• Nenhum resultado encontrado

Segunda-feira: Cristo é Deus e é eterno. No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Segunda-feira: Cristo é Deus e é eterno. No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Segunda-feira: Cristo é Deus e é eterno.

“No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio” (João 1:1-2)

1) ENTENDENDO:

a) Quando João fala “Palavra” a quem ele está se referindo?

... b) Explique “Ele estava com Deus no princípio”:

... ... c) Leia Pv 8:22-31 e escreva a semelhança com o versículo de hoje:

... ... Agora leia o versículo de hoje na versão Viva: “Antes de existir qualquer coisa, Cristo já existia, e estava com Deus.” ►A revelação de Cristo inicia no Velho Testamento. A Bíblia deixa claro em Gn. 1:1, “No princípio Deus criou os céus e a terra”. A palavra “Eloim”, no hebraico, é utilizada por Deus para revelar-se como Deus no plural, ou seja, “os deuses”. As palavras “Javé”, “Iavé” e “Jeová” são pluralizadas, pois Deus é tão grandioso que não é possível definir para um único nome. Esse mesmo fenômeno acontece no versículo de hoje. Ainda com todas essas evidências baseadas na Palavra de Deus, testemunhas de Jeová e os muçulmanos dizem que Jesus não é Deus.

2) MEMORIZANDO: Memorize o versículo. O Senhor deu a você uma mente poderosa! Compartilhe com alguém do seu G.A. após decorar. ( ) Fiz!

3) TIRANDO A LIÇÃO: Jesus não começou a existir quando os céus e a terra foram formados, muito menos quando o evangelho foi trazido ao mundo. Ele tinha a glória com o Pai antes que houvesse mundo (Jo 17.5). Ele é antes de todas as coisas e existe desde toda a eternidade, apesar de ser uma pessoa distinta de Deus Pai, é ainda assim um com Ele. Desde a eternidade onde estava o Pai, ali também estava o Filho (Pv 8: 22-26) – iguais em Glória, coeternos em majestade, porém um só Deus.

➔ Aprofundando: Em Cl 1.15 (pausa para a leitura), Jesus é considerado primogênito da Criação. A palavra "primogênito" nem sempre tem o sentido do primeiro que nasceu. Na verdade, é usada várias vezes na Bíblia para mostrar a posição de honra ou privilégio que alguém recebeu. Por exemplo, Deus chamou Israel de primogênito entre os povos (Êx. 4:22). Diversas outras nações já existiam séculos antes de Deus criar a nação de Israel. Primogênito não quer dizer, neste caso, o primeiro que passou a existir. Quer dizer simplesmente que Deus colocou Israel numa posição de honra acima de todas as nações. No Novo Testamento, todos

(2)

os filhos de Deus são primogênitos (Hb. 12:23), porque Deus os colocou numa posição de honra. No mesmo sentido, o Pai colocou Jesus numa posição de primazia acima de todas as criaturas. De semelhante modo, Jesus é o primogênito de entre os mortos (Cl. 1:18). Outras pessoas foram ressuscitadas antes de Jesus, mas Ele reina supremo sobre todos. Jesus não é criatura. Ele é Criador, Redentor, e Senhor dos senhores (Ap. 17:14). ➔Aprendendo mais: Jesus é Deus. Logo, Ele possui todas as características de Deus. Para entender melhor, faça a leitura dos versículos, escreva a lição de cada um e responda as perguntas:

Responda de acordo com a leitura

Lição

Cl 1:15-19 a) Quem criou o mundo?

Cl 2:9 b) O que habita em Cristo?

Hb 1:6-8 c) Quem é o “Primogênito”?

5) DECIDINDO: Decida ser forte nas suas convicções como cristão. Decido:

( ) Ler 1 capítulo de Provérbios a cada dia do próximo mês; ( ) Fazer a leitura de um livro cristão; ( ) Ler o livro de João e fazer um resumo; ( ) Evangelizar uma pessoa da minha família; ( ) Outra decisão: ... 5) COMPARTILHANDO COM DEUS: Entregue ao Senhor Jesus todas as suas decisões. Peça fome e sede pela sua Palavra e um espírito de sabedoria e discernimento para entender o que o Espírito Santo quer que você modifique na sua conduta.

Terça-feira: Jesus é o Criador de todas as coisas e é o que se pode ver de Deus

“O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa.” (Hb 1:3a)

1) ENTENDENDO: Procure o significado das palavras abaixo:

resplendor: ... glória: ... expressão:... exata:... sustentando: ... Reescreva o versículo usando os significados das palavras sublinhadas:

... ... ... ... Como nós podemos ver Deus? (Leia Jo 14:8-9)

... ... ... 2) MEMORIZAÇÃO: Faça um desenho do versículo de hoje e deixe em um lugar visível do seu quarto. ( ) Fiz o desenho.

(3)

3) TIRANDO A LIÇÃO: De acordo com o Antigo Testamento, nenhum homem podia ver Deus e permanecer vivo, até Moisés, que a Bíblia diz que falava com Deus face a face como um amigo, precisava ser coberto pela mão de Deus, pois ninguém poderia ver a face de Deus e permanecer vivo (Êx 33:20-23). No relacionamento das pessoas com Deus no Antigo Testamento temos duas pessoas importantes: ►O Sacerdote: ele apresentava as pessoas a Deus, fazia os sacrifícios pelos pecados. ►O Profeta: ele falava às pessoas em nome de Deus, eram escolhidos por Deus para instruir o povo e transmitir as mensagens de Deus.

Mas nunca foi da vontade de Deus que este relacionamento fosse assim. Deus se entristece por termos sido separados de Sua presença por nossos pecados. Tudo isso mudou quando Deus enviou Jesus Cristo, nEle nós podemos conhecer todos os atributos de Deus.

Relacione os atributos de Deus com as referências sobre Cristo a) Criador b) Santo c) Poderoso d) Justo e) Eterno f) Soberano g) Perfeito h) Glória ( ) Jo 1:1-3 ( ) Hb 13:8 ( ) 1 Jo 2:1 ( ) Mc 1:7-8 ( ) Jo 1: 14 ( ) Hb 7:28 ( ) Ap 3:7 ( ) Jd 1:4

►Em Jesus podemos conhecer Deus e também a vida, a paz e a alegria que Ele traz. Podemos ser adotados em Sua família e ter livre acesso ao Pai. Não há mais véu que separe, poderes ou autoridades, anjos ou demônios, nem nada em toda a criação possa ficar entre nós e o amor de Deus. Leia Rm 8:38-39 e escreva a lição.

... ... 4) DECIDINDO: Para conhecer uma pessoa é necessário decidir fazer isso, é necessário decidir mudar. Eu decido: ( ) Fazer um estudo bíblico especial sobre ... ( ) Acordar mais cedo para orar. ( ) Fazer o exercício do bip. ( ) Outra decisão ... ... 5) COMPARTILHANDO COM DEUS: Ore louvando o nome que traz vida, o nome que criou o Universo e deu Sua vida por amor. Cante e diga “Oh, quão lindo esse nome é - https://www.youtube.com/watch?v=mTPgy4VuXyo”

Resposta: a, e, d, g, h, b, f.

Quarta-feira: Jesus tornou-se homem.

“Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.” (João 1:14)

1) ENTENDENDO: Pesquise o significado das palavras sublinhadas no versículo e depois tente encaixar esse significado ao contexto do versículo. Siga o exemplo:

Palavras Significado Contexto

Palavra Unidade linguística com

significado próprio e

existência independente;

Capacidade que confere à raça humana a possibilidade

Jesus é a Palavra de Deus, é por onde Deus se expressa e se comunica. Por meio de onde Deus torna algo inexistente, existente.

(4)

de se expressar verbalmente; Glória Unigênito Cheio Graça Verdade

►Para aprender mais leia: João 1:1-18; Hb 1:9; 2:11,14,17; Fp 2:7.

►Agora explique com suas próprias palavras aquilo que você entendeu do versículo, aquilo que ele lhe ensinou.

... ... ... ... ... 2) MEMORIZANDO: Para ter a própria Palavra de Deus enraizada em você, é necessário fixá-la em sua mente, por isso se esforce para decorá-la! Mande também para algum amigo um áudio ou vídeo falando o versículo.

3) TIRANDO A LIÇÃO: Jesus tornou-se homem! O Criador tornou-se criatura e até João Batista não saberia diferenciá-lo do restante das pessoas, se Deus não o tivesse falado (Leia Jo. 1:32-34). João Batista deu seu testemunho de que Jesus é o Filho de Deus, o único nascido do próprio Deus, assim como diz também em Hebreus 1:5. E nós nos tornamos filhos de Deus através de Jesus.

Pausa para leitura! Leia João 1:1-4, 30; Jo 8:58; Cl 1:17; Pv. 8:22-31.

►Como você pôde perceber nos versículos, Jesus já existia antes de todas as coisas, pois Ele também é o próprio Deus, o mundo foi criado através Dele, para a glória de Deus Pai. E então se fez carne, se tornou um de nós por um propósito, para nos conectar novamente com Deus Pai, dando-nos vida eterna e para nos ensinar como viver de acordo com a vontade Dele. Jesus veio para o mundo para participar da mesma condição humana da qual temos e para derrotar aquele que tem o poder da morte, o Diabo. Através do sacrifício de Jesus, nós também derrotamos a morte e participamos da Sua glória. (Leia Hb. 2:9-15). No versículo 14, diz que Jesus derrotou a morte, e no verso 15 diz que através disso libertou aqueles escravizados por ela. Jesus deixou a Sua glória para nos libertar - que amor infinito tem por nós! E você, como está o seu amor por Ele? Você tem vivido consciente do sacrifício de Jesus por nós? Do quanto nos amou tornando-se como humano para nos dar liberdade eterna? Deixando Sua glória por um período para que nós pudéssemos viver posteriormente nessa glória?

4) DECIDINDO: Mude o que precisa ser mudado para agradar ao Senhor tendo o exemplo de Jesus. ( ) Decido mudar essa atitude ... que sei que está desagradando a Deus.

(5)

( ) Decido continuar firme no estudo e aprendizado na meditação dessa semana, não falhando.

( ) Decido decorar mais um versículo dessa meditação para ter a própria Palavra de Deus fixada em minha mente.

( ) Decido colocar para despertar o celular 3 vezes, para lembrar o versículo de hoje e também do tanto que o Senhor Jesus fez por mim e faz.

( ) Decido listar no mínimo 5 bênçãos que recebi por Jesus ter se tornado humano como nós. 5) COMPARTILHANDO COM DEUS: Ore ao Senhor agradecendo pelo sacrifício de Jesus, pelo Seu infinito amor por cada um de nós. Ore ao Senhor pedindo ajuda para ser uma pessoa mais parecida com Jesus a cada dia.

Quinta-feira: Jesus é Salvador.

“Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.”” (João 14:6)

1) ENTENDENDO: Leia 1 Tm 2:5-6 e escreva a relação com o versículo de hoje: ... ... ... a) Quem é o caminho, a verdade e a vida?

... ... b) Como posso ser salvo? ( ) Através da Lei de Moisés. ( ) Dando o dízimo.

( ) Crendo em Jesus Cristo. ( ) Fazendo ministérios.

Pesquise sinônimos para as palavras: caminho, verdade e vida. Após reescreva o versículo com suas palavras:

... ... ... 2) MEMORIZANDO: Não pule essa etapa, guarde no coração a verdade de quem Jesus é. ( ) Memorizei!

3) ENTENDENDO: ➔ Jesus é o caminho, através do Seu sangue, Jesus abriu o caminho para Deus, por meio dEle podemos nos aproximar de Deus com toda a confiança ( Rm 3: 23-26; 1 Tm 2:5-6; Hb 4:16). ➔Jesus é a verdade, a essência da verdadeira religião que o coração do homem tanto deseja. Sem Ele, até o homem mais inteligente do mundo ainda permanece na escuridão dos seus pecados e nada sabe a respeito de Deus. ➔Jesus é a vida, Ele é a fonte de toda a vida (Jo 1:4), aquele que crê em Jesus tem a vida eterna ( Jo 3:36). Aquele que crê em Jesus ainda que morra viverá (Jo 11:25-26). Relacione as referências com as características de Jesus, e sua explicação:

Referência Características Explicação

Colossenses 2:13

(A) Sacrifício ( )

( B ) Jesus pode interceder por nós diante

de Deus. Hebreus 12:17

(B) Sacerdote ( B )

( ) Morreu em nosso lugar para pagar a divída

do pecado. Colossenses 1:22

(C) Salvador ( )

( ) Quando foi tentado não pecou, por isso pode nos

(6)

João 14:6

(D) Único Caminho ( ) resgatar da morte eterna. ( ) Único que pode nos 2 Tm 2:5-6

(E) Reconciliador ( ) ( ) Não há outra forma de conseguir a Salvação Hb 12:18

(F) Socorro ( ) ( ) Único mediador entre Deus e os homens

4) DECIDINDO: Talvez após essa meditação você tomou a decisão de crer em Jesus como seu único Salvador, ou de renovar seus votos com Jesus.

( ) Eu decidi fazer Jesus Senhor e Salvador da minha vida.

( ) Eu renovei meu votos de ter Jesus como Senhor e Salvador da minha vida. ( ) Vou compartilhar essa verdade – Jesus é o Salvador – com duas pessoas.

5) COMPARTILHANDO COM DEUS: Agradeça a Jesus pela oportunidade de você poder falar com Deus Pai por meio de tudo o que ele fez na cruz por amor a você.

Sexta-feira: Jesus é o Cabeça da Igreja “Ele é a cabeça do corpo que é a Igreja” (Cl 1:18a) 1) ENTENDENDO: Responda:

a) Quem manda na igreja é ( ) o pastor. ( ) meu líder de GA. ( ) Jesus Cristo. b) Qual a função da cabeça no nosso corpo?

... ... c) Quem é o corpo? ... d) Qual a função do corpo?

... ... ... ►Leia Ef 1:22-23 e responda quem colocou Jesus como o Cabeça da Igreja?

... ... ... 2) MEMORIZANDO: Chegamos ao último dia da semana de meditação. E agora vamos fazer um desafio. Após memorizar o versículo de hoje que está muito fácil, revise os versículos da semana e complete os espaços.

SEGUNDA “No ... era ... que é a ... Ele ... com ..., e era

... Ele ... com ... no ...” João ... : ....-2 TERÇA “O ... é o ... da ... de ... e a ... exata do seu ..., ... todas as ...

por sua ... poderosa.”

... 1:3ª

QUARTA “Aquele que é a ... tornou-se ... e ... entre ... Vimos a sua ..., glória como do ...

vindo do ..., cheio de ... e de ...”

João ... :14

(7)

..., a ... e a ... Ninguém ... ao ..., a ... ser

por ...””

14: ...

SEXTA “Ele é a ... do ... que é a ...”

Colossenses ... : ...a

3) TIRANDO A LIÇÃO: Assim como um corpo não tem vida sem a cabeça, uma Igreja não existe separada de Cristo. Se Cristo não é a cabeça da Igreja, ela está morta. A cabeça da Igreja não é o Papa, ou o Pastor, ou o líder, mas Cristo. Jesus é o fundamento, o dono, o edificador e o protetor da Igreja (Mt 16.18). Warren Wiersbe diz que nenhum cristão na terra é cabeça da Igreja. Vários líderes religiosos podem ter fundado congregações ou denomina-ções, mas somente Jesus Cristo é o fundador da Igreja. Cristo é a cabeça orgânica da Igreja. A palavra “cabeça” significa fonte e origem. A Igreja tem sua origem em Cristo. A Igreja só tem vida em Cristo. Estávamos mortos e Ele nos deu vida. Cristo é a fonte de poder, alegria e vida da Igreja. Assim como o corpo não existe sem a cabeça, a Igreja não tem vida sem Cristo. Fomos escolhidos em Cristo, remidos por Cristo, estamos escondidos com Cristo, seguros nas mãos de Cristo, assentados com Ele nas regiões celestes. Morremos com Ele, ressuscitaremos com Ele e com Ele viveremos eternamente. Cristo é a cabeça governante da Igreja. A palavra “cabeça” significa também aquele que governa, controla e dirige. Só Cristo tem autoridade e poder para controlar e comandar a Igreja. O corpo age, mas é a cabeça que comanda o corpo. E a cabeça que planeja para o corpo, dirige o corpo, guia o corpo, inspira o corpo, ergue o corpo, energiza o corpo e controla o corpo. Cerca de 1/3 de todos os movimentos e ações do corpo procedem da cabeça. Se o corpo não segue a orientação que emana da cabeça, entra em colapso e age para sua própria destruição. A Igreja deve estar sujeita a Cristo. A glória da Igreja é ser submissa a Ele. Quanto mais a Igreja está sujeita a Cristo, mais livre, saudável e feliz ela é. (William Hendriksen).

► Após ler os versículos, escreva sua lição pessoal sobre a meditação de hoje: Mt 16:18; Cl 1:18; 2:19; Ef 4:15-16; 5:23

... ...

Essa semana aprendemos algumas características de Jesus, escreva o que você aprendeu sobre Jesus durante essa meditação:

... ... ... 4) DECIDINDO: Para fixar o aprendizado precisamos da prática, por isso não deixe de decidir.

( ) Decido melhorar nesta área ... para ajudar na edificação do corpo de Cristo.

( ) Decido servir nesse mês na limpeza como forma de gratidão por fazer parte do corpo de Cristo.

( ) Outra decisão ...

5) COMPARTILHANDO COM DEUS: Fale com Jesus sobre seus aprendizados dessa semana, peça a Ele para você sempre ter cada vez mais desejo de conhecê-lo.

Referências

Documentos relacionados

TIRANDO A LIÇÃO: Durante as próximas semanas você meditará sobre Jesus, sua vida, ensinamentos e milagres. Mas, é importante você saber que a história de Jesus não começa

Por meio dessa análise, será possível perceber os elementos contraditórios entre os diversos discursos sobre o ex-presidente, mostrando assim a maleabilidade

Apesar das alterações ambientais ocorridas na fauna e flora, muitas espécies de plantas da caatinga são amplamente conhecidas e utilizadas na medicina popular e para a

Este trabalho teve como objetivo investigar quais os fatores motivacionais são considerados mais importantes para a prática da Educação Física no Ensino Médio A maioria dos

2.1 – A presente Ata de Registro de Preços terá validade de 12 (Doze) meses, contados a partir da data da assinatura. 15, §4° da Lei Federal n° 8.666/93, alterada pela Lei Federal

O modelo Booleano baseia-se na combinação de vários mapas binários, em cada posição x,y para produzir um mapa final, no qual a classe 1 indica áreas que

Um fator preocupante do ponto de vista ambiental, é que a agropecuária na Amazônia Legal, da forma que é realizada tradicionalmente, contribui para emissões de gases

(Encoraje as crianças a pensarem em todas as coisas que elas poderiam precisar durante esta semana.) Tire um item do kit e explique como nós temos que confiar em Deus para prover