• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE CURSO. Ementa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE CURSO. Ementa"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGCOM) MESTRADO ACADÊMICO EM COMUNICAÇÃO

DISCIPLINA: TÓPICOS ESPECIAIS EM JORNALISMO III CARGA HORÁRIA: 45 HORAS

PERÍODO: 2013.01

PROFESSORA: DRA. SAMANTHA CASTELO BRANCO

PLANO DE CURSO Ementa

Gêneros Jornalísticos: conceitos e contexto histórico. Noções sobre gêneros e espécies jornalísticas. Análise dos processos de configuração do jornalismo na sociedade contemporânea, sob o prisma dos gêneros jornalísticos. Os impactos das tecnologias da informação e da comunicação na produção dos gêneros jornalísticos. Gêneros Jornalísticos e a relação com o local e o global. A regionalização e os gêneros jornalísticos. A produção de espécies jornalísticas na mídia da atualidade, destacando sua evolução e as adaptações decorrentes dos conceitos de local e global.

Objetivos Geral:

Analisar os gêneros jornalísticos na imprensa nacional, sob a ótica do global e do local, refletindo sobre a produção jornalística na atualidade a partir do impacto das tecnologias da informação e da comunicação.

Específicos

 Estudar os conceitos de gêneros e espécies jornalísticas;

 Compreender a configuração dos gêneros jornalísticos na imprensa nacional, a partir do contexto histórico no qual emergiram os gêneros na imprensa mundial;  Estudar os gêneros jornalísticos na atualidade, refletindo sobre seu uso na produção

midiática;

 Observar a produção de espécies jornalísticas na mídia da atualidade, destacando sua evolução e as adaptações decorrentes dos conceitos de local e global;

 Analisar os principais impactos das tecnologias da comunicação e da informação na produção das espécies jornalísticas.

Conteúdo Programático

(2)

2. Gêneros Jornalísticos: conceitos e contexto histórico. 3. Noções sobre gêneros e espécies jornalísticas.

4. Análise dos processos de configuração do jornalismo na sociedade contemporânea, sob o prisma dos gêneros jornalísticos.

5. Os impactos das tecnologias da informação e da comunicação na produção dos gêneros jornalísticos.

6. Gêneros Jornalísticos e a relação com o local e o global. 7. A regionalização e os gêneros jornalísticos.

8. A produção de espécies jornalísticas na mídia da atualidade, destacando sua evolução e as adaptações decorrentes dos conceitos de local e global

Metodologia

Aulas expositivas e dialogadas. Discussão de textos. Estudo de casos. Avaliação

A avaliação formativa, de cunho qualitativo, será realizada paralelamente ao desenvolvimento do conteúdo programado para cada unidade, tendo como finalidade favorecer a percepção das reações do(a) aluno(a) quanto: ao método pedagógico adotado, à apreensão de conteúdos teóricos desenvolvidos em aula, à realização de estudos sistemáticos, ao cumprimento das atividades ou tarefas previstas e ao desenvolvimento de habilidades expositivas e argumentativas. Serão considerados aspectos como a freqüência mínima exigida e a participação nas atividades propostas. A avaliação somativa, de caráter quantitativo, visa a aferir o conhecimento do(a) aluno(a) nas diversas etapas do desenvolvimento da disciplina, em datas pré-definidas, abrangendo avaliação individual e em grupo.

Recursos

Quadro de pincel. Data-show. Textos selecionados a partir da bibliografia indicada. Bibliografia

Bibliografia básica

BELTRÃO, Luiz. Jornalismo opinativo. Porto Alegre: Sulina, 1980.

CHAPARRO, Manuel Carlos. Sotaques d'aquém e d'além mar: travessias para uma nova teoria dos gêneros jornalísticos. São Paulo: Summus, 2008.

MARQUES DE MELO, José. Jornalismo: compreensão e reinvenção. São Paulo: Saraiva, 2009.

MARQUES DE MELO, José. Jornalismo opinativo: gêneros opinativos no jornalismo brasileiro. 3. ed. Campos do Jordão: Mantiqueira, 2003.

(3)

Bibliografia complementar

ASSIS, Francisco de. Contribuições do funcionalismo e da teoria crítica para os estudos sobre gêneros jornalísticos. Logos, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, p. 215-233, 2º sem. 2011. BELTRÃO, Luis. Jornalismo interpretativo. 2 ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 1980. BENDER, Flora, LAURITO, Ilka. Crônica: história, teoria e prática. Coleção Margens do Texto. São Paulo: Editora Scipione, 1993.

BOLANO, César Ricardo Siqueira. Globalização e regionalização. São Paulo: EDUC, 1999.

BOND, Fraser. Introdução ao jornalismo. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 1959. CANCLINI, Nestor G. Cultura y comunicación: entre lo global y lo local. La Plata: Ediciones de Periodismo y Comunicación, 1997.

CASASÚS, J. M; NUÑEZ LADEVÉZE, L. Estilo y géneros periodísticos. Barcelona: Ariel: 1991.

CASTRO, Gustavo de; GALENO, Alex. Jornalismo e literatura: a sedução da palavra. Coleção Ensaios Transversais. São Paulo: Escrituras Editora, 2002.

COSTA, Lailton Alves da. Teoria e prática dos gêneros jornalísticos: estudo empírico dosprincipais diários das cinco macro-regiões brasileiras. 2008. 197 f. Dissertação

(Mestrado emComunicação Social) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.

CRESPAN, Maria de Lourdes. Maximiliano Kolbe e a Rádio Imaculada Conceição : umaanálise de gêneros e formatos no jornal Milícia Sat. 2012. 138 f. Dissertação

(Mestrado em Co-municação Social) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.

DIAS, Paulo da Rocha. et al. Gêneros e formatos na comunicação massiva periodística: um estudo do jornal“Folha de S. Paulo” e da revista “Veja”. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DACOMUNICAÇÃO, 21., 1998, Recife. Anais eletrônicos... São Paulo: Intercom, 1998.

GOMIS, Lorenzo. Teoría dels gèneres periodístics. Generalitat de Catalunya: Barcelona, 1989.

LAURINDO, Roseméri. O estudo sobre gêneros jornalísticos em Portugal. Pauta Geral : revistade jornalismo, Salvador, n. 5, p. 45-64, 2003.

(4)

LEAL, Maria de Jesus Daiane Rufino. Carlos Castello Branco: o comentarista paradigmático da imprensa brasileira. 2011. 263 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.

LUCHT, Janine Marques Passini.Gêneros radiojornalísticos: análise da rádio Eldorado deSão Paulo. 2009. 169 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Universidade

Metodista deSão Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.

MARQUES DE MELO, José. Gêneros jornalísticos: conhecimento brasileiro. In: MARQUES DE MELO, José; ASSIS, Francisco de (Orgs.). Gêneros jornalísticos no Brasil. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2010. p. 23-41.

________.Panorama diacrônico dos gêneros jornalísticos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DECIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 33., Caxias do Sul, 2010.

Anais eletrônicos... São Paulo:Intercom, 2010b.

MARQUES DE MELO, José. O desafio do estudo dos gêneros. Pauta Geral: revista de jornalismo, Salvador, n. 5,p. 11-20, 2003c. Entrevista concedida a Tatiana Teixeira.

MARQUES DE MELO, José.; ASSIS, Francisco de (Orgs.). Gêneros jornalísticos no Brasil. São Bernardo doCampo: Universidade Metodista de São Paulo, 2010.

OLIVEIRA, Flavia Arlanch Martins de. Globalização, regionalização e nacionalismo. São Paulo: UNESP, 1999.

REZENDE, Guilherme Jorge de. Gêneros no telejornalismo. In: MARQUES DE MELO, José;ASSIS, Francisco de (Orgs.). Gêneros jornalísticos no Brasil. São Bernardo do Campo: Univer-sidade Metodista de São Paulo, 2010. p. 291-313.

SÁNCHEZ, J. F.; LÓPEZ PAN, F. Tipologías de géneros periodísticos en España. Hacia un nuevo paradigma. In: Comunicación y Estudios Universitarios, Revista de Ciències de la Informació, nº 8, CEU San Pablo, Valencia, 1998.

SANTOS, Theotonio dos; BRUCKMAN, Mônica. Globalização e regionalização. São Paulo: Loyola, 2004.

TODOROV, Tzvetan. Os gêneros do discurso. Lisboa: Edições 70, 1981.

VAZ, Tyciane Cronemberger Viana. Jornalismo de serviço: o gênero utilitário na mídia impressa brasileira. 2009. 198 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – UniversidadeMetodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.

(5)

Samantha Viana Castelo Branco Rocha Carvalho. Jornalista e advogada. Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Coordenadora de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Referências

Documentos relacionados

O trabalho de Silva (2006) estendeu o estudo e a avaliação do comportamento de ligações parafusadas viga-coluna, com base em seções transversais constituídas

Tendo em consideração que os valores de temperatura mensal média têm vindo a diminuir entre o ano 2005 e o ano 2016 (conforme visível no gráfico anterior), será razoável e

O feijão-caupi (Vigna unguiculata L., Walp .) é amplamente cultivado pelos pequenos produtores na região Nordeste, e constitui um dos principais componentes da

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

Dos docentes respondentes, 62,5% conhe- cem e se sentem atendidos pelo plano de carreira docente e pelo programa de capacitação docente da instituição (que oferece bolsas de

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Teoria das emoções de James-Lange: uma emoção é uma espécie de percepção cognitiva sobre o que acontece no corpo durante um impacto. Catatimia: É a importante influência que a

Este estudo possibilitou caracterizar o perfil pré e pós intervenção de mulheres de 50 a 65 anos, em período pós-menopausa, residentes na área urbana do município de