• Nenhum resultado encontrado

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Instituto GAIIA

Rua Aurelino Costa, 210 - São Francisco - Carandaí - MG (32)9.9152-4642 contato@institutogaiia.org

Site: https://institutogaiia.org Instagran: https://lnkd.in/d5A3pKrh Facebook: https://lnkd.in/di-ZWFd2 Linkedin: https://lnkd.in/d6Z3Hef5

(2)

ÍNDICE

1. IDENTIFICAÇÃO... 3

2. HISTÓRICO DA ONG ... 4

3. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ... 7

3.1. JUSTIFICATIVA ... 7

3.2. OBJETIVOS ... 7

3.3. METAS ... 7

3.4. PÚBLICO ALVO ... 8

3.5. MODALIDADES DE ENSINO ... 8

3.6. RECURSOS FÍSICOS ... 8

3.7. RECURSOS HUMANOS ... 8

3.8. PLANO DE TRABALHO ... 9

3.9. SISTEMA DE AVALIAÇÃO ... 9

4. RELAÇÃO FAMÍLIA, COMUNIDADE E SOCIEDADE ...10

(3)

1. IDENTIFICAÇÃO

O Instituto GAIIA é uma associação civil sem fins lucrativos, sem vinculação político-partidária ou religiosa, com duração indeterminada, fundada em assembleia realizada no dia 28 de abril de 2013. Há oito anos o Instituto GAIIA atua no município de Carandaí ofertando aulas gratuitas de inglês, teatro, informática, apoio pedagógico, grupos de convivência e fortalecimento de vínculos, entre outros.

Sua missão é proporcionar a criança e ao adolescente o direito de viver com dignidade, por isso, através de várias mãos plantamos sementes de educação, cultura e práticas esportivas.

O Instituto GAIIA tem como valores: cuidado com o presente e com o futuro; defesa dos direitos humanos; solidariedade e compromisso com o desenvolvimento das pessoas.

Sua visão fortalecer sonhos para um futuro brilhante como estrelas.

Tendo o propósito transformar vidas para um futuro brilhante.

Nosso objetivo é oportunizar a crianças e adolescentes o acesso a bens e serviços de qualidade, normalmente inacessíveis à população menos favorecida. Todos os projetos desenvolvidos pelo Instituto têm como finalidade primária promover a inclusão social da população infanto-juvenil.

Enquanto entidade beneficente, o Instituto GAIIA oferece serviços gratuitos, planejados e continuados, oportunizando o acesso à assistência social, a educação complementar e ao esporte, proporcionando o desenvolvimento integral de nossos usuários. Sempre na perspectiva do direito para o pleno exercício da cidadania, o Instituto GAIIA contribui para que as famílias, especialmente as mais vulneráveis, possam se fortalecer para melhor proteger os seus membros.

“Uma criança, um professor, uma caneta e um livro

podem mudar o mundo”

Malala Yousafzai

3

(4)

2. HISTÓRICO DA ONG

O Instituto GAIIA nasceu da urgente e necessária atenção as crianças e adolescentes do município de Carandaí. Apesar de contar com uma norma jurídica avançada, o Brasil ainda não foi capaz de garantir a devida proteção e defesa dos direitos do público infantojuvenil.

A primeira referência a “direitos da criança” em um instrumento jurídico internacional data de 1924, quando a Liga das Nações adaptou uma resolução endossando a Declaração dos Direitos da Criança promulgada no ano anterior pela organização da sociedade civil - Conselho da União Internacional de Proteção à Infância. A situação da infância continuava degradante e exigia que a temática sobre os direitos da infância ocupasse espaço significativo nos debates ao redor do mundo. Assim, ao longo dos anos, outras legislações surgiram e no Brasil, a Constituição Federal de 1988 em seu art. 227 enfatizou o dever da família, da sociedade e do Estado em assegurar à criança e ao adolescente o acesso ao direito com absoluta prioridade.

Portanto, em consonância com os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil que, entre eles, constitui a construção de uma sociedade livre, justa e solidária que promova o bem de todos, sem preconceitos e discriminação. Finalmente, emerge um novo olhar à infância, em 13 de julho de 1990 com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, outorgando a criança e ao adolescente o status de sujeitos de direitos e em condição peculiar de desenvolvimento.

“Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo.”

José Saramago

(5)

Todavia, o avanço jurídico-formal, não garantiu a proteção integral a todas as crianças e adolescentes de forma homogênea. Assim, crianças e adolescentes advindas das classes subalternas ainda vivenciam todas as formas de violação de direitos, em especial, aquelas praticadas pelo Estado que trinta e um ano após a promulgação do ECA não foi capaz de materializá-lo em sua plenitude. Destarte, a desigualdade social e econômica submete crianças, adolescentes e suas famílias a condições adversas de vida, impossibilitando o desenvolvimento pleno e a garantia de direitos.

Segundo o ECA, é dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente. Desse modo, o Sistema de Garantia de Direitos engloba vários atores sociais e visualiza a proteção integral como a ação diante da ameaça ou violação de direitos, mas também abrange de modo significativo a atuação preventiva e isso se dá através da implementação de ações com enfoque prioritário e exclusivo na criança e no adolescente. Assim sendo, ampliar a rede de atendimento à criança e ao adolescente de Carandaí, com atuação nas áreas de assistência social, educação, cultura, esporte, lazer é de interesse público relevante e fundamental para prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos.

O lugar da família nas políticas sociais é necessário pelo fato de que a sua situação de pobreza está diretamente ligada à má distribuição de renda, onde o modo de produção capitalista não garante pleno emprego, ficando as famílias em situação de vulnerabilidade, havendo a necessidade da inclusão social através das políticas sociais ofertadas pelo Estado. (MIOTO, apud VANZETTO, 2006, s/p

5

(6)

Segundo o ECA, é dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente. Desse modo, o Sistema de Garantia de Direitos engloba vários atores sociais e visualiza a proteção integral como a ação diante da ameaça ou violação de direitos, mas também abrange de modo significativo a atuação preventiva e isso se dá através da implementação de ações com enfoque prioritário e exclusivo na criança e no adolescente. Assim sendo, ampliar a rede de atendimento à criança e ao adolescente de Carandaí, com atuação nas áreas de assistência social, educação, cultura, esporte, lazer é de interesse público relevante e fundamental para prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos. Toda população deve contribuir no processo de construção de uma nova sociedade, como afirma Herbert de Souza:

Enquanto houver uma criança ou adolescente sem as condições mínimas básicas de existência, não teremos condições de nos encarar uns aos outros com a tranquilidade dos que estão em paz com sua consciência. Vivemos hoje a situação do escândalo de negar condições de humanidade àqueles que só podem existir com o nosso amor. (SOUZA, 1992, p. 41)

Nesse sentido, o Instituto GAIIA nasceu com o compromisso de atuar na ampliação da rede de atendimento a crianças e adolescentes contribuindo sobremaneira para a materialização das normas de proteção à infância e adolescência e para o desenvolvimento social e humano de toda comunidade carandaiense.

(7)

3. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 3.1. JUSTIFICATIVA

O Instituto GAIIA tem como propósito cooperar para que a desigualdade social dos adolescentes assistidos seja minimizada e que eles enquanto pessoas consigam apoderar-se das condições necessárias para um bom desempenho dentro da sociedade em que se encontram inseridos e sejam fortalecidos dentro do sistema, participando de uma ação onde possam compartilhar, desenvolver e contribuir para uma sociedade menos excludente, na qual todos possam ser fortalecidos com a aquisição de oportunidades dos “saberes”.

3.2. OBJETIVOS

O Instituto tem como objetivos:

1. Oportunizar aos adolescentes melhores condições de aprender;

2. Desenvolver a capacidade de adquirir habilidades, atitudes e valores;

3. Fortalecer vínculos de solidariedade humana e a tolerância necessária para a vida social.

3.3. METAS

O Instituto tem como metas:

1. Atender, em 2021, mais beneficiários;

2. Ampliar o número de cursos, atendendo a um número maior de alunos;

3. Desenvolver parcerias.

7

(8)

3.4. PÚBLICO ALVO

Crianças, adolescentes e suas famílias, especialmente as mais vulneráveis, residentes no município de Carandaí.

3.5. MODALIDADES DE ENSINO

O instituto oferta cursos gratuitos de inglês e informática para jovens que não possuem condições financeiras de pagar por esses cursos, além de apoio pedagógico, teatro, brinquedoteca, grupos de convivência e práticas esportivas.

3.6. RECURSOS FÍSICOS

Oito salas grandes, uma área para a prática de artes marciais, três banheiros, uma cozinha, um refeitório, uma recepção, um campo de futebol, uma área para palestras, reuniões e apresentações culturais (necessidade)

Três salas pequenas, um banheiro, uma recepção, uma cozinha. (realidade)

3.7. RECURSOS HUMANOS 2 assistentes sociais;

2 pedagogos;

1psicóloga;

1professor de futebol;

1 professor de Taekwondo;

1 professor de Jiu-jitsu;

1professor de teatro;

1 professor de inglês;

(9)

3.8. PLANO DE TRABALHO

O plano de trabalho proposto se divide em:

1. Definição das tarefas;

2. Estabelecimento dos prazos para que estas sejam cumpridas;

3. Avaliação dos recursos disponíveis;

4. Adequação do plano aos recursos disponíveis;

5. Divisão e entrega das tarefas para que possam ser, então, realizadas.

3.9. SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A avaliação das tarefas disponibilizadas pelo instituto será realizada como seguem:

1. Monitorar e avaliar a execução das tarefas;

2. Confecção de relatórios periodicamente, de modo a acompanhar o desempenho dos alunos de acordo com tarefas realizadas;

3. Promoção da cultura de aprender e melhorar.

9

(10)

RESPONSÁVEIS PELA ELABORAÇÃO

_____________________________________________

Maria das Graças Vieira Martins de Paiva

_____________________________________________

Francilaine Nunes Araújo Melo 4. RELAÇÃO FAMÍLIA, COMUNIDADE E SOCIEDADE

É de suma importância a participação da família, comunidade e sociedade, uma vez que o meio pode favorecer, valorizar e viabilizar o crescimento contínuo dos jovens. Dessa forma, todas as partes se beneficiarão mutuamente, através de um encontro de interesse e necessidades. Assim, a eficiência dessas relações será concretizada.

Referências

Documentos relacionados

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,

Esperamos que através de nossas ações de promoção, os profissionais de saúde se sensibilizem e possam aderir ao projeto de trabalho, contribuindo para um momento de reflexão

O Analisador de energia RE8000 foi projetado para adquirir simultaneamente quatro canais de tensão e quatro canais de corrente.. Todo este sistema de amostras é

Essa falta de experiência com a jogabilidade pode ter contribuído para os baixos valores de FC e PSE encontrados nos EXG, pois quanto maior o tempo das partidas maior o

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Esta ética do acolhimento reverbera em Derrida, que dá um salto para além deste pensamento, fazendo seu alicerce para a criação de uma alteridade, originando uma ética prima, ou

Figura 93 – Variação do perfil da intensidade de amônia formada durante a introdução de H2 na mistura gasosa, obtida na configuração de superfície para diferentes materiais