• Nenhum resultado encontrado

AS POTENCIALIDADES HIPERMIDIÁTICAS DO SITE GLOBOESPORTE.COM 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AS POTENCIALIDADES HIPERMIDIÁTICAS DO SITE GLOBOESPORTE.COM 1"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

AS POTENCIALIDADES HIPERMIDIÁTICAS DO SITE GLOBOESPORTE.COM

1

Andressa Torresilha Borzilo

2

RESUMO

Este artigo irá buscar através das características da hipermídia analisar e descrever os elementos presentes no site globoesporte.com que são capazes de criar um espaço interativo e hipermidiático.

O objetivo é mostrar o potencial criativo que a internet possui para desenvolver novas ferramentas que possibilitam a construção de um texto coletivo, em que o leitor passa a contribuir para o desenvolvimento e elaboração do conteúdo a ser veiculado.

Palavras-chave: Hipermídia. Interatividade. Internet.

Conceituação

Antes de analisar e discutir os elementos hipermidiáticos e interativos presentes no site que será apresentado é necessário conceituá-los.

O elemento a ser tratado será a hipermídia, mas para que se possa entendê-la antes é preciso que se fale do hipertexto. A conceituação do hipertexto tem origem ainda no texto impresso, a partir das diferentes formas de leitura de um mesmo texto. Para o criador do termo nos anos de 1960, Theodor Nelson, o hipertexto é “um conceito unificado de idéias e de dados interconectados, de tal modo que esses dados possam ser editados em computador” (Apud Koch, 2007: 23). De forma mais generalizada, o hipertexto é composto por blocos de informações interligados por vínculos eletrônicos, os links. Esses blocos de informação podem ser formados por diferentes elementos, como por exemplo, textos, imagens, vídeos, ícones e sons.

Para a construção de um sistema hipermidiático é necessária a interconexão desses blocos de informação. Essa interconexão deve ser feita através de ícones, que permitem que o leitor navegue pela página, no caso de o sistema se tratar de um site. De acordo com Pierre Lévy o que faz de um sistema ser hipertextual, é a capacidade de suas páginas conterem referências cruzadas e de estar conectadas de uma forma não linear. Nos sites os ícones que permitem a navegação pelo sistema

1

Trabalho apresentado à disciplina Jornalismo Digital II do curso de Jornalismo da FAAC – Unesp/Bauru

2

Aluna de graduação do Curso de Comunicação Social Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Arquitetura, Artes

e Comunicação – Unesp/Bauru

(2)

podem vim em forma de palavras destacadas no texto, o que permite uma ligação direta de um assunto específico com o site anterior. Lévy ainda acrescenta que a hipermídia desterritorializa o texto, deixa-o sem fronteira, permitindo um maior dinamismo de leitura. Cabe ao leitor organizar e associar as informações, afinal um texto leva a outro, que leva a outro, formando uma rede de informações interconectadas.

Partindo agora para a questão da interatividade, pode-se dizer que a sua conceituação já é um pouco mais antiga, visto todo o potencial interativo de uma obra de arte, como pontua Lévy. Em relação a hipermídia, o sistema apenas se torna interativo a partir do momento em que há uma troca com o leitor. A leitura é o elemento básico para a concretização da interatividade. O grau de interatividade está diretamente relacionado às possibilidades de acesso aos conteúdos, de forma a estabelecer uma relação mínima entre o leitor e o site. Trazendo a interatividade para um lado mais metafórico da arte, o artista canadense David Rokeby criou seu próprio conceito de interatividade, de acordo com ele “a interatividade se define no momento em que a obra reflete de volta para nós as conseqüências de nossas ações e decisões” (Lévy, 1996).

Nas palavras de Lévy (1996, p. 41),

O caráter interativo é elemento constitutivo do processo hipertextual. À medida que a hipermídia se corporifica na interface entre nós da rede e as escolhas do leitor, este se transforma em uma outra personagem. Dentro dessa perspectiva, minha tese é: o leitor é agora um construtor de labirintos.

No entanto é possível separar a interatividade em dois níveis, a interatividade mútua e a interatividade reativa, uma mais atuante e a outra mais limitada. Podemos separá-las através de exemplos. A interatividade mútua proporciona uma troca real e aberta entre o usuário e o texto, os chats, por exemplo. Já a interatividade reativa é mais restrita, ela segue determinadas regras existentes no programa, há pouca liberdade criativa, os jogos de vídeo-game, servem como exemplo de interatividade reativa. Maria Clara Aquino (2007, p.8) critica a interatividade existente na web atualmente.

O que vemos hoje na web é uma interação reativa, pois o usuário fica limitado a escolher entre uma quantidade de links e simplesmente navegar por entre esse mar de opções, porém incluir novos rumos, ou seja, novos links, isto não lhe é facultado.

Enfim, pensar em interatividade é colocar o leitor como um agente ativo no processo de

construção e atualização do sistema hipermidiático. A interatividade permite uma nova relação

(3)

entre o leitor e a obra, já que aquele passa ter função determinante para a existência deste. “Sem o leitor a obra se reduz à mera potencialidade” (Lévy, 1996).

Caracterização

A partir da conceituação dos elementos apresentados aqui é possível organizar as principais características da hipermídia. Primeiramente o hipertexto, a não linearidade do texto - a leitura não obedece a uma seqüência - ela segue os interesses do leitor. Os links são as interconexões entre as informações, organizados de forma a construir uma rede de idéias. A desterritorialização do texto, deixa o texto sem fronteira, levando à uma encruzilhada. O texto fragmentado e atomizado permite uma menor dependência do que vem antes ou depois. A escrita topográfica, em que a construção é baseada em unidades interconectadas, um espaço não-hierarquizado de escrita e leitura. A intertextualidade, a fusão e sobreposição de inúmeros textos ao mesmo tempo. A interatividade, a hipermídia permite a troca entre máquina e usuário. A virtualidade – o hipertexto é a raiz de textos potenciais. E o leitor ativo, capaz de interferir no texto, arquiteto de um labirinto de informações.

Site globoesporte.com

O site globoesporte.com é na realidade uma versão on-line do programa de televisão “Globo Esporte”, exibido se segunda a sábado pela emissora Rede Globo. A proposta é disponibilizar no site todo conteúdo informativo exposto na TV, acrescentando outras possibilidades de acesso às notícias esportivas.

O layout da página é bastante atraente ao público. Utiliza elementos que chamam atenção do leitor, como por exemplo, fotos e vídeos, além do uso de cores expressivas e que possuem um significado relacionado ao conteúdo proposto.

Este não é o primeiro nem o único site que traz para o universo da rede mundial de

computadores o conteúdo de uma mídia tradicional, no caso a televisão. Atualmente, quase todas as

mídias, impresso, rádio ou TV possuem suas páginas na internet. O conteúdo on-line funciona como

complemento da versão tradicional, não há uma competição, pelo contrário, ele serve como

mecanismo de fidelização da edição televisiva, como no caso do globoesporte.com. O site amplia as

(4)

ferramentas de comunicação dos meios de massa, e ainda passa a agregar novos valores. A introdução de uma nova mídia não significa o desaparecimento dos modelos tradicionais. A internet surgiu para se apropriar dos elementos de comunicação já existentes. Ela é capaz de disponibilizar em uma mesma página informações através de texto, áudio e vídeo. Os conteúdos e a produção da informação foram reformulados com o intuito de ampliar os serviços de comunicação.

A proposta deste artigo é apresentar os elementos que fazem do site globoesporte.com uma sistema hipermidiático. Quais as ferramentas que esta página na internet disponibiliza ao leitor para que este absorva e interaja com o conteúdo ali exposto. E quais as características da hipermídia ali disponíveis.

Mecanismos de interatividade no site globoesporte.com

A página do site globoesporte.com oferece vários recursos que podem caracterizá-lo como um conteúdo hipermidiático. Para isso vamos apresentar as ferramentas presentes na página.

A maioria das matérias oferece o contato direto com o autor do texto através de um endereço de e-mail. Esse tipo de ferramenta permite que o leitor forneça sua opinião ou dê uma sugestão sobre o que está sendo publicado, podendo interferir na produção de futuras matérias. É, portanto um mecanismo interativo do site, característica básica da hipermídia. Uma outra forma de o leitor interferir no texto do site é através da ferramenta “Alterar o tamanho da letra”, de maneira que ele pode aumentar ou diminuir o tamanho da letra do texto que está na tela de acordo com as suas necessidades.

Outras três ferramentas presentes no texto criam possibilidades de ação do leitor. O ícone

“Impressão”, que permite que o texto seja impresso, voltando a sua forma tradicional. O ícone

“Indicar por e-mail”, que possibilita ao leitor divulgar aquele conteúdo, transformando-o em agente ativo na difusão da informação. E o terceiro ícone, “Receber conteúdo via celular”, em que o leitor acaba por fazer um contrato com o site, e passa a ter acesso às informações do site via aparelho celular. Essas são ferramentas características de um sistema hipermidiático, de acesso irrestrito a informação e de diferentes formas de conexão.

O site oferece um vasto espaço para links, o site oferece uma grande variedade de links,

portanto possui uma intensa interconexão de informações. Um exemplo: ao clicar no símbolo do

(5)

clube que deseja obter informações, aparecerá uma página completa com informações sobre esse time. Haverá uma foto para a matéria central e abaixo seguirá vários links com diferentes tipos de informações sobre o clube pesquisado. Os links permitem a criação de uma rede informacional, que acaba por levar o leitor a uma encruzilhada. É a tecnologia de leitura e escrita não seqüenciais.

Uma outra característica dos textos no site globoesporte.com é a presença de links dentro do próprio texto, através de palavras-chaves em negrito (hotwords). São na maioria do tipo direcionais, isto é, que levam o leitor a um ponto predeterminado, podem ser chamados de links disjuntivos.

Esse tipo de situação é muito específico de um conteúdo hipermidiático, no qual as informações, os textos estão sempre fragmentados, atomizados e ausente de fronteiras, isso é o que chamamos de desterritorialização da informação. Esse tipo de construção baseado em unidades atomizadas e interconectadas é conhecida como escrita topográfica, uma escrita que apresenta as possibilidades de ligação que um sistema possui.

O site ainda abre muitas janelas para os blogs. Na página principal do site globoesporte.com há links para blogs de diferentes modalidades esportivas, mas com maior destaque ao futebol.

Podemos dizer que o blog é um dos elementos da internet que mais abre espaço para questões da interatividade. É um ambiente mais coletivo, em que o leitor tem a possibilidade de inserir comentários e até mesmo links, o que dificilmente é possível na grande maioria dos sites. O blog é um canal aberto à participação ativa do leitor. Um dos links do site leva ao blog “Futlog”, um canal dedicado ao futebol amador, onde usuário pode publicar seus próprios gols ou partidas que disputou. Desta forma o leitor passa a virar notícia, como a própria descrição do blog indica – Futlog: onde o jogo do seu time pode virar notícia e ser debatido por toda comunidade do futebol amador. Esse fica como exemplo de uma interatividade de fato, em que o internauta surge como co- desenvolvedor, anulando a escrita individual e unidirecional, dando ao meio a proposta de um espaço coletivo.

O “Você no Esporte” é mais um espaço no site para a participação do usuário. Ao clicar no

link “Você no Esporte” abrirá uma página para que o usuário se cadastre no site de forma gratuita

(uma maneira de estreitar a relação com o leitor). Ao se cadastrar o leitor terá a possibilidade de

enviar livremente seus próprios vídeos para o site. O cadastro dá ainda ao leitor a oportunidade de

participar das promoções oferecidas pelo site, em que o usuário pode concorrer a ingressos de

partidas ou camisas dos clubes. Para participar é preciso estar cadastrado e responder a uma

(6)

pergunta relacionada a um jogo, ou mesmo sobre um clube. Esse cadastro funciona para estreitar as relações entre o site e o leitor. O contrato de fidelidade pode ser feito também através dos arquivos em RSS. Essa ferramenta possibilita ao usuário armazenar no seu computador o conteúdo desejado e ter acesso direto a ele sem a necessidade de se conectar a internet. O leitor tem a possibilidade de organizar a informação da forma que ele desejar, podendo até montar um arquivo sobre o tema que mais lhe interessar, ele passa a comandar o que será lido, o conteúdo deixa de fluir de uma forma linear e passa a trilhar os caminhos criados pelo usuário.

A opinião do leitor pode ainda ser detectada através das constantes enquetes que estão sempre visíveis na página principal do site. Normalmente, a pergunta esta relacionada a um tema amplamente discutido durante a semana. Com o resultado da enquete é possível criar um perfil para o leitor do site e ainda mais, os resultados podem influenciar na forma e no conteúdo de futuras matérias a serem publicadas. Esse é um tipo de recurso utilizado na maioria dos sites, pois dá ao leitor a sensação de que sua opinião esta presente naquele conteúdo exposto, ele se sente um pouco autor, e é esse tipo possibilidade que faz de um sistema algo coletivo, que é também uma proposta da interatividade, e que aparece de forma limitada atualmente na internet.

Uma nova proposta de interação – A Tabela Dinâmica

A mais recente proposta do site globoesporte.com, talvez seja uma das mais eficientes formas de interatividade possíveis na internet.

A “Tabela Dinâmica” surgiu com o início dos campeonatos estaduais de futebol. A proposta é

a seguinte. O site apresenta uma tabela de jogos, rodada por rodada e ao lado a classificação dos

clubes de acordo com os resultados obtidos no decorrer do campeonato. Até ai não há nenhuma

diferença com o que é feito pelos outros sites de esporte. No entanto na “Tabela Dinâmica” em

frente ao nome de cada clube há um pequeno quadrado em branco para ser preenchido com os

possíveis placares que o usuário acredita para a partida. Automaticamente à previsão feita pelo

usuário, a classificação do time na tabela se altera de acordo com o placar previsto pelo leitor. É um

exemplo claro de como o leitor pode agir no sistema (interatividade), já que ele tem a oportunidade

de alterar o que está exposto na página. A liberdade do usuário de criar permite que esse seja

também autor do conteúdo, reflexos de um sistema hipermidiático, em que a participação do usuário

(7)

é determinante para a construção da informação. A “Tabela Dinâmica” permite a fusão do usuário com o papel de programador, já que ambos podem alterar o texto, isso sim funciona como uma proposta de interação na web. É uma interação total do leitor com o conteúdo da página, em que ele constrói e desconstrói de acordo com as suas vontades.

Podemos dizer que site globoesporte.com contribuiu muito, através da criação da “Tabela Dinâmica”, para o desenvolvimento de uma real interatividade na internet, que oferece ferramentas para a liberdade de criação dos usuários.

Recursos audiovisuais do site globoesporte.com

Vamos agora abordar uma das características mais presentes e determinantes do site globoesporte.com, e com certeza, um dos seus principais atrativos. Antes de apresentarmos como um site, seria importante pontuar suas origens. De fato o site globoesporte.com não deixa de ser uma extensão do programa de televisão “Globo Esporte”, o que mostra mais uma vez a capacidade de reformulação e evolução dos meios de comunicação, principalmente com a inserção da internet.

A internet criou novas necessidades aos tradicionais meios de comunicação, que não puderam ficar parados. A proposta desses sites vindos da TV, do impresso ou do rádio é de estender e complementar o conteúdo, com o objetivo claro de fortalecer o suporte tradicional, e de inserir o novo.

Tanto o site globoesporte.com é uma extensão do programa de TV, que se você não puder ver os gols da rodada na TV, é só acessar o site que todos os gols, inclusive os melhores momentos das partidas estarão todos lá, sem acesso restrito. E ainda para complementar tem o texto escrito que descreve toda a partida, lance a lance.

A imagem é ainda uma das principais ferramentas de atração na internet. Sabendo disso o site globoesporte.com não perde a oportunidade de utilizar tais ferramentas para conquistar seu público on-line e televisivo.

Considerações Finais

(8)

Através da descrição e análise do site globoesporte.com foi possível desenvolver uma discussão a respeito das características da hipermídia e de como a internet surge como um espaço em potencial para a exploração dos recursos hipermidiáticos.

O cruzamento de informações, característica básica da hipermídia, não surgiu com a internet, o simples ato da leitura já trabalhava com a interconexão de idéias. O que queremos mostrar é que essas relações são fundamentais até hoje para a comunicação, afinal estamos inseridos em uma rede de informações, em que tudo está conectado.

A internet alterou a construção da informação, hoje autores e receptores se fundem e a idéia de construção coletiva passa a ser mais real. As relações entre usuário e máquina foram estreitadas. A maior capacidade de intervenção do leitor funciona como um fator determinante para o desenvolvimento de um espaço hipermidiático. Através da observação do site globoesporte.com foi possível constatar que este possui potencialidades hipermidiáticas que possibilitam ao leitor poder de ação sobre o conteúdo, além de ser um espaço capaz de explorar recursos multimidiáticos extremamente atrativos, em destaque a utilização de vídeos para a difusão da informação.

A construção do texto de forma fragmentada e atomizada é o que permite a sua não- linearidade e sua divisão em blocos. Essas características tornam o texto mais flexível, dinâmico e associativo, por isso sua capacidade de se interconectar. Essa interconexão é feita através dos links, uma das ferramentas mais utilizadas na internet. São os links que nos levam a uma encruzilhada de informação, que desterritorializa o texto, deixando sem fronteira alguma, o limite passa a ser estabelecido pelo leitor, é ele quem passa a ter domínio sobre a leitura, deixando de ser um receptor passivo.

As potencialidades da internet ainda não foram completamente exploradas, mas é importante notar que a cada dia surgem sites, como o globoesporte.com, com novas propostas e diferentes ferramentas capazes de criar um espaço mais interativo, que desenvolva projetos de concretização do hipertexto coletivo.

É preciso que se veja a internet como mais um meio de comunicação que surgiu para

contribuir para o desenvolvimento da comunicação, e não para excluir os meios tradicionais. Mas

que pode servir sim como uma ferramenta importante para construção de um espaço

comunicacional coletivo e democrático.

(9)

Referências

AQUINO, Maria Clara. Um resgate histórico do hipertexto: o desvio da escrita hipertextual provocado pelo advento da Web e o retorno aos preceitos inicias através de novos suportes.2007.

KOCH, I. G. V. Hipertexto e construção de sentido. Alfa, São Paulo, v.51, n.1, p.23-38, 2007.

LEÃO, L. O labirinto da hipermídia: arquitetura e navegação no ciberespaço. São Paulo:

Iluminuras,2001.

LÉVY, P. O que é virtual. Rio de Janeiro: 34, 1996.

www.globoesporte.com

Referências

Documentos relacionados

Os sistemas de equa¸c˜ oes diferenciais ordin´ arias dos modelos foram resolvidos numericamente pelo M´ etodo de Diferen¸cas Finitas N˜ ao Local para Equa¸c˜ oes

A1 – Candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em instituições públicas de ensino e sejam aquicultores ou pescadores ou agricultores familiares ou

O projeto Capacitar para mudar - Ações educativas em um hospital de urgência e emergência, visa reduzir a quantidade de resíduo gerado na unidade, com foco especifico nos

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Período de recursos ao gabarito da prova objetiva 3 dias úteis Publicação dos resultados das provas 21/06/2018 (provável) Período de recurso ao resultado das provas Até 26/06

Segundo Svartholm (2014), o modelo bilíngue para a educação de pessoas surdas, originalmente adotado na Suécia, tem como princípio o acesso à língua de sinais desde o

No módulo Trabalhos, passou a existir um novo acesso que permite definir para cada utilizador que só pode alterar e eliminar apenas as suas Ordens Trabalho;.. No código das Ordens

Sign Language Sun., 4 pm – Guided Tours in Brazilian Sign Language Fri., 6 pm – Dramatized Tour, 6 pm – Dramatized Tours in Brazilian Sign Language In addition to all