• Nenhum resultado encontrado

Hortic. bras., v. 30, n. 2, (Suplemento - CD Rom), julho 2012 S 5301

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Hortic. bras., v. 30, n. 2, (Suplemento - CD Rom), julho 2012 S 5301"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Crescimento radicular de mudas de orégano submetidas à aplicações de

biofertilizante

Eliseu Geraldo dos Santos Fabbrin¹; Marcelle Michelotti Bettoni¹; João Guilherme Fowler²; Gislâine Margoti²; Luiz Gabril Gemin²; Cinthia Röder¹; Átila Francisco Mógor³

¹Doutorando (a) em Agronomia- Produção Vegetal, Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo, Universidade Federal do Paraná; Curitiba-PR. E-mail: eliseufabbrin@yahoo.com.br; m2bettoni@gmail.com; cinthia.roder@gmail.com;

²Graduando (a) em Agronomia, Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo, Universidade Federal do Paraná; Curitiba-PR. E-mail: joaozinho_fowler@hotmail.com; gislainemargoti@gmail; gemin1988@hotmail.com

³Professor Adjunto, Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo, Universidade Federal do Paraná, , Rua dos Funcionários, 1540, 80035-050, Curitiba – PR. E-mail: atila.mogor@ufpr.br

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi estudar o crescimento do sistema radicular em mudas de orégano submetidas à aplicações com biofertilizante contendo ácido L-glutâmico. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, em bandejas plásticas de 200 células, onde foram distribuídas as sementes de orégano. Os tratamentos constaram da aplicação do biofertilizante na dose 0,2 ml L-¹ e a testemunha, sem aplicação, dispostos em um delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições. Aos 62 DAS, selecionou-se oito plantas ao acaso, por repetição, para a avaliação das seguintes características: comprimento total de raízes (CTR), porcentagem de raízes finas (RF), médias (RM) e grossas (RG), volume radicular (VR), área de raiz (AR), massa fresca de raiz (MFR) e massa seca de raiz (MSR). Os dados obtidos foram processados pelo software estatístico Assistat 7.6 Beta. Verificou-se que a utilização do biofertilizante proporcionou melhores resultados para as variáveis comprimento total de raízes, massa fresca de raiz, massa seca de raiz, área de raiz, volume radicular, demonstrando a importância do suprimento de aminoácidos para um bom desenvolvimento radicular em mudas de orégano.

PALAVRAS-CHAVE: Origanum vulgare L., plantas condimentares, aminoácido. ABSTRACT

Root development in oregano subjected of applications with biofertilizer

The objective of this work was to study root development in oregano subjected of applications with L-glutamic acid. The experiment was conducted in a greenhouse in plastic trays with 200 cells, which were distributed seeds of oregano. The treatments represented the application of L-glutamic acid at a dose 0.2 ml L-¹ and control, without application, arranged in a completely randomized design with four replications. At 62 DAS, we selected randomly eight plants per replication, were evaluated: total root length (CTR), percentage of fine roots (RF), medium (RM) and thick (RG), root volume (VR), root area (RA), root fresh weight (MFR) and root dry matter (MSR). The data were processed by statistical software Assistat 7.5. It was found that the use of L-glutamic acid gave better results for the variables total root length, root fresh weight, root dry weight, root volume, root area, demonstrating the importance of the supply of amino acids a good root development in seedlings of oregano.

Keywords: Origanum vulgare L., spice plants, aminoacid.

Apesar da reconhecida importância dos recursos do solo para o crescimento vegetal, o nosso entendimento a respeito das características de raízes das plantas olerícolas é limitado. A grande

(2)

raízes mais longas (Zonta et al., 2006). Esta negligência está realcionada principalmente com a complexidade destes estudos, entretanto, este fato prejudica as comparações e limita as possibilidades de se fazer inferências de ordem mais crítica.

Desta forma, o conhecimento das características das raízes é fundamental como fonte de subsídios para explicar processos ecofisiológicos básicos, principalmernte aqueles relacionados com a nutrição mineral, o balanço hídrico e seus potenciais de sobrevivência e produtivo.

De outra maneira, o cultivo de plantas condimentares, mediante princípios orgânicos apresenta-se como uma atividade de grande retorno ao agricultor familiar. Neste contexto, a qualidade da muda é o fator essencial para o estabelecimento no campo da cultura do orégano (Origanum vulgare L.). Mesmo que inicialmente proporcione a redução no custo de implantação da cultura, a escolha de uma muda de baixa qualidade poderá trazer sérios problemas futuros (Filgueira, 2008).

Os biofertilizantes, definidos na IN 46 do MAPA, como produtos que contém componentes ativos ou agentes biológicos, capazes de atuar, direta ou indiretamente, sobre o todo ou parte das plantas cultivadas, melhorando o desempenho do sistema de produção e que sejam isentos de substâncias proibidas pela regulamentação de orgânicos (Mapa, 2012), podem, dependendo do sistema de obtenção, contemplar os aminoácidos, que tem grande importância para o crescimento de plantas (Beale et al., 1975; Mógor et al., 2008). Os aminoácidos são positivamente relacionados com proteínas que apresentam atividade enzimática como a glutamina sintetase (GS), fosfoenolpiruvato carboxilase (PEPC) e glutamato sintase (GOGAT) (Taiz & Zaiger, 2004). O ácido L-glutâmico é precursor do glutamato que se destaca entre os componentes mais importantes do metabolismo das plantas, fonte de energia inicial e ativador de hormônios essenciais ao processo de crescimento. Considerando-se a importância de determinar as características de raízes em plantas, objetivou-se avaliar o crescimento do sistema radicular em mudas de orégano submetidas à aplicações com o biofertilizante a base de ácido L-glutâmico.

MATERIAL E MÉTODOS

As mudas de O. vulgare foram obtidas a partir de sementes (Viveiro Flor e Cultura- Florianópolis, SC). O experimento foi conduzido em casa de vegetação na área de Olericultura Orgânica da Estação Experimental do Canguiri-UFPR (CEEx), município de Pinhais. As coordenadas geográficas são 25° 25’ de latitude sul e 49° 06’ de longitude oeste, com cerca de 930 metros de altitude. Realizou-se a semeadura no dia 16/12/2011, em bandejas plásticas com 200 células, sendo cada parcela constituída por 50 células preenchidas com os substratos Pró Vaso® e Plantmax® (1:

(3)

1,5), mantidas em casa de vegetação com irrigação por micro-aspersão temporizada em intervalos de duas horas.

Os tratamentos com ácido L-glutâmico (0,2 ml L-1), (Microquímica Indústrias Químicas Ltda.) e a testemunha sem aplicação, foram dispostos em um delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições. As aplicações ocorreram a cada 14 dias, utilizando-se o pulverizador pressurizado com CO2 com pressão de 45 lib pol-² e volume de calda equivalente a 15 L ha-1, sendo as aplicações realizadas aos 34 e 48 DAS (dias após a semeadura).

Aos 62 DAS, selecionou-se ao acaso oito plantas por repetição, para a avaliação das seguintes características: comprimento total de raízes (CTR), porcentagem de raízes finas (RF), médias (RM) e grossas (RG), volume radicular (VR), área de raiz (AR), massa fresca de raiz (MFR) e massa seca de raiz (MSR).

Para a obtenção do CTR, RF, RM, RG, VR e AR as amostras foram analisadas por meio do programa computacional WinRhizo®, acoplado a um Scanner LA1600 (Règent Instruments Inc., Canadá). Para a determinação da MSR o material colocado em estufa com circulação de ar a 60°C até atingir peso constante, utilizou-se uma balança eletrônica com precisão de 0,01g. A mesma balança foi utilizada para a obtenção da MFR.

Testou-se a homogeneidade das variâncias pelo teste de Barttlet, e após constatada a homogeneidade, prosseguiu-se com a ANOVA, seguida pelo teste de Tukey ao nível de 5%, quando significativa. Os dados foram processados no software estatístico Assistat 7.5.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Ocorreu resposta positiva do crescimento radicular em mudas de orégano em conseqüência de aplicações foliares com o biofertilizante a base de ácido L-glutâmico. Analisando os resultados (Tabela 1), podemos verificar que as variáveis CTR, RM, RG, VR, AR, MFR e MSR apresentaram médias estatisticamente superiores no tratamento com o ácido L-glutâmico em relação à testemunha, demonstrando a importância do suprimento de aminoácidos para um bom desenvolvimento das raízes de mudas de orégano.

Em baixas concentrações, os aminoácidos apresentam rápida translocação nas plantas (Cohen, 1993), este fato promove rápida metabolização e aumento da atividade enzimática, no caso do ácido L-glutâmico ele é rapidamente convertido em glutamato, considerado precursor de muitos processos fisiológicos nos vegetais (Rhodes & Handa, 1989).

(4)

Verifica-1,0 mm), onde perfazem cerca de 90% para os tratamentos sem e com aplicação do ácido L-glutâmico (Tabela 1), indicando que as raízes desta espessura são importantes no processo de absorção de nutrientes e água nas plantas de orégano, segundo Zonta et al. (2006) em condições de limitação do crescimento radicular, ocorre intensa proliferação de eixos radiculares finos.

Quando analisamos o comprimento total de raízes (CTR), percebemos que este apresentou valor absoluto 16% superior no tratamento com aplicações de 0,2 ml L-¹ do ácido L-glutâmico em relação à testemunha, assim como a porcentagem de raízes médias foi 18% superior a esta. Também observamos superioridade nas médias das raízes grossas. Considera-se que estas variáveis estão fortemente ligadas ao volume radicular (VR) e a área radicular (AR), e corroboram os resultados da massa fresca e seca de raízes (MFR e MSR) visto que observamos os maiores valores destas variáveis nas plantas que receberam aplicações com o ácido L-glutâmico.

O suprimento exógeno de ácido L-glutâmico a 0,2 ml L-¹ pode ter influenciado a atividade específica da nitrogenase e aumentou a concentração e aproveitamento de N nas raízes (King et al., 1993). O aumento da atividade da nitrogenase, revelado pela maior extensão de raízes indica que a fosforilação oxidativa pode ter sido maior nas plantas que receberam o ácido L-glutâmico, estes resultados são compatíveis com suas maiores MFR e MSR quando comparadas à testemunha. Com base nas condições em que foi desenvolvida esta pesquisa é possível afirmar que o biofertilizante contentdo o ácido L-glutâmico induz positivamente o crescimento do sistema radicular em mudas de orégano.

REFERÊNCIAS

BEALE, S; GOUGH, SP; GRANICK, S. 1975. Biosynthesis of delta-aminolevulinic acid from the intact carbon skeleton of glutamic acid in Greening Barley. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America 72, n.7: 2719-2723.

COHEN, Y. 1993. Local and sistemic control of Phytophtora infestans in tomato plants by the DL-3-Amino-n-Butiric acids. Phytopatology 84, n.1: 55-59.

FILGUEIRA, FAR. 2008. Novo manual de olericultura. 3. ed., Viçosa: Editora UFV. 421p.

KING, BJ; SIDDIQI, Y; RUTH, TJ; WARNER, RL; GLASS, ADM. 1993. Feedback regulation of nitrate influx in barley roots by nitrate, nitrite, and ammonium. Plant Physiology 102: 1279-1286. MAPA - Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Legislação Federal. 2012.

Disponível em: http://sistemasweb.agricultura.gov.br. Acesso em: 27 de abril de 2012.

MÓGOR, AF; ONO, EO; RODRIGUES, JD; MÓGOR, G. 2008. Aplicação foliar de extrato de alga, ácido L-glutâmico e cálcio em feijoeiro. Scientia Agrária 9, n.4: 431-437.

(5)

RHODES, AS; HANDA, S. 1989. Amino acid metabolism in relation to osmotic adjustment in plant cell. In: Cherry, J.H. (ed), Environmental stress in plants: 41-62.

TAIZ, L.; ZIEGER, E. 2006. Plant Physiology. Sunderland: Sinaver Associates. 3 Ed. 722 p. ZONTA, E; BRASIL, FC; GOI, SR; ROSA, MMT da. 2006. O sistema radicular e suas interações com o ambiente edáfico. In: FERNANDES, MS (Ed.). Nutrição Mineral de Plantas. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo: 7-52.

Tabela 1. Valores médios de comprimento total de raiz (CTR), porcentagem de raízes finas (RF%), porcentagem de raízes médias (RM%), porcentagem de raízes grossas (RG%), volume radicular (VR), área de raízes (AR), massa fresca de raiz (MFR), massa seca de raiz (MSR) de mudas de orégano submetidas a aplicações com biofertilizante contendo ácido L-glutâmico (AG30®), aos 62 dias após a semeadura. [ Mean values of total root length (CTR), percentage of fine roots (RF%), percentage of root medium (RM%), percentage of thick roots (GR%), root volume (RV), root area (RA) , root fresh weight (MFR), root dry weight (MSR) of oregano seedlings subjected to applications with biofertilizer with L-glutamic acid (AG30®) 62 days after sowing. Curitiba, 2012 ].

Doses do biofertilizante CTR RF% RM% RG% VR AR MFR MSR cm 0-1 mm 1-2 mm 2-3 mm cm³ cm² (g planta-¹) 0,0 ml L-¹ 197,68 b 91,56 ns 5,66 b 2,78 b 0,57 b 8,48 b 0,187 b 0,018 b 0,2 ml L-¹ 229,98 a 90,43 6,71 a 2,86 a 0,81 a 10,80 a 0,240 a 0,020 a CV% 0,95 1,10 1,20 0,72 2,34 0,60 6,10 3,68 DMS 4,600 2,260 0,170 0,050 0,020 0,130 0,030 0,002

Médias seguidas da mesma letra não diferem estatisticamente pelo Teste de Tukey a 5% de probabilidade. ns não significativo. (Means followed by the same letter do not differ significantly, according to Tukey’s test p<0.05. ns not significant).

Referências

Documentos relacionados

Em resposta ao proposto pelo representante do INMETRO, o apresentador, destaca que a ANPROTEC já vem estimulando essa troca e experiência com a utilização do mecanismo do

Empresa Tipo de transporte Telefone Sítio eletrônico (site/página web) Endereço eletrônico (e-mail). PROTEçÃO, QUAlIfICAçÃO, CERTIfICAçÃO, PREmIAçÃO, DESTAQUES E

Operação e Manutenção de Sistemas Fiberhome para Redes FTTx© – CCAT Consultores... Escolha o software que deseja instalar

Foram utilizados hemócitos de planorbídeos da espécie Biomphalaria glabrata para a realização de citoquímica para detecção de atividade da fosfatase ácida, usando a técnica

O restante dos grupos da antiga subfamília Ponerinae se dividiu em várias subfamílias, todas membros de um clado chamado poneroide, o qual inclui Agroecomyrmecinae (talvez

Para avaliar o método proposto em registros com diversos transitórios utilizou-se um registro de desligamento causado por defeito no disjuntor de interligação do

Assim, a coerção (diluída ou não) constitui a fronteira da dominação burguesa, se inserindo, inclusive nos momentos de predomínio consensual, como barreiras da ordem social,

4.1.11.1 O candidato, quando eliminado pelo descumprimento de qualquer dispositivo do presente Edital, não poderá permanecer no prédio de aplicação, devendo