• Nenhum resultado encontrado

JUNTOS VENCEREMOS MAIS ESSA ETAPA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "JUNTOS VENCEREMOS MAIS ESSA ETAPA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ANO 24 Nº 93 JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO/2021

www.abrigobezerrademenezes.org.br - e-mail: abrigo@abrigobezerrademenezes.org.br

www.abrigobezerrademenezes.org.br - e-mail: abrigo@abrigobezerrademenezes.org.br

‘‘JUNTOS VENCEREMOS MAIS ESSA ETAPA’’

pg

05

NOTICIÁRIO GERAL

EDITORIAL

pg

02

Os cuidados até

a imunização.

pg

06

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Cursos voltam à atividade.

Sorteio da lista

de Natal.

(2)

O Abrigo

Editorial

A IMPRESSÃO EM CORES DESTE BOLETIM É UMA CORTESIA DE NYWGRAF - www.nywgraf.com.br

O início de 2021, no Brasil e no

mundo, segue marcado pela pandemia do

coronavírus, exatamente como aconteceu no

ano passado. A boa notícia é que a

imunização começou! É preciso, no entanto,

que não baixemos a guarda. Todos as

medidas sugeridas pelas autoridades

s a n i t á r i a s p e r m a n e c e m c o m o u m

imperativo, até que a totalidade da

população do país esteja vacinada. Devemos

evitar aglomerações, usar máscara,

higienizar as mãos frequentemente com

água e sabão ou álcool em gel. A colaboração

de todos caracteriza-se como essencial para

O Abrigo Bezerra de Menezes comunica que, em atendimento à legislação,

especialmente à RDC 60, relativa a amostras grátis, RCFF367/2001 e RDC 44,

referentes às boas práticas farmacêuticas, não pode receber remédios em doação que

não tenham procedência, ou seja, sem o acompanhamento de Nota Fiscal. O Abrigo

agradece a compreensão da população de São Paulo, sobretudo pela ajuda que sempre

lhe prestou com a doação de medicamentos.

Cuidados à espera da vacina

EXPEDIENTE

Associação Espírita Beneficente Dr. Adolfo Bezerra de Menezes Abrigo da Velhice Desamparada - Rua Dona Vicentina Alegretti, 265

Penha - Capital - SP - CEP 03610-030 - CNPJ 60.478.245/0001-50 Tel.: (11) 2164-1800

Fax: (11) 2164-1810 - E-mail: abrigo@abrigobezerrademenezes.org.br

BOLETIM INFORMATIVO

Tiragem: 30.000 exemplares / Periodicidade: Trimestral Redação: Jornalista Cláudio Augusto Arte e Criação: Nilsinho - nilson.lazaro@gmail.com

Contribuições

Banco do Brasil - Agência: 1192-4 Conta Corrente: 101442-0 Banco Bradesco - Agência: 118-0

Conta Corrente: 132500-0

Banco Santander - Agência: 0107 Conta Corrente: 13 002200-6

Banco Itaú - Agência: 0139 Conta Corrente: 00330-5 É cada vez mais prático e cômodo contribuir com o Abrigo Bezerra de Menezes. Agora, um QR Code leva a pessoa diretamente para a página em que ele pode providenciar a sua contribuição financeira. A instituição mantém contas correntes através das quais recebe contribuições. O valor mínimo para depósito é de R$ 15,00. Se você puder contribuir,

faça a sua doação em forma de alimentos, roupas, calçados, produtos de higiene e limpeza e móveis. Ou ofereça o seu trabalho voluntário. Você também pode se tornar associado contribuinte, oferecendo um valor mensal que é recolhido na sua própria casa por um funcionário do Abrigo ou por boleto bancário.

que a propagação da covid-19, doença que já

tirou a vida de mais de 250 mil brasileiros,

seja contida. Enfim, só poderemos vencer

essa crise sanitária, a maior em um século, se

a p o s t a r m o s n a s o l i d a r i e d a d e , u m

ingrediente essencial quando o objetivo é o

bem comum. O Abrigo Bezerra de Menezes

tem cumprido o seu papel. Todos os

residentes já foram vacinados. E a nossa

esperança é que a imunização alcance a

todos o mais brevemente possível. Esses são

os nossos votos!

Romi e equipe

Romi e equipe

Alzira/Esmeralda e equipe Sayonara/Ma. Aparecida

Denízia/Ana Morales e equipe

RESPONSÁVEL

Sáb.

XXV Semana do Livro Espírita - Abertura XXV Semana do Livro Espírita

XXV Semana do Livro Espírita - Encerramento Noite da Pizza Tarde da Sobremesa Chá com as Estrelas EVENTO/ATIVIDADE Auditório Meimei - 09h Auditório Meimei - 20h Drive-thru - Meimei - 18h R. Omachá, 182 - Penha - 13h Drive-thru - Meimei - 18h ESPAÇO/HORÁRIO Doutrinária Doutrinária Social Eventos Internos Social

ORGANIZAÇÃO (ÁREA RESP.)

Bazar do Dia das Mães Rua Leopoldo Machado, 270 - 10h às 16h Eventos Internos

Calendário de eventos e atividades 2021

25/04/21 26/04 a 30/04/21 01/05/21 08/05/21 26/06/21 DATA Seg. à Sex. Sáb. DIA 05 a 07/05/21 Dom. Romi e equipe Doutrinária Auditório Meimei - 16h Sáb. 01/05/21 Sáb. Marli e equipe Qua. e Sex.

28 e 29/05/21 Sáb. e Dom. 4757º Encontro Fraterno Auta de Souza Online Doutrinária Romi/Selma e equipe

PIX: CNPJ 60.478.245/0001-50

(3)

O Abrigo

Noticiário

‘‘Nossa Casa nunca vivenciou algo assim’’, diz Maria Xavier

Como o Abrigo se preparou para enfrentar a pandemia? O que mudou no dia a dia dos funcionários e dos internos?

A suspensão das visitas, medida necessária do ponto de vista sanitário, deve ter impactado os residentes do ponto de vista psicológico. O que foi feito para atenuar esse efeito?

Na verdade, ninguém estava preparado para algo tão agressivo. Todos pensávamos que seria algo passageiro, mas a crise sanitária foi se instalando e em fevereiro de 2020 tomamos todas as medidas recomendadas pelos órgãos oficiais; o uso de máscaras para todos os residentes e colaboradores, uso do álcool em gel, aventais e luvas descartáveis, medição de temperatura todos os dias para idosos e colaboradores. No dia 20 de março do ano passado, com as visitas aos idosos suspensas, as saídas à rua também foram limitadas às consultas médicas externas. Apesar de todos os cuidados, em agosto de 2020 a covid-19 entrou no Abrigo e ceifou a vida de alguns idosos que precisaram ser hospitalizados e não resistiram. Foi muito difícil e triste para todos nós.

Nestes 80 anos, a história do Abrigo registra uma situação tão dramática do ponto de vista sanitário como a dessa crise que estamos atravessando atualmente no Brasil e no mundo?

Não! O Abrigo Bezerra de Menezes foi fundado em 1941, quando passávamos pela 2ª guerra mundial, que vitimou muita gente, mas a pandemia da covid-19 já supera em muito as mortes de brasileiros ocorridas durante a gripe espanhola (1918-1920). Temos sofrido algumas epidemias como a meningite em 1970, ainda convivemos com a dengue, no entanto o coronavírus é devastador. Nossa Casa nunca vivenciou algo assim.

Usamos 2.500 fraldas geriátricas por semana. Contamos com sua ajuda!

A presidente da Associação Espírita Beneficente Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, Maria Xavier, fala dos desafios que o Abrigo enfrentou no último ano por causa da crise sanitária,

em entrevista concedida ao "Boletim Informativo".

Sim. Como em todos os lares, as pessoas idosas são as mais afetadas por conta do distanciamento social. Aqui no Abrigo não foi diferente. Graças à criatividade da nossa equipe multiprofissional, foram reestruturadas as atividades socioeducativas e oficinas que, conduzidas antes por voluntários, não puderam mais ser executadas por eles. As visitas e festas oferecidas por diversos grupos deixaram de acontecer, limitando, assim, o contato social com o mundo externo, como a alegria e o prazer dos abraços. As conversas telefônicas e as vídeo chamadas estão sendo utilizadas desde o inicio, bem como as visitas através do jardim, que tem seu muro de vidro. No final do ano 2020, à época das festas, foram liberadas visitas monitoradas para familiares, o que trouxe conforto aos idosos que possuem parentes. Foram programadas saídas para ver a rua no carro do Abrigo para os residentes mais estressados, mantendo o distanciamento e todos os protocolos, inclusive não descer do veículo. Grupos fizeram homenagens natalinas através do jardim do Abrigo. Essas ações, em conjunto com atendimento psicológico e social, foram primordiais para que os idosos pudessem passar por esse momento tão difícil.

Agora, todos os idosos estão imunizados. Isso faz com que o Abrigo retome a rotina ou os cuidados permanecem?

A imunização de todos os idosos e colaboradores é uma bênção. A rotina do Abrigo não será alterada enquanto não tivermos a autorização da Vigilância Sanitária. A prudência, a paciência, a obediência às restrições são elementos imprescindíveis para vencer essa batalha que é de todos nós, enquanto seres humanos viventes no planeta azul.

(4)

O Abrigo

O Abrigo

Noticiário Geral

Visitas: todos os dias, das 13 às 17 horas (temporariamente suspensas). Confira, pessoalmente, o que juntos estamos fazendo por nossos idosos.

Sim. Em atendimentos às normas sanitárias, foi preciso fechar nossos bazares beneficentes, cancelar os eventos festivos de arrecadação financeira, as campanhas de rua, como a do quilo, que recolhe alimentos nos lares no entorno do Abrigo no terceiro sábado de cada mês, bem como a campanha Auta de Souza. A nossa arrecadação porta a porta junto aos contribuintes, que ao longo dos anos ajudam o Abrigo, também foi prejudicada por conta de muitos trabalhadores pertencerem ao grupo de risco.

É natural que, em momentos de crise econômica, os colaboradores reduzam as suas contribuições. Percentualmente, qual é o peso dessas contribuições no orçamento da casa?

Os momentos de crise levam os colaboradores a reduzir as contribuições por conta de desemprego em família, doenças, mas também servem para sensibilizar outros corações para a colaboração humanitária. Fizemos vários apelos através das redes sociais e a maioria dos nossos contribuintes permanece fiel à Casa. Outros surgiram com doações pontuais em conta corrente, atitude que nos tem sustentado nesses meses de pandemia. A contribuição financeira tem relevante peso no orçamento: 70% dos recursos.

A festa junina, tão tradicional e importante fonte de recursos para o Abrigo, não ocorreu no ano passado. Na sua avaliação, haverá condições para que ela se realize em 2021?

Houve queda na captação de recursos durante a pandemia?

Realmente não pudemos realizar a festa junina em 2020. É a festa mais querida dos colaboradores voluntários, dos vizinhos e participantes, ponto de encontro para ouvir boas músicas, conversar, comer e se divertir colaborando para atendimento digno aos idosos. Pelo panorama que se desenha nos últimos dias, creio que não a teremos também em 2021 nos moldes tradicionais.

Completar 80 anos é muito gratificante. Penso que os fundadores, colaboradores, idosos e todos os que passaram pelo Abrigo estão felizes, onde quer que eles se encontrem. A Associação ao longo dos anos tem se dedicado ao acolhimento de pessoas tanto no campo material quanto no espiritual, graças aos colaboradores de boa vontade que a dirigem voluntariamente e das pessoas solidárias com o próximo que a mantêm com seus recursos materiais e financeiros. Então, seguir as orientações do Cristo é a regra de ouro para dar os passos certos em direção ao centenário.

A instituição completou 80 anos em janeiro. O fato é que, com muita luta de inúmeras gerações, a obra de José Bacelar e de outros pioneiros se mantém de pé. Que passos devem ser dados a partir de agora para que o Abrigo se torne uma instituição centenária?

As Escolas retomaram suas atividades, agora pela via virtual, em 2021. Desde o ano passado, a entidade promove também palestras pelo Facebook. O que deve acontecer quando a pandemia terminar? As atividades voltarão a ser exclusivamente presenciais ou haverá um sistema híbrido?

Em 2020, não pudemos promover os cursos presencialmente, bem como as reuniões doutrinárias, mas não deixamos de atender aos inscritos nos cursos e aos frequentadores das reuniões. Aprendemos a usar as redes sociais para palestras através do Facebook e Youtube. Os dirigentes de salas fizeram suas reuniões através das plataformas disponíveis. Quando a pandemia terminar é certo que usaremos um sistema hibrido para atender às nossas demandas.

Por fim, que mensagem a senhora poderia deixar para toda a comunidade envolvida com a instituição?

Foi necessário um grande trabalho de comunicação e conscientização, tanto direcionado aos idosos quanto aos colaboradores, para que todos estivessem cientes desta realidade. Não foi e não está sendo fácil, uma vez que já completamos um ano de pandemia. É fundamental que esses cuidados se renovem diariamente, obedecendo aos protocolos governamentais e, quando possível, que todos tomem a vacina. Nosso agradecimento por toda a ajuda que cada pessoa em particular tem prestado aos idosos e também às comunidades vulneráveis atendidas pela associação e a certeza de que juntos venceremos mais essa etapa desafiadora para a humanidade.

Nós somos nascidos para o Amor e para a Luz!

(5)

O Abrigo

O Abrigo

Notícias em destaque

Chegamos a dezembro, um

mês de festas e confraternizações tão

esperado pelos idosos acolhidos.

Mais uma vez contamos com a

solidariedade de contribuintes fiéis,

p a r c e i r o s e v o l u n t á r i o s q u e

proporcionaram, mesmo a distância,

grandes momentos aos nossos

assistidos. A parceira Claudete

presenteou os idosos no dia 17 com

lindos kits de higiene. Tivemos no

dia 18 de dezembro uma visita do

grupo de voluntárias da oficina de

artesanato, que, através do muro de

vidro do jardim , homenageou os

idosos com faixas e muitos sorrisos.

No dia 20 de dezembro, foi realizada

entrega de kits de higiene pela nossa

muito estimada Maria Aparecida,

Abrigo agradece a voluntários por inciativas em dezembro

O sorteio dos prêmios da lista de Natal ocorreu dia

1º de março. Confira os contribuintes sorteados. Forno

elétrico Britânia – Valter Feitosa da Cunha – Zona

Central; Kit Mondial com batedeira, espremedor de frutas

e liquidificador – Antonio de Jesus Marinho -Zona Leste;

Panela elétrica de arroz Black & Decker –João Osvaldo

Sacomani – Zona Leste; Cafeteira Britânia – Aparecida

Nidech – Zona Leste; Pipoqueira Malory – Altina Natalia

de Carvalho – Zona Leste

Confira o resultado do sorteio de Natal

que há 39 anos nos brinda com a presença da Mamãe Noel. Em 21 de dezembro, o Grupo Doar Faz Bem

ofereceu um lanche da tarde especial de Natal, quando os idosos e funcionários receberam lindas lembranças.

No dia 22 de dezembro, foi a vez das voluntárias da oficina de trabalhos manuais emocionarem os acolhidos

com uma linda homenagem através de carro de som, que pôde ser contemplada também pelo vidro do jardim.

A Dell Computadores esteve presente em nosso Natal pelo segundo ano, através da ação social de entrega de

presentes personalizados a cada idoso no dia 23. Ainda neste dia, os idosos foram surpreendidos com um

delicioso panetone italiano oferecido pelo estimado Octávio Florisbal. Dia 24, tivemos nossa tradicional ceia

de Natal, graças à colaboração de doadores e voluntários. Agradecemos também à Mesa Brasil, ao Frigo

Central, Empório Parrilla, Presentes de Alegria e a todos que contribuíram com nosso dezembro especial.

Gratidão!

Entrega de lanche da tarde especial

Homenagem carro de som

Presentes da Dell Computadores

(6)

O Abrigo

O Abrigo

Noticiário Geral

O ano de 2021 traz uma grande notícia a todos os que se interessam pelo estudo da Doutrina Espírita: a volta das Escolas. Agora no formato virtual, os cursos tiveram início na primeira semana de março e devem se estender até o fim do ano. O número de turmas, com 80 novos alunos que se matricularam em 2021, é equivalente aos da modalidade presencial. As salas virtuais vão do primeiro nível (O que é o Espiritismo) até a última etapa (2º Mediúnico). Há aulas online de segunda-feira a sábado. O dia que concentra o maior número de turmas é a quarta-feira, que conta com oito salas virtuais, sendo cinco pela manhã e outras três no período da tarde. Com a utilização das ferramentas digitais,

Escolas voltam à atividade no formato virtual

Há 80 anos amparamos idosos graças à sua colaboração!

algo que ocorreu já para a realização das matrículas, as Escolas promovem, como vêm fazendo desde a década de 70, o estudo metódico da Doutrina Espírita sem abrir mão da segurança dos dirigentes, dos expositores e dos alunos, que se reúnem no horário da aula permanecendo em suas próprias casas e utilizando o Google Meet.

Residentes do Abrigo receberam segunda dose no dia 24 de fevereiro

No dia 24 de fevereiro, os residentes da unidade Penha receberam a segunda dose da vacina contra o coronavírus, completando, desta forma, o processo de imunização para a covid-19. Os profissionais da instituição também já foram vacinados, o que t r a n q u i l i z a a i n d a m a i s a t o d a comunidade envolvida com os cuidados dos idosos. Os protocolos indicados pelas autoridades sanitárias seguem sendo observados à risca pelo Abrigo.

Série de palestras virtuais marca 80 anos

Com a impossibilidade de organizar uma comemoração presencial, a Associação recorreu às palestras virtuais para marcar os 80 anos da instituição, fundada no dia 15 de janeiro de 1941. No dia 19 de fevereiro, por exemplo, a educadora Heloísa Pires, filha do professor Herculano Pires, um dos maiores estudiosos do Espiritismo no Brasil, fez uma live na página do Abrigo no Facebook e Youtube, tratando do tema "O Sentido da Vida".

Referências

Documentos relacionados

Resumo A humanização do parto busca desestimular o parto “medicalizado”, visto como tecnicista e artificial, e incentivar as práticas e intervenções biomecânicas no trabalho

Tras a publicación da LOMCE, do RD do novo currículo da Educación Primaria, e agora, o currículo de Educación Primaria de Galicia o impacto real que vai ter a implantación

As medidas anunciadas pelo BCE no dia 10 de março são claramente positivas para os mercados de crédito e poderão conferir suporte aos mercados acionistas na Zona Euro...... A

Observou-se uma redução na velocidade curvilínea, na integridade de membrana pelo método de eosina-nigrosina e no potencial mitocondrial apenas no grupo filtrado, entre os tempos

É importante entender como Alberto Silva utilizou a Batalha do Jenipapo e construiu o monumento-museu em Campo Maior, abrindo um novo espaço para a história do Piauí,

Na apresentação dos dados estatísticos, ficou demonstrada à todos os participantes a dimensão da pesquisa, abrangendo o setor produtivo como um todo, enfocando a produção

Nota: é pouco claro se uma SICAV do Luxemburgo é ou não abrangida pelas regras de isenção fiscal para acções qualificadas e valores mobiliários idênticos. Por isso, cada

Com esse objetivo, o argumento está centrado na diferença entre trabalho como categoria fundante e central, sendo exposto em três seções: na primeira, há uma explanação