• Nenhum resultado encontrado

2.4. Deverá enviar por antes da licitação o comprovante de pagamento e o protocolo de recebimento do Edital conforme o Anexo III.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2.4. Deverá enviar por antes da licitação o comprovante de pagamento e o protocolo de recebimento do Edital conforme o Anexo III."

Copied!
43
0
0

Texto

(1)

1

EDITAL DE PREGÃO Nº 200/2019 – SISTEMA FIEAM - COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DO SISTEMA FIEAM, PARA À CONFECÇÃO E VENDA DE UNIFORMES ESCOLARES PARA A ESCOLA PADRE FRANCISCO LUPPINO – SESI PARINTINS, PELO MAIOR REPASSE.

O SERVIÇO SOCIAL DA INDUSTRIAL – SESI-DR/AM, através da COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DO SISTEMA FIEAM, tornam pública a abertura do certame licitatório, na modalidade de PREGÃO para à Confecção e venda de uniformes escolares para a Escola Padre Francisco Luppino – SESI Parintins, tudo em conformidade com este Edital, e as especificações constantes do anexo.

Esta licitação será processada e julgada pela COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DO SISTEMA FIEAM criada pela Portaria Conjunta nº 001/2015 e de acordo com os Regulamentos de Licitações e Contratos do SESI.

Ficam, portanto, os interessados convocados a apresentar às 14:30 horas, do dia 04/10/2019, no prédio Raimar Aguiar, situado na Av. Joaquim Nabuco, nº 1919 – Centro, 2º andar – Setor de Contratos e Licitações, nesta capital, sua proposta de preços e documentação. A abertura das propostas terá início na data e horário acima designados.

I. DO OBJETO

1.1 O presente Pregão tem por objeto à Confecção e venda de uniformes escolares para a Escola Padre Francisco Luppino – SESI Parintins, pelo maior repasse, conforme disposições deste Edital e descrição constante no Anexo deste.

II. DA CONDIÇÃO DE PARTICIPAÇÃO

2.1. Não será admitida a participação de licitante nas seguintes condições:

a) firmas consideradas inidôneas pela Administração Pública e/ou entidades integrantes do sistema “S”;

b) que possua, em sua diretoria ou quadro técnico, empregado vinculado ao Sistema FIEAM ou a qualquer Entidade vinculada ao Sistema CNI e à COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DO SISTEMA FIEAM;

c) que possua, em sua diretoria, integrante participando em mais de uma proposta neste procedimento licitatório;

d) Pessoa Jurídica que tenha finalidade diversa do objeto licitado.

2.2. Poderá apresentar proposta toda e qualquer empresa nacional, que satisfaça às condições exigidas neste Edital, observada a necessária qualificação.

2.3. As empresas licitantes apresentarão a documentação e a Proposta de Preços à Comissão Permanente de Licitação do Sistema FIEAM, no dia e hora marcados no preâmbulo deste, em 02 (dois) Envelopes, denominados “A” e “B”, lacrados, distintos e contendo em suas partes externas frontais, além da razão social da empresa, os seguintes dizeres: PREGÃO Nº 200/2019 – Sistema FIEAM o primeiro com subtítulo “DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO”, e o segundo com subtítulo “PROPOSTA DE PREÇO”, ambos com o nome do licitante.

2.4. Deverá enviar por e-mail antes da licitação o comprovante de pagamento e o

protocolo de recebimento do Edital conforme o Anexo III.

III. DO CREDENCIAMENTO:

3.1. O credenciamento dos representantes dos licitantes deverá ser apresentado, em separado dos Envelopes de Documentos.

- Cópia da Cédula de Identidade; e

- Carta de representação ou instrumento de procuração que autorize seu preposto a participar do pregão.

(2)

2

Parágrafo Primeiro. No caso de representação por Sócio ou Diretor, tal condição deverá ser demonstrada mediante apresentação da cópia do documento de identificação, (autenticada em cartório ou reconhecida pela Comissão), acompanhado da respectiva cópia (autenticada ou reconhecida pela Comissão) do Contrato ou Estatuto Social.

Parágrafo Segundo. A procuração deverá ser pública ou particular, neste caso, com firma reconhecida, dando poderes junto à Comissão Permanente de Licitação, no que tange à prática de atos alusivos a esta licitação, em todas as suas etapas, até julgamento final das propostas como: rubricar documentos, propostas de preços, assinar ata ou outros documentos licitatórios, apresentar contestações, recursos e enfim, praticar qualquer outro ato que seja de interesse da licitante.

Parágrafo Terceiro. Em caso de credenciamento por substabelecimento será obrigatória a apresentação da procuração original que concede tal poder ao procurador.

Parágrafo Quarto. Os representantes que não estiverem credenciados poderão participar da sessão pública apenas como ouvinte, contudo não poderão se manifestar sobre eventuais impugnações e recursos.

3.2. Todos os documentos solicitados nas fases de Credenciamento, Habilitação e Proposta de Preços, poderão ser apresentados no original ou em cópias reprográficas, as quais deverão ser autenticadas em cartório ou conferidas pela Comissão de Licitação, mediante a apresentação de seus originais, sob pena de não credenciamento e desclassificação.

3.3. Uma vez entregues os credenciamentos e identificadas todas as licitantes presentes, não será permitida a participação de retardatários;

IV. DA HABILITAÇÃO DOS LICITANTES – ENVELOPE “A”:

4.1. Os licitantes, para se habilitarem nesta licitação, deverão apresentar os documentos abaixo, sob pena de inabilitação, preferencialmente, na disposição a seguir indicada:

4.1.1. CRC – Certificado de Registro Cadastral emitido pelo Sistema FIEAM – CSC, em validade e compatível com o objeto desta licitação;

4.1.2. Comprovação de aptidão do licitante, de que forneceu objeto semelhante ao desta licitação, através de atestado ou certidão fornecida por pessoa jurídica de direito público ou privado, acompanhado na Nota Fiscal correspondente àquela comprovação.

4.1.3. Declaração do licitante de que não emprega menor de 18 (dezoito) anos, salvo na condição de menor aprendiz;

4.1.4. Declaração do licitante de que recebeu os documentos, tomou conhecimento de todas as informações para o cumprimento das obrigações objeto desta licitação;

4.1.5. Comprovante de Depósito Bancário com a respectiva autenticação mecânica, comprovando a aquisição deste Edital e de seus elementos constitutivos, mesmo que adquirido pelo Portal;

SESI - Agência 2841; Operação 003, Conta 104201-0; R$ 15,00; ou

Não aceitamos, sob hipótese alguma, comprovantes provisórios de depósito.

4.2. Os documentos poderão ser apresentados no original ou em cópias reprográficas, as quais deverão ser autenticadas em cartório ou conferidas pela Comissão de Licitação, mediante a apresentação de seus originais, sob pena de desclassificação.

4.3. O CRC (Certificado de Registro Cadastral) poderá ser substituído por todos os documentos exigidos para sua emissão, rol de documentos segue em anexo.

V. DA PROPOSTA DE PREÇOS – ENVELOPE “B”:

5.1. A proposta de preços será obrigatoriamente redigida em língua portuguesa, com clareza, sem emendas, rasuras, ressalvas, entrelinhas, em moeda corrente nacional e não poderá

(3)

3

valer-se de qualquer elemento, critério ou fator sigiloso, secreto, subjetivo ou reservado que possa, ainda que, indiretamente, elidir o princípio da igualdade entre os licitantes.

5.2. A proposta escrita deverá apresentar as seguintes informações:

5.2.1. Planilha contendo o preço unitário de cada item e o repasse para o SESI em algarismos e por extenso, pelo qual o licitante compromete-se a confeccionar e vender os uniformes rigorosamente de acordo com as estipulações contidas neste Edital, incluindo todas as despesas (frete, impostos, etc.) decorrentes do mesmo. Havendo divergência entre os valores em algarismos e por extenso, prevalecerão os valores por extenso;

5.2.2. Data de inicio das vendas: Conforme estipulação da Unidade;

5.2.3. Prazo de validade da proposta, que não poderá ser inferior a 90 (noventa) dias, contados da data de abertura da licitação (preâmbulo);

5.2.4. Não se admitirá proposta que apresente preço global ou unitário simbólicos, irrisórios ou de valor zero, incompatíveis com os preços dos insumos e salários de mercado, acrescidos dos respectivos encargos.

5.3. A proposta escrita, no que concerne ao objeto, condições de execução, prazo de entrega dos produtos, prazo de validade da proposta, NÃO SERÁ OBJETO DE ALTERAÇÃO. Os preços cotados poderão ser revistos apenas para fins de oferta de lances.

5.4. Quando na proposta de preços não constar o prazo de validade da proposta, entende-se que estão aceitos os constantes do Edital.

VI. DO PROCEDIMENTO DE ABERTURA DA LICITAÇÃO E DOS ENVELOPES:

6.1. No dia, hora e local indicado no preâmbulo deste edital aviso será realizada sessão pública de abertura e julgamento do procedimento licitatório.

6.2. Aberta a sessão, os interessados entregarão ao pregoeiro o credenciamento e os dois Envelopes lacrados e separados, contendo:

Envelope “A” - Documentos de Habilitação; Envelope “B” - Propostas de Preço;

6.3. Uma vez entregues os credenciamentos e identificados todos os licitantes presentes, não será permitida a participação de retardatários.

6.4. O pregoeiro examinará os credenciamentos, declarando admitidos ao pregão os representantes que satisfizerem as exigências da Cláusula III.

6.5. A seguir o pregoeiro abrirá os Envelopes “A” contendo a documentação e inabilitará os licitantes que não satisfizerem as condições estipuladas na Cláusula IV, devolvendo-lhes o Envelope “B”, caso os licitantes renunciem, por escrito, ao direito de recorrer da habilitação. 6.6. O pregoeiro a seguir abrirá o Envelope “B” contendo as Propostas de Preço, verificando a conformidade entre as propostas e o valor estimado para a aquisição, desclassificando as que não se enquadrarem nas normas estabelecidas na Cláusula V ou aqueles licitantes cuja proposta não satisfizer as condições contidas no instrumento convocatório.

6.6.1. Da desclassificação das propostas de preço somente caberá Pedido de Reconsideração à própria Comissão de Licitação, com a justificativa de suas razões, a ser apresentado, de imediato, oralmente ou por escrito, na mesma sessão pública em que vier a ser proferida.

6.6.2. A Comissão de Licitação analisará e decidirá de imediato o Pedido de Reconsideração, sendo-lhe facultado, para tanto, suspender a sessão pública.

6.6.3. Da decisão da Comissão de Licitação relativa ao Pedido de Reconsideração não caberá Recurso.

(4)

4

6.7. Em seguida, o pregoeiro declarará classificado o licitante que houver oferecido menor preço e, sucessivamente, os que houverem cotado preços finais superiores em até 15% (quinze por cento) em relação a menor proposta apresentada;

6.8. Quando não forem verificados, no mínimo, três propostas escritas de preços nas condições definidas no subitem anterior, o pregoeiro classificará as melhores propostas subseqüentes, até o máximo de três, para que seus autores participem dos lances a serem oferecidos verbalmente, quaisquer que sejam os preços cotados.

6.9. Será facultado à Comissão de Licitação inverter o procedimento, abrindo primeiramente as propostas, classificando os proponentes, e só então abrindo o Envelope de Habilitação do licitante classificado em primeiro lugar.

Parágrafo Único. Se o licitante classificado em primeiro lugar for inabilitado e após julgados eventuais recursos interpostos, proceder-se-á a abertura dos Envelopes de Habilitação dos licitantes remanescentes, na ordem de classificação, obedecido o procedimento previsto neste item, para que o seguinte classificado que preencha às condições de Habilitação seja declarado vencedor, nas condições de sua proposta.

VII. DO OFERECIMENTO DOS LANCES VERBAIS:

7.1. Concluída a fase de classificação, o pregoeiro dará início à etapa de oferecimento verbal de lances pelos licitantes, que deverão ser formulados de forma sucessiva, em valores distintos e decrescentes, observado também o seguinte:

7.1.1. O pregoeiro convidará individualmente os licitantes classificados, de forma seqüencial, a apresentarem oralmente lances, a partir do autor da proposta classificada de maior preço, e os demais, em ordem decrescente de valor;

7.1.2. Declarada encerrada a etapa competitiva, o pregoeiro ordenará as propostas e examinará a aceitabilidade da primeira classificada, quanto ao objeto e ao valor, decidindo motivadamente a respeito;

7.1.3. Se a proposta não for aceitável, o pregoeiro examinará cada uma das que se seguirem, em ordem crescente de preço, até considerar que uma delas atenda ao edital. 7.1.4. Não poderá haver desistência dos lances ofertados, após encerrado o certame, sujeitando-se o proponente desistente às penalidades constantes deste Edital;

7.2. Não havendo lances apresentados oralmente, bem como se o licitante que cotou o menor preço não atender às exigências de qualificação deste Edital ou não sendo aceitáveis as propostas examinadas, o pregoeiro poderá negociar diretamente com cada uma das que se seguirem, para que seja obtido o melhor preço.

7.3. Fica estabelecido o tempo máximo de 05 (cinco) minutos para o oferecimento de lances verbais.

VIII. IMPUGNAÇÃO E ESCLARECIMENTOS SOBRE O EDITAL:

8.1. Até 02 (dois) dias úteis antes da data fixada para recebimento das propostas, qualquer interessado poderá solicitar, por escrito, no local de funcionamento da Comissão Permanente de Licitação do Sistema FIEAM esclarecimentos, providências ou impugnar o ato convocatório do pregão.

8.1.1. O Presidente da Comissão de Licitação decidirá no prazo de vinte e quatro horas, da abertura do certame.

8.1.2. Acolhida a impugnação ou determinadas as providências requeridas, se for o caso, será designada nova data para realização da sessão pública.

IX. DO RECURSO ADMINISTRATIVO:

9.1. Do resultado da Habilitação e da decisão que declarar o licitante vencedor, qualquer licitante poderá manifestar imediata e motivadamente a intenção de recorrer, quando lhe será

(5)

5

concedido o prazo de 02 (dois) dias úteis, para apresentação das razões do recurso, dirigido ao Diretor Regional do SESI ou Superintendente Corporativo - SUCOR, por intermédio da Comissão Permanente de Licitação do Sistema FIEAM;

9.1.1. A falta de imediata manifestação motivada do licitante importará a preclusão

do direito ao recurso.

9.1.2. O não oferecimento de razões no prazo estabelecido nesta Cláusula fará

deserto o recurso.

9.1.3. Será concedido o direito de apresentar contrarrazões, com o mesmo prazo

do recurso, a contar do recebimento deste, ao licitante vencedor;

9.1.4. Após manifestação da Comissão de Licitação, o recurso será encaminhado

ao Diretor Regional do SESI ou ao Superintendente Corporativo - SUCOR e julgado

pelo mesmo no prazo de 10 (dez) dias úteis.

9.1.5. O acolhimento do recurso importará invalidação apenas dos atos

insuscetíveis de aproveitamento, devendo a decisão mencioná-los expressamente,

cabendo à autoridade designar dia, hora e lugar para repetição dos atos, se for o

caso.

X. HOMOLOGAÇÃO E ADJUDICAÇÃO:

10.1. Decididos os recursos ou concluído o processo sem impugnações, o Presidente da Comissão de Licitação adjudicará o objeto ao licitante vencedor e fará encaminhar o processo à autoridade competente para homologação do procedimento.

XI. CANCELAMENTO E ANULAÇÃO:

11.1. A autoridade competente para determinar a contratação poderá cancelar a licitação, antes de assinado o Contrato ou documento a ele equivalente, desde que justificado.

11.1.1. Os licitantes não terão direito a indenizações em decorrência de anulação do procedimento licitatório, ressalvado o direito do contratado de boa-fé de ser ressarcido pelos encargos que tiver suportado em eventual cumprimento da obrigação decorrente da execução do objeto deste certame.

XII. DOS RECURSOS FINANCEIROS:

12.1. As despesas decorrentes da contratação dos produtos aqui licitados correrão por conta da previsão constante no Orçamento vigente para o presente exercício.

XIII. DA FORMA DE PAGAMENTO:

13.1. Os pagamentos deverão ser efetuados até o penúltimo dia de cada mês, nos estabelecimentos bancários que o CONTRATADO indicar, obrigando-se este a emitir os respectivos boletos e enviá-los à CONTRATANTE, com antecedência mínima de 10 (dez) dias da data do vencimento.

XIV. DISPOSIÇÕES CONTRATUAIS:

14.1. Após a homologação do procedimento licitatório e a adjudicação do objeto, a(s) empresa(s) vencedora(s) deverá(ão) realizar a venda dos produtos no local indicado pelo SESI, sob pena de rescisão de contrato, sem prejuízo das sanções previstas nos Regulamentos de Licitação e Contratos do SESI.

14.2. Os produtos discriminados no Anexo e objeto desta licitação deverão estar baseados em padrões referenciais da ABNT 15800:2009 – Vestuário – Referenciais de medidas do corpo humano – Vestibilidade de roupas para bebê e infanto-juvenil (em vigor) e ABNT 16060:2012 – Vestuário – Referencias de medidas do corpo humano – Vestibilidade para homens corpo tipo normal, atlético e especial (em vigor);

(6)

6

14.3. Na hipótese dos produtos não serem disponibilizados para venda conforme datas do item 5.2.2, fica facultado ao SESI/AM, desde que haja conveniência, proceder à adjudicação aos demais licitantes na ordem de classificação, observadas as mesmas condições estabelecidas neste Edital.

14.4. A empresa vencedora deverá apresentar 01 (uma) amostra do produto, para aprovação do tecido, cor, serigrafia, costura e acabamento;

14.5. A empresa vencedora deverá disponibilizar profissionais para atendimento na dependência da Escola SESI;

14.6. A empresa vencedora deverá repassar ao SESI, 10% do valor total das vendas realizadas;

14.7. O SESI/AM reserva-se no direito de não receber o objeto deste Pregão que ache ou se encontre em desacordo com seus padrões de qualidade;

14.8. O objeto desta licitação será recebido pelo SESI/AM somente nas condições formuladas na(s) proposta(s) e aceitas pela Comissão Permanente de Licitação do Sistema FIEAM, todo e qualquer material em desacordo com as especificações do SESI/AM, será rejeitado, sem ônus; 14.9. O(s) adjudicatário(s) não poderá(ão) ceder ou subcontratar, parcial ou totalmente, o objeto deste Edital sem prévia autorização por escrito do SESI;

14.10. Ao SESI fica facultado o cancelamento da licitação, antes de assinado o contrato ou documento a ele equivalente, desde que devidamente justificado, conforme Cláusula XI. CANCELAMENTO E ANULAÇÃO.

XV. PENALIDADES:

15.1. Aos Licitantes poderão ser aplicadas as seguintes penalidades de acordo com os Regulamentos de Licitação e Contratos do SESI, ficando garantida a prévia defesa do CONTRATADO, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, contados da data da comunicação do ato pelo Diretor Regional do SESI ou Administrador do Centro de Serviços Compartilhados:

15.1.1.

Advertência;

15.1.2. Juros moratórios de 1% (um por cento) do valor do Contrato por dia de atraso, até o trigésimo dia de atraso, se o objeto do Pregão não for entregue na data prevista, sem justificativas aceitas pelo SESI;

15.1.3. Multa de 10% (dez por cento) sobre o valor do objeto da licitação não entregue, na hipótese da rescisão administrativa, se o CONTRATADO recusar-se a entregar o objeto licitado.

15.1.4. Suspensão temporária do direito de licitar e impedimento de contratar com o SESI, pelo prazo de até 02 (dois) anos, a ser publicada no Diário Oficial do Estado ou Jornal de grande circulação, sem prejuízo das multas previstas no Edital e demais cominações legais;

15.2. As sanções estabelecidas no item anterior são de competência do Diretor Regional do SESI ou Superintendente do Centro de Serviços Compartilhados - CSC, em processo regular que assegure ao acusado o direito prévio da citação e da ampla defesa, com os recursos inerentes.

15.3. As multas previstas nesta Cláusula deverão ser recolhidas através de depósito bancário ao SESI, dentro do prazo de 48 (quarenta e oito) horas, a partir da notificação através de competente aviso.

15.4. A aplicação das multas, aqui referidas, independerá de qualquer interpelação, notificação ou protesto judicial, sendo exigível desde a data do ato, fato ou omissão que tiver dado causa à notificação extrajudicial.

(7)

7

16.1. O Presidente da COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DO SISTEMA FIEAM será o pregoeiro que conduzirá esta licitação.

16.2. Os licitantes deverão proceder, antes da elaboração da proposta, uma verificação minuciosa de todos os elementos constantes deste Edital, dirigindo-se por escrito, diretamente a Comissão, até 02 (dois) dias corridos antes da realização da licitação, apresentando as suas dúvidas ou pedidos de esclarecimentos, porventura necessários. A não comunicação ou não comparecimento do licitante para receber a resposta no prazo previamente estabelecido, implicará na tácita aceitação dos elementos fornecidos, não cabendo, em nenhuma hipótese, qualquer reivindicação posterior com base em imperfeições, incorreções, omissões ou falhas nos referidos elementos.

16.3. Este Edital e seus anexos poderão ser examinados sem ônus para o interessado, através dos sites: www.fieam.com.br/sesiportal/licitacao/edital. Caso haja interesse, deverão ser adquiridos antes da realização desta licitação, mediante depósito bancário, a ser recolhido em Agências da Caixa Econômica Federal, na quantia de R$ 15,00 (QUINZE REAIS), o mesmo deverão ser digitalizado juntamente com protocolo e encaminhados para o e-mail constante no anexo do protocolo.

16.4. Nenhuma pessoa física ou jurídica ainda que credenciada poderá representar mais de uma empresa concorrente, sob pena de não participação neste certame das empresas representadas.

16.5. Quaisquer esclarecimentos referentes a presente licitação, poderão ser obtidos, diariamente, no horário das 08:00 às 11:00 e de 14:00 às 16:30 horas, no endereço do SESI/Departamento Regional - AM, à Av. Joaquim Nabuco nº 1919, 2º Andar – Edifício Raimar Aguiar, Setor de Contratos e Licitação.

16.6. Os recursos somente poderão ser interpostos, por escrito, no local de funcionamento da COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DO SISTEMA FIEAM (endereço no item acima) das 08:00 às 11:00 e das 14:00 às 16:30 horas, obedecendo aos prazos legais.

16.7. Os casos omissos neste Edital serão decididos pela COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DO SISTEMA FIEAM em conjunto com o Diretor Regional do SESI, Diretor Regional do SENAI ou com o Superintendente Corporativo - SUCOR.

16.8. Na contagem dos prazos estabelecidos neste Edital, excluir-se-á o dia do início e incluir-se-á o dia do vencimento.

16.10. É parte integrante do presente Edital:

- Anexo I: Relação dos Produtos e quantidades de alunos; - Anexo II: Termo de Referencia;

- Anexo III: Minuta de Contrato;

- Anexo IV: Protocolo de Recebimento; - Anexo V: Rol de Documentos para o CRC.

Manaus, 24 de setembro de 2019.

RICARDO CESAR ALEIXO MAQUINÉ

Presidente da Comissão Permanente de Licitação do Sistema FIEAM ECF

(8)

8

ANEXO I – RELAÇÃO DOS PRODUTOS E NÚMEROS DE ALUNOS

NÚMERO DE ALUNOS POR FAIXA ETÁRIA:

ANEXO II – TERMO DE REFERÊNCIA

1. DADOS DAS INSTITUIÇÕES

1.1. SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA - SESI CNPJ: 03.766.415/0001-69

I.M.: 55928-01

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1116 - Centro Cidade: Manaus

Estado: Amazonas CEP: 69020-010 2. JUSTIFICATIVA

Dada a importância da identificação do aluno regularmente matriculado nas Escolas SESI capital e Interior. Considerando ainda o atendimento às inúmeras reclamações e insatisfações dos pais e responsáveis decorrentes da logística para aquisição. Dentro e fora da escola o uso do uniforme denota disciplina e respeito. Do ponto de vista financeiro é mais viável economicamente, em função da praticidade e uso contínuo na jornada escolar; além de estimular a diminuição do consumo de roupas. Do ponto de vista educacional nivela os alunos, desestimula status e auxilia na diminuição de bullying. O uniforme faz emergir o sentimento de pertencimento e neste sentido o SESI almeja que o aluno sinta-se parte fundamental da organização. No aspecto visual, o uniforme carrega uma das marcas de referência da educação no Brasil, a marca SESI. O respeito à marca SESI demonstra organização, qualidade e importância na formação do indivíduo. Desta forma, para a contínua padronização, disciplina e formação dos alunos e comodidade dos pais. Justifica-se abertura e publicação deste processo cuja finalidade será a prática de aquisição e revenda deste item escolar nas instalações das Escolas SESI, mediante contratação de empresa especializada por meio de processo licitatório.

3. ITENS QUE COMPÕEM OS UNIFORMES ESCOLARES SESI

Os itens pertencentes ao conjunto de uniformes das Escolas SESI/AM estão listados a seguir:  Short em tac-tel

 Bermudão em tac-tel  Calça em tac-tel

SÉRIE/ PERÍODO

IDADE

QUANTIDADES

2º PERÍODO

05

20

1º ANO

06

50

2º ANO

07

50

3º ANO

08

50

4º ANO

09

50

5º ANO

10

60

6º ANO

11

30

7º ANO

12

30

8º ANO

13

30

9º ANO

14

25

TOTAL

395

(9)

9

 Short-saia em helanca

 Bermuda em helanca

 Agasalho unissex em helanca  Camiseta modelo machão

 Camiseta modelo manga curta (CRIA) 4. QUANTO AO REPASSE DAS VENDAS

 O Faturamento ocorrerá no 1.º dia útil do mês subsequente após as vendas efetuadas quando a Unidade enviar o Mapa Demonstrativo com as informações necessárias. 4.1. DO VALOR E CONDIÇÕES

Os pagamentos deverão ser efetuados até o penúltimo dia de cada mês, nos

estabelecimentos bancários que o CONTRATADO indicar, obrigando-se este a emitir os respectivos boletos e enviá-los à CONTRATANTE, com antecedência mínima de 10 (dez) dias da data do vencimento.

4.2. DO INADIMPLEMENTO

 Em caso de falta de pagamento na data do vencimento, o CONTRATANTE estará automaticamente constituído em mora, independentemente de qualquer notificação para esse fim, e o valor da parcela vencida será acrescido da multa de 2%, mais juros de 1% (um por cento) ao mês.

 Quando o atraso do pagamento for superior a 30 (trinta) dias, o CONTRATADO fica desde já autorizado a notificar o CONTRATANTE para efetuar a quitação da dívida.  Permanecendo o atraso do pagamento por prazo superior a 30 (Trinta) dias, o

CONTRATADO enviará uma segunda notificação ao CONTRATANTE para a quitação da dívida, informando-o que não efetuando o pagamento dentro do período, terá o seu nome incluído no cadastro de inadimplentes de serviços de proteção ao crédito. 4.3. DAS PENALIDADES

 À CONTRATADA poderão ser aplicadas as penalidades abaixo, se o objeto do Contrato não for entregue na data prevista, sem justificativas aceitas, ficando-lhe garantida defesa prévia no prazo de 05 (cinco) dias úteis, contados da data de comunicação do ato, pela Superintendente do SESI-DR/AM ou Superintendente da SUCOR.

a) Advertência;

b) Suspensão temporária do direito de licitar e impedimento de contratar com o SESI, pelo prazo de até 02 (dois) anos, a ser publicada no Diário Oficial do Estado, sem prejuízo das multas previstas e demais cominações legais;

c) Juros moratórios de 1% (um por cento) do valor do Contrato por dia, até o trigésimo dia de atraso;

d) Multa de 10% (dez por cento) sobre o valor do objeto do CONTRATO, na hipótese da rescisão administrativa, se o CONTRATADO recusar-se a executá-lo;

Parágrafo Primeiro. As multas previstas nesta Cláusula deverão ser recolhidas através de deposito bancário ao SESI, dentro de 48 (quarenta e oito) horas, a partir da notificação através de competente aviso.

Parágrafo Segundo. A aplicação das multas, aqui referidas, independerá de qualquer interpelação, notificação ou protesto judicial, sendo exigível desde a data do ato, fato ou omissão que tiver dado causa a notificação extrajudicial.

5. INFORMAÇÕES ADICIONAIS

 Os atendimentos deverão ser realizados nas dependências da Escola SESI Pe. Francisco Luppino.

 A empresa contratada deverá disponibilizar um profissional para atendimento nas dependências da Escola SESI Pe. Francisco Luppino.

Ao fornecedor cabe cumprir rigorosamente a descrição de produção, conforme Book de uniformes (anexo I) do termo de referencia.

(10)

10

 O fornecedor deve comunicar, imediatamente, qualquer fato extraordinário ou anormal

que ocorra antes e durante a confecção dos uniformes.

 Para fornecimento de cada item somente após apresentação de um modelo confeccionado (pronto) para aprovação do tecido, cor, serigrafia, costura e acabamento, antes da confecção final.

 A modelagem de tamanhos deve estar baseada em padrões referenciais da ABNT 15800:2009 - Vestuário – Referenciais de medidas do corpo humano – Vestibilidade de roupas para bebê e infanto-juvenil (em vigor) e ABNT 16060:2012 - Vestuário — Referenciais de medidas do corpo humano — Vestibilidade para homens corpo tipo normal, atlético e especial (em vigor).

 Não é permitido fazer modificações e nem adaptações às peças componentes do uniforme que não estejam descritas no layout e nas especificações técnicas contidas neste Termo.

 Os itens do conjunto de uniforme devem estar isentos de quaisquer defeitos e com excelente acabamento, caimento e conforme layouts fornecidos anteriormente à produção.

 A empresa vencedora não poderá subcontratar outras empresas, nem empregar nenhuma forma de fornecimento do fardamento contratado a terceiros.

 Cada um dos itens de uniforme deve ser embalado individualmente e separados em lotes por item e por tamanhos.

Início de vendas: Junho/2019

Os atendimentos deverão acontecer, segunda-feira à sexta-feira nos turnos matutino e vespertino, no horário de 07:30 às 11:00 e 13:30 às 17:00 e deverá elaborar, junto a Escola SESI, um cronograma de atendimento semanal para o restante do calendário escolar.

Book disponível no Setor de DCM, responsável pela elaboração das informações

técnicas: Mary Martins. E-mail: mary.martins@fieam.org.br.

 A empresa vencedora será responsável pela emissão de notas fiscais e/ ou qualquer outro tipo de comprovante referente a venda dos uniformes.

7. VIGÊNCIA

Contratação por 12 meses. 8. VALORES PREVISTOS

Item Produto Percentual de

Repasse 01 SHORT EM TAC-TEL 10% 02 SHORT EM TAC-TEL 10% 03 CALÇA EM TAC-TEL 10% 04 SHORT-SAIA EM HELANCA 10% 05 BERMUDA EM HELANCA 10%

06 AGASALHO UNISSEX EM HELANCA 10%

07 CAMISETA MODELO MACHÃO 10%

08 CAMISETA MODELO MANGA CURTA-

CRIA 10%

3. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DOS ITENS

As especificações técnicas descrevem as características principais e requisitos mínimos de qualidade exigíveis para confecção de cada item dos uniformes dos alunos SESI.

(11)

11

O short tac-tel é usado por alunos desde berçário à pré-escola (4 e 5 anos). Por questão de segurança o item não pode conter bolsos, cordão ou qualquer outro elemento que não estejam definidos nas descrições e layout abaixo, devido ser usado por crianças pequenas.

Modelagem

Medidas básicas de corte desta peça dos uniformes SESI são baseadas nas medidas de corpo padrão ABNT para modelagem de roupas.

Tabela de medidas para modelagem Infantil

PONTOS DE REFERÊNCIAS PARA

CONFERÊNCIA DE MEDIDAS Rn 3m 6m 9m 12m 18m TOLERANCIA

CINTURA 15 16 17 18 19 20 ± 0,5 cm

QUADRIL 35 36 37 38 39 40 ± 0,3 cm

GANCHO DIANTEIRO (ALTURA) 15 16 17 18 19 20 ± 0,5 cm BOCA DA PERNA 12 13 14 15 16 17 ± 0,5 cm COMPRIMENTO TOTAL 19 20 21 22 23 24 ± 0,5 cm

Medidas em centímetro

Tabela de medidas para modelagem Infanto-Juvenil -

PONTOS DE REFERÊNCIAS PARA

CONFERÊNCIA DE MEDIDAS 2 4 6 8 10 12 14 TOLERANCIA

CINTURA 22 24 26 28 30 32 34 ± 0,5 cm

QUADRIL 42 44 46 48 50 52 54 ± 0,3 cm

GANCHO DIANTEIRO (ALTURA) 21 22 23 24 25 26 27 ± 0,5 cm BOCA DA PERNA 18 19 20 21 22 23 24 ± 0,5 cm COMPRIMENTO TOTAL 26 30 34 38 40 42 44 ± 0,5 cm

Medidas em centímetro

Tecido e cores

Os tecidos utilizados para fabricação do short tac-tel, estão descritos na tabela a seguir: Parte Tecido Composição Requisito mínimo Cores referência

(12)

12

Frente e costa Tac-tel 100% poliéster Gramatura acima de 110g/m2 com tolerância de ± 5% Textura aveluada Resistente a alvejantes Azul escuro C100M90Y35K50 R5G17B64 Pantone 19-3815 TPX (Evening Blue) Pantone 19-4033 TPX Poseidon Friso (viés vivo) Algodão ou poliester - Elasticidade Não arregaçar Resistente a alvejantes Personalizado bordado computadorizado Vermelho C0M100Y100K100 R219G21B28 Pantone 485 Pantone 1795 CP Branco C0M0Y0K0 R254G254B254 Pantone 11-0601 TPX Friso personalizado (viés vivo)

Costurado verticalmente nas duas laterais do short, sempre com a leitura da marca lida de baixo para cima. Detalhes técnicos do friso definidos na tabela anterior.

• Viés vivo 11mm (visível em 5mm com logotipo) – Personalizado bordado computadorizado. Cores de referências descritas na tabela anterior.

Elástico

Parte Composição Requisito mínimo Cores referência Cintura 69% poliéster + 31%

elastodieno

Alta resistência

Largura 35mm Preto

Etiqueta

Em todas as peças deve conter na parte interna do short junto ao elástico ou na costura interna lateral, uma etiqueta com: nome ou marca do fabricante, CNPJ, tamanho da peça, composição do tecido e símbolos de orientações de lavagem e químicos, entre outros.

Detalhamento costura

• Fechamento das costuras internas em máquina interloque ponto corrente (ponto 516), com bitola de 10 mm.

• Elástico da cintura pespontado em máquina de ponto corrente com 3 agulhas (ponto 401x3).

Detalhes sobrepostos aplicados em máquina de ponto corrente (ponto 401X2) Travete na emenda da costura de pesponto do elástico, no centro do traseiro. Elástico da cintura com 3,5 cm de largura

Barras em máquina reta ponto fixo (ponto 301) com 2 cm de altura. Densidade de pontos: 3,5 a 4,0 pontos/cm.

Layout do short

(13)

13

ITEM 2 – SHORT-SAIA EM HELANCA

O short-saia é uma peça opcional para alunas a partir de 2 anos. Esta peça oferece maior flexibilidade, segurança e liberdade de movimentos nas atividades de sala de aula e nas atividades físicas.

Modelagem

Medidas básicas de corte desta peça dos uniformes SESI são baseadas nas medidas de corpo padrão ABNT para modelagem de roupas.

Tabela de medidas para modelagem Infanto-Juvenil -

PONTOS DE REFERÊNCIAS PARA

(14)

14

CINTURA 20 22 24 26 28 30 32 ± 0,5 cm

QUADRIL 40 42 44 46 48 50 52 ± 0,5 cm

GANCHO DIANTEIRO (ALTURA) 11 12 13 14 15 16 17 ± 0,5 cm BOCA DA PERNA 17 18 19 20 21 22 23 ± 0,3 cm COMPRIMENTO TOTAL 21 24 27 30 31,5 33 34,5 ± 1,0cm

Medidas em centímetro

Tabela de medidas para modelagem Juvenil-Adulto

PONTOS DE REFERÊNCIAS PARA

CONFERÊNCIA DE MEDIDAS PP P M G GG TOLERANCIA

CINTURA 34 36 38 40 42 ± 0,5 cm

QUADRIL 54 56 58 60 62 ± 0,5cm

GANCHO DIANTEIRO (ALTURA) 18 19 20 21 22 ± 0,5 cm

BOCA DA PERNA 24 25 26 27 28 ± 0,5cm

COMPRIMENTO TOTAL 36 37,5 39 40,5 42 ± 1,0 cm

Medidas em centímetro

Tecido e cores

Os tecidos utilizados para fabricação do short-saia, estão descritos na tabela a seguir:

Parte Tecido Composição Requisito mínimo Cores referência Frente saia e frente e costa short Helanca 100% poliéster Gramatura de 260 g/m² Tolerância de ± 5% Não arregaçar Resistente a alvejantes Azul escuro C100M90Y35K50 R5G17B64 Pantone 19-3815 TPX (Evening Blue) Pantone 19-4033 TPX Poseidon Friso (viés vivo) Algodão ou poliester - Elasticidade Não arregaçar Resistente a alvejantes Personalizado bordado computadorizado Vermelho C0M100Y100K100 R219G21B28 Pantone 485 Pantone 1795 CP Branco C0M0Y0K0 R254G254B254 Pantone 11-0601 TPX Friso personalizado (viés vivo)

Costurado verticalmente nas duas laterais no comprimento total do short-saia, sempre com a leitura da marca lida de baixo para cima. Detalhes técnicos do friso definidos na tabela anterior. • Viés vivo 11mm (visível em 5mm com logotipo) – Personalizado bordado

computadorizado. Cores de referências descritas na tabela anterior.

Elástico

Parte Composição Requisito mínimo Cores referência Cintura do

short parte

(15)

15

traseira elastodieno Largura 35mm

Etiqueta

Em todas as peças deve conter na parte interna do short-saia, junto ao elástico ou na costura interna lateral, uma etiqueta com: nome ou marca do fabricante, CNPJ, tamanho da peça, composição do tecido e símbolos de orientações de lavagem e químicos, entre outros. Detalhamento costura

• Fechamento das costuras internas em máquina overloque ponto corrente (ponto 514) – ponto cadeia, com bitola de 5 mm.

Elástico posterior pespontado em máquina de ponto corrente (401x3).

Pesponto dos ganchos e cos em máquina reta ponto fixo com largura de 2 mm.

• Barras das pernas e da saia em máquina galoneira (ponto 402 ou 406) com 2 cm de altura.

Densidade de pontos: 3,5 a 4,0 pontos/cm. Layout do short-saia

O layout e resumos das especificações estão definidas na imagem a seguir:

ITEM 3 - BERMUDA UNISSEX EM HELANCA

A bermuda é uma peça opcional que pode ser usada por alunos a partir de 4 anos. Proporciona flexibilidade e liberdade de movimento principalmente nas atividades de Educação Física.

Modelagem

Medidas básicas de corte desta peça dos uniformes SESI são baseadas nas medidas de corpo padrão ABNT para modelagem de roupas.

(16)

16

Tabela de medidas para modelagem Infanto-Juvenil -

PONTOS DE REFERÊNCIAS PARA CONFERÊNCIA DE MEDIDAS 2 4 6 8 10 12 14 TOLERANCI A CINTURA 22 24 26 28 30 32 34 ± 0,5 cm QUADRIL 40 42 44 46 48 50 52 ± 0,5 cm

GANCHO DIANTEIRO (ALTURA) 21 22 23 24 25 26 27 ± 0,5 cm BOCA DA PERNA 18 19 20 21 22 23 24 ± 0,3 cm COMPRIMENTO TOTAL 36 40 44 48 50 52 54 ± 1,0cm Medidas em centímetro

Tabela de medidas para modelagem Juvenil-Adulto PONTOS DE REFERÊNCIAS PARA CONFERÊNCIA DE MEDIDAS PP P M G GG TOLERANCIA CINTURA 36 38 40 42 44 ± 0,5 cm QUADRIL 54 56 58 60 62 ± 0,5cm

GANCHO DIANTEIRO (ALTURA) 28 29 30 31 32 ± 0,5 cm BOCA DA PERNA 25 26 27 28 29 ± 0,5cm COMPRIMENTO TOTAL 56 58 60 62 64 ± 1,0 cm Medidas em centímetro

Tecido e cores

Os tecidos utilizados para fabricação da calça tac-tel, estão descritos na tabela a seguir: Parte Tecido Composição Requisito mínimo Cores referência Frente, costa e bolsos Helanca 100% poliéster Gramatura de 260 g/m² Tolerância de ± 5% Não arregaçar Resistente a alvejantes Azul escuro C100M90Y35K50 R5G17B64 Pantone 19-3815 TPX (Evening Blue) Pantone 19-4033 TPX Poseidon Friso (viés Algodão ou poliester - Elasticidade Não arregaçar Vermelho C0M100Y100K100

(17)

17

vivo) Resistente a alvejantes

Personalizado bordado computadorizado R219G21B28 Pantone 485 Pantone 1795 CP Branco C0M0Y0K0 R254G254B254 Pantone 11-0601 TPX Friso personalizado (viés vivo)

Costurado verticalmente nas duas laterais no comprimento total da bermuda, sempre com a leitura da marca lida de baixo para cima. Detalhes técnicos do friso definidos na tabela anterior.

• Viés vivo 11mm (visível em 5mm com logotipo) – Personalizado bordado computadorizado. Cores de referências descritas na tabela anterior.

Elástico

Parte Composição Requisito mínimo Cores referência Cintura 69% poliéster + 31%

elastodieno

Alta resistência

Largura 35mm Preto

Etiqueta

Em todas as peças deve conter na parte interna da bermuda, junto ao elástico ou na costura interna lateral, uma etiqueta com: nome ou marca do fabricante, CNPJ, tamanho da peça, composição do tecido e símbolos de orientações de lavagem e químicos, entre outros. Detalhamento costura

• Fechamento das costuras internas em máquina overloque ponto corrente (ponto 514) – ponto corrente, com bitola de 5 mm.

• Elástico da cintura pespontado em máquina de ponto corrente com 3 agulhas (ponto 401x3).

Travete na emenda da costura de pesponto do elástico, no centro do traseiro. Elástico da cintura com 3,5 cm de largura

Barras em máquina galoneira ponto corrente (ponto 402 ou 406) com 2 cm de altura. Densidade de pontos: 3,5 a 4,0 pontos/cm.

Layout da bermuda helanca

(18)

18

ITEM 4 - BERMUDÃO UNISSEX EM TAC-TEL

O bermudão é uma peça opcional recomendada a alunos a partir de 4 anos. Proporciona liberdade de movimentos principalmente nas atividades de Educação Física. Por conter um elemento pequeno (regulador em plástico) o bermudão não é recomendado à crianças menores de 4 anos.

Modelagem

Medidas básicas de corte desta peça dos uniformes SESI são baseadas nas medidas de corpo padrão ABNT para modelagem de roupas.

Tabela de medidas para modelagem Infanto-Juvenil -

PONTOS DE REFERÊNCIAS PARA CONFERÊNCIA DE MEDIDAS 2 4 6 8 10 12 14 TOLERANCI A CINTURA 22 24 26 28 30 32 34 ± 0,5 cm QUADRIL 42 44 46 48 50 52 54 ± 0,5 cm

(19)

19

BOCA DA PERNA 18 19 20 21 22 23 24 ± 0,3 cm COMPRIMENTO TOTAL 38 42 46 50 52 54 56 ± 1,0cm Medidas em centímetro

Tabela de medidas para modelagem Juvenil-Adulto PONTOS DE REFERÊNCIAS PARA CONFERÊNCIA DE MEDIDAS PP P M G GG TOLERANCIA CINTURA 36 38 40 42 44 ± 0,5 cm QUADRIL 56 58 60 62 64 ± 0,5cm

GANCHO DIANTEIRO (ALTURA) 28 29 30 31 32 ± 0,5 cm BOCA DA PERNA 25 26 27 28 29 ± 0,5cm COMPRIMENTO TOTAL 58 60 62 64 66 ± 1,0 cm Medidas em centímetro

Tecido e cores

Os tecidos utilizados para fabricação da Bermudão tac-tel, estão descritos na tabela a seguir:

Parte Tecido Composição Requisito mínimo Cores referência Frente, costa e bolsos Helanca 100% poliéster Gramatura de 260 g/m² Tolerância de ± 5% Não arregaçar Resistente a alvejantes Azul escuro C100M90Y35K50 R5G17B64 Pantone 19-3815 TPX (Evening Blue) Pantone 19-4033 TPX Poseidon Friso (viés vivo) Algodão ou poliester - Elasticidade Não arregaçar Resistente a alvejantes Personalizado bordado computadorizado Vermelho C0M100Y100K100 R219G21B28 Pantone 485 Pantone 1795 CP Branco C0M0Y0K0 R254G254B254 Pantone 11-0601 TPX Cordão Algodão 100% algodão Com acabamento nas

pontas para não esgaçar Espessura da 4mm Vermelho C0M100Y100K100 R219G21B28 Pantone 485 Pantone 1795 CP Friso personalizado (viés vivo)

Costurado verticalmente nas duas laterais no comprimento total do bermudão, sempre com a leitura da marca lida de baixo para cima. Detalhes técnicos do friso definidos na tabela anterior.

• Viés vivo 11mm (visível em 5mm com logotipo) – Personalizado bordado computadorizado. Cores de referências descritas na tabela anterior.

(20)

20

Elástico

Parte Composição Requisito mínimo Cores referência Cintura 69% poliéster + 31%

elastodieno

Alta resistência

Largura 35mm Preto

Regulador de elástico

São peças colocadas para ficar visível junto à costura da boca da perna para regular a abertura da boca. Item inserido nas duas pernas.

• Regulador em plástico 100% delrin, medindo 18mmx15mm, com dois furos de 4mm, na cor vermelha C0M100Y100K100 - R219G21B28 - Pantone 485 - Pantone 1795 CP

• Cordão de elástico 3mm, na cor vermelha C0M100Y100K100 - R219G21B28 - Pantone 485 - Pantone 1795 CP

Etiqueta

Em todas as peças deve conter na parte interna do bermudão, junto ao elástico ou na costura interna lateral, uma etiqueta com: nome ou marca do fabricante, CNPJ, tamanho da peça, composição do tecido e símbolos de orientações de lavagem e químicos, entre outros. Detalhamento costura

• Fechamento das costuras internas em máquina interloque ponto corrente (ponto 516), com bitola de 10 mm.

• Elástico da cintura pespontado em máquina de ponto corrente com 3 agulhas (ponto 401x3).

Travete na emenda da costura de pesponto do elástico, no centro do traseiro. Elástico da cintura com 3,5 cm de largura

Barras em máquina reta ponto fixo (ponto 301) com 2 cm de altura. Densidade de pontos: 3,5 a 4,0 pontos/cm.

Layout da bermudão tac-tel

O layout e resumos das especificações estão definidas na imagem a seguir:

ITEM 5 - CALÇA TAC-TEL

A calça tac-tel é uma peça de uniforme fundamental usada por alunos da Ensino Fundamental (a partir de 6 anos) ao Ensino Médio.

(21)

21

Modelagem

Medidas básicas de corte desta peça dos uniformes SESI são baseadas nas medidas de corpo padrão ABNT para modelagem de roupas.

Tabela de medidas para modelagem Infanto-Juvenil - PONTOS DE REFERÊNCIAS PARA

CONFERÊNCIA DE MEDIDAS 4 6 8 10 12 14 TOLERANCIA

CINTURA 24 26 28 30 32 34 ± 0,5 cm

QUADRIL 44 46 48 50 52 54 ± 0,5 cm

GANCHO DIANTEIRO (ALTURA) 20 22 24 25 26 27 ± 0,5 cm BOCA DA PERNA 17 17,5 18 18,5 19,0 19,5 ± 0,3 cm COMPRIMENTO TOTAL 80 82 88 94 100 106 ± 0,5 cm Medidas em centímetro

Tabela de medidas para modelagem Juvenil-Adulto PONTOS DE REFERÊNCIAS PARA CONFERÊNCIA DE MEDIDAS PP P M G GG TOLERANCIA CINTURA 36 38 40 42 44 ± 0,5 cm QUADRIL 56 58 60 62 64 ± 0,5cm

GANCHO DIANTEIRO (ALTURA) 28 29 30 31 32 ± 0,5 cm BOCA DA PERNA 20 20,5 21 21,5 22 ± 0,3 cm COMPRIMENTO TOTAL 110 112 114 116 118 ± 0,5 cm Medidas em centímetro

Tecido e cores

Os tecidos utilizados para fabricação da calça tac-tel, estão descritos na tabela a seguir: Parte Tecido Composição Requisito mínimo Cores referência

(22)

22

Frente, costa e bolsos Tac-tel 100% poliéster Gramatura acima de 110g/m2 com tolerância de ± 5% Textura aveluada Resistente a alvejantes Azul escuro C100M90Y35K50 R5G17B64 Pantone 19-3815 TPX (Evening Blue) Pantone 19-4033 TPX Poseidon Friso (viés vivo) Algodão ou poliester - Elasticidade Não arregaçar Resistente a alvejantes Personalizado bordado computadorizado Vermelho C0M100Y100K100 R219G21B28 Pantone 485 Pantone 1795 CP Branco C0M0Y0K0 R254G254B254 Pantone 11-0601 TPX

Cordão Algodão Com acabamento nas

pontas para não esgaçar Espessura da 4mm Vermelho C0M100Y100K100 R219G21B28 Pantone 485 Pantone 1795 CP Friso personalizado (viés vivo)

Costurado verticalmente nas duas laterais no comprimento total da calça, sempre com a leitura da marca lida de baixo para cima. Detalhes técnicos do friso definidos na tabela anterior. • Viés vivo 11mm (visível em 5mm com logotipo) – Personalizado bordado

computadorizado. Cores de referências descritas na tabela anterior.

Elástico

Parte Composição Requisito mínimo Cores referência Cintura 69% poliéster + 31%

elastodieno Alta resistência Largura 35mm Preto

Etiqueta

Em todas as peças deve conter na parte interna do short junto ao elástico ou na costura

interna lateral, uma etiqueta com: nome ou marca do fabricante, CNPJ, tamanho da peça, composição do tecido e símbolos de orientações de lavagem e químicos, entre outros.

Detalhamento costura

• Fechamento das costuras internas em máquina interloque em ponto corrente (ponto 516), com bitola de 10 mm.

• Elástico da cintura pespontado em máquina de ponto corrente com 3 agulhas (ponto 401x3).

Detalhes sobrepostos aplicados em máquina de ponto corrente (ponto 401X2) Travete na emenda da costura de pesponto do elástico, no centro do traseiro. Elástico da cintura com 3,5 cm de largura

Barras em máquina reta ponto fixo (ponto 301) com 2 cm de altura. Densidade de pontos: 3,5 a 4,0 pontos/cm.

Layout da calça

(23)

23

ITEM 6 - AGASALHO UNISSEX EM HELANCA

O agasalho em helanca é destinada aos alunos a partir da Pré-Escola (2 anos) ao Ensino Médio com a finalidade de oferecer conforto térmico ao corpo. Trata-se de uma peça contendo zíper frontal e bolsos com zíper.

Modelagem

Medidas básicas de corte desta peça dos uniformes SESI são baseadas nas medidas de corpo padrão ABNT para modelagem de roupas.

(24)

24

REFERÊNCIAS PARA

CONFERÊNCIA DE MEDIDAS 2 4 6 8 10 12 14 TOLERANCI

A TÓRAX 36 39 42 45 47 49 51 ± 0,5 cm BARRA 27 30 33 36 38 40 42 ± 0,5 cm COMPRIMENTO DA MANGA 39 44 49 54 57 60 63 ± 0,3 cm COMPRIMENTO TOTAL 42 48 54 60 62 64 66 ± 0,1cm OMBRO 30,5 33 35,5 38 39,5 41 42,5 ± 0,5 cm Medidas em centímetro

Tabela de medidas para modelagem Juvenil-Adulto

REFERÊNCIAS PARA

CONFERÊNCIA DE MEDIDAS PP P M G GG TOLERANCIA

TÓRAX 53 55 57 59 61 ± 0,5 cm BARRA 44 46 48 50 52 ± 0,5cm COMPRIMENTO DA MANGA 66 69 72 75 78 ± 0,3 cm COMPRIMENTO TOTAL 68 70 72 74 76 ± 0,5 cm OMBRO 68 70 72 74 76 ± 0,5 cm Medidas em centímetro Tecido e cores

Os tecidos utilizados para fabricação do agasalho em helanca, estão descritos na tabela a seguir:

Parte Tecido Composição Requisito mínimo Cores referência Frente ombro até o peito, costa até meia costa, mangas

Helanca 100% poliamida Gramatura de 260 g/m² Tolerância ± 5% Elasticidade Não arregaçar Resistente a alvejantes Durabilidade Custo benefício Praticidade Azul escuro C100M90Y35K50 R5G17B64 Pantone 19-3815 TPX (Evening Blue) Pantone 19-4033 TPX Poseidon Frente do peito par abaixo e costa da meia costa para baixo

Helanca 100% poliamida Gramatura de 260 g/m² Tolerância ± 5% Elasticidade Não arregaçar Resistente a alvejantes Durabilidade Custo benefício Praticidade Azul bebê C55M18Y0K0 R1122G178B220 Pantone 15-4421 TPX Pantone 14-4121 TPX Blue Bell

(25)

25

Friso (viés vivo) Algodão ou poliester Elasticidade Não arregaçar Resistente a alvejantes Personalizado bordado computadorizado Vermelho C0M100Y100K100 R219G21B28 Pantone 485 Pantone 1795 CP Branco C0M0Y0K0 R254G254B254 Pantone 11-0601 TPX Punho e gola Ribana 98% Poliéster 2% Elastano 360 g/m² Tolerância ± 5% Elasticidade Não arregaçar Resistente a alvejantes Vermelho C0M100Y100K100 R219G21B28 Pantone 485 Pantone 1795 CP

Friso personalizado (viés vivo)

Costurado horizontalmente na frente acima do peito e em todo comprimento das costas. Detalhes técnicos do friso definidos na tabela anterior.

 Viés vivo 11mm (visível em 5mm com logotipo) – Personalizado bordado computadorizado. Cores de referências descritas na tabela anterior.

Serigrafias - As serigrafias que compõe a frente do agasalho são: a marca SESI, mais a inscrição Rede SESI de Educação Amazonas. A serigrafia da costa é somente a marca alternativa SESI em uma cor branco.

 A serigrafia deve ser produzida com tinta acrílica de alto rendimento em tecido, extrema resistência ao atrito nas lavagens e a detergentes domésticos.

Todos os arquivos para serigrafia são fornecidos pela Instituição.

 Considerar branco como cor. Cor Branco C0M0Y0K0, R254G254B254, Pantone 11-0601 TPX.

Medida da serigrafia frente - tamanho de 2 a 6 - A altura total do conjunto é 26,06mmx60,07. Cor Azul referência Pantone 297, Vermelho Pantone 485. Considerar branco como cor. Cor Branco: C0M0Y0K0, R254G254B254, Pantone 11-0601 TPX. Localização: Peito direito conforme modelagem

Medida da serigrafia frente - tamanho a partir de 8 – A altura total do conjunto é 30,53x70,36. Cor Azul referência Pantone 297, Vermelho Patone 485. Considerar branco como cor. Cor

(26)

26

Branco: C0M0Y0K0, R254G254B254, Pantone 11-0601 TPX. Localização: Peito direito conforme modelagem.

Elástico

Parte Composição Requisito mínimo Cores referência Barra 69% poliéster + 31%

elastodieno

Alta resistência

Largura 45mm Branco

Zipper Destacável

Parte Composição Requisito mínimo Cores referência Abertura frontal Nylon 100% poliéster Alta resistência Largura média Vermelho C0M100Y100K100 R219G21B28 Pantone 485 Pantone 1795 CP Etiqueta

Em todas as peças deve conter na parte interna superior, junto a gola, uma etiqueta com: nome ou marca do fabricante, CNPJ, tamanho da peça, composição do tecido e símbolos de

orientações de lavagem e químicos, entre outros. Detalhamento costura

• Fechamento das costuras internas em Máquina Overloque (ponto 514) -ponto cadeia, com largura de 5 mm.

• Pespontos dos recortes em Maquina Reta Ponto Fixo (ponto 301), com largura de 2 mm. • Punho das mangas e do corpo com 6 cm de largura.

• Densidade de pontos: 3,5 a 4,0 pontos/cm. Layout do agasalho unissex em helanca

(27)

27

ITEM 7 - CAMISETA EM MALHA MODELO MACHÃO

A camiseta machão é destinada a todos os alunos, sendo utilizada na Educação Infantil como uniforme do dia a dia e no Ensino Fundamental e Médio como item da Educação Física.

Modelagem

Medidas básicas de corte desta peça dos uniformes SESI são baseadas nas medidas de corpo padrão ABNT para modelagem de roupas.

Tabela de medidas para modelagem Infatil PONTOS DE REFERÊNCIAS PARA CONFERÊNCIA DE MEDIDAS Rn 3m 6m 9m 12m 18m TOLERANCIA OMBRO 25,5 26 26,5 27 27,5 28 ± 0,5 cm GOLA 7,5 8 8,5 9 9,5 10 ± 0,3 cm PEITO 15 18 21 24 27 30 ± 0,5 cm BARRA 15 18 21 24 27 30 ± 0,5 cm COMPRIMENTO 26 28 30 32 34 36 ± 1,0 cm

(28)

28

BOCA DA MANGA 4,5 5,5 6,5 7 8 9 ± 0,5 cm

Medidas em centímetro

Tabela de medidas para modelagem Infanto-Juvenil PONTOS DE REFERÊNCIAS PARA

CONFERÊNCIA DE MEDIDAS 2 4 6 8 10 12 14 TOLERANCIA

OMBRO 28,5 31 33,5 36 37,5 39 40,5 ± 0,5 cm GOLA 10,5 11 11,5 12,0 12,5 13 13,5 ± 0,3 cm PEITO 33 36 39 42 44 46 48 ± 0,5 cm BARRA 33 36 39 42 44 46 48 ± 0,5 cm COMPRIMENTO 38 44 50 56 59 62 65 ± 1,0 cm BOCA DA MANGA 10 11 12 13 14 15 16 ± 0,5 cm Medidas em centímetro

Tabela de medidas para modelagem Juvenil-Adulto

PONTOS DE REFERÊNCIAS PARA CONFERÊNCIA DE MEDIDAS PP P M G GG TOLERANCIA OMBRO 42 43,5 45 46,5 48 ± 0,5 cm GOLA 14 14,5 15 15,5 16,0 ± 0,3 cm PEITO 50 52 54 56 58 ± 0,5 cm BARRA 50 52 54 56 58 ± 0,5 cm COMPRIMENTO 68 71 74 77 80 ± 1,0 cm BOCA DA MANGA 17 18 19 20 21 ± 0,5 cm Medidas em centímetro Especificidade da modelagem

A Camiseta Modelo Machão possui uma tarja na cor azul escuro (ver referência de cor) que vai da gola a manga (ambos os lados), modeladas de acordo com as medidas abaixo:

(29)

29

PONTOS DE REFERÊNCIAS PARA CONFERÊNCIA DE MEDIDAS 2 4 6 8 10 12 14 TOLERANCIA

(DETALHE OMBRO) GOLA A MANGA

5,0 6,5 7,0 7,5 8,0 8,5 9 ± 0,5 cm Tabela de medidas para modelagem Juvenil-Adulto

PONTOS DE REFERÊNCIAS PARA CONFERÊNCIA DE MEDIDAS

PP P M G GG

TOLERANCIA

(DETALHE OMBRO) GOLA A MANGA

9,5 10 10,5 11 11,5 ± 0,5 cm

Medidas em centímetro Tecido e cores

Os tecidos utilizados para fabricação da camiseta modelo machão estão descritos na tabela a seguir:

Parte da

camiseta Tecido Composição Requisito mínimo Cores referência Corpo Malha PV (polivinílica) – Malha Fria 33% poliéster e 67% de viscose Alta durabilidade Não desbotar Ter pouco encolhimento Resistente a alvejantes Azul bebê C55M18Y0K0 R1122G178B220 Pantone 15-4421 TPX Pantone 14-4121 TPX Blue Bell

Gola Malha ribana sanfonada 5% Elastano e 95% Poliester Elasticidade Não arregaçar Resistente a alvejantes Azul escuro C100M90Y35K50 R5G17B64 Pantone 19-3815 TPX (Evening Blue)

(30)

30

Pantone 19-4033 TPX Poseidon Boca da manga Malha ribana sanfonada 5% Elastano e 95% Poliester Elasticidade Não arregaçar Resistente a alvejantes Azul escuro C100M90Y35K50 R5G17B64 Pantone 19-3815 TPX (Evening Blue) Pantone 19-4033 TPX Poseidon Detalhe ombro gola a manga Malha PV (polivinílica) – Malha Fria 33% poliéster e 67% de viscose Alta durabilidade Não desbotar Ter pouco encolhimento Resistente a alvejantes Azul escuro C100M90Y35K50 R5G17B64 Pantone 19-3815 TPX (Evening Blue) Pantone 19-4033 TPX Poseidon Friso (viés vivo) Algodão ou poliester Elasticidade Não arregaça Resistente a alvejantes Personalizado bordado computadorizado Vermelho C0M100Y100K100 R219G21B28 Pantone 485 Pantone 1795 CP Branco C0M0Y0K0 R254G254B254 Pantone 11-0601 TPX Friso personalizado (viés vivo)

O tecido e cor de referência do viés já foram descrito na tabela anterior. A seguir segue definições de espaço entre o logotipo SESI e demais especificações:

• Viés vivo 11mm (visível em 5mm com logotipo) – Personalizado bordado computadorizado. Cores de referências descritas na tabela anterior.

Serigrafias

As serigrafias que compõe a frente da camiseta modelo machão: a marca SESI, mais a inscrição Rede SESI de Educação Amazonas. A serigrafia da costa é somente a marca alternativa SESI em uma cor branco.

 A serigrafia deve ser produzida com tinta acrílica de alto rendimento em tecido, extrema resistência ao atrito nas lavagens e a detergentes domésticos.

 Todos os arquivos para serigrafia são fornecidos pela Instituição.

 Considerar branco como cor. Cor Branco C0M0Y0K0, R254G254B254, Pantone 11-0601 TPX.

 Medida da serigrafia frente - tamanho de 2 a 6 - A altura total do conjunto é 26,06mmx60,07. Cor Azul referência Pantone 297, Vermelho Pantone 485. Considerar branco como cor. Cor Branco: C0M0Y0K0, R254G254B254, Pantone 11-0601 TPX. Localização: Peito direito conforme modelagem

(31)

31

 Medida da serigrafia frente - tamanho a partir de 8 – A altura total do conjunto é 30,53x70,36. Cor Azul referência Pantone 297, Vermelho Pantone 485. Considerar branco como cor. Cor Branco: C0M0Y0K0, R254G254B254, Pantone 11-0601 TPX. Localização: Peito direito conforme modelagem.

 Medida da serigrafia costa - tamanho 2 a 6 anos - Considerar branco como cor. Cor Branco: C0M0Y0K0, R254G254B254, Pantone 11-0601 TPX. Localização: Peito direito conforme modelagem. Localização: centralizada horizontalmente no comprimento da costa e verticalmente em 70mm a partir da gola.

 Medida da serigrafia costa - tamanho a partir de 8 anos - Considerar branco como cor. Cor Branco: C0M0Y0K0, R254G254B254, Pantone 11-0601 TPX. Localização: Peito direito conforme modelagem. Localização: centralizada horizontalmente no comprimento da costa e verticalmente em 100mm a partir da gola.

Referências

Documentos relacionados

Questionário durante a negociação Configuração de Domínio Configuração de e-mail Formas de Entrega Formas de Pagamento Layout da Loja Importação de Produtos Importação

(B) paralelos serão representados por linhas retas concor­ rentes no polo e os meridianos serão circunferências concêntricas no polo... {C) meridianos e os paralelos

Para Marielle, a questão das políticas públicas e da segurança eram eixos fundamentais, não só para a sua pesquisa, mas como um direito, o qual não se manifesta através

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis

Parágrafo Único: Em caso de destituição aprovada em Assembleia Geral, a mesma nomeará uma Coordenação Provisória formada por 3 (três) estudantes, que deverá

Para execução desta pesquisa, foram utilizados como referências revistas, artigos científicos, livros, periódicos on-line, que põem em discussão o tema proposto,

Assim, com a finalidade de fornecer informações aos melhoristas, neste trabalho foram analisadas 21 linhagens de feijão (Phaseolus vulgaris L.), quanto à composição

1 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Caso se identifique em qualquer outro local