• Nenhum resultado encontrado

Prefeitura diz que invasores de área estão sendo notif icados

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Prefeitura diz que invasores de área estão sendo notif icados"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

O Diário do Rio Claro foi procurado por populares preocupados com invasões registradas no bairro Jardim Brasília. Segundo as informações a invasão foi constatada em área na Rua 2 com Avenida 22, se estendendo até à Avenida 30, às margens do Córrego da Servidão no Jardim Brasília, o espaço que é mencionado como área de preservação ambiental. Questionada pelo Diário, a prefeitura informou em nota que providências já foram tomadas. Página 5

Prefeitura diz que invasores de área estão sendo notif icados

JARDIM BRASÍLIA

Rio Claro Basquete perde invencibilidade na LDB

Após 3 vitórias consecutivas, a equipe do Rio Claro Basquete conheceu sua primeira der- rota na Liga de Desenvolvimento Sub-23 e per- deu a invencibilidade na competição e a lide- rança do Grupo B. Página 7

Luis Ruas / Hipismo Brasil

Arthur Leist mira primeira vitória em sua estreia

Página 8

STOCK LIGHT

Pessoas com 25 anos são

vacinadas hoje

A partir das 8 horas desta sexta-feira (29) Rio Claro começa a vacinar contra a Covid pes- soas com 25 anos. O atendimento será nos qua- tro postos de vacinação, sendo que no Centro Cultural as pessoas poderão se vacinar até as 21 horas. Nos postos em sistema de drive-thru a vacinação será no período da manhã. Página 3

Rafael

Losano inicia disputa nas Olimpíadas

Começou, nessa quinta- feira (29), o Concurso Completo de Equitação das Olimpíadas de Tóquio 2020. A competição se deu por equipe e individual.

E reuniu as modalidades de adestramento, cross- country e salto - sendo, portanto, um triatlo. As provas de adestramento e salto acontecem no parque equestre Baji Koen, na cidade de Tóquio. E o cross-country no Sea Forest Park, na baía da sede.

Página 3

Leitor DRC

Morre o analista de sistemas Ramon Rafael Maccire.

Página 4 CANAL 1

D’ESPORTES LNB

Hungria recebe Fórmula 1, F3 e W Series

Página 8

F1 Populares denunciam cercas e construções em área verde. “Ocupação irregular”, salienta o denunciante

Divulgação

Bruno Baptista se prepara

para corridas em Curitiba

Concentrado no objetivo de marcar pontos e subir na tabela de classificação, em que atu- almente está na nona posição, Bruno Baptista está se organizando para as duas etapas conse- cutivas que a Stock Car Pro Series em Curitiba.

A sexta etapa da Stock Car Pro Series acontece neste fim de semana, em Curitiba. O Circuito Raul Boesel recebe a primeira de duas etapas em dois fins de semana consecutivos. Página 8

Caio Collet parte para etapa em uma de suas pistas favoritas

Página 8

F3

STOCK CAR

GCMs encontram drogas e munições na antiga Estação

Na tarde de quarta-feira (28), após denún- cia anônima, uma viatura com integrantes da GCM adentrou o pátio de manobras da antiga Estação Ferroviária na Rua 1 no centro da cida- de. Os guardas abordaram uma mulher em ati- tudes suspeitas dentro de uma barraca de cam- ping que estava montada no local. Página 6

Covid faz mais seis vítimas fatais em Rio Claro

Seis óbitos por Covid foram registrados em boletim divulgado nesta quinta-feira (29) pela Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro.

Ocupação de leitos é de 30%, com 28 pessoas em UTI. Página 3

O adeus à Florisa Guilherme de 105 anos.

Página 4

LUTO COVID-19

Rio Claro terá plantão para vacinar contra gripe sábado

Quem ainda não foi vacinado contra a gri- pe em Rio Claro ou está com a carteira de va- cinação desatualizada terá a oportunidade de se imunizar no sábado (31). O município irá reali- zar o Dia “D” de vacinação contra a gripe, das 10 às 16 horas. Página 4

Redes sociais

O Arquivo Histórico da Família Rioclarense - Fundado em 1º de setembro de 1886 Nº 10.512 - Sexta-feira, 30 de julho de 2021 - R$ 2,00

134 anos século

(2)

SEXTA-FEIRA, 30 DE JULHO DE 2021 DIÁRIO DO RIO CLARO l www.j1diario.com.br

2 Opinião

NOTAS RÁPIDAS

redacao@diariodorioclaro.com.br

Museu da Língua Portuguesa será reaberto ao público no domingo

O

Museu da Língua Portuguesa será reaberto ao público a partir do próximo domingo (1º). No sábado (31), será feita uma cerimônia de abertura com autoridades de países falantes da língua portuguesa e ex-presidentes do Brasil. O mu- seu que fica na Estação da Luz, um edifício do final do século 19 centro de São Paulo, foi destruído por um incêndio em dezembro de 2015. Hoje (29), as obras de reconstrução foram entregues. Foram investidos cerca de R$ 85 milhões nas obras de reconstrução de diversos apoiadores privados e do governo do estado de São Paulo e do governo federal, pela Lei Rouanet. As obras começaram em 2017 e foram acompanhadas pelos órgãos federais, estaduais e municipais de proteção do patrimônio histórico e artístico.

► Aleitamento. O Ministério da Saúde lan- çou nesta quinta-feira (29) uma nova edição da campanha de valorização do aleitamento ma- terno. A iniciativa tem como tema Todos pela Amamentação: É Proteção para a Vida Intei- ra e visa sensibilizar a sociedade sobre a im- portância dessa prática. A campanha reafirma a relevância do aleitamento materno durante os dois primeiros anos, ou mais. Nos primei- ros seis meses, a recomendação é que o aleita- mento materno seja a fonte exclusiva para do bebê. A prática continua importante mesmo no cenário da pandemia de covid-19, diz o Minis- tério da Saúde, ao ressaltar que o aleitamento materno pode reduzir em até 13% as taxas de mortalidade infantil nos primeiros cinco anos da criança.

► Meteoros. As noites de ontem (29) e hoje (30) reservam novidades para quem gosta de apreciar as estrelas. Isso porque estão previs- tas chuvas de meteoros nas próximas duas ma- drugadas. Tratam-se das Alfa Capricornídeas e Delta Aquáridas. Os meteoros, ou “estrelas cadentes”, como são chamados popularmente, poderão ser vistos a olho nu, principalmente entre 22h30 e 00h30. Depois desse horário, a lua poderá clarear o céu e dificultar a observa- ção. O ideal é estar em um local escuro, sem luzes noturnas como postes ou prédios ilumi- nados. Por isso, a experiência em cidades gran- des não será tão boa quanto em regiões afasta- das dos grandes centros. O radiante, ponto de onde virão os meteoros, será no leste. Thiago Signorini Gonçalves, astrônomo da Universi- dade Federal do Rio de Janeiro e coordenador de Comunicação da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), explica que a melhor forma de ver a chuva de meteoros é a olho nu.

► Obra de arte. A Polícia Federal (PF) cum- priu ontem (29) mandado de busca e apreensão, com o objetivo de localizar e apreender uma obra de arte adquirida pela internet, suspeita de ter sido roubada de um museu na Líbia, no ano de 1990. Segundo a PF, trata-se de uma escul- tura de mármore de uma cabeça humana, re- presentando Eusculápio (Head of Asclepius), deus grego da cura, do período de 400 a.C. A solicitação de busca da obra de arte foi feita em comunicação da Interpol Tripoli, na Líbia, ao Escritório Central Nacional da Interpol no Brasil. Conforme a Secretaria-Geral da Inter- pol, a escultura está inserida na base de dados da organização de obras furtadas ou roubadas.

► Emprego. O Brasil gerou 309.114 pos- tos de trabalho em junho deste ano, resultado de 1.601.001 admissões e de 1.291.887 desli- gamentos de empregos com carteira assinada.

No acumulado de 2021, o saldo positivo é de 1.536.717 novos trabalhadores no mercado for- mal. Os dados são do Ministério da Economia, que divulgou hoje (29) as Estatísticas Mensais do Emprego Formal, o Novo Caged. O estoque de empregos formais no país, que é a quantida- de total de vínculos celetistas ativos, chegou a 40.899.685, em junho, o que representa uma variação de 0,76% em relação ao mês anterior.

► Rodovias. O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou o processo de concessão da ro- dovia BR-116/101/SP/RJ, a via Dutra, no tre- cho que liga as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. O tribunal também aprovou o projeto de concessão à iniciativa privada da BR-101, a Rio-Santos, que vai de Santos ao Rio de Ja- neiro. A aprovação pelo TCU é a última eta- pa antes da publicação do edital de concessão.

19º

0%

0

l DIA 30 DE JULHO DE 1971 ► Complementação de salários. Sobre complementação de salários da classe dos eletricitários informou-nos o Se- cretário do Sindicato: A primeira ação de complementação que entrou na justi- ça é encabeçada por José Rosa, e já foram efetuados os cálculos sob quantia a quem tem direito, os inativos, pois a ação será remetida ao Sindicato, para ser conferida os saldos de cada um, sendo novamente remetido a Fazenda do Estado, para efeti- vação de pagamento.

► Primeira diretoria será eleita nes- ta noite. Terá lugar hoje uma Assembleia Geral para eleição da primeira diretoria da Associação dos Economistas e Técnicos de Administração da Região de Rio Cla- ro. Às 20:00 horas, na sede da Associação Comercial, Rua 3, Avenidas 6 e 8, instalar- -se-á a assembleia com a presença de to- dos os elementos que constituirão a nova entidade rio-clarense.

► Salário em dobro nas férias. Projeto da lei aprovado pela Comissão de Justiça da Câmara concede ao empregado em go- zo de férias, o dobro da remuneração que recebe em serviço, multando-o se não go- za-las e obrigando a empresa ao registro da concessão da férias na carteira profis- sional e no livro de matrícula de emprega- do do estabelecimento.

O original desta edição está disponível para consulta no Arquivo Público Municipal, mediante agen- damento. Conheça todo o acervo permanente do Arquivo, que abriga as edições impressas do Diário.

As Manchetes que foram destaque no Diário há 50 anos!

A lição do Japão

As Olimpíadas no Japão que todo mundo tem acompa- nhado apresenta inúmeros re- sultados espantosos, a capaci- dade de superação da maioria dos atletas de diferentes paí- ses e todos com um ponto em comum: humildade, perseve- rança, superação e fé.

É a primeira vez em Olim- pídas que estamos presencian-

do atletas mais jovens se des- tascando em suas modalidades com maior sucesso buscando superar suas marcas em todos os aspectos. A superação e a garra parece estar impreginado no ar do Japão e a confrater- nização torna-se o ponto mar- cante da competição.

A pequena Rayssa Leal, a

“Fadinha” mostrou a que o ta-

manho não é documento, ela esteve disputando o skate stre- et com competidores com mais idade que ela, superando todos os obstáculos de ambiente, na- cionalidade e de principiante na competição das Olimpíadas.

E pensar que essa Olimpí- ada passou por inúmeras difi- culdades para que os organiza- dores por causa da pandemia

definissem a data de sua rea- lização. Como o Japâo conse- guiu superar várias dificulda- des ao longo de sua história essa não seria diferente, um verdadeiro ato de bravura e de foco no desejo de unir o mun- do em uma única comunidade.

A humildade do nadador Fernado Schetter nos duzen- tos metros livres, colocado na raia 6, parte da piscina reser- vada aos que atingiram abai- xo da média do tempo, Esse jovem por causa da Pandemia teve que improvisar os treinos na lagoa do sítio de um amigo.

Os desacreditado na competi-

ção deixado posicionado na la- teral da piscina e ainda conse- guiu a medalha de bronze. Dá para acreditar?

Que mistério é esse de su- peração, de fé e de expectati- va? Você sabe que a fé é a con- vição do que não se vê, não é?

E como se consegue isso? De que forma a superação do ser humano ressurge em nossas vi- das? Que ingredientes são ne- cessários para alavancar tanto poder e motivação?

Para começar a gente ne- cessita saber que nada vem sem esforço e dedicação. As bata- lhas são ganhas com sacrifí-

cios e amor pelo que se realiza.

Você já ouviu falar em Micha- el Phelps? O maior medalista de todos os tempos, vinte oito medalhas. E você sabe quantos dias ele treinava por ano? Tre- zentos e secenta e quatro dias por ano. Você faria isso na na- tação? Não? Por isso ele é Mi- chael Phelps.

As Olimpíadas no Japão está somente começando, mas você ainda presenciará mui- tos milagres e recordes supe- rados, poís como ser huma- no que somos nascemos para superar obstáculos desde que nascemos. Pense nisso!

DR. JOSÉ ROBERTO

TEIXEIRA LEITE

O colaborador é cirurgião dentista e coach e escreve às sextas-feiras.

E-mail: pnljosely@gemail.com

Prefeitura faz melhorias no prédio do Samu

Divulgação

A base regional do Servi- ço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) “Silvestre La Torre”, que fica na Vila Martins, em Rio Claro, foi reformada pela prefeitura e recebeu adequações que impactam diretamente nas condições de trabalho ofe- recidas às equipes e, con- sequentemente, no melhor atendimento à população.

“O Samu é referência em salvar vidas e é importante que as equipes tenham ple- nas condições para realizar esse trabalho”, destaca o prefeito Gustavo Perissi- notto.

A obra que será entregue oficialmente na sexta-feira (30) incluiu pintura, troca de pisos e revisão de cabos de internet. “Entre as melhorias proporcionadas, a reforma também resolveu problemas de infiltrações e bolores, que atingiam alguns cômodos do prédio”, observa Giulia Put- tomatti, secretária de Saúde.

A área externa, por onde chegam e saem as ambulân- cias, foi concretada, assim como o passeio do entorno do prédio. “São ganhos im- portantes, que contribuem inclusive para a manutenção da limpeza no local”, explica Tatiana Zanóbio, enfermeira responsável pelo Samu.

A reforma teve investi- mento de 152 mil reais, re- cursos que foram destinados ao município por emenda da senadora Mara Gabrilli, a partir de articulação do ve- reador Julinho Lopes.

A entrega da reforma se dá no mês em que o serviço completou 10 anos de fun- cionamento em Rio Claro. O serviço tem média de 1.100 atendimentos por mês e, nes- tes 10 anos, realizou mais de 180 mil atendimentos. O Samu atende 24 horas por dia com médicos, enfermei- ros, auxiliares de enferma- gem e socorristas, a partir de solicitação telefônica pelo número 192.

(3)

SEXTA-FEIRA, 30 DE JULHO DE 2021

DIÁRIO DO RIO CLARO l www.j1diario.com.br

3

Local

Pessoas com 25 anos são vacinadas contra a Covid nesta sexta-feira

Atendimento será em horário estendido, até as 21 horas, no Centro Cultural

Divulgação

A partir das 8 horas desta sexta- -feira (29) Rio Claro começa a vacinar contra a Covid pessoas com 25 anos. O atendimento será nos quatro postos de vacinação, sendo que no Centro Cultural as pessoas poderão se vacinar até as 21 horas. Nos postos que funcionam em sistema de drive-trhu a vacinação será no período da manhã. O drive da Uni- med atende até as 13 horas e os do São Rafael e do Santa Filomena (shopping) até o meio-dia.

Gestantes puérperas e demais públi- cos já contemplados continuam sendo atendidos. O mesmo vale para pessoas que vão receber a segunda dose da va- cina. Nesta sexta-feira a segunda dose

Covid faz mais seis vítimas fatais em Rio Claro

Ocupação de leitos é de 30%, com 28 pessoas em UTI

Divulgação

Seis óbitos por Covid fo- ram registrados em boletim di- vulgado nesta quinta-feira (29) pela Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro. Das 544 vidas perdidas no município em decorrência da doença, as mais recentes são de um idoso, duas idosas e três homens.

Com 22 casos registrados nas últimas 24 horas, o muni- cípio totaliza 18.356 confir- mações da doença. Entre as pessoas que foram infectadas pelo coronavírus, 17.580 estão recuperadas e 191 estão em isolamento domiciliar, com sintomas leves da doença ou assintomáticas.

O município registrou nesta quinta-feira, 30% de ocupação de leitos Covid, com 52 pacientes internados nas redes de saúde pública e particular. São 24 pacientes em enfermaria e 28 em UTI.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população para que mantenha os cuidados pre- ventivos, com uso de máscara, distanciamento social e higie- nização frequente das mãos.

será aplicada em quem foi vacinado com Coronavac/Butantan até 2 de julho e em quem recebeu a primeira dose da Oxford/

Astrazeneca até 7 de maio. Todos que forem ser vacinados devem levar do- cumento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência em Rio Claro. Para a segunda dose também é necessário apresentar comprovante da primeira dose.

Antes de irem tomar a vacina é im- portante que as pessoas que vão tomar a primeira dose façam o cadastro no www.

vacinaja.sp.gov.br. Essa medida simples agiliza o atendimento e otimiza o traba- lho das equipes de vacinação. A Vigi- lância Epidemiológica também orienta que é proibida a presença de crianças e de acompanhantes para menores de 60 anos e os cuidados preventivos à Covid devem ser mantidos também no posto de vacinação. É obrigatório o uso de máscara e as pessoas devem manter o distanciamento.

Rio Claro vacinou nesta quin- ta-feira (29) 1.222 pessoas contra a Covid. Números da Secretaria Municipal de Saúde apontam que 172.374 doses foram aplicadas até o momento.

No município, 24,32% da popula- ção está com o esquema vacinal com- pleto, número que inclui as pessoas que

receberam as duas doses da vacina ou foram imunizadas com vacina de dose única.

O percentual de vacinados com ao menos uma dose é de 60,84% dos rio- -clarenses. Os percentuais são calcula- dos com base em números do IBGE, que estima que a população de Rio Claro é de 208.008 pessoas.

Rio Claro aplicou mais de 172 mil

doses de vacina contra a Covid

(4)

Morre o analista de sistemas Ramon Rafael Maccire

SEXTA-FEIRA, 30 DE JULHO DE 2021 DIÁRIO DO RIO CLARO l www.j1diario.com.br

4 Local

ANTENA

LIGADA

redacao@diario.com.br

Rio Claro se despede da médica Renata Cortinhas

Morreu nessa quinta-feira (29), a médica Renata Simões Cortinhas, aos 51 anos. Ela deixa viúvo José Adilson Bernardino e deixa irmãos, cunhados, sobrinhos, familiares e amigos. O se- pultamento aconteceu ontem (29), no cemitério São João Batista, na cidade de Rio Claro. Ranata atuava junto ao Hospital Santa Filomena e era filha do médico Antonio Cortinhas Junior, além de ter destacada atuação no hipismo.

Muito conhecido no município, Ramon foi um dos sócios da conhecida casa de shows Cia. Paulista

Vivian Guilherme Amigos e familiares la- mentaram a morte do analis- ta de sistemas Ramon Rafael Maccire, que morreu em Rio Claro. O velório acontece nesta sexta-feira (30), a partir das 13 horas, no Velório Municipal, com sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista.

Muito conhecido no muni- cípio, Ramon foi um dos sócios da conhecida casa de shows Cia.

Paulista. Era colecionar de dis- cos, além de amante da músi- ca e da cultura. Trabalhou em grandes empresas no setor de tecnologia e, de volta para Rio Claro, atuava como corretor de imóveis.

Descrito pelos amigos como uma pessoa bem humo- rada e muito brincalhão, Ra- mon deixa os irmãos Washing- ton, Raquel, Janete, Francisco e Beatriz. Nas redes sociais muitos amigos e conhecidos lamentaram sua morte.

Transformar a Escola Mu- nicipal Agrícola “Engº Rubens Foot Guimarães” novamente em uma referência para a re- gião é o objetivo do vereador Julinho Lopes (Progressistas) ao articular reuniões entre as secretarias municipais de Rio Claro.

O primeiro passo foi o le- vantamento das demandas ela- borado pela direção da escola e a definição das competências de cada pasta da prefeitura. Na reunião realizada nesta quarta- -feira (28) a secretária de Edu- cação Valéria Velis esclareceu que as aquisições de ração e medicação foram normalizadas e já está sendo feito orçamen- to para compra de máquina de pasteurização de leite. O pro- cesso para as obras da escola também está em andamento.

A pasta de Agricultura, através do secretário Valmir Pinton e da responsável pelo Sistema de Inspeção Munici- pal Lilian Alves, irá auxiliar na regularização da produção dos alimentos gerados pelos ani- mais para permitir o consumo.

“É preciso ter um plane- jamento com objetivos, metas e cronograma para o sucesso do projeto. Pois existem ações mais simples e trabalhos que são mais complexos”, destaca Julinho Lopes.

Algumas questões já fo- ram resolvidas com o compro- misso da área da saúde, que através do Centro de Controle de Zoonoses, poderá dispo- nibilizar veterinário para os cuidados com animais e da Agricultura que viabilizará a comercialização de hortaliças nas feiras livres.

O vereador Julinho Lopes ainda destacou que buscará ferramentas de fomentação na área agrícola nas esferas es- tadual e federal e que que irá contatar o sindicato rural para a viabilidade da realização de cursos.

“A meta é consolidar a es- trutura da escola para que ocor- ram mais situações semelhantes a esta e permitir que outras es- colas usufruam do espaço na educação ambiental”, conclui Julinho Lopes.

Iniciativa de vereador busca viabilizar melhorias na escola agrícola

Solicitação de vereador é atendida

pela assistência social

Solicitação atendida através do requerimento do vereador Irander Augusto, a Secretaria do Desenvolvi- mento Social disponibilizou sacos de dormir para mora- dores em situação de rua.

► Deputado visitou Santa Gertrudes. Depois de visitar Ame- ricana, Santa Bárbara D’Oeste, Cosmópolis e Nova Odessa na semana passada, o deputado estadual Marcos Damasio (PL) retornou à região nessa quinta-feira (29/07) para reafirmar seu compromisso de trabalho com os municípios. Na agenda, encontros em Cordeirópolis, Santa Gertrudes, Corumbataí e Analândia. Das oito cidades visitadas nos últimos dias, seis já receberam emendas parlamentares de Damasio que somam R$ 1,6 milhão. Cosmópolis e Nova Odessa receberam a palavra do parlamentar de que passa- rão a ser atendidas com recursos e com a intermediação junto ao governo do Estado em suas demandas, como ocorreu com Santa Gertrudes, que teve a Estrada Vicinal Horácio Pascon (Distrito Industrial) incluída no programa Novas Vicinais.

► Sindicato dos Químicos inaugura reforma da sede social.

O Sindicato dos Químicos de Rio Claro estará nesta sexta-feira (30), às 10 horas, inaugurando a reforma da sede social, inves- timento na revitalização do prédio. Presença na inauguração do ex-governador Geraldo Alckmin, Sergio Luiz Leite, presidente da Fequimfar e primeiro secretário da Força Sindical. “O futuro das relações do capital e trabalho passa por enormes transformações, e os Químicos de Rio Claro acreditam no futuro, apesar das turbu- lências e retrocessos na legislação trabalhista. A sede do sindicato revitalizada se adapta a novas alternativas de prestação de serviços, mantendo prioritariamente Convenção Coletiva de Trabalho, Acordos Coletivos e legislação trabalhista”, destacou Francisco Quintino, presidente do Sindicato dos Químicos de Rio Claro.

Renata Cortinhas e Lady Raissa - vencedora de Salto categoria Nível II

Marco Lagazzi

A rio-clarense faleceu na tarde dessa quinta- feira (29)

Janaina Moro

Florisa Camargo Guilher- me de 105 anos faleceu na tarde dessa quinta-feira (29) em Rio Claro. Ela era viúva de Eduardo Guilherme, deixou três filhos, nora, genro, três netos, três bis- netos e sobrinhos. O sepulta- mento ocorre nesta sexta-feira (30) às 13h45 saindo do velório Parque das Palmeiras para o Ce- mitério Evangélico.

DONA ISA

Dona Isa como era carinho- samente conhecida estampou por diversas vezes sua simpatia e alegria nas páginas do Diário do Rio Claro. Sempre com sor- riso e sem reclamações, seguiu sua trajetória com otimismo.

Em uma das entrevistas recebeu a equipe do Diário do Rio Cla- ro em sua residência no bairro Vila Indaiá onde sempre morou.

Ela estava com 103 anos, ainda muito ativa, gostava de cuidar

O adeus à Florisa

Guilherme de 105 anos

marido. Teve três netos e três bisnetos. Atuou como costu- reira e seu maior orgulho foi a casa própria que ela mesma construiu com o marido e de onde nunca se mudou.

Sempre deixou claro que preguiça não fazia parte de seu vocabulário, priorizava a since- ridade e em seus depoimentos fazia questão de destacar que

“ser feliz e grata era o segredo da longevidade”, dizia. Um dos assuntos preferidos era a política. Coisas que ela mais gostava? Passear, viajar, ani- mais, flores, receber visitas, e amizades, infelizmente com a pandemia teve que ficar em casa e sem receber as pessoas queridas. O que ela não gos- tava? De reclamação, falar de doença e medicamentos.

Dona Isa começou a ficar debilitada no ano passado. A filha Célia Guilherme Marcon- des, de 78 anos, se dedicava nos cuidados da mãe, que aumenta- ram com o isolamento social.

Que os exemplos deixados por dona Isa possam ser ins- pirações para quem conviveu com ela.

Florisa Camargo Guilherme de 105 anos faleceu na tarde dessa quinta- feira (29). Nesta foto recebeu a equipe do Diário do Rio Claro para uma de suas entrevistas em 2019

Atendimento será nas unidades de saúde e também incluirá outras vacinas

Divulgação

Quem ainda não foi va- cinado contra a gripe em Rio Claro ou está com a carteira de vacinação desatualizada terá a

oportunidade de se imunizar no sábado (31). O município irá realizar o Dia “D” de vacina- ção contra a gripe e as salas de vacina funcionarão das 10 às 16 horas nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família, com exceção do Santa Elisa e Jardim Brasília.

A vacinação contra a gripe foi aberta para a população em geral e todos com mais de seis

meses de idade podem tomar a dose que previne contra a doença. A procura pela vaci- na está abaixo do esperado e, com o atendimento no sábado, o município tem como objetivo possibilitar que mais pessoas possam se vacinar. Além da va- cina contra a gripe, as demais vacinas de rotina serão apli- cadas, e, assim, quem deixou de tomar alguma outra vacina,

poderá colocar a imunização em dia. Para ser vacinado bas- ta apresentar documento com CPF e carteira de vacinação.

Vale lembrar que é neces- sário respeitar intervalo de no mínimo 14 dias entre a vacina da gripe e a da Covid. A lista com endereços e telefones das unidades de saúde de Rio Claro está no site http://www.saude- -rioclaro.org.br/enderecos.htm.

Rio Claro terá plantão para

vacinar contra gripe no sábado

das plantas, passear pelo quintal e foi até para a cozinha fazer um cafezinho.

No dia das mães deste ano, contribui com a última maté- ria. Por conta da pandemia, não foi possível o contato pessoal, porém ela conversou feliz e se comunicou muito bem, por te- lefone. Aliás ficou surpresa, ao se dar conta de sua idade.

Deixou seu legado, exem- plo de mulher, mãe e que ama- va a cidade azul. Nascida em Rio Claro no dia oito de no- vembro de 1916, estudou no Colégio Joaquim Ribeiro, ca- sou com o primeiro namorado, com quem teve quatro filhos:

Célia, Eduardo, Nilva (faleci- da) e Ana Maria. A união durou 50 anos, até o falecimento do

(5)

Jardim Brasília: Prefeitura

afirma que invasores de área verde estão sendo notificados

SEXTA-FEIRA, 30 DE JULHO DE 2021

DIÁRIO DO RIO CLARO l www.j1diario.com.br

Local 5

Denúncia chegou ao Diário do Rio Claro sobre ocupação irregular de área de preservação ambiental

Janaina Moro

O Diário do Rio Claro foi procurado por populares preocupados com invasões re- gistradas no bairro Jardim Bra- sília. Segundo as informações a invasão foi constatada em área na Rua 2 com Avenida 22, se estendendo até à Avenida 30, às margens do Córrego da Servidão no Jardim Brasília, o espaço que é mencionado como área de preservação am- biental. “Se continuar assim logo não existirá mais esta área ambiental às margens do córrego servidão”, declarou preocupado o morador que

prefere não ser identificado.

No local foi possível constatar trechos da área cer- cada e também a construção de alguns barracos. “Mora- dores da região mesmo que estão cercando e construindo em local proibido e protegido.

Já foram feitas denúncias aos órgãos competentes e nada foi feito. As construções crescem cada dia mais, daqui a pouco esta área verde não vai mais

Populares denunciam cercas e construções em área verde. “Ocupação irregular”, salienta o denunciante

existir”, ressaltou.

Prefeitura

Questionada pelo Diário, a prefeitura informou em no- ta que providências já foram tomadas. “Tão logo tomou conhecimento do assunto, a prefeitura enviou fiscais da Secretaria Municipal de

Obras para verificar a situ-

ação. Os invasores já estão

sendo notificados para que desocupem a área”, afirmou.

Alterações valem a partir de segunda-feira

Divulgação

A partir de segunda-feira (2) as linhas do transporte co- letivo urbano que atendem a região do Jardim Novo terão mais horários. A ampliação foi definida pela prefeitura de Rio Claro a partir do monitoramen- to realizado continuamente pelo município em todos os itinerários e também das soli- citações feitas pelos usuários.

Com as mudanças, a linha 21 (Jardim Novo/Kennedy) terá mais um carro saindo da estação para o Jardim Novo às 10h20 e do bairro para a estação às 11 horas. A linha 23 (Jardim Novo/Rodoviária) passará a ter ônibus saindo da estação para o Jardim Novo às 10h10 e do Jardim Novo para a estação às 10h50.

Os horários e linhas de ônibus do transporte coletivo urbano de Rio Claro podem ser verificados no site da empresa concessionária do serviço, a Rápido São Paulo. O endereço é rapidosp.com.br/horarios/.

Prefeitura

amplia horários das linhas

de ônibus do

Jardim Novo

(6)

SEXTA-FEIRA, 30 DE JULHO DE 2021 DIÁRIO DO RIO CLARO l www.j1diario.com.br

6 Local

redacao@diario.com.br

Polícia Militar prende mulher por tráfico de drogas no

Jardim Panorama

E

quipe de Rocam em patrulhamento pelo bairro Jardim Panorama, na quarta-feira (28) se deparou-se com uma pessoa saindo da quadra poliesportiva com uma sacola nas mãos e soltando no chão ao perceber a presença dos po- liciais. Diante da atitude suspeita foi realizada a abordagem e verificou se tratar de uma mulher. No interior da sacola foram localizados 66 eppendorfs de cocaína, 19 porções de maconha e o valor de R$ 88,00 reais em dinheiro. Diante dos fatos a infratora da lei foi conduzida ao Plantão Policial permanecendo à disposição da Justiça.

Denúncia anônima levou os guardas até o local e conseguiram fazer a prisão e apreensões

Divulgação

Na tarde de quarta-feira (28), após denúncia anônima, uma via- tura com integrantes da GCM adentrou o pátio de manobras da antiga Estação Ferroviária na Rua 1 no centro da cidade. Os guardas abordaram uma mulher em atitudes suspeitas dentro de uma barraca de camping que estava montada no local. Os GCMs perguntaram à mulher se no interior da referida barraca continha algum objeto ilícito, e ela respondeu que não. Ao fran- quear a entrada dos GCMs na barraca, os guardas encontraram em seu interior uma embalagem contendo substâncias análogas à maconha, cocaína e crack, tam- bém foi localizado material para

GCMs prendem mulher e

encontram drogas e munições na antiga Estação Ferroviária

Secretaria diz que avanço da vacinação levou à diminuição dos casos

Agência Brasil

O número de casos de co- vid-19 nos presídios de São Paulo caiu em julho deste ano, passando de 2.807 confirmações em agosto de 2020 para 24 neste mês, que ainda não se encerrou.

A informação foi dada nessa quinta-feira (29) pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) do estado.

Segundo a secretaria, os registros de covid-19 entre fun- cionários do sistema prisional também caíram, passando de 615 em abril deste ano, durante a segunda onda da pandemia, para 60 casos agora em julho.

Para a SAP, a queda no nú- mero de casos de covid-19 nos

presídios paulistas foi possível graças ao avanço da vacinação.

De acordo com a secretaria, fo- ram vacinados em abril e maio últimos cerca de 30 mil profis- sionais da linha de frente dos presídios, bem como 69.116 das pessoas que estão presas.

A população carcerária de São Paulo é estimada em cerca de 216 mil pessoas.

Defensoria

Na semana passada, a De- fensoria Pública de São Paulo obteve decisão liminar que obriga o governo paulista a adotar medidas para avançar com a vacinação entre os que estão nas unidades prisionais do estado.

Segundo a Defensoria, a va- cinação da população carcerária ajuda a evitar contaminações e mortes em uma população que é considerada vulnerável pelas

condições de aprisionamento, tais como a superlotação das unidades e a incapacidade de realizar o distanciamento social.

Em resposta, a SAP infor- mou que a vacinação dos presos está ocorrendo de acordo com o Plano Estadual de Imunização que, neste momento, contempla as pessoas por faixa etária.

Conforme a secretaria, isso quer dizer que os detentos não ti- veram prioridade de vacinação e estão sendo vacinados junto com população, em geral, de acordo com o que foi estabelecido no plano. No plano estadual, idosos foram os primeiros a ser vaci- nadas, seguidos pelas pessoas com comorbidades. Depois é que começou a vacinação por faixa etária de forma decrescen- te. Neste momento, São Paulo vacina pessoas com idade entre 28 e 30 anos.

Para a Defensoria, entretan-

to, a vacinação ocorre de for- ma lenta nos presídios, mesmo considerando a faixa etária que está sendo adotada para a po- pulação em geral. “Embora no estado todo as pessoas acima de 35 anos já estejam recebendo a vacina, das mais de 80 mil pes- soas presas que já atingiram essa idade, apenas 18.102 tomaram o imunizante. Além disso, confor- me verificou-se nas inspeções realizadas pelo Núcleo Espe- cializado de Situação Carcerária em estabelecimentos prisionais durante a pandemia, havia tam- bém diversas pessoas idosas ou com comorbidades que ainda não tinham sido vacinadas”, informou o órgão.

Ainda segundo a Defen- soria, 74 pessoas morreram de covid-19 nos presídios de São Paulo, a maior parte delas (39 pessoas) nos últimos cinco me- ses.

Covid-19: taxa de contaminação cai em presídios paulistas

Menina é flagrada pela GCM

vendendo drogas no Parque São Jorge e é levada para o plantão policial

Na tarde de terça-feira (27), uma viatura com integrantes da GCM efetuava patrulhamento preventivo no bairro Parque São Jorge, quando depararam com uma adolescente abaixada em uma calçada em atitudes suspeitas, motivo pelo qual foi abordada. Inda- gada, a menina de 15 anos disse que tinha em seu bolso a quantia de 85 reais em espécie provenientes da venda de drogas. Foram encontradas também próximas a ela, 3 porções de substâncias semelhantes a maconha. Diante dos fatos, os GCMs apreenderam o dinheiro e o material aparentemente entorpecente e conduziram a adolescente ao plantão policial, onde foi liberada na presença de seu irmão após registro do Ato Infracional e assinatura de termo de compromisso.

embalagem e um cofrinho com moedas e dinheiro. Foi realizada uma varredura pelas equipes e no interior de um vagão de trem, os guardas encontraram três muni- ções intactas de calibre .36 e mais três embalagens com substância semelhante a maconha. Todo ma-

terial foi apreendido pelos GCMs, a mulher foi presa em flagrante e conduzida ao plantão policial onde a Autoridade Policial ratifi- cou a prisão pelo crime consuma- do no artigo 33 da lei 11343/06 e artigo 12 da lei 10826/03.

No total foram apreendidos

R$187, 15 em espécie, seis invó- lucros com cocaína, nove porções de crack, 47 embalagens com ma- conha, três munições de calibre .36, um rolo de fita crepe e um rolo de papel alumínio. A mulher permaneceu presa à disposição da justiça.

Novas viaturas para a Polícia

Técnico-Científica são entregues

Divulgação

O Governo de São Paulo ad- quiriu 190 novas viaturas para renovar a frota da Superintendên- cia de Polícia Técnico-Científica (SPTC) em todo o Estado. Para aquisição dos veículos, que já co- meçaram a ser distribuídos aos Núcleos e Equipes subordinadas aos Institutos de Criminalística (IC) e Médico-Legal (IML), fo- ram investidos mais de R$ 10,9 milhões. A iniciativa visa propor- cionar mais segurança e quali- dade ao trabalho policial na área de perícia. A compra das novas

► GCMs auxiliam Oficial de Justiça em cumprimento de medida judicial de afastamento do lar e aproximação. Equipe da viatura 972 prestou auxílio a uma oficial de justiça, na tarde de quarta-feira (28) em uma casa no bairro Novo Wenzel, onde foi determinado a um homem de 41 anos para que ele se retirasse do lar e permanecesse distante de sua ex-companheira, conforme medida judicial expedida pela vara de Rio Claro após denúncias de violência doméstica. Ao ser notificado, o homem permitiu a entrada dos Guardas em sua residência para acompanhar a retirada de seus pertences e após deixou o local, entregando as chaves do imóvel para a equipe. Os GCMs repassaram as chaves para a ex companheira do indivíduo que permaneceu na casa.

► Guardas retiram homem embriagado de dentro de ônibus no terminal rodoviário municipal. A ocorrência foi registrada na noite quarta-feira (28), uma equipe de GCMs da viatura 091 foram acionados no Terminal Rodoviário Municipal por um motorista, para que pudessem retirar um homem embriagado de dentro de um ônibus. O motorista relatou aos Guardas que o indivíduo estava alcoolizado e perturbando a todos os outros passageiros, impedindo a movimentação do veículo. Os GCMs conversaram com o indivíduo, que retirou-se do ônibus sem a necessidade do uso de força física. O homem teve sua passagem devolvida e foi orientado a trocá-la assim que estivesse são novamente.

viaturas foi realizada por meio de uma ata de registro de preços, re- alizada em 2020 e que teve como vencedora a Renault. Os veículos adquiridos são do modelo Duster e cada um custou R$ 57,4 mil.

Além deles, a SPTC recebeu ou- tras 18 viaturas do modelo Logan, da mesma fabricante, como parte de uma doação feita pela Polícia Civil no mês de maio deste ano.

Os novos veículos começaram a ser entregues neste mês para todo o território paulista, contem- plando a Capital e Grande São Paulo e as regiões de Americana, Araçatuba, Araraquara, Bauru,

Campinas, Presidente Pruden- te, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba. Também está prevista a aquisição de outras sete viaturas para a SPTC, que está em fase de licitação. Destas, três fur- gões descaracterizados, dois para o transporte de provas e um para o atendimento biopsicossocial iti- nerante; um veículo para remoção de animais nos atendimentos de crimes ambientais e outros três para a recolha de cadáveres.

Renovação da frota Com esta aquisição, a atual

gestão do Governo do Estado já investiu mais de R$ 457,2 mi- lhões para a compra de uma quan- tidade superior a 6,4 mil novas viaturas, beneficiando a Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica, incluindo ainda o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar Ambiental e Ro- doviária. Neste número também estão incluídas 175 viaturas com proteção balística, que proporcio- nam mais segurança aos policiais civis e militares nas atividades de policiamento preventivo, os- tensivo e no combate ao crime organizado.

► Patrulha de Proteção Animal da GCM socorre cães durante averiguação de maus tratos em Ajapi. GCMs que compõem a patrulha de proteção animal da Guarda Civil foram acionados, na manhã de quarta-feira (28), para averiguar denúncias de um criadouro clandestino no Allan Grei e de maus tratos a animais em Ajapi. Na primeira ocorrência, os GCMs verificaram que em uma casa, havia sete cães da raça Doberman e outros seis filhotes da mesma raça, todos aparentemente muito bem cuidados. O tutor se apresentou como médico veterinário tendo fornecido o CRMV para registro da ocorrência. No segundo local, uma chácara no Distrito de Ajapi, os GCMs encontraram cinco cães sem raça definida com muitos espinhos de ouriço cravados em suas faces e corpos. Não havia nenhuma pessoa no imóvel, mas devido à gravidade da situação, a médica veterinária do Departamento de Proteção Animal da Prefeitura que acompanhou os GCMs, conseguiu com o auxílio dos Guardas, retirar os espinhos dos cachorros no próprio local, aliviando o sofrimento dos animais.

Os GCMs e a equipe do D.P.A retornarão ao local para prosseguir com os procedimentos que serão adotados.

Porções de crack, cocaína e maconha foram apreendidas. Além de três munições de calibre .36

Divulgação

A BRK Ambiental, conces- sionária responsável pelos ser- viços de coleta e tratamento de esgoto em Rio Claro, vai realizar nesta sexta-feira, dia 30 de julho, testes com fumaça na rede coleto- ra de esgoto do bairro Diário Vil- le. Esse procedimento serve para verificar a funcionalidade das re- des públicas de esgoto operadas pela empresa no município e para detectar possíveis irregularidades nas tubulações identificando, por exemplo, infiltração de águas plu- viais ou falhas de estanqueidade (vazamentos) nas vias públicas e

em imóveis.

O teste é bastante simples.

Técnicos da concessionária, com a aplicação de equipamento es- pecífico, injetam a fumaça em alguns poços de visita (PVs) - estruturas do sistema de esgoto identificadas por tampas de ferro localizadas, geralmente, no centro das ruas e nas esquinas – e, depen- dendo do local que a fumaça sair, é possível constatar se há alguma irregularidade na tubulação.

“Esse é um importante traba- lho preventivo. Com o uso dessa tecnologia, a fumaça é visualiza- da em poucos instantes após sua aplicação, o que nos proporciona

identificar possíveis problemas e agir diante deles. É uma manei- ra de melhorar continuamente a prestação dos nossos serviços no município”, informa Alexandre Leite, gerente de operações da BRK Ambiental em Rio Claro.

Durante a execução do teste, a fumaça poderá sair por calça- das e outros pontos da superfície, por instalações internas das casas, como banheiros e áreas de servi- ço, e ainda na parte externa como ralos e calhas.

“A fumaça utilizada durante o procedimento é atóxica, sem cheiro e não prejudicial à saúde”, esclarece o gerente.

Os moradores do bairro Diá- rio Ville receberam nesta semana um folheto informativo sobre a inspeção nas redes de esgoto. O teste de fumaça será aplicado na avenida 7DV, no trecho entre as ruas 2JP e 10JP, numa vistoria que engloba 810 metros de tubula- ções. O trabalho está programado para ter início às 8h e tem a pre- visão de ser concluído até às 17h.

Em caso de dúvidas, a BRK Ambiental presta atendimento telefônico gratuito pelo 0800 771 0001. Informações também podem ser obtidas pela página da empresa na internet: http://www.

brkambiental.com.br/rio-claro.

BRK Ambiental realizará teste com fumaça no bairro Ville I

(7)

SEXTA-FEIRA, 30 DE JULHO DE 2021

DIÁRIO DO RIO CLARO l www.j1diario.com.br

7

Rafael Losano iniciou disputas nas Olimpíadas

Rio-clarense participou das provas ontem (29) e continua competição nesta sexta-feira (30)

Samuel Chagas

Começou, nessa quin- ta-feira (29), o Concurso Completo de Equitação das Olimpíadas de Tóquio 2020.

A competição se deu por equipe e individual. E reuniu as modalidades de adestra- mento, cross-country e salto - sendo, portanto, um triatlo.

As provas de adestramento e salto acontecem no parque equestre Baji Koen, na ci- dade de Tóquio. E o cross- -country no Sea Forest Park,

na baía da sede. Segundo o portal da Confederação Bra- sileira de Hipismo (CBH), as disputas acontecerão até segunda-feira (2).

Ainda de acordo com o portal da CBH, após inspe-

ção veterinária, foi confirmado

para o Time Brasil, os cava- leiros e as montarias: Carlos Parro/Goliath e Marcelo Tosi/

Genfly, ambos com carreira

olímpica, ao lado do jovem talento e rio-clarense, Rafael Losano/Fuiloda G, e Marcio Appel/Iberon Jmen. Todos os quatro cavaleiros, que integra- ram o Time brasileiro nos jo- gos pan-americanos de Lima, em 2019, onde conseguiram medalha de prata.

Quinteto rio-clarense já volta à quadra hoje, quando buscará reabilitação

Geraldo José Costa Jr.

Após 3 vitórias consecu- tivas, a equipe do Rio Claro Basquete conheceu sua primeira derrota na Liga de Desenvol- vimento Sub-23 e perdeu a in- vencibilidade na competição e a liderança do Grupo B.

A derrota foi para o time do Brasília/DF, por 63x68, em partida disputada na manhã de quinta-feira (29). O quinteto rio- -clarense volta à quadra nesta sexta-feira (30), às 11h15, no ginásio H. Villaboim, no EC Pi- nheiros, em São Paulo, quando enfrentará o time do Cerrado Basquete, pela 5ª. rodada da primeira fase.

Rio Claro perde invencibilidade na LDB

O Rio Claro Basquete ocu- pa a terceira colocação do Gru- po B, com 75% de aproveita-

mento dos pontos disputados. A liderança pertence ao Pinheiros.

Bauru está em segundo lugar.

Geraldo José Costa Jr.

A equipe sub-20 do Velo Clube realiza nesta sexta-feira (30) o último jogo preparatório para a disputa do Campeonato Estadual da categoria, promo- vido pela Federação Paulista de Futebol.

O jogo-treino acontece no estádio III Distrital do bairro da Cidade Nova. O adversário será a AA Ponte Preta de Campinas.

Nos outros dois jogos-treinos du- rante a fase de preparação, o Velo Clube, que tem parceria com a empresa Salto Sports, empatou com o Rio de Branco de Ameri-

cana por 1x1 e venceu o Guarani de Campinas, por 2x1.

A estreia do Velo Clube no Estadual Sub-20 será no dia 5 de agosto, no estádio Benitão, contra o time do Grêmio Sãocarlense. O técnico Lúcio Borges está con- fiante numa boa campanha do Velo Clube na competição.

Sub-20 do Velo Clube realiza último

jogo-treino antes da estreia no Estadual

Geraldo José Costa Jr.

A tradicional equipe do IX de Julho FC, o alvirrubro do Jardim América, é uma das agremiações amadoras mais queridas de Rio Claro, sempre reunindo grande número de torcedores e simpati- zantes que acompanha o clube nas várias competições que disputa.

Além do time amador, o IX de Julho conta ainda com o time Expressinho, coordenado pelo diretor Nadir Andrade, há mui- tos anos realizando um grande trabalho à frente da equipe.

Preocupado não apenas com o futebol, mas, também com questões sociais, o IX de Julho FC, através de seus diri- gentes, atletas e torcedores, sem- pre mobiliza os simpatizantes e parceiros do clube para realizar campanhas para arrecadação de alimentos que visam minimizar o sofrimento alheio.

Atualmente, o Expressinho do IX de Julho disputa a Copa Madal Veteranos 3.8 que reúne várias agremiações de Rio Claro e algumas da região.

O IX de Julho ocupa no mo-

mento, a 3ª colocação do cer- tame, com 16 pontos ganhos, sendo 5 vitórias, em 7 jogos disputados. A liderança pertence ao bom time da Zona Leste FC com 22 pontos ganhos.

Em jogo valendo pela 8ª rodada da Copa Madal, o IX de Julho venceu a equipe do XI Garotos FC pelo placar de 2x1. A 9ª rodada da competição acontece no próximo final de se- mana, quando o IX de Julho FC enfrentará no estádio IV Distrital do Jardim América, às 15h45, a equipe do Vila Nova FC.

Futebol Amador: Expressinho do IX de Julho FC compete na Copa Madal 3.8

Geraldo José Costa Jr.

O Santos FC praticamente garantiu sua passagem à fase quartas de final da Copa do Bra- sil. A equipe santista bateu o Ju- azeirense/BA por 4x0, em jogo disputado na noite da quarta-feira (28), na Vila Belmiro.

Marcaram pelo Peixe, Mad- son, Lucas Braga, Marcos Leo-

nardo e Carlos Sanchez. Ainda que tenha encontrado alguma dificuldade no primeiro tempo do jogo, a segunda etapa foi um passeio do time do Santos sobre o time baiano.

Com 80% de posse de bola e 87% de precisão nos passes, o time santista jogou ao melhor es- tilo do técnico Fernando Diniz, e finalizou 13 vezes a gol. Confor-

me a estatística do jogo o Santos trocou 631 passes enquanto o Juazeirense apenas 164.

Com a vitória expressiva, conquistada no jogo de ida, o Santos pode perder por até 3 gols de diferença, a segunda partida decisiva válida pelas oitavas de final, que acontecerá no próximo dia 5, às 19h15, em Juazeiro do Norte/BA.

Peixão goleia na Copa do Brasil

Santos goleia e abre boa vantagem na Copa do Brasil

(8)

SEXTA-FEIRA, 30 DE JULHO DE 2021 DIÁRIO DO RIO CLARO l www.j1diario.com.br

8 DEsportes

E. Cortez

A sexta etapa da Stock Car Pro Series acontece neste fim de semana, em Curitiba. O Circuito Raul Boesel recebe a primeira de duas etapas em dois fins de semana consecutivos.

A sétima, que foi antecipada do dia 22 para o dia 8 – a fim de viabilizar a participação de alguns pilotos da Stock Car na prova 24 Horas de Le Mans e Indy, será

disputada no anel externo do au- tódromo. Neste fim de semana a Stock Light também terá etapa na região metropolitana da capital paranaense.

Na categoria principal a li- derança ainda é de Daniel Ser- ra, com 160 pontos, seguido de Gabriel Casagrande, com 156, e Cesar Ramos, em terceiro, com 143.A Band é a responsável por exibir a Stock Car na TV aber-

ta. Além disso, o SporTV segue como parceiro da categoria para as transmissões em TV fechada.

O SporTV transmite o treino clas- sificatório neste sábado às 15h30, enquanto a corrida 1, no domingo, será ao vivo na Band e no Spor- TV às 13h10, com a corrida 2 às 13h48. O canal oficial da Stock Car no YouTube, o site motors- port.com e o Facebook do Auto Vídeos também transmitirão ao vivo a etapa.

Stock Car: Confira horários e

como assistir a etapa de Curitiba

Arthur Leist fará oficialmente, neste fim de semana, sua estreia pela Stock Light no Au- tódromo Internacional de Curitiba. O circuito da região metropolitana da capital paranaense será sede da quarta etapa da temporada 2021 da categoria de acesso à Stock Car. No ano de estreia do gaúcho da Motortech Competições, em 2020, o autódromo não fez parte do calendá- rio. Mesmo assim, o atual terceiro colocado do campeonato, com 111 pontos, se diz preparado para enfrentar o desafio.

“Curitiba é um dos circuitos mais tradicio- nais do Brasil. Tenho me preparado no simulador e tem sido muito divertido. É lógico que tenho uma certa desvantagem para alguns outros pilo- tos com mais experiência e que já andaram aqui, mas me sinto preparado”, frisou Leist, que está 21 pontos atrás do líder da classificação. “Será uma estreia em dose dupla, já que no fim de semana seguinte temos outra prova em Curitiba, no anel externo! Espero que em uma dessas oportunidades consiga minha primeira vitória no campeonato, que seria muito especial”, destacou.

O chefe de equipe da Motortech Competi- ções, Adílson Morari, não vê a falta de experi- ência de Leist como um empecilho para um bom desempenho no fim de semana. “O Arthur se adapta muito rapidamente em qualquer situação e tenho certeza que desta vez não será diferente”, destacou. “Ele e o Gabriel Robe, que conhece bem a pista, tem um ótimo relacionamento dentro e fora da pista, o que tem se refletido em nossos resultados. A primeira vitória do Arthur está

Stock Light: Arthur Leist mira primeira vitória em sua estreia em Curitiba

(Divulgação)

Bruno Baptista se prepara para a sequência de corridas em Curitiba

(Stock Car)

Concentrado no objeti- vo de marcar pontos e subir na tabela de classificação, em que atualmente está na nona posição, Bruno Bap- tista está se organizando para as duas etapas conse- cutivas que a Stock Car Pro Series em Curitiba.

“Primeiro, estamos fa- zendo o trabalho necessário para a corrida no circuito tradicional”, disse o pilo- to que faz parte do time da Toyota Gazoo Racing no campeonato. “Nosso objetivo é tentar andar na

frente o máximo possível e marcar bastante pontos nesta sexta etapa. Depois, vamos nos concentrar em preparar tudo para a corri- da da semana que vem no anel externo, que pede ou- tro acerto do carro e muda um pouquinho o modo de pilotagem. Será uma boa oportunidade para ganhar mais experiência!”, com- pletou.

Esta etapa será disputada no circuito misto e a próxima no anel externo do autódromo

(Divulgação)

Piloto faz parte do time da Toyota Gazoo Racing no campeonato

Confira a programação do GP da Hungria:

Treino Livre 1 Sexta-feira 06h30 Bandsports Treino Livre 2 Sexta-feira 10h Bandsports Treino Livre 3 Sábado 07h Bandsports Classificação Sábado 10h Band e Bandsports

Corrida Domingo 10h Band

Piloto gaúcho busca vitória em Curitiba

Neste final de semana, Lewis Hamilton e Max Vers- tappen se encontrarão pela primeira vez após a polêmica batida em Silverstone, agora em Hungaroring, para mais uma edição do GP da Hungria, a última antes da pausa de verão da Fórmula 1.

A 11ª etapa da temporada 2021 promete ser quente, com a expectativa dos próximos pas- sos dos rivais ao título e como suas equipes, Mercedes e Red Bull se comportarão. Desde o dia do acidente, a marca austrí- aca não vem poupando críticas

Hungria recebe Fórmula 1, F3 e W Series

ao heptacampeão, e promete tomar atitudes extrapista pelo incidente.

O fim de semana no Hun- garoring também serão da Fór- mula 3 e W Series, que farão as preliminares da F1.

Com os Jogos Olímpicos de Tóquio em andamento, ha-

via uma preocupação sobre a manutenção das transmissões da F1 pela Band e o Bands- ports. Em nota enviada, a di- reção do grupo paulista con- firmou que a programação da F1 segue inalterada, mas não se pronunciou com relação à Fórmula 3.

A Fórmula 3 terá neste final de semana a disputa de sua quar- ta etapa em rodada tripla. Os 30 pilotos da categoria desembar- cam na pista de Hungaroring, em Budapeste, uma das favoritas do brasileiro Caio Collet, da MP Motorsport.

Os treinos no circuito de 4,381 km e 14 curvas começam nesta sexta-feira (30), com a

tomada de tempos a partir das 8h50 (de Brasília). No sábado (31), as provas terão suas lar- gadas às 5h35 e 12h55 (de Bra- sília). A corrida 3 completará o fim de semana no domingo (1), a partir das 5h45 (de Brasília).

Em virtude dos Jogos Olím- picos, o Bandsports ainda não confirmou as transmissões ao vivo.

Oitavo colocado na tempora- da e com dois pódios, Collet vai em busca de um final de semana

“limpo”, como o piloto definiu.

Após problemas na última etapa no circuito Red Bull Ring, na Áustria, o brasileiro quer voltar a brigar pela pole e pódios. E nada melhor do que buscar a re- cuperação em uma de suas pistas favoritas.

F3: Caio Collet parte para etapa em uma de suas pistas favoritas

Previstas inicialmente para entrarem em vigor no GP da Hungria, neste fim de semana, as novas regulamentações téc- nicas de pit-stop da Fórmula 1 farão parte da categoria apenas a partir do GP da Bélgica, a partir do fim de agosto, no intuito de dar mais tempo às equipes para se adaptarem aos ajustes. Firma- da em acordo com as equipes do grid, a nova diretiva técnica tem como premissa tornar os pit-stops mais seguros. Com isso, natural- mente, os tempos de parada serão maiores.

A intenção da nova direti- va técnica é adicionar diversos atrasos no processo do pit-stop, buscando reduzir a chance dos carros voltarem para a pista sem alguma das rodas totalmente presas. Entre os detalhes, a FIA definiu quando o sinal pode ser dado que a porca foi totalmen- te apertada. E só a partir desta autorização que a equipe pode prosseguir com a liberação do carro de volta para a pista. A nova diretiva também determi- na que as reações dos mecânicos devem estar acima de um tempo

mínimo. Se um reage à conclu- são do processo de pit-stop em menos de 0s15, o sensor regis- trará como inválido e vai exigir a repetição da operação.

Os sensores das equipes tam- bém permitem que os mecânicos se comuniquem quando cada pro- cesso do pit-stop for concluído.

Uma vez que a troca for concluída nas quatro rodas, o “semáforo” do time indica se o carro pode ser liberado. A nova diretiva afirma que 0s2 devem passar entre o úl- timo sinal da troca e a liberação dos pilotos para sair.

FIA adia para GP da Bélgica introdução de novas regras de pit-stops na Fórmula 1

muito próxima e tomara que seja em Curitiba”, destacou.

Confira a programação completa da Stock Light e onde assistir:

Sábado (31 de julho):

8h45 – Treino livre 11h35 – Treino livre 14h30 – Classificação

16h58 – Corrida 1 (Bandsports, Facebook e YouTube Stock Car, Facebook e TwitchTV Auto- Videos, YouTube HighSpeed, portal Catve.com)

Domingo (1º de agosto):

15h20 – Corrida 2 (Bandsports, Facebook e YouTube Stock Car, Facebook e TwitchTV Auto- Videos, YouTube HighSpeed, portal Catve.com)

(foto: Bruno Terena) (Divulgação)

(9)

SEXTA-FEIRA, 30 DE JULHO DE 2021

DIÁRIO DO RIO CLARO l www.j1diario.com.br

9

Nutricionista reforça que carboidratos não são vilões, mas é preciso se atentar ao que é ingerido para controlar o índice glicêmico

Divulgação

Os carboidratos são fontes de energia para o corpo, porém, muitas pessoas os veem como vi- lões por não compreenderem a quantidade que deve ser ingerida diariamente ou a diferença entre carboidratos simples e comple- xos. Quem afirma isso é Fernanda Gularte (CRN- 5232), nutricionis- ta credenciada da Paraná Clínicas – empresa do grupo SulAmérica –, que explica a importância do consumo de hidratos de carbono e também reforça que tubérculos, por exemplo, são opções saudá- veis e geralmente de baixo índice glicêmico.

“É necessário que carboidra- tos estejam presentes no dia a dia e em várias refeições, pois a falta desses componentes pode causar dor de cabeça, cansaço, fadiga e mau humor, por exemplo. A questão principal é a qualida- de do carboidrato ingerido. Os carboidratos simples e refinados costumam ter índice glicêmico altíssimo, colaborando para uma rápida absorção, gerando picos de glicose e de insulina no orga- nismo. Isso faz com que a pessoa tenha comportamento ‘belisca-

Tubérculos são opções de carboidratos complexos, que geram energia e fazem bem à saúde

dor’, queira comer ou sinta fome o tempo todo, fazendo com que o consumo de carboidratos seja exagerado ultrapassando a quan- tidade calórica ideal ingerida no dia, o que pode levar ao ganho de peso”, explica a nutricionista.

“Os carboidratos complexos, por sua vez, normalmente pos- suem baixo índice glicêmico e são ricos em fibras e nutrientes, tornando a digestão mais lenta, bem como a absorção da glicose.

Isso significa que provavelmente o corpo não acumule excesso de gordura. Os tubérculos são car- boidratos considerados comple- xos e fazem muito bem à saúde por também conterem minerais como magnésio, cálcio e potás-

sio, podendo serem consumidos de diferentes formas”, comenta Fernanda.

A profissional também res- salta que alimentos não proces- sados ou sem conservantes são ainda melhores para uma dieta saudável.

Tubérculos com baixos índices glicêmicos

Segundo a nutricionista, o índice glicêmico varia de acordo com a presença de fibras nos ali- mentos, a estrutura física e quími- ca dos carboidratos dos alimentos e a presença de proteínas e gor- duras no alimento ou na refeição.

Quanto maior o índice glicêmico, mais facilmente o alimento é di-

gerido e absorvido no intestino, aumentando a glicemia. Assim, os itens alimentícios foram divididos em três categorias: baixo IG 55 ou menos; médio IG 56-69; alto IG 70 ou mais.

A batata doce, por exemplo, é rica em potássio, vitamina A e vitamina C, e também comple- xo B. O IG do tubérculo é muito baixo, e o carboidrato complexo presente no alimento, somado à quantidade de fibras, torna a ba- tata doce saudável e altamente recomendada para quem faz ativi- dade física. Em 100g do produto cozido, são 76kcal encontradas, 18,42g de carboidrato, 2,7g de fibras e 50 de IG.

A mandioca cozida, por sua vez, contém cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C.

Também conhecida como aipim ou macaxeira, o alimento faz bem para o coração, é uma ótima fonte de energia, melhora a digestão e o humor, além de ser muito versátil, podendo seu usada em diversas refeições e com diferen- tes acompanhamentos. Em 100g do produto cozido, são 125kcal, 30,96g de carboidrato, 1,56g de fibras e 73 de IG.

A Vapza Alimentos possui em seu portifólio batata doce, mandioca e mandioquinhas já prontos, embalados a vácuo e cozidos a vapor. Com muito mais praticidade para refeições com carboidratos complexos.

Além disso, há mais de 25 anos no mercado, a empresa possui tecnologia pioneira no Brasil que

permite que os itens não possu- am conservantes e nem outras substâncias químicas que pos- sam comprometer a qualidade do alimento.

“A Vapza se compromete com um padrão de excelência voltado à alimentação saudável desde o contato com fornece- dores ao processo de produção, chegando à distribuição para o varejo tradicional e para o food

service. Isso nos coloca no mer- cado como uma empresa que se preocupa com uma alimentação melhor para todos, ainda mais por termos certificações que atestam a produção orgânica dos alimentos, com embalagens BPA Free e o Padrão Global da BRCGS (Brand Reputation through Compliance) para Segurança de Alimentos”

comenta Enrico Milani, CEO da empresa.

Referências

Documentos relacionados

teories conseqüencialistes egoisme ètic ètica de deures prima facie ètica kantiana Teories ètiques normatives teories de deures utilitarisme teories imperatives teories de

Como afirmado em nosso resumo, um time de futebol da dimensão do Flamengo, com cerca de 42 milhões de torcedores (Datafolha, 2019), espalhados pelo Brasil e também

Assim sendo, a organização, quando opta por uma política de redução de custos com mão-de-obra via adesão a processos de terceirização, reduz consequentemente

Una educación establecida y controlada por el Estado no debería existir, y en caso de existir, más que como uno de tantos experimentos, entre muchos otros, hecho solamente

Sea cual sea la opinión de los moralistas utilitaristas con relación a las condiciones originales que hacen que la virtud devenga virtud, y por más que puedan considerar (como,

Conclusão: Após o processo de adaptação transcultural, a versão brasileira da PEM-CY pode ser considerada um instrumento válido e confiável para medir a

Na primeira, pesquisa teórica, apresentamos de modo sistematizado a teoria e normas sobre os meios não adversarias de solução de conflitos enfocados pela pesquisa, as características