• Nenhum resultado encontrado

ESTUDO DE COMPOSIÇÃO GRAVIMÉTRICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ESTUDO DE COMPOSIÇÃO GRAVIMÉTRICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

ESTUDO DE COMPOSIÇÃO GRAVIMÉTRICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA

Adrielli da Silva Oenning1 Maurício Ávila Cardoso1 Cristiane Bardini Dal Pont1

Bruna Borsatto Lima1 Morgana Levati Valvassori1

RESUMO

Este artigo apresenta um estudo de composição gravimétrica dos resíduos sólidos urbanos - RSU gerados no município de Criciúma, com o objetivo de conhecer a porcentagem das frações dos materiais que compõem os RSU. Para realização deste estudo foi utilizado o método de quarteamento, estabelecido pela Cetesb, com algumas adaptações. Foi realizada a composição gravimétrica dos resíduos oriundos da coleta convencional, que abrange os resíduos domiciliares e comerciais. A composição gravimétrica abrangeu 9 (nove) rotas, contemplando todo o território do Município. Os bairros possuíam características diferenciadas, tornando o estudo representativo dos resíduos gerados em Criciúma. Os resultados do estudo de composição gravimétrica indicam que a média de resíduos orgânicos é 28%, 47% dos resíduos são passíveis de reciclagem e 25% representam os rejeitos. Devido a alta porcentagem de fração reciclável, deve-se ocorrer o gerenciamento dos resíduos visando sua reciclagem.

Devido à porcentagem de resíduos orgânicos, evidencia-se a importância de estruturar uma Central de Compostagem ou tratamento da fração orgânica. A coleta seletiva no município está em fase de expansão, abrangendo cerca da metade dos bairros, para melhor adesão da população no programa de coleta seletiva deve-se ampliar as ações de educação ambiental já existentes.

Palavras-chave: Resíduos sólidos. Composição gravimétrica. Quarteamento.

1 INTRODUÇÃO

A produção de resíduos nas cidades brasileiras é um fenômeno inevitável e está inserida no cotidiano da população. O aumento da geração de resíduos está diretamente relacionada com o crescimento populacional, a expansão industrial, o aumento do poder aquisitivo e dos padrões de consumo.

1 Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. E-mail: adrielli@unesc.net.

(2)

Segundo Schneider (2001) apud Frankberg et al. (2003) a geração de resíduos e seu posterior mau gerenciamento podem originar sérios problemas ambientais, favorecendo por exemplo, a incorporação de agentes contaminantes na cadeia trófica interagindo em processos físico-químicos naturais, dando lugar à sua dispersão e, portanto ao aumento do problema.

De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (2008) o problema dos resíduos sólidos pode ser reduzido com o desenvolvimento de políticas integradas que aliem a diminuição da produção, o reaproveitamento e a reciclagem.

A variação na composição dos resíduos sólidos urbanos é notória, podendo apresentar diferenças consideráveis de acordo com as regiões de uma mesma cidade, variando principalmente de acordo com o poder aquisitivo, a época do ano e a cultura associada a esta população. Para Zanta et al. (2006) alguns fatores interferem na geração dos RSU tais como, fatores econômicos, sociais, geográficos, educacionais, culturais e legais, tanto em relação à quantidade gerada como na composição gravimétrica, apresentando assim grande diversidade e complexidade na composição dos resíduos.

O gerenciamento dos resíduos municipais deve começar pelo conhecimento das suas características, pois vários fatores podem influenciar quali e quantitativamente, como número de habitantes, poder aquisitivo da população, condições climáticas predominantes, hábitos e costumes da população e nível educacional (GRIPPI, 2001).

De acordo com Monteiro et al. (2001) a forma para conhecer o percentual dos resíduos em um determinado local é realizando a composição gravimétrica, a qual demonstra o percentual de cada componente de uma amostra de lixo em análise em relação ao peso total desta amostra. Os componentes mais comuns de ocorrerem são papéis, metais, vidros, plásticos e matéria orgânica.

Segundo Zanta et al. (2006, p. 6) “a composição gravimétrica é usada para avaliação de alternativas tecnológicas de tratamento fornecendo, juntamente com a taxa de geração, uma estimativa da quantidade gerada por cada categoria avaliada”.

(3)

shoppings não foram caracterizados, ou por estarem misturados com os resíduos domiciliares ou por não serem possíveis de incluir no estudo. A Tabela 1 apresenta os resultados da composição gravimétrica dos resíduos sólidos urbanos nos municípios de Criciúma, Içara e Nova Veneza no ano 2000.

Tabela 1: Composição gravimétrica média dos resíduos sólidos urbanos nos municípios de Criciúma, Içara e Nova Veneza em 2000.

Resíduos (%)

Material orgânica 45,22

Metais Ferrosos (latas, ferro comum, flandres, etc)

3,25 Metais não ferrosos (bronze, prata, chumbo, cobre,

alumínio, aço inox, etc).

Papel/Papelão 21,06

Plástico 17,13

Vidro 2,11

Trapos 6,57

Madeira 0,59

Outros Materiais 4,07

Total 100,0

Fonte: Guadagnin et al., 2001.

O objetivo deste estudo é conhecer as características qualitativas dos resíduos sólidos urbanos gerados no município de Criciúma, para posterior planejamento da sua gestão integrada.

2 MATERIAL E MÉTODOS

Para a realização da caracterização qualitativa dos resíduos sólidos urbanos gerados no Município de Criciúma utilizou-se a metodologia de quarteamento, realizado conforme procedimentos propostos pela Cetesb, com algumas adaptações.

Para estudo da composição gravimétrica foram realizadas nove amostragens no Município, abrangendo bairros com características diferenciadas e peculiares. Buscou- se contemplar todo o território do município, abrangendo todas as regiões. Foram escolhidos bairros e localidades com características diferenciadas, seja pelo nível de renda ou pela localização geográfica (bairros do centro urbano e bairros com

(4)

características rurais). As caracterizações foram realizadas no local de disposição final dos RSU – aterro sanitário da SANTECH.

Os resíduos foram triados nos seguintes grupos: matéria orgânica; papel e papelão; plástico mole; plástico duro; vidro; multicamada; metais; rejeito;

perigosos/eletroeletrônicos; trapos, têxteis e couro; madeira; lixo sanitário e fraldas.

A metodologia de quarteamento ocorreu da seguinte forma:

1- Após a escolha e determinação das rotas escolhidas de acordo com os critérios de representatividade, os resíduos coletados foram descarregados para a realização da amostragem (Figura 1A);

2- Retirou-se amostras em cinco pontos, uma no topo e quatro em cada quadrante do monte de resíduos (Figura 1B), de modo a preencher cinco tambores de 200 L;

3- As sacolas plásticas foram abertas e os resíduos foram despejados no solo sobre uma lona plástica, onde procedeu-se a homogeneização da amostra, com ajuda de uma pá (Figura 1C);

4- Posteriormente, realizou-se o quarteamento, separou-se a amostra em quatro partes aparentemente iguais e coletou-se duas partes opostas em diagonal;

5- Preencheu-se dois tambores de 200 L, ambos foram pesados vazios e depois cheios, para conhecer o peso da amostra;

6- Depositou-se os resíduos sobre uma mesa protegida com lona para que ocorresse a etapa de triagem por categoria dos resíduos sólidos conforme pré- determinado (Figura 1D e E);

7- Os resíduos separados foram ensacados e pesados (Figura 1F).

A Figura 1 mostra as etapas do estudo de composição gravimétrica.

(5)

Figura 1: A) Resíduos descarregados pelo caminhão coletor; B) Amostras retiradas da base e topo da pilha; C) Homogeneização da amostra com a pá; D) Disposição dos resíduos na mesa separadora; E) Resíduos sendo triados; F) Pesagem dos RSU. Julho de 2013.

Fonte: Autores.

3 DISCUSSÃO

O município de Criciúma possui 236 km2 e população estimada de 195.614 habitantes (IBGE, 2013), apresentando uma densidade demográfica de 829 habitantes/km². Localiza-se ao sul de Santa Catarina (Figura 2) na latitude 28º40'28" e longitude 49º22'02". Está a uma distância de 192 km de Florianópolis e 260 km de Porto Alegre.

Criciúma é a sede da AMREC – Associação dos Municípios da Região Carbonífera, que reúne mais nove municípios. Conta com parque industrial, diversidade de prestação de serviços e comércio, atraindo diariamente um contingente de pessoas para o trabalho, estudo, compras, negócios e outros afins (PREFEITURA MUNICIPAL DE CRICIUMA, 2008).

A B

D E

C

F

(6)

Figura 2: Localização do município de Criciúma.

Fonte: IPAT/UNESC, 2013.

Para conhecer as características qualitativas dos resíduos sólidos urbanos gerados no município de Criciúma, realizou-se um estudo de composição gravimétrica, que abrangeu os resíduos sólidos urbanos oriundos da coleta convencional, que abrange os resíduos domiciliares e comerciais. O estudo objetivou conhecer a porcentagem das frações dos materiais que compõem os RSU.

A composição gravimétrica teve início com a identificação das 26 rotas de coleta de resíduos sólidos urbanos no município de Criciúma. Escolheu-se 9 rotas, abrangendo todo o território do município, com características representativas.

A escolha das 9 (nove) rotas, com tais características, torna o estudo representativo dos resíduos gerados em Criciúma. A Figura 3 apresenta a localização espacial das rotas com seus respectivos bairros/localidades. A Tabela 2 mostra as rotas escolhidas, juntamente com os bairros incluídos.

(7)

Figura 3: Localização espacial das rotas com seus respectivos bairros/localidades.

Fonte: IPAT/UNESC, 2013.

Tabela 2: Definição das rotas para realização da composição gravimétrica com seus respectivos bairros.

1- MP* 6- MP*

Recanto Verde Linha Batista

Vida Nova Loteamento Marili

Mocotó Linha Anta

Renascer Imigrantes

Fábio Silva Vila Rica

Anita Garibaldi Demboski

2- MI* 7- TI**

Mina do Toco Santa Bárbara

Mina do Mato Michel

Maria Céu Centro (Calçadão até Admol)

Vila Francesa 8- TI**

Rio Maina (direita) Floresta II

Bosque do Respouso Boa vista

(8)

3- MI* São Francisco

São Sebastião Jacó

Santo André Mineira Nova

São Defende Mina União

Montevideo 9- TI**

Mãe Luzia Pinheirinho (bradesco até Manique) 1ª Linha Sangão Avenida (Cripel até Hulha Cap)

4- MP* Centro (Giassi até Hotel Crisul)

São Cristovão Comerciário

Ceará Brasília Argentina Bitencourt

Próspera 5- MP*

Dagostin HG Quarta Linha São Domingos

Zanivan Vila Maria Morro Albino

*MP – manhãs pares (2ª, 4ª e 6ª feiras) **TI – tardes ímpares (3ª, 5ª e sábado).

Fonte: JC Lopes Transportes Ltda, 2013.

Contabilizando os resultados obtidos com a realização da caracterização qualitativa, percebeu-se que os resíduos que apresentaram maior percentual, ou seja, os mais representativos, de acordo com as rotas analisadas, foram: matéria orgânica;

papel/papelão; plástico mole e plástico duro; trapos, têxteis e couros; e lixo sanitário e fraldas. A Figura 4 apresenta a distribuição dos resíduos mais representativos obtidos

(9)

Figura 4: Distribuição dos resíduos mais representativos, obtidos nas rotas 1 a 9. Matéria orgânica;

papel/papelão; plástico mole e plástico duro; trapos, têxteis e couros; e lixo sanitário e fraldas, respectivamente.

Fonte: Autores.

A Tabela 3 apresenta o percentual de cada fração analisada na composição gravimétrica, realizada com as amostras que representavam as 9 rotas escolhidas no município de Criciúma.

(10)

Tabela 3: Média da composição gravimétrica no Município de Criciúma.

Componentes/Resíduos Composição (% em peso)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 Média (%)

Matéria Orgânica 32 36 33 20 25 32 28 27 19 28 28 Compostável

Papel/Papelão 15 12 16 17 9 10 28 14 28 17

47 Reciclável

Plástico Mole 6 11 13 15 22 15 14 11 15 14

Plástico Duro 8 8 7 17 14 7 8 7 8 9

Vidro 3 2 0 3 4 0 1 6 5 3

Multicamadas 1 2 2 2 2 2 1 4 1 2

Metais 2 1 2 1 2 3 4 1 3 2

Rejeito 6 2 1 1 2 3 5 1 5 3

25 Rejeito

Perigosos/eletroeletrônicos 0 0 6 1 1 0 0 1 1 1 Trapos/Têxteis/Couro 16 16 7 10 10 16 3 11 1 10 Lixo sanitário/Fraldas 10 9 13 13 9 12 7 16 14 11

Madeira 0 1 0 0,4 0 0 1 1 0 0

Fonte: Autores.

A Figura 5 representa a composição gravimétrica dos resíduos gerados no Município de Criciúma.

Figura 5: Gráfico da composição gravimétrica do Município de Criciúma.

(11)

Quando se realiza a comparação do estudo apresentado por Guadagnin et al.

(2001), que contemplou os RSU gerados no município de Criciúma em 2000, fica claro algumas mudanças quanto a geração dos resíduos no município, apesar da diferença de metodologia utilizada nas duas pesquisas.

Fazendo uma análise pode-se verificar que, conforme a tendência nacional, os resíduos mais gerados foram os orgânicos, representando 28% de todas as amostragens e rotas realizadas.

Notou-se uma redução na quantidade média de matéria orgânica (28%) gerada neste estudo em relação aos 45,22% da pesquisa de Guadagnin et al. (2001), com diferença em percentual de peso de 17,2%. O Brasil como um todo, vem nos últimos anos, passando por um crescimento econômico, o que acarreta em uma melhor distribuição e aumento de renda. Nos estados do sul, esta mudança fica ainda mais evidente. Com um maior poder aquisitivo, a tendência é a diminuição da geração de resíduos orgânicos, devido ao uso de maior quantidade de alimentos industrializados.

O segundo resíduo que apresentou significativa geração foi o plástico, onde somando os seus subtipos (mole e duro), obteve-se valores de 14% e 9% dos resíduos.

Em comparação aos 17,13% da pesquisa realizada em 2001, obtêm-se uma diferença de 5,87% do total.

O papel/papelão foram os resíduos com terceira maior geração na média da composição gravimétrica do Município de Criciúma. Comparando com o estudo realizado por Guadagmim et al. (2001), houve uma redução de 5,06%.

Resíduos sanitários e fraldas obtiveram um grande aumento em relação ao percentual de peso da amostra estudada por Guadagnin et al. (2001), este tipo de resíduo foi classificado como "outros" e obteve apenas 4,07% do percentual total da composição, enquanto na média das composições realizadas para este trabalho o percentual foi de 12%. Salienta-se que o aumento fica mais evidente, pois no trabalho realizado em 2001, a subdivisão "outros" agrupava todos os materiais que não se encaixavam nas outras sete divisões principais, sendo assim o percentual de peso médio dos resíduos sanitários foram menores que 4,07%.

A Figura 6 apresenta os valores da composição gravimétrica separados em três grupos: compostável, reciclável e rejeito.

(12)

Figura 6: Gráfico da composição gravimétrica do Município de Criciúma, separados em compostável, reciclável e rejeito.

Fonte: Autores.

Considerou-se a fração orgânica como compostável. O papel/papelão, plástico mole e duro, vidro, metais e multicamada como a fração reciclável. A fração que representa os rejeitos é composta pelos resíduos: perigosos/eletroeletrônicos, trapos/têxteis/couro, lixo sanitário/fraldas, rejeito e madeira. Ressalta-se que nem todo lixo considerado como rejeito não seja passível de reciclagem, é preciso fazer uma análise isolada de cada material.

A matéria orgânica representa 28% dos resíduos encaminhados ao aterro da SANTECH. 47% do total de resíduos coletados são passíveis de reciclagem e 25% são rejeitos, que devem ter disposição final ambientalmente adequada.

Nota-se a diminuição dos resíduos orgânicos, e no geral, o aumento dos resíduos recicláveis. A fração reciclável indica a necessidade de ampliação da coleta seletiva no município de Criciúma e programas de educação ambiental, que sensibilizem os habitantes da importância da reciclagem e separação dos resíduos.

Os resíduos recicláveis possuem valor agregado, os quais, com auxílio do poder

(13)

4 CONCLUSÃO

A determinação da composição gravimétrica permite ao município de Criciúma conhecer a porcentagem média das frações de cada tipo de resíduo gerado, permitindo um planejamento das ações voltadas ao gerenciamento integrado dos resíduos sólidos urbanos.

A composição gravimétrica pode ser utilizada para escolha das alternativas de tratamento, bem como no seu dimensionamento, pois possibilita, aliada a taxa de geração, conhecer a estimativa da quantidade gerada por cada categoria avaliada.

Os resultados obtidos neste estudo indicam aumento de renda da população associado a maior geração dos resíduos recicláveis, com consequente diminuição da fração orgânica. Observou-se nas nove rotas analisadas a predominância de resíduos do tipo orgânico, seguidos de plástico e papel/papelão.

A fração reciclável representa cerca de 47% dos resíduos gerados, devendo desta forma ocorrer o gerenciamento dos resíduos visando sua reciclagem. A coleta seletiva no município está em fase de expansão, abrangendo cerca da metade dos bairros, para melhor adesão da população no programa de coleta seletiva deve-se ampliar as ações de educação ambiental já existentes, e gradativamente expandir a coleta seletiva para os demais bairros.

Devido à porcentagem de resíduos orgânicos (cerca de 28%), evidencia-se a importância de estruturar uma Central de Compostagem, para gerar composto orgânico com a fração compostável, além do município instituir programas educacionais para incentivar a compostagem domiciliar.

Os resíduos de "lixo sanitário e fraldas" foram os que tiveram menor diferença em percentual nas nove rotas amostradas. O metal foi uma das categorias que obteve redução na geração quando comparado o período de 2001 a 2013, pois o seu alto valor de mercado contribui para seu desvio por catadores autônomos, não chegando ao destino final – aterro sanitário, onde foram coletadas as amostras.

Fazendo uma avaliação referente à metodologia de trabalho utilizada para a composição gravimétrica, percebeu-se que mais subitens poderiam ser adicionados de acordo com a necessidade da pesquisa, como por exemplo, os resíduos de plástico podem ser divididos em diferentes tipos de plástico, como PET, PVC, PEAD, etc.;

(14)

metais em ferrosos e não ferrosos ou mesmo de acordo com seu tipo - ferro, alumínio, cobre, etc.

A partir deste estudo, vários trabalhos podem ser realizados, seja relacionado aos resíduos gerados em Criciúma ou das empresas que comercializam os recicláveis. Os percentuais por tipologias dos resíduos obtidos neste estudo permitem à prefeitura municipal planejar ações de intervenção visando melhorias no gerenciamento de resíduos, especialmente na fração reciclável, em função do potencial gerador e do mercado existente.

5 REFERÊNCIAS

CANTELLI, Marlize. Gestão ambiental urbana e industrial. Porto Alegre:

EDIPUCRS, 2003. 418 p.

COMCAP. Caracterização Física dos Resíduos Sólidos Urbanos de Florianópolis.

Florianópolis. 2002.

FRANKENBERG, Claudio Luis Crescente; RODRIGUEZ, Maria Teresa Raya;

GRIPPI, Sidney. Lixo: reciclagem e sua história. Rio de Janeiro: Interciência, 2001. 134 p.

GUADAGNIN, M. R. et al. Classificação, determinação e análise da composição gravimétrica dos resíduos urbanos dos municípios de Criciúma, Içara e Nova Veneza, do Estado de Santa Catarina, Brasil. Revista Tecnologia e Ambiente, Universidade do Extremo Sul Catarinense, v. 7, n. 2, 2001.

MONTEIRO, J. H. P. et al. Manual de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. Rio de Janeiro: IBAM, 2001. 204 p.

SANTA CATARINA. MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA. Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente. Guia do Saneamento Básico: perguntas e respostas. Coord. Geral do Promotor de Justiça Luís Eduardo Couto de Oliveira Souto, supervisão da Subprocuradoria Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e apoio da Procuradoria-Geral de Justiça. Florianópolis: Coordenadoria de Comunicação Social, 2008. 80 p.

ZANTA, V. M.; MARINHO, M. J. M. do R.; LANGE, L. C.; PESSIN, N. Resíduos

Referências

Documentos relacionados

Objetivando a análise dos comportamentos gerenciais para realizar o teste das hipóteses (Figura 10), as categorias de análise ou unidades de codificação

Adicionalmente, observou-se que parte destes resíduos é referente a podas e capinas do interior dos domicílios, sendo necessário por parte do poder público a

A lateral direita é dobrável por acionamento hidráulico, assim como o conjunto de rodas (com 4 pneus e cubos individuais) para o transporte, o que facilita o reboque do

Outros aplicativos também apareceram: WhatsApp para comunicação síncrona e compartilhamento de informações; Youtube para armazenar os vídeos produzidos pelos estudantes;

• A taxa será aplicada diretamente ao saldo de acúmulo de milhas, mas reconhecido como saldo de breakage apenas à medida em que os resgates sejam realizados. • Este

Como já comentado o trecho da Volta Grande para onde se estuda a implantação do AHE Belo Monte possui condições excepcionais para a produção de energia, uma queda em torno de 90

A Educação Matemática tem investido no estudo dos fenômenos de aprendizagem e do ensino do conceito de função em geral, de acordo Oliveira (1997), os

No Gráfico 1 visualiza-se a quantidade total de escolas, alunos, professores e coordenadores que participaram da pesquisa, e observa-se a evolução do ano de 2012