• Nenhum resultado encontrado

Centro Universitário de Volta Redonda UniFOA Bases Humanísticas Prof. Marcos Antonio Ribeiro Andrade - MSc O Marketing e os Médicos :

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Centro Universitário de Volta Redonda UniFOA Bases Humanísticas Prof. Marcos Antonio Ribeiro Andrade - MSc O Marketing e os Médicos :"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA Bases Humanísticas

Prof. Marcos Antonio Ribeiro Andrade - MSc O Marketing e os Médicos :Petrucio Chalegre

Em Epidauro, no interior da Grécia, o teatro da cidade que ficou famoso pela sua acústica excepcional, dizem que ânforas estão embaixo de cada assento da arquibancada, e por isto as vozes dos atores se ouvem tão claramente. Epidauro era um centro médico, para lá iam os doentes de toda a Grécia antiga, haver lá um teatro tão bem construído, que é usado até os dias de hoje, é uma demonstração de que a medicina não tem limites estreitos e abrange muito das atividades humanas.

E uma coisa me espanta na atividade médica no Brasil. O fato de tão poucos médicos entenderem que seus clientes demandam muito mais que boas e competentes consultas quando os procuram. Um cardiologista indicou para seu paciente, que deviam ir ao seu consultório todos os anos na minha durante a sua vida, a quatro invernos o paciente não aparecia. Estava lá, no seu computador, o atestado da falta de cuidado. Nem por um momento pareceu passar-lhe pela cabeça que a relação é bilateral.

Se ele tem o controle das visitas, se recebe por elas, também tem todo o interesse de alertar seus pacientes quando chega o momento de um novo chek up. O não uso do cadastro médico para melhorar o atendimento dos pacientes é uma falha profissional. Uma demonstração de incúria. De onde provem esta atitude? Provavelmente de um código de ética que parece fazer crer que toda postura pró-ativa para com os pacientes é errada. Mas o código não diz isto. Apenas veda a propaganda competitiva, e certos aspectos que em si tem sentido. Porém em momento algum diz que o médico não deve se utilizar dos meios informatizados para se organizar, e de uma atividade de telemarketing para alertar seus pacientes de seu desleixo.

Ao fazer isto ele está apenas exercendo com mais eficácia a sua tarefa de fazer mais por aquele que entregou sua confiança ao seu cuidado. E em tempos de Internet a tarefa está muito facilitada. O médico necessita ser organizado para indicar um novo medicamento assim que testado e disponível para seus pacientes. Se um paciente morrer porque ele não o procurou creio que pecou por negligência. Que o dentista alerte seu paciente da data certa para a revisão odontológica de seus pacientes. Que prestem mais que atendimento quando procurado. Que pensem em marketing, ou seja, nas necessidades de seus clientes, excedendo suas expectativas com cuidados amorosos.

(2)

E que não se confunda esta atitude pró-cliente com mera comercialização, porque, sim, redunda em receitas muito maiores e fidelização dos clientes. Que se entenda isto corretamente como uma visão mais abrangente de sua atividade, ou acaso o teatro de Epidauro não visava o conforto e o espírito dos pacientes? Os atores na Grécia antiga chamavam-se “hipócritas”, daí o sentido em português, mas crer que usar o marketing médico é errado é, aí sim, hipocrisia, porque os pacientes e suas saúdes só se beneficiariam deste cuidado organizado e gentil.

Marketing Médico

Todos estão cansados de saber que o crescimento do número de profissionais médicos e de convênios está tornando o mercado médico cada vez mais competitivo e os clientes cada vez mais exigentes. Neste ambiente, o médico é chamado a atuar de forma mais ativa, tendo que interferir na condução de sua vida profissional. E a ferramenta necessária para uma adequada intervenção é o marketing pessoal, ou numa visão mais corporativa, Marketing Médico.

Pode-se constatar que vários profissionais estão mudando sua visão de gerenciamento de negócio e começando a tratar seus consultórios e clínicas como verdadeiras empresas, por meio de investimentos cada vez maiores em ferramentas de marketing, para manter e conquistar clientes. Mas, especialmente na atuação do profissional médico, existe um investimento prioritário: sua estratégia de marketing pessoal, que doravante chamaremos de marketing médico.

Marketing médico pode ser conceituado como a forma com que as pessoas o percebem e sua influência em planejar e direcionar esta percepção, conforme o que você quer da vida. Consiste em planejar aonde se quer chegar e qual imagem se deseja projetar no mercado. Mas tem um pequeno detalhe. A visão do mercado é que marketing é algo feito de fora para dentro. Ou seja, de que devemos incorporar aquilo que os outros acham que é bom, como sucesso, beleza, inteligência etc. E esta é a melhor forma de não chegarmos aonde queremos.

O verdadeiro marketing pessoal é aquele que vem de dentro para fora. Isto significa projetar aquilo que já temos. Um ponto importante na criação de sua imagem é desenvolver uma característica marcante da sua personalidade e fazer com que todos realmente a notem. Ela tem que ser verdadeira, pois isto lhe dará credibilidade. Não invente nada. Apenas desenvolva e a exponha. O que se deve fazer é aperfeiçoar

(3)

algumas habilidades que facilitem a comunicação com outras pessoas, como a verbalização e a empatia.

Planejamento em Marketing Médico

Um aspecto do marketing médico é o planejamento de onde se quer chegar que começa com a análise de como está indo seu negócio hoje e sua satisfação com relação a ele. Observe o quanto está distante daquilo que você deseja. Trace as metas e os objetivos que deseja atingir, sempre levando em consideração as coisas que gosta de fazer, suas características pessoais e as expectativas com relação a elas. Isto é muito importante, pois só é possível fazer uma coisa realmente perfeita quando existe prazer ao fazê-la. Depois de definir os objetivos, especifique cada passo a ser dado, conforme as suas características pessoais.

Outro ponto importante para uma estratégia de marketing pessoal de sucesso é o desenvolvimento de uma rede de contatos. São estas pessoas que irão ajudar a propagar a sua mensagem e a fazer chegar até você novas oportunidades. Assim, o médico precisa ter um plano de contatos freqüente com seus conhecidos, para que esta rede o ajude a atingir seus objetivos.

Marketing é também a forma como nós conduzimos a nossa carreira. Se você já fez uma auto análise e verificou que ainda não fez nada pela sua carreira e precisa começar do zero, não desanime, "Uma carreira começa sempre com um projeto, e um projeto começa com um sonho".

Marketing Médico - 5 motivos para começar seu plano agora !

"Se você faz o que todo o mundo faz, você chega aonde todo o mundo chega. Se você quer chegar há algum lugar aonde a maioria não chega, precisa fazer algo que a maioria não faz." (Roberto Shinyashiki)

A grande oferta de serviços médicos que existe nas grandes cidades torna uma necessidade à gestão da sua carreira e a implantação de um plano de marketing médico está se tornando uma unanimidade. A maioria dos profissionais da área da saúde, seja aqueles que trabalham em seu próprio consultório como aqueles que atuam em vários hospitais, concordam com a importância de se ter um plano de marketing médico para

(4)

gerir suas carreiras. No entanto, apesar disto, poucos são aqueles que realmente conseguem transformar esta convicção em uma atitude prática.

Em função da falta de ação de muitos profissionais, resolvemos apresentar uma série de cinco motivos, todos importantíssimos, para motivar aqueles que ainda não resolveram desenvolver seu plano de marketing a fazê-lo agora. Já foi dada a largada para a corrida pelas melhores oportunidades de mercado, e quem não se antecipar acabará ficando para trás. Vamos às razões:

Motivo 1 - um plano de marketing é como uma “receita de bolo” que pode ser elaborado em pouco tempo, e seu conteúdo, na maioria das vezes, é formado por idéias práticas e de fácil aplicação.

Motivo 2 – um plano de marketing médico lhe ajudará a traçar os melhores caminhos para divulgar "sua" marca, e a medir os resultados deste esforço, além disso, o tempo corre contra você, quanto mais rápido implantar seu plano de marketing, mais rápidos serão os resultados para sua carreira.

Motivo 3 – provavelmente você já tem inúmeros concorrentes promovendo suas respectivas carreiras no mercado, e você está ficando para trás.

Motivo 4 – o plano de marketing traz reconhecimento social pelos anos de esforços, estudos e trabalho. Através dele você pode, e deve divulgar suas competências. Não esconda aquilo que você tem a oferecer.

Motivo 5 – maior status social é o que obterá com o sucesso profissional conseguido através de seu plano de marketing.

Poderíamos enumerar outros motivos, estes são apenas alguns e servem apenas para lhe alertar de duas coisas importantes: a necessidade e a facilidade de implantação do plano. Após a leitura você mesmo poderá listar outros motivos, coisas pessoais para lhe motivar, e a partir daí tomar uma atitude pro ativa e iniciar o seu planejamento. Esperamos que todas estas boas razões tenham conseguido convencê-lo a tomar uma atitude para iniciar seu plano.

Um plano de marketing médico é algo fácil de ser implantado. Na verdade, trata-se de um conjunto de ações e ferramentas que, trata-se utilizados em conjunto, ajudam a promover a carreira de um profissional.

Na primeira parte de um plano de marketing pessoal é preciso desenvolver as competências pessoais do profissional, aqueles atributos que fazem parte de seu comportamento, e que podem ter um impacto positivo em sua atuação profissional. Qualidades como auto-motivação, liderança, criatividade, bom humor, capacidade de

(5)

produzir conhecimentos, relacionamento interpessoal e sua capacidade de sonhar são os atributos essenciais que precisam ser desenvolvidos e incorporados a sua carreira profissional.

A outra parte do plano de marketing consiste na aplicação de ferramentas para promoção pessoal. Construção de uma rede de relacionamentos (networking), criação de um site pessoal, utilização de cartões de visitas de uma maneira dinâmica, ter um sistema de relações públicas pessoal, dentre outras ferramentas, certamente ajudarão a promover sua carreira e sua imagem no mercado de trabalho.

Estes conceitos e ações precisam estar “amarrados” em um planejamento coerente, ou seja, ao seu “plano de marketing médico”.Todos nós precisamos de motivação para realizar alguma tarefa, para enfrentar um desafio e para iniciar alguma empreitada.

Implantar um plano de marketing na vida pessoal e profissional é um desafio. Não se sabe ao certo o que irá encontrar, certamente vive-se momentos de “pura adrenalina”, colocados diante de situações inusitadas, mas tudo isto se justifica pela sensação de vitória e de sucesso de se conseguir alcançar ao final.

REFERENCIAS

José Rui Bianchi.Marketing Pessoal nos Serviços de Saúde. Ed. Giz Editorial. 2007 Petrucio Chalegre O Marketing e os Médicos http://www.marketing-medico.com/marketing-medicos.htm<acessado em 03/10/2012

Referências

Documentos relacionados

Aos sete dias do mês de janeiro do ano 2002, o Perito Dr. OSCAR LUIZ DE LIMA E CIRNE NETO, designado pelo MM Juiz de Direito da x.ª Vara Cível da Comarca do São Gonçalo, para proceder

Foi realizada uma revista da literatura onde se procurou discutir parâmetros para indicações, melhor área doadora e técnicas cirúrgicas para remoção do enxerto de calota

Os estudos iniciais em escala de bancada foram realizados com um minério de ferro de baixo teor e mostraram que é possível obter um concentrado com 66% Fe e uma

Para solicitar a identificação funcional, os aposentados devem se dirigir ao setor de gestão de pesso- as da unidade mais próxima da sua casa para preencher a FIA (Ficha

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O