• Nenhum resultado encontrado

APOSTILA BAMBUTERAPIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APOSTILA BAMBUTERAPIA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

BAMBUTERAPIA

BAMBUTERAPIA

Ministrante: Adriana Queiroz

Ministrante: Adriana Queiroz

Terapeuta Holística

Terapeuta Holística

Esteticista

Esteticista

Campo Grande – MS Campo Grande – MS contato:

(2)

ORIGEM DA BAMBUTERAPIA

A Bamboo Massage é uma técnica inovadora que utiliza toda a energia de uma planta exótica e única, chamada Bambu. De origem francesa, criada por Gil Amsallem, a Bambuterapia (assim também designada) nasceu com a intenção de melhorar a qualidade da massagem, tornando-a ainda mais multifacetada e com sensações diferenciadas. A Bamboo Massage, Bambuterapia ou ainda Massagem com Bambus, é relaxante, drenante, modeladora e ainda promove um

lifting  facial, alcançando inúmeros pontos e provocando impactos

vibracionais que se espalham pelo corpo. Também é conhecida como

 Massagem das Sensações, uma vez que provoca uma série de

sensações e vibrações por todo o corpo, cada vez que os pares de  bambus são trocados por outros de tamanhos e espessuras diferentes, o que resulta num relaxamento profundo. A massagem com bambus é extremamente versátil.

Gil Amsallem inspirou-se em diversas técnicas para com uma só trabalhar todo o corpo, de forma relaxante e com eficácia. De acordo com Amsallem, “O Bambu possui uma fibra que respira, antibacteriana, suave e ligeira de aspecto acetinado. O exsudado de bambu, colhido sobre os nós do caule, contém 60% de sílica coloidal  absorvido pelo organismo. Este estimula a síntese de colagénio contido no tecido ósseo e conjuntivo e facilita assim a reconstrução da cartilagem.”

 Na bambuterapia, as hastes de bambu são os instrumentos do massoterapeuta e funcionam como se fossem as suas mãos e os  prolongamentos de seus dedos, já que possibilitam o alcance de todas as regiões do corpo. Em diversos tamanhos, os bambus se adaptam aos contornos corporais, promovem uma modelagem mais eficaz, pois os movimentos são uniformes e proporcionam relaxamento profundo e alívio das tensões musculares. Desperta a energia corporal e ativa a circulação revigorando o paciente.

(3)

Gill Amsallen criou a bambuterapia, pensando também em pessoas alérgicas a cremes, óleos ou fragrâncias específicos, bem como gestantes e lactantes, pois dispensa o uso de tais produtos (embora existam  profissionais que realizem a técnica usando óleos ou cremes específicos  para obter melhor deslizamento).

As hastes (varetas) são escolhidas durante a aplicação da técnica dependendo da localização e do tamanho da área a ser tratada.

O kit de bambus não necessita ser de uso exclusivo de cada cliente, devendo ser realizada a assepsia correta antes de cada aplicação.

A assepsia pode ser realizada com o uso de álcool a 70%, devendo ser evitada a região interna do bambu.

BREVE REVISÃO AO ESTUDO DA ANATOMIA HUMANA SISTEMA ESQUELÉTICO

O estudo do sistema esquelético é denominado osteologia. O esqueleto humano adulto é formado por cerca de 206 ossos e por  cartilagens. O osso é um órgão vivo, vascularizado e inervado.

São várias as funções do esqueleto: dar suporte para o corpo, fixar os músculos para produzir movimentos, proteger órgãos internos, armazenar  algumas substâncias - principalmente o cálcio e o fósforo - e, também  produzir células sanguíneas. As células sanguíneas são produzidas na

medula óssea vermelha, que é encontrada na crista ilíaca, nas vértebras, costelas e no osso esterno.

(4)

SISTEMA MUSCULAR 

O estudo do sistema muscular é denominado miologia. No corpo humano, que tem aproximadamente 720 músculos, há três tipos de músculos: o estriado esquelético, o estriado cardíaco (coração) e os músculos lisos (vísceras). O músculo estriado esquelético se encontra em maior número que os outros dois tipos. Ele é formado por um ventre e por  tendão. O ventre, que é a parte carnosa, encurta - se; o tendão, que é a parte esbranquiçada, não se encurta. As extremidades do músculo estriado esquelético ficam unidas aos ossos. Os músculos esqueléticos, integrados aos ossos, promovem o movimento, por meio de seu encurtamento, denominado contração muscular.

Pode - se classificar os músculos como:

Músculos voluntários: são aqueles controlados de acordo com a vontade do indivíduo; sua contração é voluntária.

Músculos involuntários: sua contração depende da ação do sistema nervoso central (músculo estriado cardíaco e músculos lisos). Os músculos, os ossos e as articulações, em conjunto, constituem o sistema locomotor.

SISTEMA CIRCULATÓRIO

O sistema circulatório é responsável pela condução do sangue para que haja o transporte de: gases, nutrientes, resíduos metabólicos, hormônios, calor.

O sistema circulatório, também chamado de cardiovascular, é composto por : sangue, coração (uma bomba muscular, contrátil,  propulsora, que impulsiona o sangue para as artérias), e pelos vasos sanguíneos, compostos por artérias, veias e vasos capilares. Artérias são vasos sanguíneos que saem do coração, conduzindo o sangue para os órgãos e veias são vasos sanguíneos que conduzem o sangue dos órgãos  para o coração. Os vasos capilares, são vasos microscópicos que  proporcionam o metabolismo celular através da troca de gases e nutrientes.

O sangue que sai do coração pelas artérias é rico em oxigênio e nutrientes, obtidos nos pulmões e no aparelho digestório. As veias retiram dos órgãos e dos tecidos o sangue utilizado. Esse sangue, rico em gás carbônico e resíduos, será conduzido para os pulmões e para os rins. Nos  pulmões ele será oxigenado e, nos rins, será filtrado.

(5)

SISTEMA LINFÁTICO

O sistema linfático é constituído por capilares linfáticos, vasos linfáticos, troncos linfáticos, linfonodos, timo, baço, tonsila palatina e medula óssea. Tem por função realizar a manutenção do líquido tissular e é um sistema que auxilia a drenagem venosa, responsável pela absorção de moléculas grandes, através da absorção do líquido intersticial sem a  presença de um órgão bombeador. O sistema linfático remove o excesso de

fluido do corpo e o devolve para o sistema cardiovascular.

Além de auxiliar o sistema circulatório, o sistema linfático está envolvido com o sistema imunológico (sistema de defesa do corpo humano contra micro - organismos) , auxiliando a maturação das células de defesa (linfócitos B e T) e a produção de anticorpos.

ANAMNESE

Do grego ana, trazer de novo e mnesis, memória. Contato inicial,

 por observação e questionamentos, que visa trazer à memória, acontecimentos relevantes da saúde do cliente, que podem definir o impedimento ou a possibilidade de aplicar a técnica terapêutica, e ainda auxiliar na confecção do protocolo de atendimento: número de sessões, freqüência das aplicações, etc. Informações estas, que são registradas em ficha de avaliação apropriada, que deve estar sempre atualizada.

CONTRA - INDICAÇÕES DA BAMBUTERAPIA:

o Infecções agudas o Estados febris

o Hipotensão e Hipertensão arterial o Período menstrual

o  Neoplasias

o Insuficiência cardíaca o Trombose

(6)

BENEFÍCIOS DA BAMBUTERAPIA:

o Relaxamento do corpo e da mente o Energização

o Melhora tensões musculares

o Ativa a circulação sanguínea e linfática, promovendo drenagem e

com isso o aumento metabólico do organismo, redução de edemas, diminuição da celulite

o Remodelagem da silhueta

O bambu representa união, força, leveza e flexibilidade, contém muita energia da natureza; promove a troca e

a restauração da energia estagnada.

MANOBRAS E SEQÜÊNCIA DA APLICAÇÃO:

Aplicação profunda = relaxamento muscular  Aplicação superficial = revitalização energética

* Se a pele da (o) cliente permitir, havendo uma boa hidratação, pode se utilizar apenas as hastes de bambu, caso a pele ofereça resistência, pode se utilizar óleo ou creme para promover o deslizamento.

(7)

Bambuterapia Facial: f unção de algunspontos utilizados na Estética Facial.

VB14: Clareia a mente e os pensamentos. Atua sobre a atividade dos

intestinos delgado e grosso.

TA23: Promove tonificação dos músculos do corpo. E2 e E3: Desintoxica o corpo e regula a respiração.

B2: Atua no baço e pâncreas, melhorando

metabolismo e digestão.

VG26: Regula a ação hormonal.

VC24: Melhora a eliminação dos resíduos alimentares, evitando que se

acumulem nos tecidos corporais.

E4: Atua no fígado e no pulmão, purificando o sangue e evitando o

acúmulo de líquidos no corpo.

IG20: Estimula a desintoxicação corporal.

IG19: Fortalece lábios e cútis, evita rachaduras. Yin Tang: Estimula a glândula pineal e hipófise. Tai Yang: Dá cor e vitalidade ao rosto.

B ambuterapia Corporal: deslizamentos, rolamentos,

compressões; com a finalidade de desintoxicar o organismo e modelar a silhueta corporal. Trazendo relaxamento, bem-estar e satisfação.

(8)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CALVI, E.N. de C. RODRIGUES, P.A. GELSI, T.A. Bambuterapia. São Caetano do Sul: Yendis Editora, 2009.

MONTEIRO, Adilson. Atlas Visual do corpo humano. São Paulo: Editora Rideel, 2008.

Referências

Documentos relacionados

Este projeto terá como proposta o desenvolvimento de um sistema de controle para uma Bomba de Sangue Centrífuga Implantável (BSCI), através da execução de modelagens e

a) a veia cava superior transporta sangue pobre em oxigênio,coletado da cabeça, dos braços e da parte superior do tronco, e chega ao átrio esquerdo do coração. b) a veia

Comentário: Nos insetos, o sistema circulatório é aberto, sendo formado por um coração dorsal, que bombeia sangue para um vaso anterior. Dessa forma, na figura em

a) O ramal de ligação das unidades consumidoras atendidas pela rede aérea em tensão primária de distribuição deve ser aéreo, instalado e mantido pela ELEKTRO.. d)

“O coração é uma bomba hidráulica perfeita, pois faz o sangue fluir pelo sistema circulatório sem a entrada de ar, adequando-se aos nossos esforços físicos de modo a manter

A coragem editorial revelada na publica- ção deste livro não se encontra também no facto de se tratar de um livro polémico – que não é – e, muito menos, de

O sistema circulatório é composto por artérias, vasos que levam sangue do coração aos órgãos e tecidos; veias, vasos que trazem o sangue dos tecidos e órgãos ao

Acreditando nesse princípio, a Diretoria do Programa Nacional de Áreas Protegidas - DAP do Ministério do Meio Ambiente – MMA, juntamente com o Projeto Recifes Costeiros 8