• Nenhum resultado encontrado

Novo campo sintético e chegada à 2ª Divisão. Portel foi o destino do Passeio Mistério 2014 MAIO Nº 102

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Novo campo sintético e chegada à 2ª Divisão. Portel foi o destino do Passeio Mistério 2014 MAIO Nº 102"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

201

4

MAIO

Nº 102

Mensal - Ano 9

REVISTA DA JUNT

A DE FREGUESIA

D I S T R I B U I Ç Ã O G R

A T U I T A

(2)

FICHA TÉCNICA

Facebook: www.facebook.com/conselhomarvilense Website: www.jf-marvila.pt

Mensal - Ano 9 - n.º 102 Maio de 2014

Diretor: Belarmino Ferreira Silva

Propriedade: Junta de Freguesia de Marvila Avenida João Paulo II, lote 526, 1.º A 1950-159 Lisboa – Telefone: 21 831 03 50 Fax: 21 831 03 59

Site: www.jf-marvila.pt

Facebook: www.facebook.com/conselhomarvilense E-mail: comunicacao@jf-marvila.pt

(divulgação de iniciativas, atividades e assuntos relativos à revista)

info@jf-marvila.pt (outros assuntos) Depósito Legal: 237649/06 Tiragem: 17.500 exemplares Redação e Produção Gráfica: LMRL - Marketing e Comunicação, Lda. Impressão: A Persistente - Artes Gráficas

A Revista de Marvila usa o novo Acordo Ortográfico

Marvila mais limpa,

freguesia mais bonita

Já vos tenho falado das alterações que a Junta de Freguesia de Marvila sofreu com a transferência de novas competências da Câmara Municipal de Lisboa, nomeadamente no que respeita aos trabalhadores da higiene urbana.

Com estas alterações tivemos que nos reorganizar, e a todo o trabalho que vem sendo feito. No entanto, temos recebido várias queixas de vários marvilenses sobre a recolha do lixo, algo que também nos incomoda enquanto executivo, pois por mais que queiramos ajudar, a recolha dos resíduos é da responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa, que pelos vistos não tem conseguido chegar a todo o lado. Os trabalhadores da higiene urbana estão agora a trabalhar connosco, mas apenas com responsabilidades no que diz respeito à varredura e lavagem das ruas, algo que vem sendo feito bairro a bairro.

Além disso, já começámos a limpeza e desmatação de terrenos expectantes inferiores a 5000m2. As

árvores, o seu tratamento e manutenção continuam no centro das nossas preocupações e, por isso, gradualmente poderão ver a equipa responsável a proceder ao seu desbaste. Como para nós é uma preocupação manter as ruas limpas e a população e equipas de trabalho satisfeitas, continuaremos a fazer o que estiver ao nosso alcance para ir ao encontro das vontades de todos, de acordo com as nossas competências, mas também apelamos a todos os marvilenses para que nos ajudem nesta manutenção, pois Marvila é uma responsabilidade de todos.

editorial

sumário

Aconteceu

• 12º Aniversário da Associação

de Moradores da PRODAC Norte

3

Cultura

• XVI Festival de Bandas Filarmónicas

5

Desporto

• Campeonato Nacional de Ginástica em Marvila

6

• Novo campo sintético e chegada à 2ª Divisão

8/9

Institucional

• Assembleia de Freguesia discute Educação

12

Instituições

• Rossão comemora 45º aniversário

13

Marvila Social

• Portel foi o destino do Passeio Mistério 2014

7

Marvila Solidária

• Stockmarket e Zero Desperdício em Marvila

10

• “Para Ti Se não Faltares” apresenta resultados

11

Melhorar Marvila

(3)

aconteceu

Grupo Intergeracional dos Amigos dos Lóios

Grupo In comemora 3º aniversário

Tarde de convívio e alegria para comemorar mais um ano

12º Aniversário da Ass. de Moradores da PRODAC Norte

F

oi com muita alegria que o Grupo In (Grupo Inter-geracional dos Amigos dos Lóios) comemorou o seu 3º aniversário no passado fim de semana de 3 e 4 de maio.

Três anos de convívio intergeracional que fazem a alegria dos seus utentes, pelo tempo que passam juntos enquan-to realizam algumas atividades, combatendo também, a solidão e o isolamento que poderiam passar, estando apenas por casa.

Uma tarde de muito calor pautada por muita felicidade e alegria entre todos os que participaram nesta festa em que houve porco no espeto, comes e bebes e o tão es-perado bolo de aniversário.

O

bom tempo ajudou a que a tarde do passado sábado, dia 10 de maio, fosse vivida com mui-ta alegria e convívio na sede da Associação de Moradores do Bairro PRODAC Norte, que comemorou o seu 12º aniversário.

O presidente da Junta de Freguesia de Marvila, Belarmino Silva e os vogais António Alves e Hermínio Corrêa fizeram questão de estar presentes nestas comemorações junto do presidente da Associação, Miguel Ferreira, que se mos-trou muito feliz, pois “este aniversário representa todo o trabalho desenvolvido pelos moradores, por toda a nossa

luta até à legalização dos terrenos e das casas”. Nunca baixando os braços, tanto a associação como os morado-res do bairro, continuam a concorrer a diversos concursos do programa Bip Zip da Câmara Municipal de Lisboa, para que as melhorias sejam uma constante por todo o bairro. O 12º aniversário desta associação representa para todos as vitórias conseguidas ao longo do tempo, continuando a mostrar que é possível ter um bairro familiar, bonito e sempre a melhorar, “e por isso, vamos continuar a fazer o que estiver ao nosso alcance para comemorar muitos mais aniversários”, disse Miguel Ferreira.

Instituições

• Rossão comemora 45º aniversário

13

Marvila Social

• Portel foi o destino do Passeio Mistério 2014

7

Marvila Solidária

(4)

Casas de Concelho celebram a Páscoa

Celebrações pascais em Marvila

C

omo já vem sendo habitual a Casa de Conce-lho de Castro Daire, com o apoio da Junta de Freguesia de Marvila, encheu o Salão de Festas do Vale Fundão para as celebrações pascais. Numa tarde de convívio e fé, o Frei Fabrízio abençoou as mesas desta santa festa que assinala uma data tão impor-tante para os cristãos.

Em representação da Junta de Freguesia de Marvila,

estiveram presentes nestas celebrações, os vogais Antó-nio Alves, Vítor Morais e Miguel Ferreira.

Enquanto decorria esta Missa, por volta das 17h00 e, fazendo juz à tradição, também a Casa de Concelho de Arcos de Valdevez quis celebrar a Pascoela e, para tal organizou uma procissão que saiu da sua sede despor-tiva, no Bairro do Condado, e passou por algumas ruas da freguesia.

(5)

ACULMA organiza mais um Festival de Bandas Filarmónicas

XVI Festival de Bandas Filarmónicas

A

ACULMA – Associação para o Desenvolvimento Cultural e Social de Marvila organizou o seu XVI Festival de Bandas Filarmónicas, no passado dia 3 de maio.

Depois de atuarem em frente à Junta de Freguesia de Marvila, o desfile das bandas seguiu caminho pelos bairros do Condado, Alfinetes e Salgadas até à Escola EB 2,3 de

Marvila onde as bandas da Associação Humanitária de Bom-beiros Voluntários de Fanhões, da Sociedade Filarmónica de Mões e da ACULMA atuaram, contando com uma presença muito querida e especial, do Maestro João Juvandes, que se despediu dos seus alunos no passado ano de 2013.

Muita alegria e convívio pautaram, como sempre, esta tarde que promete repetir-se todos os anos.

(6)

D. Dinis recebe Campeonato Nacional de Ginástica Rítmica

Campeonato Nacional de Ginástica em Marvila

N

os dias 26 e 27 de abril, a Escola Secundária D. Dinis recebeu o Campeonato Nacional da 1ª divisão/elites de Ginástica Rítmica, cuja organização foi atribuída a este Agrupamento de Escolas, pela Federação de Ginástica de Portugal. Este foi um evento muito importante para este agru-pamento de escolas da freguesia, que pôde assim dar a conhecer o seu espaço. Para o professor Ivan Ivanov, vice presidente da comissão administrativa do agru-pamento “foi muito bom ter uma prova deste calibre

na nossa escola, pois só mostra que, em Marvila temos excelentes condições para a sua realização”. Este foi, de facto, um aspeto referido por diversas vezes, por todos os envolvidos, desde atletas a treinadores, assim como o próprio público.

Este foi um campeonato que durou os dois dias e que contou com a presença do vogal do pelouro do Desporto, Juventude e Cultura da Junta de Freguesia de Marvila, Vítor Morais, assim como com o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, Jorge Máximo.

(7)

600 seniores marvilenses rumo ao Alentejo

Portel foi o destino do Passeio Mistério 2014

F

oi no passado dia 17 de maio que cerca de 600 ido-sos, distribuídos por 12 autocarros, foram surpreen-didos rumando a Portel, no âmbito de mais um Passeio Mistério organizado pelo pelouro da Ação Social da Junta de Freguesia de Marvila, em que todos os elementos de executivo fazem questão de participar. O Castelo de Portel e o Pavilhão da Bolota, um pavilhão temático, com um espaço de valorização e promoção do Montado que proporciona a descoberta e

interpre-tação da paisagem através dos cinco sentidos, foram os locais de destaque deste passeio.

Para além da visita cultural ainda houve a possibilidade de passar na barragem do Alqueva, uma paragem a que se seguiu o almoço que decorreu em Moura.

Depois do passeio e de um bom almoço para repor as energias, seguindo-se um dos momentos mais espera-dos, o baile em que o executivo premeia os dois melho-res pamelho-res bailarinos.

marvila

(8)

Oriental em festa com novo campo e subida de divisão

Novo campo sintético e chegada à 2ª Divisão

N

a semana em que o mau tempo decidiu regressar, o São Pedro foi bondoso com Marvila e deixou que apenas chovesse no final da cerimónia que aconteceu no dia 21 de maio, em que a UEFA entregou, oficialmente, um relvado sintético ao Clube Oriental de Lisboa, para assinalar as finais da Liga dos Campeões que se jogaram na cidade. Onde antigamente se via um campo pelado, “o Mara-canãzinho”, como lhe chamava “Fernando Chalana, que adorava treinar os mais novos aqui”, recordou José Nabais, presidente do clube marvilense, vê-se agora, um vistoso sintético de última geração, que servirá para cerca de 600 crianças, metade das quais nas escolas de futebol.

A oferta deste campo sintético ao Oriental acontece por-que a UEFA, de maneira a fomentar a prática desportiva, através de uma série de candidaturas, escolhe um clube da cidade que organiza a final da Liga dos Campeões, para beneficiar de melhorias no seu espaço. O Orien-tal era o clube que tinha as melhores condições para

(9)

o receber e por isso conseguiu este novo espaço de for-mação.

Marvila compareceu em peso nesta tarde histórica, em que estiveram presentes várias entidades, entre elas, a Câmara Municipal de Lisboa, o presidente da Junta de Freguesia de Marvila, Belarmino Silva e todo o executivo marvilense, Costinha (antigo jogador do Oriental), que deu o pontapé de saída no primeiro jogo no relvado entre jovens atletas do clube, e também

o antigo jogador Maniche.

Além do novo campo de futebol, a entrada para o Estádio do Clube Oriental de Lisboa está agora de cara lavada, com estacionamento, passeios e um muro em que se pode ver a pintura da águia do clube, uma obra realizada com o apoio da Junta de Freguesia de Marvila.

Este campo foi ainda palco para os festejos da honrosa subida do COL à 2ª Divisão, um momento há muito esperado por todos os orientalistas.

(10)

marvila

solidária

Recolha de alimentos para marvilenses na Matinha

Stockmarket e Zero Desperdício em Marvila

O

grupo de voluntários da Junta de Freguesia de Marvila, Marvila Voluntária, a convite do Mo-vimento Zero Desperdício da Associação Dar e Acordar, participou na campanha “É preciso ter lata…para entrar!”, do Stockmarket, que aconteceu na Matinha, no passado fim de semana de 3 e 4 de maio. O Stockmarket é a mais antiga feira de escoamento de stocks do país, com 3 dias de descontos até 80% em muitas das maiores marcas nacionais e internacionais de vários produtos e, nesta edição decidiu realizar uma cam-panha que permitisse ajudar quem mais precisa.

A Loja Solidária foi o local escolhido para a distribui-ção dos alimentos pelas instituições contempladas (Centro Social e Paroquial de São Maximiliano Kolbe, Centro Social e Paroquial de Santa Beatriz,

a igreja de Santa Clara, a Associação Guineense de Solidariedade Social e a ACRAS), em que estiveram presentes não só o presidente da Junta de Freguesia de Marvila, Belarmino Silva, como a vogal do pelouro da Ação Social, Isabel Fraga, responsável por toda a organização desta iniciativa, os vogais António Alves e Miguel Ferreira e ainda, o presidente do Movimento Zero Desperdício, Rui Elbling.

(11)

marvila

solidária

Primeira reunião do Refood em Marvila

Refood quer voluntários marvilenses

EB 2,3 de Marvila e Damião de Góis com resultados positivos

“Para Ti Se não Faltares” apresenta resultados

C

omo foi noticiado no passado mês de março, a Junta de Freguesia de Marvila aceitou pro-mover uma reunião sementeira do Refood, um projeto de esforço eco-humanitário 100% voluntário, de cidadãos para cidadãos, que pretende acabar com o desperdício de alimentos preparados e a insuficiência alimentar, aumentando a solidariedade comunitária em todos os bairros urbanos.

No final do mês de abril, o Salão de Festas do Vale Fundão foi o local escolhido para receber a primeira de várias reuniões entre aqueles que pretendem ajudar, con-tribuindo com o seu tempo, a título voluntário, para que este projeto vá mais avante, ajudando quem mais precisa. As pessoas são a essência do projeto Refood, como tal, é sempre preciso que o número de pessoas disponíveis para ajudar aumente.

O

dia 12 de maio ficou marcado pela apresenta-ção dos resultados obtidos pelos alunos das escolas de Marvila que fazem parte do Projeto “Para ti se não faltares!” da Fundação Benfica. Implementado em duas escolas da freguesia, na EB 2,3 de Marvila e na EB 2,3 Damião de Góis, os resultados apresentados são bastante positivos uma vez que os 57 alunos que integram o projeto na primeira escola

revela-te com o 1º período e, os 51 alunos da segunda escola, melhoraram a nível comportamental.

(12)

Sessão extraordinária da Assembleia de Freguesia de Marvila

Assembleia de Freguesia discute Educação

O

passado dia 22 de maio foi o dia escolhido para uma sessão extraordinária da Assembleia de Freguesia de Marvila, no Salão de Festas do Vale Fundão, com um ponto único, a Edu-cação na Freguesia de Marvila.

Para apresentar este tema, teve a palavra o vogal do pelouro da Educação, Hermínio Corrêa que partilhou com os presentes todo o panorama educativo de Marvi-la, ressalvando o que é importante reter na memória de todos os agentes políticos da freguesia.

Após a apresentação e explicação do tema que estava na ordem de trabalhos, todas as bancadas partidárias ficaram mais esclarecidos sobre o estado da educação em Marvila.

(13)

As aventuras e desventuras de um clube com 45 anos

Rossão comemora 45º aniversário

O

Futebol Clube do Rossão é um dos mais antigos clubes da freguesia de Marvila. Com 45 anos celebrados no passado dia 3 de maio, tem dado muitas alegrias não só ao seu bairro, como a toda a freguesia.

Corria o ano de 1969 quando um grupo de amigos decidiu juntar-se para comprar camisolas para os jogos de futebol que iam realizando e, assim começaram a ser dados os primeiros passos para a criação do Futebol Clube do Rossão. Várias sedes em diferentes locais da fregue-sia, algumas direções, desafios, obstáculos, problemas e mesmo assim mostram a garra por todo o lado em que passam.

Os primeiros e mais antigos sócios deste clube mantêm--se quase todos, até hoje, ligados ao clube e às camisolas

que juntaram há 45 anos atrás. O Rossão é parte das suas vidas e assim pretendem manter-se, por isso continuam a participar em todas as atividades e iniciativas do clu-be liderado por Mário Almeida. Para este presidente “só graças ao trabalho e ao esforço de todos nós é que esta coletividade é o que é hoje, porque não estão aqui apenas as nossas vontades, mas está aqui muito suor e muita luta de todos”.

Hoje, um dos primeiros clubes (à exceção do COL – Clube Oriental de Lisboa) a ter a contabilidade organizada, o Rossão é um orgulho para a freguesia de Marvila, por nunca ter desistido perante as adversidades e, por continuar a levar o nome de Marvila para todo o lado, principalmente com a sua equipa de atletismo, que realizou uma nova prova no passado dia 11 de maio.

(14)

melhorar

marvila

Obra executada pela Junta de Freguesia de Marvila

A Avenida Paulo VI está mais bonita

A

Avenida Paulo VI está cada vez mais bonita. Depois do ajardinamento do talude, feito em 2013, a Junta de Freguesia de Marvila assumiu a execução do novo projeto de requalificação do espaço público, este junto ao campo de jogos do Clube Oriental de Lisboa.

Os marvilenses, em especial os moradores no bairro do Condado, mas também os que se deslocavam ao campo do COL, ainda se recordam do estado em que se en-contrava o passeio e o espaço agora requalificados.

Com a colaboração da Unidade de Intervenção Territorial Oriental da Câmara Munici-pal de Lisboa, que elaborou o projeto e prestou o apoio que lhe foi solicitado, a Junta de Freguesia executou uma obra de significativa melhoria ambiental e da qualidade do espaço público. Ficou concluída a pavimentação dos passeios, está melhorada a mobilidade dos peões com especial atenção para os de mobilidade reduzida, foi criado espaço de estacionamento devidamente ordenado, reperfilado morro de terras e foram criados canteiros onde estão plantadas árvores e arbustos.

Marvila ficou mais bonita, para os marvilenses e para todos os que nos visitam.

É um gosto ir à janela Olhar um lindo mural Contemplar pintura bela No Campo do Oriental!

Aquela águia imponente Paisagem sensacional Cheia de arte inteligente No Campo do Oriental!

Aquele campo relvado Mais uma obra divinal Dos miúdos um achado No Campo do Oriental!

E uma área envolvente Com um parque essencial Bem melhor e diferente No Campo do Oriental!

Parabéns à freguesia Pela alegria natural Marvila com euforia No Campo do Oriental!

Parabéns aos patrocinadores Pela melhoria social

Orgulho para os autores No Campo do Oriental!

POEMA

NO CAMPO

DO ORIENTAL

JOÃO JOSÉ DE BRITO ARROJA

Antes

Antes

Depois

Depois

(15)

voz ativa

Lisboa Triathlon apoiado pelo

Clube Oriental de Lisboa

N

o passado dia 3 de maio, o Parque das Nações recebeu a 10.ª edição do Lisboa Triathlon, uma prova coorganizada pelo Clube Oriental de Lisboa, que contou com a participação de cerca de 1100 atletas oriundos de 38 países, com idades compreendidas entre os 8 e os 71 anos.

Já não é a primeira vez que o clube de Marvila faz parte da organização desta prova de longa distância, fazendo sempre com que esta tenha um caráter familiar, apesar de estarem em competição alguns dos atletas da elite do triatlo mundial. Prova disso foi a prova denominada como “Batalha dos Sexos”, em que mulheres e homens competiram pela vitória numa distância equivalente a metade da prova principal e ainda, o aquatlo exclusivo para crianças.

No final, para entregar os prémios aos vencedores, estiveram presentes o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, Jorge Máximo, o presidente do Clube Oriental de Lisboa, José Nabais e o vogal do pelouro do Desporto, Juventude e Cultura, Vítor Morais.

59º aniversário da Casa de Concelho

também aconteceu...

Venho por este meio saber se esta junta pode lavar a minha rua (que não é lavada faz um ano). No que diz respeito à sua varre-dura só é feita de oito em oito dias; os arbustos quando se vai para a Avenida Marechal Gomes da Costa, no sítio de passagem das bicicletas não se pode já pas-sar, pois são mais altos que uma pessoa de estatura normal. Será que as pessoas atribuídas a esta junta não existem ou onde estão porque no tempo da câmara era tudo limpo todos os dias. As ruas só são varridas até à rua Pedro José Pezerat, depois vão--se embora dois ou três varredo-res. O resto está na mesma, esta e a rua onde eu moro. Será que temos de comprar vassouras e mangueiras para serem os mora-dores a limpar as ruas?

Morador na Rua Norte Júnior

Que melhorias

gostaria de ver

na nossa freguesia?

A sua opinião conta, contacte-nos pelo endereço:

(16)

MANDATO 2013-2017

Belarmino Silva

Presidente

Atendimento ao público 2.ª feira das 15h30 às 17h30 (Por marcação prévia) Coordenação dos Pelouros,

Administração e Funcionamento, Relações Institucionais, Comunicação Institucional, Urbanismo e Património Vítor Morais Vogal Desporto, Juventude e Cultura Atendimento ao público 4.ª feira das 17h30 às 19h30 (Por marcação prévia)

Hermínio Corrêa

Vogal

Projeto Intervir,

Educação e Conselho Educativo Atendimento ao público 2.ª feira das 15h30 às 17h30 (Por marcação prévia)

António Alves

Vogal

Substituição do Presidente, Gestão Orçamental e Financeira, Economia e Sociedade - Conselho Marvilense

Isabel Fraga

Secretário

CPCJ,

Ação Social, Habitação e Saúde Atendimento ao público 6.ª feira das 14h30 às 16h30 (Por marcação prévia)

antonio.alves@jf-marvila.pt isabel.fraga@jf-marvila.pt vitor.simoes@jf-marvila.pt

Vítor Simões Tesoureiro Espaço Público, Segurança e Mobilidade Atendimento ao público 5.ª feira das 16h00 às 18h00 (Por marcação prévia)

vitor.morais@jf-marvila.pt herminio.correa@jf-marvila.pt

Miguel Ferreira

Vogal

Espaços Verdes, Ambiente, Higiene Urbana

Atendimento ao público 4.ª feira das 16h00 às 18h00 (Por marcação prévia)

miguel.ferreira@jf-marvila.pt

Divulgação de iniciativas, atividades e assuntos relativos à revista envie um e-mail para

comunicacao@jf-marvila.pt

Facebook: www.facebook.com/conselhomarvilense Website: www.jf-marvila.pt

SERVIÇOS PÚBLICOS

EPAL (Assistência Domiciliária) - Tel: 800 201 101 EPAL (Roturas) - Tel: 800 201 600

EDP (Fugas de gás) - Tel: 218 685 309 Intoxicações - Tel: 217 950 143 Linha Vida - Tel: 1414 (gratuita) SOS Voz Amiga - Tel: 213 544 545 B.S. Bombeiros - Tel: 213 422 222

Loja do Cidadão de Marvila - Tel: 707 241 107

ATENDIMENTO SOCIAL

Serviço de Ação Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Praça José Queiroz, 1, Piso 3

Edifício Entreposto - Tel: 218 554 100

ATENDIMENTOS

Horário de funcionamento da Junta: Das 10h às 18h de segunda a sexta-feira Horário de licenciamento de canídeos: Das 11h às 17h

Psicoterapia Infantil Drª. Joana Gonçalves

Av. João Paulo II, Lote 526 - 1º A 1950-159 Lisboa

Terças e quintas, das 16h00 às 19h00 (Marcações pelo Tel.: 218 310 350) Apoio Psico-Social

Dr.ª Elisabete Ribeiro

Av. João Paulo II, Lote 526 - 1º A 1950-159 Lisboa

Terças, das 10h00 às 13h00 (Marcações pelo Tel.: 218 310 350) Apoio Jurídico

Av. João Paulo II, Lote 526 – 1º A 1950-159 Lisboa

Sextas, às 18h00

(Marcações pelo Tel.: 218 310 350)

in

formaç

ões úteis

o nosso

Referências

Documentos relacionados

Existem vários tipos de Psoríase: Psoríase em placas ou psoríase vulgar - representa a maior parte dos casos de psoríase e é caracterizada por lesões com relevo, vermelhas e

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Página TABELA 30 - Tempos de indução, manutenção e retorno, em minutos, das concentrações mais indicadas, em mg/L, para sedação e anestesia, de girinos de rã- touro

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

4.2.5. Noutro ponto, quanto a não dedução do ICMS da base de cálculo do Fust, a despeito das alegações trazidas pela interessada, entendo que restou assertivo o

2 - Qual das alternativas abaixo NÃO esta relacionada como um dos Qual das alternativas abaixo NÃO esta relacionada como um dos estilos arquiteturais mais importantes para a