• Nenhum resultado encontrado

Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba BOLETIM INFORMATIVO ANO XVI Nº DE JUNHO DE 2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba BOLETIM INFORMATIVO ANO XVI Nº DE JUNHO DE 2018"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Igreja Metodista Em Itaberaba

Congregação Em Santana De Parnaíba “ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

Deus e o Diabo não estão

brincando. E nós, estamos?

H

oje vamos realizar na nossa comuni-dade o Domingo da Igreja Perseguida, uma ação desenvolvida pela Agência Portas Abertas, que se de-dica a dar apoio e incentivo a missionários e missioná-rias espalhados pelo mun-do, especialmente àqueles e àquelas que estão em loca-lidades onde a perseguição ao cristianismo é intensa e acirrada.

No culto de hoje à noite, vamos refletir sobre o quanto é importante estarmos cientes da condição dos missionários que estão sofrendo pelo mundo por causa do Evangelho e sobre como devemos valorizar a liberdade que temos para expressar e viver nossa fé.

Na última vigília que realizamos na nossa comunidade, em 15 de ju-nho, a irmã Marilene Nogueira usou uma expressão que me chamou muito a atenção. Ela disse: “Deus e o Diabo não brincam”. Imedia-tamente pensei comigo: “Isso é verdade. E nós? Estamos brincando ou levando a sério?”. Nessa reflexão estou partindo do entendimen-to de que brincar é não levar a sério, ou seja, é realizar algo de for-ma não oficiosa ou inforfor-malmente. Deus trabalha ativamente a nosso favor atuando nas nossas vidas e por meio delas para que sejamos aperfeiçoados, moldados e abençoados. Em oposição a isso, o Dia-bo também trabalha, fazendo uso de suas armas para se opor a tudo o que Deus está realizando. E ambos levam tudo isso muito a sério. Essa realidade espiritual é verdadeira, mas muitas vezes percebo que nós não estamos encarando tudo isso com a seriedade necessá-ria. Vejo pessoas brincando de ser crentes, brincando de se conver-ter e se desconverconver-ter, tentando a Deus e achando que essa realida-de espiritual não passa realida-de uma lenda. Contudo, quando uma pessoa está levando uma questão a sério e a outra na brincadeira, o prejuí-zo, a frustração e o retrocesso são inevitáveis.

(2)

Mas há gente que não tem tempo nenhum para levar sua fé na brinca-deira. Muitas pessoas sofrem, passam fome, sentem medo e até mor-rem por levar muito a sério a causa do Evangelho. Para cultuar a Deus e receber uma palavra de esperança e vida, essas pessoas precisam encontrar-se na surdina, de madrugada, em cavernas, em criptas ou no meio da selva, pois sabem reconhecer o que Deus fez e continua a fa-zer em sua vida e, por isso, valorizam e levam muito a sério seu rela-cionamento com Deus.

Eu convido você a refletir se tem levado na brincadeira ou a sério sua vida com Deus. Lembre-se de que nós brasileiros somos muito aben-çoados por termos liberdade religiosa em nosso país e, talvez por ser tão fácil o acesso a espaços de culto e por podermos expressar nossa fé abertamente, não damos tanto valor nem levamos a sério o que re-presenta a obra de Cristo na nossa vida. O grande perigo é pensarmos que talvez estejamos levando na brincadeira algo que o Diabo leva mui-to a sério. Ele não brinca e com certeza está trabalhando arduamente para nos tragar. Se continuarmos a brincar de ser cristãos, poderemos ser surpreendidos com a morte da nossa alma.

Ore pelos cristãos que estão sofrendo perseguições ao redor do mun-do e agradeça a Deus pela liberdade que temos para segui-Lo, servi-Lo e adorá-Lo. Isso tudo é muito sério! Do amigo e pastor,

Tiago Valentin

“Quando nós cristãos mantemos nossas bocas fechadas, como normalmente temos feito, enquanto há terríveis perseguições

em todo o mundo, Deus não nos vê como inocentes.”

Eric Metaxas, escritor norte-americano Reflexão

Aprendendo com a Igreja Perseguida

F

oi muito fácil can-sar-me da minha igreja na Escócia. Durante anos, eu passei muito pouco tempo fo-ra dela. Mas os sermões eram chatos. A música era embaraçosa. Não havia comunhão verdadeira. To-da a experiência de adorar a Deus com outras pes-soas parecia velha e sem sentido. E era. Não estou

(3)

exagerando minha amargura. Ir à igreja no meu país era um teste de resistência.

Até que eu visitei uma Igreja Perseguida na China! Eles me levaram a apreciar o privilégio do culto de adoração e a parar de reclamar tanto da minha igreja.

Havia cinquenta de nós espremidos num cômodo do andar de cima. O louvor era quase silencioso. A vizinhança era hostil à comunidade. En-tão, um pregador se levantou. Um homem idoso, de porte magro e com pelos saltando de uma mancha em seu queixo. Tão logo disse uma fra-se, irrompeu em lágrimas. Ele continuava dizendo: “Nunca pensei que teria o privilégio de pregar novamente”. Então, entre gemidos e soluços, ele ria e chorava novamente.

Logo, todos estavam chorando com ele. Exceto eu. Isso durou cerca de meia hora e comecei a ficar enfadado. Ele continuava a repetir a mes-ma frase, e meu tradutor me dizia: “É o mesmo versículo, é o mesmo versículo”. Tudo o que esse homem fazia era repetir a mesma frase das Escrituras, explodir em lágrimas, rir e, então, repetir a mesma frase no-vamente. Pensei comigo: “Que culto inútil!”. Mas, depois do culto, aca-bei conhecendo o homem idoso e, ao ouvir sua história, arrependi-me profundamente de minha atitude.

Ele era um pregador que fora ordenado no fim da década de 1950, na China. Pastoreou uma igreja por apenas seis meses, antes de ela ser fechada. Foi preso, passando 20 anos na cadeia. Quando saiu, ficou doente por muito tempo, mas, finalmente, aos 77 anos de idade, teve forças para pregar novamente.

Aquilo que eu havia testemunhado era seu primeiro sermão em 31 anos! Não é de admirar que ele não tenha se controlado. Tentei imagi-nar como deve ter sido segurar a Palavra de Deus consigo por 31 anos sem saber se voltaria a pregá-la novamente. E, de repente, ser libera-do para fazê-lo.

Como se prega um sermão após um silêncio de 31 anos? Não surpre-ende que ele tenha sido tomado pela emoção. Lembro-me de ouvi-lo dizer: “Nunca pensei que teria o privilégio de pregar novamente a Pa-lavra de Deus a um grupo de cristãos, vendo-os abrir livremente su-as Bíblisu-as. Nos longos anos em que estive na prisão, pensei que nunca mais viveria essa experiência. E, quando ela finalmente aconteceu, tu-do o que eu consegui fazer, como você viu, foi me engasgar no versícu-lo que me manteve firme na fé em Cristo Jesus durante todo esse tem-po: ‘Cantai ao Senhor um cântico novo e o seu louvor na assembleia dos santos’ (Sl 149:1b)”.

Voltei para meu país com a minha vida transformada. Todo o meu pen-samento e a minha visão sobre a igreja estavam diferentes. Comecei a caminhar em direção à minha igreja, carregando minha Bíblia e

(4)

lou-vando ao Senhor pela liberdade que ele me proporcionou. Cheguei ao templo mais cedo do que o normal, andei pelos corredores e orei agra-decendo a Deus pelo prédio e pela liberdade de fazer nosso culto ali. Quando o pregador falou, agradeci a Deus por ele não ter medo. Quan-do a Bíblia foi lida, agradeci pelos homens que se arriscaram no passa-do para imprimi-la e distribuí-la em minha língua. Quanpassa-do cantamos um hino, eu cantei bem alto, agradecendo ao Senhor por não ter de sussur-rá-lo quase silenciosamente.

Verdadeiramente, que privilégio é poder adorar a Deus com meus ir-mãos! Parei de reclamar da pobreza dessa experiência e me regozijei pelo puro privilégio de nos reunirmos sem medo.

A Igreja Perseguida me resgatou da amargura e me en-sinou a contar minhas bênçãos, especialmente aquelas às quais eu não dava valor.

Pelo escritor escocês Ron Boyd-MacMillan, diretor estratégico da Agência Portas Abertas Internacional Este texto foi retirado do seu livro “15 Reasons Why Everybody Needs to Encounter the Persecuted Church” (15 Razões Por Que Precisamos Ter um Encontro com a Igreja Perseguida, em tradução livre).

“Ser perseguido é perder algo que pertence a você, que pode ser sua casa, um membro da família, seu trabalho ou até

mesmo sua própria vida, por um único motivo: sua fé.”

Farouk Hammo, pastor presbiteriano no Iraque

Avisos

Seminário de Discipulado, no sábado que vem!

Neste sábado, 30 de junho, acontecerá na nossa igreja o Seminário de Discipulado, um tempo precioso de motivação, crescimento e apren-dizado sobre a vivência do discipulado. A programação começará às 9h00 e se encerrará às 15h00. Como iremos almoçar na igreja, soli-citamos a quem for participar uma contribuição de R$ 15,00. Nossos preletores serão o Pastor João Batista Nunes Medeiros, da I.M. em Ita-pecerica da Serra, e o irmão Daniel Modolo, da I.M. no Butantã. Os in-teressados deverão se inscrever com o Pastor Tiago.

Campanha do agasalho e do cobertor

Estamos chegando à época mais fria do ano, tempo em que os que me-nos têm mais sofrem. Precisamos da sua colaboração para abençoar-mos nossos irmãos e irmãs em situação de rua que são assistidos pelo Projeto Alimentando Vidas. Se você puder doar agasalhos e cobertores em bom estado, traga-os para a igreja, pois serão destinados a quem sofre na rua com o frio das noites e madrugadas. Lembre-se: quem mais abençoa mais é abençoado!

(5)

No próximo domingo (1º/7), não se esqueça de contribuir com alimentos para a Cesta do Amor. Pedimos que traga as doações de preferência no primeiro domingo do mês.

Sua participação é fundamental! Programação da Escola Dominical no mês de julho

Dia 1º/7, às 10h00 – Última aula do semestre;

Dia 1º/7, às 19h00 – Culto especial de encerramento do semestre da Escola Dominical;

Dias 8/7 e 15/7 – Não haverá aula, mas o Culto Matutino está mantido; Dias 22/7 e 29/7 – Aulas especiais sobre o tema “Família” (em classe única). O início do Segundo Semestre da Escola Dominical será em 5/8.

Aniversariantes

24/6 Joana Rodrigues de Moura Arrais; 26/6 José Roberto Barbosa Fenner; 27/6 Tiago Reyes Vassallo;

28/6 Marilene Carli dos Santos Nogueira.

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por en-fermidades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde da d. Alda, da Cida (cunhada da Silva-na), da d. Cida Barçante, da d. Domi, da Gina, do sr. Jarbas (pai da Helô), do Luciano Amorim (pri-mo da Cláudia Dalbeto), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da d. Maria da Penha, da Nurimar, da Paula (filha da d. Alda), do Pedro (sobrinho da

Ma-ria José), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosimeire (ir-mã da Roseli de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria José), da d. Te-reza Lemmi Marques (mãe do Cláudio), do Vitorino, do Wanderlei e do Wilson (cunhado da Maria José);

• Pelos desempregados;

• Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

• Pela equipe pastoral (pastores Tiago, Laura e Lucas);

• Pelos missionários Carla Stracke, Danilo Sanguin e Mariana Wada;

• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região;

• Pelo Projeto Missionário “Uma Semana para Jesus”, que acontecerá na cidade de Santana de Parnaíba, entre os dias 7 e 14 de julho de 2018. Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

(6)

www.metodistaitaberaba.com.br /igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Sal-vador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em

Santana de Parnaíba (Congregação) Rua Alberto Frediany, 853

Santana de Parnaíba - SP Pastor: Lucas Gomes R. Mestras Pias Fillipini, 161

São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin tivalentin@hotmail.com Pastora: Laura Valentin lauraprfcosta@hotmail.com

PROGRAMAÇÃO SEMANAL

2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00) Tarde de Oração (16h30) Novidade de Vida (20h00) Encontros dos PGs Encontros dos Pgs Culto de Libertação (20h00) Reun. de Oração (22h30) Encontros dos Pgs Or. e Intercessão (8h15) Escola Dominical (9h00) Culto solene (19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia Folga Pr. Tiago Pra. Laura

8h30 – 12h

Tiago 8h30 – 12hLaura - Tiago e Laura9h Tarde 13h30 – 17hTiago e LauraTiago e Laura13h30 – 17h Tiago e Laura13h30 – 17hTiago e Laura13h30 – 17hTiago e Laura14h - 17h -Noite Tiago e Laura20h Tiago e Laura20h Tiago e Laura20h Tiago e Laura20h Tiago e Laura19h Tiago e Laura19h

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABA

Coordenação: Pr. Tiago Valentin

Edição: Benjamin Gonçalves

Projeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradores: Flávia Gonçalves, Pra. Laura Costa Valentin e Dilson Julio Silva

Coordenadora do M. de Comunicação: Aline Gomes

Escala de Serviço

SERVIÇO HOJE (24/6) PRÓX. DOMINGO (01/7)

FECHAMENTO DA IGREJA Silas Beth

GUARDADOR DOS CARROS Gilberto Nino

INTERCESSÃO Edward/Manoel

---MINISTÉRIO INFANTIL Giulia/Paula/Thaís/ Pra. Laura Pra. Laura/Fernanda P./Juliana S./Larissa

LOUVOR Geração Eleita Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Tiago Álvaro

OPERADORA DO DATASHOW Bel Sheila

OPERADOR DE CÂMERA Marcão Augusto

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Rebeca Pra. Laura/Pr. Tiago

PREGADOR Carla Stracke Pr. Tiago

Assista as transmissões ao vivo ou as gravações

dos cultos em nosso canal no Youtube.

Referências

Documentos relacionados

Constituição da amostra. Utilizando uma tabela de números aleatórios foi obtida uma amostra de 1.200 mulheres. O tamanho da amostra foi calculado para estimar a taxa de infecção

de prática clínica; o uso de critério de redução clinicamente relevante de dois pontos em 48 horas após a internação em ambiente hospitalar; a comparação dos desfechos

Os principais fatores de risco associados a DCV são história familiar, idade, sexo, dieta, atividade física, exposição ao tabaco, pressão arterial, perfil

A missão da Igre- ja é “a construção do reino de Deus, sob o poder do Espírito Santo, pela ação da comunidade cristã e de pessoas, visando o surgimento da nova vida trazida por

O socorro de Deus para todos os seus filhos se manifestou primeiramente em Cristo, quando Ele venceu toda a tentação, abrindo a porta para socor- rer todos os que são tentados

Conselho negou provimento ao recurso impetrado pela candidata Márcia Ferreira da Silva, mantendo o seguinte resultado do concurso para Professor Assistente, do

Foi ao ouvir a leitura do comentário de Mar- tinho Lutero sobre o livro de Romanos, capítulo 1, exata- mente quando se liam os ver- sos 16 e 17: “Pois não me envergonho

Por vezes, damos muito mais valor àquilo que não tem valor para nós do que ao que realmente nos importa.. Por exemplo, não é incomum encontrarmos pessoas reclamando de alguém com