• Nenhum resultado encontrado

VIA University College

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VIA University College"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Era uma vez três jovens que decidiram embarcar na maior aventura das suas vidas, até então!!! Iam passar 3 meses num país distante e frio, chamado DINAMARCA.

Aproximando-se a data da partida, eis que decidimos começar a fazer as nossas malas... foi uma árdua tarefa pois estávamos limitadas a uns míseros 20kg!

Dia 27 de Agosto chegou e com ele a certeza de que o destino estava definido e nada nos iria parar! Por isso, segue aqui a rota da primeira viagem...do Porto fomos até Faro e após mais ou menos 8 horas de espera, viajámos até Billund (Dinamarca).

 Cidade de Randers

Durante estes 3 meses vivemos num apartamento, alugado na cidade de Randers, a mais ou menos 40Km de Aarhus (a segunda maior cidade da Dinamarca). Na primeira semana, aproveitámos para conhecer e explorar esta cidade. É pequena, acolhedora, com um ritmo de vida calmo e pacífico que rapidamente nos conquistou. A maior atracção desta cidade é o Zoo Tropical (Randers Regnskov), o qual visitámos por diversas vezes, visto ser uma total recriação da fauna e flora de África, América e Ásia e bastante diferente do que é comum vermos nos zoológicos, estando grande parte dos animais à solta.

(2)

 Estágio clínico

O nosso estágio teve a duração de 10 semanas, e realizou-se no Regionshospitalet Randers. Tivemos oportunidade de acompanhar o trabalho das Terapeutas Ocupacionais do serviço de Medicina Física e de Reabilitação, assim como o de alguns Fisioterapeutas. Para além deste serviço, observámos também o trabalho destes profissionais noutros serviços do hospital, tal como a unidade de Apoplexia (cuidados continuados), Cuidados Intensivos, Ambulatório e unidades de internamento de agudos. Tivemos um contacto mais próximo com os serviços de Medicina Física e de Reabilitação e de Apoplexia, onde intervimos directamente com alguns pacientes. No primeiro, aplicámos os nossos conhecimentos para a avaliação e intervenção, mas também pudemos aprender mais acerca de diferentes lesões traumáticas e patologias relacionadas com a mão. Já no serviço de Apoplexia aprendemos diferentes estratégias de intervenção com pacientes que sofreram um Acidente Vascular Cerebral. A grande maioria dos pacientes falava inglês, mas as dificuldades surgiram quando este facto não se verificava. O Hospital conta com, aproximadamente, 15 Terapeutas Ocupacionais, formando uma equipa unida, bem-disposta e que partilhava conhecimentos sempre que possível.

(3)

 VIA University College

No que diz respeito à faculdade, infelizmente não tivemos muito contacto com os estudantes nem com os professores da mesma, uma vez que o objectivo da nossa experiência era realizar o estágio. Por isto, apenas demos a conhecer Portugal e o ensino de Terapia Ocupacional no nosso país, assim como a nossa experiência durante as 10 semanas, através da realização de apresentações a alunos e professores.

(4)

 Viagens e aventuras

Mas como Erasmus não é só estudar e trabalhar, também nós, mesmo em estágio, aproveitámos todo o “tempo livre” para nos divertirmos e conhecermos novas cidades, e países 

Depois de Randers, Aarhus foi a segunda cidade que mais visitámos, a qual é considerada a cidade mais jovem e dinâmica da Dinamarca. Todos os anos recebe centenas de estudantes dos quatro cantos do mundo, o que faz com que a atmosfera vivenciada seja de festa e diversão, com variados eventos que permitem conhecer novas pessoas, culturas e a própria cidade, tal como o Festival de Aarhus. Visitámos também Aalborg, a terceira maior cidade deste país. Embora seja mais pequena e calma, quando comparada com Aarhus, constatámos que está repleta de estudantes e ofereceu-nos uma das melhores noites da nossa estadia. Sendo uma cidade quase desconhecida, mas não menos importante, Billund foi outro dos nossos destinos, visto que lá se situa uma das maiores e melhores atracções da Dinamarca: a Legoland! Foi o primeiro parque temático da marca a ser construído e é sem dúvida um local obrigatório a visitar, porque para além das diversões, dá-nos a conhecer autênticos locais e monumentos mundiais, totalmente feitos em peças Lego. Para verem um pouco mais sobre esta viagem à terra do Lego, vão até à página: http://www.youtube.com/watch?v=m-wQt6LwNEU.

Pudemos igualmente passear durante algumas horas pelo centro de cidades como Frederikshavn, Vejle e Hammel!

Mesmo visitando duas vezes a capital, Copenhaga, há que referir que muita coisa ficou por ver. É uma cidade bastante cosmopolita, repleta de museus e monumentos fascinantes. Se tiverem oportunidade, visitem o Frederiksborg Castle e o Louisiana Museum of Modern Art, ambos localizados a, mais ou menos, 40 Km da capital.

Para finalizar, a nossa penúltima semana pode ser descrita em duas palavras: Scandinavian Trip! De mochila às costas, percorremos as cidades de Oslo, Estocolmo e Gotemburgo. Foi “a” Aventura! (É bastante simples viajar até estes locais utilizando o ferry-boat! Aproveitem!)

(5)

 Cultura

Desde as bicicletas disseminadas por todo o país, ao hábito de comer cenouras como “snack”, à ausência de cortinas nas habitações e o respeito mútuo e informalidade das relações sociais, são apenas alguns exemplos da diversidade da cultura dinamarquesa, de grande contraste relativamente à portuguesa.

(6)

 Agradecimentos

Foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora e inesquecível. Isto porque para além do que referimos acima, conhecemos pessoas fantásticas como a Tove (coordenadora internacional da VIA University College) que esteve sempre disponível para nos ajudar; a Eva (orientadora de estágio) e as restantes terapeutas ocupacionais da equipa do Regionshospitalet Randers, que partilharam connosco os seus conhecimentos técnicos, mas também as dezenas de experiências culturais por elas vivenciadas. Agradecemos também ao Jørgen (senhorio do apartamento que alugámos), à Patrícia e à Carla (estudantes de fisioterapia da ESTSP que fizeram Erasmus em Aalborg) e, finalmente, às pessoas que conhecemos Skjoldhøj Kollegiet, com os quais passámos momentos inesquecíveis!!

Tusind Tak!!

Nota: Se quiserem saber de forma mais detalhada como decorreram estes 3 meses de Erasmus, consultem o seguinte endereço: http://todinamarca.blogspot.com.

Referências

Documentos relacionados

Note bem que o produto sob esta garantia não será considerado defeituoso quando for necessário modificações para que o mesmo esteja de acordo com os padrões técnicos locais

Esta revisão de literatura busca enfatizar diversos aspectos sobre o seio maxilar e a sinusite maxilar odontogênica como, a anatomia do seio maxilar; a proximidade dos

A classificação das áreas inundadas pode eventualmente subestimar a planície inundável, pois a área coberta por água decorrente de um evento de chuva que deflagra a inundação, não

encontrava detido quando foi notificado para pagamento das guias referentes às prestações, concluiu simplesmente que o arguido não pagou qualquer quantia nem informou as razões da

Gueifães Crestins Moreira Crestins Corim Nogueira Crestins Crestins Gueifães Formigueiro Gueifães 2ª Jornada 3ª Jornada Ardegães Pavilhão Pavilhão # Dia/ Mês Hora..

• Em 1 litro de calda, podemos conseguir 180 milhões de gotas com diâmetro de 220 micra ou 3,8 bilhões de gotas com 80 micra, sendo aproximadamente 22 vezes mais gotas geradas

 É uma condição caracterizada pela destruição dos eritrócitos circulantes no potro por anticorpos de origem materna absorvidos pelo colostro

Para além da grande importância das componentes técnicas aprendidas, a maneira de estar, comunicar e entreter o público são conceitos fundamentais que distinguem um