• Nenhum resultado encontrado

Sobre o Ebook. Então, vamos aos pontos de atenção do seu currículo!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sobre o Ebook. Então, vamos aos pontos de atenção do seu currículo!"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)
(2)

Sobre a Autora

Meu nome é Simone Carvalho, sou criadora do Treinamento Conquistando Emprego. Sou especialista em RH com MBA em Gerência de Recursos Humanos voltado ao mercado de trabalho e graduada em Administração. Ao longo dos meus 6 anos e meio de carreira eu já

entrevistei cerca de 11.357 pessoas, já treinei

cerca 5.479 pessoas e contratei cerca de 3.836 pessoas.

Portanto, eu já entrevistei todos os tipos de

1

candidatos, desde os candidatos para as vagas mais operacionais, vagas técnicas e até mesmo para as vagas de Gerência e Diretoria.

Então por esse motivo eu reuni diversas dicas importantes para que você tenha uma experiência maravilhosa ao conseguir criar o seu próprio currículo através do auxílio deste Checklist.

Ficarei feliz em saber que você terá capacidade de ter um currículo perfeito, que atraia a atenção e encha os olhos do entrevistador e assim terá a oportunidade de conseguir o emprego dos seus sonhos!

(3)

Sobre o Ebook

E nesse ebook bem simples e objetivo, vou te passar uma lista de pontos do currículo que você tem que ter uma atenção especial, pois são pontos que muitos candidatos acabam cometendo erros e se você fizer da maneira certa poderá se diferenciar dos demais candidatos e aumentar as suas chances de passar para a próxima fase que é uma entrevista de emprego.

Então, vamos aos pontos de atenção do seu currículo!

Em primeiro lugar, você precisa conhecer a estrutura de um currículo. Então agora eu vou te mostrar uma das estruturas de currículo mais aprovada pelos recrutadores pelo fato dela conter todas as informações necessárias que deve ter um currículo. A estrutura é a seguinte:

2

(4)

Estrutura do Currículo

1 - Informações Pessoais 2 - Objetivo Profissional

3 - Resumo das Qualificações ou Qualificação Profissional 4 - Escolaridade ou Formação Acadêmica

5 - Experiência Profissional 6 - Cursos Extracurriculares 7 - Atividades Complementares

Agora que você já conhece a estrutura de um currículo vamos ao checklist dos principais pontos que você tem que se atentar para não criar um currículo mal feito e com erros que podem tirar seus pontos no processo de seleção.

Então, tenha o seu currículo em mãos para se certificar que ele não tenha nenhum erro que vamos listar neste checklist.

Está pronto? Então vamos lá!

3

(5)

Informações Pessoais

1 - Data de nascimento:

Na hora de informar quantos anos você tem, nunca coloque a sua idade em números (exemplo: 26 anos). A maneira correta de informar a sua idade é colocando a sua data de nascimento (exemplo: 25/01/1993) pois o seu currículo irá ficar sempre atualizado, e se caso a empresa guardar o seu currículo e quiser consultar depois de algum tempo a sua idade sempre estará correta. E se a vaga tiver algum requisito de idade e você estiver dentro do requisito você terá grandes chances de ser chamado.

4

Como estava o seu currículo neste campo?

Correto Incorreto

(6)

Informações Pessoais

2 - Estado civil:

O currículo é um documento, então você tem que ser formal, ou seja, quando for informar o seu estado civil sempre coloque solteiro, casado, divorciado, separado, viúvo, união estável (para quem mora junto não está casado no papel) e evite os estados civil informais como: namorando, morando junto, amasiado, amigado e etc.

5

Como estava o seu currículo neste campo?

Correto Incorreto

(7)

Informações Pessoais

3 - Telefone de contato:

Sempre verifique se o seu telefone de contato informado está correto, pois muitas pessoas acabam informando o telefone faltando algum número ou com números em excesso e quando a empresa vai entrar em contato o número está errado e elas acabam perdendo a oportunidade.

6

Como estava o seu currículo neste campo?

Correto Incorreto

(8)

Informações Pessoais

4 - Email de contato:

Com o email é a mesma coisa do telefone de contato, sempre verifique se o e-mail está correto, pois muitas pessoas acabam informando o email errado pois elas erram na hora de digitar e quando a empresa vai entrar em contato, o e-mail está errado e elas acabam perdendo a oportunidade.

7

Como estava o seu currículo neste campo?

Correto Incorreto

(9)

Objetivo Profissional

1 - Conheça a vaga disponível:

Antes de colocar o objetivo profissional no seu currículo, você deve conhecer quais são as vagas que estão disponíveis, ou seja, procure conhecer mais sobre a empresa, pois assim você irá ver se a vaga se enquadra no seu perfil profissional.

8

Como estava o seu currículo neste campo?

Correto Incorreto

(10)

Objetivo Profissional

2 - Seja específico:

Após conhecer as vagas disponíveis, você irá ser bem específico, ou seja se você for se candidatar a vaga de vendedor, você irá colocar VENDEDOR ou seja, o seu objetivo é se candidatar a vaga de vendedor. Mas aí você pode me perguntar, “Simone e se eu quiser me candidatar a mais de uma vaga?”

Neste caso, você terá que criar e enviar outro currículo para a empresa, pois em muitos casos os currículos são analisados por vaga, ou seja se você colocar “qualquer vaga disponível” você terá grandes chances de não ser escolhido para nenhuma das vagas.

9

Como estava o seu currículo neste campo?

Correto Incorreto

(11)

Resumo das Qualificações

1 - Seja objetivo:

Verifique se você escreveu um breve RESUMO das suas qualificações, e não escreveu um texto gigante, pois o recrutador tem que ler vários currículos durante o dia e se ele ver um texto gigante no seu currículo você pode correr o risco dele nem ler o seu “resumo” pois está muito grande.

Portanto, escreva informando somente quais são suas qualificações, suas experiências profissionais e não se esqueça, tudo nesse resumo tem que estar relacionado a vaga de emprego disponível.

10

Como estava o seu currículo neste campo?

Correto Incorreto

(12)

Escolaridade ou Formação Acadêmica

1 - Como informou sua escolaridade?

Somente informe sua escolaridade se você tem comprovação. Não informe como concluído uma série em que você não recebeu o certificado por ter ficado retido em alguma matéria.

Informe seus dados na ordem certa:

1 - Os mais recentes primeiro.

2 - Verifique as datas e os nomes das instituições.

3 - Sempre informe os dados da maneira correta para que o recrutador possa ler e entender onde você estudou ou fez o curso e quando você começou e terminou a escola ou o curso.

11

Como estava o seu currículo neste campo?

Correto Incorreto

(13)

Experiência Profissional

1 - Veja se tem todas as informações necessárias

Existem várias maneiras de se informar uma experiência profissional, mas você tem que se atentar em informar de maneira que seja organizada e bem clara para que o recrutador possa saber onde você trabalhou, por quanto tempo, quando entrou, quando saiu e qual função você estava desempenhando neste cargo.

Lembre-se que você não precisa colocar todas as suas experiências profissionais e sim as mais recentes.

12

Como estava o seu currículo neste campo?

Correto Incorreto

(14)

Cursos Extracurriculares

Você informou algum curso extracurricular?

1 - Verifique se esse curso é relevante para a vaga que você está se candidatando.

2 - Não se esqueça de informar onde, quando, e quanto

tempo durou esse curso e informe sempre do mais recente

primeiro.

3 - Não informe curso que você não tem o domínio completo, como por exemplo, o inglês. Só informe o inglês se você realmente achar que tem domínio da língua.

13

Como estava o seu currículo neste campo?

Correto Incorreto

(15)

Atividades Complementares

Você informou alguma atividade complementar?

1 - Verifique se essa atividade é algo que possa te ajudar em um currículo como por exemplo palestras, intercâmbio, trabalhos voluntários em asilos, creches, ou em outras entidades carentes e etc.

2 - Não se esqueça de informar onde, quando, e quanto tempo durou a atividade complementar.

14

Como estava o seu currículo neste campo?

Correto Incorreto

(16)

Conclusão

E esse é o Checklist dos pontos que os candidatos mais erram em seus currículos. São erros simples mas que podem fazer com que você perca ponto durante o processo de seleção.

E você sabe que o seu currículo é a porta de entrada para você conseguir um emprego, e se ele não estiver perfeito você não irá conseguir a vaga. Então não deixe de fazer essa conferência para não perder a grande oportunidade de conquistar a sua vaga de emprego.

E para você que chegou até aqui eu tenho uma grande surpresa que irá te ajudar ainda mais na sua preparação para conquistar uma vaga de emprego. Essa surpresa está na próxima página.

15

(17)

Grupo Exclusivo do Facebook

Você quer receber mais conteúdos e dicas importantes para passar em todas as etapas do processo seletivo?

Se sim, participe do meu grupo exclusivo no Facebook onde eu irei fazer lives, simulações de entrevistas, irei responder todas as dúvidas sobre currículo, entrevista de emprego, dinâmicas, testes de aptidão e de como conquistar um emprego nos tempos de hoje e eu estou preparando algo incrível para você que só irá ser revelado dentro do grupo exclusivo do Facebook.

Então para participar do grupo exclusivo do Facebook, clique no botão abaixo para solicitar a sua participação e eu te vejo lá dentro do grupo.

Até mais...

Quero Participar do Grupo!

Referências

Documentos relacionados

Exemplo do que fazer: Soluções customizadas em tecnologia para meios de pagamento.. Sempre utilizamos o artigo “a” antes do

Entre os ingredientes de um kimchi (abaixo você verá a receita), está o gengibre, que também traz benefícios comprovados para a sua flora intestinal, além de ser

Graduação A ENAP está recebendo currículos para estagiários (as) com Deficiência que estejam cursando graduação. Favor enviar

Se você deseja criar uma marca, precisa ter definido quais produtos ou serviços você pretende vender, e nessa etapa é preciso conhecer o mercado para entender se.. existe

Isso é o que um estudo recente mostra. Pesquisadores na Holanda analisaram 8.452 pessoas sem diabetes. Eles descobriram que aqueles indivíduos com os baixos níveis de TSH tinham

Assim como, também, não são todos os vinhos que te dão um aporte de Resveratrol e jamais eu te darei uma recomendação para “abrir a torneira”.. ou “enfiar o pé na jaca”

Com mais de 60 mil seguidores em seu canal voltado para profissionais da língua de sinais no YouTube, Darnley conta histórias da vida de um interprete e tradutor de Libras, em alguns

Campanha da Fraternidade tratou de diversos temas e permitiu que a IGREJA desse uma contribuição POSITIVA AO.. Talvez a