• Nenhum resultado encontrado

Série PDW. Produtos do Disco Óptico Profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Série PDW. Produtos do Disco Óptico Profissional"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Série PDW

Produtos do Disco Óptico Profissional

Sistema de Disco Óptico Profissional da Sony

A série PDW – Mudando o Paradigma do Fluxo de Trabalho

Na década passada, o avanço da tecnologia IT tem servido para quebrar as tradicionais barreiras entre o processo AV e a infraestrutura IT. O advento do sistema de edição não linear, servidores de notícias, e e-VTRs da Sony tem claramente demonstrado os benefícios trazidos aos dois mundos – acesso randômico, transferência de arquivo, central de armazenamento, metadata, são alguns dos nomes. Enquanto a tal tecnologia tem introduzido benefícios ao fluxo de trabalho na produção broadcast onde a qualidade, agilidade e custo eficaz são os requisitos, a solução em mídia para preencher esta transição ainda não foi estabelecida – até agora.

As séries PDW da Sony dos discos ópticos utilizam disco óptico profissionais e o estado de arte da tecnologia de laser azul-violeta para alcançar alta taxa de transferência de dados e longo tempo e gravação para operações práticas do dia a dia. A base de gravação em arquivo e capacidade de acesso randômico não só remove a barreira natural dos lineares comum na mídia em fita, como também fundem os dois mundos AV e IT desenhando funções requeridas por ambos os domínios.

(2)

A mídia óptica utilizada para as séries PDW tem sido projetada para atender a alta durabilidade e confiabilidade, para resistir as mais duras condições de operação. Esta mídia é também extremamente flexível, e supera as limitações proprietárias das fitas. Permitem gravações e reproduções de uma vasta gama de dados, incluindo stream MPEG IMX™ e DVCAM™, metadata, e cópias de baixa resolução (dados do proxy AV) das suas gravações.

Dois camcorders de alto desempenho e três decks formam a série de PDWs. E cada uma delas incluem uma vasta lista de características para preencher por completo, as vantagens da mídia óptica. Em adição, um completo editor não linear – incluindo o sistema de edição não linear XPRI™, editor XPRI portátil e editor XPRI de notícia – tem sido projetado com especial consideração para o seu uso com a série PDW de camcorders e decks. Estas combinações para uso oferecem estilo de edição única tais como edição em campo em baixa resolução, transferência de dados via rede para edição off-line, removendo as barreiras geográficas que tradicionalmente eram ditadas, onde a sua ajuda pode ser desempenhada.

As séries PDW foram projetadas com cuidado e atenção total, pensando em toda a sua infraestrutura atual. As características e interfaces destes dispositivos trazem flexibilidade da tecnologia óptica dentro dos sistemas lineares e não lineares, ambientes assíncronos e síncronos, e compatibilidade com

equipamentos de terceiros, permitindo sua migração suave para qualquer sistema atual que vai de encontro com sua meta orçamentária e as necessidades operacionais.

Com todas estas características, as séries PDW são sem sombra de dúvida, o caminho para a nova era, onde o mundo AV integra com o mundo IT.

Deck Portátil Deck Compacto Deck de Estudio

PDW-V1 PDW-1500 PDW-3000

(3)

Camcorder (MPEG IMX/DVCAM) Camcarder (DVCAM) Editor XPRI Portátil/ Sistema NLE XPRI PDW-530 PDW-510 Editor XPRI de Notícias

Novo Meio de Gravação “Não Linear”

O Disco Óptico Profissional

O disco óptico profissional, um desenvolvimento recente, de lado único, que utiliza tecnologia de laser azul-violeta para possibilitar gravação de alta capacidade. O diâmetro do disco de 12 cm, igual aos outros discos tais como CDs e DVDs. Ainda em relação ao tamanho compacto do disco, ela proporciona uma espantosa capacidade de armazenagem de 23,3 GB – tamanha façanha foi possível devido à utilização do laser azul-violeta de 405 nm e uma lente com abertura numérica de 0,85 (NA) e especialmente desenvolvido para gravação de camadas.

A Sony tem prestado um grande cuidado ao selecionar o disco óptico como o meio de gravação profissional da próxima geração. A escolha é baseada na experiência e especialidade técnica no

desenvolvimento e marketing da vasta gama de produtos profissionais que tem efetivamente servido os usuários ao redor do mundo por muitas décadas.

Plataforma Flexível

O disco óptico profissional é uma plataforma extremamente flexível na qual compatibiliza uma extensa variedade de formatos. A utilização da tecnologia de disco óptico elimina as restrições inerentes às propriedades das fitas, e permite uma variedade de diferentes formatos de vídeo a ser gravados utilizando o mesmo disco. Ela trata as informações como “arquivos de dados”, e é portanto,

extremamente flexível como por exemplo, o que pode ser gravado nela. Em adição ao stream de áudio e vídeo, você pode gravar metadata, tais como informação do dia/horário/local, scripts, áudio e vídeo de baixa resolução, etc. E a quantidade de metadata gravada depende do volume de dados de áudio e vídeo gravado, desde que a informação não resida na área predeterminada do disco.

(4)

Vasta Capacidade do Disco Óptico

A taxa de transferência do disco óptico é de 72 Mb/s com cabeça óptica única e 144 Mb/s com deck de cabeça dupla, proporcionando gravação estável e reprodução de alto bit rate tais como 50 Mb/s do MPEG IMX.

Acesso Randômico Rápido

A natureza não linear do disco óptico profissional proporciona um tremendo benefício quando manipula conteúdo de áudio e vídeo. Quando a gravação é reproduzida a partir do disco, a localização física no disco não afeta o tempo requerido para acessá-las. A gravação pode ser acessada por questão de segundo, facilitando e agilizando a localização de material. Esta é a beleza do acesso randômico, e toda as séries PDW da Sony são equipadas por esta poderosa característica – entregando inovação a todas as suas operações de programação.

Alta Confiabilidade, Durabilidade e

Re-utilizável

Os discos ópticos possuem vantagens naturais desde que a sua superfície não mantém contato durante a gravação e reprodução, fazendo-o formato ideal para uso contínuo e re-uso. O disco óptico profissional é altamente resistente a poeira, choques e riscos, encapsulado em um cartucho extremamente durável e resistente a poeira. Eles são resistentes a temperatura e humidade; e são também resistentes a Raio-X – fatores que o fazem ideal para utilização em ambiente difícil, e também permite um tempo de vida útil e armazenagem por períodos longos.

Especificações

Capacidade de Armazenagem...23,3 GB

Comprimento do Laser...405 nm (azul-violeta)

Taxa de Transferência de Dados (escrita)...72 Mb/s ( por cabeça óptica) Diâmetro do disco...120 mm (45/8 polegadas) Dimensão do Cartucho (LxAxP)...129 x 131 x 9 mm

Peso...89 g

(5)

Inovação No Fluxo de Trabalho Óptico

As séries PDW da Sony oferecem uma variedade de funções única, que tem sido possível através do uso dos discos ópticos. Estas funções abrem portas das inovações em cada área do fluxo de trabalho da produção, independente se você utiliza produtos individualmente ou como parte de um sistema óptico integrado.

Acesso ao Material através da geração Instantânea de Janela de Imagem

Como todas as séries PDW da Sony, uma janela de imagens em forma de slide é gerada para

representar cada gravação realizada. Como é comum em sistema de edição não linear, esta janela de imagem permitem acesso instantâneo e reprodução dos clips. Simplesmente acionando a tecla da janela os camcorders das séries PDW ou decks geram instantaneamente e exibem estas janelas no

display LCD* ou no monitor conectado. Você pode facilmente marcar pontos de determinadas cenas através do cursor até a correspondente janela e confirmando a sua seleção com a tecla apropriada. A gravação associada com a janela é então trazida instantaneamente em tela cheia e então o material pode ser reproduzido, pausado, aplicar avanço para frente, avanço retrógrado ou friccionado dentro do clip. Esta característica é extremamente útil quando a cena captada deve ser verificada no camcorder, ou quando o usuário esta procurando o material durante a edição. As janelas de localização estão disponíveis nos sistemas não lineares após a digitalização do material ao disco rígido do editor, entretanto, a série PDW oferece este recurso direto do disco óptico.

*Disponível somente nos camcorders e no deck portátil

O Ultimato em Aquisição Conveniente

Os camcorders das séries PDW carrega todas as vantagens da nova mídia óptica. Gravações no disco óptico são automaticamente realizadas na área vazia do disco, auxiliando o operador contra uma possível regravação acidental sobre o material já existente. Além do mais, devido ao fato da aquisição ser um processo contínuo de captação e revisão, esta elimina a preocupação de localizar a posição correta para o início da próxima gravação, significando que a câmera está sempre pronta para a próxima captação.

Operadores também podem revisar a última captação imediatamente, com uma simples pressão na tecla “Return (RET). Se a cena não for boa, ela pode ser facilmente apagada do disco antes de refazer a cena. Desta forma você não só economiza o espaço no disco mas também pode preparar o disco que contém somente cenas escolhidas, reforçando a eficiência do processo de edição subseqüente.

Seleção de Cenas

Selecionando o material para transferência através da rede ou para digitalização em um sistema não linear e/ou um servidor pode consumir um tempo razoável, mas este não é o caso dos produtos das séries PDW. As séries PDW possuem a função de seleção de cenas única, que faz possível reproduzir somente aquele clip selecionado pelo operador, reforçando a eficiência tais como transferência ou tarefas de carregamento, ignorando os clips desnecessários. Devido ao fato dos discos ópticos

permitirem acesso randômico, clips são reproduzidos continuamente – façanha esta que não é possível com sistemas de fitas, onde cada gravação precisa ser marcada de modo linear. Diferente dos

produtos que utilizam software de logging, a seleção de cenas não requer hardware e software adicional, pois o processo é executado dentro do camcorder ou do deck.

A habilidade das séries PDW para reproduzir clips na seqüência que foi selecionado significa que você pode facilmente gerar um histórico. Se requerido, os clips podem ser rearranjados ou inseridos dentro da seqüência. Em adição, os modelos em deck possuem recursos de ajustes dos clips.

Uma vez selecionado ou executado o histórico nas séries PDW, os dados das cenas selecionadas podem ser escritos de volta no disco juntos com o material original. Este disco pode ser reproduzido em

(6)

Quando operação baseada no GUI for preferida, seleções de cenas podem ser executadas através do PC rodando o software de logging PDZ-1, fornecido com equipamentos da série PDW, proporcionando ambiente de trabalho visualmente confortável.

Em resumo, seleção de cenas abre uma nova maneira de criar uma ponte no processo de desempenho entre campo e estúdio.

Seleção de cena incorporada no display LCD Seleção de Cena através do PC rodando o software fornedido PDZ-1

Dados do Proxy AV – Abrindo Novas Possibilidades para Colaboração

baseada em Rede

Um outro benefício da série PDW é a utilização dos dados do proxy AV – uma técnica que efetivamente otimiza a condução do stream em todo o processo de produção de diferentes formas. Em resumo, o dado do proxy AV é o MPEG-4 de baixa resolução, a versão completa baseada do stream MPEG IMX/DVCAM de alta resolução. Quando a gravação é realizada, um stream do proxy AV sincronizada com timecode do stream de alta resolução, é também gravada automaticamente no disco. Este proxy AV, a qual é menor em tamanho, é fácil de ser transferido através de redes a uma velocidade

relativamente alta. Os dados do proxy AV são altamente eficazes para tarefas onde as qualidades dos vídeos e sons são menos relevantes, mas a velocidade de entrega do conteúdo é essencial. O benefício típico da sua utilização inclui “Navegação remota do conteúdo” e Edição através do proxy.

(7)

Benefícios dos Dados do Proxy AV

1. Navegação Remoto do Conteúdo

Uma utilização conveniente para dados do Proxy AV é a navegação do conteúdo a partir de um local remoto. O MPEG-4, dado do proxy AV pode ser reproduzido em um PC padrão rodando reprodutor de mídia. Desde camcorder* das séries PDW e decks, permitem transferir dados do proxy AV através das portas LAN, material captado em campo pode ser carregado em um servidor para visualização remota a partir do estúdio. Esta habilidade permite jornalistas no estúdio, por exemplo, iniciar a escrever roteiros antes da chegada do disco óptico.

*Camcorder da série PDW requer opcionaladaptador PCMCIA

2. Edição em Proxy

Edição em proxy quebra as tradicionais barreiras que ordenava onde e quando as tarefas de edição deveriam ser executadas. Ela oferece velocidade extremamente alta, mas releva o custo eficaz da edição off-line tanto para campo e estúdio, executando stream em cada etapa do processo de edição.

Na edição em proxy, o dado do proxy AV – prontamente disponível no disco – é utilizado como “material de trabalho”. Devido ao tamanho diminuto dos dados, permite que você utilize um laptop com editor não linear e realizar transferência em alta velocidade a partir da mídia do disco para o editor não linear – reduzindo significantemente o tempo de carregamento.

Mais especificamente, o editor XPRI portátil, projetado para edição em proxy off-line em campo, permite que os dados do proxy AV sejam transferidos para o seu disco rígido a uma velocidade de 30* vezes a velocidade normal. Em contrapartida em estúdio, o editor XPRI de notícias permite também edição em proxy e transferência a 50** vezes a velocidade normal, além da edição em alta resolução MPEG IMX/DVCAM, e formam um eficiente sistema off-line/online chaveado. Uma vez completado a edição off-line em proxy, tanto em Editor XPRI portátil ou no Editor XPRI de notícias, o EDL pode ser escrito de volta ao disco óptico contendo o material original em alta resolução. Edição em proxy é uma poderosa técnica no sistema onde Editor XPRI portátil e Editor XPRI de notícias são utilizados juntos, bem como naquelas que utilizam Editor XPRI de notícias

individualmente. Por causa dos dados do proxy AV e dados do EDL off-line podem ser entregue à estação de diferentes modos, edição em proxy permite a você grande flexibilidade para melhorar o fluxo de trabalho da produção e encontrar as necessidades específicas do usuário.

A seguir exemplos típicos de inovação em eficiência oferecida por edição em proxy. *Quando o data rate do proxy é 1,5 Mb/s e é utilizada uma cabeça óptica para leitura do disco.

**Quando o Deck portátil é utilizado para transferência, a taxa de transferência é 30 vezes a velocidade normal.

• Utilizando o Editor XPRI portátil e Editor XPRI de notícias Juntos

A combinação do editor XPRI portátil com o editor XPRI de notícias quebram as barreiras

geográficas de edição em campo e estúdio. Projetado para rodar em um laptop PC, o software de edição XPRI portátil permite que os dados do proxy AV sejam injetados a 30 vezes a velocidade normal, capacitando edição off-line simples e rápido em campo. O EDL criado no campo pode ser então transferido ao editor XPRI de notícias para finalizar a edição em alta resolução nos formatos MPEG IMX ou DVCAM.

(8)

O editor XPRI portátil e editor XPRI de notícias utilizam software compatível, desta forma o timeline produzido do editor off-line pelo editor XPRI móvel pode ser instantaneamente reproduzido no editor XPRI de notícias, simplesmente carregando o EDL e dados do proxy AV. Este EDL e os dados do proxy AV podem ser entregue e carregado no editor XPRI de notícias localizado no estúdio via rede IP,

possibilitando que a edição em proxy off-line seja continuada até que chegue o disco óptico. Quando o disco chega, o editor XPRI de notícias carrega somente o material em alta resolução associado com clips utilizados no timeline da edição em proxy, a partir do disco óptico, e

instantaneamente criar a versão online do timeline para retoques finais.

O mesmo benefício pode ser executado mesmo quando o ambiente de rede não estiver disponível para transferência do EDL off-line e dados do proxy AV. Quando o disco chega a estação, o EDL e o dado do proxy AV são carregados no editor XPRI de notícias localmente do disco óptico a 50** vezes a velocidade normal. O operador pode tanto continuar a edição em proxy ou iniciar a digitalização dos clips em alta resolução baseados no timeline da edição em proxy.

• Utilizando somente o editor XPRI de notícias

Utilizando somente o editor XPRI de notícias constitui um eficiente sistema de edição em proxy, pois permite editar em proxy AV e no formato de alta resolução MPEG IMX/DVCAM no mesmo sistema. Isto significa dizer que o operador pode editar em off-line utilizando dados do proxy AV, e

posteriormente utilizar o mesmo timeline para edição em alta resolução. O editor XPRI de notícias poderá carregar somente o material de alta resolução associado com os clips utilizados no timeline de edição off-line, criando assim instantaneamente a versão online do timeline para retoque final.

Este método é mais eficiente quando o dado do proxy AV do material colhido em campo for entregue e carregada no editor XPRI de notícias no estúdio via rede IP.

Uma vez recebido o dado do proxy AV, a edição em proxy pode ser iniciada no editor XPRI de notícias. Quando o disco óptico chegar, o editor XPRI de notícias é carregado com material em alta resolução somente com os clips utilizados no timeline da edição em proxy, criando instantaneamente o timeline na versão online para retoques finais.

Você pode executar a mesma operação mesmo quando o ambiente de rede não está

disponível para a transferência do dado do proxy AV. Após receber o disco óptico no estúdio, o dado do proxy AV pode ser carregado localmente no editor XPRI de notícias a 50** vezes a velocidade normal para edição off-line do proxy.

Se a seleção de cenas for executada no disco, você pode posteriormente aumentar a eficiência da edição em proxy. O editor XPRI portátil e o editor XPRI de notícias poderá capturar somente aqueles

(9)

clips selecionados, a uma velocidade de 30 vezes a velocidade normal e a 50 vezes a velocidade normal, respectivamente.

Transferência de Dados a Alta Velocidade – a Base da Inovação do Fluxo

de Trabalho

O grande apelo das séries PDW é a sua alta

velocidade de transferência de dados, permitindo que você transfira dados a outros equipamentos com velocidade bem superior que o tempo real. Isto é possível porque os produtos das séries PDW utilizam interfaces de alta velocidade e devido à natureza do disco óptico profissional, de oferecer flexibilidade para ler dados a diferentes velocidades.

Para baixa resolução o dado do proxy AV, a

velocidade de transferência chega a atingir 30 vezes a velocidade normal para unidade de campo e 50 vezes a velocidade normal para unidade de estúdio, enquanto que para material em alta resolução (MPEG IMX e DVCAM), a transferência é de 5 vezes a

velocidade normal para sinal DVCAM e 2,5 vezes a velocidade normal para sinal MPEG IMX. Na figura abaixo mostra a interface Ethernet e i.LINK™(SBP2 ) sendo utilizado para transferência de arquivo

MXF(Material eXchabge Format) em alta velocidade. *i.LINK é a marca registrada da Sony, utilizada para designar que um produto está equipado com conector IEEE 1394.

Características e Benefícios dos Sistemas de Disco Óptico Profissional

Qualidade de Imagem Fora de Série do Formato de Gravação MPEG IMX/DVCAM

As séries PDW oferecem recurso de gravação* e reprodução dos streams MPEG IMX e DVCAM**. O usuário tem a flexibilidade de selecionar o formato adequado de acordo com a qualidade de imagem necessária, ou combinar com o formato de edição requisitado. O formato DVCAM utiliza gravação do sinal componente processado a 8 bit com

compressão 5:1 e taxa de amostragem 4:1:1 (para NTSC)/4:2:0(para PAL). O formato MPEG IMX utiliza gravação do sinal componente processado a 8 bit com compressão MPEG-2 / 4:2:2P@ML e compressão a 50, 40, 30 MB/s, possibilitando o usuário a escolher a qualidade de imagem e o tempo de gravação de acordo com a sua necessidade.

O sistema de disco óptico profissional proporciona aproximadamente 90 minutos de gravação no formato DVCAM, e 75, 57, e 45 minutos de gravação do formato MPEG IMX a 30, 40, e 50 MB/s, respectivamente.

Gravação em MPEG IMX é a escolha ideal quando a necessidade de alta qualidade de imagem, enquanto gravação em DVCAM oferece benefícios de longo tempo de gravação.

*Gravação no PDW-V1 está disponível somente através da interface Ethernet **O camcorder PDW-510 só grava formato DVCAM

(10)

Gravação de Metadata Flexível

As Séries PDW são capazes de gravar uma ampla variedade de metadatas, as quais proporcionam fantásticas vantagens quando localiza dados para processos subseqüentes. Com séries PDW, o usuário tem a flexibilidade de designar a quantidade de metadata que eles querem gravar*. A seguir exemplos de tipos de metadata que a série PDW da Sony utilizam.

*O volume de dados para metadata depende do volume utilizado para gravar dados de vídeo e áudio.

o UMID

UMID(Unique Material Identifier), um padrão aprovado do padrão SMPTE(SMPTE-330M), constituído de um número único global e número do material, utilizado para identificação do material gravado. O UMID é automaticamente gerado e gravado no disco quando a gravação é feita no camcorder ou deck das séries PDW. As séries PDW também suporta UMID estendido que incluem informações de tempo e local da captação.

o Gravação do Essence Mark

A utilização do essence mark nas séries PDW é também uma forma muito útil de metadata, e proporciona um modo muito eficaz de localização da gravação via janela de imagens.

Essence marks podem ser estabelecidos durante a captação tanto manualmente como automaticamente. As janelas representam a posição do essence mark e são gerados a cada momento que o essence mark for acessado, proporcionando um prova incalculável quando a localização da cena for requerida para visualização e processo de edição.

Marcação Manual

A cada momento que a tecla “return” for acionada, um novo essence mark é estabelecido. Após a captação, o operador pode rapidamente acessar este ponto, simplesmente

selecionando através da janela correspondente exibido na tela do LCD do equipamento utilizado para reprodução ou em um monitor de vídeo conectado.

Marcação Automática

Os camcorders das séries PDW podem automaticamente estabelecer o essence mark quando um particular evento é sentido, ou ocorrer dentro do camcorder. For exemplo, o

(11)

camcorder pode estabelecer a gravação do essence mark quando ocorrer um sobresalto no nível de áudio, ou quando houver uma mudança brusca no nível de luminância do vídeo. Similarmente, o camcorder pode automaticamente estabelecer o essence mark quando o filtro de conversão de cor é alterado ou quando o balanço de branco é reajustado.

Desde que possa haver diferentes tipos de essence mark no disco, as séries PDW oferecem modos fáceis de localização através destes recursos. Operadores podem, por exemplo, escolher em exibir somente as janelas de imagens geradas manualmente, aquelas indicando variação de luminância, aquela durante o sobresalto nos nível de áudio, ou aquela por indicação de reajuste do balanço do branco.

IT – Sistema Amigável

Nos produtos das séries PDW, gravações são feitas como arquivos de dados – uma para cada clip de áudio e vídeo. Isto permite que o material seja manipulado com grande flexibilidade em um

ambiente de rede baseado em IT – e grande facilidade para executar cópias, transferências,

compartilhamentos e arquivos para outros dispositivos baseados em IT. Estes sistemas de gravação baseados em arquivos podem permitir que o material seja visto diretamente através de um PC conectado aos decks e camcorders das séries PDW via conexão i.LINK(SBP2) – justamente como arquivos de leitura de um drive externo.

Os decks e camcorders das séries PDW vem equipados com interface amigável IT. Isto inclui interface i.LINK IEEE1394, suportando protocolos AV/C e SBP2 e interface Ethernet 1000Base-T e/ou 100Base-TX. Juntos com dispositivos de transferências de arquivos MXF integrados com produtos das séries PDW, fica rápido e direto as operações em rede.

Integração Simples e Direta com Sistemas Baseados em VTR

Para realizar uma integração direta com sistemas atuais baseados em fita, uma ampla gama de pensamentos foram colocados no desenvolvimento dos produtos das séries PDW. Uma larga faixa de interfaces convencionais AV incluindo SDI, componente análogo, e entrada/saída de áudio análogo/digital permitem fácil conectividade a equipamentos atuais, incluindo uma variedade de VTRs, editores lineares e não lineares, e mixers de áudio. Além disso, os produtos da série PDW oferecem interoperabilidade baseada em rede com outros equipamentos Sony, também baseados em rede, tais como e-VTR MPEG IMX, estabelecendo um sistema altamente eficaz e avançado. E, a

(12)

operabilidade é uma outra preocupação quando se realiza um investimento na aquisição de novos equipamentos. Sony tem tido uma preocupação especial a respeito disso, também, permitindo operações que melhor combine com a mídia óptica enquanto retém o sentimento dos produtos convencionais baseados em VTRs.

Alta Durabilidade e Confiabilidade

Em ambientes de trabalho duro, é de fundamental importância que os hardwares sejam resistentes a choques mecânicos, vibrações durante uma tomada de cena importante. A Sony acumulou

conhecimentos a respeito de critérios rigorosos para tais ambientes, juntando experiências ao longo dos anos para encontrar estes critérios, que contribuem para a alta confiabilidade dos produtos das séries PDW.

Os camcorders PDW da Sony utilizam amortecedores de borracha para sustentar o bloco do disco com finalidade de amortecer o efeito de qualquer choque mecânico ou vibração. Em adição, um poderoso sistema de rastreamento, baseado na tecnologia de servo da Sony, reduz a chance da cabeça óptica gravar fora da pista. Um buffer serve nestas circunstancias críticas, para impedir a gravação até que a cabeça óptica retorne à sua posição correta. Após a cabeça se posicionar

corretamente, a informação contida no buffer é gravada no disco, desta forma evitando interrupções na gravação. Há uma quantidade considerável de buffer incorporada no camcorder para acomodar uma larga quantidade de erro de rastreamento.

Além disso, em eventos de gravação fora do normal, uma poderosa e sofisticada técnica de

supressão ECC (Error Correction Cancel) estão disponíveis em todos os equipamentos, de forma que os discos podem ser reproduzidos apropriadamente.

Manutenção de Baixo Custo e Fácil

Desde o início, os equipamentos das séries PDW, são projetados utilizando os melhores engenheiros práticos, respondendo edições de manutenção antes mesmo de vir à tona. Movimentação de peças tem sido minimizado, bem como os números de peças requeridas em manutenções periódicas. Isto resulta em uma redução drástica da manutenção em laboratórios, e promove uma maneira mais eficiente de utilizar o seu equipamento.

Os produtos das séries PDW* são também compatíveis com manutenção remota e monitoração de software – uma aplicação SNMP complacente que pode monitorar e documentar o estado do hardware em tempo real via rede TCP/IP. Se um mau funcionamento é detectado, este sistema pode imediatamente identificar o problema, permitindo que você faça a ação corretiva. O sistema não é somente reativo, ela monitora proativamente o seu sistema e identifica a necessidade de manutenção na hora certa.

(13)

Camcorders das Séries PDW

Camcorder PDW-510/510P (Gravação em DVCAM)

Camcorder PDW-530/530P (Gravação em MPEG IMX/DVCAM)

Os camcordes das séries PDW foram projetadas considerando a alta responsabilidade do trabalho em campo, proporcionando excelente qualidade de imagem, operabilidade e

confiabilidade inerente, desde a aquisição dos produtos da família Betacam™ Sony. Além destas impressionantes capacidades, os camcorders das séries PDW também proporcionam inúmeras características inovadoras que acomodam as vantagens dos

benefícios da mídia não linear. Estas características únicas oferecem um estilo

completamente novo de operação em campo, adicionando flexibilidade e eficiência àquelas operações onde a finalização de programas rápidos é a prioridade.

O PDW-530/530P possibilita gravar MPEG IMX/DVCAM selecionável e dois filtros ópticos (ND e CC) embutidos, enquanto que o PDW-510/510P possibilitam gravar DVCAM e somente com

(14)

Características Comuns em ambos os Camcorders

CCDs Power HAD™ EX com seleção 16:9/4:3

Camcorders das séries PDW incorporam três CCDs com seleção 16:9/4:3 para captura de imagem. Utilizando a melhor tecnologia de CCD Sony, estes permitem espantosa qualidade de imagem com alta relação sinal/ruído de 65 dB(NTSC)/63 dB(PAL), baixo nível smear de –140 dB(típico), e alta sensibilidade de F11.

Conversão A/D em 12 bit

Camcorders das séries PDW também incorporam conversor A/D de alta integração de 12 bit, desta forma alta qualidade de imagem pode ser capturado através dos CCDs Power HAD EX, processados com grande precisão. Em particular, esta superior resolução em bit permite que o contraste possa ser reproduzido mais precisamente nas áreas de meios tons da imagem.

Avançado Processamento Digital do Sinal

A chave da qualidade em câmeras DSP é a quantidade de bits que são utilizados nos processos não lineares, tais como correção gama. Os camcorders das séries PDW utilizam mais de 30 bits,

minimizando erros de arredondamento, mantendo desta forma a alta qualidade dos CCDs. O DSP LSI dos camcorders das séries PDW são também capazes de controle sofisticados da imagem, tais como função Multi-Matrix, e controle triplo de Detalhes do Tom de Pele.

Compacto e Leve

Os camcorders das séries PDW são projetados para serem compactos e leves, com alto nível de mobilidade em campo. Eles pesam aproximadamente 5,3 kg incluindo visor eletrônico, microfone, disco e bateria BP-IL75.

Design Robusto e Ergonômico

O design destes camcorders são baseados em anos de experiência da Sony em termos de ergonomia em câmeras, e proporcionam alta mobilidade e balanço. A posição da ombreira é ajustável e a altura do visor eletrônico pode ser selecionada em duas posições,

enquanto que o painel de conectores está localizado na parte traseira, possibilitando fácil conexão dos cabos. Os operadores familiarizados com o conforto dos camcorders Betacam irão se adaptar imediatamente com os camcorders das séries PDW.

Mecanismo do Disco Resistente a Poeira e a Impactos

Para minimizar erros causados por choques mecânicos ou entrada de poeira dentro do mecanismo do disco, os camcorders das séries PDW possuem inúmeros meios de

proporcionar resistência operacional a tais fatores. A entrada do mecanismo do disco é protegida por duas tampas impedindo a entrada de pó. Além do mais, quatro amortecedores de borracha são utilizadas para absorver choques mecânicos no bloco do disco óptico.

(15)

Tela colorida em LCD de 2,5”*

Uma tela colorida em LCD com fácil visualização é incorporada nos camcorders na parte lateral possibilitando operações avançadas, tais como localização e seleção de cenas através da janela de imagem. Indicação de status tais como medidor dos quatro canais de áudio, e tempo remanescentes do disco e bateria são também exibidos na tela.

* Área visual medido diagonalmente

Extensiva gama de Interfaces

Os camcorders das séries PDW vem equipado com uma ampla faixa de interfaces. Em adição à saída análoga composta, é possível também interface i.LINK e, adicionando placa plug-in apropriado, saída SDI e entrada composta análoga se torna possível. A possibilidade de instalar estas placas dentro do camcorder elimina a necessidade de uma unidade de adaptador de câmera externo, mantendo desta forma o camcorder compacto e balanceado.

Gravação em Loop

Gravação em loop é uma função conveniente através da qual 10 segundos de áudio e vídeo são armazenados em uma memória antes da tecla Rec seja pressionado. Isto significa que qualquer coisa que tenha acontecido 10 segundos antes de pressionar a tecla Rec, no modo Standby, será gravado no disco – um recurso que pode evitar perda inesperada, mas importante de um evento ocorrido antes que o operador tenha tido a chance de pressionar a tecla Rec.

Captação em Baixa Luminosidade

Os camcorders das séries PDW oferecem características convenientes para captação em condições de baixa luminiosidade, o qual pode ser utilizando singularmente ou juntos dependendo da situação ou da preferência do operador.

o Slow Shutter permite que você utilize velocidade de shutter mais longo do que a taxa do frame

NTSC: 1/4, 1/8, 1/15 segundos PAL: 1/3, 1/6, 1/12 segundos

o Turbo Gain permite ganho da câmera até +48 dB

Controles Flexíveis da Imagem

Os camcorders das séries PDW possibilitam controles avançados, características encontradas somente em câmeras de estúdio de alto desempenho. Estas características permitem que imagens com máxima qualidade sejam gravadas no disco óptico

• Função Multi-Matrix • Processamento TruEye™

• Controle triplo de Detalhe de Tom de Pele • Foco eletrônico suave

• Tabela de gamma selecionável • Controle de temperatura de cor

(16)

Modo Progressivo

Os camcorders das séries PDW possibilitam também o modo progressivo oferecendo efeito shutter com aparência de filme.

o NTSC: 29,97P ou opcional 23,976P* o PAL: 25P

* Gravação no disco é em 59,94i via 2:3 pul-down

Gravação de Áudio em Alta Qualidade

Os camcorders das séries PDW gravam áudio de alta qualidade, gravando no formato selecionado. Estes camcorders são também equipados com uma variedade de interfaces: um conector XLR de 5 pinos para saída de áudio análogo estéreo, dois conectores XLR de 3 pinos com seleção de entrada Mic/Line, e uma entrada de microfone frontal. Os dois conectores XLR de 3 pinos podem ser selecionados para aceitar entrada de quatro canais de áudio digital AES/EBU,

estabelecendo sistema completo ENG/EFP utilizando Mixer /digital Portátil da Sony, o DMX-P01. o Gravação DVCAM: 4 canais, 16 bits, 48 kHz

o Gravação MPEG IMX: 4 canais, 16 bits, 48 kHz, ou 4 canais, 24 bits, 48 kHz

Outras Características

o Operação através de Janelas de imagem para localização de cenas o Operação de seleção de cenas

o Gravação de dados do proxy AV

o Gravação de Metadata: UMID, UMID estendido, essence mark incluindo shot marks, informação do GPS(opcional)

o Uma segunda tela LCD para exibir timecode e remanescência da capacidade da bateria/disco mesmo durante a câmera ligada e desligada.

o Quatro teclas configuráveis, sendo duas localizadas na parte externa da câmera e duas dentro do painel, capacitando o operador a configurar as funções mais usuais.

o Auto Tracing White Balance para ajuste automático da temperatura de cor de acordo com a variação da iluminação.

o Gravação em intervalos (automático e manual) grava intermitentemente o sinal em intervalos pré-determinados, ideal para gravação de eventos longos.

o Função Memory Stick™ para armazenagem de arquivos das configurações dos camcorders. o Encaixe para acomodar receptor do microfone sem fio da Sony WRR-855.

o Cartão opcional PCMCIA para conexão Ethernet. o Controle remoto da câmera via RM-B150 e RM-B750.

o Sistema inteligente de iluminação, sincroniza strobe on/off à tecla Rec. o Saída DVCAM a partir da reprodução MPEG IMX;

(17)
(18)

Decks das Séries PDW

___________________________________________________________

Deck PDW-V1 Portátil

Deck PDW-1500 Compacto

Deck PDW-3000 de Estúdio

A linha de produtos das séries PDW oferecem três tipos de decks para atender as diversas necessidades operacionais, tanto em campo como no estúdio. Suas funções foram cuidadosamente selecionadas para aumentar a eficiência explorando as vantagens do disco

óptico, e proporcionam controles familiares ao dos VTRs que minimizam a curva de aprendizado para rápida assimilação.

PDW-V1 Deck Portátil

O deck portátil PDW-V1 é uma unidade extremamente leve e compacta, oferecida como solução para reprodução de discos ópticos, bem como para gravação* de arquivos AV e de dados através da rede Ethernet ou interface i.LINK(SBP2). Ela é ideal para aplicações em campo, e para verificação em

desktop por jornalistas, produtores, e outros grupos da produção. Característica única deste modelo é a tela colorida em LCD de 3,5” incorporada, permitindo usuários a assistir gravações em qualquer tempo, sem a necessidade de um monitor de vídeo externo. O PDW-V1 é ainda equipado com saída VGA, assim o usuário pode assistir as gravações através da tela de um computador padrão.

O PDW-V1 pode ser alimentado através de AC ou bateria,

característica que prova a conveniência em campo. Devido à sua capacidade de executar transferência dos dados do proxy AV em alta velocidade, ela se aplica também para solução em edição em conjunto com editor XPRI portátil. Assim como outros produtos das séries PDW, o PDW-V1 oferece o recurso de seleção de cenas, para o qual é adicionado melhorando a conveniência dos usuários juntamente com a tela colorida LCD. • Reproduz MPEG IMX/DVCAM

• Arquivos AV de alta resolução (MPEG IMX/DVCAM) e dados do proxy AV podem ser gravados via interface Ethernet ou interface i.LINK (SBP2)*.

• Alta velocidade de transferência dos dados do proxy AV a 30 vezes a velocidade normal • Gravação de Metadata

• Recurso de escrever EDL de volta no disco • Compacto e leve

• Com uma cabeça óptica permite transferência a 1,25x para stream MPEG IMX (a 50 Mb/s) e 2,5x para DVCAM

• Tela LCD colorida de 3,5”**

• Operação de procura através da janela de imagem • Operação de seleção de cenas

• Saída VGA

• Alimentação via bateria/AC

• Conectividade a rede (100Base-TX) • Localização de cenas (a cores)

o Jog: -1 a +1 vez a velocidade normal o Shuttle: ±50 vezes a velocidade normal • Dimensões (L x A x P): 210 x 90 x 320 mm • Peso: 3,5 kg

*O PDW-V1 não suporta entrada de áudio e vídeo sincronizado **Área visível medido diagonalmente

(19)

PDW-1500 Deck Compacto

O deck compacto PDW-1500 é um gravador de ½ rack, otimizado para utilização com sistema de edição não linear. Apesar do seu tamanho compacto, este deck oferece transferência de dados em alta velocidade entre dispositivos não lineares compatíveis, criando uma poderosa ferramenta de edição para produção de vídeo.

• Gravação MPEG IMX/DVCAM

• Duas cabeças ópticas permitem transferência a uma velocidade de 2,5x para stream MPEG IMX (a 50 Mb/s) e 5x para DVCAM

• Transferência dos dados do proxy a 50 vezes a velocidade norma • Gravação de dados do proxy AV

• Grande variedade de interface

• Operação de procura através da janela de imagem • Operação de seleção de cenas

• Localização de cenas (a cores)

o Jog: -1 a +2 vezes a velocidade normal o Shuttle: ±50 vezes a velocidade normal • Gravação Voice-over

• Conectividade Gigabit Ethernet

• Saída DVCAM a partir da reprodução MPEG IMX • Dimensões (L x A x P): 210 x 130 x 415 mm • Peso: 7,4 kg

PDW-3000 Deck de Estúdio

O PDW-3000 é um gravador editor igualmente adequado para uso em sistemas de edição linear e não linear. Este deck tem um painel de controle sofisticado com

características familiares a de um VTR, oferecendo facilidade de uso tanto nos atuais como nos novos decks Sony. O PDW-3000 integra uma completa ordem de interfaces e larga faixa de recursos de edição, incluindo edição em assemble e insert, edição em split de AV, edição voice-over, e edição com duas máquinas*. Estas características fazem do PDW-3000 a escolha ideal para utilização nos sistemas atuais de VTRs ou sistemas ópticos onde os recursos de edição completa e a funcionabilidade de entrada/saída é requerida.

*Requer painel de controle linear (opcional)

• Gravação MPEG IMX/DVCAM

• Duas cabeças ópticas permitem transferência a uma velocidade de 2,5x para stream MPEG IMX (a 50 Mb/s) e 5x para DVCAM

• Transferência dos dados do proxy a 50 vezes a velocidade norma • Gravação de dados do proxy AV

• Grande variedade de interface

• Operação de procura através da janela de imagem • Operação de seleção de cenas

• Localização de cenas (a cores)

o Jog: -1 a +2 vezes a velocidade normal o Shuttle: ±50 vezes a velocidade normal • Edição Assemble e Insert

(20)

• Edição em duas máquinas utilizando painel de controle linear(opcional) • Gravação Voice-over

• Conectividade Gigabit Ethernet

• Saída DVCAM a partir da reprodução MPEG IMX

• Um deck pode compilar clips a partir de múltiplos discos dentro de um único disco utilizando HDD embutido

• O HDD embutido pode também permitir que múltiplos clips sejam compilados em um único arquivo • Dimensões (L x A x P): 427 x 174 x 433 mm

• Peso: 13 kg

(21)

Entradas/Saídas

Referências

Documentos relacionados

A partir do início de vigência do segurado e respeitadas as carências estabelecidas nestas Condições Gerais, a cobertura para os atendimen- tos de urgência e emergência será

São Miguel Paulista, São Paulo, Brasil Ano projeto 2007 Status Não construído Classificação Edifício _ Institucional Área 2900m² Cliente. DPH – Departamento Patrimônio

Atividade física para manter os músculos fortes e alongados; Remédios para alívio da dor; Bengala para diminuir a carga sobre o

Para a identificação dos comandos de voz foi utiliza- da uma rede neural artificial (RNA) que recebe como entrada os coeficientes cepstrais obtidos da palavra de comando, e ativa uma

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

aproveite o início da festa para fazer os retratos da criança com os pais em frente à mesa do bolo.. tudo corra como

No banco de dados sobre mortalidade do Brasil em 2003, dentre as 133.434 mortes em que uma causa mal definida foi identificada como causa básica, verificou- se a menção de uma ou

Sucedendo a derrubada da floresta nativa, a presença de formações com altas densidades de palmeiras deve-se à tolerância destas ao fogo, à rigidez do fruto, e à capacidade