• Nenhum resultado encontrado

VI DIAGNÓSTICO DA PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOS REFERENTE AOS RESÍDUOS SÓLIDOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VI DIAGNÓSTICO DA PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOS REFERENTE AOS RESÍDUOS SÓLIDOS"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental 14 a 19 de Setembro 2003 - Joinville - Santa Catarina

VI-163 - DIAGNÓSTICO DA PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOS REFERENTE AOS RESÍDUOS SÓLIDOS

Simone Mendes Cabral (1)

Graduanda em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba

Monica Maria Pereira da Silva

Bióloga pela Universidade da Estadual da Paraíba; Especialista em Educação Ambiental/UEPB; Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA/UFPB/UEPB; Professora da UEPB/CCBS/DFB-NEEA. monicaea@terra.com.br

Valderi Duarte Leite

Mestre em Engenharia Civil; Doutor em Engenharia Civil – EESC/USP/UEPB/CCT/DQ

Endereço:

Rua Francisco Ernesto do Rego nº 303. Centro Queimadas/PB. CEP. 58440-000. Fone 83 3921564. mone_cabral@ig.com.br

RESUMO

(2)

superior aos demais elementos do meio ambiente. Logo, o presente trabalho objetivou identificar a percepção ambiental referente aos resíduos sólidos dos educandos da Escola Municipal Francisco de Assis Maciel Lopes, no município de Queimadas/PB e delinear estratégias de sensibilização. O trabalho constituiu uma pesquisa participante, sendo executada no período de junho à dezembro de 2001, com 116 alunos, dos turnos manhã e tarde, na Escola Municipal Francisco de Assis Maciel Lopes, localizada no Município de Queimadas/PB. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: questionário em forma de trilha, matriz de causas, conseqüências e soluções e dinâmica do papel em branco. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. Com relação à percepção dos educandos referente aos resíduos sólidos, constatamos que os educandos têm uma visão bastante crítica quando se referem a causa, conseqüência e solução dos resíduos. No

entanto, a maioria dos participantes aponta as indústrias como principal fonte de produção dos resíduos sólidos, fato que não tem relação com o setor produtivo da cidade, uma vez que não há indústria ali instalada. É possível verificar também que grande parte dos educandos considera a reciclagem como forma de utilização dos resíduos, porém no município não acontece este tipo de reaproveitamento. Na realidade, a exemplo de outros municípios brasileiros, os resíduos sólidos não recebem gerenciamento adequado, em conseqüência são gerados vários impactos econômicos, ambientais e sociais. É importante fomentar a efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 9605/98) e a Política Nacional de Educação Ambiental, haja vista que nenhum projeto voltado para as questões ambientais alcançará o objetivo esperado, sem a realização de Educação Ambiental.

Palavras-chave: percepção, resíduos sólidos e Educação Ambiental

INTRODUÇÃO

A continuidade da vida sobre a terra encontra-se ameaçada, pois são vários os problemas que promovem esta ameaça, como crescimento populacional e industrial, destruição da camada de ozônio, efeito estufa, desmatamento, falta de saneamento básico, entre outros. Isto se deve ao modelo de desenvolvimento atual responsável pela constituição dos sistemas econômico, político, educacional e de valores, o qual vem provocando o distanciamento do ser humano da natureza, rupturas ecológicas e degradação ambiental. Um dos principais problemas urbanos é a grande quantidade de resíduos sólidos gerada pela população e a falta de gerenciamento. Todos esses problemas estão relacionados com a visão antropocêntrica dominadora do ser humano, isto é, há uma visão que o ser humano é superior aos demais elementos do meio ambiente (SILVA, 2000).

(3)

Devido a tudo isso, nasce o grande desejo de criar uma sociedade sustentável; satisfazer as necessidades e aspirações das gerações atuais, sem diminuir as chances das gerações vindouras.

Surge então, a Educação Ambiental, como um processo educativo que possibilita ao ser humano ver o mundo de forma diferente e fomenta mudanças de pensamentos, percepção, atitudes e comportamentos. Além de estimular a comunidade a evitar o desperdício e a gerar menos lixo, fazendo-a conhecer as vantagens e possibilidades de reciclagem e compostagem.

No entanto, programas e projetos em Educação Ambiental devem ser executados tendo como ponto inicial a percepção ambiental dos atores envolvidos.

Logo, o presente trabalho objetivou identificar a percepção ambiental referente aos resíduos sólidos dos educandos da Escola Municipal Francisco de Assis Maciel Lopes, no município de Queimadas/PB e delinear estratégias de sensibilização.

METODOLOGIA

O trabalho constituiu uma pesquisa participante, sendo executada no período de junho à dezembro de 2001, com 116 alunos, dos turnos manhã e tarde, na Escola Municipal Francisco de Assis Maciel Lopes, localizada no Município de Queimadas/PB. A escola conta com 44 educadores e 1535 educandos. A unidade foi selecionada em decorrência de sua localização e do significativo número de educadores e educandos.

O município localiza-se no planalto da Borborema, possuindo uma área de 363Km2, que corresponde a 0,67% da área da Paraíba. Sua população é de 36.028 habitantes (IBGE: CENSO 2000). O formato do município lembra um balão junino, pois é bastante afilado nas extremidades norte e sul. O setor econômico predominante no município é o setor terciário, que contribui 68,05% da renda do município.

A cidade enfrenta vários problemas, entre eles a exploração desordenada de suas rochas, acumulo de lixo na ruas e assoreamento dos recursos hídricos.

Para obtenção dos dados foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário em forma de trilha, matriz de causas, conseqüências e soluções e dinâmica do papel em branco. Os instrumentos utilizados seguiram as propostas de Silva (2000; 2001; 2002a ) através dos quais foi possível a coleta de dados simultânea à sensibilização.

(4)

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Com relação a percepção dos educandos referente aos resíduos sólidos constatamos que os educandos têm uma visão bastante crítica quando se referem a causa, conseqüência e solução dos resíduos. No entanto, a maioria dos participantes aponta as indústrias como principal fonte de produção de resíduos sólidos. A afirmativa é correta, porque a tecnologia produz matéria sintética que se acumula no meio ambiente, não podendo ser degradada pelos seres vivos. Porém, este dado revelou forte influência dos meios de comunicação. Uma vez que o setor industrial ainda não é o forte na cidade. Assim, não foi dada muita importância ao comércio, que é bastante desenvolvido dentro da cidade e portanto, produz mais resíduos sólidos. Os dados mostram que os educandos não fazem inferências a sua realidade, pois em Queimadas o comércio, muito mais de que a indústria é quem produz bastante resíduos sólidos. Estes dados podem ser observados no Quadro-01.

(5)

43

Falta de Educação 38

Poluição 15

(6)
(7)

Educação 01 Combater as queimadas 01

Podemos concluir, de acordo com os dados expostos na Tabela-01 e no Quadro-02 que os educandos vêem os resíduos sólidos como algo que não tem mais utilidade, como sujeira, poluição, prejuízo à saúde, o que não presta. Poucos percebem que a matéria pode ser reciclada e/ou reutilizada. Esta visão motiva-os a se livrar dos resíduos de qualquer forma, não importando o destino final.

TABELA 01- Conceito de Resíduos Sólidos para os educandos CONCEITO

%

Tudo que não presta 27%

Poluição 21%

Restos de materiais 19%

Aquilo que se joga fora 12%

Sujeira 10%

(8)

Material descartável 4% Material orgânico 1% CONCEITO FRASE

Tudo que não presta

"Lixo é um monte de porcarias que não presta não serve para nada" "Eu acho que lixo é uma desgraça"

"É um resto de objeto que não presta" "é tudo que não serve mais"

Poluição

(9)

"É um monte de bagulho que polui o ambiente" "É uma poluição Ambiental"

"E uma poluição para a comunidade" Restos de materiais

"E muitos pedaços de caco de velho bolsas e etc"

"E garrafa descartáveis bolsa de plástico e outras coisas" "São restos de comidas, papeis velhos etc"

"Lixo é restos de coisas que não precisamos pra nada" Aquilo se joga fora

"Lixo é aquilo velho que a gente joga no mato"

" "Lixo é tudo aquilo que não precisamos e jogamos fora" "É objeto que os povos jogo fora , ... "

Sujeira

"algo muito sujo que polui o mundo" "Lixo é o lugar onde jogar as sujeiras" "Lixo é uma coisa muito suja ...." ".... E uma sujeira no meio ambiente" Prejuízo a saúde

"O Lixo é uma porcaria que as vezes nos causa doenças..." "E uma doença causada pelo lixo"

"É um produto que é grave para a saúde..." Material descartável

(10)
(11)

QUADRO 02 - Conceito de Resíduos sólidos na Visão dos Educandos

Os dados apresentados na Tabela-02 revelam que grande parte dos educandos considera a reciclagem como forma de utilização dos resíduos.

Com objetivo de investigar ainda mais a respeito do conhecimento das causas da produção excessiva dos resíduos sólidos foi aplicado um questionário – questionário em forma de trilha. Os resultados referentes ao questionário podem ser observados através dos dados mostrados na Tabela 02 e no Quadro 03.

No que se diz as causas da produção excessiva de resíduos sólidos, 26% responderam que é por falta de educação das pessoas, que jogam lixo nas ruas, ou em qualquer outro lugar. Apesar, de grande parte ter esta concepção, muitos no momento da pesquisa jogaram papéis de bombons utilizados para o encontro, revelando contradição entre a teoria e ação. 22% evidenciaram a importância da reciclagem, justificando a grande acumulação dos resíduos no meio ambiente por falta de reciclagem. 8% responderam que a produção de resíduos sólidos decorre do crescimento populacional, confirmando o que diz a literatura.

Avaliando os dados apresentados na Tabela 02 e Quadro 03 observamos que os educandos passavam a indicar a falta de educação como causa da excessiva produção de lixo,

substituído a visão anterior de que as indústrias eram a causa principal. Verificamos ainda que o conhecimento existe, porém inexiste a sensibilização.

Os demais apontaram como causa, falta de consciência, consumismo, por não queimar ou enterrar, questão política, falta de coleta seletiva, falta de responsabilidade, de saneamento. TABELA- 02: Causas da excessiva produção de resíduos sólidos

CAUSAS %

Falta de educação 28%

(12)

22% Crescimento populacional 8% Consumismo 7% Falta de consciência 7% Falta de coleta 7% Não sabe 7%

Por não queimar ou enterrar 5%

Falta de responsabilidade 4%

Falta de higiene 2%

Falta de coleta seletiva 1%

Por nada 1%

(13)

QUADRO 03- Causas da Excessiva produção de resíduos sólidos Causa

Frases

Falta de educação

"Por que as pessoas jogam lixo em todo canto" "Porque as pessoas jogam lixo nas ruas"

"Porque ninguém colabora com a limpeza no Brasil" "Porque os feirantes deixam os lixo na rua"

"... Tem pessoas que não coloca o lixo no lugar certo" "Tem pessoas sem educação no Brasil..."

Falta de reciclagem

Porque as pessoas não entende que o lixo se recicla" "Porque as pessoas não sabem reciclar

"Porque as pessoas não reciclam" "Porque não reciclamos o lixo" Crescimento populacional

"Por que a população está crescendo"

"Por que alimento o crescimento da população" "Porque e tem mais pessoa no Brasil"

"Por que a população no Brasil vai crescendo cada vez mais" "... A população aumenta cada vez mais"

(14)

"Ta aumentando mais os lixos" "... A produção é muito grande" "... Tem muito lixo"

"Porque todos os dias eles fabricam mas coisa que vai para o lixo Falta de consciência

"Por causa das pessoas que não tem consciência"

"Porque as pessoas jogam lixo na rua sem pensar que pode prejudicar as pessoas" Falta de coleta

"... Não tem mais local para coloca-los" "Por falta de reservatório para por"

"... No caminhão do lixo tem cidades que não passa" "Porque não existe carro de lixo no sítio

Não sei "... eu não sei"

Por não queimar ou enterrar

"Porque ao invés de queimar ou enterrar eles jogam nas ruas" "Por pessoas que não queima ou não enterra"

"Por que as pessoas de hoje não queimam" Falta de Responsabilidade

"Por causa di algumas pessoas que não sabe lida com esse problema" "Porque tem muito terreno baudio"

(15)

Falta de higiene

"... Não sabe que o lixo é ruim"

"Por causa da falta de gíene das pessoas Falta de coleta seletiva

"Porque existe pessoas que não sabe separar o lixo" Por nada

"Por nada"

Falta de saneamento básico "Por falta de saneamento básico"

Todos os itens citados pelos educandos a cerca das causas da produção dos resíduos, devem ser considerados uma vez que o aumento da produção de resíduos, está associado ao

incremento da necessidade de produção e bens de consumo, levando o ser humano a

transformar cada vez mais a matéria-prima, gerando maiores quantidades de resíduos. Além do predomínio da sociedade, onde o TER se sobressai do SER .

Além disso, os dados confirmam que a problemática dos resíduos sólidos envolve basicamente dois fatores: a ausência de gestão por parte do poder público e o crescente aumento na produção de lixo pela sociedade (SANTIAGO, 2001).

Quanto a contribuição que os educandos podem dá ao meio ambiente, 68% afirmaram colaborar não jogando lixo no meio ambiente. 10% "queimam" o lixo, fato que demonstra a falta de informações quanto aos impactos causados em decorrência desta ação. 5% afirmam que preservam e colaboram para não destruí-lo. 4% afirmam que reciclam. Muitas vezes confundem a reciclagem com o reaproveitamento de materiais. 4% disseram que até o momento não colaboraram. 3% não sabe se colabora. E 1% respondeu com frases do tipo: "Eu tenho feito muitas coisas"

"Muitas coisa que ele merece".

(16)

%

Jogar lixo no lixo 68%

Queima o lixo 10%

Cuidar das plantas 5%

Preserva e colabora para não destruí-lo 5%

Reciclando 4%

Até agora nada 4%

Não sabe 3%

Tem feito muita coisa 1%

QUADRO 04– Contribuição para problemática ambiental Jogar lixo no lixo

"Não jogo lixos nas ruas..." "botando lixo no lixo."

(17)

" Colhendo o lixo direitinho certinho..." "Eu tenho feito a coleta de lixo".

"agasalhei meu lixo em um lugar apropriado".

" Avisando a várias pessoas para não jogar lixo nas ruas". Queima o lixo

"Queimar o lixo".

"Sempre queimando o lixo ou enterrando". "Em vez de jogar o lixo fora se queimar". "Tenho queimado o lixo".

" Eu faço tudo como queimar o lixo em redor da minha casa e em outros lugares". Cuidar das plantas

"Reguei as plantas não maltratei os animais". "Cuidar bem das plantas."

"Eu tenho plantado plantas..." "cuida das planta e etc".

Preserva e colabora para não destruí-lo "Evita queimadas".

"preservando a natureza.".

"preservar e colaborar para não destrui-la". "preservo a natureza".

Reciclando

(18)

" reciclagem com alguns materiais..." Até agora nada

"nada"

"até agora nada". Não sabe

" Não sei". Outros

"Muitas coisas que ele merece". "Eu tenho feito muitas coisas".

Na verdade, os dados deixam claro que precisamos tornar a Política Nacional de Educação Ambiental e de Resíduos Sólidos uma realidade, pois só assim fomentaremos mudanças e contribuiremos para uma sociedade mais justa e ambientalmente sustentável.

De acordo com Santiago (2001) no que diz respeito à problemática dos resíduos, os problemas só serão amenizados quando lhes for dado o destino ecologicamente correto, e isso só é viável com a implantação da coleta seletiva, reciclagem e sensibilização da comunidade envolvida, através da realização de Educação Ambiental.

Portanto, a espécie humana é a única capaz de intervir no meio, na tentativa de recuperá-lo. O cenário exige indignação e ação. E o meio ambiente não pode mais esperar, temos que agir rápido, caso contrário teremos um planeta transformado em uma imensa lixeira, inviável à vida, inclusive à vida humana.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

(19)

Dentro e fora da escola, os resíduos sólidos não passam por uma gestão correta. Inclusive a Legislação ambiental não é obedecida.

É importante motivar o cumprimento da Legislação ambiental e iniciar desde já, o processo de sensibilização para as questões ambientais, isto é, inserir a dimensão ambiental no currículo escolar e implantar a coleta seletiva, inicialmente nas escolas, para posteriormente atingir os demais segmentos da sociedade, haja vista que o processo educacional, fora do ensino tradicional proporciona mudanças de valores, atitudes, hábitos e de percepção. A comunidade escolar sensibilizada e envolvida permitirá a sensibilização dos demais segmentos da sociedade.

Portanto, deve acontecer a realização de um processo educativo a partir do conhecimento sobre o meio ambiente, onde este se dá através da Educação Ambiental. No entanto, esta só poderá ser realizada, logo após, o conhecimento da percepção da comunidade que se deseja intervir.

O trabalho de Educação Ambiental permitirá a comunidade escolar repensar, reduzir, reutilizar e reciclar os materiais consumidos na escola, reduzindo o consumo, diminuindo os impactos ambientais e melhorando a qualidade de vida.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

SANTIAGO, Fabiana Xavier Costa. Levantamento Qualitativo e Quantitativo dos Resíduos Sólidos Gerados no Campus I da UEPB ( Bodocongó). 2001. Monografia ( Curso de

Graduação em Liceniatura e Bacharelado em Ciências Biológicas.) UEPB. Campina Grande, 2001

SILVA, Mônica Maria Pereira da. Educação Ambiental integrada a Coleta Seletiva de Lixo. 1995. Monografia ( Especialização em Educação Ambiental ). UEPB. Campina Grande, 1995

SILVA, Mônica Maria Pereira da. Estratégias em Educação Ambiental. 2000. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente/PRODEMA). UFPB/UEPB. Campina Grande, 2000

SILVA, Monica Maria Pereira da. Meio ambiente na visão de educadores do sertão paraibano. In IV Simpósio de Etnobiologia e Etnoecologia. Recife, 2002

(20)

Referências

Documentos relacionados

Partindo do princípio de que as organizações afetam e influenciam no comportamento de seus funcionários, assim como, são influenciadas e afetadas pelos mesmos, no tange ao nosso

Hoje torna-se necessário dar ênfase à educação ambiental na escola para que o mundo fique mais equilibrado, sem tantos problemas ocasionados ao meio ambiente pelo consumo

Depreende-se ainda há a falta de dados suficientes sobre RSS gerados em ambientes veterinários, e não existe números oficiais que indiquem a quantidade gerada

Dessa forma, faz-se necessário o envolvimento de agentes ambientais colaboradores e toda a população local com o objetivo de se criar laços entre os moradores e os

Vimos pela presente solicitar o envio de diversas informações por meio do preenchimento do Questionário para Diagnóstico dos Resíduos Sólidos de seu município

A pesquisa teve como objetivos identificar a percepção ambiental dos educandos; sensibilizar os educandos através de atividades como jogos, brincadeiras, dinâmicas, leituras músicas

O trabalho objetivou promover uma análise e reflexão sobre impactos socioambientais decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos urbanos na Costa do

Analisando as respostas ao questionamento da segunda pergunta, percebe-se certa deficiência na coleta seletiva, onde 69% dos entrevistados falaram que não existe coleta seletiva, ou