• Nenhum resultado encontrado

GEROLEITE RASTREAR UMA FERRAMENTA PARA GESTÃO TÉCNICA E FINANCEIRA, ALIANDO A RASTREABILIDADE NA BOVINOCULTURA LEITEIRA RESUMO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GEROLEITE RASTREAR UMA FERRAMENTA PARA GESTÃO TÉCNICA E FINANCEIRA, ALIANDO A RASTREABILIDADE NA BOVINOCULTURA LEITEIRA RESUMO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

GEROLEITE RASTREAR

UMA FERRAMENTA PARA GESTÃO TÉCNICA E FINANCEIRA,

ALIANDO A RASTREABILIDADE NA BOVINOCULTURA LEITEIRA

CARLOS AUGUSTO DE OLIVEIRA1 CARLOS ALEXANDRE CONSTÂNCIO BRANCO2

RESUMO

Trata-se de uma ferramenta de ordem administrativa com o propósito de auxiliar ao bovinocultor leiteiro na gestão de seu empreendimento, aliando procedimentos de rastreabilidade na fase de produção. O modelo foi desenvolvido em plataforma Visual basic e Access, possuem coletor para anotações de campo com as seguintes entradas: Coberturas, Parições, Controle Leiteiro, Profilaxia, Inclusões, Exclusões, Despesas e Alimentação, informações estas com rotina mensal. As informações são digitadas em coletor eletrônico em Access, podendo ser transmitido eletronicamente para fins de inserção no software. O software ao ser carregado pelo coletor eletrônico, disponibiliza relatórios gerencias, onde estarão contidas as informações mínimas para tomada de decisões administrativas e manejos zootécnicos em seu rebanho, são eles; Relatório de Monitoramento e Relatório de Performances. Todas as informações são comparadas neste mesmo relatório com suas médias dos últimos 12 meses, permitindo fechar um ciclo anual a cada mês independente do ano civil. O produtor poderá solicitar também o Relatório de Rastreabilidade, onde estarão disponíveis todas as informações cadastrais, origem, identificação, alimentação, manejos profiláticos, ocorrências reprodutivas e produtivas, ocorridas com o animal durante sua vida ativa, mantidas no banco de dados mesmo após sua retirada do rebanho.

PALAVRAS-CHAVE: Gestão, Rastreabilidade, Custo de Produção, Leite de vaca.

GEROLEITE RASTREAR – A TOOL FOR TECHNICAL AND

FINANCIAL MANAGEMENT ALLIED TO TRACEABILITY ON

DAIRY PRODUCTION

ABSTRACT

It is about an administrative tool in order to assist the cow milk producer in the management of its enterprise, uniting procedures of traceability in the production phase. The system operates with the input of minimum and necessary information for accomplishment of its proposal, that is the management and traceability of the activity. The model was developed in Visual Basic platform and Access and possesses collector for field data with the following inputs with monthly routine: Breedings, Calvings, Milking Controls, Prophylaxis, Inclusions, Exclusions, Expenses and Feeding. The information is typed in an electronic collector in

(2)

Access, being able to be transmitted by e-mail for insertion in the software. As the software is supplied by the electronic collector, it will offer the producer management reports containing minimum information to take administrative and herd management resolutions. They are: Monitoring Report and Performance Repor with. The whole information is compared in this report with its averages of last the 12 months, allowing to close an annual cycle to each independent month of the calendar year. The producer will also be able to request the Traceability Report, where all information about registry, origin, identification, feeding, prophylactic managements, reproductive and productive events that occured with the animal during its active life will be available, kept in the data base even after its withdrawal of the herd.

KEYWORDS: Management, Traceability, Cost of Production, Cow milk.

1.INTRODUÇÃO

Para o bovinocultor leiteiro brasileiro existem vários softwares disponíveis para fins de gerenciamento de seu rebanho, alguns destes programas exclusivamente para pecuária leiteira e a maioria com a possibilidade de trabalhar as duas aptidões dos bovinos (leite e corte) AGROSOFT (2005). As maiores dificuldades para a operacionalização dos softwares na pecuária foram relatadas por JESUS (1999), onde observou que em 42% das propriedades que utilizavam a informática em seus processos administrativos, o maior obstáculo para a operacionalização dos sistemas referem-se a coleta de dados, em segundo lugar, 30,3%, o treinamento básico das pessoas e o restante 27,3% aos custos do sistema.

PROCÓPIO (1996), concluiu em um trabalho de levantamento junto a produtores rurais de um importante município de São Paulo, que apenas 25% dos entrevistados faziam anotações para fins contábeis e destes, apenas 12,5% tomavam decisões com base em suas anotações, ou seja, de cada 100 produtores apenas 3 tomam algum tipo de decisão em suas atividades pecuárias, com base em sua contabilidade.

Considerando a importância da informática para o sucesso da atividade, considerando principalmente as dificuldades de implantação e manutenção de um sistema informatizado em nível de propriedade rural, sejam elas por problemas logísticos ou o que é mais comum, falta de recursos humanos adequados às exigências de um sistema informatizado, e que surge a proposta da ferramenta de gestão e rastreabilidade GEROLEITE RASTREAR -

Glr

.

(3)

rastreabilidade, onde ficam demonstrados todos os acontecimentos do nascimento até o momento de solicitação dos mesmos. A rastreabilidade tem o objetivo de acompanhar as atuais exigências relacionadas a segurança alimentar já em vigor no país e com protocolos em andamento.

A centralização das operações de processamento, emissão de relatórios gerenciais e certificações de rastreabilidade, fica por conta da Certificadora Rastrear, fundada na UFRRJ, Instituto de Zootecnia, pelo Projeto de Extensão Universitária Rastrear (2004).

OLIVEIRA (2002) descreveu em seu trabalho um modelo para realizar a confrontação de índices zootécnicos com o custo de produção, porem sem o uso da rastreabilidade. Não foram encontradas na literatura consultadas, informações sobre procedimentos de rastreabilidade em pecuária de leite.

2.MATERIAL E MÉTODOS

Os procedimentos para a operacionalização do programa são: Capacitação (produtor/técnico), Coleta informações, Envio coletor, Processamento, Envio relatórios operacionais (produtor/técnico), Decisões (produtor/técnico). (FIGURA 1).

Figura 1 – Operacionalização do Geroleite Rastrear

Inicia-se com a capacitação do técnico responsável e produtor sobre a operação, via o Manual de Operações, que também contém material para coleta das informações em nível de campo, como; Inclusões, Exclusões, Coberturas, Parições, Controle Leiteiro, Sanidade,

Alimentação e Despesas. O produtor e/ou o técnico responsável ficam com o coletor

(4)

Figura 2 – Coletor Eletrônico Geroleite Rastrear

O relacionamento com o banco de dados é mensal. As informações recebidas são processadas pelo software principal (FIGURAS 3 E 4) e gerados dois tipos de relatórios: Relatório de Monitoramento e Relatório de Performances.

(5)

,

Figura 4 – Software principal Geroleite Rastrear – Informações Individuais

3.RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os relatórios gerados pelo programa e seus objetivos são os seguintes:

Relatório de Monitoramento - matrizes (FIGURA 5). Dados disponibilizados objetivam individualmente os índices zootécnicos e datas reprodutivas alcançados pela matriz.

Figura 5 – Relatório de Monitoramento de Matrizes

(6)

Figura 6 – Relatório de Monitoramento de Bovinos

Relatório de Performances (FIGURA 7), as informações disponibilizadas têm a finalidade voltada para o gerenciamento financeiro e econômico da atividade.

Figura 7 – Relatório de Performances Geroleite Rastrear.

(7)

Figura 8 – Relatório de Rastreabilidade Geroleite Rastrear

O Geroleite Rastrear se propõe a ser uma ferramenta para tomada de decisões técnicas e administrativas por parte dos pecuaristas leiteiros, administradores e consultores. Tem como princípio a simplicidade nas operações, principalmente a coleta de dados, já que reconhecidamente esta é a etapa mais complicada para a operacionalidade de sistema informatizado em uma propriedade pecuária.

Com a inserção da Certificadora Rastrear como parte operacional e certificando todos os registros acontecidos no dia a dia da atividade, o sistema passa a ganhar um novo incentivo para a manutenção das rotinas de anotações, conseqüentemente seu processamento e geração dos relatórios operacionais, destacando como diferencial o Relatório de Rastreabilidade.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

(8)

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Agrosoft – Fundação Centro Tecnológico de Juiz de Fora, MG. Disponível em;

<www.agrosoft.com>. Acesso em: 30/03/2005.

PROCÓPIO, A. M. Organização Contábil-Administrativa dos Produtores Rurais na

Região de Ribeirão Preto. Contabilidade e Controladoria em Agribusiness / José Carlos

Marion – Coordenador. São Paulo: Atlas, 1996.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em;

<www.ibge.gov.br>. Agropecuária, Produção Pecuária 2003. Acesso em: 07/03/2005.

JESUS, J.C.S. A Informática na Administração Rural. Lavras, ESAL/UFLA. 1994. Apostila.

JESUS, J.C.S. Informática na Agropecuária: Hardware, Software e Recursos Humanos. Agrosoft 99. Disponível em; < www.agrosoft.com >. Acesso em: 30/03/2005

OLIVEIRA, C.A. Produto Geroleite: Descrição de uma metodologia para apoiar a gestão

técnica e financeira do pecuarista leiteiro. Dissertação de mestrado, UFRRJ, 2002.

Projeto Rastrear – Projeto de Extensão Universitária da Universidade Federal Rural do

Referências

Documentos relacionados

Apesar da longa distância dos grandes centros urbanos do país, Bonito destaca- se, regionalmente, como uma área promissora dentro do Estado de Mato Grosso do Sul. Bonito,

Considera-se que a interdisciplinaridade contribui para uma visão mais ampla do fenômeno a ser pesquisado. Esse diálogo entre diferentes áreas do conhecimento sobre

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Os ativos não circulantes classificados como disponível para venda são mensurados pelo menor montante entre o seu custo contábil e o seu valor justo, líquido das despesas com a

Logo após receber o pagamento das taxas da auditoria detalhadas na fatura, o BAP segue para a próxima etapa.. 3º Estabelecimento das datas da

Para esse fim, analisou, além do EVTEA, os Termos de Referência (TR) do EVTEA e do EIA da Ferrogrão, o manual para elaboração de EVTEA da empresa pública Valec –

O software ao ser abastecido pelo coletor eletrônico, disponibilizará ao produtor, relatórios gerencias, onde estarão contidas as informações mínimas para tomada de