• Nenhum resultado encontrado

: Brapci ::

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share ": Brapci ::"

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

(JFPR.o("\

CBA

B IS L

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

i"

WVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

~ ~ . : . · I S A

A aplicação do m étodo exploratórío nas pesquisas biblioteconôm icas •

O

!L.:

C A

escola deveria suprir as necessidades re-gionais de profissionais da área.

A eficácia de um a escola verifica-se através da correlação de seus objetivos com as necessidades da com unidade onde localiza-se. Para conseguir a identificação dos objetivos realm ente im portantes para o planejam ento de ensino é necessário a determ inação de um instrum ento opera-cional adequado para analisar o currículo de cada escola de biblioteconom ia.

O objetivo deste artigo é dem onstrar a utilidade de um a análise individual e com parativa do currículo das 29 escolas de biblioteconom ia do Brasil, através da elaboração e execução de um projeto de pesquisa exploratória.

quais de suas necessidades os profissio-nais da biblioteconom ia podem atender. A m enos que isto ocorra, o que ve-m os auve-m entar é o abism o entre os conhe-cim entos adquiridos pelo estudante, na escola de biblioteconom ia e, a sua desa-tualização na prática posterior da profis-são.

A defasagem entre a aprendizagem e a sua aplicação prática na vida profissio-nal do ex-aluno evidencia-se cada vez com m ais intensidade.

A s reform ulações de currículo, fun-dam entadas apenas em bom senso, ou crí-ticas personalísticas, ou m esm o em im -portação de soluções apenas contribuem para agravar o problem a.

A análise e avaliação do ensino neces-sitam da utilização' de instrum entos ope-racionais adequadam ente selecionados conform e os seus objetivos.

A s pesquisas apenas bibliográficas ou aquelas que processam -se ao nível de es-peculação do pensam ento têm o seu valor e são adequadas a determ inadas situações, porém , para

a

análise de um currículo, é m ais eficiente o em prego do m étodo de pesquisa exploratória, pois perm ite a quantificação de dados que m edem os in-dicadores previam ente selecionados para caracterizar a qualidade do ensino.

O s objetivos da pesquisa que propo-m os são:

1~ - identificar a qualidade e adequação do ensino de biblioteconom ia no Bra-sil, por região.

2~ - definir os objetivos educacionais de cada escola de biblioteconom ia de acordo com a sociedade onde estão inseri das.

3~ - sugerir soluções para os problem as ocasionalm ente detectados.

4~ - sugerir soluções para problem as de regiões carentes de profissionais da área.

de d

ao le a exi

ve a

A aplicação do método

exploratório nas pesquisas

biblioteconômicas

K a t i a M . L e m o s M o n ta lli»

CD U :001: 891 :02

DCBA

2 . C o n s id e ra ç õ e s e P ro p o s ta

1. IN T R O O U Ç Ã O

o

o b j e t i v o d e s t e a r t i g o é p r o p o r a a n á l i s e d o c u r r í c u l o d a s e s c o l a s d e b i b l i o

-t e c o n o m i a d o B r a s i l e d o m e r c a d o d e t r a

-b a l h o d o b i b l i o t e c á r i o , a t r a v é s d o m é t o d o

d e p e s q u i s a e x p l o r a t ô r i a . T r a t a d e p r o b l e -m a s p e r t i n e n t e s a o e n s i n o d e b i b l i o t e c o

-n o m i a n o B r a s i l

U m dos problem as do currículo é que ele deveria desenvolver conhecim en-tos e perspectivas adequadas ao m undo onde atua. A elaboração de um program a escolar deve sem pre considerar um a pers-pectiva a longo prazo e as realidades da sociedade em transform ação, e, para isto,

precisam os de um estudo adequado do

âm bito total das necessidades sociais. U m a análise constante dos fins, exígên-das e forças que operam na sociedade, m antém a educação orientada para a rea-lidade. Este tipo de análise é que vai de-term inar que tipo de hom em existe e que tipo de hom em é necessário na sociedade.

A o identificar as necessidades de nos-sa sociedade podem os definir tam bém à qual ou quaís destas necessidades a edu-cação pode servir.

U m plano curricular deve estar de acordo com a realidade em que atua. Pa-ra a elaboPa-ração de um plano curricular eficaz é im portante o em prego de todos os m eios disponíveis para determ inar o que é relevante em nossa sociedade e, à Bruner considera a realidade do

ensi-no um a de suas funções; e com o as outras funções do ensino, ele cita o fato de ele tornar o m undo m enos perigoso em suas conseqüências (daí a necessidade de um a atitude científica diante do ensino), m ais econôm ico em seu tratam ento cognitivo e, m ais previsível em sua utilidade prática. O ensino de qualquer profissão deve estar sem pre na vanguarda desta m esm a profissão.

O objetivo das escolas de biblioteco-nom ia é form ar bibliotecários conscientes da im portância de sua profissão e, m ais especificam ente form ar bibliotecários com um a capacidade de trabalho adequa-da às necessiadequa-dades da com unidade onde vive.

O Brasil, um país continental, necessi-ta de vários tipos de bibliotecários e, cada pe

se fa

*

Professora do D epartam ento de Bibliotecono-m iada U FSC.

M em bro da A ssociação Catarinense de Biblio-tecários.

( •..

R.bras. Bibliotecon. e D oc. 15 (1/2):20-24, jan./jun. 1982

(2)

de ao ae ve co,

aca pr"

taç

Re

bel um car ha to ind da

5~ - contribuir para a form ulação de pres-supostos filosóficos da bibliotecono-m ia brasileira.

Para elaborar este projeto de pesquisa será necessária a form ação de um a equipe de professores de biblioteconom ia, pode ser um professor de cada região, um esta-tístico e um program ador. Para executar o projeto, é necessária a participação de dois professores e um aluno de cada esco-la, e, de um bibliotecário representante de cada região ainda na prim eira etapa do projeto.

A pesquisa apresenta-se dividida em três m om entos:

1

o m om ento - a análise dos currículos 2~ m om ento - a pesquisa do m ercado

de trabalho para bibliotecários 3~ m om ento - estudo com parativo

dos resultados, por regiões e con-clusão geral da situação no país. A equipe coordenadora, (com o pode-ria ser denom inada a prim eira), elabora as diretrizes m etodológicas, estabelecendo os aspectos, as variáveis e os indicadores que devem ser m edidos, a população alvo da pesquisa, e outros problem as pertinen-tes ao

1~

m om ento.

N a pesquisa do m ercado de trabalho para bibliotecários devem os considerar os seguintes ítens:

1~ -o m ercado de trabalho disponível ao bibliotecário

2~ - o m ercado de trabalho existente m as não disponível ao bibliotecário 3~ - a necessidade real de bibliotecários

por região

4~ - a adequação do m ercado de trabalho disponível ao bibliotecário da região, com o currículo das escolas de biblio-teconom ia desta região.

A obra "O ensino de biblioteconom ia no Brasil"

A aplicação do m étodo exploratório nas pesquisas biblioteeonôm ieas

bibliotecários especializados, docum enta-listas, analistas de literatura profissio-nal e cientistas da inform ação. N o ar-tigo em que aborda o assunto', ele pro-põe a educação necessária a cada tipo de

hom em de inform ação. . '

Entretanto; 9 .docum ento "M etas

Bases para a ação do governo'Lpropunha-nos em 1.970, referindo-se

à

pohtíca edu-cacional do país, o estím ulo da aplicação dos conhecim entos na solução' de proble-m as concretos e, que fosse evitado a sim -ples transposição de m odelos im portados de países desenvolvidos.

Isto leva-nos a concluir que faz-se ne-cessário que o profissional de biblioteco-nom ia encontre com os seus conhecim en-tos, estudando a sua realidade, as soluções para os seus problem as.

U m a pesquisa exploratória neste ní-vel, identifica a realidade e necessidades biblioteconôm icas do país.

Sobre a teoria do currículo, citam os Taba? quando diz: "Para que Ia elabora-ción del currículo resulte adecuada, todas estas decisiones deben ser tom adas m uy seriam ente sobre una base reconocida, válida y con algún grado de solidez. La com -plejidad y Ia variedad de Ias resoluciones y el hecho de que procedan de diferentes sectores de Ia organización educacional, son factores concurrentes para que Ia existencia de una teoría adecuada para Ia elaboración del currículo sea de Ia m ayor im portancia" .

Se um a teoria não encontra-se direta-m ente vinculada

à

prática ela não torna o ensino eficaz. A pesquisa exploratória proposta, é fundam ental para a form ula-ção teórica do currículo de bibliotecono-m ia das escolas brasileiras. A final ubibliotecono-m

cur-K atia M . Lem os M ontalli de biblioteconom ia 9jflO na página 40 "que A obra

"O

eflefldato_estudos críticos-no Brasil"l re~O ~ a~ procurarem atingir as escolas realite plJr

ra

o funcionam en-avaliativos sériO ~oS ?~econom ia no país, os padrões m íl1 l1J11110suasm etas e objeti-to de escolas de

WVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

t i ' IJ\ "as escolas de bi-para estabelecer~tl" 4 e ~ estudos críticos vos". E, na págllIJj~ ara alcançarem os, blíoteconom ia relJóost~belecidos para o avaliativos detaWS eSolas de biblioteco-padrões m íniJ1l'de eS~ro do m enor prazo funcionam ento ó

CBA

e fl

nom ia brasileiras, propom os objeti-possível". ' tJtl ora avaliativo crítico.

A pesquisa

4

ttJdo da execução deste va realizar este e :lJ ~ e flSloratória enum

era-Entre as val1lie"P

. t

d

qt.líS

proJe o e pes . educacionais

. 'etlV os

se. o b J alas de

biblioteco-1~ -

elaboração

d

ellse S c

eficazes parajJ'1I' tões viáveis de

so-nom ia brasíle ;vge~lem as das escolas

2~ - proposição

de;

~r? ,

luções

para o oft1la~specializações de de biblioteCO P

ô

llS M iaS à cada região. 3~ - identificaç~O jJlÍeS~eorias de ensino profíssíonaíê Pôe

I

s de bibliotecono-4~ - ídentífícaçã-' e S 0 0 a

adequados àS stões para o

pro-m ia. st.lgebra e m ercado de

5~ - proposição d~,de'o

blem a de rfl~eO ' bsídios para a

ela-trabalho na

á!

de SU ostos f'tlosóficos

6~ -

fornecím ent'' teS~u~rasileira.

boração de

P

ttJla .

da orouo ebibli t c o p o aparlow classIficoulí t ,. os

6j,

erfl: bib 10 ecanos,

A inda em

19

i

O .

hom ens de inforf11 , e outros. O e n s i n o

rJIC~. relatório de

equi-1.F IG U E IR E P O p rP S I

; qUOdas e;colas de

. . " , , , 0 (gtu ro com enfase na

d e b i b l i o t e c o n o m i ã oS elltaça T CA PES

pe de pesquisa sobreç v (l'l te. Brasl Ia, , biblioteeonom ia e dOdoG ell

situação do pessoal

1978. v. 1, p. 40-41· 4 jan'/jun. 1982

O,Z ' )'1

R. bras. Bibliotee. e D oe. 15 ( l/Z .

22

2. TA BA , H ilda.E l a b o r a c i á n d e i c u r r i c u l o :

teoria y práetiea. Buenos A ires, Troquei, 1974, p.20.

rículo eficaz necessita fundam entar-se nu-m a teoria de currículo adequada às suas característícas. Todo o processo de al?ren-diz agem fundam enta-se em

um a

teoria se-ja ela com portam entalista, cognitivista,

gestalt etc ... E as escolas de bibliotecono-m ia cobibliotecono-m o definebibliotecono-m -se diante disto?

A s profissões liberais qu~ itê,Ip seus princípios cientificam ente sisténiatizàdos seguem um a orientação filosófica própria enquanto a biblioteconóm ía perm anece alheia 'a estes fatos. Conform e Butler" , "diferente de seus colegas de outros cam -pos de atividade social, o bibliotecário é estranham ente desinteressado dos aspec-tos teóricos de sua profissão.

O

bibliote-cário aparentem ente perm anece isolado na sim plicidade de seu pragm atism o: um a racionalização de cada processo técnico im ediato, tom ado isoladam ente, parece satisfazer seu interesse intelectual. N a ver-dade qualquer esforço para generalizar tais racionalizações na tentativa de com -por um a filosofia profissional parece-lhe não apenas inútil m as defm itivam ente pe-rigoso".

A inda sobre o assunto Farínas" afir-m a que "afir-m uito afir-m ais que o reconheciafir-m en-to externo da profissão que seguim os, fal-ta-nos a consciência interior do que so-m os, para que existim os e qual o papel que desem penham os perante a sociedade".

Com isto, concluím os que os pressu-postos filosóficos da biblioteconom ia bra-sileira (quiçá internacional?) constituem -se ainda de Idéias, estudos e indagações por parte de determ inados pensadores. A pesquisa exploratória proposta, analisan-do o currículo das escolas e seu m ercado

3. BU TLER, Pieree. I n t r o d u ç ã o à c i ê n c i a

d a b i b í i o t e c o n o m i a . trad. por M aria Luiza N

(3)

K atia M . Lem os M ontalli

de trabalho, auxilia estes pensadores na identificação da realidade bíblioteconõ-m ica do país, suas condições atuais, seus lim ites, sua atuação, suas necessidades e perspectivas.

DCBA

3 . C o n c lu s ã o

U m a m entalidade científica pressu-põe um indivíduo capaz de testar suas idéias para verificar se elas são úteis ou não.

A Escola de Biblioteconom ia da U ni-versidade Federal de Santa Catarina, com sede em Florianópolis, desenvolve atual-m ente. uatual-m a pesquisa deste tipo coatual-m a fi-nalidade de qualificar seu ensino e

ade-quá-Io

às expectativas dos alunos e às ne-cessidades da com unidade onde está inse-rida.

A realidade da educação bíblioteco-nôm ica do país e a atual posição da

bi-blioteconom ia em face ao crescim ento

ur-bano, industrial, em contraste com o

abandono e a carência de certas regiões rurais, são fatos que exigem a eficiência de um planejam ento curricular a fim de tornar eficaz o produto da escola.

A s necessidades de identificação de áreas carentes de especializações dos bi-bliotecários, a identificação de teorias de currículo adequadas ao contexto de ensi-no de biblioteconom ia e a definição de pressupostos filosóficos bíblioteconõrni-cos no país, são realidades que dem andam soluções urgentes.

°

m étodo de pesquisa exploratória, que ora propõe-se, planejado e executado de acordo com um a orientação pedagógi-ca especializada no assunto, constitui um a tentativa válida e relevante de solução pa-ra os problem as do ensino de biblloteco-nom ía do país.

B IB L IO G R A F IA C O N S U L T A D A

BA IO CCH I, J. D . F. & O CTA V IA N O ,N .

B.

WVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

M o n t a g e m d e p r o j e t o s d e a ç ã o p e -d a g ó g i c a . Brasília, Ed. Brasflia, 1972.

143 p.

BRU N E R, Jerom e S. A s funções do ensi-no. In: M O RSE, N . C. & W IN G O , G .

N.

L e i t u r a s d e p s i c o l o g i a e d u c a c i o n a l .

São Paulo, Ed. N acional, 1973, capo /

8. (

BU TLER, Pierce. I n t r o d u ç ã o

CBA

à c i ê n c i a d a b i b l i o t e c o n o m i a . trad. por M . L. N o-gueira. Rio de Janeiro, Lidador,

1971.

FA RIN A S, V era H elena Pim entel. Sobre biblioteconom ia.

24

F A RIN A S, V era H elena Pim entel. Sobre biblioteconom ia. R . d e b i b l i o t e c o n o -m i a d e B r a s t l i a , 1 (2):1414,jul.jdez.,

1973.

FIG U EIRED O , N ice e outros. O e n s i n o d e b i b l i o t e c o n o m i a n o B r a s i l : relató-rio de equipe de pesquisa sobre status quo das escolas de biblioteconom ia e docum entação com ênfase na situa-ção do pessoal docente. Brasflia, CA -PES, 1978. 3V .

H A RLO W , N . R. Bookm an, inform ation expert, docum entalist: how library schools m eet the challenge. S p e c i a l l i b r a r i e s , 54 : 403-7, october, 1963. TA BA , H ilda. E la b o ra c iá n d e i c u r r í c u l o :

teoria y prática. Buenos A ires, Edi-ciones Troquel, 1974. 662 p.

R. bras. Bibliotee. e D oe. 15 (l/2):20-24,jan./jun. 1982

Referências

Documentos relacionados

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

11 Correlações entre os métodos Mehlich 1, Melich 3 e resina para análise de P e K em solos dos tabuleiros costeiros. poder de extração do M1, que atua através da dissolução

▪ Quanto a solução para os conflitos entre os pais e a escola, houve um grande número de pais que não responderam, o que pode nos revelar que os pais não fizeram

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-