas, propostas e impasses.

MÓDULO 5- Professor Arnaldo. O tema do Direito Comparado e possibilidades de uso no estudo da Jurisdição Política, Ativismo Judicial e Direitos Sociais (III). Roteiro temático: Jurisdição Política nos Estados Unidos. O Judicial Review. O Caso Marbury v. Madison. O Poder Judiciário Federal. O Liberalismo Econômico. Os direitos sociais em face do liberalismo. Os Casos Lochner v. New York e Muller v. Oregon. O Poder Executivo Federal. Os Casos United States v. Nixon, Nixon v. Fitzgerald, Clinton v. Paula Jones, Toomer v. Witsell, New Hampshire v. Piper. O movimento Law and Economics e a teoria da ferradura.

Leituras sugeridas: The Path of Law, Oliver Wendell Holmes Jr., Dennis Patterson (org.), An Anthology – Philosophy of Law and Legal Theory, p. 9-21. Há tradução para o português. Direito Constitucional, Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy, in Direito nos Estados Unidos, p. 63-79.

Seminário proposto: Caso Dred Scott versus Sandford (Suprema Corte dos Estados Unidos – 1857). Análise do voto do Chief Justice Roger B. Taney. A questão escravocrata. O compromisso de Missouri (1820). Os efeitos do discurso da “Casa Dividida” proferido por Abraham Lincoln (1858).

MÓDULO 6- Professor Inocêncio. Hermenêutica jurídica e interpretação constitucional. O tema do ativismo judicial.

Roteiro temático: Métodos e princípios da interpretação constitucional: o que são, para que servem e como se aplicam.

Leituras sugeridas: VILLORO, Luis. El concepto de ideología. México: Fondo de Cultura Económica, 1985; RICOEUR, Paul. Interpretação e Ideologias. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988; SANCHÍS, Luis Prieto. Ideología e interpretación jurídica. Madrid: Tecnos, 1993. VIOLA, Francesco & ZACCARIA, Giuseppe. Derecho e Interpretación. Elementos de Teoría Hermenéutica del Derecho. Madrid: Dykinson, 2007; HERNÁNDEZ, Carlos Arturo & MAZABEL, Moisés Rodrigo. Hermenéutica

jurídica e interpretação constitucional. Lima: Ara Editores, 2010; PEREIRA, Rodolfo

Viana. Hermenêutica filosófica e constitucional. Belo Horizonte: DelRey, 2001; BASTOS, Celso Ribeiro. Hermenêutica e interpretação constitucional. São Paulo: Celso Bastos Editor/Instituto Brasileiro de Direito Constitucional. 1997. USERA, Raúl Canosa.

Interpretación constitucional y fórmula política. Madrid: Centro de Estudios

Constitucionales, 1988; PINA, Antonio Lopez (Org.). División de Poderes e

Interpretación. Madrid: Tecnos, 1987, p. 132/185; HESSE, Konrad. Temas Fundamentais do Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 2009, p. 101/122; PÉREZ

LUÑO, Antonio Enrique. Derechos Humanos, Estado de Derecho y Constitución. Madrid: Tecnos, 2010, p. 255/322; BARROSO, Luis Roberto. Interpretação e Aplicação

(5)

Seminário proposto: A construção jurisprudencial dos Direitos Sociais: Os temas de educação no Supremo Tribunal Federal.

MÓDULO 7- Professor Arnaldo. O tema do Direito Comparado e possibilidades de uso no estudo da Jurisdição Política, Ativismo Judicial e Direitos Sociais (IV). Roteiro temático: Jurisdição política nos Estados Unidos. Ativismo Judicial. Os Casos Slaugher House, Dread Scott, Korematsu, Loving v. Virginia, Plessy v. Ferguson, Roe v. Wade. Direito e Política. As teses do Critical Legal Studies.

Leituras sugeridas: A jurisprudência da Suprema Corte de Warren, Leda Boechat Rodrigues, in A Corte de Warren, p. 165-278. Introdução ao Movimento Critical Legal

Studies, Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy.

Seminário proposto: Caso Gomes Lund (Guerrilha do Araguaia) e Outros versus Brasil (Corte Interamericana de Diretos Humanos – Corte IDH, 2010). Justiça de transição. Anistia. Controle de convencionalidade.

MÓDULO 8- Professor Inocêncio. Hermenêutica jurídica e interpretação constitucional (II). O Ativismo Judicial. O tema do neoconstitucionalismo.

Roteiro temático: Mutação constitucional: conceito, espécies e limites. Constituição, constitucionalismo e neoconstitucionalismo: perspectiva histórica e significado atual. A Constituição aberta e a sua interpretação.

Leituras sugeridas: JELLINEK, Georg. Reforma y Mutación de la Constitución. Madrid: Centro de Estudios Constitucionales, 1991; DAU-LIN, Hsü. Mutación de la Constitución; FERRAZ, Anna Candida da Cunha. Processos informais de mudança da

Constituição. São Paulo: Max Limonad, 1986; BULOS, Lammêgo Uadi. Mutação constitucional. São Paulo: Saraiva, 1997; HESSE, Konrad. Temas Fundamentais do Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 2009, p. 147/171. CARBONELL, Miguel

(Org.). Teoría del neoconstitucionalismo. Ensayos escogidos. Madrid: Trotta/UNAM, 2007. BARROSO, Luis Roberto. Curso de Direito Constitucional Contemporâneo. São Paulo: Saraiva, 2009, p. 3/93; CARBONELL, Miguel (Org.). Neoconstitucionalismo(s). Madrid: Trotta, 2005. CARBONELL, Miguel & GARCÍA JARAMILLO, Leonardo (Orgs). NUÑO, Ulises Coello. La Constitución abierta como categoría dogmática. Barcelona: Bosch, 2005; DÍAZ REVORIO, Francisco Javier. La Constitución como

orden abierto. Madrid: McGraw-Hill, 1997; VERDÚ, Pablo Lucas. La Constitución abierta y sus “enemigos”. Madrid: Universidad Complutense de Madrid/Ediciones

Beramar, 1993; HÄBERLE, Peter. Hermenêutica Constitucional. A sociedade aberta dos

intérpretes da Constituição: uma contribuição para a interpretação pluralista e “procedimental” da Constituição. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1997;

LEAL, Mônia Clarissa Hennig. Jurisdição Constitucional Aberta. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007.

Seminário proposto: A construção jurisprudencial dos Direitos Sociais: Os temas de proteção à maternidade e à infância no Supremo Tribunal Federal.

(6)

Roteiro temático: O Direito Constitucional Alemão. A dogmática dos direitos fundamentais. O tema da culpa alemã. A produção jurisprudencial do Tribunal Constitucional Alemão. O Caso Lüth. A reunificação alemã. A fórmula de Radbruch. Leituras sugeridas: Ingo Sarlet, A Eficácia dos Direitos Fundamentais, Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2017.

Seminário proposto: Tribunais de Exceção - O Julgamento de Nuremberg (1945- 1946). Estatuto do Julgamento do tribunal militar internacional. A categorização dos crimes (crimes contra a paz, crimes de guerra e crimes contra a humanidade).

MÓDULO 10- Professor Inocêncio- A jurisdição política na construção do republicanismo brasileiro. A Constituição de 1891 e a tradição republicana. A jurisdição política na Constituição de 1934. Os direitos sociais no contexto da herança varguista. A jurisdição política no contexto do regime autoritário de Getúlio Vargas. O Estado Novo e os Direitos Sociais.

Roteiro temático: A Constituição de 1891. A influência de Rui. A influência positivista. A influência norte-americana. Os Estados Unidos do Brasil. A organização federal. As disposições gerais sobre o Poder Legislativo. A Câmara dos Deputados. O Senado. As atribuições do Congresso. O Poder Executivo. A responsabilidade do presidente. O Poder Judiciário. A Constituição de 1934. A Comissão do Itamaraty. O Presidente da República. A responsabilidade do presidente. Os ministros de Estado. O Poder Judiciário. A justiça eleitoral. Ordem econômica e social. Representação classista. A Constituição de 1937.O Estado Novo. O papel de Francisco Campos. O conceito de Estado Nacional. Estrutura e conteúdo ideológico. Diretrizes do Estado Nacional. A Consolidação das Leis do Trabalho.

Leituras sugeridas: BALEEIRO, Aliomar, Constituições Brasileiras, vol. II, 1891, Brasília: Senado Federal, 2004. BARBALHO, João U.C., Constituição Federal

Brasileira, Brasília: Senado Federal, 1992. FONSECA, Annibal Freire da, O Poder Executivo na República Brasileira, Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1981.

HAMBLOCH, Ernest, Sua Majestade o Presidente do Brasil- Um Estudo do Brasil

Constitucional (1889-1934), Brasília: Senado Federal, 2000. Tradução de Lêda Boechat

Rodrigues. MAXIMILIANO, Carlos, Comentários à Constituição Brasileira, Rio de Janeiro: Jacinto Ribeiro dos Santos Editor, 1918. TORRES, João Camilo de Oliveira, A

Democracia Coroada, Petrópolis: Vozes, 1964. GODOY, Arnaldo Sampaio de Moraes, Clóvis Bevilácqua: internacionalista e pacifista, Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris,

2012 (leitura integral). GOMES, Orlando, Raízes Históricas e Sociológicas do Código

Civil Brasileiro, Salvador: Universidade da Bahia, 1958. POLETTI, Ronaldo, Constituições Brasileiras, vol. III, Constituição de 1934, Brasília: Senado Federal, 2004.

LEAL, Victor Nunes, Coronelismo, Enxada e Voto, São Paulo: Alfa-Ômega, 1978. CALMON, Pedro, Intervenção Federal, Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1936. VIANNA, Oliveira, Instituições Políticas Brasileiras, São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo e Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 1987. GODOY, Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy, Memória Jurisprudencial- Carlos Maximiliano, Brasília: Senado Federal. CAMPOS, Francisco, O Estado Nacional, Brasília: Senado Federal, 2002. MERCADANTE, Paulo, A Consciência Conservadora no Brasil- Contribuição ao

Estudo da Formação Brasileira, Rio de Janeiro: Topbooks, 2003. CAVALARI, Rosa

Maria Feiteiro, Integralismo- Ideologia e Organização de um Partido de Massa no Brasil

(7)

Schmidt e Sonia Augusto. FAUSTO, Boris, Vargas- uma Biografia Política, Porto Alegre: L & PM, 2004.

Seminário proposto: A construção jurisprudencial dos Direitos Sociais: os temas de saúde na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

MÓDULO 11- Professor Arnaldo. O tema do Direito Comparado e possibilidades de uso no estudo da Jurisdição Política, Ativismo Judicial e Direitos Sociais (VI). Roteiro temático: Jurisdição política e proteção dos direitos sociais no sistema europeu de proteção aos direitos humanos.

Leituras sugeridas: Decisões da Corte Europeia de Direitos Humanos a ser encaminhada.

Seminário proposto: A construção jurisprudencial dos Direitos Sociais na Corte Europeia de Direitos Humanos.

MÓDULO 12- Professor Inocêncio. Ativismo Judicial e Direitos Sociais nas Experiências da República Populista e da Era Militar. O Ato Institucional nº 5 e a Emenda Constitucional nº 1. O processo de abertura. A transição para o regime civil. A Assembleia Nacional Constituinte e a Constituição de 1988.

Roteiro temático: A Constituinte de 1946. O populismo. A organização federal O Poder Judiciário. O antigo Tribunal Federal de Recursos. Declaração de direitos. Ordem econômica e social. As Constituições de 1967 e 1969. A construção da ordem constitucional no contexto de 1964. O Ato Institucional nº 2. O Ato Institucional nº 5. A Lei de Segurança Nacional. O regime de exceção. O Supremo Tribunal Federal. A Justiça Militar. A hipertrofia do Poder Executivo Federal. O processo de abertura. A anistia. A transição para o regime civil.

Leituras sugeridas: BALEEIRO, Aliomar, LIMA SOBRINHO, Barbosa, Constituições

Brasileiras, vol. V, 1946, Brasília: Senado Federal, 2004. FRANCO, Afonso Arinos de

Melo e Pila, Raul, Presidencialismo ou Parlamentarismo? Brasília: Senado Federal, 1999. BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz, O Governo João Goulart. As Lutas Sociais no

Brasil- 1961-1964. São Paulo: Editora UNESP, 2010. LIMA, Hermes, Travessia-Memórias, Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1974. MARKUN, Paulo e Hamilton,

Duda, 1961- O Brasil entre a Ditadura e a Guerra Civil, São Paulo: Benvirá, 2011. CAVALCANTI, Themístocles Brandão, BRITO, Luiz Navarro de, BALEEIRO, Aliomar, Consitituições Brasileiras- Vol. VI- 1967, Brasília: Senado Federal, 2001. FAORO, Raymundo, Os Donos do Poder- Formação do Patronato Político Brasileiro, São Paulo: Globo, 2001. FERNANDES, Florestan, A Revolução Burguesa no Brasil-

Ensaio de Interpretação Sociológica, São Paulo: Globo, 2006. FERREIRA FILHO,

Manoel Gonçalves, Constituição e Governabilidade-Ensaio sobre a (in)governabilidade

brasileira, São Paulo: Saraiva, 1995. ALVES, Márcio Moreira, 68 Mudou o Mundo, Rio

de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. ALVES, Maria Helena, Estado e Oposição no Brasil-

1964-1984, Bauru: EDUSC, 2005. CARVALHO, José Murilo, Forças Armadas e Política no Brasil, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2005. DEIRÓ, Eunápio, Fragmentos de Estudos da História da Assembleia Constituinte do Brasil. Brasília:

Senado Federal, 2006. PILATTI, Adriano, A Constituinte de 1987-1988- Progressistas,

(8)

Seminário proposto: A construção jurisprudencial dos Direitos Sociais: Os temas de direito à moradia no Supremo Tribunal Federal.

MÓDULO 13- Professor Arnaldo. O tema do Direito Comparado e possibilidades de uso no estudo da Jurisdição Política, Ativismo Judicial e Direitos Sociais (VII). Roteiro temático: Jurisdição política e proteção dos direitos sociais nos direitos constitucionais europeus. Os casos de França, Portugal, Itália e Espanha.

Leituras sugeridas: As Famílias Constitucionais, Jorge Miranda in Teoria do Estado e

da Constituição, p. 71-121. Leitura de Apoio: Direito Constitucional Comparado,

Arnaldo S M Godoy, cap. 2.

Seminário proposto: Tribunais de Exceção: i) O julgamento de Otto Adolf Eichmann (Tribunal Distrital de Jerusalém – 1961 a 1962). A banalidade do mal (Hannah Arendt). Ii) Os julgamentos de Auschwitz ( 1º - Cracóvia em 1947 e 2º - Tribunal Regional de Frankfurt em 1963). A atuação do Procurador Geral da República Alemã Fritz Bauer. MÓDULO 14- Professores Inocêncio e Arnaldo-

Referências

Documentos relacionados

Assembleia Municipal de Almeirim – Acta Nº22-Abril/2016 – Quadriénio 2013/2017 – Pág : 17 de 18 JOÃO LOPES (Coligação Amar a Terra (PPD/PSD.CDS-PP.MPT) »» Relativamente a

e) Definir os requisitos técnicos e funcionais para os sistemas de informação contabilística; f) Definir os requisitos técnicos e funcionais para a integração dos sistemas

A avaliação dos impactos referente à adoção da tecnologia manejo de abelhas nativas, em caixas racionais, para desenvolvimento da meliponicultura na Amazônia,

Métodos: Realizou-se estudo exploratório, aplicando-se questionário sobre deficiência visual (baixa visão e cegueira), e serviços de reabilitação de deficientes visuais à

Explaining the Rise of the Middle Class 54 Decomposition Exercise 2 Change in per capita family income % of occupied adults % of adults Non-labor income per adult Labor

2014 2015 2016 0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 Trabalho e Energia Cinemática escalar Eletrodinâmica Dinâmica Impulsiva Termodinâmica Hidrostática Fundamentos Dinâmica do movimento

A análise proposta neste trabalho é pensar sobre questões que apontem para a eficiência da Administração Pública, no exercício de suas funções primárias ou nas decisões

Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo estudar a degradação do PHB para a obtenção de oligômeros funcionalizados com etilenoglicol (PHBdiol), em uma reação de