• Nenhum resultado encontrado

Ementas 2011 Tecnólogo em Segurança do Trabalho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ementas 2011 Tecnólogo em Segurança do Trabalho"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Ementas 2011

Tecnólogo em Segurança do Trabalho

Disciplina: Desenho Técnico e Projeto

Período Letivo: 1.º Ano Carga Horária: 90 horas

Objetivo da Disciplina:

Dar ao aluno o domínio das técnicas de representação e leitura de projetos de arquitetura, instalações e Layout, de uso corrente nas áreas de Segurança do Trabalho, de acordo com as normas técnicas vigentes, utilizando os recursos do desenho e ferramentas CAD.

Ementa da Disciplina:

Introdução ao software CAD, Vistas Ortográficas, Cotagem, Escalas, Introdução a Plantas (Baixas, de Orientação, de Locação e de Instalações Elétricas), Noções de Elevações e Seções, Representação de Máquinas e Equipamentos em Blocos (CAD), Layout e Plotagem.

Bibliografia Básica:

CUNHA, Luis Veiga da. Desenho tecnico. 12.ed. Lisboa: Fundacao Calouste Gulbenkain, 2002. MORAIS, Jose Manuel de Simões. Desenho Técnico Básico: normas de desenho, multivistas,

leitura-perspectiva, cotagem e toleranciamento, desenho de conjuntos. 22.ed. Porto: Porto, 2002.  LIMA, Claudia Campos. AutoCAD 2002. São Paulo: Erica, 2001.

Bibliografia Complementar:

MATSUMOTO, Elia Yathie. AutoCAD 2000: fundamentos 2D e 3D. 5.ed. Sao Paulo: Erica, 2002. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS-ABNT. NBR 6492/94: Representação

de projetos de arquitetura: procedimento. Rio de Janeiro, 1994.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS-ABNT. NBR 14565/00: Procedimento básico para elaboração de projetos de cabeamento de telecomunicações para rede interna estruturada: procedimento. Rio de Janeiro, 2000.

COHN, David S. Autocad 12: guia completo. Sao Paulo, SP: Berkeley, 1993. Disciplina: Cálculo

(2)

Objetivo da Disciplina:

Desenvolver no aluno a capacidade de utilizar as técnicas do Cálculo Diferencial e Integral na resolução de problemas no âmbito Tecnológico e no seu cotidiano, tanto na área acadêmica como na profissional.

Ementa da Disciplina:

Funções reais (de uma variável real), algébricas e transcendentes. Limite e Continuidade. Derivadas de funções algébricas e transcendentes. Integrais indefinidas e definidas de funções algébricas e transcendentes.

Bibliografia Básica:

ANTON, Howard. Cálculo: Um Novo Horizonte. Volume 1. Porto alegre: Bookman, 2000. BOULOS, Paulo. Cálculo Diferencial e Integral. Vo1ume 1. São Paulo: Pearson Education do

Brasil, 1999.

DEMANA, F.; et al. Pré-Cálculo. São Paulo: Pearson, 2009. Bibliografia Complementar:

ÁVILA, G. Cálculo I: Funções de uma Variável. 6ª edição. Rio de Janeiro: LTC,1994. LEITHOLD, L. O Cálculo com Geometria Analítica. Volume 1. 3ª edição. São Paulo: Harbra

Ltda, 2000.

Disciplina: Filosofia da Tecnologia e Ética

Período Letivo: 1.º Ano Carga Horária: 60 horas

Objetivo da Disciplina:

Promover hábitos e atitudes fundamentais ao desenvolvimento cognitivo e sócio-pessoal. Fornecer elementos que aparelhem o Tecnólogo em Segurança no Trabalho a basear suas postura e formação nas tecnologias da inteligência. Suscitar o debate que conduz, de acordo com o par argumento-reflexão, a idéia de uma ‘nova ética’.

Ementa da Disciplina:

O discurso e atitude filosóficos. O discurso filosófico e as outras formas de discursos. Arte e técnica. Ciência e tecnologia na modernidade e no contemporâneo. Inter, trans e multidisciplinaridade. Cultura e cibercultura. Ética. O ‘mundo’ do trabalho: histórico, crise; desaparecimento ou transformação. Bibliografia Básica:

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. __ São Paulo: Ática, 2005. LEVY, Pierre. Cibercultura. __ São Paulo: Editora 34, 2001.

LEVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência, o futuro do pensamento na era da informática. __ São Paulo: Editora 34, 2004.

(3)

PARENTE, André (org). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. __ São Paulo: Editora 34, 1993.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia. __ São Paulo: Cortez, 1994. Bibliografia Complementar:

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. (Obras Escolhidas, vol. 1). __ São Paulo: Brasiliense, 1994.

SANCHEZ VAZQUEZ, Adolfo. Ética. __ Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. Disciplina: Informática

Período Letivo: 1.º Ano Carga Horária: 60 horas

Objetivo da Disciplina:

Capacitar o aluno no uso prático das tecnologias e ferramentas computacionais. Periféricos, Planilhas de Cáculo; Editores de Texto; Ferramentas para Apresentração; Equipamentos Diversos; Gerenciamento de Informação, Banco de Dados.

Ementa da Disciplina:

O uso das ferramentas computacionais aplicadas para o gerenciamento da informação. Utilização de Planilhas Eletrônicas e Gerenciamento de Banco de Dados.

Bibliografia Básica:

BEAL, A. Gestão estratégica da informação. São Paulo: Atlas. SOUSA, S. Tecnologias de informação. Rio de Janeiro: Brasport.

VELLOSO, F. de C. Informática: conceitos básicos. Rio de Janeiro: Campus. Bibliografia Complementar:

SANTOS, Aldemar de Araújo. Informática na empresa.

HUMMEL, Douglas G. Coreldraw 10: guia visual. 2.ed. Sao Paulo: Berkeley, 2002.

 Apostilas do BrOffice. Editor de Texto, Planilhas Eletrônicas. Disponível em: http://www.broffice.org/?q=apostila_comunidade

Disciplina: Segurança do Trabalho

Período Letivo: 1.º Ano Carga Horária: 120 horas

Objetivo da Disciplina:

Compreender os conceitos iniciais de segurança e saúde do trabalhador, as relações entre as normas regulamentadoras e os programas de segurança do trabalho.

Ementa da Disciplina:

Introdução à Segurança do Trabalho: aspectos históricos, econômicos, políticos e sociais. Riscos Ocupacionais: conceitos e classificação. Introdução às Normas Regulamentadoras do MTE.

(4)

Introdução ao acidente do trabalho. CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Mapa de Riscos. Insalubridade e Periculosidade. Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva. Segurança e Saúde na Mineração, no Trabalho Portuário, no Trabalho Aquaviário, na Agricultura e na Indústria Naval. Noções de acidentes industriais maiores.

Bibliografia Básica:

BRASIL, Normas Regulamentadoras. Segurança e Medicina do Trabalho. 67 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

SALIBA, T. M et al. Insalubridade e Periculosidade: aspectos técnicos e práticos. São Paulo: LTR, 2011.

CAMPOS, A. CIPA: uma nova abordagem. 16.ed. São Paulo: SENAC, 2011

PONZETTO. G. Mapa de Riscos Ambientais: Aplicado à engenharia de segurança do trabalho – CIPA NR 05.3 ed. São Paulo: LTR, 2010.

Bibliografia Complementar:

VIEIRA, S. I. O Perito Judicial. Sâo Paulo: LTR, 2011.

ARAÚJO, G. M. Normas Regulamentadoras Comentadas: legislação de segurança e saúde no trabalho. 8 ed. Rio de Janeiro: Gerenciamento Verde Editora, 2011. Volumes 2 e 3.

OLIVEIRA, P. R. de. Controle da Insalubridade. São Paulo: LTR, 2010.  Revista Proteção

 Revista CIPA

Disciplina: Química Aplicada

Período Letivo: 1.º Ano Carga Horária: 60 horas

Objetivo da Disciplina:

Trabalhar os conceitos de risco, perigo e prevenção em laboratórios e demais ambientes de trabalho; os conhecimentos da importância, divisão e áreas de atuação da Química, com ênfase nas estruturas e propriedades da matéria, explorando conhecimentos sobre sólidos, líquidos, gases; combustíveis e combustão; noções básicas sobre toxicologia, permitindo aos alunos, o conhecimento e identificação de produtos químicos perigosos (FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico), despertando o espírito crítico frente a problemas de segurança e higiene do trabalho, que possibilitem tomadas de decisões.

Ementa da Disciplina:

Estrutura da Matéria. Ligações Químicas. Funções Químicas (orgânicas e inorgânicas). Ácidos e Bases de Arrhenius: pH. Estudo dos Gases: difusão e efusão. Combustíveis e combustão. Substâncias Químicas prejudiciais ao homem. FISPQ – Ficha de Informação e Segurança de Produtos Químicos. Noções de Toxicologia. Aplicações das Teorias nos ambientes de Trabalho

(5)

RUSSEL, John B. Química geral. 2ed. 2v. São Paulo: Makron Books do Brasil, 1994.

BRADY, James E.; HUMISTON, Gerard E. Química geral. 2ed. 2V. Rio de Janeiro: LTC, 1986. ATKINS, Peter & JONES, Loretta. Princípios de química: questionando a vida moderna e o

meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2007.

Bibliografia Complementar:

BACCAN, N.; et al. Química Analítica Quantitativa Elementar. 3 ed. São Paulo: Editora Blucher, 2001.

VOGEL, A. I. Análise Química Quantitativa. 6 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002. MUELLER, H. Química Analítica Qualitativa Clássica. Blumenau: Edifurb, 2010 Disciplina: Física Aplicada à Segurança do Trabalho

Período Letivo: 1.º Ano Carga Horária: 60 horas

Objetivo da Disciplina:

Proporcionar ao aluno o conhecimento da influência dos conceitos físicos existentes na natureza do homem, ressaltando o quanto a ciência está envolvida no processo de modificação do meio em que se vive, abordando, para isso, os aspectos relativos ao sistema sensorial humano.

Ementa da Disciplina:

A ciência e a natureza. Sistemas sensoriais humanos. Parâmetros da física: frequência, período, intensidade, potência e energia. Lei de Weber. Ondas. O som: princípios de acústica. Vibrações. A luz: propriedades da luz, espectro eletromagnético. Radiações. Calor. Noções de Eletricidade.

Bibliografia Básica:

HEWITT, P. G. Física Conceitual. 9.ª Edição. Editora Bookman, 2010.

BISTAFA, S. R. Acústica Aplicada ao Controle do Ruído. São Paulo: Edgard Blucher, 2006. TIPLER, P. A. Física. Vol. 01. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

Bibliografia Complementar:

BEM-DOV, Y. Convite à Física. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

YOUNG, H.; FREEDMAN, R. A. Física II: Termologia e Ondas. 12 ed. São Paulo: Pearson, 2008.

Serviço Social da Indústria (SESI). Departamento Nacional. Técnicas de avaliação de agentes ambientais: manual SESI. Brasília: SESI/DN, 2007.

Disciplina: Estatística Aplicada

Período Letivo: 1.º Ano Carga Horária: 60 horas

Objetivo da Disciplina:

Apresentar os princípios da Estatística Descritiva para que seja possível gerar informações e interpretá-las a partir de dados coletados (fontes primária ou secundária). Realizar cálculos e análises a partir de números-índices. Aplicar e analisar os princípios da Análise de Regressão e Correlação em

(6)

problemas de Segurança no Trabalho. Ementa da Disciplina:

Estatística Descritiva: medidas de tendência central, medidas de dispersão, medidas de assimetria e curtose. Números Índices. Análise de Regressão e Correlação.

Bibliografia Básica:

DOWNING, D.; CLARK, J.; tradução de Alfredo Alves de Farias. Estatística Aplicada. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

BRAULE, R. Estatística Aplicada com Excel para cursos de Administração e Economia. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

LARSON, R; FARBER, B. Estatística Aplicada. 4ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. Bibliografia Complementar:

BUSSACOS, Marco Antônio. Estatística Aplicada à Saúde Ocupacional. São Paulo: Fundacentro, 1997.

BRAULE, Ricardo. Estatística Aplicada com Excel. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

ANDERSON, D. R.; SWEENEY, D. J.; WILLIAMS, T. A. Estatística Aplicada a Administração e Economia. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2002.

Disciplina: Psicologia Aplicada

Período Letivo: 1.º Ano Carga Horária: 60 horas

Objetivo da Disciplina:

Noções gerais de psicologia aplicada ao trabalho, subjetividade e Trabalho, organização do trabalho e processo de adoecimento, fator psicológico como potencial gerador acidente, saúde Mental e trabalho, treinamento e sua importância.

Ementa da Disciplina:

Noções gerais de psicologia aplicada ao trabalho, subjetividade e Trabalho, organização do trabalho e processo de adoecimento, fator psicológico como potencial gerador acidente, saúde Mental e trabalho, treinamento e sua importância.

Bibliografia Básica:

ALENCAR, E. M. L. S. de. Psicologia: introdução aos princípios básicos do comportamento. Petrópolis: Vozes, 2003.

MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à Revolução digital. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

SPECTOR, P. E. Psicologia nas Organizações. São Paulo: Saraiva, 2005. Bibliografia Complementar:

BERGAMINI, C. W. Psicologia aplicada à administração de empresa. São Paulo: Atlas, 1982.  Revista Proteção

(7)

Disciplina: Desenvolvimento Sustentável

Período Letivo: 2.º Ano Carga Horária: 60 horas

Objetivo da Disciplina:

Capacitar e qualificar os alunos para o desenvolvimento e incremento de ações voltadas à proteção, conservação e preservação da qualidade ambiental, respeitando o meio ambiente e buscando o desenvolvimento sustentável.

Ementa da Disciplina:

Desenvolvimento. Desenvolvimento econômico. Antecedentes, dimensões e desafios do desenvolvimento sustentável. Ecologia urbana e ecologia do trabalho. Desenvolvimento sustentável e qualidade ambiental da cidade. Desenvolvimento sustentável e a Segurança no trabalho.

Bibliografia Básica:

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gais, 9. ed. 2004.

DIAZ, Alberto Pardo. Educação Ambiental como projeto. Porto Alegre: Artmed, 2. ed., 2002. BARBIERI, J. C. 2002. Desenvolvimento e Meio Ambiente: as estratégias de mudanças da

agenda 21. Petrópolis: Vozes. Bibliografia Complementar:

 AGENDA 21 GLOBAL. Belém: Governo do Estado do Pará, Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente.

ALMEIDA, Josimar Ribeiro de. Gestão ambiental para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Thex Editora, 2006.

ASSUMPÇÃO, Luiz Fernando Joly. Sistema de Gestão Ambiental: manual prático para implementação de SGA e Certificação ISO 14.001.Curitiba: Juruá Editora. 2006.

CAMARGO, Ana Luiza de Brasil. Desenvolvimento sustentável: dimensões e desafios. Campinas: Papirus. 2003, 160 p.

 MINC, Carlos. Ecologia e cidadania. São Paulo: Moderna, 1997. 128 p. Disciplina: Ergonomia

Período Letivo: 2.º Ano Carga Horária: 90 horas

Objetivo da Disciplina:

Conhecer conceitos e abordagens na ergonomia, elaborando laudos ergonômicos, focando os diversos setores de trabalho, tendo a NR-17 como norte para a sua aplicação.

Ementa da Disciplina:

Ergonomia: conceitos, fundamentos e normas. Fisiologia do Trabalho. Antropometria aplicada. Biomecânica ocupacional. Posto de trabalho. Interação Homem-Máquina. Controle e dispositivos de

(8)

informação. Fatores ambientais: iluminação, cores, conforto acústico e térmico. Ergonomia na organização e métodos de trabalho. Ergonomia cognitiva. Análise Ergonômica do Trabalho – AET. A ergonomia na prevenção de acidentes.

Bibliografia Básica:

 IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. São Paulo: Edgard Blücher, 2002.

 GRANDJEAN, Etienne. . Manual de ergonomia: adaptando o trabalho ao homem. 4.ed. Porto Alegre: Bookman, 1998.

 GUÉRIN, F. Compreender o trabalho para transformá-lo. São Paulo: Edgard Blucher, 2001.  COLOMBINI, D.; OCCHIPINTI, E.; FANTI, M. Método OCRA: Para a análise e a prevenção do

risco por movimentos repetitivos: Manual para a avaliação e a gestão do risco. São Paulo: LTR, 2008.

Bibliografia Complementar:

RIO, Rodrigo Pires do; PIRES, Licinia. ; PIRES, Licinia. Ergonomia: fundamentos da prática ergonômica. 3.ed. Sao Paulo: LTr, 2001.

COUTO, H. A. Índice TOR TOM. Belo Horizonte: Ergo Ltda., 2006.

ABRAHÃO, J et al. Introdução à Ergonomia: da prática a teoria. São Paulo: Edgard Blucher, 2009.

COUTO, H. A. Gerenciando a LER e os DORT nos Tempos Atuais. Belo Horizonte: Ergo Ltda., 2007.

BRASIL, Ministério do Trabalho e Emprego. Manual de Aplicação da Norma Regulamentadora N.º 17. 2 ed. Brasília: MTE, SIT, 2002. Disponível em <http://www.mte.gov.br/geral/publicacoes.asp>.

Disciplina: Sistemas de Gestão da Qualidade e Meio Ambiente

Período Letivo: 2.º Ano Carga Horária: 60 horas

Objetivo da Disciplina:

Desenvolver no aluno a capacidade de elaborar, implantar e analisar um sistema integrado de gestão em empresas (privada e pública) em busca da certificação em sistemas integrados (ISO 9001; ISO 14000 e OHSAS 18000).

Ementa da Disciplina:

Ferramentas da qualidade. Os princípios da qualidade. Qualidade Total. Introdução à Sistema Integrado de Gestão. Norma ISO 9001:2008. Certificação. Produção + Limpa (P+L). Gestão Ambiental – ISO 14.001:2004.

Bibliografia Básica:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 9001: Sistemas de gestão da qualidade. Rio de Janeiro, 2000.

PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade: Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 2000. RIBEIRO NETO, J. B. M. et. al. Sistemas de gestão integrados: Qualidade, Meio Ambiente,

(9)

Responsabilidade Social, Segurança e Saúde no Trabalho. 2 ed. São Paulo: SENAC, 2008. Bibliografia Complementar:

ASSUMPÇÃO, Luiz Fernando Joly. Sistema de Gestão Ambiental: manual prático para implementação de SGA e Certificação ISO 14.001.Curitiba: Juruá Editora. 2006.

 OLIVEIRA, C. L. de; MINICUCCI. Prática da qualidade da segurança do trabalho: uma experiência brasileira. São Paulo: LTR, 2001.

PALADINI, E. P. Avaliação estratégica da qualidade. São Paulo: Atlas, 2002.

COUTO, Hudson de Araújo. Guia Prático Qualidade e Excelência no Gerenciamento dos Serviços de Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho. Belo Horizonte: Ergo, 1994

Disciplina: Normas e Legislação

Período Letivo: 2.º Ano Carga Horária: 90 horas

Objetivo da Disciplina:

Proporcionar noção geral e sistemática do Direito e em especial a legislação destinada à tutela da saúde e segurança do trabalhador.

Ementa da Disciplina:

Histórico. Preceitos Constitucionais de Proteção ao Trabalho. Técnicas no preparo de normas, instruções e ordens de serviço. Legislação Trabalhista – CLT – Capítulo V. Aspectos legais do acidente do trabalho. Estudos das Normas Regulamentadoras da Portaria 3.214, de 08/06/1978, e suas atualizações. Legislação Previdenciária.

Bibliografia Básica:

DINIZ, Maria Helena. Compendio de introdução à ciência do Direito 15ª. ed. Sao Paulo: Saraiva, 2003.

MONTORO, Andre Franco. Introdução à Ciência do Direito. 25ª .ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2000.

SALIBA, T. M et al. Insalubridade e periculosidade: aspectos técnicos e práticos. São Paulo: LTR, 2011.

Bibliografia Complementar:

BRASIL. Poder Legislativo Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. BRASIL. Poder Legislativo Federal. Constituição Federal, Consolidação das Leis do

Trabalho, Legislação Previdenciária MANNRICH, Nelson, org. 3.ed. Sao Paulo, SP: Saraiva, 2002.

ARAÚJO, G. M. Normas Regulamentadoras Comentadas: legislação de segurança e saúde no trabalho. 8 ed. Rio de Janeiro: Gerenciamento Verde Editora, 2011. Volumes 2 e 3.

VIEIRA, S. I. O Perito Judicial. São Paulo: LTR, 2011.

GARCIA, Gustavo Filipe Barbosa. Acidentes do Trabalho: Doenças Ocupacionais e Nexo Técnico Epidemiológico. 3 ed. São Paulo: Método, 2010

(10)

Período Letivo: 2.º Ano Carga Horária: 60 horas Objetivo da Disciplina:

Desenvolver no aluno a capacidade de elaborar e implantar um Programa de Perdas em uma empresa, dessa forma melhorando visão de segurança do trabalho de todos na empresa.

Ementa da Disciplina:

A evolução do prevencionismo. Conceitos básicos de controle de perdas. Acidentes de Trabalho. Estatísticas de Acidentes. NBR 14.280. Custos dos Acidentes. Investigação de Acidentes. Segurança de Sistemas. Teoria das Falhas. Prevenção e controle de perdas – controle de danos e controle total de perdas.

Bibliografia Básica:

SANTOS, C. E. Prevenção de perdas e gestão de riscos: Manual de Planejamento: Enfoque varejo e indústria, instituições financeiras. São Paulo: Sicurezza, 2007.

ARAÚJO, G. M. Sistema de Gestão de Riscos: Princípios e Diretrizes: ISO 31.000/2009 Comentada e Ilustrada. Rio de Janeiro: Editora GVC, 2010. V.1

CARDELLA, B. Segurança do trabalho e prevenção de acidentes: Uma abordagem holística: Segurança integrada a missão organizacional com produtividade, qualidade, preservação ambiental e desenvolvimento de pessoas. São Paulo: Atlas, 2010.

Bibliografia Complementar:

TAVARES, Jose da Cunha. Tópicos de Administração Aplicada a Segurança do Trabalho. 10 ed. São Paulo: SENAC, 2010.

GARCIA, Gustavo Filipe Barbosa. Acidentes do Trabalho: Doenças Ocupacionais e Nexo Técnico Epidemiológico. 3 ed. São Paulo: Método, 2010.

 Revista Proteção

Disciplina: Empreendedorismo

Período Letivo: 2.º Ano Carga Horária: 60 horas

Objetivo da Disciplina:

Destacar a importância do estudo da Administração nas organizações numa perspectiva sistêmica e holística, ressaltando as inter-relações existentes entre os diversos conceitos a serem estudados e sua implementação na prática organizacional.

Ementa da Disciplina:

O Perfil do Empreendedor, Estudo de mecanismos e procedimentos para lançamento de uma empresa no mercado. Sistemas de gerenciamento, técnicas de negociação e legislação específica. Marketing e competitividade: Análise de casos. Elaboração de Plano de Negócios.

Bibliografia Básica:

(11)

Macgraw-hill, 1989.

DORNELAS, Jose Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

DRUCKER, P. Introdução à Administração. São Paulo: Pioneira, 1995. Bibliografia Complementar:

CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. São Paulo: Atlas, 1985. KOTLER, P. ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. Rio de Janeiro: LTC, 1999

CARVALHO, Rosa de Fátima Pereira de e CARVALHO, Osvaldo, José Pereira de. Evolução do trabalho: das comunidades pré as pós industriais. Revista ABET, São Paulo. 2006.

Disciplina: Fundamentos de Saúde no Trabalho

Período Letivo: 2.º Ano Carga Horária: 60 horas

Objetivo da Disciplina:

Conhecer as atribuições do Médico do Trabalho em uma empresa para que juntos possam avaliar todas as medidas de controle existentes para evitar acidentes e doenças ocupacionais.

Ementa da Disciplina:

Introdução à Medicina do Trabalho. Riscos Biológicos. Vias de Transmissão dos Agentes Biológicos. Riscos de Acidentes do Trabalho por Riscos Biológicos. Doenças Ocupacionais. LER/DORT. Doenças Infecto-Contagiosas (Aids e Hepatites). Noções de Anatomia e Fisiologia Humana.

Bibliografia Básica:

CARVALHO, Geraldo Mota. Enfermagem do Trabalho. Ed. EPU, 2001.

RIBEIRO, Maria Soares (org.). Enfermagem e Trabalho: fundamentos para a atenção à saúde dos trabalhadores. São Paulo: Martinari, 2008.

NEVES, Marco Antonio Borges das. As doenças ocupacionais e as relacionadas ao trabalho: as diferenças conceituais existentes e as suas implicações. São Paulo: LTr, 2011.

Bibliografia Complementar:

MANUAIS DE LEGISLAÇÃO ATLAS. Segurança e Medicina do Trabalho. 67º Ed. São Paulo: Atlas S.A, 2011.

Ministério da Saúde do Brasil. Representação no Brasil da OPAS/OMS. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de Procedimentos para os Serviços de Saúde - Brasília: Ministério da Saúde do Brasil, 2001. (disponível na internet)

 Revistas: Proteção, Emergência e CIPA

Disciplina: Segurança nos Sistemas de Transporte

Período Letivo: 2.º Ano Carga Horária: 60 horas

Objetivo da Disciplina:

Fornecer ao aluno informações sobre os diversos sistemas de transporte existentes, relacionado à segurança do trabalho, consultando todas as legislações vigentes, principalmente quanto ao transporte

(12)

terrestre de produtos perigosos, e analisar as formas de prevenção de acidentes nestas atividades. Ementa da Disciplina:

Introdução à logística de transportes; Transportes Externos; transportes Internos; Técnicas de prevenção de acidentes em transportes; transporte de produtos perigosos; resoluções e normas aplicadas; técnicas de prevenção.

Bibliografia Básica:

BRASIL, Normas Regulamentadoras. Segurança e Medicina do Trabalho. 67 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

SLACK, N. et al. Administração da Produção. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

CAMPOS, A. et al. Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações. São Paulo: Senac São Paulo, 2010.

Bibliografia Complementar:

TAVARES, Jose da Cunha. Tópicos de Administração Aplicada a Segurança do Trabalho. 10 ed. São Paulo: SENAC, 2010.

CAMPOS, A. CIPA: uma nova abordagem. 16.ed. São Paulo: SENAC, 2011  Revista Proteção

Disciplina: Segurança em Eletricidade

Período Letivo: 2.º Ano Carga Horária: 90 horas

Objetivo da Disciplina:

Capacitar o aluno a realizar programas em segurança em eletricidade, identificar os riscos relacionados a esta atividade e proporcionar os métodos corretos para a prevenção de acidentes para trabalhos com riscos elétricos.

Ementa da Disciplina:

Introdução à segurança com eletricidade; riscos em instalações e serviços com eletricidade; técnicas de análise de risco; medidas de controle do risco elétrico; normas técnicas brasileiras; regulamentações do MTE; equipamentos de proteção individual e coletivo relacionados à eletricidade; rotinas de trabalho; documentação de instalação elétrica; riscos adicionais; acidentes de origem elétrica; elaboração de documentos para proteção em eletricidade.

Bibliografia Básica:

BRASIL, Normas Regulamentadoras. Segurança e Medicina do Trabalho. 67 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

CREDER, H. Instalações Elétricas. 14 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004

CAMPOS, A. et al. Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações. São Paulo: Senac São Paulo, 2010.

(13)

GARCIA, Gustavo Filipe Barbosa. Acidentes do Trabalho: Doenças Ocupacionais e Nexo Técnico Epidemiológico. 3 ed. São Paulo: Método, 2010.

ARAÚJO, G. M. Normas Regulamentadoras Comentadas: legislação de segurança e saúde no trabalho. 8 ed. Rio de Janeiro: Gerenciamento Verde Editora, 2011. Volumes 2 e 3.

 Revista Proteção e Revista CIPA Disciplina: Saúde do Trabalhador

Período Letivo: 3.º Ano Carga Horária: 60 horas

Objetivo da Disciplina:

Estudar os conceitos gerais de riscos biológicos e identificar os riscos da exposição a agentes biológicos, biossegurança e a política da biossegurança, além de conhecer e analisar todos os programas relacionados à saúde do trabalhador.

Ementa da Disciplina:

PCMSO - Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional. Estudo e análise da NR-32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde. PPR - Programa de Proteção respiratória. PCA - Programa de Conservação Auditiva. Biossegurança. Gestão de Riscos na Área da Saúde. Políticas Públicas de Atenção à Saúde do Trabalhador.

Bibliografia Básica:

MANUAIS DE LEGISLAÇÃO ATLAS. Segurança e Medicina do Trabalho. 67 Ed. São Paulo: Atlas, 201.

CARVALHO, Geraldo Mota de. Enfermagem do Trabalho. Ed. EPU, 2001.

RIBEIRO, Maria Soares (org.).Enfermagem e Trabalho: fundamentos para a atenção à saúde dos trabalhadores.São Paulo: Martinari, 2008.

FELDMAN, Liliane Bauer (org.). Gestão de Risco e Segurança Hospitalar. São Paulo: Martinari, 2008.

NEVES, Marco Antonio Borges das. As doenças ocupacionais e as relacionadas ao trabalho: as diferenças conceituais existentes e as suas implicações.São Paulo: LTr, 2011.

Bibliografia Complementar:

GARCIA, Gustavo Filipe Barbosa. Acidentes do Trabalho: Doenças Ocupacionais e Nexo Técnico Epidemiológico. 2ª ed. Método, 2008

SCALDELAI, A. V. et al. Manual prático de saúde e segurança do trabalho. São Caetano do Sul: Yendis, 2009.

 Decreto 3.048 – de 6 de março de 1999 (Anexo II): Agentes patogênicos causadores de doenças profissionais ou do trabalho, conforme previsto no artigo 20 da Lei N° 8.231 de 1991.

Ministério da Saúde do Brasil. Representação no Brasil da OPAS/OMS. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de Procedimentos para os Serviços de Saúde - Brasília: Ministério da Saúde do Brasil, 2001. (Disponível na internet)

(14)

Período Letivo: 3.º Ano Carga Horária: 60 horas Objetivo da Disciplina:

Elaborar o PPRA dentro das normas regulamentadoras NR-9 e NR-15, PCMAT enfocando a NR-18 e a PGR aplicando a NR-22 e estudo da NR- 24.

Ementa da Disciplina:

Elaborar o PPRA incluindo as suas etapas dentro da norma regulamentadora NR-9, Elaborar o PCMAT com os documentos integrados baseando-se na NR-18 e a elaboração do PGR aplicando suas etapas baseando-se na NR-22.

Bibliografia Básica:

 SHERIQUE, JAQUES. Aprenda Como Fazer. Editora: LTr – 6.ª Edição – 2010.

 ROUSSELET, E. da S.; FALCÃO, C. A segurança na obra: manual técnico de segurança do trabalho em edificações prediais. Rio de Janeiro: Interciência, 1999.

 TEIXEIRA, Pedro Luiz Lourenço. Segurança do Trabalho na Construção Civil: do projeto a execução final. São Paulo: Navegar, 2009.

 MORAES, Giovanni Araújo. Fundamentos para a Realização de Perícias Trabalhistas, Ambientais e Acidentárias. Vol. 01. Rio de Janeiro: GVC, 2008

Bibliografia Complementar:

 BREVIGLIERO, E.; POSSEBON, J.; SPINELLI, R. Higiene ocupacional: agentes biológicos, químicos e físicos. 5 ed. São Paulo: Senac, 2006.

 DRAGONI, J. F. Segurança, Saúde e Meio Ambiente em Obras: Diretrizes voltadas a gestão eficaz de segurança e saúde do trabalho, segurança patrimonial e meio ambiente em obras de pequeno, médio e grande porte. São Paulo: LTR, 2006.

 Revista Proteção e Revista CIPA. Disciplina: Gerenciamento de Riscos

Período Letivo: 3.º Ano Carga Horária: 90 horas

Objetivo da Disciplina:

Conhecer os procedimentos necessários para a elaboração de laudos técnicos, dando suporte à implementação dos mecanismos de controle adotados.

Ementa da Disciplina:

Princípios de Gerenciamento de Riscos. Riscos empresariais – riscos puros e especulativos. Confiabilidade. Retenção de riscos (auto-adoção de riscos, auto-seguro). Transferência de riscos (noções básicas de seguros, administração de seguros). Identificação de riscos (inspeção de segurança, investigação e analise de AT, técnicas de incidentes críticos, avaliação e perdas de um sistema, custos dos AT). Analise de Riscos (APR, AMFE, Série de riscos, AAF, Hazop). Avaliação de riscos. OHSAS 18.000. Planos de emergência.

(15)

Bibliografia Básica:

 RIBEIRO NETO, João Batista. Sistemas de Gestão Integrados. São Paulo, SP: SENAC, 2008  ARAÚJO, G. M. Sistema de Gestão de Riscos: Princípios e Diretrizes: ISO 31.000/2009

Comentada e Ilustrada. Rio de Janeiro: Editora GVC, 2010. V.1

 ARAÚJO, G. M. Elementos do Sistema de Gestão de SMSQRS – Sistema de Gestão Integrada. Volumes 01 e 02. Rio de Janeiro: GVC, 2010.

Bibliografia Complementar:

 SANTOS, C. E. Prevenção de perdas e gestão de riscos: Manual de Planejamento: Enfoque varejo e indústria, instituições financeiras. São Paulo: Sicurezza, 2007.

 SEIFFERT. Mari Elizabete Bernardini. Sistemas de Gestão Ambiental (ISO 14.001) e Saúde e Segurança Ocupacional (OHSAS 18.001): Vantagens da implantação integrada. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

 Revista Proteção.

Disciplina: Segurança em Máquinas, Equipamentos e Instalações

Período Letivo: 3.º Ano Carga Horária: 60 horas

Objetivo da Disciplina:

Possibilitar ao aluno conhecer os métodos, riscos em bombas e motores, veículos, vasos de pressão, caldeiras, ferramentas e processos de trabalho bem como estudar as normas regulamentadoras no controle das operações de trabalho.

Ementa da Disciplina:

Conceituação e Importância. Risco e Perigo. NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Ferramentas Manuais. Ferramentas Manuais Energizadas. Caldeiras e Vasos de Pressão: Conceituação e Normas (NR 13). Fornos (NR 14). Risco em Soldagem. Risco em bombas, motores, equipamentos pneumáticos, compressores, injetoras. Projeto de Proteção de máquinas. Segurança em Arranjo Físico de Instalações. Sinalização e Cores em Segurança do Trabalho. Ventilação.

Bibliografia Básica:

ZOCCHIO, A. et al. Segurança em Trabalhos com Maquinaria. São Paulo: LTR, 2002. CAMPOS, A. CIPA: uma nova abordagem. 2.ed. São Paulo: SENAC, 2000

CAMPOS, A. et al. Prevenção e controle de risco em máquinas, equipamentos e instalações. São Paulo: Senac São Paulo, 2009.

Bibliografia Complementar:

ROUSSELET, E. da S.; FALCÃO, C. A segurança na obra: manual técnico de segurança do trabalho. Rio de Janeiro: Interciência.

SHERIQUE, J. Aprenda Como Fazer. São Paulo: LTR, 2011.

ARAÚJO, G. M. Normas Regulamentadoras Comentadas: legislação de segurança e saúde no trabalho. 8 ed. Rio de Janeiro: Gerenciamento Verde Editora, 2011. Volumes 2 e 3

(16)

Disciplina: Espaços Confinados

Período Letivo: 3.º Ano Carga Horária: 60 horas

Objetivo da Disciplina:

Capacitar o aluno em todos os assuntos relacionados à espaços confinados, conforme definição em Norma Regulamentadora, em especial no que tange a NR 31, do Ministério do Trabalho e Emprego. Ementa da Disciplina:

Legislação e normas vinculadas; equipamentos e acessórios para controle do risco existente em espaços confinados; medidas administrativas aplicadas; áreas classificadas; técnicas de resgate e salvamento.

Bibliografia Básica:

CAMPOS, A. CIPA: uma nova abordagem. 2.ed. São Paulo: SENAC, 2000

ARAÚJO, G. M. Normas Regulamentadoras Comentadas: legislação de segurança e saúde no trabalho. 8 ed. Rio de Janeiro: Gerenciamento Verde Editora, 2011. Volumes 2 e 3

MORAES, Giovanni Araújo. Fundamentos para a Realização de Perícias Trabalhistas, Ambientais e Acidentárias. Vol. 01. Rio de Janeiro: GVC, 2008

Bibliografia Complementar:

SCALDELAI, A. V. et al. Manual prático de saúde e segurança do trabalho. São Caetano do Sul: Yendis, 2009.

 Revista Proteção.  Revista CIPA.

Disciplina: Proteção e Controle de Incêndios e Explosão

Período Letivo: 3.º Ano Carga Horária: 90 horas

Objetivo da Disciplina:

Possibilitar ao aluno conhecer os métodos, riscos e medidas de controle em ambientes e com potencial risco de incêndio ou explosão, analisando todas as regulamentações existentes.

Ementa da Disciplina:

Conceito, seguro-incêndio, programas de proteção contra incêndio, Química e Física do fogo, produto de combustão, proteção Estrutural, proteção Especial contra Incêndio, Sistema de Alarme e de Detecção, Agentes Extintores, Sistema fixos e equipamentos Móveis de Combate a Incêndio, Rede de Hidrantes, Rede especiais, Equipe de Combate a Incêndio, Explosivos, Inspeções oficiais: órgãos públicos e seguradora, planos de Evacuação e Legislação e Normas Relativas a Proteção Contra Incêndio e Explosivos. Normas regulamentadoras – classes de fogo e classe de riscos, tipos de sistemas de proteção ativa sob comando: manual e automático, sistemas de proteção ativo, móvel e sob comando manual, sistemas de proteção ativo, fixo e sob

(17)

comando (hidrantes e mangotinhos), dimensionamento de conjunto motor-bomba. Bibliografia Básica:

 PEREIRA, Áderson Guimarães. Segurança contra Incêndios. São Paulo: LTR, 2009.

PEREIRA, Áderson Guimarães. Sistemas de Hidrantes Prediais para Combate a Incêndio. São Paulo: Book Mix, 2004.

CAMPOS, A. CIPA: uma nova abordagem. 16.ed. São Paulo: SENAC, 2011 Bibliografia Complementar:

ARAÚJO, G. M. Normas Regulamentadoras Comentadas: legislação de segurança e saúde no trabalho. 8 ed. Rio de Janeiro: Gerenciamento Verde Editora, 2011. Volumes 2 e 3.

PONZETTO. G. Mapa de Riscos Ambientais: Aplicado à engenharia de segurança do trabalho – CIPA NR 05.3 ed. São Paulo: LTR, 2010.

 Revista Emergência.  Revista Proteção.

Disciplina: Higiene do Trabalho I

Período Letivo: 3.º Ano Carga Horária: 90 horas

Objetivo da Disciplina:

Identificar, analisar e monitorar qualitativamente e quantitativamente o risco fisico nos diversos setores de atividades industriais.

Ementa da Disciplina:

Riscos Físicos: conceituação, classificação e reconhecimento. Medidas de controle dos riscos físicos. Ruído. Vibração. Sobrecarga Térmica. Temperaturas Baixas. Radiação Ionizante. Radiação Não-Ionizante. Radiação Infra-vermelha. Radiação Ultravioleta. Laser e Maser. Pressões Elevadas e Baixas. Manuseio de aparelhos para medições dos riscos físicos.

Bibliografia Básica:

 BISTAFA, S. R. Acústica Aplicada ao Controle do Ruído. São Paulo: Edgard Blucher, 2006.  SALIBA, T. M. Manual prático de avaliação e controle do Ruído. 3.ed. São Paulo: LTR, 2004.  SALIBA, T. M. Manual prático de avaliação e controle do Calor. São Paulo: LTR, 2009 Bibliografia Complementar:

 SALIBA, T. M et al. Insalubridade e periculosidade: aspectos técnicos e práticos. 9. Ed. São Paulo: LTR, 2011.

 BREVIGLIERO, E.; POSSEBON, J.; SPINELLI, R. Higiene ocupacional: agentes biológicos, químicos e físicos. São Paulo: SENAC, 2008.

 SALIBA, T. M. Manual prático de avaliação e controle da vibração. São Paulo: LTR, 2009  OLIVEIRA, P. R. Controle da Insalubridade. São Paulo: LTR, 2009

Disciplina: Higiene do Trabalho II

(18)

Objetivo da Disciplina:

Identificar, analisar e monitorar qualitativamente e quantitativamente o risco quimico nos diversos setores de atividades industriais.

Ementa da Disciplina:

Riscos Químicos: conceituação, classificação, reconhecimento. Estudo de gases, vapores, fumos, névoas e poeiras. Limite de tolerância e insalubridade com substâncias químicas. Contaminantes químicos: sólidos, líquidos e gasosos. Medidas de controle coletivo e individual para agentes químicos. Manuseio com aparelho para medições dos riscos químicos

Bibliografia Básica:

 BREVIGLIERO, E.; POSSEBON, J.; SPINELLI, R. Higiene ocupacional: agentes físicos, químicos e biológicos. Editora: SENAC São Paulo. 4ª Ed. 2006.

 SALIBA, Tuffi Messias. Manual pratico de avaliação e controle de gases e vapores – PPRA. 2.ed. São Paulo: LTR, 2003.

 SALIBA, Tuffi Messias. Manual pratico de avaliação e controle de poeira e outros particulados – PPRA. 4.ed Sao Paulo: LTR, 2010.

 SEGURANCA e medicina no trabalho: lei n.6.514, de 22 de dezembro de 1977; normas regulamentadoras - NR, aprovadas pela portaria n.3.214, de 8de junho de 1978; 67.ed; Sao Paulo: Atlas, 2011.

Bibliografia Complementar:

 SEIFFERT, M. E. B. Sistemas de gestão ambiental e saúde e segurança ocupacional. Editora: Atlas. 1ª Edição. 2008.

 OLIVEIRA, P. R. de. Controle da Insalubridade. Editora: LTR, 1ª Ed. 2009.

SCALDELAI, A. V. et al. Manual prático de saúde e segurança do trabalho. São Caetano do Sul: Yendis, 2009.

Disciplina: Primeiros Socorros (optativa)

Período Letivo: 3.º Ano Carga Horária: 60 horas

Objetivo da Disciplina:

Possibilita conhecer os métodos, conceitos e medidas de primeiros socorros e procedimentos de resgate e de como agir em situações adversas.

Ementa da Disciplina:

Conceito de primeiros socorros, como proceder. Técnicas de salvamento. Retirada do Local. Posição do Acidentado. Parada cárdio-respiratória. Hemorragias. Fraturas. Queimaduras. Primeiros socorros em queimaduras. Desmaio e crise epilética. Envenenamentos.

Bibliografia Básica:

RIBEIRO JUNIOR, Celio; et al. Manual Básico de Socorro de Emergência. 2 ed. São Paulo: Atheneu, 2007.

(19)

 MARTINS, H. S.; DAMASCENO, M. C. de T.; AWADA, S. B. Pronto socorro: diagnóstico e tratamento de emergência. 2 ed. Barueri: Manole, 2008.

 National ASSOCIATION OF EMERGENCY MEDICAL TECHNICIANS. Atendimento Pré-Hospitalar ao Ttraumatizado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

Bibliografia Complementar:

CAMPOS, A. CIPA: uma nova abordagem. 16.ed. São Paulo: SENAC, 2011.

FELDMANN, L. B. Gestão de Risco e Segurança Hospitalar: Prevenção de danos ao paciente, notificação, auditoria de risco, aplicabilidade de ferramentas, monitoramento. São Paulo: Martinari, 2009.

 REVISTA Emergência.  REVISTA Proteção.

Disciplina: LIBRAS – Linguagem Brasileira de Sinais (optativa)

Período Letivo: 3.º Ano Carga Horária: 60 horas

Objetivo da Disciplina:

Fornecer ao aluno a capacidade de entender e se expressar em LIBRAS. Ementa da Disciplina:

Linguística. Línguas Naturais. Fonologia das línguas de sinais. Morfologia das línguas de sinais. Léxico da língua de sinais brasileira. Sintaxe espacial. Aplicações em laboratório.

Bibliografia Básica:

CHALHUB, S. Função da Linguagem. 12 ed.

JOKOBSON, R. Linguística e Comunicação. 18 ed. São Paulo: Cultrix, 2001. CARONE, F. B. Morfossintaxe. 9 ed. São Paulo: Ática, 2001.

Bibliografia Complementar:

ARAÚJO, A. M. de L. Jogos Computacionais Fonoarticulatórios para crianças com Deficiência Auditiva. Campinas: Unicamp, 2000. (Tese de Doutorado)

 ALFA: Revista de Linguística.

Disciplina: Avaliação de Riscos e Impactos Ambientais (optativa)

Período Letivo: 3.º Ano Carga Horária: 60 horas

Objetivo da Disciplina:

Capacitar os alunos para entender os principais tipos de impactos ambientais no meio ambiente e suas metodologias de avaliações. Interpretar os riscos ambientais inerentes a atividade antrópica.

Ementa da Disciplina:

Classificação e características dos Resíduos Sólidos. Caracterização dos resíduos sólidos. Etapas do gerenciamento dos resíduos sólidos. Conceitos básicos de recursos hídricos. Usos dos recursos hídricos. Gestão de recursos hídricos. Licenciamento ambiental. Métodos de diagnósticos de impactos

(20)

ambientais. Descrição, qualificação e quantificação de impactos ambientais. Desenvolvimento de EIA-RIMA. Conceito de risco e perigo. Acidentes ambientais: naturais, tecnológicos, no transporte de cargas e armazenamento de substâncias perigosas. Objetivos e etapas da análise de riscos. Técnicas de análise de riscos ambientais.

Bibliografia Básica:

KORMONDY, E. J. et al. Ecologia Humana. São Paulo: Atheneu, 2000. PHILIPPI JR., A. et al. Curso de Gestão Ambiental. Barueri: Manole, 2004.

RICKLEFS, R. E. A Economia da Natureza. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996. Bibliografia Complementar:

BRAGA, B.; et al. Introdução à Engenharia Ambiental: O desafio do desenvolvimento sustentável. 2 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

CORSON, W. H. Manual Global de Ecologia: O que você pode fazer a respeito da crise do meio ambiente. 2 ed. São Paulo: Augustus, 1996.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e práticas. 9 ed. São Paulo: Gaia, 2004.

PHILIPPI JR., A. Saneamento, Saúde e Ambiente: Fundamentos para um desenvolvimento sustentável. Barueri: Manole, 2004.

Disciplina: Atividade Complementar (I, II e III)

Período Letivo: 1.º, 2.º e 3.º Ano Carga Horária: 480 horas Objetivo da Disciplina:

Atividades que têm como objetivo ampliar competências e habilidades acadêmicas, técnicas, científicas e culturais para elevar o nível intelectual, a qualificação para trabalho, o preparo para o exercício da cidadania e a consciência de interação com outras áreas do saber.

Ementa da Disciplina:

São atividades que devem ser realizadas em sintonia com o projeto pedagógico do Curso mediante prática de estudos independentes, transversais, interdisciplinares e opcionais, de relevância acadêmica, articuladas com as demais atividades previstas. Entre as principais Atividades Complementares encontram-se: Estágio Extracurricular, Participação em eventos técnicos/científicos/artísticos, Apresentação e/ou publicação em eventos técnicos/científicos/artísticos, Participação em palestras, Publicação em revistas, Iniciação Científica, Monitoria, Atividades de extensão, Participação em cursos técnicos/científicos/artísticos, Disciplinas de outro curso, Visitas Técnicas, etc

Referências

Documentos relacionados

Distribuição de Energia, Inspetor de Conformidades e Ensaios Elétricos – ABNT da NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão, Inspetor de conformidades – ABNT, da

CÉLIO BALONA: 80 YEARS OF LIFE AND 65 YEARS OF MUSIC CÉLIO BALONA: 80 YEARS OF LIFE AND 65 YEARS OF MUSIC April 3 – 8 pm April 17 – 8 pm The CCBB Educational Program –

A presença dos membros do Colegiado da CPPD às reuniões ordinárias (e/ou extraordinárias), mediante convocação, é condicionada à execução dos procedimentos

O curso de NR 10 Curso Básico – Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade - Reciclagem, tem por objetivo aperfeiçoar e atualizar profissionais da área com conhecimentos

Noções gerais de psicologia aplicada ao trabalho, subjetividade e Trabalho, organização do trabalho e processo de adoecimento, fator psicológico como potencial gerador

Os contatores eletromecânicos C1 e C4 apresentam partes de suas curvas de sensibilidade acima da curva característica MVC, o contator eletromecânico C2 apresenta parte da

É o estabelecimento de condições que impedem, de modo reconhecidamente garantido, a reenergização do circuito ou equipamento desenergizado, assegurando ao

A Convenção Coletiva de Segurança e Saúde no Trabalho do Setor Elétrico do Estado de São Paulo, aprovada após amplo debate e negociação entre repre- sentantes do Governo, Empresas