• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO ELEITORAL PARA ESCOLHA DOS MEMBROS DO CONSELHO DIRETOR DO IFPI CAMPUS COCAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO ELEITORAL PARA ESCOLHA DOS MEMBROS DO CONSELHO DIRETOR DO IFPI CAMPUS COCAL"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

PROCESSO ELEITORAL PARA ESCOLHA DOS MEMBROS DO

CONSELHO DIRETOR DO IFPI CAMPUS – COCAL

(2)

EDITAL Nº 04, 09 DE MARÇO DE 2016.

A DIRETORA GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ, CAMPUS COCAL, no uso de suas atribuições legais, torna público a realização das inscrições para o processo eleitoral de escolha dos Membros do Conselho Diretor do IFPI Campus – Cocal, de acordo com portaria nº 22, de 04 de janeiro de 2016, que institui o Conselho Diretor nos Campi do IFPI, que terá por finalidade apoiar as atividades do campus visando contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino, pesquisa e extensão e melhoria das condições socioeconômicas e culturais da região onde está localizado.

1.DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O processo eleitoral será regido por este Edital e será coordenado por uma Comissão Eleitoral, instituída através da Portaria interna n°: 04/2016 da Direção Geral do Campus do IFPI-Cocal; e supervisionado pela Diretoria Geral do Campus Cocal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, situado na Rodovia PI 213, Km 21, S/N CEP: 64.235.000 Cocal – PI.

1.2 Todos os procedimentos envolvidos na realização deste processo eleitoral serão realizados na cidade de Cocal-PI, na sede do Campus Cocal do Instituto Federal do Piauí – IFPI.

1.3 O processo eleitoral compreende: constituição da comissão eleitoral, a inscrição dos candidatos, a fiscalização, a votação, a apuração, a divulgação e a comunicação formal do resultado do pleito ao Reitor do IFPI.

2. DAS VAGAS

2.1 A seleção de que trata este Edital, destina-se ao preenchimento de vagas de membros e suplentes do Conselho Diretor do IFPI Campus – Cocal, conforme especificação abaixo:

REPRESENTANTES DAS CATEGORIAS VAGAS

Representante do corpo docente 01

Representante do corpo técnico-administrativo 01

(3)

2.2 Os representantes de cada segmento serão escolhidos por seus pares.

2.3 Os membros do Conselho Diretor terão mandato de dois anos, permitida uma recondução para um período imediatamente subsequente, exceto para o presidente, cujo mandato perdurará pelo período em que se mantiver no cargo de Diretor-Geral.

2.4 Compete ao Conselho Diretor:

I. Assessorar a Direção Geral sobre assuntos de caráter administrativo, de ensino, de pesquisa e de extensão do campus;

II. Auxiliar o processo de escolha dos nomes para o provimento do cargo de Diretor Geral do campus;

III. Apreciar e recomendar ao Conselho Superior o plano geral de ação e a proposta orçamentária anual do campus;

IV. Apreciar e recomendar ao Conselho Superior cobrança de taxas, emolumentos e contribuições por prestação de serviços em geral, a serem desenvolvidos no âmbito do campus;

V. apreciar a execução orçamentária e as contas do exercício financeiro, emitindo parecer sobre a propriedade dos registros;

VI. Apreciar e recomendar à Direção Geral do campus, quando em nível local, e à Reitoria, quando em nível estadual, nacional e internacional, acordos, convênios e contratos entre o campus e outras entidades, observada a legislação em vigor;

VII. Elaborar e propor, através de um de seus membros ou por documento subscrito por ¼ (um quarto) da representação de cada segmento e encaminhado diretamente ao Conselho, alteração do Regulamento Interno do campus, submetendo-a à homologação do Conselho Superior, observado o disposto no Regimento Geral do Instituto;

VIII. Propor, através de um de seus membros ou por documento subscrito por ¼ (um quarto) da representação de cada segmento e encaminhado diretamente ao Conselho, alteração do Regimento do Conselho Diretor do campus, submetendo-a à apreciação do Conselho Superior, observado o disposto no Regimento Geral do Instituto;

IX. Aprovar as normas disciplinares do corpo discente no âmbito do campus, respeitada a norma superior vigente;

X. Apreciar e propor ao Conselho Superior a aprovação do calendário acadêmico do campus;

(4)

XII. Analisar questões submetidas à sua apreciação, em matéria de sua competência, embora não especificadas neste artigo.

XIII – Demais atribuições previstas na portaria da Reitoria, n°: 22 de 04 de janeiro de 2016.

3. DOS CANDIDATOS

3.1 Os servidores e os discentes interessados em concorrer às vagas do Conselho Diretor, deverão requerer registro perante a Comissão Eleitoral.

3.2 Os interessados deverão candidatar-se às vagas da categoria da qual fazem parte. 3.3 Os servidores que se candidatarem deverão está em efetivo exercício no IFPI Campus Cocal.

3.4 Poderão candidatar-se às vagas do Conselho Diretor, os discentes que possuírem os seguintes requisitos:

I. estar efetivamente matriculado em curso regular do IFPI Campus Cocal; II. ter idade mínima de 16 anos.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1 – As inscrições serão realizadas na forma presencial nos dias 04 e 05 de abril de 2016, no horário de 8h as 12h e de 14h as 17:00, no setor de protocolo, na sede do IFPI -Campus Cocal.

4.2 Os candidatos têm o direito de se inscrever pessoalmente ou por procurador legal, desde que devidamente constituído, com poderes específicos para tal finalidade.

4.3 Os candidatos poderão se inscrever somente com seu nome e/ou um apelido.

4.4 Os candidatos servidores, ao se inscreverem, deverão comprovar através de declaração e/ou contracheque o vínculo com a categoria da qual fazem parte e entregar cópia do RG e CPF.

4.5 Os candidatos discentes, ao se inscreverem, deverão comprovar através de declaração de matrícula, o vínculo com a categoria da qual fazem parte e entregar cópia do RG e CPF.

4.6. No ato da inscrição os candidatos preencherão um requerimento padrão, disponibilizado pela comissão eleitoral, no setor de protocolo do Campus IFPI-Cocal. 4.8 Nenhuma inscrição será realizada fora do prazo previsto no item 4.1.

(5)

às eleições de que trata este Edital.

4.10 O registro implicará na concordância tácita do candidato em concorrer ao pleito, nas condições estabelecidas por este Edital.

4.11 Decorrido o período de inscrição, a Comissão Eleitoral deverá homologar os pedidos de registro dos candidatos e publicar a lista oficial dos concorrentes em ordem alfabética, para a ciência da comunidade escolar, conforme Anexo I, deste edital.

4.12 Em caso de indeferimento do pedido de registro, no prazo de 01 (um) dia letivo após a publicação da lista oficial, o interessado poderá interpor recurso para a Comissão Eleitoral, no setor de protocolo, apresentando suas razões de fato e de direito, de acordo com as datas do Anexo I, deste edital.

4.13 A Comissão Eleitoral terá o prazo de 24 (vinte e quatro) horas para proferir decisão sobre o recurso e dar ciência ao recorrente, conforme as datas do Anexo I, deste edital.

5. DOS ELEITORES

5.1 Consideram-se eleitores para escolha de representantes do Conselho Diretor:

I. servidores docentes do Quadro Permanente do IFPI Campus Cocal, em efetivo exercício;

II. servidores técnico-administrativos do Quadro Permanente do IFPI Campus Cocal, em efetivo exercício.

III. alunos efetivamente matriculados em cursos regulares do IFPI Campus Cocal.

5.2 A categoria de eleitores prevista no inciso I do item 5.1, terá direito a voto para escolha do membro do corpo docente.

5.3 A categoria de eleitores prevista no inciso II do item 5.1, terá direito a voto para escolha do membro do corpo técnico-administrativo.

5.4 A categoria de eleitores prevista no inciso III do item 5.1, terá direito a voto para escolha do membro do corpo discente;

5.5 O eleitor da categoria discente que estiver regularmente matriculado em mais de um curso no âmbito do IFPI, votará apenas uma vez, utilizando a matrícula mais antiga.

5.6 Pertencendo o eleitor a mais de um segmento, votará no segmento com menor número de eleitores.

(6)

6.1 A eleição será realizada no dia 11 de abril de 2016, das 08:00 às 20:00.

6.2 O sufrágio é universal, e o voto direto, facultativo e secreto, não podendo ser efetuado por correspondência ou por procuração, sendo vetado o voto em trânsito

6.3 Serão considerados eleitos representantes titulares do corpo docente, do corpo técnico-administrativo e do corpo discente os candidatos que obtiverem a primeira e maior votação.

6.4 Serão considerados eleitos representantes suplentes do corpo docente, do corpo técnico-administrativo e do corpo discente os candidatos que obtiverem a segunda maior votação subsequente aos candidatos eleitos, não computados os votos em branco e os nulos, em seus respectivos segmentos.

6.5 Não havendo candidatos a suplência, caberá ao membro eleito a escolha de seu suplente.

6.6 A votação dar-se-á em cabine individual, com uso de urnas tradicionais, com cédulas de papel, identificando-se os segmentos votantes.

6.7 A cédula de votação será confeccionada pela Comissão Eleitoral.

6.8 Os nomes dos candidatos figurarão nas cédulas oficiais em ordem alfabética.

6.9 Na cédula eleitoral os candidatos deverão estar identificados pelos nomes por eles escolhidos e devidamente registrados no requerimento de inscrição.

6.10 Os votantes apresentarão um documento original com foto, que comprovem sua identificação, dentre os abaixo enumerados:

a) Carteira de Identidade;

b) Carteira de Identidade funcional; c) Carteira de motorista;

6.10.1-Os discentes votantes apresentarão um documento comprovante de sua identificação, dentre os abaixo enumerados:

a) Carteira de identidade; b) Carteira de motorista; c) Carteira de estudante.

6.10 A comissão receptora/apuradora presidirá os trabalhos de apuração dos votos, obedecendo aos seguintes procedimentos:

a) segmento dos docentes,

b) segmento dos servidores técnico-administrativos c) segmento dos discentes;

(7)

7.1 Para assegurar o sigilo do voto, compete à Comissão Eleitoral: I- utilizar cédulas oficiais, apropriadas para cada uma das categorias;

II- isolar o eleitor em cabina indevassável, para assinalar na cédula o candidato de sua preferência;

III- rubricar as cédulas oficiais;

IV. empregar urna suficientemente ampla, que assegure a inviolabilidade. 8. DA CÉDULA OFICIAL

8.1 A confecção das cédulas oficiais será providenciada pela Comissão Eleitoral. 8.2 Os nomes dos candidatos figurarão nas cédulas oficiais em ordem alfabética.

8.3 Na cédula eleitoral os candidatos deverão estar identificados pelos nomes por eles escolhidos e devidamente registrados no requerimento de inscrição;

9. DAS MESAS RECEPTORAS

9.1 As mesas receptoras serão constituídas para captação dos votos de cada segmento da comunidade escolar.

9.2 A mesa receptora será composta pelos membros da Comissão Eleitoral.

9.3 Não poderão ser nomeados membros da mesa receptora, os candidatos, ou seus parentes.

9.4 Cada mesa receptora terá um presidente e um mesário.

9.5 Na ausência ou impedimento do presidente assumirá a presidência um mesário. 9.6 Ao Presidente da Mesa Receptora compete:

I- receber os votos dos eleitores

II- decidir, imediatamente, todas as dificuldades ou dúvidas que ocorrerem; III- manter a ordem;

IV- comunicar ao Presidente da Comissão Eleitoral a ocorrência de irregularidades cuja solução deste depender;

V- rubricar as cédulas oficiais; 9.7 Ao Mesário compete:

I- identificar o eleitor, através de documento oficial com foto, e colher a sua assinatura na lista de votação;

(8)

III- auxiliar o Presidente na manutenção da boa ordem dos trabalhos e executar as tarefas que este lhes determinar;

IV- lavrar a ata da eleição.

10. DA FISCALIZAÇÃO

10.1 Cada candidato poderá manter 01 (um) fiscal, por ele credenciado, junto à Mesa Receptora.

10.2 Os membros da Mesa, escolhidos pela Comissão Eleitoral, estarão impedidos de atuarem como fiscais.

11. DO MATERIAL PARA A VOTAÇÃO

11.1 A Comissão Eleitoral providenciará, pelo menos 30 (trinta) minutos antes do início da votação, o seguinte material:

I- relação de eleitores habilitados para cada categoria;

II- 03 (três) urnas, por seção eleitoral, com identificação da categoria: docentes, técnico-administrativos ou discentes, a serem vedadas pelo Presidente da Mesa, à vista dos demais componentes da mesa;

III- cédulas oficiais;

IV- outros materiais que forem necessários para o regular funcionamento da Mesa. 12. DA APURAÇÃO

12.1 A apuração das urnas terá início após o encerramento da votação e será feita pela própria Mesa Receptora com assistência dos membros da Comissão Eleitoral.

12.2 As cédulas oficiais, à medida que forem sendo abertas, serão exibidas, examinadas e lidas em voz alta por um dos responsáveis pela apuração, cabendo-lhe assinalar na cédula em branco a palavra "em branco".

12.3 Serão considerados nulos os votos assinalados em cédulas que: I- não corresponderem às oficiais;

II- não estiverem devidamente autenticadas;

(9)

13. DOS RESULTADOS

13.1 Concluída a contagem dos votos, a Comissão Apuradora deverá encaminhar os resultados oficiais para a Presidência da Comissão Eleitoral.

13.2 Após o recebimento dos resultados oficiais apurados, a Presidência da Comissão Eleitoral fará a totalização e apresentará a classificação dos candidatos em ordem crescente de votação para fins de proclamação dos eleitos.

13.3 Em caso de empate entre os servidores, vencerá o candidato que contar com maior tempo de serviço na Instituição e, na persistência, o mais idoso.

13.4 Em caso de empate entre discentes, vencerá aquele de matrícula mais antiga e, na persistência, o mais idoso.

13.5 Anunciados os resultados e não havendo impugnação no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, a Presidência da Comissão Eleitoral proclamará os eleitos membros titulares e membros suplentes em cada segmento.

13.6 Após a proclamação dos eleitos, a Presidência da Comissão Eleitoral elaborará a lista dos nomes escolhidos e encaminhará ao Reitor do IFPI para as providências necessárias.

13. DAS GARANTIAS E RESPONSABILIDADES ELEITORAIS 13.1 Ninguém poderá impedir ou embaraçar o exercício do ato eleitoral lícito. 13.2 Não será tolerada propaganda:

I- que perturbe o sossego público;

II- que calunie, difame ou injurie qualquer pessoa ou Instituição;

III- que faça uso de recursos financeiros, materiais ou humanos da Instituição em favor de determinado candidato;

IV- inscrita diretamente nas paredes, pisos, tetos e vias da Instituição.

13.3 A Comissão Eleitoral poderá aplicar aos infratores do disposto neste artigo, segundo a gravidade do ato, as seguintes punições:

I- advertência reservada; II- advertência pública; III- cassação do registro.

(10)

14.1 Têm legitimidade para interpor recursos ou impugnações:

I– todos os servidores docentes e técnico-administrativos pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente lotados e em efetivo exercício no Campus IFPI - Cocal;

II– todos os discentes regularmente matriculados em qualquer dos cursos do Campus IFPI - Cocal.

14.2 O prazo para interposição de recurso é de 01(um) dia letivo, contado da data da publicação do ato a ser impugnado.

14.3 A comissão terá o prazo de 24 (vinte e quatro) horas para proferir decisão a respeito do recurso.

14.4 O recurso ou a impugnação serão interpostos à Comissão Eleitoral, para serem registrados no Serviço de Protocolo do Campus IFPI-Cocal, no horário de 8:00 às 12:00h e das 14:00 às 17:00h, conforme o cronograma do Anexo I deste edital, e deverá conter: I – o nome e a qualificação do recorrente/impugnador;

II – fundamentos de fato e de direito;

III – pedido de reexame da decisão, em caso de recurso, ou pedido de deferimento ou indeferimento, em caso de impugnação.

14.5. O recurso ou a impugnação não serão aceitos: I – fora do prazo;

II – não requerido ao órgão competente; III – por quem não seja legitimado; e

IV – após exaurida a competência da Comissão Eleitoral ou da Reitoria.

14.5. Após a interposição do recurso ou impugnação, a Comissão Eleitoral poderá confirmar, modificar, anular ou revogar, total ou parcialmente a decisão recorrida, assim como deferir ou indeferir a impugnação interposta. Da decisão tomará conhecimento o interessado, devendo ser dada à mesma ampla divulgação.

15. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

15.1 Os eleitos serão empossados pela Presidente do Conselho Diretor no dia 20/04/2016, no auditório do IFPI-Campus Cocal.

15.2 Os casos omissos neste edital serão solucionados pela Comissão Eleitoral. 15.3 Este regulamento entrará em vigor nesta data.

Cocal (PI), 09 de março de 201

(11)

ANEXO I CRONOGRAMA

Lançamento do Edital 09 de março de 2016 Período de Inscrição 04 a 05 de abril de 2016 Divulgação da Lista de Candidatos 06 de abril de 2016 Interposição de Recurso à Lista de

Candidatos

07 de abril de 2016 Homologação das Candidaturas 08 de abril de 2016

Eleição 11 de abril de 2016

Resultado Preliminar 12 de abril de 2016 Interposição de Recurso ao Resultado

Preliminar

Referências

Documentos relacionados

Assim, é fundamental ter em conta o dimensionamento das entradas: número de vias, a largura e raios/ângulos de entradas; ilhéu separador; definição de bermas e

infringido uma regra, que não sejam a instrução Q3.2 ou 28 ou uma das regras citadas na instrução Q2.1, pode informar a comissão de protesto para que esta proceda com uma ação

Reconhecer a importância do domínio da língua portuguesa como instrumento para o acesso a diferentes formas de informação e de conhecimento.. Compreender a importância do estudo

Símbolo de aterramento protetivo..  Quais habilidades os operadores devem ter.  Instruções para operação: estabelecer com clareza todas as instruções necessárias para a

Produtos: preparações para branquear e outras preparações para lixiviar; preparações para limpar, polir, desengordurar e desgastar; sabões; perfumaria, óleos essenciais,

O caráter imagético do sombrio musical também remonta a todo o histórico comentado neste artigo, desde as primeiras óperas, passando pelo cinema expressionista, mas é sobretudo com

A Educação Especial é uma modalidade de ensino que visa atender a todos os níveis de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Depois que a política

A influência da matriz revelou a necessidade do uso de soluções analíticas com acidez de no m ínimo 5% (v/v) HNO 3 para a construção de curvas analíticas na determinação de As