• Nenhum resultado encontrado

Lição 2: Deus é Deus é provedor

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lição 2: Deus é Deus é provedor"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Lição 2: Deus é

Deus é provedor

História bíblica:

Elias em I Reis 17:7-16 Deus providenciou alimento para Elias e a viúva.

Conceito-chave:

Deus é Deus Provedor e eu posso confiar nEle para atender minhas necessidades.

Versículo-chave:

O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus. Filipenses 4:19

Objetivos:

O QUE Deus está me ensinando com essa história? As crianças ouvirão a estória de como Deus providenciou alimento para Elias através dos corvos e da viúva em Sarepta e de como Deus proveu alimento para a viúva a cada dia, durante a seca.

ENTÃO, o que eu devo fazer sobre isso? As crianças ouvirão que Deus promete suprir as nossas necessidades.

E AGORA (aplicação no grupo)? As crianças identificarão necessidades que precisarão confiar a Deus para que Ele as supra esta semana.

Olá crianças, bem-vindas a mais um domingo no Geração Futuro.

Quem decorou o versículo da semana passada??? Vamos relembrar? “Mas o Senhor é Deus verdadeiro; Ele é o Deus vivo; o Rei eterno. Jeremias 10:10”

Durante essa semana vocês tiveram oportunidade de falar para os seus amigos que Deus é Deus único e verdadeiro?

Hoje vamos aprender com a história de Elias que Deus é um Deus provedor.

Crianças de 05 e 06 anos

O que você vai precisar:

✗ alimentos não-perecíveis

✗ garrafas de água

✗ brinquedos

✗ celular

✗ livros

✗ cobertores

✗ lanterna

(2)

✗ colchão

✗ Cartaz: “O que realmente precisamos” e “coisas que podemos querer, mas não precisamos realmente”

Distribua os itens descritos acima para cada time. Se nós fôssemos enfrentar uma situação como a que Elias e a viúva enfrentaram, provavelmente desejaríamos estar preparados para isto.

Esta é a razão pela qual as pessoas se preparam para emergências. Imaginem que nós tivéssemos que ficar aqui nesta sala por uma semana. E ninguém poderia entrar ou sair. O que precisaríamos para sobreviver durante esta semana? Mostre os itens um a um e deixe que as crianças escolham as opções de um kit de sobrevivência. Depois peça que elas separem estes itens em dois grupos: “coisas que realmente precisamos” e “aquelas que podemos querer, mas que não precisamos realmente” e colem no cartaz no local indicado. Que coisas nós iríamos realmente precisar para passar a semana aqui? E que coisas nós não precisaremos realmente? (Conforme vocês forem examinando os itens, digam o por que eles deveriam ou não ser incluídos; podem ser itens necessários à sobrevivência, que nos protejam do frio, como os cobertores, etc.) Do que mais nós precisamos para completar o nosso kit de sobrevivência? (As ideias podem incluir água, ar puro, remédios, abrigos, pessoas para cuidar de nós, etc.). Escreva estes itens do lado de fora das caixas recobertas com jornal e junte-as aos itens já escolhidos. Antes de prosseguir pergunte Será que isso é suficiente? (Encoraje as crianças a pensarem em todas as coisas que elas poderiam precisar durante esta semana.) Tire um item do kit e explique como nós temos que confiar em Deus para prover este item. Pode ser que Deus não tenha usado os corvos para nos dar isto, mas se olharmos bem lá para trás, veremos que Deus nos dá tudo o que temos. Deus nos deu pais que trabalharam para ganhar o dinheiro que comprou todas estas coisas. Nossos pais compraram todas estas coisas em lojas feitas para vendê-las. Estas lojas puderam comprar todo este material de fabricantes e agricultores. Os agricultores cultivaram as plantas para os alimentos e os fabricantes fizeram este material em suas fábricas. Deus é quem criou e fez as plantas crescerem e que criou toda a matéria prima para a fabricação destes produtos.

O que você precisaria se durante esta semana, você começasse a sentir medo? (Deixe que as crianças respondam). O que Deus poderia providenciar para você a fim de que não sentisse medo? (Um abraço, um amigo para conversar, um adulto para cuidar de tudo, coragem no seu coração, etc.)

Deus pode nos dar qualquer coisa que precisemos. Deus é o nosso Provedor.

Se possível peça ajuda às crianças para empacotar os alimentos que poderão ser doados a pessoas carentes. Termine com uma oração:

Crianças de 07 e 08 anos

O que você vai precisar:

✗ 34 pratinhos de papel

✗ canetinhas coloridas

✗ etiquetas adesivas Preparação prévia:

Na frente de 10 pratinhos de papel escreva Deus Provê, deixando um espaço para as crianças escreverem. Na frente de 1 pratinho de papel escreva Eu. Na frente dos outros 9 pratinhos faça um X vermelho. No verso de outros 14 pratinhos escreva Ande em verde. Use uma caneta cuja tinta não apareça do outro lado do prato (você pode escrever sobre uma etiqueta adesiva e colá-la no prato.) Pela história de Elias e da viúva, nós sabemos que Deus pode cuidar de nossas necessidades, mesmo quando a situação é muito difícil.

(3)

Pegue os pratos onde estão escrito Deus Provê e pergunte De que coisas nós necessitamos? (As respostas podem incluir alimento, bebida, ar puro, abrigo, saúde, exercício, remédios, pessoas para cuidar de nós, um relacionamento com Deus, educação, dinheiro, etc.) Escolha 10 destes itens e escreva nos pratinhos onde estão escrito Deus Provê. Qual é a diferença entre as coisas que precisamos e as coisas que queremos? (Nós podemos realmente não precisar das coisas que queremos; isto depende do quanto elas são necessárias para a nossa sobrevivência.) Pegue os pratos marcados com o X vermelho e pergunte O que pode acontecer para dificultar a obtenção das coisas que precisamos? (As respostas podem incluir desde doenças, falta de dinheiro, seca, acidentes, incêndios, enchentes, pestes, roubo, guerras, fome, desemprego, terrorismo, falta de um lar, etc.) Escreva nove destas dificuldades (uma em cada prato) na frente dos pratos marcados com X vermelho. Diga que neste exato momento em algum lugar do mundo ou aqui mesmo há crianças sofrendo por alguma destas dificuldades. Como Deus normalmente supre as nossas necessidades?

(Através dos pais, das lojas, agricultores, fábricas, médicos, farmácias, paramédicos, militares, organizações de ajuda, igreja, etc.) Mostre como Deus está por trás de tudo o que realmente precisamos: providenciando a matéria-prima para todas as coisas que usamos, fazendo com que as plantas cresçam e mandando pessoas para nos ajudar a obter todas estas coisas.

Normalmente existem várias pessoas que nos ajudam com as nossas necessidades. Quando estas pessoas não estão presentes ou não há comida, água ou abrigo suficientes, Deus pode encontrar outras maneiras. Brinque com o seguinte jogo, para mostrar como nós podemos confiar em Deus para suprir as nossas necessidades.

Instruções do Jogo

1. O objetivo do jogo é chegar até a palavra “Eu” com tudo o que Deus providencia para nós, tentando evitar as dificuldades no caminho.

2. Escolha dois times.

3. Embaralhe os pratos com o “X” e com o “Ande” e coloque-os virados para baixo conforme mostra a figura. Complete a figura com um prato “Deus Provê” e um prato “Eu” virados para cima.

4. O primeiro time vira um dos pratos próximos ao “Deus Provê”. (As trilhas possíveis estão demonstradas na figura) Se o prato for um “Ande”, o time segue virando outro prato próximo (vertical, diagonal ou horizontalmente).

5. O time continua jogando até fazer uma trilha que chegue na palavra “Eu”, ou até encontrar um “X”, o que encerraria a sua jogada.

6. O outro time começa de onde o time anterior terminou, tentando chegar até à palavra “Eu”, sem virar o “X”.

Quando um time chegar à palavra “Eu”, discuta: Como Deus geralmente providencia estas coisas?

(Deixe que eles revisem os meios normalmente usados por Deus.) Estimule as crianças a procurarem por Deus quando esta necessidade particular surgir durante a semana. Mas se o caminho estiver completamente bloqueado por X.s, discuta: Quando parece impossível, como é que ainda podemos confiar em Deus para suprir as nossas necessidades? (Deus pode criar uma maneira de suprir as nossas necessidades, como Ele fez com Elias e a viúva. Veja se as crianças imaginarão maneiras que podem usar.)

Jogue várias rodadas, sempre o prato por outro .Deus provê..

Termine com uma oração, fazendo com que algumas crianças segurem os 10 pratos com Deus Provê.

Crianças de 09 a 11 anos

(4)

Pergunte para elas qual foi a mensagem principal da lição! Deus é Provedor!

Como devemos agir quando há uma necessidade? Confiar!

Quando Deus supre nossas necessidades qual é a nossa resposta pra Deus? Obrigado!

Separe uma criança do grupo e cole nas costas dela um papel escrito uma coisa que a gente deseja, por exemplo, um Play-station, ou conjunto de maquiagem, etc. Ela não pode saber o que é, mas o restante do grupo vai dar dicas para ela tentar decifrar o que é. Se for uma coisa que ela precisa combine com o resto do grupo para gritar: “Deus Provedor”, se for algo que ela deseja peça para elas gritarem: “Confiar!”, se ela responder errado as outras devem gritar: “Obrigado Senhor”. Por exemplo: essa coisa te deixa alegre e com ele você passa horas e horas se divertindo; você usa as mãos para cumprir um objetivo, tem vários botões e pode ser usado numa televisão, tem vários níveis e fases… essa coisa é um …? Resposta: um vídeo-game! Deixe ela dizer o que é e pergunte a ela se é uma coisa que ela precisa ou deseja. Se ela responder “precisa” para uma coisa que realmente precisa peça pro restante gritar: “Deus Provedor”, se for uma coisa que ela só deseja e ela responder que é algo que ela deseja, as outras gritam: “Confiar”! Se ela responder errado as outras gritam: “Obrigado Senhor”!

Nota ao Líder: Estimule as crianças a participarem. A brincadeira pode ser feita com quantos objetos forem necessários de acordo com a quantidade de crianças no grupo e podem ser feitas quantas rodadas couberem no tempo. Ensaie antes com elas os gritos e divirtam-se.

Leiam juntos o texto de I Reis 17:7-16

O QUE Deus está me ensinando com essa história?

ENTÃO, o que eu devo fazer sobre isso?

Querido Deus,

Obrigado por ser o nosso Provedor. Obrigado por cuidar destas coisas que precisamos e por criar maneiras de nos dar o que precisamos, mesmo quando parece impossível. Ajude-nos a procurar pelas maneiras que o Senhor usa para nos dar estas coisas durante esta semana. No nome de Jesus.

Amém.

(5)

Referências

Documentos relacionados

Quando alguém entra em contato com as revelações da Verdade Absoluta, sejam trazidas por Krishna, Buda, Jesus, Paulo, ou por quaisquer outros profetas ou mensageiros,

Este trabalho teve como objetivo investigar quais os fatores motivacionais são considerados mais importantes para a prática da Educação Física no Ensino Médio A maioria dos

RODOLFO – Júlia, dizer quando eu não saberia porque acredito que sempre fui apaixonado por você?. Não tenho receio de dizer que você sempre foi a mulher da

(Uma casa vazia, as paredes com um papel de parede importado, muito clássico e caro, mostrando toda a opulência do local a anos atrás, atualmente a velhice do papel

As coisas relativas à vida com Deus e ao seu serviço lhes são tediosas, e não podem encontrar qualquer alegria nelas, porque apagaram o Espírito Santo e

O Criador tornou-se criatura e até João Batista não saberia diferenciá-lo do restante das pessoas, se Deus não o tivesse falado (Leia Jo. João Batista deu seu testemunho de

Você pode pensar sobre isso, se houver alguma coisa em Deus - mas, por ora, por enquanto, regozije-se em sua juventude e deixe sua alegria estar na manhã dos dias de sua vida,

Mesmo que para Deus tudo seja possível, não significa que Ele irá resolver todos os nossos problemas e realizar milagres contínuos para aliviar nosso sofrimento.. As manifestações