• Nenhum resultado encontrado

Seguro de Acidente Pessoal Coletivo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Seguro de Acidente Pessoal Coletivo"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

82.01 - SEGURO DE ACIDENTE PESSOAL COLETIVO

CONDIÇÕES GERAIS

1. 1.1.

1. OBJETIVO

O presente seguro tem por objetivo garantir o pagamento de uma indenização, ao segurado ou ao(s) Beneficiário(s), caso o Segurado venha a sofrer um acidente pessoal, cuja conseqüência esteja coberta nas coberturas constantes da apólice, excetuando – se as decorrentes de riscos excluídos e desde que respeitadas as demais condições desta apólice. 2.

2.2.

2.DEFINIÇÕES 2.1.

2.1.2.1.

2.1.Apólice: é o instrumento do contrato de seguro. É o ato escrito que constitui a prova formal desse contrato.

2.2. 2.2.2.2.

2.2. Seguradora: é a pessoa jurídica legalmente constituída que assume a responsabilidade do pagamento de uma indenização devida, em caso de sinistro decorrente de acidente pessoal, conforme os riscos e as condições determinadas em uma apólice.

2.3. 2.3.2.3.

2.3. Estipulante: é a pessoa física ou jurídica, que contrata o seguro, em proveito de grupo que a ela, de qualquer modo, se vincule, e fica investida dos poderes de representação do Segurado perante a Seguradora.

2.4. 2.4.2.4.

2.4.Segurado: é a pessoa física incluída no seguro, que tenha atendido a todas as condições determinadas pela Seguradora para tal inclusão. O Segurado pode ser considerado como principal ou dependente. Neste ultimo caso obrigatoriamente deverá ser cônjuge ou companheiro(a) ou filho(a) do Segurado principal.

2.5. 2.5.2.5.

2.5. Capital Segurado: é o valor máximo para a cobertura contratada, expresso em moeda nacional, a ser pago pela seguradora, no caso de ocorrência de sinistro coberto pela apólice, vigente na data da sua caracterização.

2.6. 2.6.2.6.

2.6. Prêmio: é o valor, expresso em moeda nacional, que o Estipulante e/ou Segurado paga para a Seguradora para que esta assuma determinado risco ou conjunto de riscos. 2.7.

2.7. 2.7.

2.7.Sinistro: é a ocorrência de um evento que pode obrigar a Seguradora a efetuar o pagamento de uma indenização, desde que esse evento seja proveniente de um acidente pessoal coberto pelas coberturas do seguro constantes na apólice.

2.8. 2.8. 2.8.

2.8.Beneficiário: é a pessoa física ou jurídica indicada pelo Segurado para receber a indenização devida em caso de morte decorrente de acidente coberto. Em caso de indenizações devidas referentes às demais coberturas o Beneficiário será sempre o próprio Segurado

2.9. 2.9. 2.9.

2.9.Indenização: é o valor pago pela Seguradora ao segurado ou ao(s) Beneficiário(s) na ocorrência do sinistro, decorrente de um dos riscos cobertos pela apólice de seguro, limitado ao valor do capital segurado da respectiva cobertura contratada.

2.10. 2.10.2.10.

(2)

Segurado a validade legal do seguro, conforme as condições constantes na apólice. 2.11.

2.11.2.11.

2.11. Cartão Proposta/Proposta de Adesão: é o documento fornecido pela Seguradora que, devidamente preenchido, assinado e a ela entregue, caracteriza a solicitação do componente do grupo segurável, de ser incluído no seguro, sendo que sua inclusão está condicionada a análise das informações constantes neste documento e da aceitação por parte da seguradora.

2.12. 2.12.2.12.

2.12.Grupo Segurável: é o conjunto das pessoas físicas que podem solicitar a inclusão como segurado na apólice, salienta – se que a Seguradora estabelecerá os critérios para aceitação da inclusão.

2.13. 2.13.2.13.

2.13.Aditivo ou endosso: é o documento emitido pela Seguradora que formaliza a cobrança de prêmio ou qualquer alteração contratual.

2.14 2.142.14

2.14Condições Gerais: é o instrumento contratual que contém as cláusulas que regem este seguro, disciplinam as obrigações das partes contratantes e definem as características gerais do seguro.

2.15 2.152.15

2.15Doenças ou Acidentes preexistentes: são doenças contraídas, ainda que não manifestadas, ou acidentes pessoais ocorridos anteriormente à data do início de vigência individual, que sejam de conhecimento do segurado, titular ou dependente, no momento da assinatura da Proposta de Adesão.

3. 3.3.

3.CONCEITO DE ACIDENTE PESSOAL

Considera – se acidente pessoal o evento com data e hora perfeitamente caracterizadas, exclusiva e diretamente, externo, súbito, involuntário e violento, causador de lesão física que, por si só, e independentemente de toda e qualquer causa, tenha como conseqüência direta à morte ou invalidez permanente total ou parcial do Segurado ou torne necessário tratamento médico.

3.1. 3.1. 3.1.

3.1.- Incluem-se, ainda, no conceito de acidente pessoal as lesões acidentais decorrentes de:

a) a) a)

a)o suicídio, ou a sua tentativa, ocorrido após os dois primeiros anos de vigência individual do seguro;

b) b)b)

b)da ação da temperatura do ambiente ou da influência atmosférica, quando a elas o Segurado ficar sujeito em decorrência de acidente pessoal coberto;

c) c)c)

c)do escapamento acidental de gases e vapores; d)

d)d)

d)de seqüestros e tentativas de seqüestros; e e)

e)e)

e) de alterações anatômicas ou funcionais da coluna vertebral, de origem traumática, causadas exclusivamente por fraturas ou luxações, radiologicamente comprovadas.

4. 4. 4.

4.RISCOS COBERTOS

(3)

cobertas as lesões acidentais decorrentes:

a) a) a)

a) ataques de animais e os casos de hidrofobia, envenenamentos ou intoxicações deles

decorrentes: b)

b) b)

b) atentados e agressões, atos de legítima defesa e atos praticados por dever de solidariedade humana;

c) c) c)

c) choque elétrico e raio; d)

d) d)

d) contato com substâncias ácidas ou corrosivas; e)

e) e)

e) tentativa de salvamento de pessoas ou bens; f)

f) f)

f) queda n’água ou afogamento

5. 5.5.

5.RISCOS EXCLUÍDOS

IIII- OS ACIDENTES OCORRIDOS EM CONSEQÜÊNCIA:

A) A)A)

A) DO USO DE MATERIAL NUCLEAR PARA QUAISQUER FINS, INCLUINDO A EXPLOSÃO NUCLEAR PROVOCADA OU NÃO, BEM COMO A CONTAMINAÇÃO RADIOATIVA OU EXPOSIÇÃO A RADIAÇÕES NUCLEARES OU IONIZANTES;

B ) B )B )

B ) DE ATOS OU OPERAÇÃO DE GUERRA, DECLARADA OU NÃO, GUERRA QUÍMICA OU BACTERIOLÓGICA, GUERRA CIVIL, DE GUERRILHA, REVOLUÇÃO, AGITAÇÃO, MOTIM, REVOLTA, SEDIÇÃO, SUBLEVAÇÃO OU OUTRAS PERTURBAÇÕES DA ORDEM PÚBLICA E DELAS DECORRENTES, SALVO SE O SEGURADO ESTIVER COMPROVADAMENTE PRESTANDO SERVIÇO MILITAR OU SE SEUS ATOS FOREM JUSTIFICADOS POR GESTOS DE HUMANIDADE EM AUXILIO DE TERCEIROS.

C) C)C)

C) DE ATO TERRORISTA, CABENDO À SEGURADORA COMPROVAR COM

DOCUMENTAÇÃO HÁBIL, ACOMPANHADA DE LAUDO CIRCUNSTANCIADO QUE CARACTERIZE A NATUREZA DO ATENTADO, INDEPENDENTEMENTE DE SEU PROPÓSITO, E DESDE QUE ESTE TENHA SIDO DEVIDAMENTE RECONHECIDO COMO ATENTATÓRIO À ORDEM PÚBLICA PELA AUTORIDADE COMPETENTE.

D) D)D)

D) DE COMPETIÇÕES EM VEÍCULOS, INCLUSIVE TREINOS PREPARATÓRIOS; PRÁTICA

DE PARAQUEDISMO, VÔO LIVRE, ASA DELTA, AUTO GIRO, ULTRA LEVE, MOTOCICLISMO, AUTOMOBILISMO, CORRIDA DE BARCOS, MERGULHO AUTÔNOMO, BOXE E SIMILARES, DESDE QUE O SEGURADO NÃO TENHA HABILITAÇÃO TÉCNICA E LEGAL.

E) E)E)

E)DIRETA OU INDIRETAMENTE DE QUAISQUER ALTERAÇÕES MENTAIS

CONSEQÜENTES DO USO DE ÁLCOOL, DE DROGAS, DE ENTORPECENTES OU DE SUBSTÂNCIAS TÓXICAS;

F) F)F)

F) DE FURACÕES, CICLONES, TERREMOTOS, MAREMOTOS, ERUPÇÕES VULCÂNICAS

E OUTRAS CONVULSÕES DA NATUREZA; G)

G)G)

(4)

NECESSIDADE JUSTIFICADA E A PRÁTICA, POR PARTE DO SEGURADO, DE ATOS ILÍCITOS OU CONTRÁRIOS À LEI;

H) H)H)

H)ACIDENTES, BEM COMO SUAS CONSEQÜÊNCIAS, OCORRIDOS ANTES DA

I) I)I)

I) INCLUSÃO DO SEGURADO NO PRESENTE SEGURO;

II IIII

II - QUALQUER TIPO DE HÉRNIA E SUAS

CONSEQÜÊNCIAS; III - O PARTO, O ABORTO E SUAS CONSEQÜÊNCIAS;

IV IVIV

IV - AS PERTURBAÇÕES E INTOXICAÇÕES ALIMENTARES DE QUALQUER ESPÉCIE, BEM

COMO AS INTOXICAÇÕES DECORRENTES DE AÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS, DROGAS OU MEDICAMENTOS, SALVO QUANDO PRESCRITOS POR MÉDICO, EM DECORRÊNCIA DE ACIDENTE COBERTO;

V VV

V - O SUICÍDIO PREMEDITADO OU NÃO E SUA TENTATIVA, SE OCORRER NOS DOIS

PRIMEIROS ANOS DE VIGÊNCIA INDIVIDUAL DO SEGURO;

VI VIVI

VI- O CHOQUE ANAFILÁTICO E SUAS CONSEQÜÊNCIAS.

VII VIIVII

VII– RISCOS DECORRENTES DOS SEGUINTES EVENTOS, QUE NÃO SE INCLUEM NO

CONCEITO DE ACIDENTE PESSOAL: A)

A)A)

A)AS DOENÇAS (INCLUSIVE AS PROFISSIONAIS E AS DECORRENTES DE

CONTAMINAÇÃO RADIATIVA OU DE EXPOSIÇÃO A QUALQUER TIPO DE RADIAÇÃO), AINDA QUE PROVOCADAS, DESENCADEADAS OU AGRAVADAS, DIRETA OU INDIRETAMENTE POR ACIDENTE PESSOAL, RESSALVADAS AS INFECÇÕES E ESTADOS SEPTICÊMICOS E EMBOLIAS, RESULTANTES DE FERIMENTO VISÍVEL;

B) B)B)

B)AS INTERCORRÊNCIAS OU COMPLICAÇÕES CONSEQÜENTES DA REALIZAÇÃO DE

EXAMES, TRATAMENTOS MÉDICOS, CLÍNICOS E/OU CIRÚRGICOS, QUANDO NÃO DECORRENTES DE ACIDENTE COBERTO.

C) C)C)

C) AS LESÕES DECORRENTES, DEPENDENTES, PREDISPOSTAS OU FACILITADAS POR

ESFORÇOS REPETITIVOS OU MICROTRAUMAS CUMULATIVOS, OU QUE TENHAM RELAÇÃO DE CAUSA E EFEITO COM OS MESMOS, ASSIM COMO AS LESÕES CLASSIFICADAS COMO: LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS – LER, DOENÇAS OSTEO-MUSCULARES RELACIONADAS AO TRABALHO – DORT, LESÃO POR TRAUMA CONTINUADO OU CONTÍNUO – LTC OU SIMILARES, QUE VENHAM A SER ACEITAS PELA CLASSE MÉDICO-CIENTÍFICA, BEM COMO AS SUAS CONSEQÜÊNCIAS PÓS-TRATAMENTOS, INCLUSIVE CIRÚRGICOS, EM QUALQUER TEMPO;

D) D)D)

D) AS SITUAÇÕES RECONHECIDAS OU EQUIPARADAS, PELAS INSTITUIÇÕES OFICIAIS

DE PREVIDÊNCIA OU ENTIDADES ASSEMELHADAS, À “INVALIDEZ ACIDENTÁRIA”, NAS QUAIS O EVENTO CAUSADOR DA LESÃO NÃO SE ENQUADRE

(5)

E) E)E)

E)AS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS TRANSMITIDAS POR PICADAS DE

INSETOS. 6.

6.6.

6.PERDA DE DIREITO A INDENIZAÇÃO

A Seguradora não pagará qualquer indenização com base no presente seguro, caso haja por parte do Estipulante, do Segurado, seus prepostos ou beneficiários:

a) a)a)

a)inexatidão ou omissão nas declarações prestadas pelo Estipulante, pelo segurado ou pelo corretor de seguros, no ato da contratação deste seguro ou durante toda sua

vigência, bem como por ocasião da regulação do sinistro; b)

b)b)

b)inobservância das obrigações convencionadas neste seguro e na lei, inclusive a de comunicar à seguradora, logo que saiba, qualquer fato suscetível de agravar o risco coberto pela apólice, se comprovado que silenciou de má-fé;

c) c)c)

c) dolo, fraude ou tentativa de fraude, simulação ou culpa grave para obter ou majorar a indenização;

d) d)d)

d)o segurado agravar intencionalmente o risco objeto do contrato. e)

e)e)

e) não fornecimento da documentação solicitada;

Em qualquer das hipóteses acima não haverá restituição de prêmio, ficando a Seguradora isenta de quaisquer responsabilidades.

7. 7.7.

7.COBERTURAS BÁSICAS

São consideradas como Coberturas Básicas do seguro de acidentes pessoais, as coberturas por: a) a)a) a) Morte Acidental; b) b)b)

b) Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente.

É vedada a contratação de apólice de acidentes pessoais que não contenha ao menos uma dessas coberturas básicas.

Caso sejam contratadas ambas as coberturas básicas, as indenizações por morte acidental e invalidez permanente total ou parcial por acidente não se acumulam. Se, depois de paga uma indenização por invalidez permanente verificar – se a morte do Segurado dentro de 01 (um) ano a contar da data do acidente, e em conseqüência do mesmo, a Seguradora pagará a indenização devida pelo caso de morte, deduzida a importância anteriormente paga por invalidez permanente, não exigindo entretanto a devolução da diferença se a indenização paga ultrapassar a estipulada para o caso de morte.

7.1 7.17.1

7.1 MORTE ACIDENTAL

7.1.1. 7.1.1.7.1.1.

(6)

em caso de morte do Segurado causada por acidente pessoal coberto pelo seguro. 7.1.2.

7.1.2.7.1.2.

7.1.2. A cobertura de morte, nos seguros de menores de 14 (quatorze) anos, destina-se apenas ao reembolso das despesas com funeral, que devem ser comprovadas mediante apresentação das contas originais especificadas, que podem ser substituídas a critério da seguradora, por outros comprovantes satisfatórios, incluindo-se entre as despesas com funeral as havidas com traslado, não estando cobertas as despesas com aquisição de terrenos, jazigos ou carneiros.

7.2 7.27.2

7.2 INVALIDEZ PERMANENTE TOTAL OU PARCIAL POR ACIDENTE 7.2.1.

7.2.1.7.2.1.

7.2.1.Garante ao Segurado uma indenização, de acordo com a tabela constante nesta apólice (Anexo I ), caso ocorra uma invalidez de caráter permanente, total ou parcial, de um membro ou órgão, em virtude de lesão física ou mental causada por acidente pessoal devidamente coberto, observadas as demais cláusulas desta apólice de seguro.

Considera–se invalidez permanente total ou parcial aquela que seja verificada no prazo de 01(um) ano contado da data do acidente e para a qual não seja possível recuperação, desde que esgotados todos os recursos médico-terapeuticos.

7.2.2. 7.2.2. 7.2.2.

7.2.2.Não ficando abolidas por completo, as funções do membro ou órgão lesado, a indenização por perda parcial é calculada pela aplicação, à percentagem prevista na tabela ( Anexo I ) para sua perda total, do grau de redução funcional apresentado.

Na falta de indicação da percentagem de redução e, sendo informado apenas o grau dessa redução (máximo, médio ou mínimo), a indenização será calculada, respectivamente, na base das percentagens de 75%, 50% e 25%.

7.2.3. 7.2.3. 7.2.3.

7.2.3.Nos casos não especificados na tabela ( Anexo I ) a indenização é estabelecida tomando – se por base a diminuição permanente da capacidade física do Segurado, independente de sua profissão.

7.2.4. 7.2.4. 7.2.4.

7.2.4.A Seguradora reserva-se o direito de submeter o Segurado a perícia médica para comprovação da invalidez e/ou avaliação do nível da incapacidade, sob pena de não pagamento da indenização.

7.2.5. 7.2.5. 7.2.5.

7.2.5. A invalidez permanente deve ser comprovada com a apresentação à Seguradora de

declaração médica. 7.2.6.

7.2.6. 7.2.6.

7.2.6.Divergências sobre a causa, natureza ou extensão das lesões, bem como a avaliação da incapacidade deverão ser submetidas a uma junta médica constituída por três membros, sendo um nomeado pela Seguradora, outro pelo Segurado e um terceiro, desempatador, escolhido pelos dois nomeados. Os honorários serão pagos aos membros pela parte que os tenham designado, sendo que os referentes ao terceiro serão rateados em partes iguais pelo Segurado e pela Seguradora.

O prazo de constituição de junta médica será de, no máximo, 15 (quinze) dias a contar da data de indicação do membro nomeado pelo segurado.

7.2.7. 7.2.7. 7.2.7.

7.2.7.Quando de um mesmo acidente resultar invalidez de mais de um membro ou órgão,

(7)

poderá exceder a 100% (cem por cento) do capital contratado nesta cobertura. 7.2.8.

7.2.8.7.2.8.

7.2.8.Havendo duas ou mais lesões em um mesmo membro ou órgão, a soma das porcentagens correspondentes não poderá exceder a porcentagem prevista para a sua perda total.

7.2.9. 7.2.9.7.2.9.

7.2.9.Para efeito de indenização, a perda ou maior redução funcional de um membro ou órgão já defeituoso antes do acidente, deve ser deduzida do grau de invalidez definitiva. 7.2.10.

7.2.10.7.2.10.

7.2.10.A perda de dentes e os danos estéticos não dão direito a indenização por invalidez permanente.

8. 8.8.

8.REINTEGRAÇÃO DO CAPITAL SEGURADO

A reintegração do capital segurado para a hipótese de invalidez permanente parcial por acidente será automática após cada acidente.

9. 9.9.

9.REAJUSTE DOS CAPITAIS SEGURADOS 9.1.

9.1.9.1.

9.1.Os capitais segurados serão reajustados obedecendo os índices, critérios e prazos determinados em aditivo específico a este fim constante na apólice, que expressará o comum acordo entre a Seguradora e o Estipulante, respeitado o quanto disposto no parágrafo segundo do artigo 801 do código civil brasileiro.

9.2. 9.2.9.2.

9.2. As atualizações de capitais se aplicam a todos os Segurados do serviço ativo. No caso de aposentados e afastados , desde que cobertos pela apólice, está assegurada a correção pelo mesmo critério, ficando porem os mesmos impossibilitados de terem seus capitais segurados atualizados de forma ou em data diferente da dos Segurados que estejam em atividade de trabalho. 10. 10.10. 10. ACEITAÇÃO DE SEGURADOS 10.1 10.110.1

10.1A aceitação do seguros estará sempre sujeita á análise do risco. 10.2

10.210.2

10.2Para inclusão na apólice o Proponente deverá preencher de próprio punho e assinar o formulário denominado “cartão proposta”/“proposta de adesão“, que será analisado pela Seguradora, O seguro deverá ser aceito ou recusado, no prazo máximo de 15 (quinze) dias, contados do recebimento da proposta de adesão pela Seguradora. Vencidos os 15 (quinze) dias, sem manifestação da Seguradora, o seguro será considerado aceito.

Além da proposta de adesão a seguradora poderá solicitar declaração pessoal de saúde, nos casos que achar necessário.

Nos casos em que a aceitação da proposta dependa de contratação ou alteração da cobertura de resseguro facultativo, os prazos previstos neste item serão suspensos, até que o ressegurador se manifeste formalmente.

10.3 10.310.3

(8)

monetariamente por índice oficial utilizado para correção de valores. 10.4

10.410.4

10.4Poderão aderir ao seguro como Segurados Principais os componentes do grupo segurável que tenham, no máximo, a idade definida como limite em aditivo a apólice, exceto se aceito em caráter excepcional pela sociedade seguradora.

Para os segurados menores de 14 (catorze) anos é permitido exclusivamente a contratação de coberturas que levem ao reembolso de despesas com funeral, desde que comprovadas por notas fiscais originais ou cópia autenticada, seja na condição de segurado principal ou dependente;

10.5 10.510.5

10.5 Aceito o seguro, a Seguradora entregará a cada Segurado o “certificado individual“, exceto se houver concordância entre as partes contratantes pela não entrega.

11. 11.11.

11. INCLUSÃO DE SEGURADOS NA APÓLICE 11.1.

11.1.11.1.

11.1. A inclusão de Segurados principais na apólice ocorrerá de uma das formas abaixo, desde que não haja qualquer impedimento para tal inclusão definido nas demais condições,

(a) (a)(a)

(a)Automática: quando se considerar compulsória a inclusão de todos os Segurados Principais, a partir do momento do estabelecimento de vinculo com o Estipulante.

(b) (b)(b)

(b)Facultativa: a inclusão ocorre somente por solicitação do Segurado, através do preenchimento de proposta de adesão, e aceitação do risco por parte da Seguradora. 11.2.

11.2.11.2.

11.2. A inclusão de cônjuges/filhos, quando a apólice conter essa cláusula suplementar, pode ser feita das seguintes formas abaixo:

(a) (a)(a)

(a)Automática: quando o seguro abranger exclusiva e compulsoriamente todos os cônjuges e/ou filhos dos Segurados Principais, que são ou passem a ser enquadrados nessa condição de dependente.

(b) (b)(b)

(b) Facultativa: a inclusão de cônjuges e filhos somente é feita com autorização do Segurado Principal, e aceitação do risco pela Seguradora.

12. 12.12.

12. INÍCIO DE VIGÊNCIA DA COBERTURA INDIVIDUAL DE CADA SEGURADO

12.1 Nos seguros cujas Propostas de Adesão tenham sido recepcionadas pela Seguradora

sem adiantamento de prêmio, o início da vigência, se aceita a proposta, coincidirá com a data da aceitação, se outra não for fixada expressamente e de comum acordo entre as partes nas condições especiais do seguro.

12.2 Nos seguros cujas Propostas de Adesão tenham sido recepcionadas pela Seguradora

com adiantamento parcial ou total de prêmio, o início da vigência, se aceita a proposta, coincidirá com a data da recepção da proposta pela Seguradora

13. 13.13.

(9)

13.1. 13.1.13.1.

13.1.A cobertura individual de cada segurado principal cessa: a)

a)a)

a)com o desaparecimento do vinculo entre Segurado e Estipulante; b)

b)b)

b)quando o Segurado solicitar sua exclusão da apólice, ou quando deixar de contribuir com sua parte no prêmio;

c) c)c)

c)com o fim de vigência da apólice, respeitado o período correspondente ao prêmio pago, se esta não for renovada;

d) d)d)

d)com a morte do Segurado; e)

e)e)

e)por falta de pagamento de prêmios, conforme legislação em vigor; f)

f) f)

f)Se o Segurado, seus Prepostos ou seus Beneficiários agirem com dolo, culpa grave, cometerem fraude ou simulação no ato da contratação ou durante a vigência do contrato, ou ainda para obter ou para majorar a indenização, dá se automaticamente a caducidade do seguro, não cabendo qualquer restituição de prêmio, ficando a sociedade seguradora isenta de qualquer responsabilidade;

13.2. 13.2.13.2.

13.2.O Segurado que perder o vínculo com o estipulante poderá permanecer na apólice desde que assuma o pagamento total do prêmio do seguro, e exista concordância da Seguradora quanto à continuidade.

13.3. 13.3.13.3.

13.3.A cobertura dos Segurados cônjuges ou filhos cessa: a)

a)a)

a) com a morte do Segurado Principal; b)

b)b)

b) com a perda da condição de dependente conforme legislação em vigor;

c) c)c)

c) a pedido do Segurado Principal; d)

d)d)

d) com a exclusão do Segurado Principal da apólice; e)

e)e)

e) com a exclusão da respectiva cláusula suplementar da apólice. 14.

14.14.

14. CUSTEIO DO SEGURO

O custeio do seguro é estabelecido em aditivo a apólice e determina que o pagamento do prêmio pode ser de uma das seguintes formas abaixo, para os seguros de acidentes pessoais coletivos:

a) a)a)

a)Não contributário: o prêmio do seguro é pago integralmente pelo Estipulante, b)

b)b)

b)Contributário: o prêmio do seguro é pago integralmente pelo Segurado. c)

c)c)

(10)

15. 15.15.

15. PRÊMIO DO SEGURO 15.1.

15.1.15.1.

15.1. O prêmio do seguro será calculado aplicando – se sobre os capitais segurados a taxa acordada entre as partes contratantes, para determinação do valor em moeda a ser paga para o conjunto das coberturas, sendo que a taxa, a periodicidade da cobrança, bem como a respectiva data de pagamento à Seguradora constarão de aditivo à apólice.

Quando estabelecida cobrança de prêmio individual por faixas etárias, este prêmio sofrerá o devido reajuste, a partir do momento que o segurado aniversariar e se enquadrar na faixa etária subseqüente.

15.2. 15.2.15.2.

15.2.A data limite para o pagamento do prêmio, não poderá ultrapassar o 30º dia do inicio de vigência do risco, exceto se houver anuência da Seguradora quanto a qualquer outra data.

15.3. 15.3.15.3.

15.3.Quando a data limite cair em dia em que não haja expediente bancário, o pagamento do prêmio poderá ser efetuado no primeiro dia útil posterior em que houver expediente bancário.

15.4. 15.4.15.4.

15.4.Caso ocorra um sinistro dentro do prazo de pagamento do prêmio, sem que ele ainda esteja efetuado, o direito á indenização não ficará prejudicado, se o prêmio respectivo for pago ainda naquele prazo.

15.5. 15.5.15.5.

15.5.Decorridos os prazos estabelecidos na apólice sem que tenha sido efetuado o pagamento do prêmio devido a Seguradora, o contrato ou aditamento(s) a ele referente(s) ficará(ão) automaticamente e de pleno direito cancelado(s) independente de qualquer interpelação judicial ou extrajudicial, a partir do primeiro dia de vigência do período de cobertura a que se referir à cobrança.

15.6. 15.6.15.6.

15.6. O Segurado poderá restabelecer o direito às coberturas contratadas, pelo período inicialmente acordado, desde que faça o pagamento do prêmio vencido dentro do prazo máximo de 60 dias contados do primeiro vencimento, acrescido de juros moratórios e correção monetária. O restabelecimento da cobertura será feito desde que não tenha ocorrido nenhum sinistro no período.

15.7. 15.7.15.7.

15.7. Se o Estipulante deixar de recolher à Sociedade Seguradora prêmios recebidos dos Segurados, tal fato não dará direito ao cancelamento da apólice ou à suspensão da cobertura individual dos que tenham efetuado o pagamento, por caracterizar apropriação indébita, e permitirá à seguradora a execução dos prêmios vencidos.

15.8. 15.8.15.8.

15.8.É vedado ao Estipulante o recolhimento de quaisquer valores dos segurados, que não sejam destinados ao pagamento de prêmio à seguradora, caso o mesmo receba juntamente com o prêmio, qualquer outra quantia que não se refira ao seguro, seja a que título for, fica o estipulante, obrigado a destacar no respectivo documento, o valor do prêmio do seguro relativo a cada segurado.

15.9. 15.9.15.9.

15.9. Os pagamentos de prêmios efetuados por meio de cheques, só serão considerados

para efeito de cobertura, após a competente compensação dos mesmos, perante os bancos sacados.

15.10. 15.10.15.10.

(11)

prévia ao Estipulante/Segurado, caso ocorra alteração significativa de ordem técnica - atuarial na apólice que possa influir diretamente na taxa anteriormente acordada.

16. 16.16.

16. VIGÊNCIA DA APÓLICE DE SEGURO

O período de vigência da apólice de vida em grupo será de 01 (um) ano a contar da data previamente acordada entre as partes, sendo que períodos de vigência diferentes do acima exposto devem ser estabelecidos de comum acordo prévio entre as partes contratantes. 17.

17.17.

17. RENOVAÇÃO DA APÓLICE

Ao final do primeiro período de vigência do seguro, a apólice será renovada automaticamente, salvo se houver manifestação contrária da seguradora ou do Estipulante, por escrito, com antecedência mínima de 60 (sessenta) dias.

A partir do segundo período de vigência, a renovação da apólice, sem alterações que impliquem em ônus para os segurados, será confirmada através de correspondência encaminhada pela seguradora ao estipulante que deverá manifestar por escrito a sua concordância ou discordância.

Deverá ser observado o disposto no item 29,se, para que se efetive a renovação da apólice, haja necessidade de alteração que implique em ônus, obrigações adicionais ou redução de direitos dos segurados.

18. 18.18.

18. CANCELAMENTO DA APÓLICE 18.1

18.118.1

18.1A apólice será cancelada: a)

a)a)

a) por acordo entre as partes, a qualquer tempo, com anuência prévia e expressa de segurados que representem, no mínimo, três quartos do grupo segurado, quando o custeio do seguro for contributário ou parcialmente contributário;

b) b)b)

b) pela Seguradora ou Estipulante no aniversário da apólice com aviso prévio de 60 (sessenta) dias no mínimo;

c) c)c)

c) por falta de pagamento de prêmios, a partir do primeiro dia de vigência do período de cobertura a que se referir à cobrança, conforme a legislação em vigor;

d) d)d)

d) se houver dolo, simulação ou fraude no ato da contratação ou durante a vigência do contrato, não cabendo restituição de prêmio.

18.2 18.218.2

(12)

19. 19.19.

19. OBRIGAÇÕES DO ESTIPULANTE: 19.1.

19.1.19.1.

19.1.Constituem obrigações do Estipulante: a)

a)a)

a) fornecer à Seguradora todas as informações necessárias para a análise e aceitação do risco, previamente estabelecidas pela Seguradora incluindo dados cadastrais;

b) b)b)

b) manter a Seguradora informada a respeito dos segurados, seus dados cadastrais, c)

c)c)

c) alterações na natureza do risco coberto, bem como quaisquer eventos que possam, no

futuro, acarretar- lhe responsabilidade, de acordo com o definido contratualmente; d)

d)d)

d) fornecer ao segurado, sempre que solicitado, quaisquer informações relativas ao contrato de seguro;

e) e)e)

e) discriminar o valor do prêmio do seguro no instrumento de cobrança, quando este for de sua responsabilidade;

f) f)f)

f) repassar os prêmios à Seguradora nos prazos estabelecidos contratualmente; g)

g)g)

g) repassar aos segurados todas as comunicações ou avisos inerentes à apólice, quando

for diretamente responsável pela sua administração; h)

h)h)

h) discriminar o nome da Seguradora responsável pelo risco, nos documentos e comunicações referentes ao seguro emitidos para o segurado;

i) i)i)

i) comunicar de imediato à Seguradora tão logo tome conhecimento, a ocorrência de qualquer sinistro ou expectativa de sinistro referente ao grupo que representa, quando esta comunicação estiver sob sua responsabilidade;

j) j)j)

j) dar ciência aos segurados dos procedimentos e prazos estipulados para a liquidação de sinistros;

k) k)k)

k) comunicar de imediato a SUSEP quaisquer procedimentos que considerar irregulares

quanto ao seguro contratado; l)

l)l)

l) fornecer a SUSEP quaisquer informações solicitadas, dentro do prazo por ela especificado;

19.1.1. Nos seguros contributários ou parcialmente contributários, o não repasse dos prêmios à Seguradora nos prazos contratualmente estabelecidos não acarreta a suspensão da cobertura e sujeita o Estipulante às cominações legais.

20. 20.20.

20.BENEFICIÁRIOS DO SEGURO 20.1.

20.1.20.1.

(13)

20.2. 20.2.20.2.

20.2. Nas apólices em que exista cláusula referente ao seguro de cônjuge e filhos, os beneficiários do mesmo será sempre o Segurado Principal.

20.3. 20.3.20.3.

20.3. Não havendo indicação expressa de Beneficiários pelo Segurado, a indenização será paga conforme dispuser a legislação em vigor.

20.4. 20.4.20.4.

20.4. Em qualquer outra cobertura, que não seja a de morte, o beneficiário será o próprio Segurado.

20.5. 20.5.20.5.

20.5. No caso de menores de idade, a indenização por invalidez permanente será paga conforme a seguir :

a) a)a)

a)pessoas com idade inferior a 16 (dezesseis) anos: a indenização será paga em nome do menor segurado, mediante alvará judicial;

b) b)b)

b)pessoas de idade de 16 (dezesseis) a 18 (dezoito) anos, exclusive : a indenização será paga ao menor segurado, devidamente assistido por seu pai, sua mãe (quando tiver pátrio poder), ou por seu tutor legal.

21. 21.21.

21. SINISTROS 21.1.

21.1.21.1.

21.1. Todo e qualquer fato capaz de acarretar obrigações de indenizar por parte da seguradora deverá ser a ela comunicado, através de documento legal.

21.2. 21.2.21.2.

21.2. O Segurado ou Beneficiário, para recebimento da indenização, deverá provar satisfatoriamente a ocorrência do acidente, bem como todas as circunstâncias com ele relacionadas, facultando a Seguradora quaisquer medidas tendentes à elucidação do sinistro.

21.3. 21.3. 21.3.

21.3.As despesas efetuadas com a comprovação do sinistro e documentos de habilitação correrão por conta do Segurado ou de seus Beneficiários, salvo as diretamente realizadas pela Seguradora, incluindo – se nestas as decorrentes de eventual tradução dos documentos necessários à liquidação do sinistro, que envolvam reembolso de despesas efetuadas no exterior, que sempre correrão totalmente a cargo da seguradora.

21.4. 21.4. 21.4.

21.4.A Seguradora poderá exigir, também, do Segurado ou de seus Beneficiários documentos médicos, atestados de autoridade administrativas e policiais, e certidões de inquérito ou processos relacionados com o acidente.

21.5. 21.5. 21.5.

21.5.Documentos básicos necessários para Indenização de sinistros: Morte Acidental

a) a) a)

a) Aviso de Sinistro devidamente preenchido com assinatura e CRM do médico atendente;

b) b) b) b) Certidão de Óbito; c) c) c)

c) Laudo Cadavérico – IML;

d) d) d)

d) Boletim de Ocorrência Policial; e)

e) e)

e) Peças do inquérito policial; f)

f) f)

f) Carteira de Habilitação (no caso de acidente de trânsito, sendo o segurado o motorista na ocasião do acidente);

g) g) g)

(14)

h) h) h)

h) RG e CPF do segurado e beneficiário. Invalidez Permanente por Acidente

a) a) a)

a) Aviso de Sinistro devidamente preenchido com assinatura e CRM do médico atendente;

b) b) b)

b) Relatório médico devidamente preenchido, assinado e carimbado pelo médico

assistente, com firma reconhecida, detalhando a natureza da lesão e o grau definitivo de invalidez;

c) c) c)

c) Boletim de Ocorrência Policial, se houver; d) d) d) d) CPF e RG do segurado; e) e) e)

e) Aviso de Alta Médica. 21.7.

21.7. 21.7.

21.7. O pagamento de qualquer indenização devida decorrente do presente seguro será efetuado em até 30 (trinta) dias corridos, após a entrega de todos os documentos básicos relacionados a cada cobertura e informações necessárias que possibilitem a regulação e liquidação comprovação do sinistro.

21.8. 21.8. 21.8.

21.8.Fica reservado à Seguradora o direito de solicitar outros documentos, alem dos básicos, que sejam necessários para regulação e liquidação do sinistro. Neste caso, será suspensa e reiniciada a contagem do prazo que trata o parágrafo anterior.

Quando os documentos solicitados forem cópias, estes devem ser autenticados. 22.

22.22.

22.ATUALIZAÇÃO DOS VALORES DO SEGURO 22.1.

22.1.22.1.

22.1.Quando cabível, a correção de valores, referentes ao contrato de seguro, sujeitam-se à

atualização monetária pelo INPC/IBGE (Índice Nacional de Preços ao

Consumidor/Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 22.1.1.

22.1.1.22.1.1.

22.1.1.A atualização será efetuada com base no que for determinado em aditivo especifico a este fim.

22.1.2. 22.1.2.22.1.2.

22.1.2. O pagamento de valores relativos à atualização monetária e juros moratórios far-se-á independentemente de notificação, protesto ou interpelação judicial, de uma só vez, juntamente com os demais valores do contrato.

22.1.3. 22.1.3.22.1.3.

22.1.3.No caso de recusa da proposta de adesão, ultrapassado o prazo de 10 (dez) dias para a devolução do prêmio ao Segurado, o valor correspondente será atualizado segundo o item 20.1., a partir da data da formalização da recusa.

22.1.4. 22.1.4.22.1.4.

22.1.4.No caso de recebimento indevido de prêmio, os valores serão devolvidos ao Segurado, devidamente atualizados, desde a data de recebimento pela Seguradora.

22.1.5. 22.1.5.22.1.5.

22.1.5.No caso de cancelamento do contrato, os valores a serem devolvidos serão atualizados monetariamente a partir da solicitação de cancelamento ou da data do efetivo cancelamento, se o mesmo ocorrer por iniciativa da Seguradora.

22.1.6. 22.1.6.22.1.6.

22.1.6. No caso do não pagamento da indenização no prazo estipulado no item 19.7.,

(15)

22.2. No caso de extinção do índice estabelecido nessas condições gerais, deverá ser utilizado o IPCA/IBGE – Índice de Preços ao Consumidor Amplo/Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

23. 23.23.

23.ALTERAÇÕES DO CONTRATO

23.1 Nenhuma alteração deste contrato é válida se não for feita por escrito, através de aditamentos ou endossos emitidos pela Seguradora com a concordância do Estipulante.

23.2– Quando o seguro for Não Contributário, as alterações durante a vigência da apólice

não previstas neste contrato e que impliquem em ônus ou constituam novas obrigações para os segurados, dependerão da anuência expressa de segurados que representem três quartos do grupo. 24. 24.24. 24. MULTA/JUROS DE MORA 24.1. 24.1.24.1.

24.1.O não-cumprimento das obrigações pela Seguradora ora previstas, a sujeitará aos juros de mora de 0,5% (meio por cento) ao mês, mais a atualização monetária prevista na cláusula 20.

24.2. 24.2.24.2.

24.2. Os valores relativos às obrigações decorrentes do presente contrato, serão acrescidos de multa e de juros moratórios de 0,5% (meio por cento) ao mês, quando os prazos para pagamento não forem cumpridos nos termos destas condições.

24.3. 24.3.24.3.

24.3. Os juros da mora serão aplicáveis a partir do primeiro dia posterior ao término dos prazos fixados nestas condições gerais.

Os valores relativos às obrigações pecuniárias da Seguradora, decorrentes do presente contrato, serão acrescidos de juros moratórios, quando o prazo de sua liquidação superar o fixado neste contrato. Os juros, contados a partir do primeiro dia posterior ao término do prazo fixado neste contrato, serão de 0,5% ao mês, limitados a 6% ao ano.

25. 25.25.

25.ÂMBITO TERRITORIAL DAS COBERTURAS

O presente seguro abrange os acidentes ocorridos em qualquer parte do globo terrestre. 26.

26.26.

26.TOLERÂNCIA

A tolerância de uma das partes quanto ao descumprimento de qualquer obrigação pela outra parte não significará renúncia ao direito de exigir o cumprimento da obrigação, nem perdão, nem alteração do que foi aqui contratado.

27. 27.27.

27.PRESCRIÇÃO

A prescrição ou sua interrupção será regulada pela legislação em vigor. 28.

(16)

O foro competente para dirimir eventuais questões judiciais oriundas do presente instrumento será sempre o do domicílio do segurado ou do(s) beneficiário(s), conforme o caso.

29. 29.29.

29.DISPOSIÇÕES GERAIS

Cabe ao Estipulante comunicar a todos os Segurados o teor do contrato de seguro, bem como informar suas posteriores alterações.

A aceitação do seguro estará sujeita à análise do risco.

O registro deste plano de seguro na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) não implica, por parte desta autarquia, incentivo ou recomendação a sua comercialização. O segurado e/ou Estipulante poderá consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros, no site www.susep.gov.br, por meio do número de seu registro na SUSEP, nome completo, CNPJ ou CPF.

Qualquer modificação da apólice em vigor que implique em ônus ou dever para os segurados depende de anuência escrita e expressa de segurados que representem, no mínimo, três quartos do grupo segurado, quando o custeio do seguro for contributário ou parcialmente contributário.

Quando a modificação não implicar em ônus ou dever aos segurados, esta poderá se realizada apenas com a anuência do Estipulante.

O disposto no parágrafo acima aplica-se também à taxa do seguro.

(17)

Anexo I

INVALIDEZ PERMANENTE

TABELA PARA CÁLCULO DA INDENIZAÇÃO EM CASO DE INVALIDEZ PERMANENTE D I S C R I M I N A Ç Ã O % SOBRE A IMPORTÂNCIA SEGURADA T O T A L

Perda total da visão de ambos os olhos 100

Perda total do uso de ambos os membros superiores 100

Perda total do uso de ambos os membros inferiores 100

Perda total do uso de ambas as mãos 100

Perda total do uso de um membro superior e um membro inferior 100

Perda total do uso de uma das mãos e de um dos pés 100

Perda total do uso de ambos os pés 100

Alienação mental total e incurável 100

P D Perda total da visão de um olho 30

A I Perda Total da visão de um olho, Quando o Segurado já não tiver outra vista 70

R V Surdez total incurável de ambos os ouvidos 40

C E Surdez total incurável de um dos ouvidos 20

I R Mudez incurável 50

A S Fratura não-consolidada do maxilar inferior 20

L A Imobilidade do segmento cervical da coluna vertebral 20

S Imobilidade do segmento tóraco-lombo-sacro da coluna vertebral 25

M Perda total do uso de um dos membro superiores 70

P E Perda total do uso de uma das mãos 60

A M Fratura não consolidada de um dos úmeros 50

R B Fratura não consolidada de um dos Segmentos rádio-ulnares 30

C R Anquilose total de um dos ombros 25

I O Anquilose total de um dos cotovelos 25

A S Anquilose total de um dos punhos 20

L Perda total do uso de um dos polegares, inclusive o metacarpiano 25

S Perda total do uso de um dos polegares, exclusive o metacarpiano 18

U Perda total do uso da falange distal do polegar 09

P Perda total do uso de um dos dedos indicadores 15

E Perda total do uso de um dos dedos mínimos ou um dos dedos médios 12

R Perda total do uso de um dos dedos anulares 09

I Perda total do uso de qualquer falange, excluídas as do polegar: indenização equivalente a 1/3 do

O valor do dedo respectivo.

R E S

M Perda total do uso de um dos membros inferiores 70

E Perda total do uso de um dos pés 50

M Fratura não-consolidada de um fêmur 50

P B Fratura não-consolidada de um dos Segmentos tíbios-peroneiros 25

A R Fratura não-consolidada da rótula 20

R O Fratura não-consolidada de um pé 20

C S Anquilose total de um dos joelhos 20

I Anquilose total de um dos tornozelos 20

A I Anquilose total de um quadril 20

L N Perda parcial de um dos pés, isto é, perda de todos os dedos e de uma parte do mesmo pé 25

F Amputação do primeiro dedo 10

E Amputação de qualquer outro dedo 03

R Perda total do uso de uma falange do 1º dedo: indenização equivalente a ½, e dos demais dedos,

I equivalente a 1/3 do respectivo dedo:

O Encurtamento de um dos membros inferiores:

R f) De 5 (cinco) centímetros ou mais 15

E f) De 4 (quatro) centímetros 10

S f) De 3 (três) centímetros 06

Referências

Documentos relacionados

Home care (internação domiciliar). p) Indenização: É o valor que a seguradora efetivamente paga ao segurado ou ao seu (s) beneficiário (s) em decorrência de um evento

Este seguro tem por objetivo garantir o pagamento do capital segurado contratado ao próprio segurado ou a seu(s) beneficiário(s), caso ocorra algum dos eventos cobertos

Garante ao(s) beneficiário(s) o pagamento de uma indenização correspondente ao valor do capital segurado contratado para esta garantia discriminado no “Certificado de Seguro”, em

Este seguro tem por objetivo garantir o pagamento do capital segurado contratado ao próprio segurado ou a seu(s) beneficiário(s), caso ocorra algum dos eventos cobertos

Garante ao(s) beneficiário(s) o pagamento de uma indenização correspondente ao valor do capital segurado contratado para esta garantia discriminado no “Certificado de Seguro”, em

1.1.4.5. O valor da indenização será pago na ocorrência de sinistro e será determinado pelo somatório dos encargos legais não pagos pelo Garantido e cobertos pela apólice de

IEA – Indenização Especial por Acidente: é o pagamento de indenização suplementar ao(s) beneficiário(s) do Segurado, no caso de morte por acidente do Segurado, no

13.1 O pagamento da indenização decorrente de sinistro coberto por este seguro corresponderá ao valor dos prejuízos indenizáveis causados aos bens cobertos, descontando a depreciação