• Nenhum resultado encontrado

O Princípio da Oração Conversando com Deus

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Princípio da Oração Conversando com Deus"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1

O Princípio da Oração – Conversando com Deus

Filipenses 4:4-6 “Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria!

Sejam amáveis com todos. O Senhor virá logo. Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido”.

Provérbios 15:8 “O Senhor detesta os sacrifícios que os maus lhe oferecem, porém se alegra com a oração dos bons”.

A oração é o nosso diálogo com Deus. Ele está interessado em tudo o que você faz e tem prazer na oração dos seus filhos.

Através da oração desenvolvemos um relacionamento com Deus, um relacionamento vertical!

Qual a diferença entre um relacionamento vertical e um horizontal?

Horizontal: Ouvir mensagens, louvores, ler livros. (Não cria raizes profundas)

Vertical: Orar - falar com Deus, interceder, meditar na palavra de Deus, louvar e adorar a Deus

1-Qual o propósito da Oração – Por que devemos Orar?

1. Para glorificar a Deus - Salmo 148:1

2. Apresentar a Deus os nossos pedidos Filipenses 4:6, “Não andeis anciosos, antes apresente a Deus ...”.

3. Apresentar a Deus as nossas Necessidades.

4. Apresentar a Deus as nossos Desejos a Deus.

5. Para obter as respostas de Deus para os nossos pedidos - Mateus 7:7-8, “que pedi-recebe, bate-abrir-se-a”

6. Para manter a comunhão com Deus - Hebreus 4:16, “Chegamos com confiança no Trono da Graça”

7. Para obter vitória sobre as tentações - Mateus 6:13, “não nos deixe cair em tentação..”

8. Para receber Paz, mesmo nas Tribulações – Fl 4:7, “..e a Paz que excede a todo entimento.”

9. Interceder pela necessidade das outras pessoas – I Tm 2:1, “..façam orações por todos os homens ..”.

(2)

2

2-Quais os Benefícios alcançados através da Oração

1. A oração revela o nosso caráter, quem nós somos (nos coloca na frente do espelho), 2. A oração nos mantém em pé pela fé,

3. A oração controla nossa língua,

4. A oração nos revela os mistérios de Deus, 5. A oração tráz o poder de Deus até nós.

6. A oração revela a Vontade de Deus para nossa vida.

3-Como Devemos Orar?

1. Orar em nome de Jesus Cristo - João 14:13,14 “Tudo o que pedirdes em meu nome eu farei..”.

2. Orar com Disciplina e Perseverança – Diariamente - Lucas 18:1-8, “a Viúva persistente”, 3. Devemos Orar a Palavra de Deus (ex. Efésios 1:16-20),

4. Devemos Orar Juntos (Casal, Família, Igreja) – Mt 18:19-20

5. Confiar na intercessão do Espírito Santo (orar em outras línguas) - Romanos 8:26, 6. Ser específico - Ter um objetivo a ser alcançado p/ obter a resposta - Filipenses 1:3-11, 7. Orar com sinceridade - Mateus 6:5, “não orar como os hipócritas nas sinagogas, esquinas.”.

8. Clamar pelo poder do Sangue de Jesus – (Limpa e Purifica) 9. Analisar se há obstáculos que interferem as nossas Orações.

4-Quando devemos Orar?

1. Devemos orar sempre “orai sem cessar” - I Tessalonicenses 5:17.

2. Ter momentos reservados exclusivamente para a oração - Mateus 6:6. “..entra em teu quarto e ora ..”.

3. Orações rápidas (é feita em qualquer lugar, em qualquer hora e circunstância) - Neemias 2:4.

As meias horas no banheiro, no carro, nas filas, nas salas de espera – Troque parte do tempo da TV.

(3)

3

5-O que pode impedir nossas Orações, quais são os obstáculos da oração?

1. Não pedir - Mateus 21:22 “E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis”.

2. Não pedir com fé - Tiago 1:5-7 “Não devemos duvidar”,

3. Pedir com motivos errados - Tiago 4:3 “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para seus deleites”.

4. Pedir em desacordo com a vontade de Deus - I João 5:14-15, “..se pedimos, segundo sua vontade ..”.

5. Não confessar e não se Arrepender dos Pecados - Provérbios 28:13, Tg 5:16,

6. Reter o Perdão para aqueles que nos machucaram ou aqueles que nós ofendemos, Lucas 6:12.

6-Qual o Resultado de Vivermos em Comunhão com Deus?

1. Com o passar do tempo veremos o Sobrenatural de Deus em nossas Vidas (Milagres). Além da Paz,

2. Receberemos o Batismo com o Espírito Santo e o Dom de Línguas, de Cura, da Fé, Autoridade e Poder p/ ordenar que o inimigo saia de nossa vida e nossa família.

7-Jesus deu o exemplo Ele também Orava!

1- Lucas 6:12 – “E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus”. 2- Lucas 9:28-29 – “E aconteceu que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar. E, estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa ficou branca e mui resplandecente”.

3- Mateus 14:23 – “E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só”.

Jesus orou para nos ensinar que a oração não é uma simples opção do Cristão, mas é uma necessidade, uma questão de “sobrevivência Espiritual”.

Conclusão:

A pessoa que ora recebe a unção do Espírito Santo, obtem sensibilidade para ouvir a voz de Deus e discernir as estratégias do inimigo.

A Bíblia nos ensina que a oração é uma arma de guerra, quem não ora morre espiritualmente.

(4)

4

Vamos orar:

Pai amoroso, justo e eterno, como os discípulos nos dias de Jesus, precisamos aprender a orar melhor. Sabemos que não adianta apenas verbalizar palavras inteligentes, é necessário viver o que foi proposto em nossas orações. Pai, sem a Tua graça e a direção do Teu Espírito, seremos como "papagaios", repetindo frases vazias de conteúdo, que não tem nada a ver com as nossas vidas. Não queremos ser cristãos hipócritas, de fachada, de faz-deconta. Queremos, sim, ser filhos. Queremos ser daqueles que possuem intimidade com o Pai.

Queremos ser servos que sabem servir ao seu Senhor, queremos ser discípulos que reproduzem o caráter do seu Mestre, queremos orar com sabedoria, para que as nossas orações sejam respondidas por Ti.

Pai nosso que estás nos céus, dá que em nosso coração haja sempre o desejo de honrar o Teu nome, proclamar o Teu reino, fazer a Tua vontade, ser solidário com o próximo, liberar perdão sempre que for necessário, vigiar quanto à tentação e buscar sempre em Ti a proteção contra o maligno. Faz de nós homens e mulheres de oração. Que haja em nossa alma o desejo de passar mais tempo em Tua presença, até que sejamos envolvidos pela glória do Teu amor, da Tua santidade e do Teu poder. Queremos ser filhos e filhas que o Senhor espera que sejamos.

Pai, continua a nos ensinar! Queremos crescer alcançando um nível de maturidade para ajudar outras pessoas a encontrar o caminho da oração que produz resultados. E que a nossa vida seja sempre uma oração, e a oração seja a manutenção do nosso viver na Tua presença.

Agradecemos a Ti e rendemos a Ti, toda Glória e Louvor, por nos ter feito compreender esses princípios que, com certeza, farão toda a diferença em nossas vidas. Oramos em nome de Jesus, Amém.

O que significa cada frase da oração Pai-nosso - Mateus 6:9-13?

“Pai nosso” Jesus nestas primeiras palavras, nos ensina a reverenciarmos e reconhecermos a grandeza do Deus com quem estamos falando. Sempre que oramos sabemos que Deus está acima de tudo, nos céus e na terra.

(5)

5

“que estás nos céus” esta expressão sempre nos lembra da Onipresença de Deus, do poder e da Majestade de Deus, da Onipotência de Deus, da Onisciência de Deus, porque daquele lugar tão elevado, Ele vê tudo o que acontece em todos os lugares, em todas as partes da criação.

“santificado seja o teu nome” Deus é santo, puro e, quando nos achegamos a Ele, devemos reconhecer a soberania do nome que está acima de todo nome. Por isso, nos curvamos diante Dele deixando todo nosso ego, orgulho, sabendo que Ele conhece nossos corações e se agrada quando nos santificamos para ir à sua presença. No começo dessa oração, Jesus deixa claro que a necessidade básica do homem e é obrigação do pecador é reconhecer Deus acima de tudo, como provedor de todas as coisas.

“Venha o teu reino” Jesus queria estabelecer seu reino literal sobre a terra, o que seria a manifestação de Deus no mundo. Devemos em nossas orações, ter o desejo de ver esse reino se manifestar em nossa vida, ter o desejo de estar em breve neste reino.

“seja feita a tua vontade”. É entregar nossa vida em total confiança a Deus. Deus se agrada quando andamos de acordo com os propósitos Dele para nossas vidas. Ele só quer nosso bem. Orando e lendo a sua Palavra, a Bíblia, nós conhecemos sua vontade e podemos aplicá- la em nossas vidas.

“assim na terra como no céu” É o desejo de todas as coisas que ocorrem no céu, acontecerem também na terra. No céu está o exemplo perfeito de tudo, o padrão mais elevado do que precisa ser feito.

“o pão nosso de cada dia” Aqui Cristo passa a nos ensinar acerca das nossas necessidades físicas ou materiais (alma e corpo), da qual Ele próprio conhecia, pois se fez carne entre os homens. Jesus nos ensina a orar pela nossa alimentação, aquilo que necessitamos para nossa subsistência, para que não pereçamos.

“nos dá hoje”, esta expressão: também ensina que não devemos nos preocupar com o dia de amanhã, devemos pedir apenas o necessário. Deus sabe do amanhã e suprirá nossa necessidade.

“perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores" O perdão de Deus é condicional. Cristo nos ensina que não podemos guardar rancor, ira em nossos corações em relação às outras pessoas. Jesus quer que vivamos em paz, no que depender de nós, com nossos semelhantes. O cristão deve perdoar, mesmo antes de a pessoa pedir perdão para que Deus perdoe nossos pecados, e, caso a pessoa não peça perdão, não mais nos diz respeito, pois é a Deus quem ela prestará contas. Se fizermos desta maneira, podemos esperar pela misericórdia de Deus.

(6)

6

“Não nos deixes cair em tentação, mas livrar-nos do mal” Devemos pedir a Deus que em todas as circunstâncias de nossa vida, nós não caiamos nas tentações. O mundo que vivemos é cheio de males e tribulações. Mas se perseverarmos em oração e vigiarmos, estaremos sempre nos santificando e purificando cada vez mais e poderemos evitar muitas conseqüências ruins para nossa vida e estaremos sempre usufruindo das bênçãos de Deus

“porque Teu é o Reino, e o Poder e a Glória, para sempre. Amém”. Só Deus é onisciente, onipresente e onipotente.

Precisamos praticar os ensinamentos de Jesus – Oração ensinada por Jesus - Mateus 6:9-13

· Não posso dizer nosso, se vivo num compartimento espiritual de onde nada sai e de onde nada penetra, ou seja, se penso que no céu está reservado um lugar especial apenas para a minha denominação.

· Não posso dizer Pai, se não demonstro diariamente a minha relação de filho.

. Não posso dizer que estás no céu, se estou tão ocupado com a terra que não acumulo tesouros no céu.

· Não posso dizer santificado seja o teu nome, se eu, que sou chamado pelo Seu nome, não sou santo.

· Não posso dizer seja feita a tua vontade, se estou discutindo ressentido e desobediente à Sua vontade para comigo.

· Não posso dizer assim na terra como no céu, se não estou preparado para dedicar minha vida ao Seu serviço aqui.

· Não posso dizer dá-nos hoje o pão nosso de cada dia, se estou vivendo na experiência do passado ou se não faço muita questão de possuir o que venho pedindo.

. Não posso dizer perdoa-nos a nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores, se guardo rancor contra alguém.

. Não posso dizer não nos deixe cair em tentação, se eu deliberadamente me ponho a mim mesmo às tentações ou fico onde provavelmente poderei ser tentado.

. Não posso dizer livra-nos do mal, se não estou preparado para lutar no reino espiritual com a arma da oração.

. Não posso dizer teu é o reino, se não concedo ao rei a obediência disciplinada de súdito fiel.

. Não posso dizer teu é o poder, se temo o que os homens me possam fazer, ou o que os vizinhos possam pensar de mim.

(7)

7

. Não posso dizer tua é a glória, se estou procurando a minha própria glória.

. Não posso dizer para sempre, se meu horizonte está limitado pelas coisas do tempo secular.

. Não posso dizer Amém, se também não acrescento "Custe o que custar". Porque dizer esta oração, honestamente, equivale a consagrar tudo a Deus.

Quando praticamos isso, nunca mais nossas orações são as mesmas! O céu se abre para nós.

A glória desce sobre nossas vidas! Passamos a orar melhor! Deus nos responde, nos guia e nos dirige!

Elementos de uma Oração - Mateus 6: 9:13

1. Apresentação: entrar na presença de nosso Deus e nosso Pai em nome de Jesus Cristo 2. Adoração e Louvor - é a expressão de puro amor a Deus - Mateus 6:9.

3. Arrependimento e Confissão - apresentar o pecado específico a Deus I João 1:9, Mt 6:12.

4. Ação de Graças ou Agradecimento - é o reconhecimento cheio de gratidão de que Deus está interessado em nossas vidas - I Tessalonicenses 5:18.

5. Intercessão ou Súplicas ou Petições - é a oração em favor de outras pessoas - I Timóteo 2:1, Petição - consiste em apresentarmos nossos pedidos pessoais a Deus - João 16:24 e Fl 4:6.

6. Consagração - é oferecimento de todo o nosso ser a Deus - Isaias 6:8.

Modelo de Oração

Apresentação: Nosso Deus e Nosso Pai, entramos na tua presença em nome do teu filho amado Jesus Cristo.

Adoração ou Louvor: Pai querido, eu Te amo e Te adoro, porque o Senhor é Bom, o teu Amor e a Tua Misericórdia dura para sempre, a sua Fidelidade vai de geração em geração , Tu és Santo, és Poderoso, toda Honra, toda Glória sejam dadas a Ti, quão admirável é o teu Poder e Majestade, pois criastes o céu a terra e tudo que nela há, tudo criastes para teu louvor. Sejam agradáveis as palavras da minha boca, e a meditação do meu coração perante a Tua Face, ó Senhor, Rocha Minha, meu Redentor e meu Salvador, és meu Refúgio e minha Fortaleza, és Deus Justo e Fiel.

(8)

8

Arrependimento e Confissão: Pai reconheço que sou pecador e Te peço perdão, pôr meus pecados, pelas minhas iniquidades, pelas vezes que Te entristeci, pelas vezes que não confiei em Ti, Te peço que me dê forças para abandonar o pecado e aceitar o teu perdão e a nova vida que Tu me dás.

Ação de Graças ou agradecimento: Pai querido eu Te louvo e Te agradeço pôr mais um dia de Vida que Tu nos concede, de agradeço pela minha família, minha esposa, meus filhos, pela saúde que tens nos dado, porque tens suprido todas as nossas necessidades, a nossa casa, nosso alimento, nosso vestir, pela nossa harmonia no lar, pelas orações atendidas, pôr meu trabalho e negócios, pela prosperidade que tens nos concedido, pelo ministério que tens nos confiado, pôr tudo que tens nos dado e pelo Teu Amor, nós te louvamos e te agradecemos em nome do filho amado Jesus Cristo.

Intercessão ou Súplicas: (pedidos), Nossas necessidades: Pai querido eu Te peço que guardes a mim e a minha família debaixo da tua graça, não permitas que nenhum mau nos atinja, cubra-nos com o sangue de Jesus, coloca-nos o capacete da Salvação, a Couraça da Justiça, o Escudo da Fé, o Cinturão da Verdade, o Sapato do entusiasmo da Alegria, da pregação da Palavra e a Espada do Espírito que é a Tua Palavra na minha Mão e a Unção na Minha Boca, supra todas as nossas necessidades materiais e espirituais, nos dê muita paz, alegria, saúde e prosperidade, e que possamos ajudar a outros, nos dê muita sabedoria para viver uma vida reta e justa diante de ti, que possamos crescer a amadurecer a cada dia, nos dê uma família muito abençoada. Pai nos dê sabedoria para criar e educar nossos filhos no teu caminho. (Nossos Desejos), Pai abençoa nossos familiares, nossos amigos, abençoa a escola de nossos filhos, seus colegas, os professores e diretores, abençoa nossa igreja, os líderes e os pastores, capacita-os a ensinarem a tua palavra, abençoa os trabalhos da Adhonep e toda a diretoria, abençoa nossa empresa, que ela cresça, dê muito lucro e gere muitos empregos, que se torne reconhecida em todo país, abençoa também todas as famílias de nossos colaboradores dando a eles muita saúde e prosperidade.

Fechamento: Tudo isto Te apresentamos Pai Celestial e já te agradecemos em nome do filho amado Jesus Cristo. Amém

(Modelos de oração encontrados na Bíblia: Salmos 8, 19, 23, 46, 100)

(9)

9

Orando a Palavra de Deus

Para você orar por alguém especial e por você mesmo.

Efésios 1:16-20

Pai Celestial em nome de Jesus Cristo eu não cesso de dar graças a Deus pela vida do (Nome da Pessoa ou o Seu), lembrando-me nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da Glória, dê (a esta pessoa ou a você) o Espírito de Sabedoria e de Revelação, iluminando os olhos do seu coração e de seu entendimento, para que ( a pessoa ou você) saiba qual seja a esperança da minha (sua) vocação, e quais as riquezas da glória da minha (sua) herança nos santos, e qual a sobre-excelente grandeza do seu poder sobre mim (ele), aos que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos, e pondo-o à sua direita nos céus, Amém.

Efésios 3:14-19

Por causa disto eu me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, para que, segundo as riquezas da sua glória, o Senhor me conceda que eu seja abençoado com o poder e pelo seu Espírito no homem interior, para que Cristo habite pela fé no meu coração, afim de, estando arraigado e fundado em amor, eu possa perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o meu entendimento, para que eu seja cheio de toda a plenitude de Deus, Amém.

Colossenses 1:9-10

Por esta razão, também eu, desde o dia em que ouvimos falar no (Nome da Pessoa) , não cessamos de orar por ele e de pedir que ele transborde de pleno conhecimento da Sua vontade, em toda Sabedoria e Conhecimento Espiritual; a fim de Viverdes de modo Digno do Senhor, para seu inteiro agrado, Frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus.

(Texto adaptado em forma de oração).

Referências

Documentos relacionados

Se os faders das bandas de frequência e todos os outros elementos de comando não estiverem já activados, use o botão IN/OUT ( ) para os activar.. Para monitorizar o nível de saída,

Às cumarinas são atribuídas uma grande variedade de atividades farmacológicas, bioquímicas e terapêuticas, as quais dependem de seus padrões de substituição; e elas

Se este produto contiver ingredientes com limites de exposição, pode ser requerido o monitoramento biológico ou da atmosfera do local de trabalho e do pessoal, para determinar

Ressalta-se que, durante o estudo, houve o interesse manifestado pelos adolescentes em discutir temas relacionados à contracepção e sexualidade de forma ampliada, além

Aos Senhores Pastores, estimados Delegados e Convidados. Em nome desta Junta e o meu, saúdo-vos no nome do nosso Senhor Jesus Cristo. Dou graças a Deus por ter me salvo dos

In the Sierra Gaucha region, where a great deal of the nation- al production is concentrated, Embrapa Grape and Wine, based in Bento Gonçalves (RS), is lending support to

S em qualquer sombra de dúvida, quando nosso Senhor Jesus Cristo nos ensina na oração do Pai Nosso a dizer que o nome de Deus deve ser santificado na Terra, do mesmo

Oremos: Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, invocamos Teu Santo Nome e suplicantes imploramos Tua clemência, para que, por intercessão da Imaculada