• Nenhum resultado encontrado

Objetivo Estudar os climas brasileiros e suas principais características, além de compreender os climogramas de cada tipo climático.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Objetivo Estudar os climas brasileiros e suas principais características, além de compreender os climogramas de cada tipo climático."

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Climas brasileiros e o climograma

Objetivo

Estudar os climas brasileiros e suas principais características, além de compreender os climogramas de cada tipo climático.

Se liga

Recentemente as questões do Enem têm abordado esse assunto de forma mais teórica, embora ao longo do tempo as questões com climogramas e a identificação desses gráficos era um aspecto mais cobrado.

Curiosidade

Para consultar o climograma de uma cidade ou região pelo mundo acesse: https://pt.climate-data.org/.

Teoria

Representação climática

O climograma é uma forma de representar graficamente os padrões climáticos, possibilitando a visualização das principais características dos climas, permitindo inferir informações sobre a periodicidade e a variação climática de determinada região. É um gráfico com as oscilações atmosféricas (temperatura e pluviosidade) de uma região ao longo de 12 meses, o que auxilia na observação e caracterização dos tipos climáticos, além de contribuir para a organização e o planejamento social e natural. Abaixo, um modelo de um climograma.

(2)

2 Eixo horizontal

● Distribuição da precipitação e temperatura ao longo dos meses do ano.

Climas no Brasil

Nesse material, vamos utilizar a classificação climática de Strahler, pois é baseada na circulação das massas de ar. Assim, conseguimos visualizar os respectivos climas produzidos a partir da interação dessas massas de ar.

(Fonte: ALMEIDA, L. M. A. de. Fronteiras da globalização 3. ed. São Paulo: Ática, 2016.)

(3)

Clima equatorial úmido

Esse clima está presente nas regiões próximas à Linha do Equador e é caracterizado por ser bastante úmido e apresentar uma pequena variação da temperatura ao longo do ano, que fica em torno de 26°C. No climograma, as barras verticais, que expressam a pluviosidade ao longo do ano, são bastante elevadas, com exceção dos meses de julho, agosto e setembro, período em que o índice de precipitação fica em torno de 100mm. Um exemplo de região que apresenta esse clima é a cidade de Macapá, no estado do Amapá. A elevada umidade da região aliada a convergência dos fluxos de ar dá origem aos rios voadores. Estes são uma massa de ar extremamente úmida responsável por chuvas em outras regiões do país.

Clima tropical típico ou continental

Esse tipo de clima está presente na maior parte do território brasileiro, estendendo-se pela parte central do país. É caracterizado por apresentar o inverno e o verão bem definidos por seus índices pluviométricos (baixo e elevado, respectivamente). No climograma, o clima tropical é apresentado com barras elevadas nos meses de verão e barras baixas nos meses de inverno. Quanto à temperatura, não sofre grandes variações, ficando em torno de 18°C a 28°C. Um exemplo desse clima é a cidade de Cuiabá, no estado de Mato Grosso.

Clima tropical semiárido

Esse clima apresenta como características mais marcantes o baixo índice pluviométrico e as elevadas temperaturas. Exemplos de regiões que apresentam esse clima são os estados de Pernambuco e da Paraíba.

Clima litorâneo úmido ou tropical úmido

Esse tipo de clima abrange quase todo o litoral brasileiro e apresenta grande influência do Oceano Atlântico, que traz bastante umidade e, consequentemente, bastante chuva. Quanto à sua temperatura, é muito elevada no verão (35°C) e amena no inverno (20°C). Um exemplo de região que apresenta esse clima é a cidade de Salvador, no estado da Bahia.

(4)

4 Clima tropical de altitude

É o clima presente nas regiões acima de 800 metros. Os verões são tipicamente quentes e chuvosos, e os invernos são frios e secos. Um exemplo de região que apresenta esse tipo de clima é a cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais.

Clima subtropical úmido

Esse tipo de clima está presente nas regiões ao sul do Trópico de Capricórnio. A quantidade de chuvas não varia muito ao longo do ano, mas as temperaturas sofrem grandes variações: o inverno é frio e o verão é quente. Um exemplo de região que apresenta esse tipo de clima é a cidade de Curitiba, no estado do Paraná.

(5)

Exercícios de fixação

1.

Compare as características termopluviométricas dos climas equatorial e subtropical no Brasil, indicando suas áreas de ocorrências.

2.

Identifique os climas das regiões 1 e 2 abaixo.

a) Clima subtropical e tropical continental b) Clima equatorial e subtropical

c) Clima tropical continental e tropical de altitude

3.

Observe o mapa a seguir.

As áreas assinaladas correspondem ao clima:

a) equatorial superúmido.

b) subtropical de altitude.

c) tropical semiárido.

d) tropical alternadamente úmido e seco.

(6)

6

4.

A imagem abaixo corresponde ao climograma da cidade de Curitiba, Paraná.

(Fonte: https://pt.climate-data.org/america-do-sul/brasil/parana/curitiba-2010/. Acessado em: 28/09/2021.)

Descreva as características desse climograma e identifique seu tipo climático.

5.

No Brasil, o clima semiárido é encontrado em qual macrorregião? Caracterize sua precipitação ao longo do ano.

(7)

Exercícios de vestibulares

1.

Uma seleção de futebol que participe do Mundial 2014 no Brasil pode ter que disputar partidas nas cidades de Manaus (AM) e São Paulo (SP) no mês de julho e, durante essa época, é provável que ela encontre forte diversidade climática. A esse respeito só podemos afirmar que:

a) apenas a altitude de São Paulo, muito superior, justifica as diferenças climáticas entre esses locais.

b) as massas tropicais atlântica e continental atuam unicamente nessa época do ano no território.

c) apenas as massas úmidas atuam no inverno brasileiro, portanto haverá apenas diversidade de precipitações.

d) as frentes quentes produzidas no Norte tendem a se deslocar por todo o interior do Brasil.

e) as massas equatoriais e polares estarão atuando respectivamente na Amazônia e no Sudeste.

2.

(Enem,1998) As figuras a seguir representam a variação anual de temperatura e a quantidade de chuvas mensais em dado lugar, sendo chamadas de climogramas. Neste tipo de gráfico, as temperaturas são representadas pelas linhas, e as chuvas pelas colunas.

A distribuição das chuvas no decorrer do ano, conforme mostrado nos gráficos, é um parâmetro importante na caracterização de um clima.

A esse respeito podemos dizer que a afirmativa:

a) está errada, pois o que importa é o total pluviométrico anual.

b) está certa, pois, juntamente com o total pluviométrico anual, são importantes variáveis na definição das condições de umidade.

c) está errada, pois a distribuição das chuvas não tem nenhuma relação com a temperatura.

d) está certa, pois é o que vai definir as estações climáticas.

e) está certa, pois este é o parâmetro que define o clima de uma dada área.

(8)

8

3.

(Feevale, 2016) Climograma é uma ferramenta que permite maior facilidade na compreensão do perfil climático de determinada região. A temperatura média geralmente é representada por um gráfico linear sobreposto a um gráfico de barras, que representa as precipitações (chuvas) ao longo do período estudado, geralmente um ano.

Considere os climogramas de três municípios brasileiros.

(MOREIRA, João Carlos; SENE., Eustáquio de. Geografia Gorai e do Brasil. Espaço geográfico e globalização.

São Paulo. Edição. 2007, p. 102 e 104.)

A partir da observação dos climogramas de Manaus/AM, Brasília/DF e Porto Alegre/RS, pode-se afirmar que o clima predominante nos três municípios, respectivamente, é:

a) equatorial - tropical continental - subtropical.

b) tropical continental - subtropical - equatorial.

c) equatorial semiárido - subtropical - tropical de altitude.

d) tropical semiárido - equatorial - subtropical.

e) equatorial - tropical de altitude - tropical semiúmido.

(9)

4.

A maior parte do território brasileiro está localizada entre o Trópico de Capricórnio e o Equador. Isto torna o Brasil um dos países do mundo com excelentes condições para a geração de energia solar, mesmo com uma variação climática significativa entre suas regiões. Considere os climogramas e o mapa para responder à questão.

(FERREIRA, Graça Maria Lemos. Moderno atlas geográfico São Paulo: Moderna, 2008. p. 6.)

Os Climogramas I e II são, respectivamente, característicos das áreas indicadas no mapa pelos números:

a) 2 e 4.

b) 1 e 3.

c) 4 e 5.

d) 3 e 2.

e) 5 e 3.

(10)

10

5.

(Enem, 2003) A malária é uma doença típica de regiões tropicais. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no final do século XX, foram registrados mais de 600 mil casos de malária no Brasil, 99% dos quais na região amazônica. Os altos índices de malária nessa região podem ser explicados por várias razões, entre as quais:

a) as características genéticas das populações locais facilitam a transmissão e dificultam o tratamento da doença.

b) a falta de saneamento básico propicia o desenvolvimento do mosquito transmissor da malária nos esgotos não tratados.

c) a inexistência de predadores capazes de eliminar o causador e o transmissor em seus focos impede o controle da doença.

d) a temperatura elevada e os altos índices de chuva na floresta equatorial favorecem a proliferação do mosquito transmissor.

e) o Brasil é o único país do mundo que não implementou medidas concretas para interromper sua transmissão em núcleos urbanos.

6.

“O que mais há na Terra é paisagem (…) Não faltam cores a esta paisagem (…) Tem épocas do ano em que o chão é verde, outras, amarelo, e depois castanho ou negro.”

(SARAMAGO, José. Levantando do chão. Caminho, Lisboa, 1979.)

O Brasil apresenta a maior parte de suas terras na zona intertropical da Terra, o que resulta em climas que não apresentam as quatro estações definidas. Foge a essa consideração apenas o clima:

a) equatorial

b) tropical de altitude c) subtropical d) temperado e) tropical litorâneo

(11)

7.

(Unesp 2020) Examine os gráficos

(Disponível em: http://pt.climate-data.org)

As dinâmicas climáticas representadas nos gráficos 1 e 2 correspondem, respectivamente, aos espaços retratados em:

a) Capitães da Areia, de Jorge Amado, e O cortiço, de Aluísio Azevedo.

b) Vidas secas, de Graciliano Ramos, e Capitães da Areia, de Jorge Amado.

c) Vidas secas, de Graciliano Ramos, e Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa.

d) Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e O cortiço, de Aluísio Azevedo.

e) Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e Vidas secas, de Graciliano Ramos.

8.

(Enem 2017)

(Disponível em: https://pt.climate-data.org. Acesso em: 12 maio 2017 (adaptado).)

As temperaturas médias mensais e as taxas de pluviosidade expressas no climograma apresentam o clima típico da seguinte cidade:

a) Cidade do Cabo (África do Sul), marcado pela reduzida amplitude térmica anual.

b) Sydney (Austrália), caracterizado por precipitações abundantes no decorrer do ano.

c) Mumbai (índia), definido pelas chuvas monçônicas torrenciais.

(12)

12

9.

(Enem, 2014) A convecção na Região Amazônica é um importante mecanismo da atmosfera tropical e sua variação, em termos de intensidade e posição, tem um papel importante na determinação do tempo e do clima dessa região. A nebulosidade e o regime de precipitação determinam o clima amazônico.

(FISCH, G.; MARENGO, J. A.; NOBRE, C. A. “Uma revisão geral sobre o clima da Amazônia”.

Acta Amazônica, v. 28, n. 2, 1993 (adaptado).)

O mecanismo climático regional descrito está associado à característica do espaço físico de a) resfriamento da umidade da superfície.

b) variação da amplitude de temperatura.

c) dispersão dos ventos contra-alísios.

d) existência de barreiras de relevo.

e) convergência de fluxos de ar.

10.

(Enem, 2018) A presunção de que a superfície das chapadas e chapadões representa uma velha peneplanície é a corroborada pelo fato de que ela é coberta por acumulações superficiais, tais como massas de areia, camadas de cascalhos e seixos e pela ocorrência generalizada de concreções ferruginosas que formam uma crosta laterítica, denominada ‘canga".

(WEIBEL, L. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br. Acesso em: 8 jul. 2015 (adaptado).)

Qual tipo climático favorece o processo de alteração do solo descrito no texto?

a) Árido, com déficit hídrico.

b) Subtropical, com baixas temperaturas.

c) Temperado, com invernos frios e secos.

d) Tropical, com sazonalidade das chuvas.

e) Equatorial, com pluviosidade abundante.

Sua específica é humanas e quer continuar treinando esse conteúdo?

Clique aqui para fazer uma lista extra de exercícios.

(13)

Gabaritos

Exercícios de fixação

1. Clima Equatorial apresenta elevadas temperaturas e precipitação, com baixa amplitude térmica, isto é, as diferenças entre mínimas e máximas durante o ano são baixas. Ele é predominante na Região Norte do país. O subtropical apresenta grande amplitude térmica, com verão quente e inverno frio ao mesmo tempo que apresenta elevados índices de chuva bem distribuídas ao longo do ano. Esse clima é predominante na Região Sul do país.

2. A

O clima 1 na Região Sul corresponde ao subtropical e o clima 2 em grande parte no Centro-Oeste corresponde ao tropical continental.

3. D

O clima em grande parte predominante no Centro-Oeste brasileiro e no extremo norte do país é o clima tropical típico ou continental, caracterizado pelo verão chuvoso e o inverno seco.

4. O tipo climático corresponde ao subtropical úmido. As barras indicam precipitação bem distribuída ao longo dos meses do ano, com um volume um pouco maior nos meses de verão. A temperatura é significativamente mais baixa no meio do ano, registrando valores próximos a 10 graus celsius.

5. Macrorregião é a regionalização do IBGE que divide o país em 5 regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O clima semiárido é encontrado apenas no Nordeste. Esse clima apresenta como características marcantes o baixo índice pluviométrico ao longo do ano. As chuvas são registradas nos meses de março, abril e maio, além de apresentarem elevadas temperaturas ao longo do ano.

Exercícios de vestibulares

1. E

Nessa época do ano, massas de ar equatoriais (na Amazônia) e polares (no Sudeste) atuam no país.

2. B

A afirmativa está correta, pois os parâmetros para a elaboração de climogramas são temperatura e pluviosidade, que, em conjunto, caracterizam um clima.

3. A

Os climogramas correspondem aos climas: equatorial (Região Norte, quente, baixa amplitude térmica), tropical continental ou típico (Região Centro-Oeste, quente, baixa amplitude térmica, duas estações bem definidas), subtropical (Região Sul, verão quente, inverno frio, maior amplitude térmica e chuvas mais distribuídas ao longo do ano).

(14)

14 4. A

O climograma I é de clima equatorial (2), pois apresenta elevada temperatura e pluviosidade, além de baixa amplitude térmica. O climograma II é de clima subtropical (4), pois apresenta chuvas bem distribuídas e um inverno bem definido com baixas temperaturas.

5. D

A Amazônia com seu clima equatorial marcado por elevadas temperaturas e altos índices pluviométricos favorece a proliferação do mosquito transmissor da malária.

6. C

Entre os climas existentes no Brasil, o subtropical é aquele que foge a essa consideração. O clima temperado não é encontrado no país.

7. E

O gráfico 1 representa o clima tropical litorâneo, característico do litoral da Região Sudeste, com elevada temperatura e umidade, com chuvas mais intensas no verão. Esse espaço geográfico está retratado na obra de Memórias Póstumas de Brás Cubas, por Machado de Assis (Rio de Janeiro-RJ). O gráfico 2 representa o clima semiárido, com elevada média térmica e baixíssimo índice pluviométrico, marcado por chuvas mal distribuídas e uma seca prolongada durante o ano. Tipo climático representado na paisagem de Vidas Secas por Graciliano Ramos (Sertão do Nordeste).

8. E

A questão exigia dois conhecimentos específicos sobre clima. Primeiro uma análise de climogramas.

Era preciso entender que o gráfico demonstra temperaturas mais altas nos meses de junho-julho-agosto, logo, representava uma cidade localizada no Hemisfério Norte (Barcelona e Moscou eram as únicas duas possibilidades). O outro ponto era a necessidade de perceber que a cidade de Barcelona, localizada no Mar Mediterrâneo, sofre influência do clima de mesmo nome. Assim, ela recebe ventos secos do deserto, criando na cidade catalã, um verão de baixa pluviosidade. O climograma mostrava uma grande concentração de chuvas no verão, portanto, não poderia ser essa a resposta. Já Moscou condizia com a variação térmica do gráfico e a resposta relacionava a capital russa e sua latitude (variação térmica em função da distância ao Equador).

9. E

A Amazônia está situada em área de baixa latitude e, portanto, de elevada média térmica, o que resulta em uma área de convergência de fluxos de ar.

10. D

A descrição do texto indica a região do Planalto Central com presença de solos lateríticos. Tal tipo de solo é característico de clima tropical típico, com período de chuva e outro de seca. Tal variabilidade determina a lixiviação e concentração, na superfície, de hidratos de ferro e alumínio, formando as cangas.

Referências

Documentos relacionados

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

Os estudos iniciais em escala de bancada foram realizados com um minério de ferro de baixo teor e mostraram que é possível obter um concentrado com 66% Fe e uma

 Não  posso  deixar  de  ressaltar  a  ajuda  prestada  e  material   compartilhado  por  vários  co-­‐voluntários  de  Caxias  do  Sul,  que  junto

O sistema gerencia os dispositivos (pneumáticos, eletrônico-digitais e atuadores de força e posição) incorporados ao equipamento, permitindo ao usuário o acompanhamento, em tempo

gerontocídio indefensável.. no Brasil é uma das piores do mundo, não há previsão de queda na curva de casos e mortes, e o Governo Federal segue promovendo desinformação e

Independentemente do tipo de sistema radio gráfico (digital ou con venciona l) utilizado para dia gn ostica r a reabso rção rad icu lar exte rna, é impre scind íve l

Quadro 5-8 – Custo incremental em função da energia em períodos de ponta (troços comuns) ...50 Quadro 5-9 – Custo incremental em função da energia ...52 Quadro 5-10

Como sabemos, o mercado brasileiro está muito carente de profissionais habilitados em reparação automotiva, especialmente na área de trans- missões automáticas,