• Nenhum resultado encontrado

Exmo. Senhor Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, Meu General,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Exmo. Senhor Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, Meu General,"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

INTERVENÇÃO DO COMANDANTE DA ACADEMIA MILITAR MAJOR-GENERAL JOÃO VIEIRA BORGES

Sessão Inaugural da Cátedra Bernardo de Sá Nogueira Academia Militar, 22 de maio de 2019

[Só serão válidas as palavras proferidas pelo orador]

Exmo. Senhor Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, Meu General,

Em nome de todos os militares e civis, do Exército e da GNR, que servem Portugal na Academia Militar, agradecemos a elevada distinção que o Comandante do Exército nos dá ao presidir a esta Sessão Inaugural da Cátedra Bernardo de Sá Nogueira, facto que muito nos honra e prestigia.

Exma. Senhora Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Dr.ª Carla Tavares Exmos Senhores Generais Luís Vasco Valença Pinto, José Luís Pinto Ramalho, Artur Neves Pina Monteiro e Frederico José Rovisco Duarte, antigos Chefes do Estado-Maior do Exército,

Exmos Senhores Tenentes-Generais Abel Cabral Couto, Pires Mateus e Carvalho do Reis, antigos Comandantes da Academia Militar,

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal da Amadora, Dr. Ramos Preto Exmas Senhoras e Senhores representantes da Ordem dos Engenheiros, da Academia Portuguesa de História, da Sociedade de Geografia de Lisboa e da FMH,

Exmos Senhores Oficiais Generais no ativo, reserva e reforma, do Exército e da GNR.

(2)

2

Senhores Professores (antigos e atuais), Militares e Civis da Academia Militar, Caros Cadetes,

Minhas Senhoras e meus Senhores.

Agradecemos a presença de V. Exas, neste momento único, relativo à Sessão Inaugural da Cátedra Bernardo de Sá Nogueira, de grande significado para a Academia Militar em particular e para o Ensino Superior Militar em geral.

Como sabeis, a Academia Militar é uma Escola de Comandantes que forma oficiais com Saber, com Carácter e com Liderança, pelo menos desde 1790, entre os quais sete Presidentes da República, 16 primeiros-ministros e dezenas de combatentes, que deram a vida pela Pátria.

Ao longo da sua História e em linha com o pensamento e a ação de Bernardo de Sá Nogueira, o Marquês de Sá da Bandeira, que foi seu Diretor e Comandante, a Academia Militar cuidou de todos os atores do seu sistema educativo, desde os alunos aos professores, passando por aqueles que, direta e indiretamente participaram na formação militar, académica e comportamental dos seus alunos e futuros oficiais.

Mais recentemente e ainda antes da implementação do processo de Bolonha, foi criado o CINAMIL, Centro de Investigação e Desenvolvimento da Academia Militar, a 4 de Dezembro de 2001, centro pioneiro no âmbito do Ensino Superior Militar e hoje tão importante na credibilização do ensino e para o prestígio dos docentes que aqui servem. Desde então, a investigação e desenvolvimento passou a ser um instrumento fundamental no âmbito da avaliação e acreditação dos ciclos de estudos e, consequentemente, das instituições de ensino superior civil e militar.

Frequentemente, as Cátedras servem como grupos de reflexão e como construtores de pontes entre o mundo académico e a sociedade civil, as comunidades locais, a investigação e a definição de políticas. Algumas Cátedras promovem ainda, a

(3)

3

diversidade cultural e introduzem novas ideias no ensino, contribuindo para o enriquecimento de programas universitários.

Considerando o disposto no DL 249/2015, relativo à nova organização do Ensino Superior Militar e à criação do Instituto Universitário Militar e muito especialmente algumas lacunas decorrentes do atual regulamento da Academia Militar, foi criada a Cátedra Bernardo de Sá Nogueira, por despacho do General Chefe do Estado-Maior do Exército (General Rovisco Duarte), de 19 de março de 2018.

O Regulamento da “Cátedra Bernardo de Sá Nogueira” entretanto aprovado pelo Comandante da Academia Militar, contempla como principais atribuições:

-o reconhecimento da excelência do ensino, através da atribuição de prémios a antigos docentes;

-o patrocínio da edição e publicação de obras académicas de interesse científico, com reconhecimento inter-pares;

- a difusão da atividade cientifica, através da organização de palestras.

Para além dos membros permanentes (o Comandante e o 2º Comandante da Academia Militar), foram então designados como membros não permanentes da Comissão Executiva da Cátedra, os Professores Doutores António Telo, José Fontes e Romão Serralheiro.

Gostaria de sublinhar que a Cátedra Bernardo de Sá Nogueira foi a primeira a ser criada no âmbito do Ensino Superior Militar em Portugal, num momento particularmente importante de afirmação da sua Especificidade.

Nos dias de hoje, só o saber dá força à razão e dá unidade à ação. E é justamente o que falta atualmente, onde sobejam as divisões e onde todos proclamam amiúde “reformas”, sem atenderem a pressupostos, nem considerarem caminhos. Este novo espaço de saber, de liberdade e de debate, também pretende criar condições para

(4)

4

novos caminhos de futuro, devidamente sustentados. Só com saber se criam caminhos de futuro, só com saber se regenera, só com saber se faz a diferença.

Começámos com a abertura de um concurso público para o logotipo da Cátedra, sendo de destacar o elevado número de concorrentes e propostas (doze e vinte e oito respetivamente), e que acabou por ter como vencedor o projeto identificado como J 3, da autoria de José Rodrigo da Rosa Freitas e como menções honrosas os seguintes: K2, da autoria de Ana Marta Machado Vieira da Silva e F3, da autoria de Ines Pinheiro Antunes. A todos os participantes, o nosso muito obrigado e aos premiados os nossos parabéns.

Relativamente ao Prémio Mérito Académico de 2019, foi aprovado, por unanimidade, pela Comissão Executiva da Cátedra Bernardo de Sá Nogueira, que seria concedido ao Tenente-General Abel Cabral Couto, distinguindo assim, os distintos serviços prestados como docente da Escola do Exército e da Academia Militar, bem como o percurso académico e profissional de excelência, que o tornam num exemplo a seguir pelas várias gerações de Oficiais do Exército, das Forças Armadas, da Guarda Nacional Republicana e da sociedade civil em geral.

O Senhor Tenente-General Abel Cabral Couto, que foi professor na Escola do Exército e na Academia Militar entre 1955 e 1961, viria a ser Comandante da Zona Militar dos Açores, Comandante da Academia Militar e Diretor do Instituto da Defesa Nacional, entre as inúmeras e ilustres funções que desempenhou. Como Professor de Tiro, de Material de Artilharia ou de Estratégia, o Tenente-General Abel Cabral Couto marcou os seus alunos, mas também os seus pares, não só pela excelência do seu desempenho, mas também pelo elevado rigor e pela prática dos valores castrenses. O Tenente-General Abel Cabral Couto foi, é e continuará a ser sempre o Senhor General e o Senhor Professor. Foi nesse sentido, mas sobretudo para os mais jovens, que preparámos uma pequena exposição com parte do espólio do nosso General, a qual teremos oportunidade de visitar no final desta cerimónia. Parte significativa desse rico espólio foi doado à Academia Militar, assim como uma biblioteca com mais

(5)

5

de 500 obras importantes para os nossos alunos e investigadores. Meu General, os nossos parabéns, mas sobretudo o nosso muito obrigado por SER e por ESTAR.

Entretanto, a Comissão Executiva da Cátedra entendeu que deveria organizar uma conferência anual relacionada com temáticas na área das Ciências Militares e nada melhor do que em 2019 ser subordinada ao tema da NATO, criada em 1949, curiosamente o ano de entrada para a Escola do Exército por parte do General Abel Cabral Couto.

A escolha do conferencista recaiu, por unanimidade, no General Luís Vasco Valença Pinto, que desempenhou, entre outras ilustres funções, as de Diretor do Instituto da Defesa Nacional, de Representante Nacional junto do Supreme Headquarters Allied Command Europe, de Conselheiro na Delegação Portuguesa junto da NATO, de Chefe de Estado-Maior do Exército e de Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas.

O General Valença Pinto, que atualmente é Professor e Conferencista, vai falar-nos dos 70 afalar-nos da NATO e da importância da relação transatlântica, em especial entre os Estados Unidos da América e a Europa. Meu General, muito obrigado pela prestimosa colaboração e em especial pela sua resposta, sempre pronta, às solicitações da sua Academia Militar, do seu Exército e das suas Forças Armadas.

Entretanto, a Comissão Executiva aprovou as Normas editoriais a aplicar às edições patrocinadas pela Cátedra que contemplam, a atribuição anual de uma verba destinada à edição e publicação de obras de relevante interesse para a atividade da Academia Militar. Semestralmente, nos meses de outubro e março, a Comissão Executiva vai reunir extraordinariamente para analisar as propostas de publicação de artigos científicos apresentadas por docentes e discentes da Academia Militar, podendo os artigos científicos ser publicados e divulgados (em e-book ou em papel) no site da Cátedra.

(6)

6

Gostava ainda de aproveitar esta oportunidade para informar os presentes que foi lançada hoje a segunda edição do livro sobre Bernardo de Sá Nogueira, patrono da Academia Militar e epónimo da Cátedra intitulado Marquês de Sá da Bandeira: O Homem, o Militar e o Político. A todos os que participaram nesta obra o nosso muito obrigado e permitam-me hoje destacar o apoio do Exército e da Direção de História e Cultura Militar, na pessoa do Major General Aníbal Alves Flambó. A primeira edição do livro foi distribuída a todos os alunos e servidores da Academia Militar, pois só assim compreenderão melhor a ação, a obra, os valores e o pensamento de Bernardo de Sá Nogueira, Marquês de Sá da Bandeira.

Exmo. Senhor General CEME, Minhas Senhoras e meus Senhores…

Bernardo de Sá Nogueira, Marquês de Sá da Bandeira, constitui a referência cimeira do saber, da liberdade de pensamento, da igualdade de condições, do debate aberto, da criatividade e da inovação, pilares fundamentais que subjazem ao exercício da Razão.

Iluminada pelo seu Epónimo, a Cátedra Bernardo de Sá Nogueira, primeira do Ensino Superior Militar em Portugal, tem ainda um longo caminho a percorrer em prol da criação de saber, de modo a dar o seu contributo para novos caminhos. Para isso, precisamos e contamos com todos vós, docentes e discentes, comandantes e subordinados.

Reiteramos os nossos sinceros agradecimentos por nos honrarem com a vossa estimada presença nesta Sessão Inaugural da Cátedra Bernardo de Sá Nogueira.

Felicitamos o TGEN Abel Cabral Couto pelo Prémio Mérito Académico 2019 que vai de seguida receber e agradecemos ao General Luís Vasco Valença Pinto, pela sessão inaugural que nos vai hoje apresentar sobre os 70 anos da NATO.

Muito obrigado pela atenção dispensada.

(7)

7

Referências

Documentos relacionados

7º Os candidatos convocados deverão entrar em contato com o Setor de Medicina Ocupacional do Hospital Universitário do Oeste do Paraná – HUOP, pelo telefone (45) 3321-5461,

As análises realizadas sobre a dinâmica das formas de ocupação e uso da terra, na área do Cruzamento de Inchope, permitiram entender que a partir do ano de 2000,

xvi. PRODENT - é a PRODENT a PRODENT de planos privados de assistência à saúde, acima qualificada, que, na qualidade de PRODENT, assume os riscos inerentes às coberturas

Transferir o plasma para outro tubo de congelamento plástico e tampar (nunca congelar em tubos de vidro; o uso de tubos de vidro não siliconizado ativa os fatores de

Campo de futebol 2 Quadra de volei de praia 2 Quadra de basquetebol 1 Campos de badminton Campo de Arco e Flexa Pista de padel 4. Quadras de tênis

O almoxarifado é composto de materiais de consumo e são mensurados pelo menor valor entre o custo e o valor realizável líquido  e,  quando  aplicável, 

Aos 60 anos, como aumentam as alterações da estrutura óssea e como também há uma maior tendência para as quedas, sobretudo nas mulheres, nomeadamente fracturas do colo

As materias frescas e secas de brotos e rafzes foram i nfluenc i adas pelos substratos estudados, sendo que as plantas cultivadas em casca de arroz carbonizada