• Nenhum resultado encontrado

8º ano. Ensino Fundamental Módulo 6 2º período 05/05/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "8º ano. Ensino Fundamental Módulo 6 2º período 05/05/2017"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

SIGMAIS :: mai/2017 | 8º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 18_2_S+_06_2017_atv.docx 1

LÍNGUA PORTUGUESA

A crônica “Meu ideal seria escrever" tem como ideia central o desejo de o cronista criar uma história que, de boca em boca, fosse mudando a vida das pessoas.

Leia o texto e responda ao que se pede.

Meu ideal seria escrever...

Meu ideal seria escrever uma história tão engraçada que aquela moça que está naquela casa cinzenta quando lesse minha história no jornal risse, risse tanto que chegasse a chorar e dissesse – “ai meu Deus, que história mais engraçada!” E então a contasse para a cozinheira e telefonasse para duas ou três amigas para contar a história; e todos a quem ela contasse rissem muito e ficassem alegremente espantados de vê-la tão alegre. Ah, que minha história fosse como um raio de sol, irresistivelmente louro, quente, vivo, em sua vida de moça reclusa, enlutada, doente. Que ela mesma ficasse admirada ouvindo o próprio riso, e depois repetisse para si própria – “mas essa história é mesmo muito engraçada!”

Que um casal que estivesse em casa mal-humorado, o marido bastante aborrecido com a mulher, a mulher bastante irritada como o marido, que esse casal também fosse atingido pela minha história. O marido a leria e começaria a rir, o que aumentaria a irritação da mulher. Mas depois que esta, apesar de sua má-vontade, tomasse conhecimento da história, ela também risse muito, e ficassem os dois rindo sem poder olhar um para o outro sem rir mais; e que um, ouvindo aquele riso do outro, se lembrasse do alegre tempo de namoro, e reencontrassem os dois a alegria perdida de estarem juntos.

Que nas cadeias, nos hospitais, em todas as salas de espera, a minha história chegasse – e tão fascinante de graça, tão irresistível, tão colorida e tão pura que todos limpassem seu coração com lágrimas de alegria; que o comissário do distrito, depois de ler minha história, mandasse soltar aqueles bêbados e também aquelas pobres mulheres colhidas na calçada e lhes dissesse – “por favor, se comportem, que diabo! Eu não gosto de prender ninguém!” E que assim todos tratassem melhor seus empregados, seus dependentes e seus semelhantes em alegre e espontânea homenagem à minha história.

E que ela aos poucos se espalhasse pelo mundo e fosse contada de mil maneiras, e fosse atribuída a um persa, na Nigéria, a um australiano, em Dublin, a um japonês, em Chicago – mas que em todas as línguas ela guardasse a sua frescura, a sua pureza, o seu encanto surpreendente; e que no fundo de uma aldeia da China, um chinês muito pobre, muito sábio e muito velho dissesse: “Nunca ouvi uma história assim tão engraçada e tão boa em toda a minha vida; valeu a pena ter vivido até hoje para ouvi-la; essa história não pode ter sido inventada por nenhum homem, foi com certeza algum anjo tagarela que a contou aos ouvidos de um santo que dormia, e que ele pensou que já estivesse morto; sim, deve ser uma história do céu que se filtrou por acaso até nosso conhecimento; é divina.”

E quando todos me perguntassem – “mas de onde é que você tirou essa história?” – eu responderia que ela não é minha, que eu a ouvi por acaso na rua, de um desconhecido que a contava a outro desconhecido, e que por sinal começara a contar assim: “Ontem ouvi um sujeito contar uma história...”

E eu esconderia completamente a humilde verdade: que eu inventei toda a minha história em um só segundo, quando pensei na tristeza daquela moça que está doente, que sempre está doente e sempre está de luto e sozinha naquela pequena casa cinzenta de meu bairro.

Rubem Braga – Crônicas 3, págs. 57 a 59 – coleção Para gostar de ler – Editora Ática

1. A estrutura apresentada no texto de Rubens Braga é uma crônica porque

A

o texto ironiza situações tristes do cotidiano do universo das pessoas.

B

o narrador é observador e são poucos personagens para que a crônica não se estenda muito.

C

o texto reflete sobre a sensibilidade da escrita na busca da transformação dos corações endurecidos. Isso faz com

que a o texto tenha uma visão mais crítica sobre a vida e os comportamentos humanos.

D

o único ideal do narrador é fazer os personagens sorrirem.

E

a variedade linguística do texto é baseada na informalidade.

8º ano

Ensino Fundamental • Módulo 6 • 2º período

(2)

SIGMAIS :: mai/2017 | 8º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 18_2_S+_06_2017_atv.docx 2 Leia o trecho retirado do primeiro parágrafo para responder à questão seguinte.

2. “Ah, que minha história fosse como um raio de sol, irresistivelmente louro, quente, vivo, em sua vida de moça reclusa, enlutada, doente.”

Os adjetivos em negrito podem ser corretamente substituídos sem alterar seus significados, respectivamente, por

A

fora, chorosa.

B

viúva, ensolarada.

C

prisioneira, quente.

D

isolada, triste.

E

distante, sofrida.

3. Explique o sentido implícito da frase "E eu esconderia completamente a humilde verdade”.

4. Os termos destacados no trecho retirado do texto podem ser adjunto adnominal ou adjunto adverbial. Identifique-os e indique seus respectivos referentes e a classe gramatical desses referentes.

“E que ela aos poucos se espalhasse pelo mundo e fosse contada (1) de mil maneiras, e fosse atribuída a um persa, na Nigéria, a um australiano, em Dublin, a um japonês, em Chicago – mas que em todas as línguas ela guardasse a sua frescura, a sua pureza, o seu encanto surpreendente; e que (2) no fundo de uma aldeia (3) da China, um chinês muito pobre, muito sábio e muito velho dissesse: “Nunca ouvi uma história assim tão engraçada e tão boa em toda a minha vida; valeu a pena ter vivido até hoje para ouvi-la; essa história não pode ter sido inventada por nenhum homem, foi (4) com certeza algum anjo tagarela que a contou aos ouvidos de um santo que dormia, e que ele pensou que já estivesse morto; sim, deve ser uma história (5) do céu que se filtrou por acaso até nosso conhecimento; é divina.”

(1) ____________________________________________________________________________________________________________________________________ (2) ____________________________________________________________________________________________________________________________________ (3) ____________________________________________________________________________________________________________________________________ (4) ____________________________________________________________________________________________________________________________________ (5) ____________________________________________________________________________________________________________________________________ 5. Suponha que esta frase tenha sido retirada do texto "Todos, espantados, viram a moça triste sorrir." O adjetivo "triste"

pode assumir dois sentidos no contexto: ela pode ser uma pessoa triste ou está triste por causa da doença. Indique a função sintática desse adjetivo para os sentidos apresentados.

MATEMÁTICA

6. No paralelogramo ABCD a seguir, tem-se que a diagonal BD forma com o lado BC um ângulo de 38° e com o lado CD , um ângulo de 54°. D 38° 54° A C B

Determine as medidas dos ângulos internos A B C D, , e .

A

 = ɵC = 98° e B = D = 82°

B

 = ɵC = 88° e B = D = 92°

C

 = ɵC = 80° e B = D = 100°

D

 = B = 88° e ɵC = D = 92°

E

 = ɵC = 38° e B = D = 54°

(3)

SIGMAIS :: mai/2017 | 8º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 18_2_S+_06_2017_atv.docx 3 7. Sendo ABCD um retângulo, calcule, em graus, as medidas x e y,

respectivamente. D 130° A C B y x

A

25° e 65°.

B

30° e 60°.

C

45° e 45°.

D

65° e 65°.

E

25° e 45°.

8. O quadrilátero PQRS é um losango. Determine a medida do ângulo internoPQRˆ . R 2 +11°x 3 –4°x Q S P ¨

9. Considere o quadrilátero ABCD, de bases BC e DA paralelas entre si. A diagonal BD é congruente ao lado AB e o lado CD é perpendicular às bases.

A

B C

D

Determine a medida do ângulo interno ABCˆ desse quadrilátero, sabendo que

( )

ˆ = °37 .

m CDB

(4)

SIGMAIS :: mai/2017 | 8º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 18_2_S+_06_2017_atv.docx 4 10. Considere um trapézio em que x é a medida da base maior, y é a medida da base menor, 5,5 cm é a medida da base

média e que x− =y 5 cm. Determine as medidas de x e y.

CIÊNCIAS

11. Maltose e o amido, ao longo do tubo digestório, são digeridos respectivamente:

A

Na boca e no estômago.

B

Na boca e no intestino.

C

No intestino e na boca.

D

No estômago e no intestino.

E

No duodeno e boca/intestino.

12. “Se a digestão não existisse, não aproveitaríamos a maior parte dos nutrientes contidos nos alimentos”. Você concorda com essa afirmação ou discorda dela? Justifique.

13. “Água, glicose e sais minerais são transformados ao longo do sistema digestório”. Você concorda com essa afirmação? Justifique.

14. Na carne, as proteínas são o nutriente que existe em maior quantidade. Se o “leite de mamão” amacia a carne, que tipo de substância deve existir nele com a função de transformar as proteínas?

15. As vitaminas foram descobertas há 100 anos, e, nos anos 1980, invadiram as prateleiras de lojas, supermercados e farmácias, na forma de suplementos alimentares, com dosagens muito acima das recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e, ainda hoje, geram muita polêmica e discussões sobre os benefícios e malefícios dessa “chuva” de vitaminas sobre o organismo humano. Contudo, é imprescindível saber a fonte dessas vitaminas e suas ações sobre o nosso corpo.

(5)

SIGMAIS :: mai/2017 | 8º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 18_2_S+_06_2017_atv.docx 5 Considere o quadro seguinte.

Vitamina Carência no

organismo Fontes de alimentos

A 1 Cenoura, mamão, folhas verdes, gema de ovo, óleo de fígado de bacalhau. Complexo B 2 Germe de trigo, soja, centeio, amêndoa, fígado, rins, coração, ovos e leite.

C 3 Frutas cítricas (laranja, limão e lima) e verduras.

D 4

Fabricada na pele, sob a ação de raios solares; presente também na gema de ovo, óleo de fígado de bacalhau e leite.

K 5

Fabricada por bactérias que vivem em nosso intestino; também presente em folhas verdes (espinafre e couve).

Assinale a opção que preenche corretamente o quadro anterior, substituindo, respectivamente, os números 1, 2, 3, 4 e 5 pelos sintomas causados devido à carência dessas vitaminas no organismo.

A

1 – lesões nos nervos e pele seca, 2 – escorbuto, 3 – raquitismo, 4 – hemorragias, 5 – cegueira noturna.

B

1 – cegueira noturna, 2 – lesões nos nervos e pele seca, 3 – escorbuto, 4 – raquitismo, 5 – hemorragias.

C

1 – hemorragias, 2 – cegueira noturna, 3 – lesões nos nervos e pele seca, 4 – escorbuto, 5 – raquitismo.

D

1 – raquitismo, 2 – hemorragias, 3 – cegueira noturna, 4 – lesões nos nervos e pele seca, 5 – escorbuto.

E

1 – escorbuto, 2 – raquitismo, 3 – hemorragias, 4 – cegueira noturna, 5 – lesões nos nervos e pele seca.

GEOGRAFIA

16. À primeira vista, a diferenciação entre a América Anglo-Saxônica e a América Latina estaria no idioma: nos Estados Unidos e no Canadá, o predomínio da língua inglesa; na América Latina, o predomínio do espanhol e do português. Podemos afirmar que, nas Américas Latina e Anglo-Saxônica, fala-se, exclusivamente, idiomas latinos e saxônicos, respectivamente? Justifique sua resposta apresentando exemplos.

17. Levando em consideração que a maior parte da América Latina foi colonizada por portugueses e espanhóis, países esses que são conhecidos como ibéricos, explique por que a parte da América hoje conhecida como Latina não passou a ser chamada de América Ibérica.

18. “A totalidade do território da América Latina é ocupada, exclusivamente, por países continentais e independentes”. Essa afirmação é correta? Justifique sua resposta.

(6)

SIGMAIS :: mai/2017 | 8º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 18_2_S+_06_2017_atv.docx 6 19. Uma importante característica que diferencia os países da América Latina daqueles da América Anglo-Saxônica é o

tipo de colonização implantada nesses territórios. A respeito da colonização do continente, julgue as afirmações e, marque “C” para as certas e “E” as erradas.

C E A América Latina inclui todos os países do continente tidos como desenvolvidos e onde, em geral, predominam o espanhol e o inglês, línguas originadas do latim.

C E A chamada América Anglo-Saxônica fala a língua inglesa e francesa, inserindo-as na América Anglo-Saxônica, enquanto o Brasil e Canadá estão na América Latina.

C E

Na América Latina, as colônias de exploração serviam, exclusivamente, aos interesses das metrópoles, que se apropriaram das riquezas disponíveis nas colônias. Assim, a intensa exploração dessas áreas retardou o seu desenvolvimento socioeconômico.

C E O Canadá, antiga colônia de exploração, havia sido predominantemente colonizado pelos portugueses e espanhóis, estando, assim, inserido na América Anglo-Saxônica.

C E A regionalização que parte do ponto de vista histórico-social divide o continente em três partes ou unidades (América do Norte, Central e do Sul).

20. Dificilmente um governo democrático consegue durar muito tempo na América Latina. Em geral, o que existe são regimes políticos autoritários – mesmo que, por vezes, se disfarçando de democracias -, em que os governantes tomam decisões sem consultar os cidadãos e sem levar em conta os interesses da maioria da população. Sobre os governos latino-americanos, assinale a única opção incorreta.

A

Em geral, os governos dos países latino-americanos são autoritários e com alto grau de corrupção. Isso

provavelmente se deve a um conjunto de fatores: a formação histórica mercantilista, os seus valores culturais de enriquecer rapidamente e menosprezar os outros, a grande diferença que há entre as pessoas pobres e as mais ricas, e, principalmente, os baixos índices de alfabetização juntamente com a precariedade dos sistemas escolares.

B

Nessa imensa região são frequentes as ditaduras, civis ou militares, que se mantêm no poder devido ao uso da

violência, da propaganda e da apatia da população em geral.

C

Em um país de fato democrático – situação de praticamente todos os países subdesenvolvidos –, as escolas, em

geral, são de boa qualidade e a porcentagem da população adulta que conclui o ensino superior é grande, chegando, às vezes, a mais de 60% do total.

D

A partir, principalmente, de meados do século XX, ocorreram importantes mudanças em muitos países da América

Latina. Os regimes abertamente ditatoriais cederam lugar ao populismo, que também é uma forma de autoritarismo, só que menos escancarada.

E

Com o grande crescimento populacional, com a intensa urbanização e com a expansão do direito de voto, surgiu um

tipo de experiência política que passou a ser chamado de populismo.

HISTÓRIA

21.

Prossigo: mil vozes servem de arauto para a novidade... “A Bastilha foi tomada”... Não acreditei e fui ver o cerco de perto... no meio da ‘Greve’ encontro um corpo sem cabeça estendido no meio do riacho, rodeado por cinco ou seis indiferentes Faço perguntas... É o governador da Bastilha.

BRETONNE, R de La. As Noites Revolucionárias. São Paulo: Estação Liberdade, 1989, p.58.

O episódio narrado marca o início de um dos momentos políticos mais importantes da história europeia, a Revolução Francesa. A tomada da Bastilha explicita

A

o momento de maior radicalismo da Revolução, quando as camadas populares assumiram o poder em Paris.

B

o momento da Proclamação da República Francesa.

C

o rompimento de um dos símbolos mais odiados do Regime Absolutista.

D

a chegada ao poder do general Napoleão Bonaparte.

E

a consolidação da Convenção Nacional e a assinatura de acordos para salvar o rei.

22. No século XVIII, a França passava por uma crise muito grave, especialmente na economia. Escreva dois motivos que agravaram a crise econômica francesa nesse período.

(7)

SIGMAIS :: mai/2017 | 8º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 18_2_S+_06_2017_atv.docx 7 23. Tentando encontrar uma saída para a situação, o rei convocou a Assembleia dos Estados Gerais, um órgão consultivo

formado por representantes dos três Estados. Por que, após essa convocação, o terceiro Estado se autoproclamou Assembleia Nacional Constituinte?

24. Analise com atenção a imagem abaixo.

Sobre o assunto retratado na charge, assinale a opção correta.

A

A estrutura social francesa denunciava ser a divisão em Ordens correspondente à realidade existente no país, na

qual um indivíduo poderia ascender socialmente.

B

Apesar de a França ter uma sociedade dividida em estamentos, não havia conflitos de classes, pois a Igreja, por meio

da teoria do direito divino, garantia a imobilidade social.

C

O povo permanecia obediente ao seu monarca, havendo o respaldo da Igreja, que doutrinava seus fiéis a se

submeterem à vontade de Deus, que apoiava uma estrutura social hierarquizada.

D

O povo, que formava o Primeiro Estado, arcava com as pesadas tributações impostas pelo monarca absoluto.

E

A França era estruturada em uma sociedade estamental, dividida em três Estados, sendo o Terceiro Estado

composto, desde a alta burguesia, até as camadas populares, incidindo sobre estas todas tributações. 25. (UFSCar)

Os homens nascem e permanecem livres e iguais em seus direitos. As distinções sociais só podem basear-se na utilidade pública.

Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, França, 1789.

a) Relate o contexto histórico em que foi criado o documento mencionado.

Referências

Documentos relacionados

ABSTRACT: The toxicological effects of crude ethanolic extracts (CEE) of the seed and bark of Persea americana have been analyzed on larvae and pupae of

análise e parecer em conjunto com o Jurídico, sobre a Resolução n.º 350, de 10 de outubro 2014, do Conselho 73. Federal de Biologia –

DATA: 17/out PERÍODO: MATUTINO ( ) VESPERTINO ( X ) NOTURNO ( ) LOCAL: Bloco XXIB - sala 11. Horário Nº Trabalho Título do trabalho

Preliminarmente, alega inépcia da inicial, vez que o requerente deixou de apresentar os requisitos essenciais da ação popular (ilegalidade e dano ao patrimônio público). No

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

A Faculdade de Medicina de Marília, torna pública a abertura de inscrições para seleção de candidatos ao Programa de Aprimoramento Profissional da Secretaria de

A Tabela 3 apresenta os resultados de resistência ao impacto Izod e as caracterizações térmicas apresentadas em função dos ensaios de HDT, temperatura Vicat e a taxa de queima do

Em Campinas, São Paulo, o Ambulatório de Violência contra Criança e Adolescentes (VCCA), localizado no Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Estadual de