• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Relatório Final

Estágio Profissionalizante do 6º Ano

Mestrado Integrado em Medicina

Vânia Manuela da Silva Leça nº 32003

Turma 5

(2)

Índice Introdução ……….. 3 Corpo de Trabalho ……… 4 Pediatria ………. 4 Ginecologia e Obstetrícia ……… 4 Saúde Mental ……… 5

Medicina Geral e Familiar ……… 6

Medicina Interna ……… 6

Cirurgia Geral ……… 7

(3)

Introdução

O objetivo do relatório final consiste em descrever e analisar, de forma sucinta, o trabalho realizado ao longo do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM), o qual, por definição, se constitui como profissionalizante. Tendo em vista esse propósito, o relatório

será apresentado em três segmentos – o primeiro, introdutório, em que apresento o

objetivo e a organização do relatório final; o segundo, que constitui o corpo do trabalho, está subdividido nos seis estágios nucleares profissionalizantes que constituem o ano curricular (Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental, Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna e Cirurgia), e onde são abordadas resumidamente as atividades realizadas e objetivos propostos; e por fim, o terceiro, que constitui a reflexão crítica ao ano profissionalizante.

Na reflexão crítica proponho-me a efetuar uma autoavaliação dos objetivos propostos, quer através da visão parcelar de cada estágio, quer através de uma visão global e integradora, e assim constatar quais foram atingidos, apresentando uma justificação sumária para os que não atingi.

Deste modo, apresento a minha ideia sobre os conhecimentos, competências e atitudes que deverão estar consolidadas pelo aluno quando termina o curso de Medicina, considerando por um lado, o contributo do 6º ano curricular na obtenção de autonomia e profissionalização do futuro Médico, e por outro, o carácter de aprendizagem contínua e dedicação constante para com esta Arte e os Doentes.

(4)

Corpo de Trabalho

Pediatria – 14 de setembro a 9 de outubro de 2015

O estágio decorreu sob regência do Professor Doutor Luís Varandas, tendo como tutor o Dr. António Pedro Campos, frequentando principalmente o Serviço de Urgência (SU) do Hospital Dona Estefânia. Os objetivos primordiais deste estágio consistiram em: reconhecer e avaliar a semiologia pediátrica, reconhecendo a afeção psíquica/emocional que a doença pode refletir nesta população e nos seus cuidadores; compreender a abordagem multidisciplinar de algumas patologias; conhecer e aplicar a marcha diagnóstica e respetiva terapêutica adaptadas às principais patologias pediátricas; desenvolver e aperfeiçoar a comunicação adequada a esta faixa etária, bem como a outros profissionais de saúde; reconhecer e aplicar o Programa Nacional de Vacinação e avaliar a criança e o jovem ao longo do seu desenvolvimento.

As atividades realizadas consistiram em assistir a Consultas Externas de Hepatologia, Consultas de Observação e Reavaliação de Doença Aguda (CORDA) e de Imunoalergologia. Estas permitiram-me observar e aplicar o raciocínio clínico nas patologias mais frequentes desta faixa etária. Apresentei ainda, em conjunto com três colegas, um trabalho intitulado “Vegetarianismo em Idade Pediátrica”.

Ginecologia e Obstetrícia – 12 de outubro a 6 de novembro de 2015

O estágio teve lugar no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Beatriz Ângelo, sob regência da Dr.ª Teresa Ventura, sendo tutelado pela Dr.ª Leonor Aboim. Os objetivos principais deste estágio incidiram sobretudo no seguinte: aperfeiçoar a comunicação interpares, assim como com o doente e a sua família; realizar exame objetivo tendo em conta a idade e fase reprodutiva da mulher; alcançar autonomia na avaliação semiológica e aplicar a marcha diagnóstica e terapêutica adequadas ao contexto ginecológico e obstétrico; avaliar a grávida nos vários trimestres de gestação e intervir em contexto

(5)

cirúrgico, quer em partos, quer em cirurgia ginecológica; compreender a importância da prevenção e diagnóstico precoce em determinadas patologias.

As atividades em que estive envolvida decorreram essencialmente em contexto de Consulta Externa, Consulta de Ecografia Obstétrica e Ginecológica e Bloco de Partos – onde pude observar partos eutócicos, distócicos e cesarianas- tendo estado também no Internamento de Ginecologia e de Obstetrícia, Bloco Operatório, SU e Consulta de Patologia do Colo. Há ainda a referir a participação nas Reuniões de Serviço e Sessões Formativas, numa das quais apresentei o trabalho “Náuseas e Vómitos na Gravidez”.

Saúde Mental – 9 de novembro a 4 de dezembro de 2015

O estágio realizou-se sob regência do Professor Doutor Miguel Xavier, no Serviço de Psiquiatria do Hospital de Vila Franca de Xira, sob tutela do Professor Doutor Miguel Talina - Diretor deste Serviço. Determinei como objetivos principais, os seguintes: identificar clinicamente as situações de perturbação psiquiátrica mais comuns, de modo a distingui-las do funcionamento psicológico sem patologia; situar o doente no seu contexto social, laboral e familiar (perspetiva biopsicossocial); identificar situações individuais e sociais de risco; fomentar a relação interpessoal com o doente e os seus familiares, respeitando as suas crenças, reações e receios; contatar com a área da investigação. Ao longo do estágio, acompanhei o meu tutor, onde tive a oportunidade de estar em ambiente de Internamento Hospitalar, Urgência Psiquiátrica e Consultas. Ainda neste Serviço, pude assistir também a Reuniões, quer de Serviço, quer do Hospital de Dia, assistindo neste contexto a alguns temas teóricos apresentados no decorrer das mesmas. Realizei, de forma autónoma, algumas das entrevistas aos doentes internados e cujas patologias predominantes eram do foro afetivo; algumas destas entrevistas foram realizadas na presença de familiares. Para além disso realizei duas histórias clínicas psiquiátricas

(6)

Realço ainda a possibilidade de, a pedido do Prof. Dr. Miguel Xavier, poder contactar diretamente com a atividade de investigação, tendo efetuado uma revisão bibliográfica sistemática de artigos em várias bases de dados acerca do tema Psychotropic Drugs.

Medicina Geral e Familiar – 7 de dezembro de 2015 a 15 de janeiro de 2016

O estágio decorreu sob regência da Professora Doutora Isabel Santos, na Unidade de Saúde Familiar (USF) das Conchas, tendo como tutora a Dr.ª Ana Cebolais. Os objetivos centrais a que me propus foram os seguintes: realizar uma abordagem sistematizada e centrada no doente, dos motivos de ida à consulta, considerando sempre o seu contexto biopsicossocial e as suas crenças, medos e expetativas; identificar os principais problemas de saúde no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários (CSP); aperfeiçoar a relação médico-doente; conhecer e compreender a importância da prevenção em CSP; ter contato com os procedimentos técnicos e administrativos intrínsecos a esta especialidade.

Participei ativamente nas consultas de Saúde do Adulto, Planeamento Familiar, Saúde Materna, Saúde Infanto-Juvenil e Consulta Aberta. Tive também contato mais próximo com a comunidade, ao acompanhar a minha tutora na realização de domicílios médicos. Realizei ainda o Diário do Exercício Orientado (DEO), o qual, além de descrever com maior detalhe as atividades desenvolvidas neste estágio, me permitiu também aprofundar alguns conhecimentos acerca de temáticas muito relevantes desta especialidade.

Medicina Interna – 25 de janeiro a 18 de março de 2016

Este estágio teve lugar na Unidade Funcional IV do Hospital de São Francisco Xavier, sob regência do Professor Doutor Fernando Nolasco, sendo tutelado pelo Dr. José Filipe Guia. Estabeleci alguns objetivos fundamentais para este estágio, nomeadamente: reconhecer e hierarquizar os problemas clínicos mais comuns neste contexto, definindo prioridades na abordagem dos mesmos; reconhecer situações patológicas que exijam referenciação secundária para áreas mais especializadas; participar na atividade diária da equipa médica, ficando responsável por doentes, acompanhando-os e discutindo-os em Reunião

(7)

de Equipa; transmitir informações, quer ao doente, quer aos familiares, relacionadas com questões mais sensíveis para os mesmos, com especial enfoque na explicação da necessidade de realização de exames complementares de diagnóstico, tratamentos e prognósticos.

Como aluna estagiária tinha a responsabilidade de colher a história clínica de cada doente e acompanhar a sua evolução no internamento, verificar as intercorrências e vigilâncias, realizar o respetivo exame objetivo diariamente, com posterior registo dos diários clínicos. Aquando deste registo, verificava se existiam exames complementares em curso, de modo a interpretá-los e registá-los. Posteriormente, no decorrer da discussão com a equipa, era traçado um plano para cada doente. A atividade de enfermaria também me permitiu a observação e realização de várias técnicas médicas bem como da equipa de enfermagem. Contatei também com enfermeiros, médicos e assistentes sociais, de modo a garantir a melhor abordagem possível a cada doente. Tive a oportunidade de estar presente no SU onde observei diversos doentes em contexto de Balcão de Atendimento e Sala de Observação e acompanhei o meu tutor em contexto de Consulta Externa. Semanalmente, participei nas visitas clínicas do Serviço, assim como nas sessões de Journal Club, onde apresentei o trabalho “A surprising cause of chronic cough”, alusivo à Doença de Whipple.

Cirurgia – 28 de março a 21 de maio de 2016

O estágio decorreu no Hospital Beatriz Ângelo (HBA), sob regência do Professor Doutor Rui Maio, tendo como tutora a Dr.ª Sílvia Silva. Os objetivos essenciais deste estágio consistiram em: conhecer o diagnóstico e abordagem das principais patologias cirúrgicas; acompanhar o doente no peri-operatório; assistir e intervir em cirurgias e desenvolver as competências de comunicação interpessoal e trabalho de equipa; distinguir critérios para cirurgia eletiva ou urgente/emergente; executar determinadas técnicas essenciais, bem

(8)

aulas teóricas e teórico-práticas, seguida de sete semanas práticas – entre estas, duas semanas decorreram numa especialidade opcional, em que escolhi Anestesiologia; uma semana no SU; as últimas quatro semanas tiveram lugar na Cirurgia Geral, em que realizei atividades em contexto de Enfermaria, Consulta Externa e Bloco Operatório, participando também nas jornadas de Cirurgia do HBA. Participei ainda num minicongresso, onde foram apresentados casos clínicos que se destacaram ao longo do estágio, realizando um trabalho de grupo no âmbito da Acalásia.

Reflexão Crítica Final

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) é, por excelência, o ano da profissionalização do futuro Médico, constituindo-se como o ano em que se espera que sejam aplicados os conhecimentos e técnicas aprendidos previamente, com o objetivo de se adquirir autonomia e preparar para o exercício da Medicina. Considerando os objetivos enumerados ao longo deste relatório para este Estágio Profissionalizante (EP), considero-os cumpridconsidero-os quase na sua totalidade. Desde a colheita da história clínica, ao recurso a raciocínio clínico de modo a proceder à formulação de diagnósticos provisórios/definitivos, passando pela tomada de decisões clínicas, todos estes passos se constituem como as competências mais importantes adquiridas ao longo deste ano. Assim, encaro este EP como fundamental na aquisição integrada de competências, as quais serão fundamentais para o Internato do Ano Comum, mas também para toda a nossa carreira enquanto médicos. Outro grande objetivo por mim traçado consistia em tornar-me mais autónoma nas várias atividades que constituem a rotina de uma enfermaria hospitalar. Tal objetivo foi sobejamente alcançado sobretudo no decorrer do estágio de Medicina. Assim, desde já os meus agradecimentos ao Dr. José Guia, a quem devo muitos dos meus conhecimentos de Semiologia Médica bem como do lado humano desta Arte. Contudo, no final deste EP

(9)

aquisição de experiência prática poderei colmatar, futuramente. Como aspetos positivos gostaria de salientar: 1) o contributo dado pelos estágios parcelares de Medicina e Pediatria, onde me foram atribuídos graus crescentes de autonomia, quer em contexto de SU ou de Enfermaria, possibilitando o meu desenvolvimento como futura Médica; 2) o estágio de Saúde Mental permitiu-me eliminar de vez o estigma que ainda sentia em relação aos doentes e suas patologias, permitindo-me adquirir um gosto por esta especialidade, logo, foi uma experiência muito gratificante; 3) a oportunidade de treinar procedimentos médicos invasivos conferida pelo estágio parcelar de Cirurgia, particularmente através da passagem pela Anestesiologia, especialidade que ultrapassou largamente as minhas expetativas, por manter uma perspetiva transversal e abrangente do doente e das suas necessidades peri e intraoperatórias; 4) o estágio de Medicina Geral e Familiar constituiu-se como um dos pilares deste ano, servindo fundamentalmente para reafirmar o meu desejo de seguir esta especialidade num futuro muito próximo, em que para além dos conhecimentos apreendidos e colocados em prática, foi também fomentada a melhoria na qualidade da relação médico-doente, tão essencial em CSP.

Quanto a aspetos a melhorar, gostaria de apontar o seguinte: 1) relativamente ao estágio de Cirurgia, o grande número de alunos a cargo do HBA acaba por limitar as oportunidades de participação e observação de cirurgias; por outro lado, a semana no SU incluída neste estágio, mais no âmbito da Medicina Interna, poderia ser substituído por idas à Pequena Cirurgia, em que se pudesse realmente ter uma intervenção mais prática, quando possível; 2) em relação ao estágio parcelar de Ginecologia e Obstetrícia, apesar da possibilidade que nos é dada de contatarmos com o maior número de valências desta especialidade, a forma como está organizado torna-o excessivamente fragmentado, com orientação mínima por parte da tutora inicialmente designada, o que de certa forma, nos

(10)

nos serem atribuídos dois tutores, um para nos orientar nas duas semanas de Ginecologia e o correspondente para as duas semanas de Obstetrícia.

Um último apontamento para as Unidades Curriculares (UC) Integradora e Opcional, sendo que a UC Integradora permitiu desenvolver a consolidação de conhecimentos e o nosso raciocínio clínico de forma mais abrangente; quanto à UC opcional, esta foi mais uma oportunidade de estar em contato direto com a Medicina Geral e Familiar, especialidade que se afigura como uma opção muito provável no futuro.

De forma geral, faço um balanço extremamente positivo do MIM, particularmente deste EP, preparando-me para vir a exercer a profissão que sempre desejei, embora tenha presente que existem vários pontos a colmatar, como por exemplo, na posologia de fármacos.

Concluo este relatório agradecendo, em primeiro lugar, à minha família, pelo apoio incondicional e sem a qual, a realização deste sonho jamais teria sido possível; agradeço também a todos os professores que fizeram parte do meu percurso escolar, amigos e colegas que de alguma forma tenham contribuído para o meu sucesso. Deixo também uma palavra de apreço à Universidade Nova de Lisboa e à Nova Medical School por toda a formação, não só a nível profissional, mas também pessoal.

Referências

Documentos relacionados

(UFPR) A pólvora negra, utilizada como propelente em armas de fogo, consiste numa mistura de enxofre, carvão vegetal e salitre.. neurotransmissor serotonina, produzido no

Decorreu entre 10 de Setembro de 2018 e 17 de Maio de 2019, sob a regência do Professor Doutor Rui Maio, englobando os estágios parcelares de Medicina Geral e Familiar,

Para as metas: ampliar a cobertura de primeira consulta, com plano de tratamento odontológico, dos escolares moradores da área de abrangência da unidade de

atividade nocivà, se necessário com requisição de força policial.. Na ação que tenha por objeto a entrega de coisa, o juiz, ao conceder a tutela específica, fixará

Nesse trabalho foi possível realizar e apresentar com sucesso algumas das técnicas de modulação de conversores multiníveis descritas por linguagem VHDL e a posterior

Para o filósofo alemão – nos trechos das Passagens sobre a arte nova e o conceito novidade (BENJAMIN, 1982, 2006) – a arte da virada do XIX para o XX se confrontou com a

O paciente deverá deixar um intervalo de pelo menos 5 semanas (ou talvez mais, dependendo da avaliação médica, especialmente se Cloridrato de fluoxetina foi prescrito para

JOSÉ CARLOS COSTA, MARIA DALILA ESPÍRITO SANTO & PEDRO ARSÉNIO Guia geobotânico da excursão ao Parque Natural da Serras de Aire e Candeeiros