• Nenhum resultado encontrado

VI CURSO DE EXTENSÃO. Psicopedagogia, Ensino e Aprendizagens: reinventando o cotidiano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VI CURSO DE EXTENSÃO. Psicopedagogia, Ensino e Aprendizagens: reinventando o cotidiano"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA SOBRE A PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR – GEPPE

______________________________________________ Av. Joã o Naves de Ávila , 2121 = Ca mpus Sa nta Mônica = Sa la 1G156 =

CEP:38.408-100 = Uberlâ ndia /MG-

Fone: (34).3239.4163 = FAX (34)3239.4391 = www.fa ced.ufu.br

VI CURSO DE EXTENSÃO

“Psicopedagogia, Ensino e Aprendizagens: reinventando o cotidiano”

COORDENADORA: Prof.ª Dr.ª MARIA IRENE MIRANDA

UBERLÂNDIA / MG

(2)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA SOBRE A PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR – GEPPE

______________________________________________ Av. Joã o Naves de Ávila , 2121 = Ca mpus Sa nta Mônica = Sa la 1G156 =

CEP:38.408-100 = Uberlâ ndia /MG-

Fone: (34).3239.4163 = FAX (34)3239.4391 = www.fa ced.ufu.br

VI CURSO DE EXTENSÃO

“Psicopedagogia, Ensino e Aprendizagens: reinventando o cotidiano”

RESUMO

O VI Curso de Extensão do GEPPE será realizado no segundo semestre de 2020, abordando o ensino e a aprendizagem no contexto de trabalho rem o to. A in ten ção d e abordar os processos acima se justifica na crescente demanda por ativ id ad es rem o tas, tendo em vista a necessidade de isolamento social.

O Curso visa possibilitar aos participantes uma visão integradora do ensinar e do aprender, mesmo quando a interação ocorre em ambientes virtuais. Dessa forma, espera-se contribuir para a formação inicial e continuada de educadores, espera-sejam psicopedagogos, pedagogos, professores e demais profissionais de áreas relacionadas a educação. Espera-se ainda favorecer a atuação condizente às necessidades dos aprendentes e dos ensinantes em momento pandêmico.

Palavras- Chave: Ensino, Aprendizagem, Psicopedagogia

JUSTIFICATIVA

A sexta edição do Curso de Extensão do GEPPE aborda o processo de ensin o e aprendizagem, considerando os diferentes aspectos que constituem o ensinar e o

(3)

aprender no contexto das atividades remotas, demandadas pela pandemia do Coronavírus.

Devido ao isolamento social e a suspensão das aulas nas escolas, faz -se necessário construir novas possibilidades de interação e interlocução, mediadas principalmente por recursos tecnológicos. Essa realidade coloca novos desafios aos professores, estudantes, psicopedagogos, famílias e demais profissionais que atu am n a educação e lidam com a aprendizagem.

A psicopedagogia que tem o processo de aprendizagem como objeto de estudo e investigação também pode oferecer contribuições para entender e responder as exigências dessa nova realidade. Nesse sentido o curso pretende abordar temáticas pertinentes ao trabalho docente e psicopedagógico.

Pela primeira vez, por força das circunstâncias, o curso será online, porém preservando a carga horária das edições anteriores, ou seja, 40 horas de atividades, distribuídas entre trabalhos síncronos (interação virtual entre ministrante e cursistas conforme cronograma do curso) e assíncronos (realizado pelo cursista em outro momento sob a orientação do ministrante). Entende-se por trabalho síncrono, atividades que reúnem ministrantes e cursistas em um mesmo horário, em espaços físicos distintos, por meio de um sistema de comunicação online. E trabalho assíncrono, as atividades individuais ou em grupo, propostas e orientadas pelos m inistrantes para que sejam realizadas pelos cursistas no horário que melhor lhe convier, porém com um prazo delimitado.

Dessa forma, espera-se favorecer a reconfiguração dos processos de ensino e aprendizagem, atendendo as expectativas de educadores que enfrentam desafios complexos no desenvolvimento de sua práxis pedagógica e psicoped agó gica n o atu al contexto pandêmico.

PÚBLICO ALVO: Psicopedagogos, Pedagogos, Psicólogos, Professores, Pesquisadores, Estudantes e outros profissionais da área.

Público almejado – 60 Público direto – 60

(4)

Público indireto – 120 Público total – 120

OBJETIVO GERAL

• Oferecer cursos que favoreçam a formação inicial e continuada.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Abordar o processo de aprendizagem no contexto do trabalho remoto.

• Analisar interações em contextos virtuais que favoreçam o ensino e a aprendizagem.

• Contribuir para o planejamento de atividades remotas em consonância com as necessidades de professores e estudantes.

• Possibilitar o surgimento de projetos psicopedagógicos para atender demandas específicas no contexto de atividades remotas.

• Favorecer a reflexão acerca das possibilidades e limitações das condições de planejamento e desenvolvimento de atividades remotas.

METAS

Realizar atividade de extensão que corresponda às necessidades de profissionais da área da educação, tendo como referência os pressupostos teórico-metodológicos da psicopedagogia em sua dimensão transdisciplinar.

Desenvolver ações de natureza inter e transdisciplinar que atendam as demandas da comunidade educacional/escolar e da formação inicial (estudante universitário) e continuada (profissionais/educadores).

DESENVOLVIMENTO

• Dias do curso: atividades síncronas quinzenais às terças-feiras, de 19:00 às 21:00.

(5)

• Carga horária total: 40h, sendo 16 horas síncronas e 24 horas assíncronas para leituras e atividades.

• Período: 1 de setembro a 1de dezembro de 2020

• Acesso ao ambiente virtual: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-irene-miranda-bernardes.

• Inscrição: https://forms.gle/NiTviig3eFEK8JMr6

• Período de inscrição: 10 a 21/08/2020

• Número de Vagas: 60, tendo como critério a ordem de inscrição.

• Certificados: para ter direito ao certificado os participantes devem ter 75% de presença no ambiente virtual. Os certificados serão disp on ibilizad os n o sistema online da PROEX. (www.siex.proex.ufu.br)

METODOLOGIA

O curso está organizado em momentos articulados entre si; conforme as temáticas elencadas serão discutidos o aprender e o ensinar em contexto d e ativ id ades remotas. Em cada momento existem abordagens e atividades específicas, conforme detalhado na programação do curso.

Por meio de interações virtuais, ministrantes e cursistas desenvolvem o planejamento previsto através de atividades síncronas e assíncronas, ajustando as açõ es de acordo com as necessidades, atendendo, assim, aos anseios dos participantes.

Para cada temática serão destinadas 5 horas de atividades, sendo 2 horas síncronas (no ambiente virtual) e 3 horas assíncronas (orientadas pelo ministrante). As atividades síncronas serão desenvolvidas pelo serviço de comunicação web conferência da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), do Ministério da Ciência e Tecnolo gia, um eficiente recurso tecnológico, institucional e público, que não exige in stalação p o r parte do usuário. As atividades assíncronas consistem de um relatório que resume as ideias principais do tema abordado, e deve ser encaminhado para registrar a participação do cursista, condição necessária a emissão de certificados.

O link para encaminhamento do relatório será disponibilizado após a ap resentação d o módulo.

(6)

PROGRAMAÇÃO

Ordem Data Atividades Responsáveis

1 01/09/20 Psicopedagogia, Ensino e Aprendizagens: reinventando o cotidiano.

Profa. Dra. Maria Irene Miranda – FACED/UFU 2 15/09/20 Pandemia: Saúde mental e

educação.

Prof. Dr. Claudio Gonçalves Prado – FACED/UFU

3 29/09/20 Construindo uma autoria leitora e escritora: vivências psicopedagógicas.

Profa. Esp. Vanessa Arruda Santos Neto 4 13/10/20 O lugar do professor em tem p os

de trabalho remoto.

Profa. Me. Carolina Alvim Scarabucci – Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia (SME/UDI) 5 27/10/20 O Atendimento Psicopedagógico em tempo de pandemia: construindo possibilidades

Profa. Me. Mariana de Lima Alves Hathenher – DesenvolverSer Espaço Especializado e Instituto Alligare 6 10/11/20 Desafios e Possibilidades contemporâneas para o atendimento psicopedagógico.

Profa. Me. Perciliana Pena – Trilhas: Formação e Desenvolvimento Humano

7 24/11/20 Educação Especial e ensino remoto: desafios e possibilidades

Profa. Me. Larissa Maciel Gonçalves Silva, SME/UDI e UNIUBE 8 01/12/20 Diálogos psicopedagógicos:

quem sair por último desliga o computador

Profa. Me. Maria Isabel de Araújo; Profa. Me. Noemi Mendes Alves Lemes – GEPTEA/UFU (Grupo de estudos e pesquisa em transtorno do espectro do autismo) e Missão Sal da Terra; Profa. Esp. Mayara Mayer – SME/UDI AVALIAÇÃO

A luz dos objetivos almejados, o curso será avaliado ao final d e cad a temática por meio de um instrumento específico a ser disponibilizado após a apresentação do módulo. O preenchimento do formulário validará a presença do cursista.

(7)

RECURSOS MATERIAIS

A utilização e indicação de materiais bibliográficos são de responsabilidade d o s ministrantes, sendo opcional a disponibilização dos mesmos aos cursistas.

PROMOÇÃO – institucional

PARCEIROS INTERNOS – FACED (Faculdade de Educação)

PARCEIROS EXTERNOS – SME (Secretaria Municipal de Educação).

APOIO TÉCNICO: Carolina Alvim Scarabucci Mayara Mayer

REFERÊNCIAS

CASTORINA, J. A. Algunos aspectos sociales del desarrollo cognitivo. Temas de psicopedagogia. Buenos Aires: Miño y Dávila, 1985.

________. Psicologia Genética. Aspectos metodológicos e implicações p ed agó gicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.

DAVIS, Cláudia. O Construtivismo de Piaget e o Sócio-Interacionismo de Vygotsky. In: Seminário Internacional de Alfabetização e Educação Científica. Anais. Rio Grande do Sul, UNIJUI, 1993, pp.35-52.

DOLLE, J. M., BELLANO, D. Essas crianças que não aprendem - Diagnósticos e terapias cognitivas. Petrópolis: Vozes, 1996.

FERNANDÉZ, A. A inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. MIRANDA, Maria Irene. Crianças com Problemas de Aprendizagem na Alfabetização - Contribuições da teoria piagetiana. Araraquara: J.M. Editora, 2000.

_______________________.Projeto de Intervenção Escolar para Alunos com Problemas de Aprendizagem na Alfabetização: construção, implementação e resultados. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). 2005.

(8)

________________________. Problema de Aprendizagem na Alfabetização e Intervenção Escolar. São Paulo: Cortez Editora, 2008.

________________________. Psicopedagogia – Trajetória e Perspectivas. Uberlândia: EDUFU, 2016.

MONTOYA, A. O. D. Piaget e a criança favelada - Epistemologia genética, diagnóstico e soluções. Petrópolis: Vozes, 1996.

PAIN, Sara. Diagnóstico e Tratamento dos Problemas de Aprendizagem. 4ªed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

PATTO, Maria Helena Sousa. Psicologia e Ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolar. São Paulo: T.A. Queiroz, 1984.

________. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T.A. Queiroz, 1990.

PIAGET, Jean. Aprendizagem e Conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1959. ROSENTHAL, R., JACOBSON, L. Profecias auto-realizadoras em sala de aula: as expectativas dos professores como determinantes não intencionais da competência intelectual. In: PATTO, M.H.S. (org.) Introdução à Psicologia Escolar. São Paulo: T.A. Queiroz, 1989.

SEBER, Maria da Gloria. Construção da Inteligência pela criança – atividades do período pré-operatório. 2ª ed. São Paulo: Scipione, 1991.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 1994.

__________________________ Profa. Dra. Maria Irene Miranda Coordenadora do GEPPE

Referências

Documentos relacionados

que estas ciencias se encuentran para producir una acción más eficaz y una teoría más ágil

lateral; BM, borda medial; AP, ápice; BL; borda lateral; SM, superfície medial da face caudal da patela; SL, superfície lateral da face caudal da patela. Figura 4: Fotografia

APLICAÇÃO DA METODOLOGIA QUALISERV PARA MENSURAÇÃO DA QUALIDADE EM PROCESSOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: ESTUDO DE CASO NO SETOR DE SUPORTE TÉCNICO E PÓS-VENDAS DE UMA EMPRESA

Para o formulário, isso não significa muito, mas para o script (ex: no momento de gravar as informações em um banco de dados) isso pode se tornar um problema, pois espaços em

A  metacognição tem  sido apontada na literatura como  um  recurso capaz de aprimorar a aprendizagem, melhorando o  desempenho  dos  estudantes  na  resolução 

Chamado de Amor e de Conversão de São José Queridos filhos do Meu Casto e Amante Coração: quero que compreendam que as jaculatórias que Jesus Cristo lhes

• 2002 - 2005– Research Assistant at the IMAR – Centro do Instituto do Mar, Department of Oceanography and Fisheries, University of the Azores, working on the research project

Desta forma, a evasão escolar em curso pode ser modelada a partir das informações específicas dos alunos matriculados, armazenadas em bases de dados, de onde são levantadas as