• Nenhum resultado encontrado

COLEGIADO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Autores: Luis Paulo da Silva Carvalho, Crescêncio Rodrigues Lima Neto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLEGIADO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Autores: Luis Paulo da Silva Carvalho, Crescêncio Rodrigues Lima Neto"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

COLEGIADO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Autores:

Luis Paulo da Silva Carvalho, Crescêncio Rodrigues Lima Neto

MEMORIAL PROJETOS DE PESQUISA:

ANO 2013

Vitória da Conquista-BA

(2)

# Projetos de Pesquisa

1

Projeto Utilização de Técnicas de Programação de Alto Desempenho (Fortemente e Fracamente Acopladas) na Implementação de Algoritmos

Paralelizáveis

Área Desenvolvimento de Sistemas

Docentes Camilo Alves Carvalho (Orientador)

Discentes Silvani Ramos de Oliveira (bolsa PIBIC – cota FAPESB)

Período 01 de Agosto de 2013 até 31 de Julho de 2013

2

Projeto Implementação de uma Estação Meteorológica Primária Baseada em Plataformas Abertas de Hardware e Software e Respectiva

Integração com Sistemas de Informação Geográficas

Área Automação

Docentes Camilo Alves Carvalho (Orientador)

Discentes Bruna Neves de Andrade (bolsa PIBITI – cota IFBA)

Período 01 de Setembro de 2013 até 31 de Julho de 2014

3

Projeto Construção de um Veículo Aéreo Não Tripulado - VANT - Baseado em Quadrotors (Helicóptero de Quatro Hélices) e Implementado com

Arduino e Raspberry Pi

Área Automação

Docentes Camilo Alves Carvalho (Orientador)

Discentes Genival Alves dos Anjos Filho (bolsa PIBITI – cota CNPq)

Período 01 de Setembro 2013 até 31 de Julho de 2014

Publicações

ANJOS FILHO, G. A.; COSTA, B. S.; CARVALHO, C. A. Utilização da Plataforma Arduíno como Concentrador de Sensores e Atuadores para o Raspberry Pi. In: VIII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2013, Salvador - BA. Anais VIII CONNEPI, 2013.

4

Projeto Fortalecendo o Comércio da região Sudoeste através da Tecnologia da Informação

Área Desenvolvimento de Sistemas

Docentes Crescencio Rodrigues Lima Neto (Orientador)

Discentes Felipe Coqueiro de Oliveira (bolsa PIBITI – cota IFBA)

Período 01 de Setembro de 2013 até 31de Julho de 2014

Descrição

Pretende-se com a realização desse projeto, oferecer aos micro e pequenos empresários de Vitoria da Conquista um framework que possa automatizar a criação de site e-commerce de forma prática e intuitiva. Fazer uma pesquisa de mercado e perceber a necessidade de automatização de vendas online e sua aceitação no mercado da cidade Vitoria da Conquista.

(3)

# Projetos de Pesquisa

5

Projeto Proposta de criação de um ambiente nas nuvens para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Área Infraestrutura de Rede & Internet

Docentes Crescencio Rodrigues Lima Neto (Orientador)

Discentes Lucas Amparo Barbosa (bolsa PIBITI – cota CNPq)

Período 01 de Setembro de 2013 até 31de Julho de 2014

Descrição

O objetivo deste projeto será desenvolver uma proposta para criação de um ambiente nas nuvens para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Será preciso analisar a possibilidade de permitir que as aplicações atuais se comuniquem através da transferência de dados. O ambiente em nuvens também permitirá a possibilidade de armazenamento de dados direto nas nuvens, facilitando desta forma a interatividade entre servidores, professores e alunos

6

Projeto Estudo de caso sobre o uso de robótica para fins educativos no contexto industrial

Área Engenharia de Software

Docentes Crescencio Rodrigues Lima Neto (Orientador)

Discentes Maiane Salomão Carianha (Voluntária)

Período 01 de Setembro de 2013 até 31 de Julho de 2014

Descrição

Este trabalho tem como objetivo analisar como a robótica vem sendo utilizada para fins educativos no contexto da indústria localizada na região Sudoeste. Demonstrar a presença dos benefícios ao se aplicar a multidisciplinaridade no âmbito educacional. Desenvolver o conhecimento científico e melhorar o desempenho dos alunos nas diversas disciplinas.

7

Projeto Modelo SIR Generalizado Aplicado a Epidemiologia de Dengue em Vitória da Conquista-BA

Área Simulação Computacional

Docentes Djan Almeida Santos (Orientador)

Discentes Deyse de Assis Coelho (bolsa PET)

Período 01 de Setembro de 2013 até 31 de Julho de 2014

Descrição

Estudado de uma generalização do Modelo SIR (Susceptível-Infectado-Recuperado) envolvendo uma população total de humanos fixa e uma população de vetores variável, subdivididas em classes SIR. O modelo será aplicado a microrregião de Vitória da Conquista-BA, uma das mais afetadas com a dengue. Os dados estimados da população infectada serão comparados com os resultados obtidos pelas simulações numéricas computacionais via método de integração numérica de Runge-Kutta de 4ª ordem, objetivando ajustar o modelo a realidade da cidade.

(4)

# Projetos de Pesquisa

8

Projeto AutoRes: Automação Residencial

Área Automação

Docentes Luis Paulo da Silva Carvalho (Orientador)

Discentes Francisco José Meira de Miranda (bolsa PJTC – cota CAPES) / Laércio Ribeiro dos Santos (bolsa PJTC – cota CAPES) / Victor Ricardo Viana de Oliveira (bolsa PJTC – cota CAPES) / Vitor Campos Cardoso (bolsa PJTC – cota CAPES)

Período 01 de Julho de 2013 até 31 de Agosto de 2014 Descrição

Soluções Domóticas de baixo custo: projeto com múltiplas frentes para automação de residências a baixo custo, utilizando contexto computacional, plataforma arduíno, prototipagem através de maquetes, RFID, reconhecimento de comandos de voz, controle e testes remotos através de redes wi-fi.

Publicações

CARVALHO, L. P. S.; OLIVEIRA, R. V. V. ControleVozAutoRes - acessibilidade através de controle de voz para uma solução de automação residencial. In: ERBASE 2014, 2014, Feira de Santana. ERBASE, 2014.

CARVALHO, L. P. S.; RIBEIRO, L ContextoAutoRes - uma solução para adaptação contextual de residências através da integração de softwares domóticos e RFID. In: ERBASE 2014, 2014, Feira de Santana. ERBASE, 2014.

9

Projeto Estudo dos Parâmetros de Qualidade de Serviço na TV Digital com a Tecnologia WIMAX

Área TV Digital

Docentes Mailson Sousa Couto (Orientador)

Discentes Ruth Oliveira Silva (bolsa PIBITI – cota IFBA) Período 01 de Setembro de 2013 até 31 de Julho de 2014 Descrição

Este projeto propõe a realização de uma análise de requisitos de QoS em aplicações interativas para TV Digital, simulando a tecnologia de rede sem fio WiMAX utilizada no canal de retorno. Espera-se que sejam obtidos os dados para a confecção de um diagnóstico sobre os parâmetros de QoS que indiquem as melhores taxas de transmissão, perdas e atrasos, na utilização da TV interativa.

10

Projeto Metodologia de Desenvolvimento de Software Educativo para o Ensino de Química

Área Software Educacional

Docentes Pablo Freire Matos (Orientador) / Wdson Costa Santos (Coorientador)

Discentes Viviane Lima Carvalho (bolsa PIBIC – cota FAPESB) / Breno Antonivaldo Lessa Andrade (Voluntário) / Assayá Fernandes Santos (bolsa PIBID/Química)

Período 01 de agosto de 2013 a 31 de julho de 2014

Descrição

Este projeto traz a metodologia de desenvolvimento de um software educacional com a proposta de tornar interativo, através de elementos lúdicos, o ensino de química para o nível médio. O software tem como base um jogo de perguntas e respostas de conhecimentos gerais e ordem aleatória. É proposto construir uma base de dados com temas geradores e questões relacionadas a eles para compor o cenário do software, que deve promover um aprendizado Voluntário por parte dos estudantes. Como maior resultado, esperamos um crescimento no envolvimento dos estudantes com a disciplina, proporcionando então um aumento dos níveis de aprendizado. Esse resultado será medido através da aplicação de um questionário a um grupo de estudantes do ensino médio que fará a utilização do software com o apoio de um professor.

Publicações CARVALHO, V. L.; MATOS, P. F.; SANTOS, W. C. Uma Proposta de um Software Educativo para o Ensino de Química. In: Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2013, Salvador, BA. VIII CONNEPI, 2013.

(5)

# Projetos de Pesquisa

11

Projeto LIBROL: Software Tradutor de Português para LIBRAS

Área Tradução Automática

Docentes Pablo Freire Matos (Orientador)

Discentes Raíra Simões de Carvalho (Voluntária) / Jennifer Oliveira Brito (Voluntária) / Igor Quadros Silva (Voluntário)

Período Março a setembro de 2013

Descrição

Este projeto propõe o desenvolvimento de um tradutor automático de textos em Português para LIBRAS. Como resultado deste trabalho, pretende-se viabilizar o acesso as informações e facilitar a compreensão dos textos discutidos em sala de aula para os surdos, aumentando seu interesse pelos estudos.

Publicações

CARVALHO, R. S.; BRITO, J. O.; RODRIGUES, J. P.; SILVA, I. Q.; MATOS, P. F.; OLIVEIRA, C. R. S. LIBROL: Software Tradutor de Português para LIBRAS. In: ENCOMPIF - Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais, 2013, Maceió, AL. XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2013. p. 2098-2101

12

Projeto Desenvolvimento de um Ambiente para o Gerenciamento de Eventos Acadêmicos

Área Desenvolvimento de Sistemas

Docentes Pablo Freire Matos (Orientador) / Luis Paulo da Silva Carvalho (Coorientador)

Discentes Moara Sousa Brito (bolsa PIBITI – cota IFBA) / Lucas Amparo Barbosa (Voluntário) / Ivick Roberta Leite Ferreira (Voluntária) /

Cremildo Lima Gomes (Voluntário)

Período 01 de setembro de 2013 a 31 de julho de 2014

Descrição

Este projeto propõe o desenvolvimento de um Sistema Web de Gerenciamento de Eventos Acadêmicos que tem o intuito de gerenciar as informações relacionadas a eventos, tais como, dados de participantes, atividades, inscrições, emissão de certificado e controle de pagamentos por participações. Pretende-se avaliar este ambiente em eventos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Vitória da Conquista e disponibilizar futuramente o sistema, sob uma licença open source, para outras Instituições de Ensino Superior.

Publicações BARBOSA, L. A.; MATOS, P. F.; SANTOS, D. A. CERTEB: Sistema de Emissão de Certificado Online. In: Congresso Norte Nordeste

de Pesquisa e Inovação, 2013, Salvador, BA. VIII CONNEPI, 2013.

13

Projeto Desenvolvimento de Software para Dispositivos Móveis

Área Desenvolvimento de Sistemas

Docentes Cláudio Rodolfo Sousa de Oliveira (Orientador) / Pablo Freire Matos (Coorientador)

Discentes Igo Romero Costa de Souza (bolsa PINA) / Lucas Gomes Baleeiro (bolsa PINA)

Período Julho a dezembro de 2013

Descrição

Este projeto propõe desenvolver sistemas web para uso em dispositivos móveis a fim de auxiliar os usuários que possuem veículos automotores na tomada de decisão, permitindo assim que o mesmo decida em qual posto comprar o combustível de acordo com o melhor custo/benefício.

Publicação OLIVEIRA, C. R. S.; MATOS, P. F.; SOUZA, I. R. C.; BALEEIRO, L. G. WEBGAS: Sistema de Auxílio à Compra de Combustível. In:

Referências

Documentos relacionados

No livro básico de Reinos de Ferro RPG as munições são divididas em 4 tipos: leve, pesada, de carga e de escopeta. Além disso, elas podem ser revestidas de

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Consiste num tema ou um conjunto de questões propostos pela docente e que deverão ser desenvolvidos individualmente por cada um dos alunos, num texto com

nós defendemos e não apenas descrevemos): a classificação paradigmática das Constituições, com base na teoria discursiva da Constituição de Jürgen Habermas: uma

Não se trata de preconizar a fusão desses dois saberes científicos numa espécie de "geo-história" (que é um gênero particularmente difícil, mesmo para historiadores

Jorge, Madalena, Maria, Miranda e Manuel de Sousa, entrando com vários Criados que o seguem, alguns com brandões acesos. Já, sem mais detença! Não apaguem esses brandões;

MADALENA (Repetindo maquinalmente e devagar o que acabava de ler.) – “Naquele engano d’alma ledo e cego / Que a fortuna não deixa durar muito...” Com a paz e a alegria de

A atribuição de classes nas unidades escolares aos professores dos segmentos de Ensino Fundamental, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos – EJA e da Escola de